Arrastando o Egito

Você está aqui

Arrastando o Egito

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.87 MB)

Download (Baixar)

Arrastando o Egito

MP3 Audio (44.87 MB)
×

Os israelitas saíram do Egito, mas "levaram o Egito" com eles. Estamos numa situação semelhante? Saímos do mundão, mas ainda estamos arrastando as ideias e os pecados do mundão na nossa vida? Este sermão analiza alguns pontos acerca do que aconteceu aos israelitas. Pois isso são exemplos para nós.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos, aqui é Jorge Campos.

bem possível que vocês já tenham mudado de casa para uma outra, e quando mudamos de uma casa para outra, há coisas que estamos a dar, ou entregar, ou vender porque vemos que temos muitas coisas que não usamos a muito tempo e não é necessário levá-las.

E o ponto interessante é que depois de chegarmos à nova residência, às vezes, ainda encontramos mais coisas que podíamos não ter trazido e dado ou vendido também em vez de estarmos a carregar essas coisas todas!

Irmãos, aí vemos uma lição espiritual que quando saímos do mundão, se realmente saímos?

Às vezes carregamos conosco ou ARRASTAMOS conosco ideias e práticas do mundão que não devemos de continuar com elas e se observarmos a situação dos israelitas quando saíram do Egito a caminho da terra prometida, eles saíram, mas o problema é que arrastaram com eles o Egito, ou em outras palavras, eles continuaram a carregar com eles, na vida deles, na ideia deles e nas atitudes deles características pagãs e que eram desobedientes ao caminho de Deus!

E por isso sabemos que só Josué e Calebe é que entraram na terra prometida daquela geração que saiu do Egito de 20 anos para cima de idade!

E aí vemos que o problema, irmãos, os israelitas saíram do Egito embora o Egito não saiu deles! Ou em outras palavras, aplicando isso à nossa vida: nós saímos do mundo, do mundão, mas o mundão AINDA está dentro de nós?

É uma pergunta importante, irmãos, e hoje então vamos observar alguns exemplos de tal como: os israelitas arrastaram com eles o Egito e nós precisamos de também analisar essa situação e ver princípios espirituais para nós não estarmos a arrastar conosco ideias, práticas, atitudes do mundão na nossa vida diária!

Ora, em NM 14:22 vemos o seguinte:

“nenhum dos homens tendo visto a Minha glória e prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, Me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram a Minha voz!”

Já puseram à prova o Senhor 10 vezes e vemos pela história que puseram muitas mais! Mas chegou a um ponto que já tinham um período pequeno posto Deus à prova Dez Vezes!

Por ex., EX 14:11-12 vemos que puseram Deus à prova quando passaram o Mar Vermelho; depois vemos em EX 15:23-24 na região de Mara acerca da água tentaram Deus de novo! Depois em EX 16:12 no deserto tentaram Deus de novo! E depois vemos em EX 16:20,27 que tentaram Deus duas vezes acerca do maná, particularmente, relacionados com os Sábados, com a sua guarda!

Depois vemos em EX 17:1-3 em Refidim onde é a história de Moisés bateu na rocha e aí se vê que eles tentaram Deus de novo! Depois vemos em EX 32:1-4 a idolatria no monte de Horebe com este ídolo dourado que fizeram! Depois vemos em NM 11:1-3 que o povo reclamou na área de Tabará  e receberam castigo com fogo e também em NM 11:34 se vê que desejaram, tiveram uma cobiça por certas comidas e então, uma vez mais, tentaram Deus e isso foi na área de Quibrofe-Atavá.

E depois se vê a décima vez em NM 14:1-2 e isto tudo acumulou uma rebelião no deserto, em que os espias foram à terra prometida e eles então rejeitaram a beleza e as bençãos dessa terra e só tiveram olhar para as coisas negativas!

E por isso vemos em NM 14:23-24 Deus diz:

“nenhum deles verá a terra que com juramento prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que Me desprezaram a verá! Porém, o Meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito e perseverou a seguir-Me; Eu o farei entrar à terra que espiou e a sua descendência a possuirá”

Calebe tinha um outro espírito diferente e você e eu precisamos de ter este mesmo espírito diferente que não é um espírito de reclamar, Murmurar, rejeitar, nem espírito de rebelião contra Deus!

Veja em NM 32:9 diz assim:

“chegando eles até o Vale de Escol e vendo a terra (Prometida), desencorajaram o coração dos filhos de Israel para que não viessem à terra prometida que o Senhor lhes tinha dado! Então, a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia”

Queridos irmãos, Deus ficou muito zangado e jurou dizendo:

“certamente, os varões que subiram do Egito e de 20 anos para cima NÃO VERÃO A TERRA QUE PROMETI, com juramento a Abraão, Isaque e Jacó porquanto não PERSEVERARAM em seguir-Me, EXCETO, Calebe, filho de Jeosofoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao Senhor”

Irmãos, quando os israelitas provaram Deus, tentaram Deus, puseram Deus à prova dizendo: olha, não acreditamos no que estás a fazer ou que vais fazer! Então, Deus como está escrito aqui: FICOU IRADO e diz assim: A ira do Senhor se acendeu!

Deus não estava satisfeito com os israelitas e vejamos então no NT em 1 CO 10 começamos a ler no v. 1 diz:

“ora, irmãos, não quero que ignoreis que os nossos pais estiveram sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés, todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia ou que os acompanhava, e a pedra era Cristo”

Jesus Cristo era o ser, Deus, da família de Deus, do gênero de Deus que os acompanhou e guiou, e os chamou e falou com eles e depois lemos no v. 5:

“entretanto, Deus não se agradou da maioria deles”

Foi o que acabamos de ler em NM 14

“razão porque ficaram prostrados no deserto”

Sim, ficaram espalhados e morreram espalhados no deserto, e vejam aqui o início do v. 6:

“ora, estas coisas, se tornaram exemplos para nós”

Irmãos, esta história dos israelitas saírem do Egito, é um exemplo para nós e por isso, hoje, vamos olhar a este exemplo dos israelitas quando saíram do Egito e ver como esses princípios são aplicáveis a nós, princípios espirituais, são aplicáveis a nós para evitarmos de arrastar o mundão conosco tal como eles saíram do Egito e o Egito estava dentro deles, e quando nós saímos do mundão precisamos de ter cuidado que o mundão não esteja dentro de nós, nas nossas atitudes, ou pensamentos, ou sentimentos, temos que por o mundão fora!

Irmãos, o primeiro ponto que menciona nesta secção é:

“para que não cobicemos as coisas más”

Como eles cobiçaram e estamos, nós, a cobiçar as coisas más? Óh, eu não estou a cobiçar nada, e as vezes, seja possível que você não esteja contente com certas coisas ou bençãos que Deus lhe tenha dado.

Você tem atitude de: olha, a grama é mais agradável do lado de lá da estrada, são mais bonitas do outro lado! Estamos a cobiçar? Vejam por ex. Em TG 4 aqui se vê que diz:

“de onde procede que há contendas e guerras entre vós?”

De onde vem estas zangazinhas e estes argumentos e estas dificuldades que existem entre irmãos na igreja? Sim, porque Tiago está a escrever aos membros da igreja e está a dizer: porque há estas contendas entre vós?

E por isso, a situação durante o período da igreja primitiva é exatamente o que acontece hoje! Porque pessoas tem mente carnal! e há zangazinhas como eu digo uma palavra assim e a outra uma palavra assado e lá vem uma faísca! É o que diz aqui:

“de onde, se não, dos prazeres que militam na vossa carne”

Óh, eu não tenho problema nenhum! A não? Então por que há estas zangas? É culpa do outro! Talvez seja necessário haver duas pessoas para dançarem um tango e por isso não é só uma pessoa.

Óh quando ouvimos a história de um lado de uma pessoa, óh como a outra pessoa pode ter feito isso? Mas, precisamos de ouvir os dois lados da história, e as vezes, pode haver um terceiro lado, é verdade.

E por isso: donde vem essas dificuldades, contendas, estas guerrinhas na igreja, entre irmãos, donde vem?  Dos prazeres que militam na vossa carne!

cobiçais e nada tens! Óh eu não cobiço! Ah não? Matais? Eu não mato! Óh você está a dizer palavras que machucam e magoam outra pessoa? Porque Jesus Cristo disse: isso é equivalente a matar! E invejais! Óh vocês têm inveja? De outra pessoa como por ter mais condições físicas do que eu, por ter mais dinheiro ou tem um carro ou uma melhor casa, coisas assim?  e se eu não tenho nada, temos inveja? Por quê? Porque cobiçamos!

Queridos irmãos, precisamos de ter cuidado com isto e temos estas cobiças e desejos que sejam para os nossos próprios prazeres como lemos no v. 3? E o problema é descrito muito bem no v. 5 que diz:

“ou supondes que em vão afirma a escritura: é com ciúme que por nós anseia o espírito que Ele faz habitar em nós?”

Ou em outras palavras: é o espírito do homem que em nós habita que tem ciúmes? A mente carnal, este espírito que é enganador, assim como também este coração que é enganador, é isso que está a causar estes problemas?

E por isso precisamos de nos analisar cuidadosamente e identificar: preciso de me sujeitar mais a Deus, ser humilde como diz nos vs. 6-7, precisamos como diz no v. 8: nos chegarmos mais a Deus? Precisamos de purificar as nossas mãos? Precisamos de limpar o nosso coração? Talvez! Talvez! Você e eu precisamos de pensar que talvez seja culpa nossa, em parte, em vez de dizer: olha, a culpa é do outro!

E talvez dizendo gentilmente: seja a nossa culpa! E ora, pondo de outra maneira, não é talvez, porque é, pois, é necessário estarem dois, juntos, a causar estas zangas ou divisões.

Então, continuando a ler aqui em 1 CO 10:7 diz:

“não façais, pois, idólatras como algum deles porquanto está escrito: o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir”

O que ele está a dizer aqui? Está a falar da história dos israelitas em que eles eram idólatras, estavam a seguir as ideias pagãs e está a falar acerca deste ídolo que eles fizeram enquanto Moisés tinha ido ao Monte Sinai e vejam aqui em EX 32:6:

“no dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas”

O que eles estavam a fazer? Estavam a adorar a “deus”, estavam a ser em palavras de hoje em dia, estavam a ser “bons cristãos”, mas estavam a fazer isso com idolatria e quantos cristãos hoje em dia estão a praticar o seu cristianismo com idolatria?

Por ex.: adorando o dia do sol, em vez de adorar Deus durante o Sábado de Deus! O dia de descanso de Deus e por isso é uma idolatria; quantas pessoas é que estão, digamos assim, a adorar a Deus, mas trazem para a prática de Deus costumes pagãos?

Óh não, é só celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas queridos irmãos, Cristo não nasceu no dia de natal! Isso é mentira!

Óh é só uma páscoa com uns coelhos e uns ovos bonitinhos e o que é que o coelho tem a ver com os ovos? Quantas vezes você viu um coelho por ovos? E o que isso tem a ver com Jesus Cristo? Sim, porque afinal de contas, o coelho é um animal impuro, imundo!

Irmãos, óh mas é tão bonitinho esses coelhinhos e esses ovos pintadinhos, assim, além do que é para as crianças!

Irmãos, vocês podem criar todas as desculpas que queira para desobedecer a Deus, mas ao fim de contas está a desobedecer a Deus! E por isso, não traga desculpas! Desculpas sentimentais e emocionais, ora para Deus Ele vai gostar de ver os coelhinhos!

Irmãos, o que isso tem a ver com o plano de salvação de Deus? E os dias santos de Deus? E depois se você não segue essas ideias, pessoas ficam zangadas com você e que você é isto ou aquilo! Se você é católico é para a vida inteira! E sei lá o que mais e começam a botar medo na sua vida para controlarem você!

Porque ao fim de contas, satanás é o deus deste mundo e ele gosta de controlar! E vai controlar através da criação de medo enquanto Deus, por outro lado, é um Deus que nos dá livre arbítrio e que nos dá oportunidade de escolhermos:

SIM, OBEDEÇAS E SERÁS ABENÇOADO! Ou DESOBEDEÇAS E SOFRERÁS POR CAUSA DISSO E SERÁS AMALDIÇOADO! Escolhe! Entre o bom e o mau! Mas escolhe e a decisão é tua! Porque Deus não vai forçar você!

Mas vai instruir a você o que é certo e o errado! Você tem um cérebro para pensar! E para decidir! O que é que está na Bíblia e na Palavra de Deus? E vou seguir a Palavra de Deus ou vou seguir as minhas ideias?

Queridos irmãos, o problema é que as pessoas são influenciadas por outras como por ideias e teorias deste mundão, teorias de conspiração e coisas desse gênero que não fazem senso e não são lógicas! Mas você precisa de ter um equilíbrio emocional assim como mental e veja em 2 TM 1:7 diz:

“porque Deus não nos tem dado um Espírito de temor ou covardia, mas de poder, amor e de moderação”

Uma mente equilibrada, moderada e saudável!

E por isso, irmãos, precisamos de ter cuidado que não estejamos a seguir idolatria através de desculpas e que não tem valor nenhum! Então voltando a outro ex. aqui em 1 CO 10:8 diz:

“e não pratiquemos imoralidade como algum deles o fizeram e caíram num só dia 23 mil”

Imoralidade, sim, no princípio anterior que era idólatra e está a dizer que o povo se assentou para comer, beber e se levantou para divertir porque estavam a fazer essas coisas porque estavam a obedecer a Deus? E na mente ou desculpa deles, mas depois, fizeram uma grande festa e como diz: divertiram-se, isto é, fizeram atos sexuais imorais.

E por isso no outro ex. diz: não pratiquemos imoralidade como algum deles o fizeram e caíram num só dia 23 mil pessoas morreram num só dia por causa deste pecado!

Ah você pode dizer: óh não, não tenho nada imoral na minha vida, irmãos, o mundo hoje em dia está cheio de imoralidades e basta abrir a sua internet ou sua rede social e mensagens aparecem aí que você nem pediu e o mundo está cheio disso, imoralidades, até hoje em dia estão a confundir: ah não é um homem é uma mulher ou vice-versa, seja lá o que for é tudo a mesma coisa.

Irmãos, isso é uma babilônia, isso é uma mentira e vejam aqui em AP 2:14 que é a terceira carta as igrejas de Deus e no v. 14 está a dizer:

“tenho, todavia, contra ti algumas coisas pois tens aí alguns que sustentam a doutrina de Balaão”

E o que é essa doutrina de Balaão?

o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição”

Estavam a comer coisas pagãs e estavam deliberadamente a prostituir-se e por quê? Porque Balaão quis assim e motivado por Balaque a dizer: olha, tá aqui dinheiro, está aqui uma recompensa, se amaldiçoares os israelitas.

E vocês sabem a história que Deus disse a Balaão: não podes amaldiçoar os israelitas por 3 vezes e depois vemos que no capítulo a seguir os israelitas estavam a se misturar com mulheres pagãs e fazendo coisas pagãs e imorais que não deviam de ter feito!

E para seguirem estas coisas de idolatria e fazendo coisas de idolatria! Estavam a viver esta vida de idolatria! Essa foi a doutrina de Balaão que foi dizer o seguinte a Balaque: não posso amaldiçoar os israelitas porque Deus não permite que eu os amaldiçoe, mas o que podes fazer é que eles venham a desobedecer a Deus seguindo caminhos errados e pagãos e então Deus os automaticamente vai os amaldiçoar!

E então, a doutrina de Balaão foi ensinar as pessoas a cometerem um bocadinho de pecado aqui, estas moças destes outros grupos pagãos, e isso os desviou do caminho de Deus!

Queridos irmãos, o princípio espiritual aqui é o seguinte: sim, pode ser diretamente, você misturar-se com pessoas pagãs e vão fazer com que você acabe por seguir o caminho do paganismo porque uma pessoa pode dizer: olha, é só uns ovos que são muito bonitinhos na páscoa, mas celebrar esses dias é incorreto, é pecado e pagão! Óh é só por Cristo dentro do natal, mas Cristo nunca esteve dentro do natal! Porque Ele nunca nasceu no dia de natal e esse dia de 25 de dezembro era um dia festivo pagão muito antes de Cristo nascer e simplesmente, digamos assim, pintaram por fora esse paganismo com o nome cristão, mas continuaram as práticas pagãs!

Mas as chamaram de cristãs para dizer: somos cristãos! Mas continuaram a viver da mesma maneira, continuaram a arrastar o mundão na vida deles! E hoje em dia queridos irmãos há muitas ideias falsas e de religiões falsas!  e que são uma forma de idolatria!

Por ex., religiões falsas, está claro como eu mencionei a observar estes dias pagãos, mas também uma certa atitude emocional usando essas atitudes emocionais como uma desculpa para desobedecerem a Deus! E muitas religiões, digamos assim, pentecostais têm estas emoções, mas dentro dessas tais emoções não têm substância de obedecer a Deus!

E isso então é, digamos assim, um tipo de idolatria debaixo de uma desculpa: olha estou a seguir e a servir a Cristo, mas não estão! Porque Cristo disse: muitas pessoas virão em Meu nome dizendo que: eu fiz isto, eu estou aqui ou eu faço aquilo, fizeram muitos milagres, curaram muitas pessoas e até expulsaram demônios de pessoas!

Mas Jesus Cristo disse quando vier: “não te conheço! Aparta-te de Mim, tu que praticas iniquidade”

Isso faz a nós termos que pensar! Certamente temos que pensar e há muitas falsas religiões com várias ideias pra aqui ou pra acolá e que são mundanas, e pessoas tem ideias como: olha, isso é a besta e que não tem nada a ver com a profecia direta da Bíblia a explicar quem é a besta! E tem as suas ideias: olha, isso é a marca da besta e coisas assim, e sem entenderem o que a Bíblia diz o que é a marca da besta!

Pessoas se envolvem na política deste mundo! Não nos devemos envolver na politiquice deste mundo porque este é o mundo de satanás, e o nosso rei é Cristo! E este mundo não está a seguir a Cristo e estes políticos muito menos! Sejam deste ou daquele lado ou ideologia!

E por isso irmãos precisamos de ter este senso de pormos em prática os caminhos corretos em vez de seguir os caminhos errados! Em HB 5:12-14 está a dizer aqui as pessoas que estão na igreja a tanto tempo e estava a falar as pessoas que eram judaicas e praticavam essas instruções na mente deles, os caminhos de Deus, mas deviam de ser mestres mas não eram! Por quê?

Porque não tinham aprendido a discernir o bem do mal e por isso diz assim no v. 12:

“pois, com efeito quando devíeis de ser mestres atendendo ao tempo corrido, sim, vocês estão na igreja a tanto tempo! Tendes novamente necessidade de que alguém vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus assim vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido”

Precisas de uma papa de leite ao em vez de um bife? Falando espiritualmente.

“ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça”

Porque é criança e imaturo, não é uma pessoa madura.

“mas o alimento sólido é para os adultos, os maduros, para aqueles que pela prática, o caminho que sabemos de Deus”

E não é solo falar, é praticar como só dizendo: olha, sou muito emocional por certas coisas, não, é pela prática, a praticar e tem as suas faculdades exercitadas porque praticam para discernir não somente o bem, mas também o mal!

Por isso, são pessoas que sabem distinguir o bem do mal e por isso que Jesus Cristo disse, por ex. ao fim da parábola das 10 virgens em MT 25 diz: estejam a vigiar.

Queridos irmãos, não é vigiar quanta comida você tem na sua cozinha preparado para os dias de amanhã, mas vigiar a você próprio para ser uma das 5 virgens que são sábias! Espiritualmente tendo o Espírito Santo de Deus! Praticando e vivendo o caminho de Deus porque Deus dá o Seu Espírito àqueles que obedecem a Deus!

E continuando, então, em 1 CO 10 vamos então ler os vs. 9-10 diz:

“não ponhamos o Senhor à prova como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras de serpentes nem murmureis como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo Exterminador!”

Sim, as pessoas estavam a murmurar e reclamar, estavam a por Deus à prova e ao fim de contas tornaram-se rebeldes! Vejamos aqui por ex. em NM 21:5-6:

“e o povo falou contra Deus e contra Moisés”

Não só murmuraram, e não só puseram Deus à prova, mas conduziram a esta conversa de dizer mal e isto é uma rebelião, irmãos: dizer mal! De Deus e de Moisés! Olha, não disseram mal a Deus, mas disseram a Moisés!  e aos líderes de Deus a dizer mal de Deus!

Quando dizemos mal aos líderes de Deus estamos a dizer mal a Deus!

“porque disseram: por que nos fizeram isto, falando a Moisés, subir do Egito para que morramos neste deserto onde não há pão nem água e a nossa alma tem fastio deste pão vil”

Quer dizer, estamos cansados desse maná, que é um pão desprezível! E sem valor!

“então, o Senhor, mandou entre o povo, serpentes abrasadoras que mordiam o povo e morreram muitos do povo de Israel!”

Aqui vemos uma atitude de tentar Deus, reclamar, murmurar, rebelião! E não confiaram em Deus! Que os ia intervir! Não, só viram que Deus permitiu essas dificuldades para provar os corações deles.

E por isso, eles não confiaram em Deus! Não confiaram em Cristo! Estavam a   arrastar a atitude mundana com eles e a pergunta é: você está a arrastar a atitude mundana consigo?

Queridos irmãos, como lemos em HB 3:7 diz:

“assim, pois, como diz o Espírito Santo, hoje, se ouvires a Sua voz não endureceis o vosso coração!”

Não sejam rebeldes! Ah, não faz mal é só uma coisa pequena e só vou fazer isto! Não, não há problema nenhum!

E temos que ter um coração maleável ao obedecer a Deus como foi no dia da provocação no dia da tentação no deserto!

“onde, os vossos pais Me tentaram, pondo-Me à prova e viram as Minhas obras por 40 anos e por isso Me indignei contra essa geração e disse: esses sempre erram no coração e não conheceram os Meus caminhos, assim jurei na Minha ira: não entrarão no Meu descanso (não entrarão na terra prometida)”

E pode acontecer isso a você e a nós? Qual é a terra prometida? É o Reino de Deus! E ora, se estamos a arrastar o mundão na nossa vida com estes pecados e estas atitudes e com esta rebelião e com este desejo, e esta cobiça, e estes deuses falsos, ou com este emocionalismo pentecostal!

E com atitudes de reclamar, murmurar e rebelião contra Deus! E no v. 12 diz:

“tende cuidado! Irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós, perverso coração de incredulidade”

Não estarem a acreditar em Deus!

“e que vos afaste do Deus vivo!”

Você acredita em Deus? Ou tem um coração duro e não está a acreditar em Deus? E por isso tem uma rebelião contra Deus? E assim diz no v. 13:

“cuidado com o pecado do engano”

Engano? Você pensa que está a fazer uma coisa de maneira melhor, da maneira que eu vejo, pessoas me dizem; não, não é da maneira que você vê, é da maneira que Deus vê!

Óh o que eu acho é, não é o que você acha, é o que Deus acha!

Queridos irmãos, temos que por um novo homem, temos que mudar estas atitudes para termos umas atitudes de amor, carinho, misericórdia e ao fim de contas por esta atitude de amor de Deus que é o vínculo da perfeição! Como lemos em CL 3:14.

Queridos irmãos, estamos a arrastar conosco o mundão? Estamos a sair do mundo, mas arrastando as atitudes conosco? Isto é, realmente saímos do mundão, mas estamos dentro do mundão dentro, internamente!

Queridos irmãos, existe uma terra prometida para nós, existe como lemos em HB 4:9:

“resta um repouso sabático para o povo de Deus”

Sim, é o Sábado semanal, sim, é o Sábado do mundo do amanhã, do milênio, mas sim é o reino de Deus pela eternidade fora e resta para nós uma grande terra prometida, mas por favor cuidado! Não deixem que o vosso coração fique endurecido e que vocês se afastem do caminho