Deus busca um relacionamento conosco

Você está aqui

Deus busca um relacionamento conosco

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.75 MB)

Download (Baixar)

Deus busca um relacionamento conosco

MP3 Audio (47.75 MB)
×

O nosso Pai celestial está criando filhos e filhas dEle para Ele ter um relacionamento muito pessoal e íntimo conosco.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Para passarmos tempo com nossos filhos e netos é sempre uma grande alegria, nós gostamos de ter um bom relacionamento com nossos filhos e filhas, e igualmente eles e elas conosco, porque isso é parte do plano de Deus de termos uma boa família com um bom relacionamento.

Ao fim de contas é o que Deus quer de nós de sermos uma família espiritual e em GN 1:26 disse Deus:

“façamos o homem à Nossa imagem conforme à Nossa semelhança”

E sim, lemos depois no v. 27:

“criou, pois, o homem, à Sua imagem a imagem de Deus o criou”

Nós fomos feitos a imagem de Deus e nós temos o Seu tipo de maneira de pensar embora, esteja claro, muito inferior, mas temos muito mais capacidade de pensar como Ele pensa com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

Porque Deus quer que nós tenhamos um relacionamento muito especial com Ele através da ajuda do Consolador e pensem bem que Deus está a criar a nós como Seus filhos e essa é a Sua meta e Seu gol, esse é Seu objetivo.

Deus é o nosso Pai e nós oramos a Ele o Pai Nosso e os pais desejam um relacionamento com os seus filhos e parte desse relacionamento é passar tempo a conviver uns com os outros e de estar na presença de um ao outro e apreciar esse relacionamento; e em GN 2:8 diz:

“e plantou o Senhor um jardim no Éden na direção do oriente e pôs nele o homem que havia formado”

Deus criou um ambiente, um jardim, calmo e com paz onde podia conversar com o Adão e aí ter um bom relacionamento com Ele e então eles andavam juntos, falavam juntos, passavam tempo na presença um do outro e havia uma confiança mútua, assim como um respeito mútuo e também um amor mútuo; e em GN 3 se vê então que satanás conduziu o homem ao pecado e o homem se virou contra Deus, se rebelou, pois, escolheu o caminho errado, o caminho da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Isto é, rejeitou o conhecimento que Deus lhe deu ao Adão e Eva que era o conhecimento da vida eterna e tiveram uma reação quando Deus apareceu à frente deles onde tiveram uma reação de vergonha como se vê em GN 3:8 diz:

“e quando ouviram a voz do Senhor Deus que andava pelo jardim na viração do dia; esconderam-se da presença do Senhor”

Esse relacionamento de confiança e de respeito assim como de amor foi quebrado e Deus queria estar com o homem e ter um relacionamento com ele, mas o pecado separou o homem de Deus.

Sim, os pecados e quebrar as leis de Deus separam o homem de Deus e podem ler isso em IS 59 e assim eles acabaram por ser EXPULSOS, mas Deus continuou a trabalhar com a humanidade para desenvolver um relacionamento com pessoas.

E um desses relacionamentos a ser mencionado é com Noé, mas depois do dilúvio o homem de novo pecou, e vemos por ex, a torre de Babel e houve esse desvio da humanidade uma vez mais para não ter um relacionamento com Deus.

Mais adiante vemos a história do relacionamento com Abrão que depois Deus fez uma aliança com ele em GN 17 e o chamou de Abraão e vemos, então, um bocado mais adiante em GN 22:16-18:

“e disse: jurei por Mim mesmo, diz o Senhor, quando fizestes isso e não me negastes teu único filho”

Onde se vê aqui a provação de Abraão com seu filho Isaque e como diz aqui: não negou seu único filho a Deus e por isso no v. 17:

“deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência”

Certamente serás abençoado e diz assim no v.18:

“e da tua semente serão benditas todas as nações”

Essa benção seria estendida a toda a humanidade porque esse é o objetivo de Deus, pois, Deus quer ter um relacionamento com toda a humanidade e está aqui a fazer um relacionamento com as primeiras pessoas de quem de fato irá desenvolver uma família e que de fato esteja a obedecer a Deus.

E realmente Abraão ensinou a seu filho Isaque; e Isaque ensinou a seu filho Jacó e que depois veio a ser conhecido como Israel e então temos aqui a primeira família: Abraão, Isaque e Jacó.

Os pais dos fiéis e uma família pela qual Deus começou a trabalhar e pela qual todas as nações seriam benditas através da semente de Abraão que veio a ser Jesus Cristo.

Mas, depois os israelitas vemos que foram para a escravidão e então Deus os tirou da escravidão do Egito e vemos em EX 25 depois deles saírem da escravidão, Deus diz assim no v.8:

“disse a Moisés: e Me farão um santuário para que Eu O possa habitar no meio deles”

Deus fez um local para estar com eles que é um santuário, um local especial para estar com eles assim como para ter um relacionamento com eles tal como um pai amoroso quer ter um relacionamento com Seus filhos.

E estava tão perto deles que dava decisões com: sim e não como vemos em EX 28:30:

“também porás no peitoral do juízo o URIM e o TUMIM”

Duas pedras especiais em que Deus respondia e dizia a eles sim ou não.

“para que estejam sobre o coração de Arão quando entrar perante o Senhor”

E por isso vemos que Deus queria ter um relacionamento especial e até estava disposto a responder a perguntas particulares e pessoais pelo URIM e pelo TUMIM; e depois vemos em EX 29:38 diz:

“então oferecerás obre o altar dois cordeiros de um ano todos os dias”

Diariamente e depois lemos mais adiante no v. 44 diz:

“e consagrarei a tenda da congregação e do altar e também santificarei Arão e seus filhos para que Me oficiem como sacerdotes e habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o Seu Deus”

Diz que vai, ou ia ou queria habitar entre os israelitas.

“e saberão que Eu Sou o Senhor”

Queridos irmãos, aqui vemos um ponto profético porque sim essa era a intenção de Deus de estar com os israelitas, mas como sabemos os israelitas pecaram! Mas Deus está a recomeçar isso tudo através de um povo especial e espiritual, as primícias, os primeiros frutos, somos nós, estamos a treinar e a desenvolver para podermos ser esse povo especial de Deus.

Esse é o Israel espiritual para Ele poder estar com Seu povo através do Israel espiritual e isso é simbólico de Jesus Cristo agora nos nossos corações e no futuro, no milênio, quando houver um templo e ainda é uma visão mais para lá do novo céu e na nova terra.

Porque Deus quer um relacionamento conosco, com Seus filhos; e vejam em EX 40:34 diz:

“então, a nuvem cobriu a tenda da congregação e a glória do Senhor encheu o tabernáculo”

A glória do Senhor, a presença do Senhor, a glória do shekiná estava presente no tabernáculo e Deus estava perto do Seu povo, de novo vemos um relacionamento, uma vez mais profético do futuro.

Mais tarde, Salomão construiu um templo porque isto tudo era um tabernáculo e isso vemos em 2 CR 5 começar a ler no v. 2:

“congregou Salomão os anciãos de Israel, todos os cabeças das tribos, os príncipes das famílias dos israelitas em Jerusalém para fazer subir a ARCA DA ALIANÇA DO SENHOR da cidade de Davi que é Sião para o templo”

Tinha sido acabado de construir o templo e continuando no v. 3:

“e todos os homens de Israel se congregaram junto ao rei na ocasião da festa”

E qual festa? Da festa dos tabernáculos e que foi no sétimo mês e vemos aí que vieram todos os anciãos, tomaram a arca e a levaram lá para cima e fizeram subir e depois vemos  no v. 7:

“puseram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor no seu lugar, no santuário, mais no interior do templo, no SANTO DOS SANTOS, debaixo das asas dos querubins”

E por isso vemos aí que a arca que simboliza o trono de Deus estava no templo e depois vejam no v. 13:

“e quando em uníssono a um tempo tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o Senhor e render-lhe graças e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos para louvarem o Senhor porque ele é bom e porque a Sua misericórdia dura para sempre”

“então sucedeu que a casa, a casa do Senhor, o templo, se encheu de uma nuvem, de maneira que os sacerdotes não podiam de estar ali para ministrar por causa da nuvem porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus”

A presença de Deus estava no templo e Deus sempre quis, quer e quererá um relacionamento conosco, com Seus filhos, mas Israel como sabem a estória, desobedeceu e esse relacionamento de confiança, respeito e amor que existia foi quebrado de novo.

E o fruto? O fruto foi o pecado e o pecado separou, sim, o pecado causa sofrimento e a morte, mas também causa divisão e por isso, primeiro, a nação ficou dividida entre norte e sul e por quê? Por causa de pecado.

Depois em segundo lugar a nação do norte foi dispersa, e incialmente para a Síria, mas depois dispersa para o mundo inteiro e mais tarde, mais de cem anos depois, a nação do sul, Judá, foi levada para o cativeiro e embora retornasse e hoje em dia se conhece como a nação judaica que são os judeus, e as outras nações do norte ainda estão dispersas.

Queridos irmãos, vamos ver aqui alguns de seus pecados, dos pecados de Israel e vejam comigo em EZ 8 e começando a ler no v. 6:

“disse-me ainda: filho do homem vês o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui para que me afaste do Meu santuário”

Para que Eu, Deus, tenha que me afastar da minha própria casa.

“pois verás, ainda, maiores abominações”

Está Deus a dizer aqui a Ezequiel que eu te vou mostrar o que estão a fazer às escondidas e depois continua a dizer no v. 10:

“entrei e vi, a toda forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel pintados na parede em todo o redor”

Pintadas na parede, gravuras de animais, que chamaremos de coisas malignas! E depois diz:

“setenta homens dos anciãos da casa de Israel com Jazanias, filho de Safá, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas e tendo cada um na mão, o seu incensário e subia o aroma da nuvem e do incenso”

Sim, estavam a queimar este incenso e continua:

“então me disse: viste, filho do homem, o que os anciãos e líderes da casa de Israel fazem às escondias? Cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: NINGUÉM NOS VÊ, O SENHOR NÃO NOS VÊ!”

O SENHOR ABANDONOU A TERRA.

“disse-me ainda: tornarás a ver maiores abominações que eles estão fazendo e então levou-me a entrada da porta da casa do Senhor, do templo, que está no lado norte e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando à Tamuz”

Ora, quem é Tamuz? Tamuz era o marido de Ishtar visto que era um dos ídolos desses deuses falsos que no livro: AS DUAS BABILÔNIAS, de Alexander Hislop, está a mencionar que isto era simbólico do período de antes de 40 dias da Páscoa e estavam chorando a Tamuz marido de Ishtar que é a palavra inglesa para a Páscoa deste mundo, EASTER, continuando, então, no v. 15:

“disse-me: vês isto filho do homem? Verás mais abominações piores do que estas e então levou-me para o átrio de dentro da casa do Senhor e eis que estavam à entrada do templo do Senhor entre o pórtico e o altar cerca de 25 homens de costas para o templo do Senhor como rosto para o oriente e adoravam o sol virados para o oriente”

Sim, se baixavam e adoravam o sol e isso era uma cerimônia na manhã de domingo de páscoa que fazem estas orações virados para o oriente, v.17:

“então me disse isso: vês, filho do homem, acaso é de pouca monta para a casa de Judá o fazerem as abominações que fazem aqui para que ainda encham de violência a terra e tornem a irritar-me?”

Irmãos e irmãs; vocês podem dizer: óh isso era o que Judá fazia, mas hoje, não é nada diferente do que as religiões cristãs de hoje em dia estão a fazer: a adorar e celebrar dias pagãos e dizendo: ah estamos a adorar a Deus! Estamos a por Cristo dentro desses dias, mas Cristo nunca esteve dentro destes dias pagãos.

Nunca! E a terra está REALMENTE cheia de violência, irmãos, e todos os dias vocês ouvem sobre guerras, lutas e argumentos e por isso estão a irritar a Deus.

“ei-los a chegar o ramo ao meu nariz”

Quer dizer que já estou cheio disto, este cheirar mal e não aguento mais e por isso diz no v. 18:

“pelo que o também os tratarei com furor, os Meus olhos não pouparão e nem terei piedade, ainda que me gritem aos ouvidos em alta voz nem assim os ouvirei nem que estejam a adorar a Deus em alta voz, gritando, NÃO OS OUVIREI”

Queridos irmãos, é o mundo em que vivemos hoje em dia e estamos a beira de dias terríveis porque satanás está a atacar e vai atacar com grande ira porque ele sabe que o tempo dele está muito curto.

e ele vai atacar a nós e aos irmãos da igreja e de todo o mundo, e vai haver grande sofrimento como NUNCA DANTES e as pessoas vão pedir e gritar: Deus, AJUDE-ME!

E o que Deus está a dizer? Ainda que me gritem aos ouvidos em alta voz nem assim os ouvirei!

Irmãos, é tempo de acordarmos e despertarmos e rogo, por favor, irmãos, acordem, pois, estamos a dias extremamente difíceis e não se preocupem com as coisas deste mundo e das coisas mundanas e lembrem-se de que Deus é MAIOR QUE ISTO TUDO!

E Deus está a procura de pessoas que mudem o coração porque Deus quer um relacionamento conosco e então vemos em EZ 10:4 de que Deus sai do templo e depois vai para o Monte das Oliveiras e depois deixa o planeta Terra!

E veja aqui em EZ 10:4 diz:

“então, se elevou a glória do Senhor sobre o querubim, isto é, do Altíssimo, que estava debaixo dos querubins e indo para a entrada da casa, isto é, do templo, a casa se encheu de nuvem e o átrio da resplandecência da glória do Senhor”

E se vê aí a glória do Senhor sair do SANTO DOS SANTOS e continuando então no v. 18:

“então, saiu a glória do Senhor da entrada da casa e parou sobre os querubins, estava acima dos querubins”

Ora, agora eram os verdadeiros querubins porque tinham saído do templo sob as asas dos querubins e agora saiu do templo e agora foi para aqueles querubins que iam, digamos assim, levar como meio de transporte, digamos assim, em analogia, a glória do Senhor de volta para o céu.

“e os querubins levantaram as suas asas e se elevaram da terra avista quando saíram acompanhados pelas rodas, pararam a porta oriental da casa do Senhor e a glória do Deus de Israel estava no alto sobre eles e então os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel junto ao rio Kebar fiquei sabendo que eram querubins”

e depois continuamos a ler em EZ 11:22-23 diz:

“então os querubins elevaram as suas asas e as rodas os acompanhavam e a glória do Deus do Senhor estava no alto sobre eles e a glória do Senhor subiu do meio da cidade de Jerusalém e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade, o monte das Oliveiras”

E depois assim a glória do Senhor saiu do templo!

O resultado que aqui vemos por causa do pecado, este relacionamento que Deus tinha com Israel, e neste caso era com Judá, a presença do Senhor e a glória de Deus saiu do templo e saiu através do monte das Oliveiras e sabemos que depois o templo foi destruído.

Sabemos que os judeus foram para a Babilônia e que cerca de 70 anos depois retornaram, pois, eram necessários cumprir as promessas a Abraão, o templo foi reconstruído e vemos então em AG 2.3:

“quem dentre vós que tenha sobrevivido, contemplou esta casa, o templo, na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?”

Quer dizer a glória deste templo reconstruído não tinha NADA em comparação com que era esse primeiro templo e depois diz no v. 4:

“ora, pois, sê forte Zorobabel diz o Senhor, sê forte Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote e tu, todo o povo da terra, sê forte diz o Senhor, trabalhai porque Eu estou convosco diz o Senhor dos exércitos segundo a palavra da aliança que fiz convosco quando saístes do Egito e o Meu Espírito habita no meio de vós, não temais”

E Deus estava a encorajar a eles para reconstruírem o templo e Deus como diz assim: continua a habitar entre eles, não da mesma maneira que habitou, mas continua a habitar entre eles e por isso diz:

“o Meu Espírito habita no meio de vós, não temais”

Uma vez mais é um ponto profético em dualidade e hoje em dia a Igreja de Deus está a reconstruir o templo, o templo espiritual, e nós temos que continuar a fazer a obra porque o Espírito de Deus habita no meio de nós e não devemos de ter medo; temos que andar para a frente e com fé.

A presença de Deus, aquela glória e presença gloriosa, não encheu esse segundo templo, sim, a arca da aliança, não estava lá, desde os dias de Jeremias, foi perdida.

E ele, esse segundo templo, não tinha a glória do Senhor, mas a glória do Senhor, e a presença de Deus está na sua e na minha vida! E continuando a ler no v. 6:

“pois, assim, diz o Senhor dos exércitos: ainda uma vez, dentre em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca, e farei abalar todas as nações.

E aqui, irmãos, é uma visão futura dos sinais celestes do sexto selo de AP e quando ele vai abalar as nações durante o sétimo selo e que são as sete trombetas, e isto é, antes da segunda vinda de Cristo.

“e encherei de glória esta casa; diz o Senhor dos Exércitos? “

Como é que vai encher esta casa e templo de glória, sim, vai encher porque vai haver um templo novo, o terceiro templo, no milênio e Jesus Cristo vai reinar na Terra e vai estar cheio desta glória e por isso diz no v. 9:

a glória desta última casa, deste terceiro templo, que será construído no milênio, será maior do que a primeira, diz o Senhor dos exércitos e neste lugar sou local darei a paz diz o Senhor dos Exércitos”

A paz no mundo inteiro no milênio sairá deste local, Jerusalém, onde o templo estará e por isso vemos uma profecia do futuro, uma vez mais temos uma dualidade para o dia de hoje porque o Dia de Pentecostes foi num dia em que houve um grande som e abalou, digamos assim, a casa com este som.

Abalou as nações que estavam ali presentes e o Espírito Santo de Deus foi dado a nós para começar a trazer paz à Terra e a nós como primícias de Deus e vejam em AT 2 começar a ler do v. 1:

“ao cumprir-se o Dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, um tufão ou uma grande ventania, a abalar, digamos assim, a casa, o templo.

“e encheu toda a casa, o templo, onde estavam assentados os discípulos”

E isso foi no Dia de Pentecostes como sabemos.

Queridos irmãos, nós somos o templo espiritual de Deus e em 1 CO 3:16-17:

“não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Deus quer um relacionamento consigo e comigo através do Seu Espírito e continuando a ler no v. 17:

“se alguém destruir o santuário de Deus; Deus o destruirá, porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado”

Se alguém destruir os irmãos de Deus; Deus o destruirá, porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado e Deus quer estar convosco e a presença de Deus está em nós! Como? Através do Espírito Santo de Deus.

Queridos irmãos, o Espírito Santo de Deus, quando O recebemos, após o batismo e lemos aqui em 1 PE 1.3-5:

“bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a sua muita misericórdia nos regenerou”

Fomos gerados pela primeira vez quando o nosso pai físico fertilizou com a semente humana aquele óvulo no ventre da nossa mãe física e agora somos regerados, uma segunda vez, para uma viva esperança.

“agora somos regerados uma segunda vez, para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos para uma herança incorruptível, sem mácula, inacessível, e reservada nos céus para vós todos”

Queridos irmãos, nós vamos ter um corpo incorruptível, vamos herdar um novo corpo e não é com pecado, não é com fermento, sim, os dois pães no dia de Pentecostes que eram movidos e tinham fermento simbolizando a nós, ainda, na carne, e que estamos, ainda, a desenvolver e a crescer.

Mas quando formos ressuscitados, e depois de termos vencido até ao fim; e depois de termos desenvolvido e crescido com o Espírito Santo de Deus e depois de termos desenvolvido este relacionamento com Deus vamos ser incorruptíveis porque é o que Deus tem guardado para nós e diz no v.5:

Que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé”

Queridos irmãos, precisamos de confiar nisto.

“para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”

E que é o simbolismo do sétimo mês, do último tempo, e representa: trombetas, expiação, festa dos tabernáculos e o Oitavo Dia e isso é quando haverá ressurreição.

“sois guardados pelo poder de Deus para a salvação preparada para revelar-se no último dia”

Queridos irmãos, nós, ainda, não somos o que viremos a ser e veja aqui no v. 23:

“pois, fostes regenerados não de semente corruptível, como foi a primeira vez que fomos gerados pela semente do nosso pai físico, mas de incorruptível”

Do Espírito Santo de Deus que é uma semente incorruptível.

“mediante a palavra de Deus, da promessa do Pai, a qual vive e é permanente”

Está claro, irmãos, ainda não somos o que viremos a ser, e nós somos os primeiros frutos, e parte desta primeira sega que ainda está no campo a amadurecer, a esperar pelo dia da colheita e que acontecerá à vinda de Cristo e essa é a primeira ressurreição.

Depois haverá, ainda, uma grande e maior colheita e será depois da primeira, colheita ou ressurreição, e então essa grande colheita será durante o milênio e a segunda ressurreição.

E em EF 2:20 diz:

“somos edificados, profundamente os apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo a pedra angular no qual todo o edifício bem ajustado cresce para santuário, isto é, para um templo santo e dedicado ao Senhor no qual também vós estais juntamente a ser edificados para habitação de Deus pelo Espírito, através do Espírito de Deus.

Estamos a ser edificados e estamos a ser construídos como os primeiros frutos e estamos no campo a amadurecer e esperando pela colheita.

Irmãos, você e eu, somos o templo de Deus; e Deus quer viver entre nós; Deus não está a trabalhar com uma nação física, mas está a trabalhar com um povo individual aqui, e outro acolá, e outro lá como se fossem grãozinhos de sal.

O Espírito de Deus está em nós porque Deus quer um relacionamento pessoal consigo e comigo e nós estamos ligados e conectados a Deus através do Seu Espírito e da sua essência e da sua semente.

E assim Deus está a preparar para finalmente sermos ressuscitados como filhos Dele, no reino Dele e da família Dele; da família espiritual Dele!

E, mais tarde, depois disso lemos em AP 21.3 diz:

“que vai haver, então, um tempo em que o tabernáculo de Deus habitará com os homens porque veremos, então, a cidade santa, a nova Jerusalém e descendo do céu, da parte de Deus, ataviada por Deus e adornada pelo seu povo”

e isso vai ser para lá do milênio, para lá do lago de fogo e depois vai haver: novo céu e nova terra e o tabernáculo de Deus estará com os homens, conosco, num relacionamento perfeito.

E isso foi a intenção de Deus desde o início de Adão e da Eva; o Pai quer um relacionamento com a família perfeita; consigo e comigo; onde o Pai habitará conosco.

Deus, o nosso Pai celestial, como pais físicos, Ele deseja um relacionamento com Seus filhos e netos, digamos assim, Ele quer um relacionamento para estarmos juntos e para dedicarmos tempo um ao outro e tem a eternidade a frente.

E por isso, vamos ter a eternidade para estarmos na presença uns dos outros e de Deus e por isso precisamos de ser pacificadores agora, irmãos, precisamos de fazer paz agora, mas Deus agora, hoje, através do Seu Espírito, com Seu espírito nos nossos corações e nas nossas mentes escrevendo as suas leis em nós.

E está a desenvolver um relacionamento muito pessoal e individual consigo e por isso é que nós somos agora o templo de Deus e nós estaremos, no futuro, no novo céu e na nova Terra, num relacionamento eterno e perfeito com Ele.

Queridos irmãos, mas que grande esperança e benção e esse dia e o plano de Deus é para todos nós.