Doutrinas Fundamentais: (3) Batismos e a imposição das mãos

Você está aqui

Doutrinas Fundamentais: (3) Batismos e a imposição das mãos

Download (Baixar)
MP3 Audio (21.12 MB)

Download (Baixar)

Doutrinas Fundamentais: (3) Batismos e a imposição das mãos

MP3 Audio (21.12 MB)
×

Doutrinas fundamentais de acordo com Hebreus 6. O batismo é pela imersão na àgua em nome de Jesus Cristo para a remissão dos nossos pecados. O batismo não é para dentro duma seita ou organização humana, mas para dentro do corpo espiritual de Cristo que é mantido pelo nome de Deus. Em seguida o ministro de Jesus Cristo pela imposição das mãos pede a Deus que dê a Sua promessa, através de Jesus Cristo, do Espírito Santo, que é o batismo do Espírito Santo. Em seguida precisamos de seguir a guia do Espírito de Deus para sermos santificados pelo Espírito, para que ao fim sejamos ressuscitados na primeira ressurreição como filhos e filhas de Deus na Família de Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos, aqui é Jorge Campos.

O plano de Deus para nós é que sejamos filhos e filhas de Deus no reino de Deus essa é a razão porque é que você nasceu e eu nasci, o plano Dele como lemos em HB 2:10 diz: “que é para Ele conduzir muitos filhos à glória”; isto é, para sermos parte da família Dele.

Também em 1 CO 8:6 vemos: “todavia, para nós só há um Deus”; o Pai é o supremo que está no comando de tudo e diz aqui: “de quem são todas as coisas e para quem existimos”

Ele é o dono é de quem são todas as coisas, Ele é o Altíssimo, dá as instruções e os comandos então, por outro lado, diz assim: “e um só senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas e nós por Ele.

E Jesus Cristo é o Senhor através do qual tudo é criado e nós vivemos e existimos pois Ele é o diretor executivo debaixo do Pai e em submissão e fazendo tudo e vejam também  em MT 11:25-27 lemos: “por aquele tempo exclamou Jesus: graças te dou ó Pai e Senhor do céu e da terra, o Pai é o Senhor e JC também é, está claro, porque ocultastes estas coisas aos sábios e instruídos e os revelastes aos pequeninos; sim ó Pai, porque assim foi do Teu agrado e tudo Me foi entregue pelo Pai”

Tudo foi delegado e entregue a JC de acordo com a vontade do Pai como lemos aqui e também vejam em JO 12:49 diz: “porque Eu não tenho falado por Mim mesmo, o que JC disse não foram as palavras Dele, mas o Pai que Me enviou Esse Me tem prescrito o que dizer e o que anunciar”

As palavras de JC são as palavras do Pai e Ele está a atuar e atuou debaixo da autoridade do Pai submetendo-se completamente à vontade do Pai que está em controle supremo e vejam também em JO 8:29 diz assim: “e Aquele que Me enviou está Comigo e não Me deixou só porque Eu faço sempre o que lhe agrada”

JC está a fazer o que o Pai disse para fazer, e dizer o que o Pai disse para dizer e está claro é de acordo com a vontade do Pai assim como agradável ao Pai e parte desse plano que mencionamos é para trazer e conduzir muitos filhos como você e eu se Deus quiser à glória.

E por isso esse plano de salvação para você e para mim requer o arrependimento da nossa parte para com Deus e fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e depois requer que nós façamos um compromisso de que nós faremos o melhor possível com a ajuda amorosa de Deus para vencermos as nossas fraquezas da carne.

E este compromisso, queridos irmãos, é simbolizado pelo batismo da água e depois recebemos a ajuda, o Consolador, o ajudante de Deus, a ajuda para nós, aquela ajuda espiritual que é o Espírito Santo depois do batismo através da imposição das mãos que é feita por um servo de Jesus Cristo e que tem a autoridade de JC para fazer isto e então JC honra essa autoridade.

E dá a essa pessoa o Espírito Santo de Deus, e queridos irmãos, isto é parte das crenças fundamentais de acordo com HB 6 e hoje vamos focar nossa atenção no batismo através da imersão debaixo da água que é feito em o nome de Jesus Cristo para a remissão dos nossos pecados.

O batismo, depois, é seguido pela imposição das mãos ou em outras palavras: o batismo do Espírito Santo que é feito por Jesus Cristo após a oração e o batismo da água e em seguida a isso nós temos que nos comprometer a continuar a viver o caminho correto com a ajuda do Espírito até ao fim!

Para que ao fim quando houver o juízo não sejamos atirados para dentro do lago de fogo, não sejamos postos debaixo desta água, digamos assim, de fogo, do lago de fogo porque assim seria o batismo de foto que não queremos ser parte dele!

Então vejamos aqui por favor em HB 6:1 diz assim: “por isso pondo à parte os princípios elementares da doutrina de Cristo deixamos levar para o que é perfeito, precisamos de não estar sempre nos caminhos dos pontos básicos, mas usando os pontos básicos como um ponto de partida e continuação de andar para a frente e andar para a perfeição”

No caminho da perfeição e sermos perfeitos imitadores de Deus e de Jesus Cristo e sigamos o Seu exemplo: “e não lançando de novo a base de arrependimento de obras mortas e a fé em Deus e esses dois pontos já cobrimos em sermões prévios e hoje quero falar sobre o ensino de batismos e da imposição das mãos”

Foi o que eu disse: há três batismos: o da água, o batismo do Espírito Santo e o batismo de fogo, e o batismo do Espírito Santo é pela imposição das mãos como diz aqui: imposição de mãos.

E por isso, queridos irmãos, isto é um assunto muito sério e por que? Porque vai haver um julgamento como diz aqui: uma ressurreição dos mortos e um juízo eterno e isso faremos se Deus O permitir.

E isto é muito importante, queridos irmãos, porque diz assim: “e impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados e se tornem participantes do Espírito Santo e provaram a boa palavra de Deus, isto é, depois de termos sido batizados em nome de Jesus Cristo, depois de recebermos o Espírito Santo pela imposição das mãos, depois de recebermos este Consolador e esta ajuda de Deus para nos ajudar a sermos melhores pessoas”

“Isto é, no processo de santificação onde o Espírito Santo nos ajuda nesse processo e depois de provarmos este processo e as palavras do mundo vindouro e como provamos e recebemos isto do mundo vindouro? É porque recebemos o Espírito Santo que é o poder de Deus, mas depois disso cairmos, se cairmos de novo, se andarmos para trás e atirarmos para fora o que aprendemos, sim, é impossível, outra vez, renovarmos ao arrependimento pois isto de novo estão crucificando para si o mesmo filho de Deus e expondo-o a ignomínia”

Queridos irmãos, é um assunto muto sério e não podemos sacrificar a Jesus Cristo uma segunda vez e por isso uma vez que estejamos arrependidos e andarmos para a frente não podemos dizer: olha, não quero me arrepender mais, deito isto fora, não quero viver uma vida de arrependimentos e depois dizer mais tarde: olha quero me arrepender outra vez!

Porque como diz aqui: não há possibilidade de crucificar a JC de novo, uma segunda vez, não há e vejam também em HB 10:35: “não abandoneis, portanto, a vossa confiança ela tem grande galardão com efeito tendes necessidade da perseverança porque não podemos andar para trás, não podemos deixar isto, não podemos ir para trás, não podemos jogar fora o caminho e temos que andar para a frente”

E vejam também por isso, queridos irmãos, o batismo é para pessoas maduras e em AT 8:12 diz assim: “quando, porém, deram crédito a Filipe que arrazoava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo iam sendo batizados assim homens como mulheres”

Não eram crianças ou jovens, eram pessoas adultas e que sabiam a que estavam a se comprometer e por isso, querido irmãos, se você já foi batizado é bom rever o significado do batismo e o que esse compromissa significa na sua vida; por outro lado, se você fez um batismo e não sabia o que é o contrato que estava a se comprometer é como você tivesse assinado um contrato sem valor nenhum porque nem sabia o que estava a assinar.

Por isso é preciso ter cuidado e ver se você fez o compromisso correto e se comprometeu e entendeu, de fato, quando fez o batismo se foi um batismo correto e real! E precisa ver isso de forma cuidadosa e se você ainda não foi batizado precisa de analisar e decidir quando será batizado e quando fará esse compromisso porque isso é necessário em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados e depois, então, receberá o dom do Espírito Santo como lemos em AT 2:38.

Isso é necessário e você tem que ter esse passo de fé para andar para a frente e algumas pessoas dizem: olha, não sou digno de ser batizado, e não vou ser; queridos irmãos, nenhum de nós somos dignos para sermos salvos, não, nenhum de nós e o nosso sucesso não é baseado nas boas obras, sim, precisamos de fazer boas obras, mas o nosso sucesso de salvação é baseado no sacrifício de Jesus Cristo no que Ele faz por nós de graça.

Não tem nada a ver comigo, mas tem a ver com a graça de Deus para conosco, por isto em outro contexto, para podermos vir a sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus na Sua imagem e o batismo é um dos passos necessários nesse caminho e por que? Através da santificação do Espírito podemos então estar no processo de virmos a ser pessoa na imagem e na graça e no conhecimento de JC.

Vejam, por ex., em EF 4:11 diz assim: “e Ele mesmo concebeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, e Deus nos deu o Seu ministério de servos na igreja de Deus e para que?”

“como vistas ao aperfeiçoamento dos santos, precisamos dos servos na igreja de Deus, dos ministros e pastores na igreja de Deus para nos ajudar no nosso desempenho do nosso serviço, das nossas responsabilidades e por que?”

“para edificação da igreja de Deus, para edificação do corpo de Cristo que é a igreja de Deus e até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento de Jesus Cristo à perfeita varonilidade e padrão perfeito que é Jesus Cristo e ao perfeito padrão da estatura e plenitude de Cristo”

Queridos irmãos, para que não sejamos como meninos e vemos que este é o primeiro passo: de que temos que nos arrepender, temos que ter fé em Jesus Cristo e precisamos de fazer esse compromisso e precisamos da ajuda do Espírito Santo de Deus para andarmos para a frente e por isso precisamos do batismo e da imposição das mãos.

Vejam também em EF 2:8-9 diz assim: “porque pela graça sois salvos, sim, pela graça de Deus somos salvos mediante a fé, a fé DE Jesus Cristo, e isto não é de nós é dom de Deus”

Não é porque estamos a obedecer às leis de Deus, sim, temos que obedecer às leis de Deus, mas não é por causa disso é pela graça de Deus, sim, há condições e coisas que precisamos de fazer, mas não é por causa das coisas que precisamos de fazer que ganhamos a salvação!

Temos a salvação porque Deus nos quer dar e as coisas que devemos de fazer temos que fazer! Pira e simplesmente e vejam também quando Paulo descreveu isto em AT 20:18-21 aos irmãos em Éfeso quando estava a se despedir deles ele diz assim: “e quando se encontraram com ele disse-lhes: vós bem sabeis como me conduzi entre vós em todo o tempo, sim, sempre me conduzi bem entre vós, desde o primeiro dia que entrei na Ásia servindo ao Senhor com toda humildade, lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus vieram, sim, dificuldades pelos judeus tive estas dificuldades”

“vocês sabem que jamais deixando-vos de anunciar coisa alguma proveitosa, nunca deixei de vos anunciar as coisas de valor e vo-los ensinei publicamente, sim, e também de casa em casa, sim, vocês eram membros da igreja então fui à vossa casa explicar aos vossos lares, vilas e áreas em que viviam”

“justificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé para com o Nosso Senhor Jesus Cristo, as duas pré condições para o batismo: o arrependimento para com Deus e a fé DE Jesus Cristo e no que Ele fez por nós”

E parte deste arrependimento tem que ser por nós que temos que olhar o padrão de Deus para o que nos estamos a nos arrepender e de que? Arrepender do que é pecado! E como é que sabemos o que é pecado? Ora, temos que olhar para a lei de Deus que nos diz o que é pecado e vejam, por ex., em 1 JO 3:4 diz: “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da lei”

Como é que sabemos o que é pecado? Pela lei de Deus! Pela lei espiritual de Deus baseada nos Dez Mandamentos! E que inclui o Sábado, está claro, o sétimo dia da semana.

Por isso irmãos, precisamos de nos arrepender, precisamos de olhar para a lei de Deus e ver se estamos a observar a lei de Deus ou não!  Está claro que não há nada de errado com a lei de Deus, e nada errado com os padrões de Deus, mas o problema é que nós somos seres humanos, somos seres carnais e temos esta tendência de desobedecer a Deus e de fazer coisas por causa de arrogância ou luxúria ou seja o que for e então fazemos coisas erradas! Porque somos carnais!

E por ex., vamos ler em RM 7:14 diz assim: “porque bem sabemos que a lei é espiritual, a lei de Deus é boa, espiritual, eu e você, nós, somos carnais e vendidos a escravidão do pecado”

E JC nos comprou de volta na Sua morte e no Seu sacrifício e que explica aqui para nos comprar de volta, e para nos redimir, mas para recebermos essa remissão dos pecados através do batismo temos que nos arrepender e dizer: não! Não quero fazer mais isso e temos que nos comprometer a para fazer isso!

É como exemplo de você receber multas por estar a guiar a alta velocidade ou passar pelo semáforo vermelho e para o policial perdoar você precisa de pagar a multa e parar de faze essas infrações se não vai ter mais multas! E tem que parar! E se arrepender! E pagar a multa que é a vida de Cristo, mas nós temos que parar essas infrações e por isso é um arrependimento para com Deus e é uma fé em Jesus Cristo.

E vejam em HB 10 onde se lê o que é fé para com JC a fé em JC pelo que Ele fez por nós, está em HB 10:11 diz assim: “ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia em seu serviço sagrado e a oferecer muitas vezes o mesmo sacrifício ou sacrifícios diariamente, de manhã e à tardinha, nos dias santos, nos começos do mês e isso tudo e faziam essas ofertas e diz assim:”

“que nunca, jamais podem remover os pecados, as ofertas que os judeus estavam a fazer não estavam a remover os pecados, simplesmente apontavam e priorizavam o verdadeiro sacrifício de JC que é o que remove os pecados, e continuando no v. 12:”

“Jesus, porém, tendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados assentou-se à destra de Deus aguardando daí em diante até que seus inimigos sejam postos por estrado dos Seus pés”

E aí vemos, queridos irmãos, continuando a ler no v. 14: “porque com uma única oferta Jesus Cristo aperfeiçoou para sempre, com uma oferta, fez o suficiente para pagar todos os pecados quando estão santificados, isto é, nós que estamos no caminho de santificação através do poder do Espírito Santo a vencer, mas o pagamento do pecado já foi pago por todos os pecados do passado desde que estejamos arrependidos”

Queridos irmãos, este sacrifício de Jesus Cristo, o único sacrifício de JC nos reconcilia com Deus, este sacrifício de JC representa a perfeita atitude na cruz quando disse: “perdoa porque eles não sabem o que estão a fazer”, pagou o preço, pagou a pena do nosso pecado, e ele nos redimiu da morte e nos traz a viver para sermos perdoados e reconciliados com o Pai para podermos vir a ter ainda um relacionamento com o Pai.

Queridos irmãos, lembrem-se que o mundo todo está nesta falta de reconciliamento, de vida e paz com o Pai e por isso somos chamados a reconhecer que precisamos de mudar a nossa vida vejam, por ex., em JO 6:44 diz assim: “ninguém pode vir a Mim, isto é, Cristo, ninguém pode vir a ser um cristão SE o pai que Me enviou não o trouxer, para Mim, Eu o chamar e Eu o ressuscitarei no último dia”

Jesus Cristo nos ressuscitará no último dia, está claro, é o Pai que nos ressuscita através de Jesus Cristo porque estamos reconciliados com o Pai então Jesus Cristo é o agente executivo e em nome do Pai que faz isso.

Mas quando Ele disse coisas desse gênero muitos começaram a se afastar Dele, muitos começaram a ficar escandalizados e começaram a sair Dele e do caminho com ele e por isso diz assim no v. 64: “contudo há descrentes entre vós, pois, Jesus sabia desde o princípio os quais eram que não queriam e quem o havia de trair e prosseguiu e por causa disso que vos tenho dito: NINGUÉM PODERÁ VIR PARA MIM SE PELO PAI NÃO LHES FOR CONCEDIDO”

Este é um princípio muito importante, a chamada de Deus é uma benção, queridos irmãos, e você está a entender esta verdade? Você está a ser chamado, agora, depende se você responde a essa chamada ou não, a decisão é sua onde você precisa de fazer a sua parte e se comprometer e fazer o seu batismo em o nome de Jesus Cristo e através desse compromisso e imposição das mãos você recebe a ajuda de Deus, isto é, que é o Consolador o Espírito Santo de Deus.

Queridos irmãos, há um plano de Deus para a humanidade que é para você eu sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus e essa é a razão porque você e eu nascemos e temos um estudo bíblico a provar em detalhes da sua própria Bíblia, não acredite no que estou a dizer e acredite no que a Bíblia diz e este estudo bíblico o ajudará a guiar em seus estudos para ver que você está predestinado a ser um filho ou uma filha de Deus no reino de Deus!

Mas agora depende de você e a decisão é sua se você vai escolher ou não e seguir o caminho ou não e vejam em 2 PE 3:9 diz assim: “não retarda o Senhor a Sua promessa como alguns a julgam demorada, pelo contrário, Ele é longânimo para convosco para que nenhum pereça se não que todos cheguem ao arrependimento”

Deus quer que você chegue ao arrependimento e Deus quer que você se arrependa e por isso Deus dá espaço e dá a você tempo, mas não abuses e Deus dá a toda humanidade tempo, e todos vão ter uma oportunidade de se arrepender mais cedo ou mais tarde; todos vão ter uma oportunidade de serem reconciliados com o Pai; todos vão ter uma oportunidade de todo o seu passado serem perdoados e limpos através do batismo da água para a remissão dos pecados.

E como disse antes não garante que você tenha salvação nem nos qualifica para a salvação, em outras palavras nem nos qualifica para o reino de Deus, infelizmente, muitos pensam ou podem pensar porque obedecem a Deus e muitos pensam: ah porque eu guardo o Sábado ou porque eu guardo os Dias Santos ou porque eu só como carnes limpas ou porque eu estou a dizimar ou seja outras coisas que eu não digo palavrões, por ex.

E as pessoas pensam que por causa disso serão salvas, queridos irmãos, não estou a dizer que não precisamos de obedecer às leis de Deus, mas estou a dizer que isso não é suficiente, isso não garante a salvação!

Não pensem que porque vocês obedecem às leis de Deus tem direito a salvação! Que tem direito de entrar no reino de Deus! Não, porque isto é um dom de Deus, é uma dádiva e presente de Deus, e sim, você precisa fazer o que é correto, mas entrar no reino de Deus é uma dádiva de Deus, uma graça de Deus, e sim, temos que nos submeter as condições de Deus!

Sim, temos que obedecer às leis de Deus, mas isso é o mínimo e por isso arrependimento para com Deus, primeiro, precisamos de nos arrepender do que fazemos e arrepender do que somos e isto é um ponto muito importante e profundo de entender de arrepender do que somos!

Porque somos pessoas pecaminosas e isto talvez queira dizer que são até coisas que não temos feito, mas é o que somos, esta natureza que temos, por ex., temos pensamentos continuamente errados que temos que vencer e de arrepender do que somos e temos que chorar pelo que somos!

E precisamos de ter fé em Jesus Cristo, fé no sacrifício Dele que é suficiente para nós e depois precisamos de nos comprometer, isto é, precisamos de fazer uma promessa e um compromisso e um pacto e uma aliança com Deus o que a Bíblia chama de nova aliança; e fazemos essa aliança porque aceitamos que Jesus Cristo é o nosso salvador pessoal, o nosso sumo sacerdote e nosso rei vindouro que vem em breve.

E, entendemos que só podemos vencer e ter sucesso neste compromisso através da ajuda do Consolador do Espírito Santo de Deus para podermos crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

E leiam comigo em 2 PE 3:17 diz assim: “vós, pois, amados prevenidos como estais de antemão, sim, vai haver um julgamento, acautelai-vos, tenham cuidado e não suceda pelo erro sejam arrastados por estas como vimos vários exemplos de pessoas que são insubordinadas, descaiam da vossa própria firmeza, vocês se comprometeram e, portanto, tenham cuidado que não descaiam porque não há um segundo sacrifício de Jesus Cristo”

“mas, antes, em vez disso, no v. 18, estejam a crescer na graça e na maneira bondosa, carinhosa e amorosa de Jesus Cristo e também no conhecimento de Jesus Cristo e como é que vamos a conhecer Jesus Cristo?”

“vivemos da maneira que Ele quer? E por isso começamos a entender o que Ele faria? Como Ele conduziria?  Que Jesus Cristo faria desta maneira naquela situação? E vamos mudar e por isso estamos a crescer na graça e na aplicação de uma maneira graciosa”

Não é a aplicação, olha a lei diz isso e vocês não fizeram isso!!não, não, sim, as pessoas deviam de ter feito isto é o que a lei diz, mas estamos a dizer isso? Com graça? Estamos a ser gentis, amorosos quando dizemos? Ou estamos a magoar as pessoas? O problema é que nós nem vemos nós próprios e por isso pedimos a Deus para nos mostrar e para abrir os nossos olhos porque somos cegos porque não vemos o que somos e por isso temos de nos arrepender do que somos!

E precisamos de pedir a Deus: por favor, ajude-me, temos que jejuar, temos que orar e Deus ajude-me a ver como estou a magoar os outros, como estou a machucar os outros e precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, é Ele seja a glória tanto agora como no dia eterno. E diz assim: amém! E amém! E amém quer dizer concordo com isso!

Ou em outras palavras: precisamos de imitar a Deus, precisamos de copiar, replicar, imitar o nosso padrão que é JC, não outras pessoas, é JC e isso é um ponto muito importante e este compromisso e pacto é feito, é assinado pela cerimônia do batismo e você quando fez o batismo entendeu que estava a fazer este pacto? Porque se não? Então você fez o pacto errado, incorreto e você precisa de ser rebatizado porque não se comprometeu a isto a promessa que fez naquele momento não era esta e vejam em AT 8:38-39 diz assim: “então mandou parar o carro, ambos desceram a água e Filipe batizou o eunuco e quando saíram da água o Espírito Santo arrebatou a Filipe e não o vendo mais, o eunuco”

Queridos irmãos aí vemos que precisamos de ser batizados e eu dizia: porque aqui havia água, eles desceram a água, batismo de imersão debaixo da água e vejam também em JO 3:23 diz assim: “ora, João também estava batizando perto de Salim porque havia ali muitas águas e para lá concorria o povo e era batizado”

Em certos casos, sim, eram águas correntes, mas em outros casos não eram, por ex., as pessoas andavam nas estradas nesses dias e haviam os micvas que eram assim banheiros na estrada em que os judeus poderiam fazer uma lavagem cerimonial a que chamavam os banhos rituais e os judeus poderiam se purificar a eles próprios antes de certas ou várias atividades ou depois de que fizessem qualquer coisa que os fizessem impuros ou que não estivessem limpos e por isso precisavam de se lavar e fazer esta, digamos assim, limpeza.

Por ex., na área em volta do templo e especialmente ao sul existem muitos micvas e também nas estradas quando se aproximavam de Jerusalém estes micvas e por isso, a vezes, vemos ali há muitas águas e não quer dizer que fosse um rio pois era uma área que havia até poucos rios nessa área e por isso haviam esses micvas ou banhos rituais.

E vejam comigo em RM 6:3-5 porque ao fim de contas o batismo simboliza o que? E diz assim: “porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? O batismo de imersão na água é um simbolismo de que? Simbolismo da nossa morte e sepultamento na água!”

“v. 4: fomos sepultados na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela glória do Pai assim também andemos nós em novidade da vida, saímos da água que simbolicamente representa de que agora temos que andar numa vida nova”

“a nossa vida pecaminosa parou, morreu, o nosso velho Eu morreu e agora temos que ser um novo Eu, uma mudança, um arrependimento, uma mudança na maneira de ser e vejamos aqui também no v. 5: porque se formos unidos como Ele na semelhança da Sua morte certamente seremos também na semelhança da Sua ressurreição”

Este é o simbolismo do batismo e não é uma questão que a água seja corrente ou não, é um simbolismo da água, ser imerso e sair desta água e vejam também em MT 28:19 de quando Jesus se aproximou dos apóstolos e disse: “disse que tinha toda a autoridade e fazei discípulos de todas as nações batizando-os! Em o que? Em nome do Pai que é o nome de Deus, em nome do filho que é Deus e em nome do Espírito Santo que é Deus, o nome desta família e batizando para dentro da família de Deus”

E não somos batizados neste tipo de igreja ou aquela igreja somos batizados no corpo de Cristo que é a família de Deus para sermos Seus membros e somos postos dentro deste corpo de Cristo que é a igreja de Deus e fazemos esse batismo em nome e autoridade de Jesus Cristo e vejamos o ex., em AT 19:5 diz assim: “es tendo ouvido isto foram batizados em nome de Jesus Cristo, isto é, pela autoridade de Jesus Cristo para remissão de nossos pecados  e isso [emos em AT 2:38: respondeu-lhes Pedro quando disseram: olha, o que vamos fazer agora? Tinham reconhecido que tinham matado o Messias e então Pedro disse a eles: arrependei-vos cada um de vós e seja batizado em nome de Jesus Cristo, pela autoridade de Jesus Cristo”

“por que? Para remissão de nossos pecados e depois da imposição das mãos recebereis o dom do Espírito Santo; e a imposição das mãos tem que ser por um servo de Deus para este servo pedir a Deus para dar o Espírito Santo a esta pessoa o que demonstra que Deus trabalha através de mãos humanas e através do Seu governo e dos Seus servos que demonstra uma certa linha de autoridade”

“pelos Seus servos que foram ordenados por Deus a essa posição de autoridade, e não é que eu me ordenei a mim próprio ou um curso e que agora olha tenho este diploma e agora sou um servo de Deus, não! É porque Deus nos pôs nessa posição e eu não posso a mim próprio ou declarar a outra pessoa qualquer e declarar a mim próprio agora você completou este curso, pronto e agora é um pastor! Não! “

“tem que vir de Deus e pelos verdadeiros servos de Deus para ser apontado depois e aprovado por frutos que uma pessoa é capaz de ser um servo de Deus porque tem sido através de um período de tempo e demonstrado que é um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, verdadeiro praticante e imitador de Jesus Cristo”

E por isso vemos em AT 8:15 diz assim: “os quais descendo para lá oram por eles para que recebessem o Espírito Santo, esta imposição das mãos seguida de uma oração para que as pessoas recebessem o Espírito Santo, isto é, a imposição das mãos com uma oração, isto é, depois como lemos no v. 12 de AT 18:

 “quando ele evangelizava a respeito do reino de Deus e em nome de Jesus Cristo e eles sendo batizados assim homens como mulheres, quando creram a cerca do reino de Deus e Jesus Cristo e fizeram este compromisso de viver uma vida nova, viver uma vida de vitórias, uma vida de transformação, uma vida nova de renovação e vejam em RM 12:1-2 diz assim:

“rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresentais o vosso corpo por sacrifício vivo”

O nosso verdadeiro sacrifício não é matar um bode é matar, digamos assim, a nossa carnalidade, as nossas ideias e pensamentos carnais e por isso debaixo da sepultura da água que fizemos no batismo o velho eu está morto! E isso é um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus!

“que é o nosso culto racional, isto é, o mínimo que devemos de fazer e por isso não só isso, mas não devemos nos conformar a este século e este mundão, esta politiquice deste mundo, mas precisamos de nos transformar pela renovação da nossa maneira de pensar como passarmos a pensar de uma maneira diferente para que experimenteis o que seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Isto é o que precisamos de fazer irmãos e vejam em 2 CO 1:22 diz assim: “também, isto é, Deus nos selou e nos deu o penhor do Espírito Santo em nosso coração”

O penhor, o depósito, a garantia e o penhor quer dizer, sim, Eu vou te dar a vida eterna, mas você agora precisa de seguir a guia do Espírito Santo e vejam em RM 8:11 diz assim: “se habita em vós o Espírito Daquele que ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos esse mesmo que O ressuscitou vivificará também o vosso corpo mortal por meio do Seu Espírito em que vós habita”

Se vê aqui o Espírito de Deus a trabalhar com Jesus Cristo, esses dois a trabalhar e JC a atuar em nome do Pai e então o Pai a fazer esta atuação espiritual em nós, uma coisa maravilhosa irmãos e vejam aqui no v. 9: “vós, porém, que não estais na carne, mas no espírito se de fato o Espírito de Deus habita em vós, se de fato vocês estão a seguir a guia do Espírito e se alguém não tem o Espírito de Cristo que é o Espírito de Deus, é o mesmo Espírito, a mesma mentalidade, a mesma maneira de pensar, este mesmo poder e da mesma atitude e se tal essa pessoa não é cristão e não é Dele”

Por isso, queridos irmãos, este é um assunto muito profundo, temos guias de estudos que falam em maior detalhe a cerca deste processo e deste caminho para a vida eterna e do entendimento da fé, do batismo e da imposição das mãos e também temos outro guia de estudo que fala a cerca como precisamos de transformar a nossa vida, e por favor, peçam esses guias no nosso site e são gratuitos e serão enviados a você!

Esse é o caminho como diz nos vs. 13-14 de RM 8 diz assim: “porque se viveres segundo a carne caminhais para a morte, mas se pelo espírito mortificares os efeitos do corpo certamente vivereis, pois, todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus!”

E para sermos filhos precisamos da mentalidade e da maneira de pensar como Deus pensa e esta mesma atitude e este mesmo espírito e por isso irmão é um espírito de amor, de pode e de carinho como em 2 TM 1:7 um espírito de poder e quando somos batizados somos postos no corpo de Cristo e vejam aqui em 1 CO 12:13 diz assim:

“pois, nenhum só Espírito todos nós fomos batizados para dentro de um corpo e qual é o corpo? O corpo de Cristo que é a igreja de Deus e que é mantida pelo nome do Pai que é Deus, pelo nome do filho que é filho de Deus e pelo nome do Espírito que é o Espírito de Deus, é o nome da família: Deus”

Quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres a tosos nós foi dado a beber de um só Espírito tanto o Pai tem um rolo, um papel, uma parte importante na nossa vida cristã e é Ele que nos chama e nos dá o Espírito e JC também tem um papel importante, Ele é o que deu a Sua vida por nós e sacrificou e Ele é o agente do Pai.

E o Espírito Santo que é este poder, esta energia e esta mentalidade, e este Consolador que nos ajuda a vencer e todos estes têm um papel em nossa santificação, mas isso não quer dizer que o Espírito Santo é uma pessoa, não, isso quer dizer que o Espírito Santo é o poder de Deus e tem esta capacidade de nos ajudar e a nos dar a maneira de pensar de Deus para podermos vencer e que nos dá esta capacidade.

E por isso queridos irmãos temos que vencer, temos que contar o custo, temos que ver isto se fato vamos fazer isto ou não e vejam, por ex., em LC 14:26 diz assim: “se alguém vier a mim, mas se não aborrecer a seu pai, mãe, mulher e filhos e irmãs e mesmo a sua própria vida”

Quer dizer se você vem a Cristo e você quer seguir a este caminho então você tem que por Deus em prioridade número um, a frente da sua própria vida, a frente das outras pessoas e você precisa de fazer isso para ser um discípulo de Jesus Cristo

” e se você não fizer isso não pode ser discípulo e calcule a despesa e calcule o custo como diz no v. 28 porque se você não calcular a despesa e não fizer esse compromisso até ao fim e fazer isso e completar até ao fim não pode ser Meu discípulo como se lê no v. 33 de LC 14.

É um assunto sério e está a fazer o compromisso? Então, você tem que andar até ao fim e tem que entender e que o significado do batismo quer dizer por isso os ministros da igreja de Deus não batizam as pessoas assim num estalar de dedos, ou seja, você quer ser batizado? Ah sim então batize!

Não, não temos que ver se há de fato um compromisso porque não há um segundo sacrifício de JC porque aqueles que não fizerem o que é justo para eles tem à espera um julgamento de fogo, o lago de fogo como lemos em AP 20:14-15 aqueles que não fizeram o que deviam de fazer vão ser atirados para dentro do lago de fogo que é a segunda morte, ou digamos assim, que é o batismo de fogo.

Por isso, queridos irmãos, o que devemos de fazer? Temos que nos arrepender, irmãos, temos que crer em Cristo, temos que contactar um ministro de Deus para falar com ele acerca de nosso processo de arrependimento e ele nos guiar no caminho para ver que estejamos de fato e completamente arrependidos neste caminho, e está claro, tem que ser um servo de Jesus Cristo e ordenado por Deus através dos seus servos e pedir, então, a ajuda deste ministro para o guiar neste compromisso de batismo.

Desse batismo tem que ser realizado EM O NOME DE JESUS CRISTO, e PELA AUTORIDADE DE JESUS CRISTO e para remissão dos nossos pecados e uma vez que recebemos o Espírito Santo de Deus pela imposição das mãos e por um verdadeiro servo de JC temos, então, que continuar a vencer até ao fim!

Por que? Para podermos ser ressuscitados na primeira ressurreição como filhos e filhas de Deus.

Queridos irmãos estes são parte dos ensinos fundamentais do PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS!