Pregando o evangelho e preparando um povo

Moderação em como você vive!: A prática do verdadeiro Cristão

Você está aqui

Moderação em como você vive!

A prática do verdadeiro Cristão

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.8 MB)

Download (Baixar)

Moderação em como você vive!: A prática do verdadeiro Cristão

MP3 Audio (49.8 MB)
×

Ser bem moderado em como vive é uma coisa rara. O caminho de Deus é bem moderado; é bem equilibrado. Deus é 100% justo e fiel, um ser cheio de graça e amor bem moderado em tudo que faz. Nós é que precisamos de criar em nós, com a ajuda do Espírito Santo de Deus, um coração novo e um espírito novo em nós, para que sejamos bem moderados na maneira em que vivemos. Este sermão aborda brevemente cinco àreas em que precisamos equilíbrio na nossa vida.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Ser bem equilibrado em como você vive ou como as pessoas vivem é uma coisa rara, hoje em dia é muito raro.

Vejam comigo se faz favor aqui comigo em EZ 18:25-32: “no entanto dizeis o caminho do Senhor não é direito, ouvi agora ó casa de Israel, não é o caminho direito? Ou não são os vossos caminhos tortuosos? Desviando-se o justo da sua justiça cometendo iniquidades morrerá por causa dela, e nem iniquidade que cometeu morrerá, pois convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e predicando o que é reto e justo conservará ele a sua alma em vida, pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu certamente viverá não será morto, no entanto diz a casa de Israel o caminho do Senhor não é direito, não são os meus caminhos direitos ó casa de Israel? E não são os vossos caminhos tortuosos? Porquanto eu vos julgarei a cada um os seus caminhos ó casa de Israel diz o Senhor Deus, convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões e a iniquidade não vos servirá de tropeço, lançai de vós todas as vossas transgressões que transgredis e criai em vós coração novo e espírito novo porque morrereis ó casa de Israel porque não tenho prazer na morte de ninguém diz o Senhor Deus portanto convertei-vos e vivei!”

Queridos irmãos o caminho de Deus é justo, é bem equilibrado, nós é que precisamos de criar em nós, está claro com a ajuda do Espírito de Deus, um coração novo e um espírito novo, pessoas que sejamos bem equilibradas.

Então, você é bem equilibrado em sua vida? Você tem hábitos de alimentação e dieta que são equilibrados e saudáveis? Você tem hábitos de consumo, sejam alcoólicos ou não, hábitos de consumo que sejam equilibrados ou são desequilibrados? Você bebe demais ou come demais? Você tem hábitos emocionais que são extremos, exacerbados, exagero para um lado ou exagero para outro? Ou você é bem equilibrado em suas emoções? E você tem cuidado com o seu dinheiro? Ou você usa ou abusa o que tem? Com prazeres e outras coisas mundanas? E depois não tem nada! Você pensa de uma maneira lógica ou você pensa de uma maneira que não é lógica, que é abominável para Deus?

Queridos irmãos, como é que nós passamos a nossa vida? Imagine que você viva 70 anos, em média num período de 70 anos de vida, uma pessoa tipicamente passa 20 anos a dormir, 20 anos a trabalhar, 6 anos a comer, imagine comer sem parar 6 anos sem parar! 7 anos a brincar, 5 anos a vestir-se, 1 ano ao telefone, 3 anos a espera de outras pessoas, isto são médias está claro, mas quantos anos é que você desperdiça em coisas que olha para trás e foi desperdício de tempo? Quanto tempo é que vocês está a desperdiçar? Por exemplo na mídia social? Ou em atividades que sejam entre aspas “cuidados do mundo”?

Veja aqui em MC 4:18-19 falando aqui a cerca da parábola do semeador Jesus Cristo diz: “os outros (v.18), os semeados entre os espinhos são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições concorrendo para o seu tempo sufocam a palavra (a palavra de Deus, o bom ensino de Deus, ficando ela, a palavra de Deus infrutífera)”.

Queridos irmãos, você e eu estamos afetados pelas coisas do mundo? Nós estamos afetados pela fascinação das riquezas? Nós estamos afetados pelas demais como diz assim ambições? Como por exemplo perder e ganhar, estar horas e horas no facebook? Ou em coisas desse gênero? Nós precisamos de ser pessoas bem equilibradas com um bom contato pessoal com pessoas conforme podemos em ver de estarmos a desperdiçar o tempo. Estamos a encorajar os outros? A ser pessoas equilibradas em nossa vida? Estamos a nos revestirmos com o novo EU? Então, como nos podemos tornar pessoas bem equilibradas?  E hoje vou falar a cerca de 5 áreas em que precisamos de equilíbrio em nossa vidas e a primeira área, é  a nossa área física, é o equilíbrio fisicamente.

Vejam comigo se faz o favor em 1 Coríntios 6:19-20 1 Coríntios 6:19-20 [19] Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? [20] Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
Almeida Atualizada×
diz assim: “a caso vós sabeis que o vosso corpo é santuário do Espirito Santo?”

O nosso corpo físico é o santuário do Espirito Santo!

“Que está em vós da parte de Deus e que não sois de vós mesmos! porque fomos comprados por preço, o preço do sangue de Jesus Cristo. Agora pois verificai a Deus no vosso corpo”.

Estamos a ter cuidado com este corpo físico?  Por exemplo irmãos, existem princípios que precisamos ter cuidado para cuidar do nosso corpo físico, podíamos chamar a eles, podíamos chamar a esses princípios como leis de boa saúde, não estou a dizer que são leis, digamos assim exatamente, mas são princípios importantes de boa saúde!

Primeiro: uma boa dieta, cuidado com o que comemos e a quantidade do que comemos, por exemplo, estamos a estudar cuidadosamente para termos cuidado com o que pomos pela nossa boca abaixo? Temos cuidado com isso? Sim, porque há coisas que são boas, mas quando é muito disso não é bom! Sim, eu não estou a falar a cerca de simplesmente as leis alimentícias de Deus! Sim, isso temos que obedecer, são leis alimentícias de Deus, mas estou a falar além disso, adicionalmente a isso, estamos a ter cuidado com uma dieta saudável? Por exemplo, estamos só a comer carbo-hidratos, sejam arroz, seja por exemplo, papas de farinha e isso tudo, batatas e coisas que são carbo-hidratados que se tornam em açúcares? E por isso há muito problema com diabetes hoje em dia no mundo!  Por que? Porque comemos muito açúcar, muitos doces.

Queridos irmãos, não estou a dizer que há algo errado em comer arroz, não estou a dizer que há algo errado em comer farinha, mas há um equilíbrio correto para a sua saúde para não comer demais de uma certa coisa! Por exemplo, está a comer legumes suficientemente? Algumas pessoas não comem legumes! Mas devemos comer legumes! Eu não estou a falar de vegetais, não estou a falar de saladas, estou a falar de legumes! Precisamos de ter uma dieta equilibrada, na verdade vocês podem estudar, não estou aqui para dar uma lição de dieta mas vocês , recomendo que vocês estudem para terem cuidado com o vosso corpo para terem um equilíbrio, não estou a dizer um exagero desse lado ou exagero daquele, fazer um equilíbrio correto, que é correto para a sua saúde, para o seu corpo, as pessoas são diferentes, se uma pessoa é mais suscetível a estas coisas, outra pessoa é alérgica aquelas coisas e tem que você estudar cuidadosamente  a ver o que é melhor para a sua constituição, porque as pessoas são diferentes mas muitas pessoas, por exemplo comem demais e depois tem problemas de peso, as vezes, você tem um problema de saúde ou um problema de tireoide ou algo assim e por isso tem que tratar e ver porque não está a digerir as comidas devidamente e por isso está a ficar pesada demais, não é necessariamente que esteja a comer demais mas talvez tenha um outro problema, tem que investigar a sua própria situação e não há nada errado porque Deus vos deu uma cabeça para pensar, e para estudar, e para analisar e ver o que é bom para você, para você ter cuidado com o seu corpo! Que é o templo do Espírito Santo!

Por isso estuda a cerca de uma boa nutrição, estuda a cerca do que é bom para você comer e uma dieta correta para você, não tome um exagero disto ou daquilo, não é isso que estou a dizer, mas um equilíbrio para que você esteja a ter cuidado com o seu corpo!

Leiam aqui em FP 4:5 diz assim: “Seja a vossa moderação” (seja o vosso equilíbrio, moderados, exagero para um lado ou outro, mas moderados, conhecida por todos os homens) que as pessoas estejam a ver que é uma pessoa moderada, é uma pessoa  equilibrada porque a sua prática de viver como um cristão está a demonstrar, está a ser uma luz, está a ser um exemplo de uma pessoa que vive de uma maneira moderada, por isso precisamos de ser moderados principalmente no que afeta  o nosso corpo físico a cerca do que comemos, e aí a outro ponto além da dieta, além da comida, este é o segundo ponto, ah precisamos ter cuidado é o exercício físico, precisamos de estar a usar o corpo fisicamente, fazer exercícios, por exemplo, pessoas assim com uma certa idade talvez o melhor exercício físico seja andar, andar com uma boas passeatas, andar talvez seja um dos melhores exercícios e esse andar, caminhar ao ar fresco é muito bom! E beber água, vamos falar a cerca disso mais a frente, mas exercício físico é benéfico a todos nós, vejam em 1 TM 4:8 diz aqui:

“Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa.”

O exercício físico é proveitoso, sim por um pouco, para esta vida física, um pouco, a piedade, o bom exercício espiritual é proveitoso para a vida eterna que é mais que um pouco mas temos que ter cuidado com o corpo físico que é o templo do Espírito Santo que Deus nos dá, temos que ter cuidado com este corpo físico e o terceiro ponto para ter cuidado com a nossa vida equilibrada é trabalhar e descansar!

Se somos pessoas que trabalhamos e que descansamos. Vejam em JO 5:17 diz aqui que Deus trabalha e Jesus Cristo trabalha! Diz assim:

“Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também!”.

Queridos irmãos, se você vai ser um filho de Deus você tem que ser um trabalhador! Como o Pai o é!  O Pai não é preguiçoso! Jesus Cristo não é preguiçoso, é trabalhador! Trabalha!!

“Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também!”.

Mas Deus por outro lado usa o Sábado para descansarmos, para dedicarmos tempo a Ele no sétimo dia, pois Ele dedicou esse dia para nós, Ele está a dedicar esse dia para nós! Ele disse, olha, Ele parou as suas atividades para passar o tempo conosco, Ele santificou esse dia, não é qualquer dia ou que me apetece, não, é o dia que Ele está a dedicar para nós e Ele está a dizer para nós para estarmos com Ele no mesmo dia; Ele nunca mudou o dia, o dia que Ele deu desde a criação quando Adão e Eva, descansou no sétimo dia e o santificou”; é o mesmo dia hoje!

Deus é o mesmo hoje, ontem e amanhã!

E por isso Deus disse, a lei do Sábado diz: trabalhem seis dias! Não diz descansem sete dias! Não! Diz trabalhem seis dias e no sétimo, no dia que o Deus o santificou para nós, nós então descansamos com Ele, para estar com Ele, para conviver com Ele.

HB 4:9: “portanto resta um repouso” ou um descanso sabático, um sabatismo como diz no grego, isto é, uma guarda do Sábado para o povo de Deus; o dia não mudou, o Sábado é o mesmo dia, o Sábado é o sétimo dia da semana, não é o domingo, é o Sábado!

Em português é muito simples, o Sábado é o Sábado! PONTO FINAL!

Deus nos deu um período para nós descansarmos [terceiro ponto], além de descansarmos temos que dormir regularmente, esse é o quarto ponto para tomar conta, tomar cuidado do nosso corpo físico, temos que dormir, precisamos dormir! Sim, se trabalharmos continuamente e puxar a trabalhar a noite, e trabalhar, e trabalhar vamos estragar o nosso corpo físico que Deus nos deu!

O corpo requer horas para dormirmos regularmente, por que? Para estarmos saudáveis, ora a juventude pensa “ora eu posso continuar a fazer isto da maneira que quero, tenho força, sou jovem”, e depois um dia arrebenta! E depois diz assim “não sei porque estou assim tão doente.”

Queridos irmãos, estamos doentes porque quebramos estas leis de saúde de Deus! Precisamos dormir.

SM 127:1-2: “Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam e se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela. Inútil será vos levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeaste e aos teus amados Ele o dá enquanto dormem”.

Queridos irmãos, se nós estamos perto de Deus, a fazer as coisas corretas, temos esta paz mental, podemos dormir em paz! Porque Ele nos protege, Ele dá a seus amados filhos descanso e possibilidades de descansar. Não precisamos ser ansiosos! Mas se abusamos o nosso corpo durante a juventude, estamos a estragar o corpo durante a nossa juventude, nosso sistema natural que Deus nos deu, fica estragado, desgastado e depois, ora, Deus não está a curar.

Queridos irmãos, enquanto são jovens tenham cuidado com o vosso corpo.

O outro quinto ponto bebam água fresca, água fresca e pura, não há nada tão bom para a saúde, sim há outras coisas boas para a saúde, desculpem, mas uma das coisas boas para a saúde é beber água fresca e pura (e o pastor bebe água neste momento).

Queridos irmãos, 80% do nosso corpo é feito de água, bem que não seja 80%, mas seja 79, 81, não sei, mas ouvi dizer que cerca de 80%, grande parte do nosso corpo é água, precisamos de água; beber bastante água.

Vejam aqui em DN 1 quando Daniel foi para a Babilônia e foi escolhido pelo rei para ser treinado, lê-se aqui no v.12 do capítulo 1 de Daniel, diz assim: “experimenta (diz assim Daniel ao cozinheiro chefe) peço-te os teus servos 10 dias e que nos deem legumes a comer e água a beber”; sim vamos fazer uma dieta aqui por um período de 10 dias de comer comida fresca e saudável e água fresca e vais ver que vamos ficar melhores e as pessoas estão aí a comer comidas que não seja saudável, estavam a comer carnes impuras e que estavam a beber demais e sei lá que mais, Daniel diz: “experimenta, peço-te eu não vou estar e nós não vamos estar melhores de saúde a comer boa comida e beber água”.

Queridos irmãos, aqui está de volta precisamos de comer e beber comida saudável, e outro ponto [o sexto], precisamos de ter ar fresco, respirar ar fresco, encher os pulmões de ar fresco!

Vejam em AT 17:24-25 diz assim: “o Deus que fez o mundo e tudo que nele existe, o Senhor sendo Ele Senhor do céu e da terra não habita em templos feitos por mãos humanas” (sim, Deus o criador, é para lá das coisas físicas humanas) e Deus “nem é servido por mãos humanas como se de alguma coisa precisasse pois Ele mesmo Deus a quem dá a todos nós a vida, respiração e tudo o mais”.

Queridos irmãos, respirar ar fresco é muito importante e ir para uma área que seja aberta, que haja ar fresco e respirar, por exemplo, à beira mar ou aos montes, as montanhas, ar fresco cheio de oxigênio puro é extremamente saudável para nós! Precisamos ter diariamente oportunidades de abrir uma janela, ar puro, respirarmos profundamente este ar puro é muito bom para nós! Para a nossa vida física.

E o sétimo ponto aqui das leis de saúde é que precisamos  ter pensamentos positivos, não negativos e pensar em coisas de Deus, por exemplo, FP 4:8: “finalmente (diz assim) irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, e se alguma virtude há e se algum louvor existe seja ele o que ocupe o vosso pensamento”.

Em que estamos continuamente a pensar? Em coisas negativas? Em tristezas? Sim, eu sei irmãos, há tanta tristeza no mundo que infelizmente as vezes pensamos demais nestas coisas, mas precisamos ter fé em Deus, precisamos de fazer o que é correto, fazermos o hoje, e deixarmos o amanhã preocupar-se com o amanhã desde que estejamos a fazer as coisas corretas, isso é que é importante.

Queridos irmãos, há várias leis de saúde para a nossa vida física, estou a falar aqui da primeira área a ter uma vida bem equilibrada é fisicamente, eu mencionei aqui alguns pontos para termos uma vida física bem equilibrada: cuidado com a [1] dieta, [2] exercício, [3] trabalhar e descansar, [4] dormir suficientes horas por dia, [5] beber água pura, [6] respirar ar fresco e [7] ter pensamentos positivos, são sete pontos para você considerar ter uma vida física equilibrada; mas além de uma ① vida física bem equilibrada, precisamos também outros pontos, e o outro ponto seguinte que eu quero mencionar é que precisamos de ter um ② equilíbrio financeiro, um equilíbrio financeiro, vejam comigo  em EC 9:10: “tudo quanto vier a mão para fazer, FAZE-O conforme as tuas forças porque no além (em hebraico, era o sheol, isto é, na sepultura), para a sepultura para onde tu vais ( onde todos nós vamos) não há obra nem projetos, nem conhecimento e nem sabedoria alguma”.

E por isso queridos irmãos, precisamos trabalhar, sermos bons trabalhadores com toda a nossa força e depois trabalhar com qualidade, cuidado e fazer coisas que de uma maneira sejam corretas, como se estivéssemos a trabalhar para o Senhor.

Veja aqui em CL 3:23-24 diz assim: “tudo quanto o fizeres, fazei-o de todo o coração como para o Senhor, e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor recompensa da herança, a Cristo, o Senhor, é que estais servindo”.

Sim, vais receber o salário, a recompensa no futuro, sim recebemos uma certa recompensa como um salário pelo que trabalhamos, ah estamos a semear e vamos receber o que vai ser semeado, vamos receber, mas no longo termo estamos a ser treinados e Deus está avaliando a nossa dedicação e o nosso trabalho para nos dar algo ainda maior no mundo do amanhã, precisamos ser diligentes, precisamos de trabalhar e não estar sempre a dormir.

Vejam em PV 20:13: “não ames o sono para que não empobreças, abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão”. Trabalha, não queiras a estar a dormir, e passar o tempo a dormir porque nesse caso vais ficar pobre, vais ficar pobre, não sejas preguiçoso, olha por exemplo para o exemplo da formiga.

PV 6:6-11 diz assim: “vai ter com a formiga ó preguiçoso, consideras os seus caminhos e sejas sábio porque não tendo ela chefe ou oficial nem comandante no estio prepara se pão e na sega prepara seu mantimento, ó preguiçoso até quando ficarás deitado?”

Até quando ficarás deitado? “Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para cruzar os braços em repouso, assim sobreviverá a tua pobreza como um ladrão e a tua mocidade como um homem armado”.

Queridos irmãos, para você ter umas condições financeiras razoáveis, digamos assim, precisa trabalhar, precisa enrolar as mangas e trabalhar.

Jovens aprendam quando são jovens, aprendam, estudem para ter uma profissão, uma carreira que lhes dê um bom salário quando forem adultos; agora que são jovens é que precisam estar a aprender; aprender a trabalhar, aprender a estudar, não estejam a desperdiçar o vosso tempo porque o dia vai chegar, fecham e abrem os olhos e no próximo momento você vai reparar e já tem 40 anos! Parece que foi ontem que você tinha 20, não foi? E você tem 20 anos, e não parecia que foi ontem que você tinha 10 anos? O tempo passa e conforme vai ficando mais idoso o tempo passa mais depressa ou parece passar mais depressa, e por isso irmãos, jovens estudem, aprendam, ah sim, alguns vão para a escola e não querem aprender, não ouçam esses, aprendam, dediquem-se, para que? Para terem um futuro, porque esses que não querem aprender um dia vão estar aí na rua a pedir dinheiro, a dizer: olha sou pobre e o mundo está contra mim! O mundo está contra ele porque não trabalharam! Porque foram preguiçosos!

Ora não estou a dizer para não ter carinho, não estou a dizer isso, mas estou a dizer que em muitos casos, em muitos casos, a causa da pobreza é a falta de trabalho porque não querem trabalhar.

Em todo caso, alguns casos são acidentes e coisas que aconteceram tristes na vida deles, mas não estou a dizer, não quero dizer assim ahhh com falta de coração, falta de compaixão, mas na maioria dos casos as pessoas estão em situação tristes porque isso é o fruto de suas muitas ações ou ações de outras pessoas, por isso nós temos que usar [treinar] a nossa juventude de uma maneira correta para podermos desenvolver e para estarmos numa situação melhor no futuro.

Vejam aqui em SM 128:2 diz assim: “do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem”; não sou eu a dizer é a Bíblia, a palavra de Deus está a dizer do trabalho das tuas mãos comerás; por isso enquanto és jovem trabalha, estuda, aprende, usa a oportunidade que tens para que? Para um dia quando fores adulto estares numa condição melhor.

Sim, acidentes e desastres acontecem, mas fora disso, esforça-te de fazer a tua parte, esforça-te.

Vejam também em 2 TS 3:6-12 diz assim: “nós vos ordenamos irmãos, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que ande desordenadamente”; você se afasta daqueles irmãos que andam desordenadamente, a palavra grega diz atakatos, atakateios, que quer dizer negligente com o dever que tem, negligentes com as responsabilidades que tem. São desordenados! Quais são as responsabilidades que temos? Nesta vida física a trabalhar, é trabalhar, e quando somos desordenados está aqui a falar de pessoas que não trabalham! Que não querem trabalhar!

“Que andam desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes”; pois nós estivemos com eles, está aqui a dizer Paulo, e eles trabalharam!

“Pois vós mesmas estais cientes do modo porque vos convém imitar-nos visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós!” Nunca nos portamos com pessoas negligentes com a nossa responsabilidade! Nem jamais comemos pão à custa de outros”.

“Trabalhamos para ter o nosso próprio pão, pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos a fim de não sermos pesados a nenhum de vós”.

Queridos irmãos, isto é o que Deus quer, quer que nós trabalhemos para não sermos pesados a outras pessoas.

V.9: “não porque não tivéssemos esse direito (sim como ministros, temos direito de viver dos dízimos dos irmãos) mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos para nos imitar”.

Por isso, eu, por exemplo, não recebo ordenado ou dízimo nenhum do Brasil! Sim, vocês oferecem dízimos no Brasil, mas o dízimo do Brasil é usado para fazer a Obra de Deus! Para pregar o evangelho do reino de Deus no Brasil! Não é para pagar o meu ordenado, não é para pagar para mim, eu trabalho para o meu pão! Mas não é do Brasil, é dos Estados Unidos que me ajudam.

Por isso irmãos estamos aqui para servir vocês e ser um exemplo para vocês porque temos que trabalhar e eu trabalho, faço sermões praticamente todas as semanas, e faço outras coisas, faço contato com pessoas e coisas assim; e requer trabalho, requer preparação para ser um exemplo.

Continuando no v.10: “porque ainda quando convosco ordenamos isto, se alguém não quer trabalhar (não quer trabalhar, não é dizer que não possa trabalhar, está a dizer que não quer trabalhar) também não coma! Pois de fato estamos informados que entre vós que há pessoas que andam desordenadamente!”, isto é, que não querem trabalhar, são negligentes com o seu dever! Não trabalhando, antes se intrometem na vida alheia, sim, me apeteço a me meter na vida dos outros; nein, nein, nein, estas fofocas todas, por que? Porque não tem nada o que fazer!!

Se estivessem a trabalhar não tinham tempo para essas fofocas todas!

“A elas, porém determinamos, e exortamos no nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, que trabalhando tranquilamente comam o seu próprio pão!”

Queridos irmãos precisamos de cuidar da nossa própria família, vejamos aqui em 1 TM 5:8: “ora se alguém não tem cuidado com os seus e especialmente a própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

Você tem que trabalhar e cuidar da sua família!

Por isso precisamos de ser equilibrados, a nossa vida física e nas nossas finanças.

Vejam aqui também em 1 TM 6:9-11 diz assim: “ora os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada e a muitas concupiscências insensatas perniciosas os quais afogam os homens na ruína e perdição porque o amor ao dinheiro é a raiz (ou uma das raízes) de todos os males e alguns nessa cobiça se desviaram da fé e assim mesmo se atormentaram muitas dores”

Por isso não faça o dinheiro o seu único golo, sim, você precisa de poupar para o dia de chuva como a formiga poupou a comida como vimos, precisa ter golos financeiros e precisa de poupar, mas isso não é o primeiro golo da sua vida.

E por isso já vimos 2 pontos: uma vida física e uma vida equilibrada financeiramente e em terceiro lugar uma vida equilibrada socialmente!

Vejam aqui em EC 3:4: “tempo para espalhar pedras, tempo para chorar, tempo para rir, tempo para prantear e tempo de saltar de alegria”. Precisamos de tempo para tudo e por isso precisamos de ter um equilíbrio social quando a pessoa está triste, está triste, quando uma pessoa está alegre, está alegre com eles, precisamos deste equilíbrio social.

Veja nos v.12-13 do mesmo capítulo de EC 3: “eu sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada e também é que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho”. Você trabalha então desfrute do bem do seu trabalho, ter alegria com isso, não há nada errado com isso desde que seja o equilíbrio social para também ao mesmo tempo dar e ajudar o próximo. Para não se separar dos outros, olha eu tenho dinheiro e por isso eu vou comer e beber e não vou estar com mais ninguém; temos que ter uma convivência com outros, usar o dinheiro corretamente não só pra nós, mas para ajudar os outros.

Veja aqui em 1 JO 1:7: “se, porém, andarmos a luz como Ele está na luz mantemos comunhão uns com os outros”; quer dizer que temos uma vida social a conversar uns com os outros e estamos a ter cuidado com as pessoas a nossa volta ou somos umas pessoas como se estivéssemos numa cave e não estamos a falar com ninguém? Somos amigáveis, somos pessoas gentis que as pessoas gostam de conviver conosco porque somos agradáveis, todos nós temos que trabalhar nisso porque aqui vemos que devemos manter comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, o Seu filho, nos purifica de todo o pecado, temos de estar a conviver uns com os outros, a convivência vê-se aqui é encorajada, é como andar na luz, conviver com outras pessoas é como andar na luz, isto é, sermos pacificadores, sermos pessoas amigáveis, boas, agradáveis, isso é importante, não é estarmos a separar pessoas e puxar as pessoas para fora mas é vivermos de uma maneira amigável no mesmo livro, na mesma epístola 1 JO 3:11 diz assim: “porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta que nos amemos uns aos outros”.

Como é que podemos amar uns aos outros se não temos convivência com eles? Se não sabemos as dificuldades que eles têm? Não sabemos os problemas que eles têm! Temos que conviver, sim, “o mundo vos odeia” diz aqui no v.13 mas temos que amar o outro mesmo que seja meu inimigo, temos que amar, dar carinho aos nossos irmãos, aos nossos inimigos, temos que ter cuidado e ser um exemplo, uma luz, é fácil? Não!! Claro que não é fácil, mas Deus, por exemplo, dá chuva ao bom e ao mau. Por isso irmãos nós temos que dar do bom ao bom e ao mau temos que amar o próximo.

Veja aqui em HB 10:24-25 diz assim: “consideremos também uns aos outros para nos estimular ao amor e as boas obras não deixemo-nos de congregar como é o costume de alguns”, por isso irmãos como é que podemos estimular um ao outro em amor? Porque estamos a ter uma convivência ou a ser amigos com os outros! Não estou a dizer com os amigos do mundão. Mas termos de ser amigos de pessoas. Até Jesus Cristo comeu com pecadores e fez coisas com pecadores mas Ele nunca pecou; criticaram Ele, olha Ele está aí com publicanos e isso, e Ele, Jesus Cristo disse: eu não vim aqui para salvar os que estão salvos, eu vim para salvar os que tem dificuldades e por isso Eu estou aqui para ajudar a eles.

É a mesma coisa que Deus e Jesus Cristo querem de nós. Temos que nos estimular uns aos outros ao amor.

Veja também em 1 PE 4:3-5 vejemos: “porque basta o tempo decorrido para teres executado a vontade dos gentios tendo andado em dissoluções como concupiscências, borracheiras, orgias e no que dizes e detestáveis idolatrias”.

Queridos irmãos, já chega o tempo em que passaram no mundão! Já chega! Concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e detestáveis idolatrias! Fizeram? Arrependam-se! E mudem.

“Por isso difamando estranham, não concorreis com eles ao mesmo excesso de devassidão os quais hão de prestar contas Aquele que é competente para julgar vivos e mortos”.  

Por isso estão a dizer olha por que vocês não fazem mais disso? Porque nos arrependemos, porque mudamos, porque estamos diferentes e por isso devemos de parar de estar a participar destas festas mundanas! Temos que parar disso porque vamos de ter de prestar contas! Há muitas festas mundanas hoje em dia e você está a se meter nessas festas mundanas? Ou as pessoas estão a dizer: por que tu não estás a juntar-se a nós nas festas mundanas como fazias? Porque nos arrependemos, devemos ser uma luz, um exemplo, sim, precisamos de um equilíbrio social, mas não é nas festas mundanas, mas é em amor e carinho para com o próximo odiando o pecado, mas não odiando o pecador.

O quarto ponto que quero mencionar aqui de termos um equilíbrio na vida cristã equilibrada e como vivemos é que precisamos de ter ④ um equilíbrio emocional! Precisamos de ter um equilíbrio emocional!

Sim, todos nós temos ansiedades, todos nós temos altos e baixos na vida, todos nós temos que nivelar altos e baixos para estarmos mais bem equilibrados, sim, é bom termos emoções irmãos, todos nós temos emoções, mas o que fazemos com essas emoções isso é que é a pergunta?

Fazemos coisas maldosas com essas emoções? Ou demonstramos compaixão com essas emoções? Porque precisamos de virar esse desejo de ser maldoso e odiar e estar zangado com o outro e mudar isso para termos compaixão e carinho para com o irmão e para o próximo! Não só com outro irmão, mas com o próximo, seja amigo ou inimigo, para com o próximo.

Queridos irmãos, isto é o que temos de mudar! E por isso precisamos de um equilíbrio emocional.

Eu já dei vários sermões podem fazer a busca no site, um deles se chama: “Por que a ansiedade se sou cristão?” Vocês vão ao site da igreja debaixo dos sermões e entrem com esse título: Por que ansiedade se sou cristão? Imediatamente vão ver esse sermão; outro sermão que eu dei a cerca deste tema que é: “Desânimo, ansiedade, depressão e desespero, você pode vencer!”. Faça uma busca desse título e você verá; dois sermões que abordam este tema em muito maior detalhe acerca de que precisamos de ter um equilíbrio emocional.

Vejam comigo se faz favor em PV 14:29-30: “o longânime é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura. O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja e a podridão dos ossos.”

Eu vou ler como está na BLH diz assim: “a pessoa que se mantém calma (isto é, longânime) é sábia”; quando há estes problemas todos, você mantém-se calmo? Por que? Porque é emocionalmente bem equilibrado? “mas a [pessoa] que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo”. Você está a perder a calma? É o que diz aí: mas o de “ânimo precipitado exalta a loucura”. E depois continua: “a paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer” (v. 30, BLH).

A paz de espírito como diz aqui, o ânimo sereno, é a vida do corpo, nos dá saúde, estamos aqui a falar de ter uma vida equilibrada, saudável. Muito ponto importante é nós controlarmos as nossas emoções porque as nossas emoções causam certas mudanças químicas dentro do nosso corpo que vão afetar [a nossa saúde]. Se as emoções [são] negativas vai afetar negativamente a nossa saúde!

Úlceras e sei lá que mais, e doenças e estresse causa muitas doenças.

Queridos irmãos, precisamos demonstrar emoções, mas emoções positivas: compaixão, de amor, de amizade; precisamos de ser sensíveis aos outros.

Vejam comigo se faz favor em EF 4:17-19 diz assim: “isto pois, isto portanto digo, e no Senhor testifico, que não mais andeis como também andeis os gentios na vaidade dos seus próprios pensamentos” ... não pensem que vocês são importantes, são as maiores pessoas, são obscurecidos de entendimento, alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração”. Vocês não sejam duros de coração!  Duros! Não, não sejam! Sejam macios, sejam sensíveis.

“Os quais se tendo se tornado insensíveis”, por que? Porque são duros, você é duro? Ou é sensível?

“Se entregaram a dissolução, a sensualidade, a promiscuidade para poderem cometer toda a sorte de impurezas”.

Queridos irmãos, precisamos de ter de expressar emoções, mas de uma maneira sensível, de uma maneira positiva.

Vejam também no v.26: “irai-vos, mas não pequeis!”, sim, fiquem aborrecidos, fiquem indignados com o pecado! E não com o pecador! Não pequem! Não se tornem como o pecador retribuindo pecado por pecado, não! Mas tenham o espírito moderado, tenham o espírito equilibrado.

Vejam aqui em 2 TM 1:6-7: “por esta razão hoje te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti por imposição das minhas mãos”, isto é, reavives o dom do Espírito Santo que recebestes após o batismo pela imposição das mãos de um ministro de Jesus Cristo! “Porque Deus não vos tem dado um espírito de temor ou de covardia, mas de poder de amor e de moderação”, moderado, equilibrado, uma mente sã, uma mente equilibrada, um espírito moderado, uma mente sã, uma mente em controle das nossas emoções! Uma mente que é capaz de sentir o clima emocional na hora certa e ser sensível e ter cuidado com o que vai dizer, porque sabe se disser desta maneira vai causar mais problemas, mais sensibilidades, e por isso se vai ter cuidado como diz!

Deus é o equilibrado, Deus é muito equilibrado! Deus tem um balanço emocional, imaginem se Deus não tivesse um balanço emocional? Mas graças a Deus, Deus tem um balanço emocional, por isso precisamos de um equilíbrio espiritual!

Essa é a quinta área, precisamos de um ⑤ equilíbrio espiritual, Jesus Cristo disse em MT 6:33: “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça”; a nossa prioridade espiritual é o Reino de Deus, é para sermos filhos e filhas de Deus porque esse é o plano Dele para nós e por isso precisamos de buscar isso através da justiça de Deus.

Sim, mas enquanto estamos buscando isso como é que você vive? Você está a viver de acordo com a justiça de Deus? Ou você está a machucar o próximo?

Veja aqui em 1 CO 10:31-33: “portanto quer comeis, quer bebeis, quer que faça outra coisa qualquer (seja o que estais a fazer, falar, estejas a conversar, estejas a comer, a beber, estejas em que convivência tenhas com outra pessoa), fazei tudo para a glória de Deus”.

Quando você sair da presença dessas pessoas o que que essas pessoas vão dizer às suas costas? Vão dizer: olha este homem ou esta dama é realmente um verdadeiro cristão ou uma verdadeira cristã?  A maneira que se conduz, que fala, que respeita, que nos trata, porque através do amor de uns para os outros serão conhecidos como irmãos de Jesus Cristo.

Por isso v.32 continuando: “não vos torneis causa de tropeço (por isso da maneira que vocês falam, vocês comem, da maneira que vocês bebam, não sejam uma causa de tropeço, não sejam uma causa ou causar uma razão, de causar as pessoas ficarem ofendidas, ficarem machucadas, nem para os judeus e nem para os gentios, nem para os membros da igreja de Deus e nem para os que estão fora da igreja de Deus! Nem tampouco para a igreja de Deus, quer dizer nem para ninguém!)

“Assim eu também procuro em tudo ser agradável com todos não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos para que sejam salvos”.

Paulo disse aos corintos: eu procuro ser agradável a todos, amigos e inimigos, membros da igreja e fora da igreja, procuro ser agradável a todos não buscando o próprio interesse!”.

Estão aí a dizer, ah essa pessoa faz isto, e ele era pecador, e agora olha para ele? Por que estou a dizer isso? Precisamos ter cuidado, cuidado; não use liberdade que temos para machucar o próximo, precisamos de ser um exemplo para todos, não devemos de ser desagradáveis, não devemos de ser pessoas absurdas, estranhas, assim como se fosse de outro planeta(rssss), pessoas malucas, diferentes, com ideias malucas!!!! Um desequilíbrio espiritual.

1 TM 6:20-21: “e tu ó Timóteo (estou a dizer e tu, ó irmão, estais a ouvir este sermão, ó irmão?) guarda o que te foi confiado evitando os falatórios inúteis e profanos e contradições de saber como falsamente se chamam”.

Queridos irmãos, nós hoje em dia havemos, digamos assim, tanta porcaria na internet e pessoas que tem falatórios inúteis a cerca destas contradições do saber, isto é assim, isto é assado, e outro, ah, ah, ah, cuidado irmãos, cuidado irmãos; quando eu vejo isto fico muito triste, muito triste.

E por isso Paulo disse: eu te digo Timóteo, eu te digo ao meu irmão, ao meu amigo, ao meu filho, quem for, te digo: cuidado, evita esses falatórios inúteis, profanos, contradições do saber, como falsamente se chamam.

“Pois alguns professando, se desviaram da fé”. Se desviaram da fé!

Isto é muito perigoso irmãos, o mundo está cheio de ideias exóticas, absurdas, malucas, completamente ilógicas, precisamos de uma mente sã, moderada, equilibrada, bem ajustada; infelizmente, principalmente eu falo com pessoas que estão interessadas na igreja e em Deus e as vezes tem pessoas que me escrevem com coisas tão absurdas queridos irmãos, tão absurdas que eu pergunto a mim: “Como é que estas pessoas com ideias tão absurdas, com estas coisas tão inúteis pensam que estão a agradar a Deus?”

Por que tem um completo desequilíbrio espiritual, tem um completo desequilíbrio espiritual, queridos irmãos existem tantas pessoas com ideias absolutamente absurdas que escrevem asneiras(rssss), que nem sabem escrever e misturam as palavras e dizem coisas que não faz sentido e pensam que são super justas, super justas!

 Queridos Irmãos, precisamos de crescer no caráter de Jesus Cristo!

Vejemos em EF 4:12-16, tá a falar aqui a cerca de que Deus nos concedeu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos seus santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo e irmãos lembrem-se que o corpo de Cristo é a igreja de Deus.

[Deus] quer que todos cheguemos a unidade da fé, uma unidade bem equilibrada diz aqui e “do pleno conhecimento do filho de Deus a perfeita varonilidade, ao perfeito ao homem perfeito”! Não é estas absurdas ideias ilógicas que a pessoa pensa! De onde isto vem?

“À medida da estatura da plenitude de Cristo para que não sejamos mais como meninos agitados de um lado para o outro lado, ou arredores, por todo vento de doutrina”. Queridos irmãos há ideias de doutrina por aí que são absolutamente loucuras!! Precisamos de ter cuidado, irmãos.

Pela artimanha, pelos truques dos homens, pela astúcia que induzem ao erro, qual a astúcia que induzem ao erro? Algumas destas coisas são tão sutis, são tão astutas e induzem ao erro.

Precisamos seguir a verdade, precisamos de falar a verdade em amor, e crescer em tudo Naquele que é a CABEÇA, Cristo, crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Queridos irmãos, parece mentira falando a cerca de religião, algumas pessoas são mesmo fora “deste planeta” com as ideias que tem, e vejam aqui em EC 7, é importante entendermos estes dois versículos:

EC 7:16-17: “não sejas demasiadamente justo e exageradamente sábio pois destruirias a ti mesmo, não sejas demasiadamente perverso nem sejas louco porque morrerias fora do teu tempo”.

E as pessoas podem dizer, ora está a dizer não precisamos ser muito justos!  Ah podemos cometer um bocadinho de pecado! “Não cometas muito pecado”, mas, ahhh, quer dizer, queridos irmãos não é isso que estou a falar!! NÃO É ISSO QUE ESTOU A FALAR!!

Para termos um equilíbrio espiritual, não é isso que estou a falar, nem é isso que Eclesiates está aqui a falar!

Porque ao fim de contas no fim deste livro o escritor, Salomão, diz assim: “tudo o que tem se ouvido é suma teme a Deus e guarda os seus mandamentos”, vê-se aí em EC 12:13, guarda os Seus mandamentos, por isso não está a dizer: “olha peca um bocadinho, mas não peques muito”, não!! O que está a valer aqui, a falar aqui é: não sejas grandemente justo. O que isso quer dizer? Não penses na tua cabeça que és auto justo, que tens auto justiça, que és super homem que sabes da tua justiça! Não! Porque não é a tua justiça, é a justiça de Deus!

Não é a tua justiça que tem valor, é a justiça de Deus! Por isso não sejas grandemente justo, não sejas auto justo, não tenhas esta grandemente ou exageradamente sábio, não sejas soberbo, não sejas arrogante pensando que sabes tudo! Porque destruirias a ti mesmo.

Nem sejas grandemente perverso, isto é, não te entregues a perverter o pecado, não permitas o pecado; nem sejas louco, isso é uma loucura permitir o pecado porque morrerias fora do seu tempo, por isso se vais pecar vais morrer mais cedo.

Por isso irmãos, precisamos de um equilíbrio, uma moderação, um equilíbrio na nossa vida espiritual principalmente.

Queridos irmãos, a base disto tudo está no sermão do monte, MT 5:3-9, que começa com humildade, com arrependimento, com mansidão, isto é, com esta atitude de ser ensinável e buscando a justiça de Deus e misericordioso, e ser sinceramente, ser um pacificador! Fazendo isto de coração e ser um pacificador.

Queridos irmãos, isto é o caminho, isto é o caminho que Cristo nos deu através das bem aventuranças de MT 5:3-9, precisamos começar com humildade, com arrependimento, com mansidão, buscando a justiça de Deus, não a nossa auto justiça, e assim buscando a misericórdia de Deus completamente o coração, sinceramente, e então sendo pacificadores. Isto é que é um equilíbrio espiritual; porque não estou a falar de ser auto justo e ser arrogante! Isso é um completo desequilíbrio espiritual.

Jesus Cristo veio para nos dar a vida, para sermos alegres, leiam JO 10:10 diz assim: “o ladrão veio somente para matar, roubar e destruir, Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância, EU SOU O BOM PASTOR, e o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”; Jesus Cristo veio para nós termos a vida, a VIDA ETERNA, e para termos essa vida eterna em abundância; não é [eterna] neste mundo irmãos, é [eterna] no mundo do amanhã, é no mundo vindouro! É no mundo vindouro! E infelizmente estamos num período de muito pecado e esse pecado causa sofrimento, entretanto você precisa de fazer a sua parte, você precisa de encontrar um equilíbrio físico, financeiro, social, emocional e espiritual, então você terá uma vida cheia de sucesso, agora e no futuro!

Queridos irmãos, a melhor altura de você começar isto foi a 20 anos atrás! Mas a segunda melhor altura de você começar isto É AGORA!

Por isso não perca mais tempo viva, viva agora! Uma vida cristã bem equilibrada e moderada.