O Arrependimento É Ordenado

Você está aqui

O Arrependimento É Ordenado

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.73 MB)

Download (Baixar)

O Arrependimento É Ordenado

MP3 Audio (54.73 MB)
×

O homem deve chegar ao conhecimento de sua rebelião natural contra os caminhos corretos de Deus. O homem deve experimentar arrependimento genuíno de sua hostilidade contra Deus, de seu ressentimento em relação à autoridade e de seus próprios pensamentos e ações erradas.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Todos queremos felicidade, satisfação, alegria, mas a realidade no mundo é que há muita infelicidade, muita falta de insatisfação e muita tristeza e isso pode se dizer muito sofrimento e muitas dores.

Deus providenciou um caminho, uma maneira para nós termos uma vida feliz e abundante; é o desejo Dele que nós tenhamos uma vida feliz e abundante e por isso que Ele diz: escolham o caminho da vida, pois, te dou dois caminhos; o certo e o errado e escolhe o caminho da vida para que possas estar bem.

Mas o que se passa, então? Por que o homem continuamente escolhe o caminho errado? É porque o homem foi criado incompleto, sim, como uma criação física Deus quando criou o homem disse que era muito bom, mas a criação física, o homem, é de matéria, uma criação material, mas Deus é espiritual.

E Deus fez o homem para ter um relacionamento com ele, e o homem físico não está completo até que a sua mente, e o que significa mente? Ora, a mente é o nosso cérebro ligado com o espírito do homem no homem que faz o cérebro ser a mente humana.

E por isso o homem físico não está completo até a sua mente ser unida com a essência espiritual de Deus que é aquele elemento que falta em nós para estarmos completos espiritualmente.

Essa essência espiritual de Deus que procede do Pai celestial através da habitação do Espírito Santo de Deus em nós; então quando temos este Espírito Santo de Deus em nós estaremos completos e poderemos, então, estar a andar num caminho de amor, alegria e paz.

O homem foi criado à imagem de Deus, isto é, para que o Espírito Santo de Deus possa estar no homem, assim, com o Espírito Santo de Deus o homem recebe o sentimento de Deus, isto é, a maneira de Deus pensar; recebe o amor divino, recebe a natureza divina, recebe a fé de Deus e o poder de Deus.

E quando recebemos este Espírito Santo de Deus isso é um dom de Deus e o homem não pode ter caráter perfeito por um ato criativo e instantâneo.

Sim, o homem não pode ter caráter perfeito por um ato instantâneo de criação e por quê? Porque caráter perfeito requer tempo, conhecimento, sabedoria, submissão, o ato de fazermos decisões sábias, uma vontade operativa, uma auto resistência, uma autodireção da nossa parte unindo-nos ativamente a Deus.

Esse caráter perfeito quando somos um homem completo só pode vir pela experiência com o consentimento e a boa vontade nossa seguindo o caminho de que somos guiados através do espírito que Deus nos dá e nos guia.

E por isso lemos em RM 8:7 diz assim:

“por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus”

Deus criou o homem com uma certa natureza humana, com uma certa inclinação para a carne, com um certo pendor para a carne e isso é uma coisa natural da maneira que fomos criados com essa inclinação e esse pendor para a carne.

É como se fosse o poder da gravidade que está a exercer sobre o homem uma atração para as coisas dele próprio, interna, para ele próprio, o homem, e por isso é hostil a Deus, aos caminhos de Deus e esse é o pendor da carne que faz parte da natureza humana.

Por isso, o homem deve chegar, primeiro, ao conhecimento da sua rebelião natural contra os caminhos corretos de Deus, e segundo, o homem deve experimentar um arrependimento no hino da sua hostilidade contra Deus.

Isso é, o seu ressentimento contra a autoridade de Deus e do seu próprio pensamento e ações erradas que faz e como fez e aqui vemos duas coisas, irmãos: é que o arrependimento por muitas pessoas é conhecido como de arrepender de coisas que fizemos.

Tudo bem, correto, mas é mais do que isso: é de arrepender do que somos e temos de chegar a um conhecimento de que temos uma rebelião natural contra os caminhos corretos de Deus.

E se você pensar que eu não tenho isso! Então, você ainda não chegou a esse conhecimento e depois temos que experimentar e exercitar esse arrependimento genuíno lutando contra essa hostilidade que existe na carne.

Queridos irmãos, Deus não vai dar a vida eterna a ninguém que não esteja comprometido a viver o caminho que conduz a uma vida feliz, alegre, abundante, produtiva e eficiente.

Nós sabemos que no Dia de Pentecostes, no ano 31, quando o Espírito Santo de Deus foi derramado aos apóstolos e aqueles discípulos que estavam presentes no templo nessa altura em AT 2; vemos que Pedro então fez um discurso.

E depois durante esse discurso veio a explicar a essas pessoas que Jesus Cristo era o Senhor e o Messias e então eles chegaram a compreender e acreditar nisso e disseram o que vamos fazer?

Então Pedro disse: ARREPENDEI-VOS e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo de Deus que é o que precisamos para sermos pessoas completas.

Tudo bem, as pessoas dizem: em me arrependi de tudo o que fiz e eu já fui batizado ou quero ser, mas já me arrependi do que fiz e acredito em Jesus Cristo e quero ser ou já fui batizado.

E por isso que já fui batizado e acreditei em Cristo, então, não preciso de ser REBATIZADO, pois já acreditei em Cristo, por ex, quando tinha 18 anos quando fui batizado.

Sim, acreditar e ser batizado são condições que para você podem ser simples, mas isso não é o caso do arrependimento, pois, este arrependimento não é assim tão simples e isso é o que estou a falar hoje e meu tema de hoje.

Porque a sua e minha, a nossa, natureza humana, a nossa vaidade interna, isto é, a vaidade que existe dentro de nós, o nosso egoísmo vai se rebelar contra o arrependimento genuíno do que você é, sim, vais dizer: me arrependi do que fiz! Oh eu me arrependo do que fiz!

Ou quando batizei e acreditei em Cristo, por isso estou batizado! Sim, como disse isso é uma parte do arrependimento, mas não é o arrependimento completo que tem que incluir o arrependimento do que somos.

E quando você estiver totalmente arrependido, e não só do que fez, mas do que é; então, acreditando em Cristo e fazendo esse compromisso pelo batismo, então, receberá o Espírito Santo de Deus após a imposição das mãos.

Ora, se você não entende o que é ser arrependido do que você é como é que se pode arrepender?? Você precisa de entender e compreender e se arrepender do que você é! Ora, se você não entende e não compreende, então, o seu batismo seja em que seita ou organização humana não é válido.

Porque você não deve ser batizado para dentro de uma igreja humana ou de uma organização humana e você deve de ser batizado para dentro do corpo espiritual de Jesus Cristo que é diferente.

E por isso, então, esse batismo noutra igreja é inválido perante Deus e vou repetir o que disse a pouco para encaixar bem: o homem deve primeiro chegar ao conhecimento da sua rebelião natural contra os caminhos corretos de Deus e ele, o homem, deve de experimentar o arrependimento genuíno da sua hostilidade, isto é, do que você é e não só do que você fez! Do que você é!

O arrependimento genuíno da sua hostilidade, isto é, o seu ressentimento em relação a autoridade e particularmente a autoridade de Deus e a autoridade que Deus estabeleceu pelos Seus servos.

Além do seu pensamento e ações erradas não só do que fez, mas dessa inclinação para pensamentos e atitudes que existem na sua carne que é o pendor da carne.

Por isso, é preciso se render a Deus, de cessar essa resistência a Deus e a Sua autoridade e da autoridade daqueles que Deus pôs com responsabilidades, com cargos no corpo de Cristo e na igreja de Deus.

´uma questão de você entregar-se completamente e sem quaisquer condições as mãos de Deus e esse arrependimento de ir a Deus através de Jesus Cristo Nosso Salvador e confiando no Seu precioso sangue e confiando em Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote, e permitindo a Jesus Cristo viver em você através do Espírito para que então você viva uma vida nova e produzindo boas obras. E leia em EF 2:10 diz:

“portanto, somos feitura Dele, somos obra do Pai, criados em Jesus Cristo através da imagem e do exemplo que nós devemos seguir, o padrão que nós devemos seguir em Jesus Cristo”

E para que? Para boas obras!

“as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”

Veja também em EF 4:24 diz:

“e vos revisteis do novo homem”

Temos que nos arrepender do que somos e não só do que fizemos, mas do que somos! E ser uma pessoa diferente! Criado segundo Deus, um novo homem.

“em justiça e retidão procedentes da verdade”

Isto é, sendo criados por Jesus Cristo em verdadeira justiça e santidade; e por isso isto é um ato de criação e um processo de criação que demora tempo! E que é desenvolvido através da experiência de superação e de vencermos as fraquezas da carne, que nós somos, isto é, o pendor da carne.

Então, isso é o caráter que nós temos de desenvolver, portanto, caráter é desenvolvido através de experiências de superação e vejam comigo em IS 55:6 diz:

“buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o quando está perto; deixe o perverso o seu mau caminho, o iníquo os seus pensamentos, converta-se ao Senhor que se compadecerá dele e volte-se para o nosso Deus porque é rico em perdoar”

Óh vês estas pessoas no mundo, no mundão essas pessoas aí fora no mundo? São mesmo perversos? São iníquos? Mas não eu! Desde quando a Bíblia diz isso?

E você nunca pecou? Que eu nunca pequei? Nós todos somos pecadores! E por isso nós devemos de deixar esse caminho, esse pendor da carne, essa inclinação da carne, esse velho homem, esses pensamentos e no v. 8 diz:

“porque os meus pensamentos, de Deus, não são os nossos”

Meus pensamentos estão ok e daquela pessoa é que estão errados! Cuidado irmãos! Os pensamentos de Deus são maiores do que os nossos.

“os nossos caminhos não são os caminhos de Deus, diz o Senhor”

Por isso, queridos irmãos, verdadeiro arrependimento é difícil e por quê? Porque muitas vezes não vemos os nossos próprios pecados, não reconhecemos o que somos e por isso o verdadeiro arrependimento é difícil e por quê?

Porque vai contra a própria natureza e vou expícar de uma maneira um bocadinho melhor: o corpo carnal que é o seu e o meu é de carne e sangue, se preocupe tudo acerca de si mesmo, a maior preocupação é a si mesmo e por isso temos ansiedade e temos grande depressão e por quê?

Porque estamos preocupados em nós mesmos! O corpo carnal é tudo sobre si mesmo e por isso muitas vezes está quase totalmente alheio as dores dos outros!

Óh a culpa é da outra pessoa! Não é minha! As outras pessoas falam mal a mim e por isso eu vou falar mal a eles! Quase totalmente alheio ao sofrimento das outras pessoas, os sofrimentos alheios.

O corpo carnal exige que as suas próprias necessidades e desejos sejam atendidos, em outras palavras, a mente carnal depende da existência do corpo carnal! É ou, não é? Portanto o corpo procura controlar a mente, impor a sua vontade na mente, esta lei está n meu corpo e quer impor a sua vontade na mente é o que as pessoas chamam como o instinto de autopreservação.

Mas não é um instinto e sim uma atração para baixo mais do que o instinto e essa atração foi solidificada num comportamento aprendido por vários anos desde quando é um bebê que você cria e chora e a mamãe vem logo e através desta necessidade do corpo carnal aprendemos um certo comportamento durante os anos da nossa juventude que treinou a nossa mente a querer as coisas primeiro e a exigir as coisas que eu quero.

Algumas pessoas são mais do que outras, correto, mas é uma tendência natural, é um pendor da carne natural, é a natureza humana em nós.

Mas o corpo espiritual não se preocupa assim de si mesmo e por quê? Porque tem a vida eterna! Não tem fome, não tem certas necessidades físicas e por isso nós estamos a ser treinados e temos que aprender um modo de vida diferente, assim como um modo de pensar diferente e por isso temos que nos arrepender do que somos além de nos arrepender do que fizemos; e vejam por ex, em PV 14:12 diz:

“há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de mortes”

E isso é tão importante que é repetido em PV 16:25:

“HÁ UM CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO”

Minha maneira de ver é assim! Quantas vezes você teve a falar com pessoas acerca, por ex, da verdade de Deus ou coisa assim e as pessoas dizem: mas na minha maneira de ver!

Óh eu já vi tantas vezes! Da minha maneira de ver isto significa isto, ou aquilo ou outro ou óh porque estas leis não são aplicáveis a nós porque nós, por ex, somos brasileiros!

Queridos irmãos, há caminho que ao homem parece direito, mas simplesmente estamos a nos iludir através desta mente carnal, mas ao cabo dá em caminhos de morte; e por quê isto acontece, irmãos? Vejam em JR 10:23 diz:

“eu sei óh Senhor que não cabe ao homem determinar o seu caminho nem ao caminho dirigir os seus passos”

A mente carnal, o homem seguir o caminho da natureza humana, não cabe a ele a maneira correta de viver e por isso há tanta infelicidade, tanta tristeza e tanto sofrimento no mundo porque não estão a seguir o caminho da felicidade, da alegria e do bem-estar.

E por isso se lê no v. 24 diz:

“castiga-me; dou dizemos assim: Pai, ensina-me, ou instrui-me gentilmente, mas em justa medida, isto é, com misericórdia”

Pai, guia-me, ensina-me, instrui-me e me dá esta educação, isto é, este treino, este conhecimento, mas em misericórdia, por favor, em justa medida.

“não na tua ira para que não produzas a nada”

Pai, ensina-me o caminho certo, mas por favor, Pai, com gentileza e com misericórdia, por favor Pai porque eu não sou nada e precisamos de orar por isso, irmãos e pedir a Deus para Ele nos ajudar a ver o que nós somos porque o que nós somos não vemos a nós próprios!

Às vezes é a nossa esposa ou esposo que nos diz: olha tu és assim! Não! Eu não sou assim! Tu és! Não, sou assim! Então não há um grande argumento e fica tu é que és!

Irmãos, onde está a humildade? Quando temos este argumento? Irmãos, precisamos de humildade e precisamos de entender que nós não vemos o que nós somos e não cabe ao homem ver o seu caminho, ou ver a si próprio, os nossos próprios pecados escondidos que nós não os vemos. E vejam também em JR 17:9-10 diz:

“enganoso é o coração”

Irmãos, o seu coração está a enganar a você dizendo: olha, mas eu sou uma boa pessoa, sou humilde, eu falo de uma forma humildemente, com voz pausada e será possível que o nosso coração esteja a nos enganar?

“enganoso é o coração e mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto”

Você consegue a dizer a si mesmo que você é desesperadamente corrupto? Ou você diz: não, eu não! É a minha esposa ou meu marido ou são os meus pais ou são meus filhos ou são essas pessoas aqui, por ex, na igreja que não entendem o que eu faço!

Mas eu?? Eu me tenho conduzido corretamente e você está realmente a enganar-se? Você está a ver que você é desesperadamente corrupto? Precisamos de nos arrepender do que somos.

“Eu, Deus, esquadrinho o coração e provo os pensamentos”

Deus está provando e testando, observando a sua atitude, a sua maneira de reagir e você está a reagir de uma maneira agradável a Deus?? É um assunto muito importante para se pensar, irmãos! E veja em 1 PE 2:11 diz:

“amados, exorto-vos como peregrinos forasteiros que sois neste mundo (de satanás), e exorto-vos de abster das paixões carnais”

Você está a se abster das paixões carnais? Isto é, da atração da sua natureza humana puxando você para baixo e para o seu próprio egoísmo? Para as suas próprias paixões? Para as suas próprias ideias? Para as suas próprias teorias?

Paixões essas que fazem guerra contra a nossa vida humana e contra o nosso ser humano e por isso que Paulo disse em RM 7:15 diz:

“porque não compreendo o meu próprio modo de agir, pois, não faço o que prefiro e sim o que detesto”

Paulo estava a ver e a reconhecer o que ele era! e o que ele era? era algo que ele detestava! e diz mais à frente no v. 21:

“então, ao querer fazer o bem, com a mente dele e com a ajuda do Espírito de Deus, e tendo a lei entendo que o mal reside em mim, na carne dele, porque no tocante ao homem interior eu tenho prazer na lei de Deus”

O que eu quero fazer no meu coração é obedecer a Deus, mas vejo nos meus membros e na minha carne, na natureza humana, no que eu sou, outra lei que guiando contra a lei da minha mente e que está a trabalhar com o Espírito de Deus, como o espírito do homem no homem, estou querer a obedecer a Deus, e isso me faz prisioneiro da lei do pecado e que está nos meus membros.

“desventurado homem que sou quem me livrará o corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, Nosso Senhor, de maneira que eu de mim mesmo e com a mente sou escravo da lei de Deus”

mas segundo a carne, a natureza carnal de que eu sou como um ser carnal sou escravo da lei do pecado.

Queridos irmãos, Paulo reconheceu que tinha este problema, reconheceu o que tinha e que estava arrependido porque era esta a sua condição e um pouco mais adiante em RM 8:8 diz:

“portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”

Você está neste pendor da natureza humana e não pode agradar a Deus! Vós, porém, não estais na carne, Deus queira que sim, vós, porém, não estão a seguir este pendor e esta inclinação da natureza humana, mas do Espírito.

“se de fato o Espírito de Deus habita em vós”

E se alguém não tem o Espírito de Cristo que é o Espírito de Deus, pois só há um Espírito em Cristo e em Deus, o Espírito Santo! Esse tal não é Dele!

“se, porém, Cristo está em vós, o corpo na verdade está morto, esta natureza humana, esta carnalidade, você está a destruir e esta inclinação da carne, e na verdade está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida por causa da justiça.

As pessoas dizem: ah mas eu não sou desses, e leiam irmãos, em SL 14:2-3 diz:

“do céu olha o Senhor para os filhos dos homens para ver se há quem entenda se há quem busque a Deus, TODOS se extraviaram e juntamente se corromperam e não há quem faça o bem, não há UM se quer”

Queridos irmãos, temos de nos arrepender do que somos e em LC 24:47 escreve que essa é ao bra que devemos fazer hohe em dia de pregar o arrependimento e diz:

“e em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações começando em Jerusalém”

É o que nós estamos a fazer, irmãos, é parte desta obra pregar O ARREPENDIMENTO e não é só arrependimento do que fizemos, mas arrependimento do que somos e então com esse verdadeiro arrependimento do que fizemos e do que somos então fazemos um compromisso.

Entendendo esse compromisso e entendendo esse contrato: compromisso a Deus perante os servos de Deus e que tem a autoridade de Jesus Cristo para fazerem esse compromisso; em RM 2:4-5 diz:

“ou desprezas a riqueza da sua bondade e tolerância e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento”

Deus tem paciência, Deus espera que te arrependas e te dá tempo! E mais tempo! E tem dado a você e a mim mais tempo! Mas se não nos arrependermos?  diz assim:

“segundo a tua dureza e coração impenitente acumulas contra ti mesmo ira! Para o dia da ira! E da revelação do justo juízo de Deus!”

Se não te arrependes, Deus está a te dar tempo, mas tens de te arrepender do que fizeste e do que és e Deus está a dar tempo, mas se não te arrependeres estás a acumular ira! Ira de Deus para o dia da ira!

Por isso precisamos de chegar ao ponto de que precisamos reconhecer que devemos obedecer a Deus e mudar o nosso caminho do velho eu para o novo eu, arrepender e começar a obedecer a Deus, sim, precisamos de acreditar em Cristo, pois, somos salvos pelo sangue de Cristo!

Mas isso não quer dizer que não precisamos de obedecer a Deus, uma vez que Deus nos perdoa agora temos que obedecer e então Deus dá o Espírito Santo Dele aos que lhe obedecem porque se arrependeram!

e o que quer dizer arrepender? Pare de desobedecer e obedece a Deus e em AT 5:32 diz que Deus dá o Seu Espírito aos que Lhe obedecem!

E em RM 5: 5 diz:

“ora, a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado, outorgado”

O Espírito Santo é dado àquele que lhe obedecem, AT 5:32, obedecem porque se arrependeram e por isso o arrependimento é positivo e por quê? Porque recebemos o Espírito Santo de Deus e então recebemos o amor de Deus, a alegria de Deus, a felicidade que vem de Deus e a paz interna que vem de Deus!

O arrependimento é positivo e vejam também em 1 JO 3: 18 diz:

“filhinhos não há membros de palavras, nem língua, mas de fato e em verdade e nisto conhecemos que somos da verdade bem como perante ele tranquilizemos o nosso coração, pois, se o nosso coração nos acusar certamente Deus é maior que nosso coração e conhece todas as coisas”

“amados, se o coração não nos acusa temos confiança diante de Deus e aquilo que pedimos Dele recebemos, por quê? Porque guardamos os Seus mandamentos, os mandamentos de Deus e fazemos diante Dele o que lhe é agradável”

Agradável é nos arrependermos do que somos para sermos uma nova pessoa.

“ora, o Seu mandamento é este, irmãos: creiamos em nome de Seu Filho, sim, que é o Nosso Salvador, mas amemos uns aos outros”

Obedecemos às leis de amor de Deus? Porque as leis de Deus são amor, submissão a Deus e amor ao próximo.

“segundo o mandamento que nos ordenou”

Como vemos então, irmãos, o homem estará completo, a mente humana estando unida com a essência espiritual de Deus, isto é, que procede do Pai Celestial que é o Espírito Santo de Deus, então, nós iremos estar completos!

Vamos ser um novo homem, vamos mudar do que somos para o que Deus quer que sejamos, para o que é agradável a Ele.

Este é o método que Deus providenciou para estarmos completos, felizes, satisfeitos e alegres pela eternidade a fora!