O Coronavírus perante a luz da Profecia Bíblica

Você está aqui

O Coronavírus perante a luz da Profecia Bíblica

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.81 MB)

Download (Baixar)

O Coronavírus perante a luz da Profecia Bíblica

MP3 Audio (51.81 MB)
×

O que devemos aprender desta pandemia? Uma coisa que aprendemos é que Deus nos está a dar uma chamada para nos arrependermos, e isto é urgente. Mas o mundo não entende nem o propósito de Deus para a humanidade, nem a sequência de eventos a ocurrerem antes da segunda vinda de Cristo. E por causa disso muitos virão e enganarão a muitos. Este sermão descreve brevemente algumas marcações importantes de eventos na profecia Bíblica a contecerem na linha de tempo até à vinda de Cristo, para vermos que ainda existem muitas coisas terríveis a acontecer. Deus nos está dando um aviso urgente para nos arrependermos. E para nós na Igreja de Deus, o que devemos fazer entretando?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O que devemos aprender desta pandemia?

Ou noutras palavras, como devemos ver o coronavírus à luz da profecia bíblica?

Deixe-me dar uma simples resposta: esta pandemia é uma chamada para o arrependimento.

Vejam comigo faz favor em MC 1:15 e diz assim: “João depois de ter sido preso (começando a ler no v. 14) foi a Jesus para a Galileia pregando o Evangelho do Reino de Deus dizendo: o tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no Evangelho”.

Queridos irmãos uma grande mensagem do ensino de Cristo é para nós nos arrependermos e temos que nos arrepender pois o Reino de Deus está a porta.

Queridos irmãos a a nossa vida física embora nós pensemos esteja debaixo do nosso controle, não está e por isso vejam aqui em IS 55:6-8 diz buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Queridos irmãos temos uma oportunidade agora de buscar o Senhor e também de invoca-lo enquanto Ele está perto e por isso diz no v. 7: “deixe o perverso o seu caminho, arrependa-se, e o iníquo os seus pensamentos, converta-se ao Senhor, arrependa-se ao Senhor e Ele se compadecerá dele e volte-se para o nosso Deus porque é rico em perdoar porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os vossos caminhos os meus caminhos diz o Senhor”.

Precisamos de usar esta oportunidade que é uma chamada para o arrependimento para nos arrependermos.

Agora eu faço uma pergunta: você está pronto? Você está pronto para esta chamada?

Veja comigo a parábola de MT 25, e que conhecemos bem, que é das 10 virgens e diz assim: “o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que tomando as suas lâmpadas saíram e se encontraram como noivo, cinco delas eram néscias e cinco eram prudentes.”

Cinco eram sábias e prudentes, quer dizer, só cinco dessas dez, digamos assim, 50% e só metade é que vão estar prontas, e não estou a dizer exatamente que será 50% mas uma grande percentagem das pessoas não vai estar prontas e outra igual de grande percentagem vão estar prontas.

E depois diz: “estas pessoas não entraram nas bodas do cordeiro”; como se lê no v. 10; entraram com Ele as bodas e fecharam-se a porta e as outras não entraram.

Queridos irmãos está a falar de virgens, quer dizer, está a falar espiritualmente de pessoas que sejam justas e corretas perante Deus mas cinco estão prontas e cinco não estão!

E por isso diz no v. 13: “vigiai, vigiai a vocês mesmos, a vós próprios porque não sabeis nem o dia nem a hora”; quando o momento chegar vai ser repentino e precisamos de não ser apanhados como ladrão de surpresa.

Queridos irmãos correntemente vivemos perante um inimigo invisível deste coronavírus, milhares de pessoas estão a morrer a volta do mundo e existe um pânico no mundo e pessoas olham para quem lhes dê uma esperança porque por ex. olham para os líderes do governo, olham para os doutores, enfermeiros e depois há algumas pessoas que tem esta chamada ao altar e dizem: vem e dá o teu coração ao Senhor.

Queridos irmãos precisamos de dar mais do que o nosso coração e a nossa vida toda e temos que nos arrepender e em ML 4:5-6 diz assim: “eis que vos enviarei o profeta Elias antes que venha O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR”; a igreja de Deus está a fazer esta função do profeta Elias; “a trazer o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais”; está a trazer este processo de arrependimento de haver paz em casa e no lar é uma responsabilidade da igreja de Deus para conduzir as pessoas ao arrependimento.

Queridos irmãos a nossa responsabilidade da igreja de Deus é de encorajar pessoas a se converterem ao arrependimento.

Mas o problema está o seguinte queridos irmãos é que as pessoas nem entendem o que é que Deus está a fazer do seu plano de salvação e não o entendem, não entendem qual é o propósito porque você nasceu.

Queridos irmãos deixe-me dar a resposta muito simples: o propósito de você nascer e viver é para você um dia vir a ser um glorioso e radiante de ser espiritual no Reino de Deus como um filho ou filha de Deus.

Esse é o seu propósito e a sua meta, o seu objetivo, e é o plano que Deus está a executar.

Mas, entretanto, estamos aqui nesta pandemia mundial e ora como é que a pandemia veio? Veio por mutação de genes e que não sabemos bem como foi produzido e alguns dizem que foi por causa de animais imundos, outros dizem que foi engenharia genética num laboratório e acidentalmente liberado.

Seja qual for a razão não é por causa da mão de Deus e é por causa dos pecados do homem.

E por isso que estamos a ver certas coisas a acontecer e que repentinamente apanharam o mundo desprevenido e todo o mundo mudou nestes últimos 3 meses, digamos assim, e precisamos de entender a sequência dos eventos descritos na Bíblia no tempo do fim!

E por que? Para não sermos enganados.

Irmãos se vocês não entendem os passos principais, as marcações principais dos eventos que vão acontecer, sim, não sabemos todos os detalhes e coisas que acontecem mas as quilometragens principais, estas marcações principais e então quando vemos as coisas a desenvolverem-se nessa direção temos uma melhor ideia de que o tempo se aproxima, a parábola da figueira, a ver a figueira a começar a brotar e sabemos que o verão está próximo e é exatamente.

Precisamos de ter cuidado para não sermos enganados e vejam aqui em AP 13:8 aqui falando acerca da besta e diz assim: a besta que emerge do mar e vai haver um falso profeta e diz assim: “e vão adorá-lo (a besta) todos os que habitam sobre a terra”; você sabe o que quer dizer a palavra todos? Todos os que habitam sobre a terra, sim, todos significa todos, não significa alguns, significa todos.

Continuando: cujos nomes não foram escritos no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

Quer dizer todo o mundo vai seguir a adorar a besta, todo o mundo vai ser enganado por esta besta e o falso profeta que estarão os dois juntos e todos terão esta marca da besta que é basicamente uma adoração a besta e uma desobediência a Deus e vão seguir esta mentira.

Exceto aqueles cujos nomes estarão escritos no livro da vida do cordeiro.

Então a pergunta está aqui: você vai ser enganado ou não?

Você sabe e você sabe que você sabe a sequência dos eventos revelados e você sabe que de fato é um daqueles que tem o nome escrito no livro da vida do cordeiro e que você está a obedecer e servir o Senhor? Está nesse caminho? De Jesus Cristo?

Veja aqui em AP 5:1-2 diz assim: “vi a mão direita Daquele que estava assentado no trono um livro escrito por dentro e por fora e de todo selado por sete selos”; por isso havia este livro, rolo, pergaminho e estava selado com sete selos e conforme os selos são abertos estes selos mantém-se abertos e eventos acontecem.

Continuando: “e vi também um anjo forte que proclamava em grande voz que dizia: quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?”

Quem é digno de abrir o livro e desatar os selos?

E vê-se um bocadinho mais adiante diz assim: “um dos anciãos me disse no v. 5: eis que o leão da tribo de Judá, a raiz de Dav, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

Está claro é Jesus Cristo.

E diz então: “e vi no meio do trono e dos quatro seres viventes, destes seres angélicos que estavam nesta visão, e entre os anciãos, anjos que estavam de pé, vi entre eles um cordeiro, isto é, o ressuscitado Jesus Cristo, como tendo sido morto, sim, esteve morto e ressuscitou e agora está ao lado de Deus no céu e tinha sete chifres e sete olhos que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra, tinham estes poderes e servos que serviam a Ele para saber o que se passa na terra”.

E depois continuando a ver diz assim: “veio pois e tomou o livro da mão direita Daquele que estava sentado no trono; quer dizer, Jesus Cristo tomou o livro da mão do Pai e quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos, estes seres angélicos que estavam no céu, prostaram-se diante do cordeiro, isto é, adoraram o cordeiro, Jesus Cristo, o filho de Deus”.

“tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso que são as orações dos santos”.

Queridos irmãos as nossas orações tem grande valor e as nossas orações estão a ser aceitas por Deus.

Por isso nós precisamos de estar a orar como nunca antes porque Deus vai intervir.

E continuando a ler no v. 9: “entoavam novos cantos dizendo: digno és de tomar o livro e de lhe abrir os selos porque foste morto e com teu sangue comprastes de Deus os que procedem de toda a tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituístes reino e sacerdotes e reinarão sobre a terra”.

Jesus Cristo é digno de abrir este livro com os sete selos de AP.

Vamos então continuar a ler em MT 24 e Jesus Cristo deu uma indicação que também deste tempo e vê-se aqui em MT 24: “que tendo saído do templo e ia se retirando quando os seus discípulos começaram a lhe mostrar as construções do templo e Ele porém disse: estão a ver estas construções e isto tudo? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”.

Então os discípulos perguntaram: “mas quando isto vai acontecer? Qual o sinal que haverá da tua vinda (segunda vinda) e da consumação deste século? (desta era do homem) e então Jesus Cristo disse no v. 4: “sim, cuidado, vede que ninguém vos engane””.

Cuidado porque vão enganar e vai haver muitas pessoas a enganar a vocês, vai haver muitos falsos cristos, e rumores de guerra, e muitos virão em meu nome e dirão: eu sou o Cristo e enganarão a muitos!

Muitas pessoas vão dizer: olha Cristo é Cristo ou vão dizer: que eles são a pessoa que vai trazer paz a terra e que ele é o líder da nação que vai trazer paz ao nosso país e vai enganar muitos.

“certamente ouvires falar de guerras e rumores de guerras, vede que não vos assusteis porque é necessário assim acontecer mas ainda não é o fim”.

E por isso está a falar aqui deste período e destes selos e principalmente destes primeiros quatro selos que vão ser estes quatro cavalos a cavalgar mas quando vão cavalgando ainda não é o clímax, o apogeu, o cume, o cimo, o máximo do que vai acontecer, ainda não é o fim!

“porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverão fomes e pestes (ARC e ACF) e terremotos em vários lugares porém tudo isto é o princípio das dores”.

É simplesmente o princípio das dores e queridos irmãos é onde nós estamos hoje!

“e sereis atribulados e vos matarão, sereis odiados, muitos vão se escandalizar e odiar uns aos outros, o amor se esfriará”; mas temos que perseverar até o fim.

Então diz: “este Evangelho do Reino de Deus será pregado em todo o mundo”; e queridos irmãos este Evangelho do Reino de Deus está a ser pregado em todo o mundo e vai ainda ser pregado com mais força! E como testemunho ao mundo! E então virá o fim!

Queridos irmãos a igreja de Deus tem dito a muitos anos que os quatro cavaleiros de AP, estes primeiros quatro selos, tem estado a acontecer mas a grande cavalgada final ainda está por vir.

Eu tenho uma representação que podem baixar do site que são três marcações importantes e vê-se aqui estes quatro selos, quatro cavaleiros e estes vão cavalgando até onde vão cavalgar no ponto forte, o clímax, o apogeu disto, o cume e esse será então a GRANDE TRIBULAÇÃO.

Mas estes quatro cavaleiros estão ainda a cavalgar, ainda não estão na fase final e por isso este Evangelho do Reino de Deus ainda tem que ser pregado ainda mais.

Depois diz no v. 15: “quando depois vires o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel no lugar santo quem lê entenda”.

Queridos irmãos hoje temos aqui a marcação do abominável da desolação vai acontecer e este vai ser, digamos assim, uma grande marcação, uma grande quilometragem que estamos a espera e que ainda não aconteceu e o que é isto? Precisamos de ver como Jesus Cristo disse em Daniel.

Então vejemos o que vamos ver em DN 11:31: “eles usarão forças que profanarão o santuário”. Ora aqui está a falar quem é ele e tem que ler DN 11 o capítulo inteiro e o nosso guia de estudo Oriente Médio, Profecia Bíblica mede bem esta situação mas vão sair forças dele, dele quem?

Ora vai haver um império grego e vocês veem na imagem de Daniel a cabeça de ouro, o peito de prata e depois os ombros e depois tem o Média Persa, primeiro a Babilônia, depois Média Persa e depois é o grego e do império grego depois de Alexandre o grande da Macedônia foi dividido entre 4 generais e um deles foi o general do norte que se chamava Seleuco e esse general do norte se estabeleceu o império selêucida em cerca de 312 AC e esse império incluía áreas da Palestina da Síria até a Índia.

Mais tarde cerca do ano 168 AC cerca de 168 anos antes da EC, Antíoquio Epifânio, o líder do império selêucida profanou o templo nesse ano e ofereceu sangue de porcos no altar e o sacrifício diário que faziam no altar foi parado e esse império mais tarde foi conquistado pelos romanos, depois o seguinte foi este império romano que veio a ser uma província romano esta região.

Mas o ponto aqui é que houve um período no ano 168 AC como marcamos hoje em dia não exatamente os dias de Cristo corretamente e ele profanou o templo e ofereceu sangue de porcos no altar e o sacrifício diário foi tirado.

Continuando a ler no v. 32: “aos avaliadores da aliança com lisonja aproveitará mas o povo conhece o seu Deus se tornará forte e ativo”; houve uma resistência depois que foram os Macabeus.

“Os sábios entre o povo ensinarão a muitos todavia cairão pela espada, pelo fogo, pelo cativeiro e pelo roubo por algum tempo e ao caírem eles serão ajudados com pequeno socorro mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas”; isso no ponto histórico;

V. 35: “alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos até o tempo do fim”, caíram, houve este problema que esta profanação do templo e depois está a falar que isto vai ser uma coisa que vai continuar com vários problemas até o tempo do fim; “porque se dará no tempo pré determinado”.

E por isso está aqui a dizer que isto vai ser uma coisa que ainda vai acontecer e está a falar: “este rei fará segundo a sua vontade e se engrandecerá sobre todo Deus e contra o Deus dos deuses, falará coisas incríveis e será próspero até que se cumpra a indignação porque aquilo que está determinado será feito”.

Estamos a ver aqui agora ao tempo do fim que vai haver um rei que vai fazer uma coisa semelhante.

Queridos irmãos o que vemos aqui é que Jesus Cristo profetizou que isto ia acontecer de novo e como sabem os judeus hoje em dia na terra da Palestina perto de Jerusalém já fizeram preparativos para esta adoração no templo ou do templo o que esperam acesso a esse local para darem autorização de construir talvez um templo temporário ou simplesmente um altar nesse monte.

Mas veja também o que se lê em DN 12:8-10 diz assim: “eu ouvi também mas não entendi então ele disse: óh Senhor qual será o fim destas coisas? Então Deus respondeu: vai Daniel porque estas palavras são encerradas e seladas até o tempo do fim”; Daniel não estás a entender tudo mas v. 10 diz assim: “muitos serão purificados e embranquecidos e provados mas os perversos procederão perversamente e nenhum deles entenderá mas os sábios entenderão”.

E depois vejam no v. 11: “depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado e posta a abominação desoladora haverá ainda 1.290 dias”; quer dizer haverá ainda uma contagem final de 1.290 das até a vinda de Cristo como vamos ler.

Isto é Jesus Cristo em MT 24 a referir-se e veja aqui também em AP 11:1-2” foi lhe dado um caniço semelhante a uma vara e também lhe foi dito: dispõem-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que nele adoram”.

Queridos irmãos nesta área está o monte onde tem uma adoração o DOMO DA ROCHA, uma adoração muçulmana e basicamente os judeus não podem oferecer nada ali hoje em dia.

Está a dizer: mede o santuário de Deus, seu altar e os que nele adoram mas deixa o átrio do pátio exterior do santuário e não meças porque foi dado aos gentios e estes por 42 meses calcarão os pés a cidade santa.

42 meses significam 3 anos e meio.

Queridos irmãos então vemos que 1.290 dias que é 3 anos e meio mais 30 dias pois 3 anos e meio são 1.260 dias e por isso 1.290 são 30 dias mais que 3 anos e meio vai haver esta abominação da desolação e um mês depois diz que a cidade vai ser dividida e vai haver este ponto aqui em que calcarão aos pés a cidade santa pelos gentios.

Esse vai ser o período queridos irmãos em que as duas testemunhas vão começar a pregar porque é também por 3 anos e meio antes da vinda de Cristo.

Queridos irmãos o que vemos aqui é que Jesus Cristo estava a dizer vão várias coisas a acontecer e estes quatro cavaleiros vão cavalgar, as coisas vão ficar piores mas vai haver depois do Evangelho do Reino de Deus a ser pregado e vai ser pregado com mais força, depois de estar a ser pregado, vai haver a abominação da desolação e vão parar de fazer os sacrifícios mas queridos irmãos não há sacrifícios a ser feitos hoje em Israel!

E quando pararem de fazer os sacrifícios vai ser 3 anos e meio mais 30 dias, isto é, 1.290 dias desde a abominável desoladora.

Então como chegamos a essa situação? Porque ainda não aconteceu! Hoje não há templo e os edifícios nessa área o Domo da Rocha e nessa área ali são administrados pela família real da Jordânia.

E como é que os judeus vão ter controle de começar a fazer isso nessa área?

Vai haver muitos problemas com os muçulmanos, certamente. Vai haver uma calamidade ou vai haver uma guerra ou vai haver uma diplomacia ou um tratado de paz.

Queridos irmãos não sabemos exatamente como esses detalhes vão acontecer mas o que sabemos é que Jesus Cristo diz: quando houver o ponto do abominável da desolação, fujam! Porque depois é a grande tribulação.

Mas queridos irmãos hoje em dia não há templo, e vão instalar talvez um templo temporário? Ou um altar? Sim, porque não é necessário haver um templo, pode ser um altar e também aqui tem outro significado interessante porque medir o santuário de Deus é que precisam medir a nós que somos o templo de Deus.

Medir a preparação da igreja de Deus, preparar um povo, o povo de Deus tem que estar preparado e temos que estar preparados e não estar preocupados com os lá de fora, o povo de Deus tem que estar preparado, a noiva se vai casar com o noivo, Jesus Cristo, nas bodas, após a vinda de Cristo, tem que estar pronta e estar ataviada.

Queridos irmãos o que vemos aqui que neste período quando isto acontecer parte da igreja vai ser protegida e vemos aqui neste período parte da igreja vai ser protegida e também é o período que as 2 testemunhas vão começar a pregar.

Ora isto também significa que o período em que a igreja termina a sua obra, sim, parte da igreja vai ser protegida, isto é, 5 das 10 virgens, e isso vemos em AP 12 quando satanás tem grande ira e vem para a terra e vai perseguir a igreja.

E a obra da igreja vai terminar porque vemos em AM 8:11, vai haver uma fome de ouvir as palavras do Senhor e por isso esta obra que vocês estão a ouvir agora vai parar.

E por isso que diz: aproximem-se do Senhor agora enquanto há tempo! E por isso que essa obra vai parar então começa a obra das 2 testemunhas que é o que se lê aqui a partir do v. 3 de AP 11.

O que estou a dizer aqui irmãos é que estes detalhes físicos de como chegarmos a esta paragem do sacrifício diário não sabemos exatamente como vamos chegar lá porque o sacrifício diário não é feito hoje então isso tem que ser feito primeiro para depois ser parado.

E certos detalhes não sabemos mas temos as marcações importantes e temos este sinal que Jesus Cristo nos deu então voltemos a MT 24 estávamos a ler um bocadinho antes no v. 15: “quando antes vires o abominável da desolação no lugar santo e quem lê entenda” e depois vejam no v. 21: “porque nesse tempo haverá grande tribulação”; a GRANDE TRIBULAÇÃO por 3 anos e meio então vai começar.

E isso foi o que vimos em DN 12 em que haverá 1.290 dias

Ora voltando a DN 12 lemos esse período de 1.290 dias no v. 11: “haverá ainda 1.290 dias”; mas leiam um bocadinho antes no v. 7 diz: “ouvi o homem vestido de linho que estava sobre as águas do rio quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou por Aquele que vive eternamente e isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo”; quer dizer depois de 3 anos e meio.

“e quando se acabar a destruição do poder do povo santo estas coisas todas se cumprirão”.

Queridos irmãos vai haver um período de 3 anos e meio e nesse período a obra da igreja vai ser parada porque diz que vai acabar na destruição do povo santo. E depois há 3 anos e meio.

Esse é o período da Grande Tribulação.

Quando lemos em OS 5:5-7 vemos que vai ser num período de 1 mês que isto vai acontecer por isso vemos esse período de 1.260-1.290 das, esse período de 30 dias e que vai ser quando o poder do povo santo vai ser destruído durante um período de 1 mês.

Vai ser o povo de fala inglesa da descendência de Israel e também lemos em SL 83:4-8 que vai haver pessoas que vão crer que não haja mais memória do nome de Israel desta nação israelita não está a falar de judeus, e sim de Israel eu inclui judeus está claro porque diz: que tramam e concordam firmemente e criam uma aliança contra este povo e contra Deus, contra Israel.

E esse é o período de 1 mês que vai acontecer e por isso vemos que estas coisas acontecem muito rapidamente e repentinamente, muito de repente e então como a obra da igreja para então a obra das 2 testemunhas começa.

Vejam também em 2 TS 2 diz assim: “irmãos no que diz respeito à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo à nossa reunião com Ele nós vos exortamos e que não vos demovais  na vossa mente com facilidade nem vos perturbeis quer pelo espírito, quer por palavra ou por epístola como proceder de nós supondo que já tenha chegado o DIA DO SENHOR, e ninguém de nenhum modo vos engane porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia, a grande caída da verdade predita e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõem e se levanta contra tudo que se chama Deus ou que se adora de sorte que se assentará como deus no templo de Deus e querendo parecer Deus (ARC e ACF)”.

Este líder que será o líder da besta que se opõem e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto a ponto de sentar-se no santuário de Deus ostentando-se como se fosse o próprio Deus.

E vê-se este falso homem da iniquidade, o filho da perdição e ele é que vai assentar aí e por isso irmãos vemos que esse vai fazer vejamos por ex. aqui no v. 9: “ora o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás, deste falso profeta, com todo o poder e prodígios da mentira”; quer dizer vai ter milagres, vai fazer milagres e que não são de Deus;  “com todo o engano de injustiça porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos”.

Queridos irmãos temos que acolher o amor da verdade e por que? Porque estão a seguir esta mentira que ele dizia que era Deus! E que vai trazer esta abominação desoladora e vai sentar-se lá como se fosse o próprio Deus.

Queridos irmãos vemos aqui que a situação no mundo destes quatro cavalos vai acrescentando e vai cada vez pior.

Então vamos ver no livro de AP acerca destes acontecimentos muito brevemente e só para dar uma ideia geral e vemos aqui em AP 6:1 diz assim: “abriu o primeiro selo era um cavalo branco e seu cavaleiro que vai trazer falsa religião e falso cristianismo e não é o verdadeiro Cristo, é falso.

E depois vem o segundo selo o cavalo vermelho que vai trazer guerras e é a mesma coisa que Jesus Cristo disse em MT 24.

E depois vem o terceiro cavalo preto que vai trazer fome.

E depois o quarto selo diz aqui no v. 7: “um cavalo amarelo ser este chamado a morte e a sepultura, o hades”; quer dizer a morte e está claro as pessoas depois vão ser enterradas e vão ser muitas sepulturas em massa de pessoas.

“e para matar a espada pela fome com a mortandade por meio das feras da terra”; e diz aqui quantas pessoas vão morrer: “a quarta parte da terra”; 25% da população mundial.

Queridos irmãos isto ainda não aconteceu mas está aqui a dizer estes 4 cavaleiros vão cavalgar até chegar o momento em que este falso iníquo, anti cristo vai aparecer na última cavalgada destes cavalos, o cavalo branco, vai causar muitas guerras, mais fome e morte! E a isso se seguirá a Grande Tribulação, uma grande tribulação na terra causada por estes quatro cavaleiros cavalgando este último ato de cavalgar causando uma grande tribulação no mundo!

E essa é a ira de satanás como lemos em AP 12 quando ele é atirado para a terra e esse é o quinto selo.

Mas também como lemos em AP 12:14 diz: “antes da grande tribulação parte da igreja vai ser protegida fora da vista da serpente no deserto por 3 anos e meio”, e por isso vemos que esse período de 3 anos e meio que é o período da grande tribulação e período das duas testemunhas que é o período em que parte da igreja destas 5 virgens das 10 vão ser protegidas no deserto por 3 anos e meio e vê-se aqui esta proteção, neste período antes da grande tribulação.

Ora aí pois lê-se em AP 6 que muitas pessoas vão dizer: mas quanto tempo temos que esperar? As pessoas sofreram o martírio e por isso diz como por ex. deram a vida no passado e diz: olha tens que esperar até esta grande tribulação passar.

Depois então vamos ao sexto selo é então Deus a diminuir o período da grande tribulação e dizer: chega! Basta! Agora vou intervir! Vou começar a intervir na terra e então Ele fazendo isso e faz isso dá um sinal que Ele vai intervir.

Sinais celestes e por isso vemos estes aqui que no período da grande tribulação que é 3 anos e meio e continua para aqui mas vai ser conduzida a sua eficiência por causa dos sinais celestes que Deus vai começar a intervir.

Esse é o sexto selo e depois lê-se aqui ao fim do sexto selo nos v. 16-17 diz assim: “chegou a ira do cordeiro, o grande dia da ira deles”; da ira do Pai.

E por isso daqui adiante depois no sexto selo depois dos sinais emos o sétimo selo que é a ira de Deus e agora sim é a intervenção de Deus! Sim, agora é a ação de Deus e não de homem!

Mas antes de Deus castigar o mundo com a sua ação o que vemos? Porque vemos que o sétimo selo só começa no capítulo 8 e no meio temos o capítulo 7 que é a selagem dos servos de Deus.

E os servos de Deus são selados como se lê no v. 3: “não danifiqueis nem a terra, nem o mar e nem as árvores até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”; esses vão ser selados e ponto final e depois dá 2 grupos daqueles que vão ser selados: vão ser selados os 144.000 de israelitas e depois diz assim: “vem também uma grande multidão que vão ser selados de todas as outras nações, dos gentios”; e donde é que todo este mundo veio?

E você pergunta aí donde é que eles vieram no v. 13 e diz assim: “são estes que vem da grande tribulação”; lê-se isso no v. 14 que saíram da grande tribulação e por isso os servos de Deus vão ser selados porque se arrependeram durante o período da grande tribulação e vão ser selados e protegidos e daqui em diante é o castigo de Deus mas Deus não vai castigar os seus servos e por isso vão ser selados, 144.00 dos israelitas e uma grande multidão de todas as outras nações.

Isso é o que lemos aí então depois esse é o período que acontece, está claro, durante as 2 testemunhas estão a pregar e isso tudo e vemos o sétimo selo que começa no capítulo 8:1, o sétimo selo.

Ora o que é o sétimo selo? É o início da ira do Senhor, é o início do castigo de Deus! À humanidade então esse castigo é por 1 ano e sete trombetas.

E depois vê-se essas 7 trombetas e as primeiras quatro são um terço da terra, do mar, dos rios e dos luminares celestiais e vê-se aí que são reduzidos, são os primeiros quatro: terra, mar, rios e luminares celestiais e depois faltam mais 3 para fazer um total de 7 e esses outros 3 são: os 3 ais!

E depois vê-se o primeiro a que é em AP 9:1-12 que é a quinta trombeta e que esse é o período que se chama de cinco meses dos gafanhotos que possivelmente será a besta a atacar os países do Norte e do Este.

Depois vem a sexta trombeta que é a vingança desses do norte e do este com um exército de 20 ml vezes 10 mil pessoas e noutras palavras, 200 milhões de pessoas, soldados, vê-se isso em AP 9:16, esse é o segundo ai mas vê-se aí que o mundo não se arrepende e não se arrependeu e por que? As pessoas que se arrependeram são as da grande tribulação e já foram selados e agora estes são os que não foram selados e que estão aí no mundo e não se arrependem.

E por isso depois ao fim desse período, ao fim desses 3 anos e meio, vê-se ao fim de AP 11 que as 2 testemunhas vão ser mortas e vejam no v. 7 diz assim: “quando então tiverem concluído o testemunho que devem dar a besta que subiu do abismo pelejará contra elas e as vencerá e vai matar as 2 testemunhas”.

Ora nesse momento sabemos quantos dias faltam antes da vinda de Cristo porque diz que é 3 dias e meio e vê-se no v. 9: “e todo o mundo os vai ver e como? Porque tem tele móveis e tem 5 G e todo o mundo vai ver.

E depois desses 3 dias e meio essas 2 testemunhas vão ser ressuscitadas e depois é a sétima trombeta que é a vinda de Cristo imediatamente a isso a ressurreição dos santos.

E por isso é um imediatamente após o outro evento e por isso vemos aqui essas 7 trombetas e a sétima trombeta que é a vinda de Cristo e depois existem esses flagelos, as sete últimas pragas.

Essas últimas pragas e flagelos de novo afetam a terra, o mar, as águas, o sol e depois afetam o trono da besta, vê-se isso em AP 16:1-17 e afetam o rio Eufrates para trazer as tropas ao vale de Armagedon para lutarem contra Cristo.

E depois vai haver o ar afetado, um grande terremoto e então vai haver esta guerra contra Cristo e depois são destruídos.

Queridos irmãos o que vemos aqui é que há muitas cosas para acontecer antes da vinda de Cristo, muitas coisas a acontecer e não é o coronavírus que representa o ponto final e vemos profeticamente que a muitas outras coisas que a Bíblia fala, sim, fala de pestes mas a muitas outras coisas também.

Vimos em DN 11:31 e 12:11 acerca desta abominação desoladora que representa o início da contagem até a vinda de Cristo, os 1.290 dias mas há muito a acontecer antes da vinda de Cristo.

Vimos então aqui a abominação desoladora começa a contagem de 1.290 dias mas há muito a acontecer antes, muito, nós ainda estamos aqui e vai haver o último cavalgar que vai causar esta abominação desoladora e essas guerras e muitas pessoas morrerem, mas isso ainda não aconteceu.

Então a pergunta é a seguinte: o que é que nós devemos fazer? Qual é a nossa responsabilidade agora que vimos esta situação do coronavírus o que é que devemos fazer? Na verdade, a maioria das pessoas nem sabem porque que existem quanto menos entender estas profecias e vão causar muitas teorias e muitos enganos mas o ponto principal aqui queridos irmãos é que Deus está a permitir aqui um período para nos acordar! Para chamar a nossa atenção! E dizer: arrepende-te!

O que devemos aprender com esta situação do coronavírus pararam de trabalhar, ficaram em casa, uma coisa a fazer: ARREPENDAM-SE!! Porque o verão está perto como diz a parábola da figueira e está muito perto.

E o que se passa hoje em dia? Sim, as pessoas pensam em sobreviver mas não pensam no arrependimento e é isto onde está o problema! Precisamos de nos arrepender! O que estamos a aprender com esta pandemia? O que estamos a aprender com este período do coronavírus?

Queridos irmãos a economia voltará a funcionar e por que? Porque há muitas coisas ainda para acontecer como vimos e vai haver muitas deias falsas a continuando a enganar! Enganar quem é a besta, enganar quem é o falso profeta, a enganar acerca da marca da besta e queridos irmãos ao fim de contas a marca da besta é a desobediência a Deus como desobediência aos Sábados, aos dias santos, a desobediência a Deus!

E adorando um falso deus, a besta.

Vejam 1 TS 5: “irmãos remeti-me aos tempos e as épocas e não há necessidade que eu vos escreva pois vós mesmos estais inteirados com precisão que O DA DO SENHOR vem como um ladrão da noite”; vem repentinamente!

Irmãos como este coronavírus veio? Repentinamente e não estávamos preparados, o mundo não estava preparado e por isso que tivemos que ter essas quarentenas e as pessoas pararam mas há uma coisa e benefício nisto tudo irmãos que temos tempo para nos arrepender e esta é a lição deste coronavírus.

ARREPENDEI-VOS!!

“quando andarem dizendo: paz e segurança”; irmãos isto vai acalmar e depois as coisas vão começar a ficar melhores e as pessoas: ah paz e segurança.

“eis que lhes sobrevirá repentina destruição”, voltará. “como vem as dores de parto”.

Queridos irmãos tem a dor de parto e depois para, talvez um parto falso mas depois vem ainda mais forte.

“dores de parto a que está a dar à luz e de nenhum modo escaparão”, vai afetar o mundo todo irmãos.

“mas vós irmãos não estais em trevas para que esse dia como um ladrão se apanhe de surpresa”; por que? Precisamos de nos vigiar e precisamos de estar acordados.

“porquanto vós todos sois filhos da luz e do dia e não somos da noite e das trevas assim pois não durmamos como os demais pelo contrário vigiemos e sejamos sóbrios”; estejamos acordados e a vigiar como lemos em LC 21:36: “vigiai a nós próprios e orai para que sejamos contados dignos para escapar a estas coisas e para estarem em pé perante o filho do homem quando Ele voltar a segunda vinda”.

Irmãos é o que temos que fazer: vigiar.

“ora os que dormem, dormem de noite e os que se embriagam é de noite que se embriagam”.

Queridos irmãos as pessoas estão assim: ah isso não é nada, vão continuar a beber ou sei lá o que fazer e nós precisamos de ter cuidado para não ficarmos distraídos com as coisas do mundo como lemos em LC 21:35, cuidado, não fiquem preocupados com coisas do mundo e temos que olhar para Deus! Temos um período de arrependimento e é isso que temos que fazer agora! Arrepender-nos!

V. 8: “nós porém somos do dia e sejamos sóbrios revestindo-nos da couraça da fé”; queridos irmãos a fé protege o coração, é a couraça da fé, as promessas de Deus.

Queridos irmãos nós precisamos de ter essa fé para estarmos em pé com Cristo.

E precisamos de ter o amor e diz que o amor de quase todos se esfriará, MT 24:12, cuidado, continuem com o amor.

“e tomando como capacete a esperança de salvação, precisamos de proteger a nossa mente com o capacete, com a mente, com as ideias, com o pensamento que há uma esperança para sermos filhos e filhas de Deus no Reino de Deus, que é a meta porque nós fomos criados.

“porque Deus não nos destinou para a ira”; para aira de Deus, não! Vamos ser protegidos mas para alcançar a salvação diante de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“que morreu por nós para que quer vigiemos, quer que durmamos (mortos) ou vivamos, que seja em união com Ele.

Temos que estar sempre de uma maneira que estamos unidos com Deus e temos que ter um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo.

“consolai-vos pois uns com outros e edificai-vos reciprocamente como também estais fazendo”. Consolai e encorajai uns aos outros e a fazer o que? Crescer no caráter de Deus! Ser a imagem de Deus e para serem filhos e filhas de Deus e isso é porque temos de nos preparar e temos que ser como a noiva que tem que estar ataviada.

Queridos irmãos Deus está dizendo ao mundo: ARREPENDAM-SE! OBEDEÇAM a Deus! Temos que nos voltar a Deus e a nossa reponsabilidade como a igreja de Deus e nós como membros da igreja de Deus apoiar esta missão da igreja a dar um aviso bem claro.

IS 58:1, essa é a nossa missão da Igreja de Deus: “clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e a casa de Jacó os seus pecados”.

E queridos irmãos a nossa responsabilidade hoje em dia na era do NT é anunciar ao mundo todo os seus pecados e que o mundo todo se arrependa! É um aviso! É nossa responsabilidade mas também é a nossa oportunidade de nos aprontarmos e ataviarmos para estarmos prontos como uma noiva de Cristo.

E por isso jejuamos para nos arrepender e para nos dedicarmos a Deus e sermos um exemplo e fazer as coisas de uma maneira melhor na nossa vida e precisamos de orar e pedir a Deus para abençoar e inspirar a liderança da igreja para a nossa revista, para nossas mensagens, dos nossos sermões serem com mais força e sabedoria para fazermos a obra com completa convicção, comprometimento e coragem!!