O espírito do homem no homem

Você está aqui

O espírito do homem no homem

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.29 MB)

Download (Baixar)

O espírito do homem no homem

MP3 Audio (49.29 MB)
×

O homem tem uma essência espiritual que nele está, pelo qual os homens sabem as coisas do homem (1 Cor 2:11). Este "espírito do homem" faz o cérebro humano ser muito mais superior ao dos animais e possibilita um relacionamento directo com Deus pelo Espírito Santo de Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quando olho para o céu que Tu criaste e para a Lua e as estrelas que pusestes nos seus lugares que é um simples ser humano? Para que penses nele? Que é o ser mortal para que Te preocupes com ele?

Queridos irmãos isto é citado de SL 8:-4.

Uma das grandes questões da vida queridos irmãos é por que que nascemos? Qual é a razão da nossa vida? Nós temos um guia de estudo bíblico intitulado: POR QUE VOCÊ NASCEU? Recomendo que você baixe e leia para entender o propósito da nossa vida e sua vida.

Em 1 JO 3 há um sumário muito breve deste propósito da nossa vida e em 1 JO 3:1 diz: “vede quão grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus”; e de fato somos filhos de Deus e este ponto de fato somos filhos de Deus é muito importante entendermos plenamente, por ex. você é de fato filho do seu pai e de sua mãe e isto é de fato filhos físicos porque foi gerado pelo seu pai e cresceu no ventre da sua mãe e espiritualmente somos gerados pelo Pai e por isso somos de fato filhos de Deus.

E por isso diz: “por esta razão o mundo não nos conhece”; queridos irmãos vamos abordar um bocadinho mais acerca deste assunto hoje.

“porquanto não o conheceu por ele mesmo e amados agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser”; quando nós ressuscitarmos como seres espirituais então vai ser manifestado o que de fato vamos ser! Realmente, seres espirituais e filhos de Deus.

Sabemos que quando Ele se manifestar, isto e, quando Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a Ele e vamos ser semelhantes a Jesus Cristo é hoje em dia como ser espiritual e nós vamos ser semelhantes porque haveremos de vê-lo como Ele é.

Porque vamos poder vê-lo com a glória que Ele tem hoje e hoje como seres físicos não podemos vê-lo com essa glória.

“e assim mesmo se purifica todo o que nele tem essa esperança”; você tem essa esperança? Se você entende este gol e meta para a sua vida por que você nasceu, você então vai se esforçar para ser puro como Deus é puro e como Jesus Cristo é puro.

Queridos irmãos esta meta e este gol que Deus tem para nós, a razão por que você e eu nascemos é tão grande e enorme e também fantástica que quando começamos a entende-la nos vai dar coragem para vencermos.

Vejam em 1 CO 2 e vamos visitar essa secção algumas vezes hoje e por isso seja bom algo aí para marcar esta secção da Bíblia.

1 CO 2:9 diz assim: “como está escrito: nem os olhos viram, nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou em coração humano”; quer dizer que você e eu não conseguimos ver e nem conseguimos ouvir e nem conseguimos entender no nosso coração o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.

Queridos irmãos nós nem começamos a entender o que está preparado para nós, o que Deus tem preparado para nós, então como é que podemos ter este conhecimento irmãos?

Como é que o conhecimento é adquirido e como adquirimos o conhecimento das coisas do homem? E das coisas de Deus?

É importante entendermos isto e Pedro ao fim da sua epístola em 2 PE 3:18 diz: “precisamos de crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Queridos irmãos precisamos de crescer no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo e saber quem Ele é e como Ele é, que caráter que Ele tem para nós podermos crescer na graça, isto é, no mesmo caráter, benignidade, de bondade, de amor de Cristo.

Queridos irmãos com por isso podemos começar a conhecer melhor as coisas de Deus? Como podemos conhecer melhor o caráter de Jesus Cristo para podermos O imitar para podermos por em prática a benignidade e graça dele?

Está claro irmãos existem diversos métodos de crescermos em conhecimento físico através dos 5 sensos: ver, ouvir, cheirar, saborear mas não é acerca destes que estou a falar.

Também existe um certo conhecimento intuitivo como uma pessoa ´por ex. pensa numa coisa e depois, ah, consegue chegar a uma conclusão e ver a solução e resolução do problema.

Mas estou a falar de algo além destes métodos de conhecimento e estou a falar de especificamente de 2 métodos importantes de adquirir conhecimento e é o que lemos aqui no v. 11 de 1 CO 2 diz assim: “por qual dos homens sabe a coisa do homem se não o seu próprio espírito que nele está?”.

Vocês estão a entender o que está dizer aqui?

Você e eu conseguimos entender as coisas físicas para além do conhecimento simples físico do cérebro porque temos uma capacidade e uma essência espiritual adicionada ao cérebro humano.

E essa essência, capacidade e esse essência e esse capacidade espiritual é o espírito do homem que está no homem! E é o que diz aqui: “o seu próprio espírito que nele está”.

E por isso irmãos esta essência espiritual é uma das coisas que nos ajuda a entender as coisas do homem e é o que diz aqui: “por qual dos homens sabe as coisas do homem se não o seu próprio espírito?”.

Você entende as coisas do homem e eu entendo as coisas do homem por causa desta essência espiritual em nós e por isso você é superior ao cérebro, a sua capacidade, a sua capacidade mental superior à de um cãozinho, de uma cadela ou de um gato, ou de um leão, ou de uma girafa, ou seja, de que animal seja.

Nós somos superiores a esses animais na capacidade de pensar e de ver e entender as coisas do homem porque esta essência espiritual que Deus nos deu do espírito do homem no homem faz com que nosso cérebro tenha esta capacidade de raciocinar que o animal não tem!

Igualmente também diz assim: “as coisas de Deus ninguém as conhece”; o Espírito de Deus e como o espírito do homem no homem o faz raciocinar de uma maneira mais alta ou pensar ou entender coisas do homem que os animais não conseguem, igualmente o homem não consegue entender as coisas de Deus a não ser que tenha o Espírito de Deus para poder entende-las.

É o que está aqui a dizer e por isso estou a falar de dois métodos importantes de adquirir conhecimento; um é o conhecimento adquirido pelo espirito do homem no homem e o outro é o conhecimento adquirido pelo Espírito de Deus quando nós temos o Espírito de Deus.

E é importante queridos irmãos nós entendermos esta essência espiritual que o homem tem porque esta essência espiritual que o homem tem faz duas coisas: uma faz com que o cérebro humano tenha a capacidade de entender coisas humanas, é uma essência espiritual mas ao mesmo tempo esta essência espiritual faz com que nós tenhamos assim uma capacidade de estarmos unidos ou de aceitar e receber a geração do Espírito Santo de Deus porque é também uma essência espiritual.

Queridos irmãos esta essência espiritual do espírito do homem no homem dá a possibilidade de nós como seres humanos de termos um conhecimento racional de pensar e termos o raciocínio humano quer dizer misturar um pensamento com outro pensamento e pensar acerca de várias coisas, conversar, disputar, arrazoar e chegar a uma conclusão.

E Deus usa essa capacidade do homem raciocinar e pensar quando diz a nós que temos que ter cuidado e porque nós pecamos e Deus então diz: olha como é que teus pecados podem ficar limpos? E ele nos dá, diz: olha está a raciocinar conosco e está a dizer: se tu obedeceres a Deus então os teus pecados podem ficar limpos.

Vejam por ex. IS 1:18 diz: “vinde, pois, e arrazoemos diz o Senhor”; vamos raciocinar, vamos pensar, vamos disputar, vamos conversar aqui quer dizer usa o teu cérebro com o espírito do homem, essa essência espiritual e vamos então pensar como homem e está aqui Deus a falar com o homem por que? Porque Deus deu ao homem esta essência espiritual para com que o cérebro humano tenha esta capacidade de raciocinar.

E por isso diz assim: “diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como escarlata eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim se tornarão como a lã, se quiseres e me ouvires comereis o melhor dessa terra mas se recusares e fores rebeldes serás devorado à espada porque a boca do Senhor o disse”.

Deus está aqui a raciocinar com os seres humanos e está a dizer: olha se vocês me obedecerem vão ter as coisas boas e vão ter as bençãos da terra; mas se vocês não me obedecerem e forem rebeldes vão ser castigados e amaldiçoados! É o que Deus está a dizer a nós.

Queridos irmãos Deus usa esta capacidade humana para digamos assim dar-nos um entendimento que devemos nos arrepender e Ele está a raciocinar conosco e vejemos o Evangelho é pregado através desta capacidade do ser humano de raciocinar e de pensar, por ex. Paulo raciocinou, arrazoou, provou, disputou acerca das Escrituras.

Vejam em AT 17:2-3 diz: “Paulo segundo o seu costume foi procura-los e por três Sábados arrazoou, disputou, raciocinou com eles acerca das Escrituras expondo e demonstrando ter sido necessário que Cristo morresse, padecesse, sofresse e ressurgisse dentre os mortos, fosse ressuscitado entre os mortos e este dizia Paulo: é o Cristo, é o Messias, Jesus que estou a anunciar”.

Paulo raciocinou e provou das Escrituras e é importante entender que as coisas do homem só podem ser entendidas por causa deste espírito do homem no homem e desta essência espiritual que os animais não tem.

Vejam também um bocadinho mais adiante no v. 11 diz assim: “ora estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica pois receberam a Palavra com toda a avidez examinando as Escrituras todos os dias e ver se as coisas eram de fato assim”.

Quer dizer estudaram a Bíblia e neste caso para eles era o AT para ver de fato se era assim.

Vejam também em AT 24 estou a dar alguns exemplos pois há muitos outros, AT 24:25: “dissertando-o acerca da justiça, estava ele a dissertar pois tem que haver e vai haver justiça do que é justo”; e temos que ter Domínio Próprio e temos que controlar a nós próprios.

Queridos irmãos isto é tão importante temos que fazer a justiça e para fazer a justiça temos que ter domínio próprio e por que? Porque vai haver um juízo vindouro pois vamos ser julgados e por isso ele estava a raciocinar, estava a dissertar, estava a discutir com eles, ARGUMENTAR acerca desta importância.

Vê-se que Paulo usou esta capacidade que a nossa mente tem de pensar e raciocinar estas coisas de homem para começarmos a entender os princípios de causa e efeito que são muito importantes para entendermos e para chegar a conclusões pois sem a capacidade de raciocinar e de colocar vários pontos juntos e chegar a conclusões, nós como seres humanos teríamos dificuldades enormes e infelizmente muitas pessoas no mundo é como se não estivessem a usar a sua cabeça e por isso tem tantos problemas, tanto sofrimento e tantas coisas porque estão a fazer coisas erradas.

Queridos irmãos o raciocínio humano tem muitas coisas positivas, sim, mas tem um grande perigo: o raciocínio humano é uma das coisas de mais valor que nós temos e não estou a dizer que é a de mais valor mas é uma das mais que nós temos mas também é um dos nossos maiores inimigos e por que?

Porque nós como seres humanos podemos justificar tudo que nós queiramos justificar na nossa cabeça e mente se não for de acordo com que eu quero e por isso nós permitimos a ouvir coisas que não são sãs e saudáveis e boas que são mentiras que nos levam a fazer e seguir um caminho errado.

Por isso fazemos um raciocínio humano incorreto! Por que? Por causa das nossas paixões da carne e por isso deixe-me resumir neste ponto simples: o raciocínio humano separado da Palavra de Deus é um dos grandes inimigos da nossa fé!

Vou repetir: O RACIOCÍNIO HUMANO SEPARADO DA PALAVRA DE DEUS É UM DOS GRANDES INIMIGOS DA NOSSA FÉ!

Ora se nós não temos o conselho de Deus e se não temos a Palavra de Deus e nós não temos o conselho de Deus do que é bom e do que é mau chegamos a conclusões que pensamos que são boas mas só causam problemas.

Queridos irmãos o conselho de Deus baseado está claro que nós recebemos da Palavra de Deus, o conselho de Deus, é o conselho do que é bom e do que é mau para nós!

E, mas além disso é do que realmente é bom e o que realmente é mau para nós! E por isso este conselho de Deus é uma benção que Deus nos dá e Ele nos dá esse conselho por causa da benignidade Dele e da sua graça para nós.

Você dá um bom conselho a uma pessoa por ex. quando você quer dar a e ajudar aquela pessoa e por isso estamos aqui a falar basicamente em princípio da árvore da vida que é o conselho de Deus para nós e dizendo a nós o que é bom e o que é mau.

Ou pondo de outra maneira a lei de Deus, os mandamentos de Deus é o conselho de Deus para nós do que é bom e o que é mau; a lei de Deus nos diz o que é bom e essa mesma ei nos diz o que é mau.

E por isso a lei de Deus, pensem bem, talvez não tenha pensado nisto, pensem bem, a lei de Deus é uma graça que Deus nos dá e é parte da graça de Deus, pensem bem.

Ora, voltando ao raciocínio humano é uma coisa boa! Quando nós o usamos este raciocínio humano de acordo com o conselho de Deus e de acordo com a lei de Deus mas é um perigo mortal também porque nós como seres humanos podemos justificar tudo que nós queiramos para as nossas paixões, isto é, à parte da Palavra de Deus!

Porque nós temos uma tendência de ouvir o que não é são e o que é saudável.

Veja em PV 16:25 diz assim: “há caminho que parece direito ao homem mas ao final são caminhos de morte”.

Quando você decide para si próprio o que é bom e o que é mau porque lhe parece bom e mau esse é o caminho e o conhecimento do bom e do mau e essa é a árvore do conhecimento do bom e do mau e essa é a árvore que conduz à morte!

E por isso queridos irmãos voltamos ao princípio básico  que Deus deu a Adão e Eva, duas árvores, a da vida  e a da morte, a árvore da vida que é o que Deus nos diz o que é bom e o que é mau que é o conhecimento e conselho de Deus de acordo com as leis de Deus o que é bom e o que é mau ou a árvore da morte que é o que nós decidimos por nós próprios e que parece a nós o que é bom e o que é mau! E esse é o caminho da morte!

E por isso que diz aqui em PV 16:25: “há um caminho que parece direito ao homem mas afinal são caminhos de morte”.

Parece direito mas só causa problemas, dores e sofrimentos a nós e a humanidade.

Queridos irmãos pensemos assim a nossa fé é atacada e destruída pelo nosso raciocínio humano quando é baseado puramente em coisas físicas, isto é, separado da Palavra de Deus.

O que estou a falar queridos irmãos é muito simples mas também é muito profundo e quando nós vemos coisas físicas e as coisas não estão a andar bem, por ex., vemos esta crise corrente do coronavírus e das doenças que podem da morte e de outras doenças que acontecem depois quando uma pessoa foi sujeitada a este vírus estão a provar agora que há outras doenças que acontecem que são outros problemas que acontecem pois não é só ter isto e aquilo passou.

Depois de mesmo ter sido curado há probabilidades de problemas como coagulação do sangue e sei lá que mais, diarreia e outras coisas e estão agora simplesmente só a encontrar ter dores de cabeça e sei lá que mais e ter fraqueza constante.

Queridos irmãos quando vemos esta crise nós podemos ver muitas pessoas hoje em dia que estão ansiosas e tem uma ansiedade pois estão em casa e não podem sair, não podem ter emprego, não podem ter dinheiro e isto causa problemas enormes!

E depois começam a ter medo do futuro e com este medo começam a ter dúvidas do que Deus prometeu e então começam a raciocinar e à parte de Deus e perdendo a fé.

Vejam aqui em MT 6:25-34 diz assim: “não andeis ansiosos pela vossa vida”; por isso começa com esta ansiedade e Jesus Cristo diz: “não estejam ansiosos”.

E vejam vocês que por causa da ansiedade podem ter mais comida por causa da ansiedade e também pode ter mais roupa e por isso diz no v. 31: “portanto não vos inquieteis, não estejam preocupados dizendo: o que vamos comer, o que vamos beber, o que vamos vestir”; porque esta ansiedade não vai causar você ter mais comida.

“porque os gentios é que procuram todas estas coisas pois o vosso Pai celeste sabe do que vocês necessitam; buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a justiça de Deus”.

Buscai primeiro a meta que Deus quer para nós para estarmos no Reino de Deus como filhos e filhas de Deus e para isso precisamos de andar no caminho de sermos justos e da justiça de Deus tal como lemos a pouco que Paulo estava a raciocinar com o Felix a dizer a cerca da justiça e que haveria o juízo e que por isso devíamos ter domínio próprio.

Queridos irmãos está aqui Cristo a explicar o primeiro ponto: cuidado com a ansiedade! E depois um bocadinho mais adiante em MT 8:23 que Ele estava no barco e depois houve uma grande tempestade como veem no v. 24 mas Jesus Cristo estava calmo a dormir calmamente.

E no v. 25 os discípulos vieram acordá-lo dizendo: Senhor, salva-nos! Vamos morrer!

V. 26 perguntou-lhes então Jesus: por que é que vocês têm medo? Por que estão tão tímidos e com temor? Estão medrosos! Por que? Óh homens de pequena fé, levantando-se repreendeu os ventos e o mar e se fez grande bonança, ficou tudo muito calmo.

Vê-se que depois desta ansiedade porque estavam ansiosos por causa da tempestade e começaram a ter o medo pois a ansiedade conduz ao medo, inimigos da fé, ansiedade e depois o medo.

E depois vejam um bocadinho mais adiante em MT 14:23: “e despedidas as multidões foi ao monte a fim de orar e depois eles já tinham saído no barco e depois quando Ele acabou de orar e tudo veio para com eles nov. 25 andando sobre o mar e os discípulos ao verem andando sobre as águas ficaram com medo e disseram: olhem é um fantasma e tomados de medo gritaram mas Jesus imediatamente lhes disse: tende bom ânimo SOU EU, não tenhais medo”.

E depois vocês sabem que Pedro disse: Senhor se és Tu mandas-me ir ter contigo sobre as águas e então como sabem Pedro andou sobre as águas mas depois quando Pedro reparou na força do vento e andando sobre as águas, isso tudo, no v. 30 teve medo.

E o que aconteceu depois do medo? Começou a submergir e gritou: Senhor, Senhor salva-me.

E então o que é que Jesus Cristo disse? Estendeu-lhe a mão e disse: homem de pequena fé porque duvidaste?

Vemos esta sequência: ansiedade, depois da ansiedade vê-se o medo e depois do medo a dúvida e assim começa: ansiedade, medo e dúvida.

Queridos irmãos é como nós em nossas dificuldades, nossos problemas, na nossa vida e nas coisas físicas e todos nós temos coisas físicas que não estão a correr bem principalmente agora nesta crise mundial desta pandemia e as pessoas tem ansiedade e depois desta ansiedade tem medo do que vai acontecer conosco e depois começam a ter dúvidas: Deus está no controle ou o que é que se passa? Começam a duvidar da intervenção de Deus.

E depois vejam em MT 16 começando no v. 5 está aqui a secção em que foram para o outro lado e esqueceram-se de levar pão, não havia pão e aí o ponto físico é que não havia pão e então Jesus Cristo começa a falar usando isso olha a falar a eles num nível espiritual a dizer: olha tenham cuidado do fermento dos fariseus e saduceus, sim, porque Ele estava a falar da doutrina e do ensino acerca de um tema espiritual e tenham cuidado e estava a usar esta oportunidade física para ensinar uma coisa espiritual.

V. 7: “mas eles porém discorriam entre si mesmos, começaram a arrazoar, a falar entre eles dizendo: é porque não trouxemos o pão! Percebendo disso Jesus disse: por que discorreis entre vós? Estão a arrazoar entre vós, porque estão a raciocinar desta maneira?”

“vocês não estão a entender o que Deus fez? Quando só havia cinco pães e converteu para cinco mil? E dos sete pães para 4 mil? Não se lembram que Deus pode intervir e por isso não tenham falta de fé”.

O ponto é começaram nesta ansiedade que não havia pão e depois tiveram medo porque não havia pão para alimentar todo o mundo e tiveram certas dúvidas e começaram a raciocinar e precisamos de lembrar irmãos que Deus é fiel e é fácil nós pensarmos no físico e raciocinarmos sem entendermos o poder de Deus.

Queridos irmãos o raciocínio humano pensa no físico e nós precisamos de ter fé em Deus por isso que digo estes quatro são inimigos da fé: ansiedade, o medo, a dúvida e o raciocínio humano à parte de Deus.

Precisamos de acreditar em Deus num sermão prévio mencionei da fé em HB 11:1: “ora a fé é a certeza, a absoluta confiança e garantia de coisas que se esperam”; é a nossa esperança, é a garantia, a fé é a absoluta confiança do que Deus prometeu que vai acontecer.

É a convicção e evidência e prova do que não se vê.

Queridos irmãos satanás usa o nosso raciocínio humano à parte de Deus para nos prender e isso é uma das ciladas de satanás.

Vejam em EF 6 aqui está a falar da armadura de Deus e vejam no v. 11: “revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderes ficar firmes e para estarmos sólidos e em pé contra as ciladas do diabo porque a nossa luta não é contra sangue e carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes”.

“portanto tomai toda a armadura de Deus para que possam resistir no dia mau”.

Queridos irmãos estamos em dias maus nos dias de hoje.

“E depois de teres vencido tudo permaneceres inabaláveis”; firmes.

“estais, pois, firmes na fé e cingidos com a verdade”.

Queridos irmãos há tantas mentiras à nossa volta, tantas meias verdades, isto é verdade mas a outra coisa é mentira, tantas meias verdades que nós temos de ter cuidado e quantas coisas ouvimos por ex. que as outras pessoas dizem ou que está na internet e quantas coisas dessas são falsas?

Sim, uma grande parte disso pode ser verdade mas há um bocadinho de falsidade que é suficiente para estragar e destruir a sua fé e por isso precisamos de estar firmes cingindo-nos com a verdade.

Queridos irmãos eu disse tantas vezes e tenho dito tantas vezes e digo de novo: não se envolvam na politiquice deste mundo; por gentileza irmãos, por favor não se envolvam na politiquice deste mundo e por que? Porque é baseada em um homem crer ser acima dos outros, poder e nenhum homem vai resolver os problemas do mundo, ninguém.

Por isso cingi-vos com a verdade porque aonde há estes desejos de poder há sempre distorções da verdade.

Queridos irmãos revestindo-nos da couraça da justiça temos que fazer o que é justo, o que é correto, calçai os pés com preparação do Evangelho da paz, estejam prontos para andar no caminho de Deus que é o Evangelho de Cristo seguindo a Cristo como Ele diz: siga-me! Seguir a Cristo que é este Evangelho da maneira da paz!

A preparação do Evangelho da paz é nós seguirmos esse caminho, a preparação para esta Boa Nova do Reino de Deus nós temos que estar preparados a viver no caminho!

E depois diz: embraçando sempre o que? O escudo da fé que nos protege e protege o nosso coração, protege a parte daqui da frente do nosso corpo, o nosso coração, as coisas que precisamos de proteger, o escudo da fé, e proteger do que?

Como diz aqui: “os quais podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”; estes dardos, estas flechas, estas coisas que vem para nós com fogo para nos destruir.

Estas dúvidas e problemas que nós começamos a ter dúvidas e depois começamos a raciocinar de uma maneira incorreta.

“por isso tomai também o capacete da salvação”; ponha-o na nossa mente o que? A esperança e vejam por ex. em 1 TS 5:8 “que o capacete da salvação é a esperança”; e por isso a fé é a certeza daquilo que esperamos e precisamos de ter essa esperança e temos que proteger a nossa cabeça com este capacete que é por na mente a esperança e qual é esta esperança? A esperança do que vamos ser de que vamos ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus.

E então nós temos que ter estes princípios de que? De evitar a ansiedade, de evitar o medo, de batalhar contra a dúvida e cuidado com o raciocínio humano à parte de Deus porque isso vai destruir a nossa fé e confiança nas promessas de Deus.

Queridos irmãos por isso para ter mais fé precisamos de estudar a Bíblia e também estudar as promessas de Deus, RM 10:17: “a fé vem por ouvir a Palavra de Deus, a Bíblia”, pela Escritura.

E depois diz continuando a ler no v. 17: “tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito”; a espada do Espírito é a única, digamos assim, instrumento de ataque que é a espada e que é a espada do Espírito que é a Palavra de Deus! Por isso o raciocínio humano à parte da Palavra de Deus destrói a fé! Temos que ter a Palavra de Deus e temos que entender as Promessas de Deus.

Por isso como disse o raciocínio humano é uma das maiores coisas de valor que nós temos mas também pode ser um dos nossos maiores inimigos e por que? Porque olhamos para as coisas físicas e as dificuldades a nossa volta que sim existem!

E depois ficamos paranoicos e psicóticos e começamos a basear pensamentos em premissas falsas, fake News, e depois começamos a ter deias falsas e essas precisamos de descartar essas imaginações, essas deias falsas, esses conselhos falsos de pessoas que estão a dizer-nos como se fossem verdade! Com orgulho!

Vejam em 2 CO 10:4: “porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus para destruir fortalezas, bastiões”; quais são estas fortalezas?

Queridos irmãos estas fortalezas são a ansiedade, é o medo, é a dúvida, é o raciocínio humano à parte da Palavra de Deus, todas estas coisas negativas com as quais satanás nos ataca e estas dúvidas e ideias falsas, estes argumentos, estes sofismas como diz aqui: “fortalezas anulando nós sofismas, isto é, argumentos, ideias falsas, conselhos falsos e temos que nos anular.

Queridos irmãos quando permitimos estas dúvidas se assegurarem na nossa mente nós nos tornamos escravos da carne e das coisas físicas e não estou a dizer que seja fácil irmãos mas temos que destruir estes conselhos e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus.

O que é que a Palavra de Deus diz? Se Deus está conosco quem pode estar contra nós? Eu nunca te deixarei ou desampararei e são promessas de Deus e Deus não mente pois Ele é fiel e precisamos de ter fé e completa confiança mas buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

E se você não está a buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça como é que Deus vai então cumprir a promessa? Sim, porque Deus está a prometer aqueles que lhe são fiéis.

Continuando a ler em 2 CO 10:5 diz assim na segunda parte: “e levando cativo todo o pensamento a obediência de Cristo”; temos que ser obedientes a Cristo como Ele foi obediente mentalmente e nós estamos muito longe disso e temos que melhorar.

“estando prontos para punir toda a desobediência”; precisamos de estar prontos a punir toda a desobediência que nós temos na nossa carne e na nossa mente, nos nossos pensamentos e temos que punir isso, temos que destruir, estar prontos a vingar toda a desobediência quando for cumprida a vossa obediência.

Temos que cumprir e completar a nossa submissão e obediência e por isso queridos irmãos o espírito do homem é muto importante nos faz sermos capazes de entender estas coisas e fazem entender o que Deus nos revela pelo Seu Espírito.

Veja por ex. aqui em 1 CO 2:10: “as coisas que Deus tem planejado para nós, Deus nos revelou pelo Espírito porque o Espírito todas as cosas prescruta até mesmo nas profundezas de Deus”, como é que nós podemos então ter o conhecimento espiritual?

Porque falamos por bastante tempo acerca do conhecimento das coisas do homem mas como é que podemos agora ter o conhecimento que é mais importante que é o conhecimento espiritual de Deus! Esse vem pela revelação de Deus e é o que diz aqui: mas Deus nos revelou no Espirito porque o Espírito todas as coisas prescruta”; o Espírito de Deus.

Queridos irmãos para entendermos estas coisas espirituais que é o plano de Deus de salvação para nós sermos filhos e filhas de Deus, quem é Deus? Quem é o homem? Temos estudos bíblicos a abordando esses pontos e quando entendemos estas grandes questões que são reveladas por Deus a nós pelo Seu Espírito isso nos liberta dos medos, das superstições e dos dogmas falsos dos homens.

E o que é um dogma? Dogma são princípios de autoridade que são falsos, de homens, são dogmas, são ideias falsas de homens e quantos livros e sermões e quantas coisas foram escritas para dar as pessoas este entendimento espiritual mas in corretamente e por que?

Porque só podemos ter este entendimento espiritual quando Deus nos revela pelo Seu Espírito e quando Ele abre a nossa mente que é um milagre para nós podermos entender as verdades de Deus!

Queridos irmãos todo o mundo hoje em dia tem ensinos falsos, pensam que estão a morrer e dar a sua vida por Deus mas estão a seguir um deus falso.

As nações e os povos estão divididos porque todas as suas ideias de trazerem paz aos países como: Angola, Brasil, Portugal, Estados Unidos, não trazem paz nenhuma! E por que?

Porque paz só é possível de acordo com o conselho de Deus e de acordo com as leis de Deus e de acordo com os princípios de Deus e só o Messias é que vai trazer paz à terra.

E por isso qualquer coisa que você faça, você diz: olha eu preciso de fazer isto ou ajudar o mundo todo ou ser um líder da nação e quer que votem por mim que eu tenho uma boa intenção e vou fazer as coisas certas.

Queridos irmãos você pode fazer muitas coisas certas e não estou a dizer que não faça mas ao fim de contas não há nada que você possa fazer para causar uma diferença a este mundo.

A sociedade em que você está e você pode ser muito boa pessoa mas as pessoas nesta sociedade vão continuar a fazer coisas erradas e por que?

Porque tem que vir do Espírito de Deus e só a intervenção de Deus é que vai salvar a sua comunidade, é que vai salvar a sua cidade e e é que vai salvar o seu país e está claro o meu país também.

Só a intervenção de Deus é que vai salvar este mundo e só pela revelação de Deus que vem pelo Espírito de Deus é que nós podemos ter paz mental e só a SEGUNDA VINDA DE CRISTO, do Messias, é que vai resolver os problemas e trazer paz ao mundo.

Nenhum líder desta nação ou da sua nação ou qualquer outra nação vai trazer paz ao mundo, nenhum líder vai trazer paz ao mundo.

A não ser Jesus Cristo.

É o que diz aqui onde lemos em 1 CO 2 diz assim: “qual dos homens sabe as coisas do homem se não o próprio espírito que está nele e assim também as coisas de Deus ninguém as conhece se não o Espírito de Deus”.

Queridos irmãos isto é uma declaração muito forte e por isso que diz no v. 12: “nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

A graça de Deus e para entendermos a graça de Deus o que Deus nos dá gratuitamente temos que ter o Espírito de Deus!

Queridos irmãos o espírito humano faz a possibilidade de termos um contato e relacionamento com Deus!

Por isso esse espírito humano, digamos assim, como se fosse uma antena ou possibilidade de nós termos contato com o Espírito de Deus para haver esta união mas aqui também está o perigo porque satanás também é espírito e satanás pode por no seu cérebro, na sua mente e na sua cabeça ideias erradas e ele está fazendo isso e através dessas ideias erradas você começa a ter ansiedades, medos, dúvidas e raciocínio humano e sim muitas ideias são certas mas misturadas com um bocadinho de erradas.

Perdemos a fé em Deus! E por isso quando temos isso a parte das promessas de Deus precisamos ter cuidado.

Por isso vemos aqui 2 pontos chaves do espírito no homem onde o espírito humano transmite o poder do intelecto ao cérebro humano para este cérebro humano ser muito superior na sua capacidade do que um cérebro de um animal e segundo o espírito humano, o espírito do homem no homem dá a possibilidade de nós sermos regerados pelo Espírito Santo de Deus e por isso temos uma comunicação direta com Deus esta união, para termos uma união com Deus.

Basta sermos um para sermos gerados por Deus e esta impregnação do Espírito de Deus no espírito humano através desta impregnação podemos ser um com Deus.

Queridos irmãos o espírito do homem não é uma alma porque a alma que peca morrerá, EZ 18:4, o espírito do homem é algo que Deus nos dá, é uma essência espiritual que quando nós morremos volta para Deus e lemos por ex. em LC 21:46 que Jesus Cristo antes de morrer entregou o seu Espírito nas mãos de Deus, o espírito do homem, o espírito dele, Cristo.

Você tem o seu espírito onde ponha o seu nome e eu tenho um espírito, o espírito do Jorge. E o Estevão, em AT 7:59, pediu a Jesus Cristo para receber o espírito do homem, o espírito dele e por isso esse espírito do homem que Deus guarda não está a viver e está simplesmente como se fosse uma gravação é, digamos assim, que é tudo gravado de nós acerca de nós e por isso possibilita a ressurreição quando Deus nos dá um corpo novo e este espírito do homem que é, digamos assim, vem com esta gravação espiritual do que nós somos e é posta de novo nesse corpo novo e começamos a viver de novo e começamos a ser um ser vivente de novo após a ressurreição.

Queridos irmãos nós quando recebemos o Espírito Santo de Deus após a imposição das mãos e a oração do servo de Deus recebemos este Espírito que é a semente incorruptível!

Por isso que diz em 1 PE 1:23 diz assim: “pois fostes regenerados não de semente corruptível”; sim, a nossa primeira geração fomos gerados pela primeira vez e fomos gerados por uma semente corruptível que veio do nosso pai físico mas quando fomos regerados pelo Pai espiritual e celestial somos regerados de semente incorruptível de acordo com a promessa e a palavra de Deus que Ele disse que nos prometeria.

E por isso o Espírito Santo de Deus que é esta semente do Pai e que vem e procede do Pai que nos é dada pelo Espírito Santo, de Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus faz com que nós entendamos as coisas de Deus como lemos em 1 CO 2 e assim como lemos em 1 CO 2:16 temos a mente de Cristo.

Está claro que não temos o cérebro Dele e sim que temos a maneira de pensar de Cristo que é a imagem de Deus 2 CO 4:4, e temos a maneira de pensar de Deus, amente e a maneira de ver as coisas, o sentimento de Deus e por isso precisamos de usar o espírito do homem no homem corretamente.

Para desenvolver um relacionamento correto com Deus!

E lembrem-se este conhecimento espiritual de Deus só vem pela revelação de Deus! Que vem pelo Espírito Santo de Deus como lemos em 1 CO 2 e este conhecimento espiritual nos liberta e nos libera de medos, de superstições, de dogmas falsos e então isto é algo extremamente importante porque nos dá esta capacidade de raciocinar e que temos que raciocinar com a Palavra de Deus!

E por isso esse espírito do homem nos dá o poder intelectual ao cérebro humano e abre a possibilidade do Espírito Santo de Deus se unir com o espírito do homem no homem para sermos regerados e para termos uma comunicação direta com o Pai através de Jesus Cristo porque temos a mente de Cristo e a maneira de pensar de Cristo.

Por isso queridos irmãos o conhecimento espiritual vem pela revelação de Deus através da interação do Espírito Santo de Deus com o espírito do homem no homem!

Para que eu e você possamos cumprir e realizar o que 2 PE diz para nós e o que é? Para crescermos no conhecimento de Jesus Cristo porque temos a mente de Cristo e temos a maneira de pensar e ver de Cristo e então podemos não só saber como Cristo é, como Deus é, podemos imitá-lo e quando podemos imitá-lo e por que? Porque temos esta esperança e não deixamos os inimigos da fé nos destruir e então através deste conhecimento podemos nos manter fiéis até ao fim!

E por isso em 2 PE 3:18 lemos: “crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a Ele seja dada a glória assim agora como no dia da eternidade, Amém”.