O Gênesis é Importante

Você está aqui

O Gênesis é Importante

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.26 MB)

Download (Baixar)

O Gênesis é Importante

MP3 Audio (42.26 MB)
×

O princípio de todas as atividades é muito importante, pois ele revela o motivo, intenção e propósito original da atividade ou do projeto ou da organização. Baseado nesse propósito ou intenção - estamos a viver e a nos conduzir para termos sucesso dentro desse objectivo?

Sermon Notes

 

O princípio de todas as atividades é muito importante, pois ele revela o motivo, intenção e propósito original da atividade ou do projeto ou da organização.

Baseado nesse propósito ou intenção - estamos a viver e a nos conduzir para termos sucesso dentro desse objectivo?

Transcrição

O GENESIS É IMPORTANTE   -    18.01.2020

Bom da ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O Gênesis é sempre importante.

O que é que estou a dizer quando digo isso?

O que estou a dizer é que o início de qualquer coisa é importante.

Por isso a Bíblia começa com Gênesis mas o início por ex. de uma organização ou de um projeto geralmente revela o propósito, a motivação, a intenção desse projeto, ou objetivo ou organização ou meta.

E por isso o GN é sempre importante.

Foi o motivo ou a intenção inicial, uma que é completamente honrável, justa com uma boa intenção, com bom motivo puro, ou há aí uma mistura de bom e mal no motivo dessas ações ou o que originou essa entidade ou organização, houve assim misturas, prática, na maneira das crenças de ser ou atuar.

Queridos irmãos o GN é importante.

A intenção de Deus para a criação da humanidade tá descrita no próprio 1º cap. De GN e vamos ver aí começando no v. 26-27 diz assim: “também disse Deus: façamos o homem a nossa imagem.”

Deus Pai e Jesus Cristo que antes de Jesus Cristo ser filho de Deus e antes de Deus Pai ser o pai de Jesus Cristo era Deus e o verbo, estes 2 seres da forma de Deus, Elohim, que é uma palavra uni plural disseram: façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança e tenha ele, o homem, domínio sobre os peixes do mar, sobre as árvores dos céus, sobre os animais domésticos por toda a terra, e sobre os répteis que rastejam pela terra.

Criou Deus, criou Elohim o homem a sua imagem e a imagem de Deus, os criou homem e mulher.

Aqui vemos a intenção e a motivação de Deus criar a humanidade.

O plano de Deus é de vir a ter mais seres a sua imagem e conforme a sua semelhança que nós sabemos que é ter mais filhos e filhas na família de Deus, ter uma família de seres tal como você como pai e filhos são do mesmo gênero e mesma qualidade de seres.

Mas para criar uma família de seres do mesmo gênero, com a mesma capacidade de fazer decisões a humanidade teria que ser uma família que tivesse arbítrio livre.

Que tivesse a possibilidade livre de fazer escolhas, um livre arbítrio, e que tivesse esta capacidade de escolher o que vão fazer acerca da moralidade.

E como qualquer pai sabe quando você está a educar e treinar os seus filhos embora quando bem os ensina, quanto seja uma excelente criação que você está a dar aos seus filhos eles sempre terão a possibilidade de fazerem algumas decisões ou escolhas que você vai dizer: ahn, não é assim tão bom.

E você com a sua experiência como pai vê que isto vai causar problemas! Vai causar sofrimento.

Mas Deus pai quando deu ao homem a oportunidade de livre arbítrio deu ao homem a oportunidade de decidir para si próprio o que fazer, bom e mau, e mais cedo ou mais tarde qualquer homem, todos os homens, fariam algo mal! Ou em outras palavras: pecariam, fariam o pecado.

E o salário do pecado, em RM 6:23, é a morte! Mas o dom de Deus é a vida eterna!

E é interessante aí pois diz que a vida eterna é um dom então quer dizer que você o tenha, está a dizer que você não é uma alma imortal, é um dom porque se você pecar o salário é a morte!

Ora, o plano de Deus, a motivação e intenção de Deus a ter filhos a sua imagem e a sua semelhança como lemos aqui em GN 1:26-27 isto que dizer com a intenção e a motivação de que esses filhos fossem pessoas que soubessem fazer e escolher coisas corretas, coisas baseadas no amor para o bem do próximo.

Mas Deus sabia que o homem mais cedo ou mais tarde ia falhar porque como tal você sabe que os seus filhos um da mais tarde vão fazer umas coisas erradas.

E por isso Deus sabia que haveria pecado! E o salário do pecado é a morte!

Uma vez que estes homens que Deus criou e por Adão e Eva estão a procriar-se, uma vez que estes homens pequem vão morrer!

Ora, se morrem é o fim do grande plano de Deus para a humanidade! E por isso teria que haver nesse plano uma maneira de comprar as pessoas de volta e dirimir as pessoas da morte!

Porque ao fim de contas o desejo de Deus é para que as pessoas tenham vida e a vida abundantemente como Ele a tem!

E por isso vejam comigo faz favor em 1 PE 1:18-20: “sabendo que não foi mediante por coisas corruptíveis como prata ou ouro que fostes resgatados, que fostes comprados de volta da morte, nós no plano de Deus fomos citados para sermos comprados de volta da morte! Mas o salário do pecado é a morte! Para pagar esse pecado necessita de uma outra morte! E por isso fomos resgatados do vosso fútil procedimento quer vossos pais lhes legaram, isto é, nós somos e nossos pais também o são, recebemos por tradição, e descendência e somos carnais! Mas somos resgatados não é com ouro ou dinheiro ou com reais ou com dólares ou euros, somos resgatados pelo precioso sangue como cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo!”

Conhecido e pré ordenado, sabido e conhecido com antecedência, conhecido antes da fundação do mundo! Esta necessidade de que Jesus Cristo viesse para a terra e que morresse e desse e pagasse com a sua vida e com seu sangue para nos redimir.

Tinha sido conhecido por Deus antes da fundação do mundo porém só foi manifestado agora! Nos últimos 2.000 anos por amor para conosco.

Queridos irmãos é importante nós entendermos este ponto vital e vitalíssimo a morte de Cristo é uma parte integral, necessária, vital do plano de Deus para criar filhos(as) de Deus na família de Deus.

Por que? Porque nós temos que aprender e quer dizer depois de nos queimarmos, digamos assim, depois de nos magoarmos, aprendermos a não fazer isso de novo!

Temos que aprender através de nossas más escolhas! Aprender a não fazer isso outra vez! E essas más escolhas, minhas, vossas, da humanidade, vão trazer sofrimentos a eles e a outros!

Por que há sofrimento? Ah porque não há Deus, não, há sofrimento porque Deus está a dar arbítrio livre, está a dar a você a liberdade de você escolher, decidir e fazer e por que? Porque através disso vai aprender, nós vamos aprender, a humanidade vai aprender que a única maneira boa é a maneira de Deus.

Vamos aprender a confiar na palavra Dele, isto é, a ter fé no que Ele diz porque ao fim de contas ter confiança é um tipo de fé, de confiar no que Deus diz!

Por isso sofrimento, morte e a necessidade de sermos redimidos, comprados de volta, resgatados, é necessária, o sofrimento, morte e redenção, são necessários neste plano para criar seres que tem capacidades do gênero de Deus, do Pai e do Filho, para sermos dessa mesma família porque se não fosse seríamos simplesmente robôs!

Mas não somos pois temos capacidade de pensar e deduzir e temos que aprender a fazer o que é correto!

E por isso o Pai e o Filho, o pai celestial e o filho de Deus, tinham que sofrer para provar o seu amor para nós!

Queridos irmãos nós podemos entender o sofrimento de Jesus Cristo, sim, Ele foi para a Terra, se esvaziou de Deus porque Ele era igual a Deus, era da forma de Deus e se fez um homem, vemos isso em FP 2:6-8: “pois Ele, Jesus Cristo, subsistindo na forma de Deus não julgou como usurpação ser igual a Deus”.

Queridos irmãos não era nenhum estelionato, não era nenhuma falsidade ideológica ser igual a Deus.

Jesus Cristo era igual a Deus em forma e gênero, não estou a falar de autoridade mas a Si mesmo voluntariamente, não foi forçado. Livre arbítrio voluntariamente se esvaziou.

Se esvaziou do poder de ser Deus! Para vir a ser com poderes limitados de um ser humano assumindo assim a forma e se tornando a semelhança de homens conhecida em figura humana.

Quer dizer que se esvaziou da figura de Deus e da forma de Deus, e de ser igual a Deus, para vir a ser igual a homem!

E ainda mais no v. 8: “se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”.

Queridos irmãos vemos aqui 2 pontos importantes: primeiro, a humildade e segundo a obediência; humildade e obediência.

Queridos irmãos nós temos que ter o mesmo sentimento e a mesma atitude como lemos no v. 7 e isto é o que nós temos que aprender.

Queridos irmãos o sofrimento de Cristo, a maioria da parte dos cristãos entende facilmente mas muitos de vocês são pais não o são? São pais ou são mães mas se você está a ver o seu filho ou a sua filha a sofrer, dá-lhe dor? Lhe magoa a você como pai? E magoa muito! Os pais também sofrem quando veem os filhos a sofrer, quando veem o filho ou a filha a terem dores.

E quanto mais os pais sofrem verem os seus filhos morrer quando eram jovens por e. e como pai você ainda sofre? Talvez mais de outra maneira  mas sofre!

Veja aqui em RM 5:8 diz assim: “mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, está a aprovar!!”; isto é o Pai que está a aprovar o seu amor para conosco e continuando: “pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores”.

Queridos irmãos este plano para criar filhos e filhas do gênero Deles é um grande plano, um grande plano de amor por estes filhos(as) mas requer e necessitava de sofrimento e morte!

E por isso vemos que através de GN que este é o plano de Deus e vemos que em GN que Deus deu ao homem a possibilidade de escolher por ex. 2 árvores, a da vida ou a do conhecimento do bem e do mal que resulta na morte.

E por isso vê-se que em GN que Deus estava a trabalhar com a humanidade desde o início de Adão e Eva e desde o princípio Deus mostrou e demonstrou a Adão e Eva que eles tinham a liberdade de escolher mas antes de escolher Deus lhes ensinou o que era bom e o que era mal.

Deus relacionou o caminho da vida e por isso Deus ensinou a eles isto é bom e isto é mal e sigam o bom para ter vida, não sigas o caminho do bom e do mal, isto é, cinges para ti próprio o que é bom e o que é mal, confiança em Mim o que estou a dizer o que é bom e o que é mal e segue o que estou a dizer e não faças o errado!

Em GN 2:16-17 vejemos então: “e o Senhor lhe deu esta ordem: toda a árvore do jardim comerás livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, isto estava a educar o que é bom e o que é mal porque no dia que delas comeres, que seguires o caminho errado vais morrer, não é imediatamente mas vais morrer”.

Começa que o salário do pecado é a morte!

Deus mostrou a Adão e a Eva que tinham liberdade de fazerem suas escolhas morais mas que haviam consequências e que há consequências e por isso depende da vossa situação e da vossa decisão há consequências!

As consequências é uma vida feliz ou uma vida com sofrimento e morte!

Com isso e entendia e sabia que a humanidade tinha que aprender a vencer as tentações, tinha que aprender a ser um vencedor para ser parte da sua família porque como membros daquela família como seres do gênero da família de Deus e como filhos de Deus no futuro e na eternidade vão ter muitas atrações ou coisas a puxar ou sentimentos de importância que tem que vencer! E tem que se manterem humildes! E não podem ser sujeitos a tentações, não, porque foi o que aconteceu com satanás.

E além disso tem que aprender a discernir o bem do mal! Tem que aprender a discernir a verdade da decepção! Tem que aprender e ter a capacidade mental de começar a ver como hã, hã, isto não está correto! Tem que ter esta capacidade e tem que aprender a acreditar em Deus e a ter completa confiança no que Deus diz: Ele é verdadeiro, Ele é amor e Ele é fiel! E aliás este é o primeiro ponto!

Porque o que aconteceu a Adão eles não acreditaram que Deus disse: come dessa árvore e não coma daquela porque vais morrer, não faças escolhas erradas porque vai haver consequências e Adão não acreditou!

Nós temos que acreditar e ter a força de vencer qualquer tentação ou decepção a puxar para outra direção. É exatamente o que aconteceu com o Adão e a Eva.

Precisamos disto para sermos membros da família de Deus e nada mais, nada menos e vamos ter que acreditar em Deus completamente e vamos ter a capacidade de vencer estas atrações e estas cobiças e estas concupiscências e estes sentimentos de arrogância e temos que aprender discernir o bem do mal!

Isto não cheira bem! E afastar-se disso!

E por isso que Deus permitiu a satanás causar este engano a Adão e a Eva e também este engano a humanidade e por que? Para nós aprendermos a separar o bem do mal, a separar a verdade da mentira e temos que aprender!

Veja em GN 3:1-6: “mas a serpente a mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito disse a mulher: é assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim?”

Está aqui satanás a criar dúvidas na mente de Eva.

Continuando: “e respondeu a mulher: de todo o fruto das árvores do jardim podemos comer mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse Deus: dele não comereis para que não morreis; e então a serpente disse a mulher: Deus está a mentir não acredites no que Ele diz pois não vais morrer”.

E no v. 5: “porque Deus sabe em que dele comeres se vos abrirão os olhos e como Deus sereis conhecedores do bem e do mal”.

Queridos irmãos nós não precisamos de nos magoar, nós não precisamos de cometer adultério para saber que é mal! Nós não precisamos de matar uma pessoa para saber: olha isto é mal! Precisamos de ter o conhecimento e dizer isto é mal, é mal!! Ponto final, acreditar! E não fazer coisas erradas!

Ter confiança no que Deus diz! Isto é mal, não faças! Pornografia é má, não olhes para isso! Tem confiança nisso! E satanás diz: oh não, não tens que experimentar para ver se de fato é bom ou mal para serdes como Deus.

Queridos irmãos isto é uma mistura de verdade com mentira, sim, Deus quer que venhamos a ser como Ele é! Quer que sejamos a imagem Dele e a semelhança Dele! Foi o que Ele disse! No cap. 1 de GN nos vs. 26-27 mas satanás na sua sutileza e mentira misturou as coisas é como os políticos fazem misturam um pouquinho de verdade ou muita verdade com um pouquinho de mentira, óh porque aquele mentiu por causa disto e estão a criar estas confusões por causa da politiquice; esta politiquice deste mundo!

Queridos irmãos evitem a politiquice deste mundo! E por que? porque vai sujar você, a sua mente e vai fazer você cair mais cedo ou mais tarde!

E se você está a se meter nisso vai ter que aprender uma lição, vai se queimar um dia e depois vai ver: óh, não devia ter feito aquilo!

Queridos irmãos não se metam na politiquice deste mundão! Seja onde for

Satanás quer misturar a verdade com a mentira para enganar pois ele engana ou ilude o mundo inteiro! Está em AP 12:9.

Queridos irmãos nós temos que batalhar e aprender a sermos sábios e prudentes como serpentes e vejam em MT 10:16 que precisamos de aprender a ser sábios como serpentes e inofensivos, isto é, simples como as pombas e então em MT 10:16 diz assim: “es que vos envio como ovelhas para o meio de lobos”.

Queridos irmãos este mundo está cheio de lobos e enganadores e ilusionistas que nos estão a enganar e querem destruir você!

Sede, portanto, prudentes! Sede sábios! Cuidado! Sejam simples como as pombas e inofensivos e não magoem a outros; acautelai-vos dos enganos que os homens vão dar a vocês.

Queridos irmãos uma vez mais Deus sabia que o homem tinha que aprender lições básicas, primeiro confiança no que Deus diz, segundo ter que aprender a discernir a verdade da decepção porque este mundo está cheio de decepções e ilusões e temos que aprender a lutar contra as atrações, as cobiças deste mundão!

Vejam por ex. em 1 JO 2:16: “não ameis o mundo ne as coisas que há no mundo, v. 15, no mundão, porque se amas o mundo e amas a politiquice deste mundo o amor do Pai não está em você porque o que tudo o que há no mundo e concupiscência da carne e dos olhos e a soberba, isto é, o orgulho da vida não procede do Pai”.

Orgulho da vida, bem você mete-se em politiquice: olha eu sou importante e sou o chefe aqui, sou o chefão, rsssss, o orgulho e a soberba e a concupiscência da carne, isto é, a natureza humana e a concupiscência dos olhos, este desejo de ver, vontade, curiosidade; e temos que vencer estas fraquezas da carne queridos irmãos pois o mundo passa com toda esta concupiscência, passa, e por outro lado também irmãos vejam também em 2 TS 2:10 como disse a pouco temos que aprender a discernir o bem do mal e temos que discernir a verdade da mentira e temos que aprender a separar doutrinas falsas da pura verdade de Deus!

2 TS 2:10 vamos começar no v. 9: “ora o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás com todo pode e sinais da mentira”; quando o iníquo, o falso profeta vier isto vai ser cheio de milagres que as pessoas vão ficar completamente iludidas.

 

Mas queridos irmãos começam com coisas pequenas, está a ser iludido om coisas pequenas e agora com todo o engano da injustiça e estas doutrinas falsas são enganos de injustiça aos que perecem e por que? Porque não acolheram o amor da verdade!

Queridos irmãos se vocês amam a verdade vai odiar estas mentiras todas, vai ver e discernir a verdade da decepção, assim tão simples, uma mente sã, uma mente bem equilibrada, você vai discernir!

Queridos irmãos temos que vencer as fraquezas da carne, temos que aprender a discernir a verdade da decepção, e temos que ter absoluta confiança em Deus!

Vejam RM 3:28 diz: “concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé independente das obras da lei”; nós somos justificados porque temos confiança no Pai completa fé, completa confiança no Pai! E devemos fazer o que Ele diz para fazermos e por que? porque acreditamos Nele e temos confiança no que Ele diz!

Queridos irmãos por isso Deus sabia que tínhamos que aprender por estas experiências e conforme tivermos essas experiências mais cedo ou mais tarde alguns de nós, aliás todos nós falhamos!

E por isso tem que haver um caminho de redenção e um caminho de sermos resgatados e isso somos resgatados através do sacrifício de Jesus Cristo.

Vejam comigo se faz favor 1 CO 11:1 diz: “sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”; somos resgatados por Cristo, sabemos que fizemos coisas erradas, que caímos e tropeçamos e que falhamos e que agora não vamos continuar a falhar, olha eu vou continuar a fazer e falhar! Não, agora vi que este caminho do mundo não funciona e eu quero ir no caminho correto e qual é o caminho correto? Imitar a Jesus Cristo como diz aqui sede meus imitadores como eu também sou de Cristo!

Precisamos de imitar a Cristo e Ele é o nosso padrão, Ele é o fim da lei, é o objetivo e a meta, é o exemplo e o padrão que cumpriu a lei como devia de ser cumprida e por isso temos que nos arrepender como Pedro disse no sermão no dia em que receberam o Espírito Santo, no da de Pentecostes, em AT 2:38, onde falam o que vamos fazer e ele diz: arrependam-se! E sejam batizados em o nome de Jesus Cristo! Para receberem o Espírito Santo que é aquele espírito que vos ajuda e que vos dá a força para vencerem.

E por isso que temos que mudar, arrepender e temos que mudar! Não vamos continuar naquele caminho que é de sujidade e temos que reconhecer, sim, que caímos e Jesus Cristo nos justifica de graça porque de graça Ele nos tirou de lá e agora que nos tirou de lá não podemos continuar a ir para lá, não, temos que andar agora no caminho certo e temos que imitar a Cristo.

Temos que por o novo homem e vejam em EF 4:24 diz: “e vos revistais do novo homem”; temos que por o novo homem e temos que nos arrepender, temos que mudar, temos que ser batizados, isto é, temos que ter um compromisso sabendo e entendendo que temos que mudar e mudar!!

 E um novo homem que é criado segundo Deus, isto é, que nós somos uma nova criação a imitar a Deus! Segundo Deus! Digamos assim uma fotocópia do que Deus é! Na nossa condução, na nossa maneira de viver, no nosso sentimento e na nossa maneira de viver!

Em justiça mas como diz no grego original na verdadeira justiça e podem ler isso também na ACF, na verdadeira justiça, sim, porque as pessoas tem a sua auto justiça e não estou a falar disso, está a falar na verdadeira justiça que é a justiça de Deus!

E retidão procedentes da verdade.

Queridos irmãos o golo, a meta é para nós virmos a ser ao fim virmos a ser como Deus o é! De acordo com as leis de amor de Deus.

RM 2:13 e uma vez que agora estamos a praticar o caminho correto e estamos a viver da maneira correta e estamos a viver da maneira nova e não estamos a continuar a andar na sujeira pois agora temos que andar no caminho certo e por isso diz assim em RM 2:13: “porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus”; sim, continuam a ouvir mas continuam a fazer a mesma porcaria!

Continuando: “mas os que praticam a lei hão de ser justificados”; somos justificados de graça através do sacrifício de Jesus Cristo e agora que somos justificados temos que continuar nesse caminho porque os que estão a praticar a lei são justificados porque se você não continua nesse caminho você volta para a sujidade e como você pode ser justificado? Se você continua nesta porcaria do mundo, neste chiqueiro?

Você tem que sair para justificar e vencer!

Todos nós temos que fazer isso, você e eu temos que fazer isso e esse é que é o caminho pois nós não podemos estar no reino de Deus a não ser que nós estejamos a buscar a justiça de Deus, a verdadeira justiça.

MT 6:33: “busquem o reino de Deus e a sua justiça, a justiça de Deus”.

Por isso vemos voltando ao GN ao início vemos que Adão e Eva fizeram uma escolha incorreta e que afetou os filhos e por ex. afetou o seu filho e vemos aqui em GN 4:5 diz: “ao passo que Caim e de sua oferta não se agradou e pôs dessa maneira que caiu de Caim o seu semblante e por que? Porque Caim não venceu o pecado”.

Vejam aqui no v. 7: “se procederes bem não é certo que serás aceito mas, todavia, se procederes mal, se continuares no mal, se não venceres e não parares de estares na lama e estares no caminho correto, eis que o pecado jaz a porta e o seu desejo será contra ti”.

Esta atração negativa do pecado está contra a sua vida e está contra você! Mas você tem que dominar as tentações e tem que dominar as fraquezas da carne e tem que vencer tem que ser um vencedor!

Por isso que diz em MT 11:12: “desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele”.

Queridos irmãos desde os dias de João Batista até agora o reino de Deus está a ser pregado por Jesus Cristo, e pelos apóstolos, por nós e pela igreja de Deus estamos a pregar o reino de Deus e precisamos de ter a justiça de Deus, temos que lutar com esforço! Temos que fazer esforço! Para vencer as fraquezas da carne! Temos que ser guerreiros! Por a armadura de Deus! Para vencer esta batalha! Temos que lutar!

“Por isso o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele”; temos que ser ousados! Temos que lutar! Temos que vencer! Mas não estamos a lutar com outras pessoas e estamos a lutar contra nós próprios e estamos a lutar contra as atrações do mundão! Estamos a lutar contra a tentação!

Vejam EF 6:12 diz: “porque a nossa luta não é contra o sangue e carne, não é contra outras pessoas, mas sim contra os principados e potestades contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal e regiões celestes”.

Estamos a lutar contra o mundão, a liderança deste mundo, líderes físicos e espirituais, é uma luta que começa com nós próprios e com os enganos deste mundo mas é uma luta espiritual e não é uma luta de carne e sangue, não é uma batalha para ir para um campo de batalha com uma espada e matar pessoas, não, e assim vemos em GN 4:8 que Caim falhou!

O Caim pecou e o que ele fez? Em GN 4:8 diz assim: “disse Caim a Abel, seu irmão, vamos ao campo e estando eles no campo então Caim colocou-se contra seu irmão e o matou!”.

Ele não viu que o pecado estava dentro dele que o pecado era culpa do outro, a maioria das pessoas dizem: olha é tua culpa em vez de olharmos para nós próprios e arrependermos e mudarmos!

Estamos sempre a acusar e apontar o dedo!

Queridos irmãos Caim permitiu ser influenciado e guiado ao assassinato e assim tem continuado a estória da humanidade! De não confiar a Deus exceto algumas exceções mesmo em GN como por ex. Noé.

Até que chegamos à estória de Abraão e vemos a estória de Abraão completamente teve confiança em Deus!

Em GN 12 diz assim: “ora diz o Senhor a Abraão: sai da tua terra e de tua parentela da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei e de ti farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei e te darei um novo nome e sê tua uma benção e abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Deus fez aqui uma promessa a Abraão; faz isto mas com as condições que tu me obedeças, que tu saias, que tu vais e eu então te abençoarei a ti e a tua família e não só a tua família e diz assim: em ti serão abençoadas TODAS as famílias da terra.

E vemos aqui já uma promessa dupla, uma promessa da família dele, digamos assim, desta raça, dessa família, desse grupo de pessoas e uma promessa de graça para todas as famílias da terra que serão abençoadas por meio dele.

E depois lemos em vários capítulos seguintes no v. 7 do mesmo cap. Que era uma promessa de terreno e de território e depois dizendo em GN 13 que era para os descendentes, GN 13:5, diz: para teus descendentes para sempre e depois vemos em GN 15:18 que é uma grande expansão de terreno e muitos descendentes e depois vemos em GN 17:1-8 em que diz: olha eu vou fazer uma aliança contigo e obedece-me e como diz então no v. 5: “Abrão já não será o teu nome e sim Abraão porque pai de numerosas nações te constitui”.

Pai de uma grande multidão de nações e ele queria ter um filho, não tinha filho, vemos aí em GN 18 que prometeu ter um filho através de Sara, o filo da promessa e eles já eram idosos e isto mas ele disse aqui também em um cap. Importante, uma secção importante, em GN 18:19: “porque eu escolhi para que ordene a seus filhos a casa depois dele a fim de que guarde o caminho do Senhor e pratiquem ajustiça e o juízo”.

Aí está um ponto importante a Abraão, a família, sé ele obedeceu mas ele educou e ensinou a seus filhos e a sua família e ordenou que obedecessem e seguissem o caminho de Deus.

E aí se vê a razão porque Abraão é o pai, digamos assim, dos fiéis e o pai de muitas nações.

E depois vê-se em GN 21 que Isaque nasceu e depois em GN 22 vê-se a confiança que ele demonstrou para com Deus quando Deus disse: olha toma o teu filho, teu único filho que nasceu desta maneira e que sim porque nasceu de uma promessa porque a Sara já tinha passado os dias de dar bebês e por isso é o filho único que ele recebeu da promessa de Deus e Ele disse: vai e faz um sacrifício com o teu filho.

E o filho Isaque bem já era um bom jovem não era uma criancinha e ele também foi e foram ambos de livre vontade, isto é, em GN 22 e esta é a prova de Deus a Abraão e veja nos vs. 8-9 de GN 22: “respondeu Abraão com o seu filho: Deus proverá para si meu filho o cordeiro para o holocausto e saíram ambos juntos ao local que Deus lhe havia designado e ali edificou Abraão um altar sobre ele dispôs a lenha e amarrou Isaque seu filho”.

Imagine, Isaque já não era uma criancinha e o amarrou, o filho se submeteu em confiança ao pai e a Deus.

“e o deitou em cima do altar e pegou o cutelo para imolar o filho e então do céu lhe bradou o anjo do Senhor: Abraão, Abraão não estendas a mão e nada lhe faças pois agora sei que temes a Deus porquanto não me negastes o filho, o teu único filho”.

O único filho desta maneira da promessa através de Sara.

E aí vê-se que ele provou o seu amor a Deus e a promessa agora ficou incondicional pois as promessas feitas agora eram certeza e diz assim nos vs. 15-16: “então do céu bradou pela segunda vez o anjo do Senhor a Abraão e disse: jurei por mim mesmo  diz o Senhor porquanto fizeste isto e não me negaste o teu único filho deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia da praia do mar e a tua descendência possuirá cidades e nelas serão benditas todas as nações através da tua semente”.

E aí vê-se uma vez mais a promessa que multiplicará a descendência e todas as nações vão ser também abençoadas, uma promessa dupla.

E por isso as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente que é Jesus Cristo como lemos em GL 3:16 e através de Jesus Cristo nós ficamos parte dessa promessa como filhos de Abraão.

Queridos irmãos por isso vemos uma promessa física para os descendentes de Abraão e uma promessa espiritual através do descendente que é Jesus Cristo.

Através de Abraão vemos que depois de Abraão houve Isaque e Jacó e por isso houve bençãos a Israel e aí vê-se uma grande tipologia que o sacrifício de Abraão e Isaque que ambos estavam prontos a obedecer em fé e confiança são um tipo de sacrifício do Pai e Jesus Cristo e isto demonstra o amor e o desejo de estarem prontos a sacrificarem e por isso como lemos em RM 5:8 isto prova o amor de Deus para conosco porque Ele deu o seu filho e como lemos em JO 3:16 Deus nos ama tanto que deu o Seu único filho, o filho unigênito, quer dizer, o único que foi gerado desta maneira porque nenhum outro ser humano foi gerado como Jesus Cristo foi.

Deste gênero assim como Isaque também foi gerado dessa maneira.

E isto prova o amor de Deus para conosco e por isso GN é importante irmãos, o GN é importante tanto o Israel físico como o espiritual, o Israel físico tanto de Abrão, Isaque e Jacó e através de Jacó foi nomeado como Israel como leem em GN 35, Jacó veio ter o nome de Israel, e depois em GN 48:19-20 que Jacó agora Israel deu as bençãos a Efraim e a Manassés, Efraim que era o mais novo pôs a mão direita sobre ele e disse que viria a ser uma multidão  de nações e Manassés que era o mais velho pôs a mão esquerda sobre ele e disse que ia ser uma grande nação.

E isto queridos irmãos é explicado com muito maior detalhe no nosso guia de estudo bíblico acerca dos Estados Unidos e a Inglaterra na profecia bíblica.

Queridos irmãos não sabemos quem é Israel, quem são as nações de Israel particularmente a nação de José que são Efraim e Manassés quem são essas companhias de nações que hoje em dia é o Reino Unido e a Inglaterra e Manassés que hoje em dia é os Estados Unidos.

Queridos irmãos vemos aí as promessas de Deus que fez e cumpriu, promessas físicas e espirituais mas infelizmente embora essas promessas de Deus foram cumpridas as nações desobedeceram e vocês leem em DT 28 se vocês me obedecerem nos primeiros vs. 1-14 vocês serão abençoados.

Do v. 15 em diante se vocês não me obedecerem vocês serão amaldiçoados.

E depois diz no v. 45 de DT 28 que vocês são amaldiçoados porque não me obedeceram.

Voltando a grande imagem da importância de Gênesis que Deus está a criar uma família e com muitos filhos e para essa família é necessário que tenham a oportunidade de fazerem as próprias escolhas morais.

E então desejo que aprendam uma lição por causa dos erros e não façam isso de novo e que são justificados de graça pelo sacrifício de Jesus Cristo.

Deus está trabalhando por uma família física e os seus descendentes para abençoar as nações do mundo fisicamente e assim vai fazer no reino milenial também no milênio.

Por outro lado, Deus está a trabalhar por uma família espiritual que é Israel espiritual que é o corpo de Cristo que é a igreja de Deus para abençoar o mundo inteiro para ao fim disto tudo virem a ser parte da família de Deus.

Queridos irmãos o propósito de Deus para conosco é para Ele ter uma família e nós sermos parte da família Dele.

O Génesis é importante!!