O Lugar de Segurança (de Proteção)

Você está aqui

O Lugar de Segurança (de Proteção)

Download (Baixar)
MP3 Audio (59.5 MB)

Download (Baixar)

O Lugar de Segurança (de Proteção)

MP3 Audio (59.5 MB)
×

Existirá um lugar de proteção e segurança aonde Deus protegerá Seus servos ao tempo do fim? Não pode Deus proteger Seus servos aonde eles estão? Porque alguns servos de Deus escaparão e outros servos de Deus não escaparão? Qual é uma característica importante daqueles que irão para o lugar de segurança, e que estarão em pé à frente de Cristo durante Sua segunda vinda? E por quê um lugar de segurança?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O que é um lugar de segurança?

Por que um lugar ou local de segurança?

Então, Deus não nos protege onde quer que estejamos?

E o que dizer daqueles que irão se arrepender durante a Grande Tribulação?

Queridos irmãos, eu hoje quero falar a vocês acerca deste assunto importante, particularmente, para aqueles que estão vivos à vinda de Cristo e, principalmente, os nossos filhos e netos; e quero abordar algumas perguntas como:

O que é um lugar de segurança?

Quando? Por quanto tempo? Por que que nem todos na igreja vão ser protegidos? E o que você precisa de fazer para ser considerado digno?

E, então, o que dizer, acerca, daqueles que vão passar pela GT?

Queridos irmãos, vivemos em dias muito difíceis e lemos em IS 58 nos vs. 1-2:

“clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e a casa de Jacó os seus pecados”

Irmãos, as nossas nações, hoje, estão a pecar e nós como seus cidadãos estamos pecando e temos que nos arrepender, irmãos, tem que haver um arrependimento em massa porque a maioria do mundo não está. E por isso lemos no v. 2:

“mesmo nesse estado, ainda Me procuram dia a dia, tem prazerem saber os Meus caminhos como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus e perguntam-Me pelos direitos de justiça e tem prazer em se chegar a Deus”

Sim, as pessoas oram, jejuam, dizem: Deus por que não ajudas? Como povo que pratica a justiça, não é um povo que pratica a justiça, mas é um povo que praticasse a justiça e não está e tem, digamos assim, a coragem de dizer a Deus: então, Deus, por que está a me acontecer? Por que não estás a resolver os problemas deste mundo?

Oramos, porque jejuamos e Tu, ó Deus, não estás a tomar a atenção! Porque jejuamos e afligimos a nossa alma e não levas em conta.

Irmãos, neste capítulo, onde as pessoas não estão a mudar a sua maneira de ver, não estão a demonstrar amor e carinho por outros, não estão a guardar os Sábados, os dias santos de Deus e por isso diz em IS 59 começando no v. 1:

“eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem surdo o Seu ouvido para não poder ouvir, mas as vossas iniquidades, os vossos pecados”

Ó eu posso aceitar a Jesus Cristo, mas continuar a viver da mesma maneira? NÃO! Temos que nos arrepender e não podemos a continuar a viver da mesma maneira pecaminosa! O mundo não está a se arrepender! O mundo tem que se arrepender!

Por isso Deus diz no v. 2:

“as vossas iniquidades fazem separação entre vós e Deus, eos vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não ouça porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, os vossos dedos de iniquidades vossos lábios falam mentiras e a vossa língua profere maldade” e no v. 4:

“não há ninguém e nem há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo, pela verdade, confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz à iniquidade”

Queridos irmãos, é o mundo hoje, e irmãos, por favor, arrependam-se e vejam também em IS 5: 1-4 e está a falar aqui da vinha do Senhor e diz assim:

“direi ao meu amado a respeito da sua vinha, o meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo, o limpou das pedras e plantou vinhas escolhidas e edificou no meio dela onde também abriu um lugar e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas!”

Aqui está a falar que vocês, em que país você esteja, e que começa por Jerusalém, mas é aplicável a todos os povos, seja lá onde estejamos em países da língua portuguesa.

“julgai, vos peço, entre minha vida e vinha, o que mais eu poderia fazer à minha vinha que eu não tenha feito?  e eu esperando que desse uvas boas veio a produzir uvas bravas e agora, pois, vou fazer o que pretendo à minha vinha, tirarei a sua sebe, a sua cerca e para que a vinha sirva de pasto, derribarei o seu muro para que seja pisada”

Em analogia é que a vinha é o nosso país, a vinha é o Brasil, ou Angola, ou Moçambique porque não se arrependem; e a proteção as nações será removida e satanás vai atacar as nações porque Deus vai permitir porque estão a quebrar as leis de Deus e vejamos no v. 20 deste IS 5:

“ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal”

Queridos irmãos, isto é exatamente o que o mundo está a passar, hoje,

“e que faz da escuridade luz, e da luz, escuridade, põem o amargo por doce, e o doce por amargo”; e ao fim do v. 24 diz:

“porque rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel” E NO V. 25:

“por isso, se acende a ira do Senhor contra o Seu povo”

Irmãos, isto vai acontecer, está breve a arrebentar, isto vai explodir brevemente, muito brevemente, e irmãos, arrependam-se enquanto há tempo!

Ezequiel é um profeta que escreveu a sua profecia quando o reino do norte, isto é, a nação de Israel já tinha ido para o cativeiro e a nação de Judá que era o reino do sul, quando houve a divisão dos reinos e estava indo porque foi em três fases num período de vários anos, e o reino de Judá estava a ser destruído e levado para o cativeiro e então EZ deu uma profecia à Israel, mas lembrem-se que Israel como nação já tinha sido destruída e já tinha sido levada pela Assíria.

Então, esse aviso de EZ, digamos assim, atrasado, pois, Israel já tinha sido levado cem anos antes então por que EZ está a dar esta mensagem à Israel? Porque é par o Israel atual e moderno! Para as nações israelitas de hoje, mas é aplicável a todas as nações porque o princípio é o mesmo!

Para o judeu primeiro e depois aos gentios, aplicável a todos e vejamos em EZ 20:18:

“mas disse Eu a seus filhos no deserto: não andes nos seus estatutos de vossos pais nem guardeis vossos juízos nem vos contamineis nos ídolos, Eu Sou o Senhor vosso Deus: andai nos Meus estatutos e guardai os Meus juízos e praticai-vos e santificai os Meus Sábados, pois os Sábados servirão de sinal entre Mim e vós para que saibais que eu Sou o vosso Deus”

“mas, também, os filhos se rebelaram contra Mim e não andaram nos Meus estatutos, nem guardaram os Meus juízos os quais cumprindo o homem viverá por ele, antes profanaram os Meus Sábados”

Queridos irmãos, isto é o que está a acontecer hoje no nosso país! A pergunta é: você tem ídolos? Ó, eu não tenho! Ah, não? Qualquer coisa que você coloque à frente de Deus é um ídolo!

Por ex.: o jogo de futebol é mais importante para você do que guardar o Sábado? Então, é um ídolo! Certos artistas ou certa música é mais importante para você do que ter cuidado com os palavrões ou palavras que dizem contra Deus? Então? Isso é um ídolo, não é?

Ou o seu telemóvel é mais importante do que estudar a Bíblia? Você põe isso primeiro? Será isso um ídolo? Ora, estou a dizer que é errado gostar de esportes? Não!  estou a dizer que é errado gostar de música? Não, estou a dizer que é errado ter um telemóvel? Não!

Estou a me referir a prioridades, do que estamos a pôr primeiro, aliás, o maior ídolo de todos é você! Digamos assim: eu!  porque colocamos a nós próprios à frente de Deus! É a nossa vontade! São os nossos desejos à frente de Deus!

Então, nós e a nossa maneira de ver torna-se um ídolo! Os nossos prazeres tornam-se um ídolo!  então, temos que nos analisar à nós próprios; estamos realmente perto de Deus? Mas, geralmente, o que as pessoas fazem? Começam a analisar o vizinho: olha, ele faz isto e começam a apontar o dedo e ela faz aquilo, o filho dele faz isto ou o filho dela faz aquilo em vez de se examinarem a si próprios.

E isso é um exemplo de autojustiça e em EZ 33:1 lemos:

“veio a mim, a palavra do Senhor dizendo: filho do homem fala aos filhos do teu povo”

Quer dizer que precisamos de pregar esta palavra ao nosso país!

“e dize-lhes: quando Eu fizer vir a espada sobrea terra, isto é, quando houver uma guerra no teu país, e o povo da terra tornar um homem dos seus limites e o constituir sobre o seu atalaia e vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo”

Essa é a nossa responsabilidade e a guerra está à esquina, está à porta e a minha responsabilidade de dizer a você é de tocar a trombeta e avisar!

“e se você ouvir a trombeta e não se der por avisado e vier a espada e o abater o seu sangue será sobre a sua própria cabeça”

Por quê? Porque nisto, Jesus Cristo avisou a você! E você foi avisado! E devia se arrepender! Mas você não se arrepende! E quando isto acontecer! Vai ser sobre a sua própria cabeça!

“ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado e o seu sangue será sobre ele, mas o que está por avisado salvará a sua vida e se você se arrepender!”

Essa é a minha responsabilidade, irmãos, e se eu não vos avisar então é minha culpa! E vejam no v. 31 de EZ 33:

“eles vêm a ti como povo costuma vir e se sentam diante de ti como Meu povo”

Ó, as pessoas vêm para a igreja, e se sentam à igreja como se fosse muito boas pessoas, como se fossem realmente verdadeiros cristãos!

“e ouvem as tuas palavras”

Ó, mas que sermão tão lindo, mas que mensagem tão boa! Forte! Ó, maravilha!

“mas não os põem por obra”

Saem do culto, ouvem este sermão, desligam e continuam a viver da mesma maneira, não se arrependem!

“pois, com a boca professam muito amor, mas com o coração ambicionam lucro”

Só quer coisas para ele próprio, o ídolo é ele mesmo! E por isso diz ao pregador, por ex. Como a dizer para mim:

“eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tens bem!”

Ó, mas que bom sermão, é como uma música nos meus ouvidos, boa mensagem!”

porque, ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra”

Mas quando vier isto, mas quando vier a guerra que vai destruir o Brasil, E AÍ VEM!

” então, saberão que houve no meio deles um profeta”

Alguém que profetizou que ia acontecer e não ouviram, é isto aplicável a nós? A mim e a você? Ou estamos a mudar a nossa maneira de viver? EZ 14:4:

“portanto, fala com eles e dize-lhes:  ASSIM DIZ O SENHOR DEUS: qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos dentro do seu coração tem tal tropeço para a sua iniquidade e vier ao profeta: eu, o Senhor vindo lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos”

Pessoas fazem ídolos no coração, as pessoas não veem, mas o coração tem os seus ídolos, cuidado e vejam no v. 13:

“filho do homem quando uma terra pecar contra MIM, Deus, cometendo graves transgressões Deus diz: estenderei a mão contra ela e tornarei instável o sustento do pão e enviarei contra ela fome e enviarei à ela homens e animais, e ainda que estivesse no meio dela três homens: Noé, Daniel e Jó eles por sua justiça salvariam apenas a sua própria vida DIZ O SENHOR”

Quer dizer que se vamos orar pelo Brasil e se fosse Noé, Daniel e Jó a orarem pelo Brasil só salvariam a vida deles! Não o Brasil! E veja também no v. 18:

“tão certo como EU vivo diz o Senhor Deus: ainda que esses três homens estivessem no meio dela não salvariam nem os seus filhos ou filhas e só eles seriam salvos”; v.20:

“tão certo como EU vivo diz o senhor Deus: ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela não salvariam nem a filho ou a filha pela sua justiça e salvariam apenas a sua própria vida”

Acha que isto é claro? Acha que esta mensagem de Deus é forte? E veja, por ex., no v. 21:

“porque assim diz o Senhor Deus: quando mais se EU enviar os meus quatro maus juízos: a espada, a fome, as bestas feras e a peste contra Jerusalém para eliminar homens e animais”

Deus vai enviar estas: guerras, doenças pandêmicas e fome e as pessoas vão orar e Deus não vai ouvir, mas no v. 22 diz:

“mas eis que alguns que restarão nela que levarão fora tanto filhos como filhas”

Haverá alguns que sobreviverão com seus filhos e filhas; então, haverá alguns que serão protegidos, alguns! Então, Deus pode proteger você onde você esteja? Sim! Deus pode proteger a você onde quer que estejas e em SL 119:114 diz:

“tu és o meu refúgio e o meu escudo, na tua Palavra eu espero”

Está claro! Deus pode proteger você onde quer que você esteja, SL 32: 7 diz a mesma coisa:

“tu és o meu esconderijo, tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento”

Ó, sim, você pode ser libertado de tribulação onde você está! Deus é o nosso esconderijo e, sim, ELE nos protege de muitas maneiras quando temos várias tribulações e provas onde vivemos ELE nos protege e ELE pode nos proteger onde estamos!

Mas vocês sabem, sabem muito bem, que houve ocasiões que Deus tirou o seu povo para o proteger e basta você ler GN 7 e 8 e ver o dilúvio na época de Noé que choveu por 40 dias e Noé foi protegido dentro desta arca por 1 ano! Não saiu de lá por 1 ano! Ele e sua família: 8 pessoas foram salvas e foram postas num local de segurança.

Sim Deus poderia ter salvado todas as pessoas onde estavam, mas Deus decidiu fazer de outro modo com Noé, mas Noé não é o único ex. E vejam por ex. O caso de Ló em GN 19 onde se vê o pecado enorme de Sodoma e Gomorra e Deus poderia ter protegido a Ló lá mesmo!

As cidades teriam desaparecido, mas Ló estaria lá mesmo no meio, mas Deus tirou Ló de lá e o pôs, digamos assim, num lugar de segurança e depois destruiu Ló!

Por isso, há ocasiões em que Deus decide de tirar o povo, o Seu povo, esta família com quem Ele está a trabalhar, a família de Noé, de Ló, para um lugar de segurança e por isso há situações únicas em que Deus vai providenciar um local especial de segurança além da proteção que Ele nos dá no dia a dia e isso é um local de segurança na Terra, não é UM ARREBATAMENTO PARA O CÉU, mas é na Terra e vejam, por ex., em MT 24:15-16 diz:

“:quando vires o abominável da desolação de que falava o profeta Daniel no lugar santo, quem ler entenda, então os que estiverem na Judeia fujam para os montes, para um local de segurança”

Aqui se vê que vai ser um período como nunca dantes e por isso ele diz veja no v. 20 de MT 24:

“orai, para que a vossa fuga não se dê no inverno porque nesse tempo haverá tão grande tribulação que desde o princípio até agora não tem havido e não haverá jamais”

E por isso Deus vai proteger um certo grupo de pessoas durante esse período para um lugar de segurança.

“e se não tivessem aqueles dias sido abreviados ninguém seria salvo, mas por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados.

Será uma GT como nunca antes se viu e por isso vai haver um local de proteção, ora onde, sim, há certas escrituras que são muito especulativas e que foram usadas no passado por vários ministros para demonstra que vai ser aqui ou acolá, mas são tão especulativas que é melhor eu não mencionar como uma possibilidade.

E por isso, onde é esse local de proteção será e melhor eu dizer: NÃO SABEMOS, mas Deus nos revelará à hora correta e quando é que vai ser isso? Porque está a falar aqui no abominável da desolação então quando é que isto vai acontecer e isso está descrito em DN 12:1 diz:

“nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do Teu povo e haverá tempo de angústia qual nunca houve desde que existiu nação até aquele dia ou tempo, mas naquele tempo será salvo Teu povo, todo aquele que for achado escrito NO LIVRO”

Então vai haver uma guerra espiritual porque estamos aqui a ver aqui que Miguel se levantará, o grande príncipe, e por isso estamos a ver que isto é mais do que puramente guerras físicas que estamos a ver aqui na Terra, mas atrás disto há uma guerra espiritual e maior que nós, do bem contra o mal, mas nós veremos como diz em DN 12: 11 diz assim:

“depois do tempo que o sacrifício diário for tirado e esta palavra sacrifício não está no hebraico e posta a abominação desoladora haverá ainda 1.290 dias”

E 1.290 é trinta dias mais do que 1.260 e 1.260 dias é 3 anos e meio e depois diz:

“bem aventurado o que espera e chega aos 1.335 dias, isto é, 45 dias antes”

Ora, estamos a ver aqui que vai haver uma guerra e vamos chegar a um período e está aqui a falar da abominação desoladora de quando vires isto há uma contagem regressiva que está a começar embora não sabemos quando isto será porque em MT 24:42 lemos:

“portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”

E por isso não sabes quando esta contagem regressiva começar, não sabemos, nem eu e nem você, mas sabemos porquanto tempo será porque em AP 12 dá um bocadinho de mais detalhes acerca desta guerra espiritual e vejamos então em AP 12:7-9 lemos:

“houve peleja no céu e Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão, também pelejaram o dragão e os seus anjos”

Então vemos esta guerra espiritual que foi descrita em DN 12:1 e depois isso vai causar a abominação desoladora na Terra, mas se vê esta guerra espiritual atrás disto que são Miguel e os seus anjos contra satanás e os seus demônios.

“todavia não prevaleceram, satanás e os seus, nem mais se achou lugar para eles”

Finalmente, satanás e os seus demônios foram expulsos do céu!

“e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo, satanás, o enganador, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra e com ele os seus anjos, seus demônios”

Então, sabemos que satanás vem com grande ira atacar a igreja de Deus e os israelitas e depois lemos mais adiante no v. 13 de AP 12:

“quando, pois, se viu o dragão atirado para a Terra perseguiu a mulher que dera a luz ao filho varão”

Isto foi quando satanás foi expulso de céu e agora está na Terra, atirado na Terra e vai perseguir a mulher que dera à luz ao filho varão, a mulher? Israel físico que deu à luz a Jesus Cristo, mas vai perseguir a mulher neste período do tempo do fim e a mulher é simbolizada por Israel espiritual, o corpo de Cristo, a igreja de Deus.

“e foram dadas à mulher, a igreja, duas asas da grande águia para que voasse até ao deserto, onde? Um deserto, algures, ao seu lugar, aí onde é sustentada por tempo, tempos e metade de um tempo, 3 anos e meio fora da vista da serpente”

Como disse há várias indicativas onde esse deserto seria, mas prefiro não abordar neste momento e aqui vemos, então, a igreja vai ser protegida por 3 anos e meio: tempo, tempos e metade de tempo e vemos aí:

“a serpente arrojou da sua boca atrás da mulher, água como um rio, isto é, um exército, uma força militar a fim de fazer com ela fosse destruída por esse exército, a terra, porém, socorreu a mulher tal como a água do mar vermelho socorreu a Israel quando saiu do Egito”

e os israelitas não sabiam como e quando isso ia acontecer, assim como nós não sabemos como e quando isso vai acontecer e temos que andar em fé e por isso se vê aí que a igreja foi protegida e sendo necessário ter fé!

Então, sim haverá um local de proteção na terra por 3 anos e meio, mas não sabemos quando esse período vai iniciar e também lemos no v. 17diz assim:

“irou-se o dragão contra a mulher, isto é, a igreja e foi pelejar contra os restantes da igreja, os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus”

E por isso vemos que só parte da igreja vai ser protegida num local de segurança, outra parte da igreja não vai ser protegida e muito semelhante a estória de MT 25 das Dez Virgens, são todas virgens, estão todas na igreja, mas cinco são sábias e cinco não são.

E vemos aqui que obedecem aos mandamentos de Deus, isto é, não tem ídolos, guardam o sábado, mas não são protegidos, mas outros são, então por que nem todos da igreja serão protegidos? Só alguns? Só uma parte e vejamos em AP 3:8 aí talvez vejamos a razão onde neste v. é a carta à igreja de Filadélfia que significa esta palavra: amor de irmandade, amor de irmãos e diz:

“conheço as tuas obras, eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta a qual ninguém pode fechar, tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o Meu nome”

Sim, pouca forçam uma porta pequena, mas perseveraste, fizeste a obra e não negastes o nome de Jesus Cristo e depois também lemos no v. 10:

“porque guardastes a Palavra, como diz no v.8, da Minha perseverança”

Esta perseverança que significa continuar, perseverar e com alegria e esperança, mas não desistir e por isso é uma coisa importante que continuaram e perseveraram e fazendo a obra quando foi difícil e tinham pouca força, mas se dedicaram a fazer a obra continuamente em amor de irmandade, Filadélfia.

Mas depois lemos ainda em AP 3, mas no v. 17 a carta à igreja de Laodiceia e diz:

“porque dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu”

Aqui vemos uma atitude diferente como: ó, estou bem, a igreja também, e não preciso de me esforçar e por isso então dá um aconselhamento aqui no v. 18 diz:

“aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo”

Isto é, aconselho que venhas a ser como o ouro refinado por uma grande tribulação”

“para que enriqueças e venhas, então, a te arrepender e ter vestiduras brancas, arrependido e para que não seja revelado como estás nu”

Então, se vê uma diferença entre estas duas atitudes, digamos assim, a primeira atitude em AP 3:8,10 é uma atitude de perseverar e com esperança e do outro lado temos uma atitude morna como talvez, está tudo bem, a vida está a andar; ou de outra maneira vemos uma atitude como um senso de urgência de trabalhar para a obra porque o tempo está curto.

Mas sempre com amor de irmandade e então Deus diz, sim, que alguns vão ser protegidos como lemos em EZ e vemos aqui em AP 12 que alguns vão ser protegidos e outros não e vimos também em AP 3 aqueles que são protegidos e os que não são; então o que temos que fazer individualmente?

O que eu e você temos que fazer? Em LC 21:36 diz: vigiai e orai, é o que nós temos que fazer, irmãos, temos que vigiar e orar e por quê? Para sermos contados como dignos! Para que possamos escapar, isto é, estar num local de segurança; porque estas coisas vão acontecer e ao mesmo tempo e mais importante é estarmos em pé à vinda de Cristo e com Ele!

Por isso estamos de precisar a orar e vigiar para sermos considerados dignos por Deus e então o que precisamos de fazer? Por ex. Vejam aqui em TT 2:1:

“tu, porém, fala o que convém a santa doutrina, isto é, um ensinamento são e saudável, quanto as pessoas idosas que sejam temperantes, isto é, sóbrios, respeitáveis, sensatos, sábios na fé, no amor e na constância”

Isto é, para nós mais velhos sobriedade, esta temperança, sermos respeitáveis, sensatos, sábios na fé, no amor e na constância.

E as damas idosas semelhantemente que sejam sérias no seu proceder, cuidado com o que dizem, ou seja, não sejam caluniadoras, não sejam escravizadas a muito vinho e sejam mestres do bem para ensinarem as mais jovens e amarem o marido, isto é, ensinarem as mais jovens a amar o marido, sejam sensatas, honestas boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido; não é a todos os homens, o marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”

“aos jovens, v.6, os moços de igual modo exorta-os para que em todas as coisas sejam criteriosos e sóbrios, torna-o, pessoalmente, padrão de boas obras, como um jovem adulto e o ensino mostra-o a ter cuidado, reverência, linguagem sadia e irrepreensível para que o adversário, satanás, seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma de que dizer a vosso respeito”

Isto é, qualquer pessoa que esteja a ser usada por satanás não venha a dizer mal de você; quanto aos servos, os que trabalham:

“que sejam em tudo obedientes ao seu patrão, dando-lhe motivo de satisfação e não sejam respondões, não furtem, pelo contrário, deem a prova de toda a fidelidade a fim de ordenarem todas as coisas de doutrina de Deus Nosso Salvador”

“porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens e educando-nos para que renegadas em impiedade e paixões mundanas, vivemos no presente século sensata, justa e piedosamente”

Irmãos, o que é que precisamos de fazer para sermos contados dignos? Aqui está uma lista de coisas de que precisamos de fazer para sermos contados dignos por Deus!

“aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e nosso Salvador Cristo Jesus O qual a Si mesmo se deu por nós a fim de remir-nos de toda a iniquidade e purificar para si mesmo povo exclusivamente Seu e reservou-o de boas obras”

Pessoas que tem um zelo, um senso de urgência e querem fazer boas obras como lemos em AP 3:8 como: vi as tuas obras, tens pouca força, mas és zeloso para trabalhar fielmente.

Queridos irmãos, essa é a nossa responsabilidade de estarmos a falar, a fazer, a trabalhar e sendo zelosos por boas obras e como um grupo nas nossas famílias temos que fazer e em ML 4:4-5 que são os dois últimos vs. do VT diz algo muito importante:

“lembrai-vos da lei do Senhor, da lei de Moisés, o Meu servo ao qual eu prescrevi em Horebe para toda a Israel a saber os meus estatutos, juízos e eis que vos enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”; e no v. 6 diz:

“Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos seus pais para que eu não venha e fira a terra com maldição”

A nossa obra como pais e como chefes de famílias é fazer o que podemos para trazermos este coração, amizade entre os pais e filhos, e unirmos este amor e de uma maneira muito especial; então, seremos protegidos.

Então o que se passa daqueles que irão passar pela GT?  esses, lemos em AP 7.3 diz:

“não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”

Isto é, este Dia do senhor, estas sete trombetas não começam até selarmos o povo de Deus, os servos de Deus e quem são estes servos?  depois diz:

“ouvi um número dos que foram selados”

E depois diz o número e quem são e diz isso duas vezes, a primeira vez diz o número:

“eram 144 mil” e quem são? “de todas as tribos de Israel”

E depois de ver isso diz no v. 9 dá outro número e quem são: esse número é uma grande multidão que nem podemos contar! E quem são? Todas as nações da Terra!

E por isso vemos aqui uma selagem dos servos de Deus, servos físicos descendentes de Israel e servos físicos das outras nações gentias e eu estou grato por não mencionar o número de pessoas das nações gentias!  porque o número está aberto.

E você pode se arrepender e mais pessoas passam pela GT e podem se arrepender e serão seladas, uma selagem especial, física e como seres físicos para não serem afetados pelas sete trombetas e vejam, por ex., em AP 9:4 que está a falar da quinta trombeta, a dos gafanhotos e diz: que esses gafanhotos vão causar danos a todos os homens, exceto aos homens que foram selados por Deus.

E por isso são pessoas físicas e vão ser protegidas onde estão, não num local específico de proteção, mas onde estiverem vão ser protegidas e essas são pessoas que saem da GT como lemos em AP 7:14 diz:

“quem são esses? São estes os que vêm da Grande Tribulação”

São pessoas que se arrependeram durante a GT e Deus os protege então por que vai haver um local de proteção para alguns antes da GT? É porque quando Jesus Cristo retornar muitos povos vão voltar aonde Jesus Cristo estiver a reinar como lemos em IS 11:11-12:

“naquele dia o Senhor deitará a Sua mão para o resto do Seu povo que for deixado, de vários países, e vai trazê-los dos quatro confins da terra como diz ao fim do v. 12”

Mas durante esse período essas pessoas que vão retornar vão estar emocionalmente machucadas porque viram coisas terríveis, sim, encorajadas, mas emocionalmente estarão muito esgotadas e vão precisar de um grupo de pessoas, um núcleo de pessoas que não foram afetadas físicas que vão ajudar a eles e essas são as pessoas que vieram do lugar de segurança, protegidos, sim, serão afetados de um certo ponto, mas não ao mesmo nível e vão poder ajudar aos outros como os pioneiros do mundo do amanhã.

Ora, eles vão iniciar famílias, esses nossos filhos e netos vão se casar, vão ter mais filhos e mais netos no mundo maravilhoso.

Queridos irmãos, Deus quer você no Seu reino, Deus quer que você se arrependa, irmãos coisas vão acontecer e terríveis, mas por amor de Deus: ARREPENDAM-SE! Agora! Para ser protegido num local de segurança, mas, no entanto, se não se arrependerem e ah vou deixar isto e tal, quando estas coisas vierem a acontecer na GT Deus ainda vai ser misericordioso e vai deixar ALGUNS saírem dessa tribulação para serem protegidos e selados!

Por isso há uma grande esperança e Deus é muito misericordioso e Deus quer você no Seu reino e por isso que lemos em LC 12:32: NÃO TENHAS MEDO PEQUENO REBANHO!

Porque o grande desejo do Pai é de te dar o Seu reino.

Por favor, irmãos, ARREPENDAM-SE! E viva um caminho de Deus com zelo fazendo boas obras AGORA ENQUANTO HÁ TEMPO!