Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
De onde vem as guerras e pelejas que existem guerra entre vós, porventura, não vem disto a saber dos vossos deleites que vossos membros guerreiam; cobiçais e nada tendes, matais e sois invejosos e nada podeis alcançar, combateis e guerreais e nada tendes porque não pedis”
Irmãos isto é o que lemos em TG 4:1-2
Porquê que existem guerras? Porque as pessoas com sua mente carnal odeiam as leis de Deus e por isso o pecado tende a quebrar a lei de Deus, individualmente, nas famílias, nacionalmente e internacionalmente causam lutas, guerras e zangas.
Irmãos, vejam em RM 8:7-9 diz: “porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus”
Irmãos, todos os seres humanos tem esta inclinação para a carne é como somos.
“pois não é sujeita a lei de Deus nem a verdade pode ser”
Por isso é que as igrejas dizem: a não, a lei de Deus foi abolida
Irmãos, a lei de Deus não foi abolida; matar é pecado, roubar é pecado, mentir é pecado, cometer adultério é pecado, cobiçar é pecado, isso sim quebrar o Sábado de Deus, o Sábado do pôr do sol de sexta ao pôr do sol de Sábado é pecado.
A lei de Deus não foi abolida e o homem sem o Espírito Santo de Deus na verdade não é sujeito a lei de Deus e vai fazer desculpas a dizer: olha, Jesus Cristo aboliu a lei.
Não, irmãos, a lei de Deus além de apontar para o pecado, a lei de Deus demonstra o amor de Deus que é derramado em nós pelo Espírito Santo que é o caráter de Deus.
A lei de Deus, digamos assim, são sete rios que demonstram como amar a Deus e ao próximo, mas aquele assassino desde o início é satanás.
JO 8:44 diz assim sobre o diabo: “vós tendes por pai o diabo e ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade porque nele não há verdade”
Satanás é um assassino desde o início, desde o princípio, ele é que quer convencer as pessoas que a lei de Deus foi abolida porque JC disse: se querem entrar na vida obedeçam aos mandamentos.
Em 2 CO 4:4 lemos que o diabo é o deus deste mundo: “nos quais o deus deste século, o deus deste mundo cegou o entendimento dos incrédulos”
Isto é, daqueles que não praticam a lei de Deus porque se fossem crentes e cressem em Deus fariam o que Deus diz para fazer, isto é, obedeciam as leis de Deus.
Então os incrédulos são aqueles que quebram as leis de Deus e se quebram uma é como se tivessem quebrado todas porque quando as pessoas dizem que a lei de Deus está abolida não estão a falar realmente se você investigar isso cuidadosamente não estão a falar que a lei de matar é um peso; não!
Ou a lei contra mentir é um peso? Não é! Ou a lei contra o adultério é outro peso? Não é! O que eles querem abolir é a lei do Sábado que é o dia que Deus santificou para nós estarmos reunidos com Ele; é o dia em que Ele o dia de solenidade para nós convivermos com Ele, é o dia que Ele dedica para estar conosco e quem somos nós para dizer: eu vou fazer em outro dia?
É como o seu patrão dissesse vamos ter uma reunião nesse dia e você dissesse; não eu vou quando me apetece e o seu patrão ia dizer a você na sua empresa: tchau!!
Irmãos, Deus santificou o Sábado, mas o mundo hoje em dia para dizer que isso é um peso, mas muitos irmãos guardam o Sábado na igreja de Deus e isso não é um peso e sim benção.
O deus deste mundo é que está a enganar este mundo e ele é que tem que ser removida da sua posição de deus deste mundo.
Então, como é que Deus através de Jesus Cristo vai trazer paz à terra? Isso está explicado no livro de AP através das sete proféticas trombetas que estão a anunciar paz e é quando Deus através de JC vai começar a intervir na situação mundial e que vai ser, vai culminar e vai ter o seu ápice e o seu ponto final quando Jesus Cristo retornar.
Então, ele vai retirar satanás da sua posição de deus deste mundo então Ele, JC, vai estabelecer o reino de Deus, isto é, o governo mundial de Deus, isto é, debaixo do rei dos reis e Senhor dos senhores que é Jesus Cristo vai estabelecer esse reino na terra durante mil anos e então isso será quando vai haver paz na terra.
E esse período de paz então é anunciado pelo simbolismo das sete trombetas proféticas que ao fim de contas estes eventos que acontecem são, digamos assim, amostrados profeticamente e são comemorados em avanço pelos dias santos do outono, isto é, do fim do ano do outono no hemisfério norte que é altura de setembro-outubro.
Em MT 24 lemos que vai haver muitas guerras e falsos testemunhos e de que há guerras aqui, acolá e outros locais e vejamos em MT 24:6-7 diz: “ e ouvireis de guerras e rumores de guerras”
Mentiras de que vai haver uma guerra aqui e tal ao ponto que uma pessoa vai chegar a não saber o que é verdade ou não.
“olhai e não vos assusteis porque é mister que isso tudo aconteça, tem que acontecer, mas ainda não é o fim porquanto se levantará nação contra nação e reino contra reino e haverá fomes, pestes e terremotos em vários lugares”
Irmãos, basta abrir os olhos para vermos que estamos nesses dias do fim.
Muitas profecias apontam para a destruição de Israel, mas muitas pessoas pensam quando digo Israel que eu estou a referir a nação judaica de Israel, mas na Bíblia Israel são as doze tribos de Israel e Judá é uma dessas tribos.
Há também as tribos de José, Efraim e Manassés que foram profetizadas desde o AT que seriam, muito, muito, muito abençoadas fisicamente.
E por isso quando estou a dizer que muitas profecias apontam para a destruição de Israel não só a destruição da nação judaica, mas estou a falar da destruição das nações de Efraim e Manassés que são hoje em dia as de fala inglesa.
Efraim que representa o Reino Unido e Manassés que representa os Estados Unidos e quando essas nações com esse poder econômico forem destruídas a nação judaica vai ser bem afetada.
Irmãos, lemos em AP 12 que vai haver uma guerra no céu e que satanás vai ser expulso do céu e vemos que diz no v. 13: “e quando o dragão viu que foi lançado para a terra, foi expulso do céu, perseguiu a mulher que deu à luz a um filho, homem, foi a nação israelita e daí veio Jesus Cristo”
Mas aí tem um simbolismo duplo porque também representa Israel espiritual
“e assim o dragão perseguiu a mulher que dera a luz a um filho homem, Israel físico, mas também a intenção de satanás é destruir Israel espiritual”
Que é o corpo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus e por isso diz no v.14: “foram dadas à mulher duas asas de grande águia, isto é, a Israel espiritual, para que voasse para o deserto para ser protegida”
E por isso vemos que vai haver uma proteção e essa proteção será para uma parte da igreja de Deus e depois disso vem a grande tribulação.
E por isso que se lê em AP 3 que há certas pessoas aqui que vão ser protegidas e porquê? Porque diz em AP 3:10: “porque guardaste a palavra da minha obediência também Eu te guardarei da hora de tentação que há de vir sobre todo o mundo para tentar os que habitam na terra”
Isto é, Eu te protegerei durante o período da grande tribulação e em AP 6:9-11 se vê brevemente escrito esse período da GT que diz e representa o quinto selo do livro de AP: “que várias pessoas vão ser mortas, vai haver uma grande tribulação e que diz quanto tempo mais e depois diz até quando o número estiver completado”
Dessas pessoas que tem que sofrer, o número de pessoas que precisam de passar por isso e Deus sabe que número é esse.
Por isso se vê que vai haver uma GT na terra quando satanás for expulso do céu e for atirado para a terra e virá para a terra com grande ira e essa grande ira de satanás vai ser a GT por 3 anos e meio.
Mas uma parte da igreja vai ser protegida como se vê em AP 12:16 diz que a terra ajudou a mulher e a terra abriu a sua boca e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
A terra por milagre que Deus vai fazer vai ajudar a Igreja, Israel espiritual, mas então: “o dragão, se vê no v. 17, se irou contra o remanescente da igreja; os outros que ficaram para trás, os outros que não foram protegidos e que estavam mornos, não estavam dedicados a Deus cem por cento”
Sim, guardavam os mandamentos de Deus, sim tem o testemunho de Cristo, mas o amor deles não estava quente, e isto é uma coisa muito séria para pensarmos cuidadosamente onde você e eu estamos espiritualmente hoje em dia, aonde é que estamos?
Estamos ferventes, quentes na fé ou estamos mornos na fé? O nosso amor é um amor fervente ou um amor morno?
Ora, esse período da GT será por três anos e meio, mas se lê aqui em MT 24:21-22 lemos que esse período vai ser reduzida a intensidade: “porque haverá grande aflição, isto é, grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora nem tão pouco haver, e se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria, mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”
Aqueles dias vão ser abreviados para dois anos e meio e depois embora a tribulação continue vai ser um período da vingança de Deus que vai começar a ira de Deus.
Isto é, o período em que Deus vai começar a intervir na terra por um período de um ano que é o simbolismo das sete trombetas.
Então, qual vai ser o sinal que representa quando esse período da GT vai ser abreviado e vai começar este último ano, e isto serão os sinais celestes que lemos em AP 6:12-17 e lemos: “havendo aberto o sexto selo, os sinais celestes, e depois está a descrever esses sinais que os reis da terra se lê no v. 15, os grandes, ricos, e os tribunos, e os poderosos e todos se esconderam nas cavernas, nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos caiam sobre nós, escondei-nos o rosto Daquele que está assentado sobre o trono e da ira do cordeiro, da ira de Jesus Cristo, porque é vindo o grande dia da Sua ira, da ira de Jesus Cristo e quem poderá subsistir? O grande dia da ira de Cristo é esse último ano, o dia do Senhor”
A intervenção de Deus nos assuntos mundiais vai ser uma que vai haver acontecimentos na terra, e lembrem-se que isso é depois da igreja de Deus ter sido protegida, ou parte da igreja, isto é, depois da GT ter iniciado em que vai haver essa besta a governar e este falso profeta, isso vai ser depois disso irmãos.
Então, vão haver esses sinais celestes e isso representa o começo da intervenção de Deus na situação mundial e vejam em IS 34:8 lemos: “porque será o dia da vingança do Senhor, ano de retribuições pela contenda a Sião e os seus ribeiros se tornarão em pés e o seu pó em enxofre e sua terra em pés ardentes”
Queridos irmãos, esse é o dia da vingança do Senhor, o dia da ira do Senhor, o dia do Senhor, esse último ano ao fim desses 3 anos e meio da GT e vejam também em JL 2:31-32 lemos: “o sol se converterá em trevas e a lua em sangue, irmãos, esses são os sinais celestes que acabei de ler agora em AP 6, e depois diz no v.32 de JL 2: e há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Aqueles que invocarem o nome do Senhor terão um certo livramento durante esse dia do Senhor, algumas Bíblias traduzem este versículo como livramento.
“porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como diz o Senhor entre os sobreviventes daqueles que o Senhor chamar”
Então o que está a falar irmãos? Diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor depois dos sinais celestes será protegido, será selado, terá um livramento.
Em AP 7 se vê esse período de selagem , após o fim de AP 6 que acabamos de ler é acerca do grande dia da Sua ira porque lemos aqui em JL que esse dia do Senhor será depois dos sinais celestes, mas antes disso em AP 7 vai haver um grupo de pessoas que vão ser seladas e realmente vemos dos grupos de pessoas a serem seladas e essas são as pessoas que vão se arrepender durante a GT, essas são as pessoas que vão produzir fruto da obra que estamos a fazer hoje na terra e que estão mornos, mas quando houver a GT essas pessoas irão se arrepender e vão dizer: devíamos nos ter arrependido antes da GT.
E estes que sobreviveram a GT que ainda estão vivos e que estão a chamar ao Senhor vão ter um livramento e vão ser salvos dessa grande destruição nesse último ano do dia do Senhor e vemos aqui em AP 7 que haverá dois grupos que vão ser selados.
Um grupo que é o número de israelitas que se lê no v. 4 diz assim: “e vi o número de selados 144 mil das tribos de Israel”
Não é só Judá e as outras tribos também e no v.9 se lê outro número de pessoas : “uma grande multidão, um número que ninguém podia contar de todas as nações, e tribos e povos e línguas”
Então temos dois grupos um grupo selado é de israelitas e outro grupo selado são de gentios de todas as outras nações, um grupo enorme que ninguém podia contar e por isso durante esse período após a GT muitas pessoas vão se arrepender e como lemos em LL 2:31-32 essas pessoas vão ser salvas deste período terrível deste último ano.
Vão ter um livramento e isso é muito importante para nós entendermos, irmãos porque vemos por ex. em AP 9:4 que é a quinta trombeta desses gafanhotos diz assim: “não vão afetar aqueles que tem o selo de Deus, aqueles que são selados e essas pessoas físicas vão passar por este período, mas sendo seladas estas coisas não os vão afetar.
Vão ser livradas dessas coisas, como? Milagrosamente e Deus sabe como, mas diz aí que vão ser seladas.
Então, irmãos o que temos aqui? É um período das trombetas e irmãos as trombetas é um período que é representado como parte das festas anuais de Deus e em LEV 23:24 lemos: “fala aos filhos de Israel dizendo: no mês sétimo ao primeiro do mês tereis memorial consumido de trombetas santa convocação”
Durante este período de setembro-outubro que este ano é em outubro então temos o dia das trombetas e nesse dia das trombetas é um memorial consumido por trombetas, é uma convocação anual de um evento que vai ser futuro.
Ora, depois desse evento acontecer vai ser uma comemoração anual do passado, mas agora é uma comemoração anual do futuro e por isso que lemos em CL 2:16-17 diz: “portanto ninguém vos julgue, ninguém esteja a julgar a vocês como comem e bebem ou como celebram os dias, festivais, as festas de Deus ou a lua nova, é o dia das trombetas”
E os sábados semanais ou anuais são sombras de coisas futuras, estas festas do outono no hemisfério norte são sombras de coisas futuras e por isso diz assim lendo de novo no v. 16: ninguém vos julgue, ninguém esteja a julgar a você da maneira que você celebra os festivais de Deus, os dias santos de Deus, as solenidades de Deus; ninguém esteja a julgar a você pois esses festivais são sombras de coisas futuras.
Mas o corpo de Cristo é que pode julgar a você; sim, notem que a palavra é, mas o corpo é de Cristo, a palavra é ou letra e está em itálico o que significa que não está no grego, pois, devia se ler: mas o corpo de Cristo.
Por isso ninguém vos julga acerca destas coisas, mas o corpo de Cristo e lemos então em CL 1:24: “que o corpo de Cristo é a igreja, a igreja de Deus é o corpo de Cristo”
Por isso quando somos batizados somos batizados em Cristo, para dentro de Cristo, para dentro do corpo de Cristo como leem em RM 6:3 e também em GL 3:27; somos batizados em Cristo para dentro de Cristo, para dentro do corpo de Cristo, isto é, para dentro do corpo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus.
Não somos batizados para dentro desta seita ou organização humana ou de qualquer organização humana e somos batizados pela autoridade de Jesus Cristo para dentro do corpo espiritual de Cristo; é diferente e é preciso entender isso.
E por isso estando aqui a ler acerca dos dias santos e ninguém vos julgue como estamos a ler aqui em CL 2:16-17 acerca de como guardamos os dias santos de Deus, mas o corpo espiritual de Cristo é que julga a você como deves observar esses dias santos.
Então, voltando ao significado das trombetas porque essa é a primeira dessas quatro últimas solenidades ao fim do ano do outono, sim, as primeiras três são durante, digamos assim, a primavera no hemisfério norte: Páscoa, Dia dos pães asmos e Pentecostes.
Mas as últimas quatro que fazem um total de sete: é as trombetas, o dia da expiação, a festa de tabernáculos e o oitavo dia ou, digamos assim, o último grande dia.
Essas quatro festas do fim do ano no período do outono no hemisfério norte, essas quatro festas, representam esta parte e período em que Jesus Cristo vai trazer paz ao mundo, paz que é anunciada pelas trombetas e há sete trombetas que são, digamos assim, um aviso e são o próprio início da guerra.
E por isso em AM 3:6-7 lemos: “tocar-se-á a trombeta na cidade e o povo não estremecerá”
Este é um aviso de guerra então o povo não vai ter respeito e medo, ora aqui estamos a falar das trombetas proféticas de Deus e quando essas trombetas tocam no último ano após os primeiros dois anos e meio da GT, e que é o dia do Senhor e o dia das trombetas então o povo não estremecerá?
“sucederá algum mal a cidade que eu não tenha feito?”
Quando há as trombetas o Senhor vai trazer essa guerra ao mundo.
“certamente o Senhor trará coisa alguma sem ter revelado o Seu segredo ao Seus servos: os profetas”
Sim, e Deus nos revela pelo livro de AP no cap 1:1 lemos: “revelação de Jesus Cristo ao qual Deus Pai Lhe deu para mostrar aos Seus servos, qual a razão do livro de AP? para mostrar aos Seus servos as coisas que devem acontecer e pelo Seu anjo as enviou e notificou João, Seu servo”
O livro de AP é para os irmãos na igreja lerem o que se está passar no mundo e de uma maneira geral as pessoas não compreendem AP porque está todos confuso, mas hoje em dia, nós na igreja de Deus estamos a dar um aviso.
A trombeta hoje em dia está a sair um aviso através da obra da igreja de Deus Unida está a sair e vejam em EZ 33:2-4 lemos: “filho do homem fala ao teu povo e dizes quando eu vir trazer a espada sobre a terra, o povo da terra tomar o seus homens da terra constituídos por seu atalaia para dar o aviso e essa é a responsabilidade da igreja de Deus Unida pregar o evangelho do reino de Deus e para que?
Para ser um aviso ao mundo, para ser um testemunho ao mundo.
“e vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocai a trombeta e avisai o povo se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado e vier a espada e o alcançar seu sangue será sobre a sua cabeça”
Irmãos, isto é, trombeta, falta muito pouco tempo irmãos que as coisas vão ser completamente e repentinamente destruídas e estamos a avisar e acordem!
Vs. 7, 8, 9 de EZ 33 lemos: “aqui, pois, ó filho do homem constituí por atalaia para a casa de Israel”
A igreja de Deus Unida foi constituída por Deus como um atalaia não só ao povo de Israel, mas ao povo deste mundo como testemunho a todos.
“tu, pois, ouvirás a palavra da Minha boca e lhe anunciarás a minha parte e se Eu disser ao ímpio: certamente, morrerás e tu não falares para dissuadir ao ímpio do caminho, morrerá esse ímpio, porém, o seu sangue Eu o requererei da tua mão”
Esta é uma grande responsabilidade para mim, irmãos, porque eu tenho que avisar a vocês e as vezes é difícil e quando eu digo aos irmãos para não fazerem uma coisa e continuam a fazer e não querem ouvir ou querem ser vítimas e que a culpa é dos outros e ficam zangados e usam palavrões e sei lá o que mais.
Irmãos, pessoas no mundo que atacam a igreja de Deus Unida, cuidado, porque é a nossa responsabilidade avisar a vocês que isto vai arrebentar brevemente.
“mas se advertires o ímpio do seu caminho e que dela se converta e ele não se converter do seu caminho, não morrerá na sua iniquidade, mas seu sangue não pedirei de vós e para mim é uma grande responsabilidade.
E vejam em IS 58:1: “clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e a casa de Jacó os seus pecados”
A minha responsabilidade não é só de avisar ao mundo, mas de avisar a igreja de Deus unida e aos verdadeiros israelitas espirituais que estão a pecar e que temos que nos arrepender.
Queridos irmãos, por isso trombeta em primeiro lugar é um aviso, mas trombeta em segundo lugar é o início da guerra e em NM 10:9 lemos: “e quando na vossa terra saíres contra o vosso inimigo também tocareis as trombetas retinindo e perante o Senhor vosso Deus haverá lembrança de vós e sereis salvos de vossos inimigos quando saíres para a guerra.
Trombeta é sinal da guerra e principalmente da guerra iniciada por Deus e como lemos a pouco em JL 31-32 aqueles que estão a chamar o nome do Senhor vão ser salvos e protegidos durante esse período vão ter um livramento.
Em JR 4:19-20 lemos: “ah, entranhas minhas estou com dores no meu coração”
Irmãos, quando vemos as coisas à nossa volta não temos dores no estômago e no nosso coração quando vemos o que está a acontecer?
“o meu coração se agita em mim, não posso me calar, tu ó minha alma ouviste o som da minha trombeta e o alarido da guerra.
Irmãos, a guerra está aqui bem perto,
“destruição sobre destruição se apregoa porque já toda a terra está destruída”
Você está a ver hoje em dia em Gaza, toda a terra está destruída, então isso vai ser caso em Luanda, caso em São Pulo, casona maloca de Moscou, caso em Brasília, ou um caso em Lisboa, toda a terra está destruída, o caso nos Estados Unidos e o caso na Europa.
“de repente foram destruídas as minhas tendas, minhas casas onde nós vivemos e as minhas cortinas num momento, isto é, as minhas lonas, os meus abrigos, as minhas casas foram destruídas num momento”
Irmãos, vimos por isso um significado duplo da trombeta; é um aviso, mas é também o início da guerra e em AP 8,9 vemos essas trombetas de Deus.
Em AP 8:2 lemos: “e vimos sete anjos que estavam diante de Deus e lhe foram dadas sete trombetas”
Estas são as sete trombetas de Deus, as proféticas trombetas; e então vemos que esses anjos se prepararam para tocar as trombetas vemos isso no v. 6 e então no v.7 se vê a primeira trombeta que era saraiva com fogo misturada com sangue lançados na terra.
E são, digamos assim, guerras contra a terra iniciadas por Deus em que vai haver saraiva misturada com fogo e misturado com sangue lançados na terra.
Queimou-se uma terça parte da terra, todas árvores verdes, queimadas e essa é a primeira trombeta aviso de Deus.
Segunda trombeta v. 8-9 lemos: foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em sangue e acabou a terça parte da água salgada do mundo.
E depois a terceira trombeta nos vs. 10-11: “desceu uma grande estrela que caiu na terça parte dos rios, isto é, a água doce, da água potável e essa vai ser destruída.
E depois se vê no v. 12 a quarta trombeta que afeta o sol, a lua e parte das estrelas para a escurecer, e a terça parte do dia não brilhasse e semelhantemente a noite.
Certamente vai causar um certo resfriamento na terra e depois diz no v. 13: “porque ainda faltam três e quatro já aconteceram e que vem de Deus e foram avisos de guerra de Deus e ainda faltam três.
E no cap 9:1-12 se vê esta guerra que Deus permite acontecer e como diz aqui desses gafanhotos e depois vai haver um contra ataque no v. 13-21 que é a sexta trombeta, o segundo ai, o primeiro ao são os gafanhotos[JMF1] [JMF2] .
O segundo ai do vs. 13-21 este terrível contra ataque das nações que Deus vai permitir em que vai haver um exército de 200 milhões de pessoas e que um terço da humanidade vai morrer, um terço dos seres humanos vão morrer.
Queridos irmãos esta é uma coisa terrível e depois lemos em AP 11:15: “que então temos a última, a sétima trombeta e diz assim: e houve no céu grandes vozes e os reinos do mundo vieram a ser do Nosso Senhor e Seu Cristo”
O reino deste mundo, o rei deste mundo que é satanás agora vai pertencer a Deus e a Jesus Cristo e JC vai reinar para sempre e depois lemos no v. 18: “três grandes acontecimentos: o primeiro é o tempo dos mortos serem julgados, isto é, a primeira ressurreição e esses irão receber a vida eterna como dom.
O segundo grande evento é o galardão desses profetas e servos do Senhor.
E o terceiro grande evento é o tempo de destruir os que destroem a terra, aquela última e uma força da ira de Deus que é descrita pelas últimas sete pragas ou flagelos que vão destruir aqueles que destroem a terra.
E por isso vemos aqui irmãos que as trombetas preanunciam paz, mas antes de haver paz vai haver uma luta iniciada por Deus aos que destroem a terra.
E depois disso desses que destroem a terra serem destruídos se vê em AP 20:1-e que satanás vai ser aprisionado, e em AP 20:4: que Cristo vai reinar com os santo ressuscitados para finalmente haver paz na terra.
Mas antes de haver paz tem que Deus intervir e trazer esta grande guerra e destruição contra a humanidade para poder haver paz.
Sim, irmãos vai haver paz, mas antes disso vai haver estas sete trombetas, este aviso e estas várias, digamos assim, sete fases de lutas que vem de Deus que vão culminar e terminar com a vinda de Cristo, a primeira ressurreição e aquela parte final de exércitos que vão lutar contra Cristo e serão destruídos.
E satanás vai ser retirado da sua posição de rei deste mundo e então haverá paz e por isso é que lemos em LC 21:36: “vigiai, pois, a todo o tempo, orando”
Irmãos, estamos a vigiar e orar? Como é que eu e você estamos hoje em dia? Estamos ferventes? E zelosos? No caminho de Deus ou estamos mornos?
“e para que sejamos dignos de evitar estas coisas que vão acontecer e estar em pé diante do filho do homem e por isso irmãos, precisamos de estar a vigiar e orar para nos mantermos de pé à vinda de Cristo.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).