O significado importante da Páscoa e dos Dias dos Pães Asmos

Você está aqui

O significado importante da Páscoa e dos Dias dos Pães Asmos

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.2 MB)

Download (Baixar)

O significado importante da Páscoa e dos Dias dos Pães Asmos

MP3 Audio (49.2 MB)
×

Nós devemos celebrar a Páscoa do Senhor no dia correto e à hora correta como uma memória do Senhor Jesus Cristo, anunciando a Sua morte. Essa celebração anual é seguida no dia seguinte pelos sete dias de Pães Asmos. Este sermão explica o significado do sofrimento e da morte de Jesus Cristo, assim como o significado dos novos simbolos que Ele instituiu como parte da Páscoa da nova aliança.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Estamos nos aproximando do dia da Páscoa mas qual é a Páscoa cristã que somos instruídos a observar pois Jesus Cristo a observou e a Páscoa tem a sua origem desde os dias que os israelitas saíram do Egito.

Lemos que Deus nos deu as suas festas e os seus dias santos dos quais a Páscoa é um deles e vejemos em LV 23 começando no v. 4:

“são essas as festas fixas do Senhor, as santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado, no mês primeiro aos 14 do mês”

Isto é a uma data específica anual que é um aniversário.

“ao mês primeiro, aos quatorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor”

Então isso é o início do dia 14 porque Deus conta os dias de por do sol a por do sol e por isso é o início do dia 14 do calendário hebraico e depois diz:

“e aos quinze desse mês é a festa dos pães asmos do Senhor, sete dias comereis pães asmos”

E por isso vemos que a Páscoa e a festa dos pães asmos estão ligadas porque é uma imediatamente após a outra festa.

Então o que é esta Páscoa e seu simbolismo para vermos este simbolismo precisamos de ler em EX 12 e vemos aí no seu início que a partir do dia 10 desse primeiro mês e no v. 3 diz:

“e no dia 10 cada um tomará para si um cordeiro segundo a casa dos pais um cordeiro para cada família e se a família for pequena então convidará ele o seu vizinho mais próximo conforme o número das pessoas conforme o que cada um poderá comer e calculareis quantos bastem para o cordeiro.

“e será um cordeiro sem defeito, macho de um ano, podereis tomar um cordeiro ou um cabrito e o guardareis até o 14º dia deste mês”

E isso é como lemos em V 23 que é o 14º dia do mês ao crepúsculo da tarde, isto é, ao por do sol e antes de ficar escuro era para matarem esse cordeiro e que era simbolismo de Jesus Cristo do sofrimento e morte de Cristo nesse mesmo dia.

E depois lemos que eram para tomar o sangue e porem o sangue em ambas as ombreiras e na verga da porta e lemos isso no v. 7 de EX 12:

“e depois a partir dessa noite vão comer a carne assada no forno e com pães asmos e ervas amargas o comerão, e do animal não comereis nada cru nem cozido em água, porém, assado ao fogo”

E por isso vemos aqui que era uma comemoração especial e então se lê aí no v. 11:

“essa é a Páscoa do Senhor”

E no v. 12:

“naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito a todos os primogênitos desde os homens até aos animais, Eu Sou o Senhor”

E depois diz no v. 13:

“o sangue será por sinal na casa em que estiveres e quando Eu vir o sangue, passarei por vós”

Isto é, passarei por cima de vós que é o significado da palavra Páscoa, ou seja, passar por cima deles.

E assim se vê que esse foi o início do significado da Páscoa que era por causa do sangue do cordeiro e estar na casa deles, o Senhor passaria por cima deles e não mataria os primogênitos dessa casa e dessa família.

Aí está o simbolismo do nosso verdadeiro cordeiro pascal que é Jesus Cristo e o Seu sangue quando nós aceitamos o Seu sangue que recebemos após o nosso arrependimento e mudança da nossa vida e nosso compromisso de obedecer a Ele e então Ele passará por cima de nós e nos perdoará e perdoa de nossos pecados.

Esse é o significado da Páscoa, irmãos, e no dia seguinte que foi o dia 15 e que saíram do Egito a noite porque no dia 14 era a Páscoa e eram para ainda ficarem em casa e no dia 15 saíram do Egito.

E então esse dia representa o primeiro dia dos pães asmos e por que? por que com a morte dos primogênitos do Egito foram liberados para poderem sair do Egito.

E assim os dias dos pães asmos representam esta liberdade de sairmos deste mundão e então vivermos uma vida nova.

Jesus Cristo durante aquele ano em que Ele morreu àquele período final também observou essa Páscoa e lemos isso em LC 22 começando no v. 11 diz:

“e dizei ao dono da casa: o mestre manda te perguntar: onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com Meus discípulos?”

Então Jesus Cristo observou essa Páscoa no mesmo dia 14.

“e ele então vos mostrará um espaçoso cenáculo mobiliado e ali fazei os preparativos e indo tudo encontraram como Jesus Cristo lhes dissera e prepararam a Páscoa”

E no v. 14:

“e se pôs Jesus a mesa e com os apóstolos e disse: tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa antes do Meu sofrimento”

Então Jesus Cristo celebrou a Páscoa, digamos assim, da maneira que foi instruída no AT e depois diz no v. 16:

“vos digo que nunca mais comerei desta maneira até que se cumpra no Reino de Deus”

E por isso vemos que daí em diante, Jesus Cristo instituiu novo simbolismo para a Páscoa que é o que nós observamos hoje em dia e então vejemos em MT 26 se vê aqui que diz:

“celebrarei a Páscoa, disse Jesus, e o filho do homem será entregue para ser crucificado”

E depois se vê mais adiante ao fim do v. 17:

“onde quer que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?”

E depois está a descrever o que acabamos de ler em LC 22 e depois vemos em MT 26:20 que diz:

Chegada à tarde (ao início do lusco fusco) e quando comiam declarou Jesus: em verdade vos digo que um dentre vós me trairás”

 E então Ele está a descrever que Judas O vai trair e então Ele comeu essa refeição e depois vemos vários fatos que foi traído por Judas, e depois Judas saiu e depois então se vê a estória toda e que Pedro negou a Jesus Cristo e isso tudo veio a acontecer.

Ora vejemos mais um bocadinho acerca disso em JO 13 pois nos dá uma descrição importante acerca de um acontecimento antes de Judas sair dessa mesa e se vê no v. 2 durante a cia ou talvez numa tradução melhor seria que tinham acabado de comer a refeição e ainda estavam ali assentados e à volta da ceia e coisas assim. E diz:

“tinham acabado de comer a refeição e já tendo posto o diabo no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus sabendo este, Jesus, que o Pai confiara a suas mãos e que Ele viera de Deus e voltava para Deus, levantou-se da cia, da mesa onde estavam, tirou a vestimenta de cima e tomando uma toalha cingiu-se com ela”

“e depois deitou água à bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a  lhes enxaguar com a toalha”

E então se vê aqui o simbolismo do lava pés.

“e então Pedro Lhe disse: não, não faças isso e então Jesus Cristo disse: se não lavar os teus pés não serás parte de Mim”

que está no v. 8 e vemos no v. 9:

“Pedro lhe disse: Senhor, não somente os pés mas então também as mãos e a cabeça e Jesus Cristo disse (v. 10): quem já se banhou (batizou) não necessita de se lavar se não os pés quanto mais tá tudo limpo.

“ora vós estais limpos (o batismo) mas não todos pois Ele sabia quem era o traidor e por isso lhe disse: nem todos estais limpos”

E depois como vimos Judas saiu e depois disso vemos que Jesus Cristo introduziu os símbolos do pão e do vinho, esse simbolismo, onde é descrito por ex. em MT 26 e por isso vemos irmãos que Judas fez parte dessa cerimônia do lava pés mas se viu depois que ele saiu e depois disso vemos no v. 25:

“então Judas que O traiu perguntou: acaso sou eu mestre? Respondeu-lhe Jesus: tu o disseste”

E depois se viu que Jesus viera a mudar o simbolismo do pão e do vinho e do cálice e enquanto comiam estavam ali, e já tinham comido a refeição principal e vemos isso em LC 22 e JO 13, e depois estavam a conversar e  petiscar então se vê que foi enquanto estavam à mesa.

“tomou Jesus o pão e abençoando, partiu e deu a seus discípulos dizendo: tomei, é o meu corpo, e a seguir tomou um cálice de vinho e tendo dado graças o deu aos discípulos e dizendo: bebei dele todo porque este é o Meu sangue, o sangue da nova aliança e derramado em favor de muitos e para remissão dos pecados”

E por isso vemos esta sequência: o lava pés e depois o simbolismo do pão e por último o simbolismo do vinho e aí se vê um ponto muito importante que Jesus Cristo em primeiro lugar é nossa Páscoa, é nosso cordeiro pascal e isso lemos em 1 CO 5:7 que diz:

“lançai fora o velho fermento para que sejais nova massa como sois de fato sem fermento pois também Cristo, o nosso cordeiro pascal, foi imolado”

Por isso o nosso cordeiro pascal é Cristo e por isso voltando ao simbolismo do AT que tinham que escolher um cordeiro no dia 10 onde essa escolha representa a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém nesse dia que chamam de palmas mas que foi num Sábado que foi uma entrada triunfal como lemos em MC 11:8-10.

E isso foi nesse Sábado e no dia 14 que foi numa quarta feira então Ele foi imolado mas eles estavam a fazer essa refeição ao início desse dia 14 mas como Deus vê os dias santos, o início do dia 14 é ao por do sol duma terça feira à noite.

Então Ele comeu a ceia depois da ceia o lava pés, Judas saiu, depois introduziu os símbolos do pão e do vinho esta é a sequência e como lemos em JO 13 o lava pés é uma cerimônia de humildade de que todos nós temos que ter.

E o simbolismo do pão representa o sacrifício e sofrimento de Jesus Cristo e por isso essa noite Ele foi traído e depois O bateram, Lhe disseram mal, O esbofetearam e cuspiram Nele e puseram a coroa na cabeça e foi chicoteado e sabe-se lá o que mais.

Ele sofreu e depois foi posto na cruz e esse sofrimento é o simbolismo do pão e como lemos por ex. em IS 53 e vejemos brevemente onde esta é uma profecia acerca do sofrimento de Jesus Cristo e comecemos a ler do v. 3:

“era desprezado e o mais rejeitado dos homens”

Sim, Ele foi o desprezado e rejeitado quando estava ali no madeiro.

“homem de dores e que sabe o que é padecer e de quem os homens escondem o rosto e era desprezado e Dele não fizemos caso; certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores”

Queridos irmãos o pecado causa sofrimento e nós hoje em dia vivemos num mundo cheio de pecado, um mundo cheio de sofrimento, não é? E por causa do pecado.

“e Ele assim tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores e nosso sofrimento; levou sobre Si (v. 4) e nós reputávamos por aflito de Deus e oprimido”

Mas Ele não foi ferido por Deus e sim foi ferido pelos nossos pecados e no v. 5:

“mas ele foi traspassado, isto é, furado de lado a lado que ao fim de contas fez o sangue sair Dele, e por causa das nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, e o castigo que nos traz paz estava sobre Ele e por todas as Suas pisaduras fomos sarados”

O sofrimento de Jesus Cristo nos sara quando estamos doentes e por isso vemos aqui que o pão representa o sofrimento de Jesus Cristo e depois ao fim de Seu sofrimento Ele como lemos aqui: foi traspassado e furado de um lado para o outro e o sangue e a água saíram e Ele morreu e deu a Sua vida e Seu sangue por nós e esse é o simbolismo do vinho que é o simbolismo de dar a Sua vida por nós.

Então continuando a ler em 1 CO 11 e vamos começar a ler do v. 20 e diz:

“quando, pois, vos reunis no mesmo lugar não é a ceia do Senhor que comeis”

Sim, porque eles estavam a comer uma ceia e como diz: estavam bêbados, estavam a se reunir de uma maneira indesculpável e vejam aqui no v. 21:

“e ao comeres, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, e há quem tenha fome e ao passo que há também quem se embriague”

E estavam a fazer uma festa que seria mais, digamos assim, de gênero mundano, em vez de dar glórias a Deus, tinham levado isto para uma maneira errada, e infelizmente isto acontece às vezes.

E por isso precisamos de ter cuidado quando há festas e celebrações não nos envolvermos com coisas mundanas, irmãos pois eles estavam a trazer essas ideias mundanas para a ceia do Senhor e por isso Paulo está a dizer aqui:

Não estamos no NT, na nova aliança e não estamos a tomar a ceia do Senhor porque o que fazemos na Páscoa e no NT são os novos símbolos como o lava pés, do pão e do vinho.

Não é simbolismo da ceia por que esse foi um simbolismo do AT para poderem matar o cordeiro e terem o sangue para porem em cima e nas ombreiras das portas embora para nós, hoje em dia, o nosso cordeiro pascal é Jesus Cristo.

Não precisamos de estar a comer um cordeiro nesse dia porque o nosso cordeiro pascal é Jesus Cristo então temos que seguir os símbolos que Ele introduziu do lava pés, do pão e do vinho e está claro que o pão simbolizando o pão da vida que é Jesus Cristo que não tinha pecado e por isso o simbolismo do pecado neste contexto é o fermento e por isso era pão sem fermento.

E então disse assim vemos aqui no v. 23 de 1 CO 11:

“porque eu recebi do Senhor também o que vos entreguei que o Senhor Jesus na noite que foi traído, tomou o pão”

Tem pessoas que dizem: não, precisamos de observar a Páscoa depois de Jesus Cristo ter morrido, e não, Jesus tomou o pão, está claro, antes de morrer e por isso temos que fazer a Páscoa no dia 14 e não é no dia 15.

Na noite em que foi traído e por isso temos que seguir este exemplo é isto o que Paulo nos diz aqui em CO:

“eu recebi do Senhor o que também vos entreguei”

É o que nós temos que fazer e de observar nesse dia, nessa hora correta como lemos em LC 22: chegada a hora e depois lendo no v. 24:

“e tendo dado graças, o partiu, o pão e disse: este é Meu corpo que é dado por vós, fazei isto em memória de Mim”

E como lemos em IS 53 este corpo e simbolismo do sofrimento deste corpo é o que podemos de pedir a Deus quando estamos doentes e quando pedimos aos nossos ministros para orarem por nós e então o sacrifício de Jesus Cristo, este sofrimento Dele antes de morrer, simbolizado pelo pão é o que é aplicado a nós para nos sarar e nos curar se é de acordo da vontade de Deus a esta hora.

Deus nos vai curar, de certeza, mas Ele não diz quando e por isso, as vezes, esperamos um pouco porque as vezes numa destas dificuldades ou estas provas são para o nosso bem e por que? porque aprendemos a ser melhores pessoas, a sermos melhores cristãos.

E quando sofremos as vezes existe uma, digamos assim, um carinho, um amor, um sentimento que começamos a ter para outras pessoas que estão também  a sofrer e só quando nós sofremos podemos realmente entender essa dor e esse sofrimento.

E por isso então é que as vezes estas provações são boas para nós como lemos em TG: estais alegres com as provações que têm e por que? porque nos faz melhores pessoas.

Então continuando aqui em 1 CO 11:24 diz:

“fazei isto em memória de Mim”

Isto é um aniversário, uma memória, uma celebração anual e não é todas as semanas ou de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 meses, não, é uma celebração anual no dia 14 de Nissan que é o primeiro mês do calendário hebraico.

Isso é quando fazemos ou observamos a Páscoa nesse aniversário e então no v. 25 diz:

“depois de semelhantemente terem ceado, após a ceia, o lava pés e o simbolismo do pão, tomou também o cálice dizendo: este cálice é a nova aliança, o cálice de vinho tinto simbolizando o sangue; e fazei isto todas as vezes que o beberes”

Então quando é que o bebemos? No dia da Páscoa, no dia 14 do primeiro mês do calendário hebraico e ao início desse dia, não é ao fim desse dia e por que?

Porque foi na noite em que Jesus Cristo foi traído e no v. 26 diz:

“todas as vezes que comeres deste pão e beberes o cálice”

E quando são as vezes que fazemos isso? É no dia do aniversário, e todo os dia que fizermos isso no Seu aniversário:

“anuncieis a morte do Senhor até que Ele venha por isso aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, ou seja, tem que ser feito de forma respeitosa e não como eles que estavam bêbados como lemos a pouco no v. 21”

Porque se fizermos isso de uma maneira indigna e não significa que você ou eu somos dignos, não, mas é de uma maneira digna celebrar a Páscoa numa atitude e espírito correto e respeitoso entendendo que estamos a comemorar ou anunciar a morte do Senhor e estamos que é um memorial da morte do Senhor.

“e por isso aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor de uma maneira indigna ou indignamente será réu, culpado, do corpo e do sangue do Senhor”

E no v. 28:

“por isso examine-se, a si próprio”

Como é que estou a viver? Como é que estou a me conduzir? A minha vida está a ser em vez do velho homem a ser a do novo homem? Estamos a viver de uma maneira melhor, comprometendo-nos e vivendo o caminho que Deus nos deu?

“e por isso examine-se o homem a si mesmo e assim coma”

Não está a dizer examinar-se e depois dizer olha eu não sou digno e não vou comer, não!

“e assim coma e beba do cálice pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si, eis a razão que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem porque se nos julgássemos a todos mesmos não seríamos julgados”

E aí tá o ponto se não estamos a nos examinar e a discernir o corpo de Cristo que é a igreja de Deus e que são os nossos irmãos, é um corpo espiritual de Cristo e que estamos a ter cuidado e carinho com os irmãos e se estamos a maltratar os irmãos e estamos a dizer mal uns dos outros, irmãos, esse não é o caminho de Deus!

Se vocês estão a morder um ao outro com palavras isso não é do Espírito de Deus, não é irmãos, e por isso examine-se porque se não estão a discernir o corpo, isto é, não estão a ter cuidado com o corpo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus com os irmãos na igreja!

Se não estamos a ter cuidado uns com os outros e carinho e amor e respeito porque somos irmãos na fé e então se não fizermos isso estamos a comer e beber juízo sobre nós próprios como diz no v. 29 e por isso no v. 30 há muitas pessoas na igreja que viram isto, estas dificuldades e estes problemas e muitos por causa disso adoeceram, ficaram doentes e por que?

Porque viram estes problemas, viram estas dificuldades entre irmãos e uns aos outros e o que é que acontece? Ficam zangados uns com os outros e qual é o resultado disso? Qual é o fruto disso?

Simples: o fruto disso é divisões e guardem aí 1 CO e leiam agora se faz favor comigo JD v. 19 que está a dizer que várias pessoas tem esses problemas de que querem ser superiores e depois diz assim:

“são estes os que promovem divisões”

Você é uma pessoa que em reuniões com outros irmãos está a promover divisão? Você tem que se examinar a si próprio e discernir o corpo e a igreja de Deus!

Você está a criar divisões? Se você é isso? Sensual e está interessado nas coisas físicas mundanas deste mundo e se você é desses diz assim:

“você não tem o Espírito Santo de Deus”

Se você está a causar divisões então você não tem o Espírito Santo de Deus!

E por isso voltando a 1 CO 11:28 diz:

“examine-se, pois, o homem a si mesmo e coma o pão”

Tome parte da Páscoa e não é para tomar a Páscoa é examinar-se para tomar a Páscoa embora se você não está a discernir o corpo de Cristo que é a igreja de Deus que são os seus irmãos e suas irmãs na igreja com carinho e com amor.

Então se você não está discernir eles você está a comer e beber juízo sobre si mesmo.

Essa é a razão que há membros na igreja que por causa destas divisões tiveram ataques do coração e morreram, há outros que ficaram tão adoecidos por causa disso que ficaram muito doentes e por isso diz: essa é a razão entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem, que morreram! E por que?

Por causa de divisões dentro da igreja!

E por isso porque que há divisões e guerras entre vocês? Leiam TG 4:

“donde procedem guerras e contendas que há entre vós? Na igreja?”

Sim porque TG foi escrito à igreja.

“cobiçais e nada tens, matais e invejais”

Óh nós não matamos na igreja! Óh não mata? Então Jesus Cristo não disse que se você disser mal de outra pessoa é matar? Não disse isso no sermão do monte? E porque tem isso? Porque tem inveja é o que lemos no v. 5 na ARC ainda diz:

“supões que não afirma a escritura: o Espírito que em nós habita tem ciúmes?”

O espírito do homem no homem, a mente carnal do homem tem ciúmes, é ciumento, quer ser o chefão, e quer que seja a minha ideia e o que acontece? Causam divisões e quem causa divisões não tem o Espírito Santo de Deus; e por isso diz no v. 6:

“Deus diz: Deus resiste aos soberbos; Deus diz: sejam humildes a Deus”

E assim estarão resistindo aos ataques do maligno e no v. 8:

“chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós, purificai as mãos, pecadores e vós que sois de ânimo dobre limpai o coração”

Se vocês têm estas ideias olha eu quero ser muito bom, mas estou a causar divisões, limpa esse coração porque o coração é muito enganador, é ou não é?  Em JR 17:19 vejemos lá:

“enganoso é o coração mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu o Senhor esquadrinho o coração e provo os pensamentos”

Por isso examine-se antes que Deus tenha que julgar você como lemos em 1 CO 11:

“se não nos examinarmos a nós próprios então vamos comer e beber juízo sobre nós porque se nós julgarmos a nós (v. 31) mesmos não seríamos julgados por Deus”

E por que? porque vamos nos julgar a nós próprios, vamos discernir, vamos mudar, vamos ser humildes, vamos nos sujeitar a Deus, vamos limpar os nossos corações e então não haverá guerras e divisões na igreja.

Mas a razão porque há guerras e divisões na igreja é porque há falta de humildade que é o pecado de satanás e querem ser o chefão que é exatamente o que satanás quer ser o chefão!

Eu quero subir ao trono de Deus e ser igual a Deus! E que é o problema dessas pessoas; a mesma cilada e engano.

E por isso queridos irmãos precisamos de lembrar que a Páscoa representa a morte de Cristo, tem este simbolismo importante, temos que observar a Páscoa com esse entendimento profundo que precisamos de nos arrepender.

Depois segue o simbolismo dos dias dos pães asmos como lemos em EX 12:42 que representa a nossa saída do pecado e assim eles saíram do Egito que simboliza o pecado e nós precisamos de sair do pecado.

Vejam em 1 CO 5 e está a falar acerca de uma pessoa que estava a cometer imoralidade aí no v. 1, isto é, uma atividade sexual imprópria e depois diz quem tem essa situação que seja tirado da igreja.

E vocês pensam que são boas pessoas porque somos amorosos e carinhosos e continuamos a deixar estar essa pessoa na igreja e Paulo diz: tira essa pessoa da igreja!

E lógico com carinho e cuidado para que a pessoa possa depois retornar e as pessoas diziam: olha somos muito boas pessoas e bons cristãos porque estamos a perdoar esta pessoa e nenhum de nós é perfeito e por isso podemos deixar essa pessoa na igreja.

Paulo diz a eles em 1 CO 5:6:

“não é boa a vossa jactância”

Não é boa vocês estarem a dizer somos tão bons cristãos que estamos a perdoar essa pessoa, e Paulo então diz:

“não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?”

Um bocadinho de pecado e afeta as pessoas todas? E depois no v. 7:

“lançai fora o velho fermento”

Deste pecado e desta pessoa pecaminosa pois tem que aprender e tem que sair!

“para que sejam uma massa nova”

Sem pecado! Sem fermento! E isso está claro que é o simbolismo dos pães asmos!

“como sois de fato sem fermento”

Está claro porque agora estão a observar os dias dos pães asmos.

“pois também Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado e por isso celebremos a festa”

Qual festa? A festa dos pães asmos.

“não com o velho fermento”

Do pecado e das carnalidades.

“nem com o fermento da maldade, ou da malicia, mas sim com os asmos”

Com o pão sem fermento, puro e sem pecado.

“que é sincero e verdadeiro”

Por isso irmãos precisamos de guardar a Páscoa no dia que é declarado por Deus para nós e que é no dia em que Jesus Cristo a celebrou que é ao início do dia 14 do calendário hebraico e ao início do dia 15 que é a noite para ser muito observada em que eles saíram do Egito e que nós temos que sair do pecado simbolizando que temos por 7 dias estar completamente fora do Egito pois sete representa completo e fora do pecado e temos que tirar o velho homem e começar a ser um novo homem.

Isso requer arrependimento e verdadeiro e como é um arrependimento verdadeiro irmãos? Vejam comigo em 2 CO 7 começando a ler no v. 8:

“embora vos tenha feito tristes com a carta não me arrependo embora já me tenha arrependido daquela carta que vos contristou por breve tempo”

Sim, quando eu escrevi a carta, talvez tenha sido um forte demais assim como eu dou um sermão forte demais e eu diga: Óh talvez eu tenha sido um forte demais! E no v. 9 ele diz:

“mas agora me alegro porque fostes contristados”

Isto é, porque esta carta forte fez com que vocês se arrependessem.

“porque fostes contristados para o arrependimento”

Porque ficaram tristes e depois continuaram a fazer a mesma coisa, não, ficaram tristes mas houve uma mudança na vida e vieram a ser pessoas novas e diferentes pois houve um arrependimento verdadeiro.

“porque fostes contristados segundo Deus para que de nossa parte nenhum dano sofrêsseis porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém faz pesar mas a tristeza do mundo produz morte”

Quer dizer a tristeza do mundo é: óh desculpe mas continua a fazer a mesma coisa e a tristeza segundo Deus é o arrependimento, desculpe, mas não vou fazer outra vez e vou lutar, forçar e esforçar para me arrepender e ser diferente.

“e esse é o resultado porque quando cuidado não produziu isso mesmo entre vós que segundo Deus fostes contristados”

E isso é que precisamos de ser por isso não é só um cuidado mas é uma defesa, uma apologia, uma intenção de parar a situação, de parar o errado, defender o que é correto e que crie indignação com o pecado e crie irritação com o pecado e não contra o pecador mas contra o pecado.

Que temor e respeito para com Deus porque pecamos contra Deus porque os nossos pecados trazem dor e sofrimento a outros e magoamos as outras pessoas e por isso que temor e respeito temos para com Deus?

Por causa do que fizemos e temos que nos arrepender e que saudades e grande desejo de fazer o bem, que zelo, que determinação, que resolução de fazer o bem com a ajuda de Deus!

Que vindita, que vingança, que desoneração contra o pecado, vingança contra o pecado.

E por isso o verdadeiro arrependimento é algo muito especial, irmãos; então em conclusão o que é que temos de fazer, irmãos?

É arrependermos completamente, e viver uma vida nova, e vimos aqui que Jesus Cristo observou a Páscoa, vimos aqui que Ele é o nosso cordeiro pascal, vimos que o Seu sacrifício abre a porta para a nossa salvação, somos justificados pelo Seu sangue, Sua fé que Ele teve quando fez isso.

Teve uma fé completa e por isso deu o Seu sangue por nós e por isso nós temos que retribuir isso nos arrependendo e saindo do pecado.

Deus nos deu estes simbolismos e estes significados para estes dias tal como o batismo que nada mais é do que um compromisso e uma promessa a Deus de que vamos viver agora uma vida nova e vamos ser um novo eu.

A Páscoa é a renovação desse compromisso anualmente, é reassinar esse contrato e aliança anualmente através do lava pés, que é simbolismo de humildade, através do pão que reconhecemos o sofrimento de Jesus Cristo para nos sarar e por isso nos mostrar certos significados espirituais e o vinho que representa o sangue Dele.

Irmãos, precisamos de usar as semanas adiante antes da Páscoa para nos prepararmos para estes dias e fisicamente como espiritualmente, fisicamente, sim, tirando o fermento das nossas casas, seja o que for, precisamos de tirar o fermento e por que?

Porque isso nos ajuda a pensar que precisamos todo o fermento espiritual e todo o pecado de nossa vida.

E por isso precisamos de ser dedicados diligentemente a tirar o pecado da nossa vida e por essa razão, irmãos, observamos a Páscoa de Deus no dia 14 e não no domingo de páscoa porque esse é o simbolismo do dia pagão.

Observamos a Páscoa no dia 14 e não no dia 15 ou dia 16 ou seja o que for porque se os israelitas tivessem posto o sangue no dia errado os primogênitos deles tinham morrido.

E teve que ser no dia e na hora corretos.

E por isso nós observamos a Páscoa do Senhor no dia correto e à hora correta.

E entendemos o significado desse compromisso que é uma renovação de que fizemos no batismo e por isso só as pessoas batizadas e que guardam devidamente a Páscoa como no AT que eram somente aqueles que fossem circuncisos podiam fazer parte da Páscoa.

Porque a circuncisão agora é do coração, sim, o simbolismo de sermos batizados e igualmente precisamos de observar os dias de pães asmos porque é a continuação do simbolismo para nos arrependermos e a vivermos uma vida nova sem pecado.