Pregando o evangelho e preparando um povo

Pensamentos de Jesus Cristo no tempo do fim: Páscoa

Você está aqui

Pensamentos de Jesus Cristo no tempo do fim

Páscoa

Download (Baixar)
MP3 Audio (24.77 MB)

Download (Baixar)

Pensamentos de Jesus Cristo no tempo do fim: Páscoa

MP3 Audio (24.77 MB)
×

Quando temos aflições ou provações encontramos desafios mentais, pois é fácil termos pensamentos negativos, medos, trepidações, depressões ou ansiedades. Jesus Cristo no Seu último dia de vida como um ser humano, sofreu e teve muitas emoções e pensamentos que seguramente afetaram o que ele disse nesse dia. Este sermão analisa o que Jesus Cristo disse antes de Sua morte e assim o que certamente estava pensando. Aí temos um exemplo para aprendermos de Cristo em como controlar os nossos pensamentos e emoções em situações difíceis.

Sermon Notes

O que se passa em sua mente?
Quando coisas ruins se aproximam, como lidamos com nossas mentes?
Demonstramos medo, trepidação, depressão, ansiedade?

Tire uma lição do próprio exemplo de Cristo quando teve grandes dificuldades.
Filipenses 2:5-8 - Nos é dito para ter o mesmo sentimento que Jesus Cristo.
Quais poderiam ter sido os ensamentos pessoais e emoções profundas de Cristo no Seu último dia?
Podemos considerar nossos pensamentos quando em dificuldades e aprender do exemplo de Cristo?

Vamos concentrar em três eventos do último dia de vida humana de Cristo e extrair lições para nós.

João 17 - Seus pensamentos estavam nos Seus discípulos, para estarmos Unidos. 

O que causa a divisão? O que causa a separação? O que causa o divórcio?

Na Igreja: Diferenças de Doutrina (ensino) e como nos tratamos uns aos outros (e que dizemos e como o dizemos).
Entre pessoas: Diferenças de valores (de opiniões) e como lidamos com isso (como falamos com o outro).
Entre marido e mulher: Diferenças de opinião (dinheiro, criação dos filhos, etc.) e como eles lidam com a situação.

Veja o comum: 1) diferenças e 2) como essas diferenças são tratadas

Mateus 6:13 Mateus 6:13e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
Almeida Atualizada×
 - “livrai-nos do maligno”... mas temos que fazer a nossa parte PRIMEIRO: “não nos leve à tentação” ou "Não nos permita cair em tentação" OU “Mantenha-nos seguros de nós mesmos”

Essa é a situação chave nas inter-relações:
- Satanás é nosso inimigo - o adversário - ele está tentando MAGNIFICAR as diferenças!
- Então nós - com nossos "direitos" - permitimos que essas diferenças sejam AUMENTADAS (a tentação)

Deus tem o poder - então oramos para que Deus possa conduzir nossos pensamentos fora desta armadilha de Satanás

2 Coríntios 2:11 2 Coríntios 2:11porque não ignoramos as suas maquinações.
Almeida Atualizada×
- estamos cientes dos dispositivos de Satanás?
Deus através do poder do Seu Espírito trabalhará conosco…

Aprendemos com os pensamentos de Cristo - para que tenhamos a mesma mentalidade, o mesmo sentimento.

# 1 - Quando Cristo foi confrontado com sua maior provação em Sua vida, Ele mostrou preocupação com os outros e orou para que fizéssemos nossa parte, com o Espírito Santo de Deus, para que houvesse UNIÃO entre os irmãos.

Há outra lição sobre os pensamentos internos dEle através da próxima oração:

Mateus 26:36-38 Mateus 26:36-38 [36] Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. [37] E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. [38] Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
Almeida Atualizada×
- Isso poderia ser escrito para a nossa lição?
Mateus 26:39-41 Mateus 26:39-41 [39] E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. [40] Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? [41] Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Almeida Atualizada×
- Ele ensinou que quando estamos em estresse extra, precisamos de orar para que não sejamos tentados e aprendamos a colocar as coisas nas mãos de Deus - ter confiança nEle!

# 2 - Precisamos ser PACIENTES - e depois de orar, para não sermos tentados, mas para termos fé no que Deus permite, pois os pensamentos dEle são mais altos que os nossos. 

Mais tarde, quando Ele estava morrendo na cruz, vejemos as Suas últimas sete declarações:
Primeira declaração  - “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” - Lucas 23:34 Lucas 23:34Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas.
Almeida Atualizada×
- Cristo mostrou uma vontade de perdoar - sem amargura - o Seu pensamento estava no bem dos outros. Carinho em extrema estresse. 
Segunda declaração - “Te digo hoje, que estarás comigo no paraíso.” - Lucas 23:43 Lucas 23:43Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Almeida Atualizada×
- Cristo mostrou compaixão mesmo durante um período difícil.
Terceira declaração - “Mulher, eis o teu Filho.” - João 19:26 João 19:26Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Almeida Atualizada×
- Cuidar de Sua mãe.
Quarta declaração - Mateus 27:46 Mateus 27:46Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Almeida Atualizada×
- Eli Eli lama sabachthani! (Marcos 15:34 Marcos 15:34E, � hora nona, bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Almeida Atualizada×
) - “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” Veja como Cristo estava possívelmente pensando baseado em Salmos 22:

Salmos 22:1-14 - JC sabia que a escritura estava sendo cumprida. 
Isso mostra que JC passou por emoções como todos nós.
Salmos 22:15 Salmos 22:15A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte.
Almeida Atualizada×
- Ele disse: "Eu tenho sede" -
Quinta declaração - "Eu tenho sede" - João 19:28 João 19:28Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede.
Almeida Atualizada×

Salmos 22:16-22 Salmos 22:16-22 [16] Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés. [17] Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me. [18] Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes. [19] Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me. [20] Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão. [21] Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem. [22] Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
Almeida Atualizada×
- Jesus não tinha dúvidas. Ele nunca duvidou de seu Pai! Nosso Pai!
 - ESTÁ OK ATRAVESSAR ESSAS EMOÇÕES FORTES EM GRANDES OCASIÕES DE TESTE
- Ele passou pelas mesmas emoções, mas nunca pecou

Salmos 22:27-31 Salmos 22:27-31 [27] Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações. [28] Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações. [29] Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida. [30] A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor � geração vindoura. [31] Chegarão e anunciarão a justiça dele; a um povo que há de nascer contarão o que ele fez.
Almeida Atualizada×
- JC fez isso! - "Está feito!"
 Hebraico. "asah" (06213) "ah-sáh" para fazer, realizar ou terminar

Sexta declaração - “Está completado.” - João 19:30 João 19:30Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Almeida Atualizada×
(Gr 5055 - Exclamação de vitória! Completamente pago!

# 3 - ESTÁ OK ATRAVESSAR ESTAS EMOÇÕES EM GRANDES OCASIÕES DE TESTE: Mas seja corajoso! - JESUS PAGOU POR TODOS OS NOSSOS PECADOS - desde que estajamos arrependidos e mudando. 

E depois disso temos o Salmo 23 - Um Salmo de completa confiança e paz!
Sétima declaração - “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” - Lucas 23:46 Lucas 23:46Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.
Almeida Atualizada×

Estamos no tempo do fim e passaremos por sérios testes ... más notícias estão se aproximando como lidamos com elas em nossas mentes? Temos medo, trepidação, depressão, ansiedade?

Cristo sofreu como nós - Ele tem compaixão por nós

Nós também podemos dizer com segurança… Salmos 23:1 Salmos 23:1O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Almeida Atualizada×
, 6