Pentecostes e a Promessa do Pai

Você está aqui

Pentecostes e a Promessa do Pai

Download (Baixar)
MP3 Audio (57.92 MB)

Download (Baixar)

Pentecostes e a Promessa do Pai

MP3 Audio (57.92 MB)
×

A Promessa do Pai de derramar o Seu Espírito na humanidade foi cumprida no Dia de Pentecostes no ano 31 d.C.. O Espirito Santo de Deus nos salva pela sua lavagem da regeneração e da renovação. Este sermão aborda como o significado do Dia de Pentecostes foi cumprido e como o Espírito no regenera e nos renova.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quando você veio a conhecer a sua esposa ou seu esposo isso foi uma ocasião memorável, quando você observou a sua primeira festa dos tabernáculos isso também uma memorável ocasião e quando a igreja De deus foi inicialmente fundada isso foi uma ocasião memorável.

Quando o Espírito de Deus foi inicialmente dado esse acontecimento especial em que a igreja de Deus foi fundada e isso certamente foi algo muito especial e que é descrito em AT 2.

Queridos irmãos, hoje, vamos ver a promessa do Pai e quando essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes no ano 31 e através dessa promessa do Pai tivemos o processo de regeneração e de renovação pelo qual nós precisamos de ser renovados para sermos um novo homem ou uma nova mulher.

Vamos, então, começar a ler em AT 1.3 quando Lucas está a descrever e ele disse assim:

“depois de ter padecido, falando acerca de Jesus Cristo, se apresentou vivo com muitas provas incontestáveis aparecendo-lhes durante 40 dias e falando das coisas concernentes ao Reino de Deus”

Jesus Cristo depois de ter ressuscitado apareceu por 40 dias e falou aos discípulos acerca do Reino de Deus e:

“comendo com eles determinou-lhes a não se ausentarem de Jerusalém e esperassem a promessa do Pai ao qual disse Ele: de Mim ouvistes”

Por isso ficaram em Jerusalém até receberem a promessa do Pai e continuando no v. 5:

“porque João, o Batista, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias e então os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino de Israel? E respondeu-lhes Jesus Cristo: não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou por Sua exclusiva autoridade, mas recebereis o Poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”

E por isso vemos aqui a Promessa do Pai que foi recebida pelos apóstolos que foram instruídos a ficarem em Jerusalém até receberem essa promessa e assim em AT 2:1 lemos:

“ao cumprir-se o Dia de Pentecostes”

Note que não diz AO dia de Pentecostes e sim O Dia de Pentecostes e a palavra e tem a ver com uma palavra grega (G4845) “symplêroō” que significa se for por exemplo encher um copo de água ou uma jarra é encher por completo até a boca!

Mas neste contexto significa: estar completamente cumprido e este dia foi completamente cumprido e não há nada mais a fazer para preencher o significado deste dia que está ligado, claramente, ao sacrifício de Jesus Cristo, à sua ressurreição e a sua aceitação como nosso Sumo Sacerdote para o nosso benefício.

E assim diz:

“ao cumprir-se o Dia de Pentecostes, isto é, estar completamente cumprido, o significado deste dia, não á mais nada no futuro para acontecer para cumprir o significado do dia de Pentecostes”

“estavam todos reunidos concordemente no mesmo lugar”

E lendo um pouco mais adiante estavam reunidos no templo porque em que casa podiam estar para haver tantas pessoas? Todas juntas! E depois diz:

“e de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso e encheu toda essa casa, o templo, está no v. 46, e onde estavam assentados e apareceram entre eles línguas como de fogo e pousou sobre cada um deles”

Queridos irmãos, estas línguas de fogo fazem nos lembrar do ex da sarça que ardia no fogo quando Moisés foi inicialmente chamado para ir ver o que se passava em EX 3:2 e também nos faz lembrar que também os israelitas quando saíram do Egito estavam a ser guiados por uma coluna de fogo como podem ler, por ex, em EX 13:21.

E o fogo identifica a presença de Deus, mas como lemos no caso de João Batista e Pedro e Paulo também usaram o fogo para indicar o julgamento de Deus.

E por isso a presença de Deus é muito importante, é como um fogo como nos dá uma energia, um fogo interno para fazer com zelo a obra de Deus!

Mas também vai haver um julgamento final se não atuamos, e se não usamos o Espírito de Deus neste processo de renovação do velho homem para o novo homem.

Então, se vê aqui que foi uma ocasião memorável porque, por ex, no v. 5 diz:

“ora, estavam habitando em Jerusalém, judeus, homens piedosos e vindos de todas as nações debaixo dos céus”

É claro que estavam presentes àquela hora no templo cerca das 09 hs da manhã e que faziam, digamos assim, a oferta da manhã.

“quando, pois, se fez ouvir aquela voz afluiu a multidão com perplexidade porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua”

E aí está o milagre das línguas pois cada um os ouvia falar no seu próprio idioma!

“estavam, pois, atônitos e se admiravam e dizendo: vede, são porventura todos galileus? Estes que estão falando? E como é que ouvimos todos a falar em nossa própria língua materna?”

“Porque alguns eram partos, outros da Medo Pérsia, outros do Ilã, ilamitas e outros da Mesopotâmia, outros da Judeia e da Capadócia, e outros de Ponto e Ásia e outros da Fígia e outros da Panfília, outros do Egito e outros das regiões da Libia e das imediações de Cirene e romanos que ali residem tanto judeus como prosélitos, crentes e arábicos”

E como ouviam na sua própria língua materna? AS GRANDEZAS DE DEUS!

E por isso se vê aqui que foi uma ocasião especial, um milagre das línguas e não era só uma pessoa falar uma bagunça e estavam a falar nas línguas maternas dessas pessoas que ouviam e entendiam e isso chamou a atenção de todo o mundo.

E por isso quando o Espírito de Deus foi inicialmente, digamos assim, dado aos apóstolos, esse acontecimento chamou a atenção das pessoas e esse propósito foi para chamar a atenção à mensagem que estava a ser dada e entenderem essa informação.

O Evangelho de Jesus Cristo que era parte do Evangelho do Reino de Deus, a Boa Nova, de que era de Jesus Cristo e que somos lavados, perdoados, reconciliados e que agora podemos ser regerados como filhos de Deus!

E por isso, AGORA, nós que temos o Espírito Santo de Deus, somos as PRIMÍCIAS, os primeiros gerados, mas não ainda nascemos de novo porque isso só vai acontecer à ressurreição, entretanto, temos que vencer até ao fim.

E temos que usar este poder do Espírito Santo, este poder do Altíssimo para renovar as nossas mentes e nossos corações porque lemos que o Espírito Santo escreve nas nossas mentes e nos nossos corações o caminho de Deus e a lei de Deus.

Então, se vê que Pedro ficou, digamos assim, cheio de coragem e falou corajosamente e disse no v. 14:

“então, se levantou Pedro com os 11 e erguendo a voz advertiu-os nestes termos: varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai para as minhas palavras”

“estes homens não estão embriagados como vocês estão a pensar por que isso é só a terceira hora do dia (9hs da manhã) porque o que acontece é que foi dito por intermédio do profeta Joel”;

“porque acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e sonharão vossos velhos, e até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do Meu Espírito naqueles dias e profetizarão”

Isto é, falarão das glórias e das grandezas de Deus.

E queridos irmãos, o Espírito Santo foi nessa altura derramado pela primeira vez, digamos assim, a um grupo de pessoas e aí se vê que houve 3 mil pessoas que nesse dia receberam o Espírito Santo.

Queridos irmãos, este é o simbolismo como lemos em RM 8:23 que vamos ler daqui a pouco de que nós somos as primícias do Espírito, e o dia das primícias representa que é o dia em que somos os primeiros a receber o Espírito Santo de Deus.

Ora, lendo um bocadinho mais adiante no v. 32 se lê assim:

“a este Jesus Deus ressuscitou do que todos nós somos testemunhas exaltado, pois, à destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo derramou isto que vedes e ouvis”

Sim, Jesus Cristo ressuscitou no Sábado durante essa semana onde Ele morreu no dia da Páscoa que foi uma quarta feira cerca das 15 hs e por volta das 18hs ou quase em cima do pôr do sol Ele foi enterrado no sepulcro de acordo com a profecia de MT 12:40.

Ele esteve na sepultura por 3 dias e 3 noites e por isso 3 dias depois: quinta, sexta e Sábado e ao fim do Sábado, 3 dias e 3 noites, 72 hs depois de ser enterrado; ressuscitou!

E por isso vemos aqui, sim, Jesus Cristo ressuscitou ao Sábado, à volta do pôr do sol e depois no dia seguinte que era o primeiro dia da semana quando as mulheres foram lá não estava no sepulcro, pois, já tinha ressuscitado e elas então se encontraram com Ele; também subiu ao céu para cumprir a profecia do movimento do molho e ser aceito para nosso favor.

Para nós, como lemos em LV 23:11 onde foi aceito como nosso sumo sacerdote e o seu sacrifício foi oficialmente aceito a nosso favor e nesse momento Ele foi exaltado ao lado do Pai.

É o que diz aqui:

“exaltado à destra de Deus”

Então, Ele recebeu a promessa do Pai que é dar o Espírito Santo a nós, para ser derramado em nós, uma vez que Ele tinha sido exaltado a posição de nosso sumo sacerdote que Ele tomou depois de ainda ter andado 40 dias na terra e então Ele voltou, esteve nessa posição  e envia o Espírito Santo no Dia de Pentecostes.

E então no Dia de Pentecostes foi cumprido de o Espírito Santo ter sido derramado à humanidade e por isso esse é o significado simbólico do dia de Pentecostes e a realidade desse dia é quando recebemos o Espírito Santo é derramado e nós somos as primícias do Espírito e continuando a ler no v. 34:

“Davi não subiu aos céus, mas Davi, ele próprio declara: Senhor, óh meu Senhor disse Deus Pai ao meu Senhor Jesus Cristo: senta-te à minha direita até que Eu ponha os teus inimigos no estrado dos teus pés”

Era comum os conquistadores colocarem os pés no pescoço dos líderes que tinham sido derrotados como símbolo do estado de sujeição a que foram reduzidos e da extinção total do seu poder e isso é de acordo com o comentário de Bullinger.

Ora e continuando a ler no vs. 37-39:

“ouvindo eles estas coisas compungiram-se no coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: o que vamos fazer então?”

Começaram a acreditar o que é que tinham feito! Que tinham crucificado o Senhor, o Salvador, o Messias.

“e, então, respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo”

Está claro que isto é uma fórmula muito sumarizada e simples que uma pessoa pode analisar isso em muito maior detalhe de que vários eventos têm que acontecer como três pontos principais como: têm que acreditar, têm que ter fé, têm que se arrepender e têm que ser batizados em nome de Jesus Cristo.

E depois seguindo ao batismo pela imposição das mãos recebem o Espírito Santo de Deus e veja aqui em AT 8:16 diz:

“porquanto não havia descido sobre nenhum deles”; isso é quando os apóstolos foram a Samaria porque a palavra de Deus tinha chegado lá e continuando: “mas, somente, isto é, o Espírito, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor”

Por isso, é mais o que vemos quando observamos os detalhes do que ser simplesmente batizados em o nome de Jesus Cristo porque se vê aqui:

“então, impunham-lhes as mãos e recebiam estes o Espírito Santo; vendo, porém, Simão, o mágico o fato dos apóstolos imporem as mãos”

E aí se vê o fato necessário de ser uma pessoa que tivesse essa autoridade de Jesus Cristo e não uma pessoa que se faz a si próprio como: olha, eu agora sou um ministro de Jesus Cristo!

Ora, não, e sim tem que receber essa autoridade através de Jesus Cristo e de outros ministros de Jesus Cristo que passaram, digamos assim, esse cordão de um para o outro como:

Dos apóstolos passaram para outros, de Paulo passou para Timóteo e continuou assim;

“vendo, porém, Simão pelo fato de imporem os apóstolos as mãos eram concedidas o Espírito Santo então ofereceu-lhes dinheiro”

Mas o ponto que estou a sublinhar aqui, queridos irmãos, é para receber o Espírito Santo era preciso: ter fé, se arrepender, ser batizado em nome de Jesus Cristo e após o batismo era necessário a oração da imposição das mãos do servo de Jesus Cristo com a autoridade de Jesus Cristo para eles poderem receber o Espírito Santo.

E por isso vemos aqui esta sequência muito importante e vamos então continuar a ler em RM 8 porque vimos que a promessa do Pai é quando o Espírito Santo foi derramado e vimos também que o Espírito Santo é dado após o batismo pela imposição das mãos.

Então vamos ler um pouco mais sobre o Espírito Santo em RM 8 começando a ler do v. 16:

“o próprio Espírito testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus”, isto é, o Espírito de Deus testifica com o espírito do homem no homem de que somos realmente filhos de Deus! e por quê?

Porque nos regenera, digamos assim, nos faz uma nova concessão espiritual e não só essa concessão quando fomos feitos seres humanos e quando a semente de um homem, o seu pai físico entrou no ventre da sua mãe física e então você foi gerado e houve esta concepção em que você foi gerado como um filho humano.

Mas tem que ser regerado que é uma regeneração do Espírito e por isso diz: O espírito testifica com o nosso espírito porque Deus se uniu com o nosso espírito e disse: testifica de que somos filhos de Deus!

Ora, se somos filhos somos também herdeiros? Herdeiros de Deus! Estamos a entender isso? Ou simplesmente lemos as palavras e não tem significado de que somos herdeiros de Deus entra na sua mente?

E coerdeiros com Cristo se com Ele sofremos também com Ele seremos glorificados, e isto será no futuro, irmãos, e não é o simbolismo do dia de Pentecostes porque este simbolismo já foi cumprido!

Quando recebemos o Espírito Santo somos as primícias e somos os primeiros do Espírito como se lê aqui no v. 23:

“e não somente ela, a criação, mas também nós que temos as primícias do Espírito”

Nós temos e somos as primícias do Espírito.

Queridos irmãos, o dia de Pentecostes, o dia das primícias, é quando nós nos tornamos as primícias de Deus e como?

Recebendo o Espírito Santo de Deus que é derramado em nós aí então somos as primícias e vejam também em 1 JO 3 porque sim que somos as primícias do Espírito, mas ainda não nascemos como viremos a ser pois o nosso corpo ainda não foi transformado num ser espiritual pois ainda somos um ser físico, MAS já somos filhos de Deus!

No momento em que a semente do seu pai físico entrou no ventre da sua mãe e ela ficou grávida então nesse momento você é aquele embrião que vem a crescer até se tornar um bebê.

E a partir desse momento então aquele embrião e depois bebê foi o filho daquele pai físico embora ainda não tivesse nascido, é o que lemos em 1 JO 3:

“vede que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus”

E de fato somos filhos de Deus! Somos gerados pelo Espírito Santo e temos, digamos assim, o DNA espiritual de Pai, misturado com o DNA do nosso corpo físico, o Espírito de Deus com o espírito do homem.

“por essa razão o mundo não nos conhece por não conhecer Ele mesmo; amados agora somos filhos de Deus, MAS ainda não se manifestou o que haveremos de ser”

Ainda não nascemos de novo, ora, essa história de você aceitou a Jesus Cristo e agora nasceu de novo? Não nasceu de novo! Sim, você precisa de trabalhar e se desenvolver espiritualmente do velho para o novo homem, mas ainda tecnicamente não nasceu, sim, já foi gerado, mas ainda não nasceu.

Agora somos as primícias do Espírito, mas ainda não somos o que haveremos de ser!

“sabemos que quando Ele se manifestar, Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a Ele”

Seremos do mesmo gênero que Jesus Cristo é, ou seja, seremos seres espirituais; e então, quando vamos nos transformar ou mudar? Quando Jesus Cristo é revelado à vinda Dele, à segunda vinda de Jesus Cristo.

Quando Deus faz os inimigos de Jesus Cristo estarem aos pés de Jesus Cristo e sujeitos a ter os pés de Jesus Cristo no pescoço desses líderes e isso simboliza quando Jesus Cristo vier pôr esses debaixo da sua liderança e isso significa: UMA GUERRA!

E isso significa: UMA GRANDE BATALHA!

E que é simbolizado pelo DIA DAS TROMBETAS e que é um tempo de guerra quando Jesus Cristo vier e quando nós vamos ser transformados como diz aqui: quando Ele se revelar.

Por isso o dia das primícias, o dia de Pentecostes, é quando a promessa do Pai foi cumprida; quando Deus derramou o poder que nos regenera e esse poder nos ajuda a nos renovar.

E por isso nós somos as primícias do Espírito, e nós, entretanto, ainda temos que vencer até ao fim que é até a vinda de Jesus Cristo ou quando nós falecemos e continuar a vencer, qual dessas virá primeiro.

Depois à ressurreição seremos mudados, transformados, ou se estivermos vivos, transformados para seres espirituais e então nós seremos os primeiros no Reino de Deus.

E tal como lemos em TG 1:18 diz:

“pois, segundo o Seu querer, Ele nos gerou, Ele nos regerou pela Palavra da Verdade porque foi essa a Sua promessa e Deus não mente e Ele então enviou o Seu Espírito para que fôssemos as primícias das Suas criaturas”

Queridos irmãos, como comentário de sir James Brown descreve e dise assim:

“nós somos as primícias das criaturas regeneradas de Deus e o penhor da regeneração final da criação”

Como lemos em RM 8:18,23 que lemos a pouco e:

“onde também o Espírito, o agente divino da regeneração do crente, então este crente é denominado: as primícias, isto é, o penhor de que a regeneração agora começou”

Então, esta regeneração pelo Espírito Santo é o poder de Deus que está em nós para nos ajudar a mudarmos do velho para o novo homem.

Então, como ponto de revisão o que é a REGENERAÇÃO?

Hoje nós estamos, digamos assim, ligados pelo Espírito Santo como se fosse, digamos assim, um cordão umbilical e por isso somos cidadãos do reino de Deus como lemos em FP 3:20 porque essa é a nossa pátria, é a nossa verdadeira nação!

Mas nós ainda não estamos transformados, e não somos ainda seres espirituais e ainda somos carne e sangue, mas, sim, somos filhos de Deus, somos as primícias de Deus, as primícias do Espírito, mas ainda não nascemos pela segunda vez.

Nós somos gerados pelo Pai! Se temos o Espírito Santo em nós, e ainda estamos a crescer em aprendizagem, e está claro, se nós não desistirmos, isto é, se nós não causarmos o nosso próprio aborto!

Porque Deus nunca vai nos expelir, digamos assim, Deus nunca nos deixa e nunca nos desamparará, NUNCA!! É só se você e eu virarmos as costas e andarmos para trás!

E por isso nós somos embaixadores do reino de Deus! Não somos representantes deste mundo! Não devemos de nos envolver na politiquice deste mundo! Nós somos da família de Deus e do reino de Deus, Seus filhos embora ainda não transformados ou nascidos, ainda não revelado o que deveremos de ser!

Somos membros dessa família real se nos mantivermos fiéis até ao fim! E então o que isso tem a ver com a renovação?

Queridos irmãos, a semente do Espírito Santo e que foi adicionada ao espírito humano à conversão de quando fomos convertidos cresce em nós e isto vai nos renovando e nós precisamos de estar assim a alimentar para não apagar o Espírito Santo para que possa crescer em nós até que nós venhamos a ser mudados para espírito à vinda de Cristo.

Nós precisamos deste pão diário que é o pão que vem do céu e esta semente que é o Espírito de Deus em nós tem que ser, digamos assim, alimentado e receber nutrição espiritual e então o Espírito Santo na nossa mente será a natureza de Deus em nós!

E esta natureza de Deus que está a crescer em nós através do Espírito Santo de Deus faz com que nós possamos pensar e atuar como ele pensa e atua e vejam então aqui em TT 3 começar a ler no v. 4:

“quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, Nosso Salvador, e qual foi esse amor que Deus manifestou? Foi o de enviar o Seu filho! E para morrer por nós!”

“não por obras de justiça praticada por nós, não porque eu ou você somos tão boas pessoas e porque Ele nos enviou Jesus Cristo, mas não, segundo a Sua misericórdia”

Ele nos salvou, ou digamos assim, começou o processo que vai causar ao fim deste processo a sua salvação, e nos retirou do mundão, nos ajuda a vencer as fraquezas da carne e Ele finalmente cumprirá o que Ele iniciou em você e em mim.

Ele cumprirá! Desde que você e eu não vire as costas!

E diz assim:

“Ele nos salvou mediante o lavar “

E de que? Da regeneração, do regenerador, do Espírito Santo que nos gerou de novo e que nos renova a nossa mente e espírito através do Espírito Santo que ele derramou sobre nós ricamente por meio de Jesus Cristo, Nosso Salvador.

Queridos irmãos, e isto tem tanto significado, a fim de que o ponto final, a meta é a fim de que somos justificados pela Sua graça, e nos tornamos seus herdeiros conforme nós fomos justificados gratuitamente e agora temos que fazer a nossa parte segundo a esperança da vida eterna.

Fiel é a palavra, irmãos, quero que no tocante a estas coisas faças afirmação confiadamente para os que tem crido em Deus sejam solícitos à prática das boas obras.

E temos que realmente fazer boas obras assim como temos que mudar do velho para o novo homem e temos que ver os frutos e produzir frutos na nossa vida, tem que haver uma mudança e vejam em JO 15: a começar no v. 1:

“Eu sou a videira verdadeira e o Meu Pai é o agricultor, todo ramo que estando em Mim não der fruto Ele o corta e todo o que dá fruto limpa e produza mais fruto ainda”

Vai haver um julgamento e estamos num processo de julgamento, agricultor está a podar a podar a árvore e temos que dar fruto esse não der fruto vai cortar aquele ramo e você vai sair do corpo de Cristo.

Temos que produzir fruto e não é que Deus vai nos podar e sim nós é que nos podamos a nós próprios se não produzimos fruto, é nossa decisão e livre arbítrio.

“vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado, permanecei em Mim, mantenham-se na videira verdadeira, e Eu permanecerei em vós, eu não vos deixarei, nunca vos desampararei”

“Como não pode o ramo produzir o fruto de si mesmo se não permanecer na videira assim nem vós podeis estar se não permanecerdes em Mim”

Temos que permanecer em Cristo, obedecer aos Seus mandamentos, viver da maneira que sabemos e temos que mudar do velho para o novo homem e temos que usar e renovar o Espírito Santo de Deus para renovarmos a nossa mente e o nosso coração porque diz no v. 5:

“Eu Sou a videira e vocês os ramos e quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto porque sem Mim nada podeis fazer”

A pergunta então é: você está a produzir fruto? Ou melhor, a pergunta seria: você está a permanecer em Cristo? Porque quando vivemos no caminho de Deus, no caminho verdadeiro, então vamos produzir fruto.

É pelos frutos que sabemos quem são os verdadeiros servos de Deus porque, irmãos, há muitos falsos profetas por aí, muitas falsas pessoas e leia em MT 7 parte do sermão do monte e sabemos aí que o caminho é apertado e vejamos no v. 13:

“entrai pela porta estreita, larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição e muitos são os que entram por ela porque estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, são poucos os que acertam com ela”

Poucos, irmãos! Pouquíssimos! Mas se você de fato está a seguir este caminho você reconhece que é um entre muito raros porque são muito poucos.

“acautelai-vos dos falsos profetas que vos se apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”

Pelos seus frutos os conhecereis, frutos? Quais são os frutos que produzimos? Como se lê aí:

“toda boa árvore produz bons frutos, mas a que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo”

Vai haver um julgamento, sim, o Espírito de Deus é como a chama que nos dá o zelo, a energia para viver o caminho de Deus, mas se não seguirmos vamos ser lançados no fogo e isso não vai ser nada agradável.

“assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis”

E que frutos você está a produzir?

 

E nós temos que usar esses atributos do Espírito Santo em nós para produzirmos frutos na nossa vida e por isso você e eu precisamos de usar os talentos e as habilidades que Deus lhe deu em você, a cabeça que Deus deu a você! A boca, as mãos, as pernas, a energia que Deus deu a você e além disso outros atributos espirituais que Ele também lhe tenha dado.

Adicionalmente, mas você tem que usar os talentos que Deus lhe deu! Físicos e espirituais! E veja em MT 25:14-30 e vemos aí a parábola dos talentos onde um homem tinha certos talentos então a um foi dado 5 habilidades e as usou e até desenvolveu mais, estudou e pôs mais coisas e se desenvolveu mais talentos na sua vida.

E o outro tinha 2 e aconteceu a mesma coisa.

Mas o outro tinha 1 e escondeu, não usou e vocês veem aí que Jesus Cristo não estava feliz com isso.

E temos que usar os talentos mesmo que você só tenha 1! Se você tem 1 e faz 2 é um incremento de 100%, se você tem 5 e faz 10 é um incremento de 100% também!

E por isso não importa quantos talentos você tem e sim é o crescimento e você está tendo um de 100%? Temos que usar os talentos e habilitações físicas que Deus nos dá e veja também em 1 CO 12 e aí está a falar de talentos espirituais e habilitações espirituais e para que? Para servir o corpo de Cristo ou em outras palavras para edificar, construir e para desenvolver e ajudar no desenvolvimento do corpo de Cristo.

E que é a igreja de Deus e temos que usar esses talentos para ajudar uns aos outros na irmandade.

E por isso lemos em 1 CO 12 dizendo que os dons desses talentos são diversos, mas é o mesmo Espírito que Deus nos dá, o Senhor é o mesmo, e sim, os talentos podem ser de sabedoria, você tem sabedoria e é sábio; você tem um certo conhecimento, você tem a fé, você tem a esperança que Deus cure e você vai dar encorajamento a outras pessoas.

Você sabe falar das glórias de Deus e a encorajar a outros e isso é profetizar; você, por ex, consegue discernir e ver coisas boas de coisas más, você, por ex, tem o talento de falar em vários idiomas para ajudar a obra de Deus.

Você é capaz de ser um tradutor ou intérprete para ajudar a obra de Deus! Use esse talento! Para ajudar a igreja é o que diz aqui no v. 7 de ! Co 12:

“a manifestação do espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso para a edificação da igreja”

E Deus dá a você um talento e a mim outro talento e dá a outra pessoa outo talento diferente conforme Deus decide! É o que lemos no v. 18:

“mas Deus dispôs os membros colocando cada um deles no corpo como Lhe aprouve”

Deus põem você no corpo e lhe dá certos talentos e você por isso tem certos talentos de ser por ex um braço, ou ser um dedo, ou de ser um ombro ou de ser um joelho falando fisicamente, mas você está a entender espiritualmente que Deus dá a você certos talentos e temos que usar para edificar o corpo.

E depois diz ao fim desse capítulo no v. 31:

“procurai com zelo os melhores dons”

E depois está a falar que o melhor dos dons são: o amor, o carinho, o cuidado pelos irmãos e sim, depois diz ao fim do cap 13.3:

“sim, permanecem três: a fé, a esperança e o amor, porém, o maior destes é o amor”

Queridos irmãos, precisamos de usar o Espírito de Deus para nos renovarmos e para sermos melhores pessoas e diferentes, e de ter a certeza de que estamos a usar o Espírito de Deus para fazer a nossa chamada certa e segura, e vejam em 1 PE 1 e começar do v. 2:

“nós somos eleitos segundo a preciência de Deus Pai em santificação do espírito”

Isto é, o Espírito nos ajuda a sermos diferentes que é a renovação e santificação do espírito.

“para obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo para nos perdoar e graça e paz vos sejam multiplicadas; bendito é Deus e o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Sua muita misericórdia nos regenerou para uma viva esperança se mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”

E lendo um pouco mais adiante no v. 5:

“que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação preparada a revelar-se no último dia”

O dia de Pentecostes são as primícias do espírito, o último dia representado o significado da vinda de Cristo que é o dia das trombetas e queridos irmãos nós fomos regenerados como diz no v. 3 simbolizado pelo dia de Pentecostes e vamos ser salvos, finalmente, simbolizado pelo Dia das Trombetas e veja em 2 PE 1.3:

“visto como pelo seu divino poder, o Espírito Santo, nos tem sido dadas todas as coisas que conduzem a vida e a piedade pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a própria glória e virtude”

Estão a entender? Lelo Seu divino poder que é o Espírito Santo de Deus! E nos foram dadas todas as coisas, tudo o que nós precisamos para sermos transformados para nos renovarmos e para sermos seres espirituais para conduzir a vida eterna e a piedade e sermos como Deus é.

“pelo conhecimento completo Daquele que nos chamou”

Conhecemos o Pai através de Jesus Cristo porque Ele é a imagem do Pai; e nos chamou para o quê?

“para a Sua própria glória e virtude”

Sim, é para a glória de Deus, mas vamos receber a glória de Deus também; e temos aqui um significado duplo uma vez mais, mas está claro seremos muito inferiores, mas iremos receber a glória; vamos ser como Deus ém mas muito mais inferiores, está claro!

Deus tem um grande plano para você e no v. 4:

“pelas quais, todas as coisas que o poder de Deus nos dá, nos tem sido doadas as suas muito preciosas grandes promessas para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina e livrando-nos das corrupções, das paixões que há neste mundo”

Queridos irmãos, e quando é isso? Vejam também um bocadinho mais adiante:

“por isso mesmo vós reunindo toda a vossa diligência associai com a vossa fé a virtude, com a virtude o conhecimento, com o conhecimento o domínio próprio, domínio próprio a perseverança, com a perseverança a piedade, com a piedade a fraternidade e com a fraternidade o amor”

Temos que estar a desenvolver e a crescer e a renovar com a ajuda do Espírito Santo para chegarmos ao pleno conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo como diz no v. 8; e no v. 10:

“por isso irmãos, procurai com diligência cada vez mais confirmar a vossa vocação e eleição porquanto procedendo assim não tropeçareis em tempo algum”

Não vão sair da Igreja de Deus e não vão sair do corpo espiritual de Cristo, isto é, vão receber a VITÓRIA e então também vejam no cap 3:4 diz:

Apesar de que muitas pessoas falam: ah isto continua da mesma maneira! Mas queridos irmãos, de certeza, vai haver um JULGAMENTO e vai haver um DIA DE JUÍZO e A DESTRUIÇÃO DOS ÍMPIOS como se lê no v. 7 porque vai haver UM FOGO.

E então o que teremos de fazer?

Amados, nós temos que nos ACAUTELAR como diz no v. 17 para que não suceda que arrastados pelos erros destes insubordinados que existem à volta do mundo inteiro, as pessoas no mundão que estão a afetar para não cairmos da nossa própria firmeza.

Mas antes precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e por isso, irmãos, CUIDADO, pois estamos a ser prevenidos e o Espírito Santo de Deus nos regenera e nos renova, mas temos que crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

E a Ele seja a glória tanto agora como no dia eterno, AMÉM!