Por que Jesus Cristo nunca se casou?

Você está aqui

Por que Jesus Cristo nunca se casou?

Download (Baixar)
MP3 Audio (60.15 MB)

Download (Baixar)

Por que Jesus Cristo nunca se casou?

MP3 Audio (60.15 MB)
×

A família, a aliança matrimonial, a procriação física humana, o nascimento da criança, o processo de crescimento, o que comemos, como cuidamos de nosso corpo, o que dizemos, etc... tudo isso aponta para um significado e implicação espiritual muito maior. Este sermão examina o casamento de Cristo com Israel e algumas implicações para nós.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Por que Jesus Cristo nunca se casou?

Irmãos, Ele se casou e a Bíblia diz isso e até dá o nome da sua esposa e nos diz quando se casou e porque Ele se casou.

E isso tem a ver diretamente com a antiga aliança.

Irmãos a família, a aliança do matrimônio, a procriação humana, o nascimento de uma criança, o crescimento, o que nós comemos, o cuidado que precisamos de ter com o nosso corpo e com a nossa vida física e tudo isto, irmãos, apontam para uma grande e muito maior implicação espiritual.

E por isso hoje queridos irmãos queremos olhar e estudar da Bíblia acerca do casamento de Cristo com Israel e as implicações para nós.

Vamos, então, começando a ler EF 5:23 e 32 diz:

“porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja sendo Este mesmo O Salvador do corpo”

E mais adiante no v. 32 diz:

“grande é este mistério mas eu me refiro a Cristo e à igreja”

E por isso aqui Paulo na sua carta aos efésios falando acerca de várias leis importantes e princípios importantes no matrimônio, está realmente a comparar com o grande mistério que é Cristo e a igreja porque ao fim de contas é um matrimônio por vir de Cristo com a sua noiva que será a igreja.

E por isso precisamos de entender isto bem e para isso vou começar do início e está em JO 1:1 que diz:

“que no princípio era O Verbo e sabemos que do v. 14 O Verbo se fez carne e por isso está a se referir a Jesus Cristo e O Verbo estava com Deus, estava com o Pai, e O Verbo embora estivesse com o Pai era Deus, era do reino de Deus, era da família de Deus, era do gênero de Deus”

“Ele, O Verbo, Jesus Cristo, estava no princípio com Deus Pai, com Deus, com o Pai e todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, Jesus Cristo, e sem Ele nada do que foi feito se fez”

E por isso vemos aqui que Jesus Cristo, O Verbo, criou tudo debaixo da instrução do Pai, debaixo das ordens do Pai e por isso O Verbo foi Aquele que além de criar e que trabalhou com os israelitas, que os guiou, os ensinou e que falou a eles.

Sim, eles, O Pai e O Filho, planejaram o universo desde o início e vejam em AP 13:8 diz:

“e adorarão todos aqueles que habitam a terra, falando acerca da besta, aqueles cujos nomes não foram inscritos no LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO que foi morto desde a fundação do mundo”

Ou em outras palavras: Jesus Cristo, o cordeiro, foi condenado à morte desde a fundação do mundo e isto foi planejado desde o princípio porque O Pai e O Filho têm um plano, e de que?

De trazer muitos filhos e filhas à glória da família de Deus e vejemos em HB 2:10 diz:

“porque convinha que por Aquele cuja causa todas as coisas existem, isto é, tudo existe por causa do Pai, e o Pai delegou a Jesus Cristo criar tudo embora o Pai, digamos assim, é o dono e Jesus Cristo é o gerente chefe, digamos assim, que fez tudo debaixo das instruções do Pai; e por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos à glória”

A meta do Pai trabalhando através de Jesus Cristo é de conduzir muitos filhos à glória e por isso Ele aperfeiçoou por meio de sofrimentos, o ator da salvação que é Jesus Cristo.

Por isso vemos aqui, irmãos, muitos antes, no início antes de Jesus Cristo ter criado os anjos e o universo e a humanidade, e isto tudo já estava planejado e para realizar o plano era necessário que Jesus Cristo se fizesse carne e morresse por nós.

E por isso que lemos em AP 13:8 que Jesus Cristo, o cordeiro, foi condenado a morte desde a fundação do mundo.

E por isso vemos que está tudo de acordo com a grande sabedoria e o bom prazer da vontade do Pai e qual é esse bom prazer e vontade do Pai? É de fazer você e eu, se você não desistir e perseverar no caminho, a ser fiéis até ao fim e assim é para nós sermos filhos e filhas Dele na glória da família Dele.

E vejam comigo em MT 11 porque sabemos, irmãos, que a maioria do mundo não entende este grande plano de Deus e o cristianismo hoje em dia esconde este grande plano de Deus e no v. 25 lemos:

“por aquele tempo exclamou Jesus: graças Te dou ó Pai, Senhor do céu e da terra porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos, sim ó Pai, porque assim foi do Teu agrado”

De acordo com a vontade de Deus este é o bom prazer e agrado do Pai de trazer muitos filhos à glória embora não revelou isto tudo ainda ao mundo e depois Jesus Cristo diz no v. 27:

“tudo Me foi entregue por Meu Pai”

E isto quer dizer, esta palavra entregue em grego, paradiomi, quer dizer que foi dado a Jesus Cristo para ser o gerente, foi dada a responsabilidade a Jesus Cristo, Lhe foi delegado.

Vejemos também em CL 1 começando no v. 15 diz:

“Este é a imagem do Deus invisível, Jesus Cristo, o primogênito de toda a criação, Aquele que foi o primeiro, e foi gerado como um ser humano e que veio a ser O FILHO DE DEUS espiritualmente e que seguiu de homem para Deus, o primeiro gerado que veio a ser e estar ou ter um corpo espiritual, e sim, Jesus Cristo foi o primeiro ressuscitado”

E depois diz:

“pois Nele, Jesus Cristo, foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra, visíveis e invisíveis, tudo foi criado por Jesus Cristo, sejam planetas, seja o universo, coisas físicas, sejam plantas, sejam animais mas coisas invisíveis também como: anjos, arcanjos, esses tronos, soberanias sejam eles principados quer potestades, tudo foi criado por meio Dele e para Ele”

O Pai criou tudo através e por meio de Jesus Cristo e como? O Pai deu instrução, o plano que concordou com o Filho e então o Filho executou esse plano e por isso é por meio de Jesus Cristo.

“Ele é antes de todas as coisas e Nele tudo subsiste”

Por isso tudo subsiste pelo poder de Deus que Jesus Cristo está a usar.

E por isso quando Ele criou isto tudo também criou a cerimônia do matrimônio e vejemos também em GN 2:24-25 diz:

“por isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher tornando-se os dois uma só carne; se tornam marido e mulher, e assim o homem e a sua mulher estavam nus e não se envergonhavam; pois estavam no matrimônio, numa coisa pessoal desses dois seres que estavam casados”

E por isso foi o Senhor Deus e Aquele a quem foi delegado tudo, Jesus Cristo, e foi Ele então o Ser desses dois seres do gênero Deus que criou tudo e que estabeleceu o matrimônio

Ele é que vimos a ser carne e diz aí em JO 1:18 lemos que se fez carne e leiam aqui também:

“ninguém jamais viu a Deus, o Pai, o Deus unigênito que está no seio do Pai é quem O revelou”

O Verbo que está muito perto do Pai e que tem uma intimidade extremamente perto é Ele que nos revelou o Pai e vejam em JO 5:37 diz:

“vimos o Pai que Me enviou, foi o Pai que enviou a Jesus Cristo, e está a trabalhar e a dizer tudo que O Pai Lhe disse para fazer e dizer; e Esse mesmo é que tem dado testemunho de Mim e jamais tendes ouvido a Sua voz e ne visto a Sua forma”

Jamais ouvistes a voz de Deus ou vistes a Sua forma, a humanidade nunca viu o Pai, nunca viu a forma do Pai e por isso Aquele que Moisés interagiu foi Aquele Ser da família divina, Pai e Filho, foi o Filho! Porque ninguém, jamais, ouviu a voz do Pai!

E por isso lemos aqui em EX 20 que esta voz que ouviram ao dar os 10 Mandamento foi então deste Ser Deus, em hebraico Elohim, que significa são dois seres desta família e então se lê aqui:

“então falou Deus, Elohim todas essas palavras: EU SOU O SENHOR TEU DEUS”; e por isso quem falou essas palavras foi Jesus Cristo porque lemos agora mesmo em JO 5:37 que ninguém jamais ouviu a voz do Pai e por isso esta voz foi do filho.

“aquele que falou com eles na terra do Egito e os tirou da terra do Egito e que falou a eles aqui no Monte Sinai e que os tirou da casa da servidão Aquele que criou e foi delegado este trabalho e missão de trabalhar com a humanidade é Jesus Cristo”

E por isso os 10 Mandamentos foram dados no Monte Sinai a nação de Israel e que existiam desde a criação e foram dados a esta nação e por que? porque Israel entrou numa aliança com Deus e neste caso vimos que o Ser que Israel entrou nesta aliança foi O Verbo, Jesus Cristo, antes do Seu nascimento humano

E por isso a antiga aliança entre Jesus Cristo e Israel é uma aliança, do gênero, do tipo, de um contrato de matrimônio entre um homem e uma mulher e por isso a antiga aliança é deste tipo, semelhante a uma aliança de casamento

E vejam aqui em EZ 16 :7-8 diz:

“eu te fiz multiplicar como renovo do campo, crescestes e te engrandecestes e chegastes a grande formosura, formaram-se dos teus seios e te cresceram cabelos, no entanto, estavas nua e descoberta”

Falando aqui acerca de Israel que estava no Egito numa nação poderosa embora nua.

“e passando eu por diante de ti vi e eis que o teu tempo para tempo de amor estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez e te dei juramento e entrei em aliança contigo diz o Senhor Deus e passastes a ser minha”

Está claro a minha nação e está aqui esta aliança, simbólica, de um casamento e de um acordo.

Vejam também em JR 31:32 diz:

“não conforme a aliança que fiz com os teus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante, Eu os haver desposado diz o Senhor”

Está falando que vai haver uma futura nova aliança ou casamento embora não de acordo com esta aliança do AT que Eu fiz com os israelitas quando os tirei da terra do Egito e Eu, Deus disse, de haver os desposado, ou seja, casado com Israel.

E por isso lemos a história que os israelitas quando ouviram Deus a falar a eles do Monte Sinai esta aliança disseram: eu faço, vou ser, sim, como o marido ou a esposa quando estão no ato do matrimônio e uma das respostas que eles têm que dar é Sim, eu me submeto, eu concordo com esta aliança até a morte nos separar.

Vejam por ex. em EX 19:8 diz:

“então o povo respondeu a uma: TUDO O QUE O SENHOR FALOU, FAREMOS! e Moisés relatou ao Senhor as palavras do povo”.

Eles disseram: sim, faremos, obedeceremos a este compromisso, digamos assim, simbólico como no matrimônio.

Vejam também em EX 24:7 diz:

“e tomou O LIVRO DA ALIANÇA e o leu ao povo e estes disseram: TUDO O QUE FALOU O SENHOR, FAREMOS E OBEDECEREMOS!

Isto se vê claramente que é um acordo de uma aliança, de um casamento ou matrimônio e por isso a antiga aliança era simbólica, digamos assim, simbolicamente de um acordo de casamento entre o Senhor Deus, o Ser que interagiu e falou com eles, a nação de Israel.

E o Ser que falou com eles, do gênero de Deus, foi O VERBO, foi O FILHO porque ninguém jamais tinha ouvido a voz do Pai e por isso o povo de Israel aceitou os termos e condições que Deus Lhes deu.

Como lemos aqui em EX 34:12- 17 diz:

“abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, não faças acordos com as pessoas desses deuses pagãos para onde vais, para que te não sejam por cilada mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes ídolos porque não adorarás outro deus pois o nome do Senhor é zeloso, sim, zeloso é Ele para que não faças aliança com os moradores da terra e não suceda que em se prostituindo eles com deuses e sacrificando alguém que convide e coma dos seus sacrifícios e tomes mulheres das tuas filhas e dos filhos e suas filhas e prostituindo-se com os seus deuses, façam com também os teus filhos se prostituam com os seus deuses”

Por isso vemos aqui que a antiga aliança era uma aliança de matrimônio e de compromisso e de serem leais e fieis a Deus, ao marido deles, digamos assim, simbolicamente, e se seguissem outros deuses estavam a ser infiéis ao marido que tinham se comprometido serem fiéis a Ele.

E e por isso se fossem obedecer ou servir nações pagãs ou deuses pagãos isso era prostituição e vemos isto bem claramente este simbolismo evidente do matrimônio e pondo isto de uma maneira simples e repetindo:

Eles se comprometeram pela antiga aliança a se abster de qualquer relação adúltera ou prostituta com outras nações e por isso se comprometeram a ser casta e aceitável para o seu próprio marido e que era o Senhor Deus.

E por isso Israel concordou e se comprometeu, fez um compromisso, digamos assim, de matrimônio, simbolicamente, de não adorarem deuses falsos, os deuses falsos dos gentios e para serem obedientes ao Senhor, Jesus Cristo.

Não muitos dias depois, ou meses depois, nove meses depois, em LV 26 vemos que os israelitas que tinham concordado a guardar esta aliança de matrimônio e em LV 26 Deus já está dar a eles uma admoestação e um aviso para não seguirem a idolatria e no v. 1 diz:

“não fareis para vós outros ídolos, e depois diz: guardareis os Meus Sábados e reverenciareis o Meu santuário, EU SOU O SENHOR, e depois diz: e se obedeceres a isto vais ser abençoado”

E depois se vê do v. 4 até o v. 13 várias bençãos se eles obedecessem embora depois diz no v. 14:

“se quebrares o compromisso deste matrimônio, desta antiga aliança, então haverão castigos”

Vejam também em JR 3:14 diz:

“convertei-vos ó filhos rebeldes diz o Senhor porque EU SOU O VOSSO ESPOSO e vos tomarei um de cada cidade, e dois de cada família e vos levarei à Sião”.

Vocês são a minha mulher, a minha esposa, Eu sou o esposo, o marido é o que Deus estava a dizer e é o que vimos que Ele falou com eles foi o Senhor Jesus Cristo!

E por isso vemos aqui que ~soa o esposo que Deus desposou e se casou com eles e por isso vemos aqui claramente irmãos pondo isto numa frase simples: Jesus Cristo estava casado com a congregação de Israel ou em outras palavras com a nação israelita através de uma cerimônia do matrimônio que era a antiga aliança.

Vejam por isso em ML 2:16 diz:

“porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também cobre de violências as suas vestes diz o Senhor dos Exércitos, portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis”

Deus diz que odeia o repúdio, que odeia o divórcio embora sabemos que Israel foi infiel!  E porque diz aqui: não sejais infiéis! E foram!

E depois então lemos em JR 3:8 diz:

“quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério Eu despedi a pérfida Israel e Lhe dei CARTA DE DIVÓRCIO! E vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu o mesmo a ela se deu e foi à prostituição!”

E por isso vemos que Deus odeia o divórcio embora vemos em JR 3:8 que Deus deu a Israel uma carta de divórcio.

Ora, levando a história um pouco mais a frente sabemos que Jesus Cristo se tornou carne e sabemos que como um ser físico Ele não casou com outra mulher quando era carne porque se tivesse feito isso seria adultério embora Ele estivesse divorciado de Israel não podia se casar com outra mulher.

Mas sabemos que Jesus Cristo ao fim da Sua vida morreu! E sabemos por isso que o matrimônio é até a morte nos separar. E se Jesus Cristo morreu esse matrimônio da antiga aliança parou, cessou, à morte de Jesus Cristo!

Vejam em HB 8:13 diz:

“nova aliança torna antiquada a primeira aliança”; sim, vai haver uma nova aliança mas a antiga aliança está antiquada;

“e aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer”

Sim, está falando destas coisas como o templo que não estava destruído embora este matrimônio tinha cessado porque Jesus Cristo já tinha morrido.

E por isso já estava obsoleto, inválido, antiquado

Vamos continuar então a ler em RM 7:4 porque o que temos agora é Jesus Cristo depois de Sua morte e que se pode casar de novo e diz:

“assim também meus irmãos vós morrestes relativamente à lei por meio do corpo de Cristo para pertencer a outro, ou seja, Aquele que ressuscitou dentre os mortos a fim de que fortifiquemos para Deus”.

Nós, como cristãos e Israel espiritual, somos a noiva e vamos casar à vinda de Cristo, no matrimônio com Jesus Cristo e iremos casar com Jesus Cristo porque Ele morreu e por isso o seu primeiro casamento cessou legalmente.

E por isso aqui vemos irmãos que sim Jesus Cristo se casou com Israel da antiguidade, Jesus Cristo morreu, sim, Ele odeia o divórcio e porque Israel foi infiel Ele se divorciou e uma vez que ele morreu na cruz Ele então está livre para se casar de novo o que Ele fará com o Israel espiritual na sua segunda vinda.

E essa então será a nova aliança!

Aqui, irmãos, vemos alguns pontos importantes para retiramos disto como:

Em primeiro lugar muitas pessoas dizem: olha Israel estava casada com a lei e agora Jesus Cristo morreu e já não estão casados com a lei! Não! E assim como uma pessoa se casa com outra pessoa não se casa com a lei! Mas o matrimônio é baseado na lei! Por que? para ser legal!

E por isso Israel não se casou com a lei e se casou com Deus! E Israel foi infiel porque não obedeceu a Deus, cometeu adultério e por isso então a pergunta é: o que traz a morte?

Vejam aqui em RM 6:23:

“o salário do pecado é a morte”

Então o que traz a morte? É a lei ou é o pecado? É o pecado, isto é, quebrar a lei e quem é responsável pelo pecado? É a lei?

Vejam aqui em RM 6:16 diz:

“não sabeis que a quem ofereceis como servos para obediência disse mesmo a quem obedeceis sois servos seja do pecado ou da morte ou da obediência para a justiça”

Quem é responsável pelo pecado, então? A lei ou o pecador? Está claro que é o pecador! O pecador é responsável e então o que é a lei?

Em RM 7:7 diz:

“é a lei pecado? De modo nenhum! Eu não teria conhecido o que é pecado se não pelo intermédio da lei”

Porque a lei é que me diz o que é pecado e o que não é pecado! A lei simplesmente nos informa: isto é pecado e isto não é pecado e a nossa obediência a lei é que causa o pecado e o salário do pecado é a morte.

E voltando a seção do matrimônio em RM 7: 1-2 diz assim:

“porventura ignorais irmãos, pois, falas que conheces a lei que tem domínio sobre o homem toda a sua vida e ora uma mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele vive embora se mesmo ele morrer desobrigada ficará da lei conjugal”

E por isso aqui vemos Jesus Cristo morreu e por isso esse matrimônio e contrato foi, digamos assim, dissolvido e deixou essa lei matrimonial foi desobrigada por causa da morte e de quem? De Jesus Cristo.

Do marido e por isso Jesus Cristo está livre e por isso nós temos que entender que o sucesso do matrimônio é a obediência a lei e se vê aqui no ex. espiritual e também no ex. físico para o marido e para a mulher e para vocês terem um bom matrimônio precisamos de obedecer a lei.

Por isso precisamos de entender claramente submissão e obediência a todas as leis de Deus são parte do nosso treinamento como a noiva de Jesus Cristo.

Em segundo ponto:

Quando estamos a explicar isto comparamos muito isto com o casamento físico embora lembrem-se que Jesus Cristo é o marido perfeito, Ele é fiel e Ele não abusa da Sua esposa.

Nós como maridos ou esposas temos que seguir este exemplo de fidelidade e nos submetermos uns aos outros.

Por ex. no matrimônio físico o problema pode ser causado pelo marido ou pela esposa ou por ambos! Geralmente são ambos! Porque ninguém é perfeito!

E em muitos casos físicos do matrimônio ou o marido ou a mulher podem quebrar a lei como por ex. de adulterar ou do marido de não amar a esposa!

Ou do caso da mulher de não ser submissa ao marido!

Então vejam comigo em EF 5:25 diz:

“maridos amai vossa mulher”; quero que tomem atenção que uma grande quantidade de versículos nesta seção é aplicada ao marido, há um maior número aplicados ao marido e que diz:

“maridos, amai vossa mulher como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela”.

O que é amar? Qual foi o amor de Cristo pela igreja?

Irmãos Ele sendo O Verbo se fez carne e morreu por nós!

Eu vou perguntar: “o que é que Jesus Cristo fez de errado na sua vida espiritual ou física? Zero! Ele nunca pecou pois se tivesse pecado não tínhamos Salvador!

Jesus Cristo não fez nada errado!

Esse é o amor de Cristo pela igreja! E vejam aqui no v. 28:

“assim os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo”

Ou você ama o seu corpo, você está magoado, se sente mal ou coisa assim e você ama o seu corpo e você fica quando há problemas de saúde, seja o que for, você diz por ex.: olha eu sou uma pessoa idosa e vocês tem que me respeitar ou seja o que for!

“quem ama a esposa a si mesmo se ama”

Nós temos que amar a nossa esposa como se fosse o nosso próprio corpo!

E por isso o marido deve de cuidar, amar, sacrificar pela sua esposa e muitos maridos têm sido, infelizmente, neste ponto, muitos maridos têm abusado emocionalmente de suas mulheres com a desculpa de se submeterem a mim!

Por esses maridos têm falta de amor pela sua esposa! Porque esse amor por sua esposa e esse sacrifício como se fosse o seu próprio corpo é um ato de submissão ainda maior!

Sim, no v. 24 diz:

“para a esposa se submeter ao marido” agora este ato de amar a esposa como se fosse o seu próprio corpo e se sacrificar por ela? É um ato de submissão ainda maior porque Jesus Cristo teve um ato de submissão ainda maior por nós! Morreu por nós! Deu tudo por nós! Deu a vida eterna Dele por nós!

E por isso que diz no v. 32:

“grande é este mistério mas eu me refiro a Cristo e a igreja”

Por isso é que lemos em EF 5:21 diz:

“sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”

Precisamos de nos sujeitar um ao outro.

Por isso se o homem não ama, não toma cuidado pela sua esposa não está a amar a ela mas por outro lado, se o homem é amoroso, cuida da esposa, se o homem não é egoísta ou narcisista então tipicamente a esposa vai querer se submeter a ele porque o marido cuida dela.

E nós vamos querer nos submeter a Cristo porque Cristo cuida de nós!

Irmãos eu não estou a dar um sermão acerca do matrimônio físico mas aqui está um ponto importante e este sermão está a tentar explicar o relacionamento entre um homem perfeito, que é Cristo, com a nação de Israel e isso aconteceu no AT na antiga aliança e há lições para nós é que Jesus Cristo se submeteu e deu tudo pela Sua esposa e aí está a lição para nós!

TERCEIRO PONTO:

 Eu quero mencionar e estamos a extrair isto é que quando Deus fez a sua aliança com Israel Ele escreveu os DEZ MANDAMENTOS em tábuas de pedra e se lê isso em EX 20 e depois Moisés escreveu os vários regimes civis e julgamentos num livro entre EX 21-23 e depois lemos em EX 24 que esse livro veio a ser O LIVRO DA ANTIGA ALIANÇA.

E por isso nós precisamos de entender a necessidade de que? de que precisamos da necessidade do Espírito Santo de Deus porque os israelitas falharam porque nunca tiveram o Espírito Santo de Deu.

E por isso os israelitas foram continuamente rebeldes pela falta do Espírito Santo de Deus, pecaram contra o seu próprio Marido e vemos aí em EZ 20 que quando esta antiga aliança foi feita no v. 13 diz:

“mas a casa de Israel se rebelou contra Mim no deserto não andando nos Meus estatutos e rejeitando os Meus juízos os quais cumprindo o homem viverá por eles e profanaram grandemente os Meus Sábados então Eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto para os consumir”

Por isso vemos que isto ainda estavam no deserto e já estavam a desobedecer.

E agora vejam em JR 7:22-23:

“porque nada falei aos vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito nem os ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios mas isso lhes ordenei dizendo: dai ouvidos à minha voz e Eu serei o Vosso Deus e vós sereis o Meu povo, andei em todo o caminho que Eu vos ordeno para que vos vá bem”

Os holocaustos e sacrifícios vieram depois; a antiga aliança não incluía os holocaustos e os sacrifícios.

Em GL 3:19 diz a mesma coisa:

“qual, pois, ser a razão da lei? Foi adicionada por causa das transgressões até que viesse O Descendente”

Esta lei de cerimônias e sacrifícios de holocaustos foi adicionada por causa de desobediência até à vinda de Cristo e depois lemos no v. 24 diz:

“de maneira que a lei, de holocaustos e sacrifícios, cerimonial, nos serviu de aio, digamos assim, um instrutor, para nos conduzir e por que? porque esta lei apontava a necessidade de termos o sacrifício de Jesus Cristo; a fim de podermos ser justificados pela fé de Cristo”.

Vemos por isso que esta lei apontava para Cristo e quando Cristo viesse então poderíamos receber o Espírito Santo de Deus.

Em GL 2:16 vemos que o homem não é justificado por obras de lei, esta lei de holocaustos e cerimônias tinham várias obras e tinham, digamos assim, vários procedimentos demorados e complicados.

E esta lei de obras não o justificavam, o único que nos justifica é A FÉ DE CRISTO, é o que Jesus Cristo fez por nós porque Jesus Cristo sabemos que foi o nosso cordeiro pascal embora por outro lado a lei de Deus é permanente.

A lei de Deus que estava nos Dez Mandamentos e à volta dos princípios da antiga aliança essa lei desse matrimônio é permanente e vejam em SL 111:7-8 diz:

“as obras de suas mãos são verdade e justiça, fiéis todos os seus preceitos, ou como diz na ACF: seguros todos os seus mandamentos e no v. 8: estáveis são eles para todo o sempre, isto é, permanecem firmes para todo o sempre”

Isto é, os mandamentos de Deus permanecem firmes para todo o sempre e nós queridos irmãos, por isso, os mandamentos são firmes, o problema na antiga aliança é que as pessoas não obedeceram às leis de Deus e quebraram o contrato do matrimônio e foram infiéis: seguiram deuses falsos, quebraram o Sábado e por isso foram infiéis ao “Marido”.

Em RM 5:5 diz:

“o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo”

Nós precisamos do Espírito Santo de Deus porque a lei de Deus é amor e Deus é amor e por isso precisamos do Espírito Santo para nos ajudar a obedecer a lei e por isso a grande lição da antiga aliança é que precisamos do Espírito Santo de Deus!

E por isso se vê que esta antiga aliança era temporária porque não tinha o Espírito Santo de Deus!

Então voltando e fazendo um sumário disto tudo vemos que Jesus Cristo, sim, se casou!

Sua esposa foi infiel!

Ele se casou com Israel no Monte Sinai! Mas Israel foi infiel!

Por isso, irmãos, estes princípios do matrimônio e desta aliança do matrimônio e da criação física e outros princípios destes têm um significado espiritual e por isso vamos ler então em HB 8:6 diz:

“agora com efeito obteve Jesus ministério tanto mais excelente quanto a Ele também mediador superior da aliança, do melhor matrimônio, instituída com base em superiores promessas a vida eterna”

A antiga aliança só tinha promessa de vida longa física ou boa vida física.

“por isso se aquela primeira aliança tivesse sido feita de maneira alguma estaria sendo buscado uma segunda e de fato repreendendo-os eis aí vem dias diz o Senhor e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a a aliança que fiz com seus pais em que os tomei pela mão para os conduzir até fora da terra do Egito pois eles não continuaram na Minha aliança!”

O problema é que eles desobedeceram a Deus!

Não foi culpa da lei!

E por isso diz:

“eu não atentei para eles diz o Senhor”

v. 10:

“porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, isto é, a aliança com nós, Israel espiritual, depois daqueles dias, diz o Senhor que na sua mente imprimirei as Minhas leis”

Não há problemas com as leis mas elas têm que ser imprimidas na nossa mente e no nosso coração! E como?

Através do Espírito Santo de Deus!

Por isso a nova aliança tem as mesmas leis eternas, as leis de amor e estão escritas nas nossas mentes e nos nossos corações, tem melhores promessas e tem a vida eterna no reino de Deus como Seus filhos para toda a humanidade.

E por isso a nova aliança cumpre, completa o grande plano mestre de Deus para trazer muitos filhos à glória e a nossa parte, irmãos é de nos submetermos à liderança de Deus através de Seu Espírito Santo!

Vamos então agora ler, por favor, HB 13:20-21 diz:

“ora, o Deus da paz que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, Nosso Senhor, o nosso “marido” espiritual, o grande pastor das ovelhas e pelo sangue da eterna aliança, deste matrimônio eterno e deste compromisso eterno vos aperfeiçoa em todo o bem para cumprires a vontade de Deus operando em vós o que é agradável diante Dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre!” AMÉM!