Por quê? Por quê? Por quê?: Por que estou sofrendo tanto e por tanto tempo?

Você está aqui

Por quê? Por quê? Por quê?

Por que estou sofrendo tanto e por tanto tempo?

Download (Baixar)
MP3 Audio (53.82 MB)

Download (Baixar)

Por quê? Por quê? Por quê?: Por que estou sofrendo tanto e por tanto tempo?

MP3 Audio (53.82 MB)
×

Por que estou sofrendo tanto e por tanto tempo? Por quê? Eu sou fiel a Deus, estou obedecendo a Deus. Por que Deus não ouve as minhas petições e não me está curando agora? Então Deus não me prometeu a cura? Então por que Ele decidiu não me curar? Por quê? Por que Ele não me ouve? Por que Ele não cumpre Sua promessa? Por quê?

Sermon Notes

Temos de compreender que tragédias individuais podem vir de coisas que não temos controle e que são impossíveis de prevermos. Em tais situações as Escrituras nos encorajam a orar, pedindo a Deus para resolver ou aliviar o problema ou nos ajudar a lidar com a dificuldade e aprendermos com ela.

Em Sua sabedoria, nosso Criador nem sempre nos dá as respostas que desejamos. Raramente Ele revela a razão específica da decisão que toma. Contudo, Ele sempre tem uma boa razão.

Por exemplo, Deus livrou o apóstolo Paulo de muitas dificuldades, mas em pelo menos uma delas, Ele decidiu não intervir, apesar das súplicas de Paulo (2 Coríntios 12:7-10). Nessa ocasião, a resposta a Paulo foi: “A minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

Neste caso, fortalecer um aspecto da perspectiva ou caráter de Paulo era, em última análise, mais importante que o seu conforto pessoal.

Esse exemplo deve nos ajudar a compreender que a perspectiva de Deus é diferente da nossa (ver Isaías 55:8-9; 2 Pedro 3:8). Às vezes, Ele põe as lições de caráter, que devemos aprender em circunstâncias difíceis, acima de nosso conforto físico e mental. Em tais ocasiões, nós podemos pensar que Deus não ouve as nossas súplicas, mas Ele ouve. A verdade é que, muitas vezes, nós não queremos aceitar que Sua resposta seja um “não” ou “ainda não” —ou, como no caso do apóstolo Paulo, “Eu tenho em mente algo melhor para ti”.

Devemos nos lembrar da promessa de que Deus nunca vai nos testar além de nossa capacidade de resistir (1 Coríntios 10:13). Paulo deu um exemplo maravilhoso. Simplesmente, ele confiou na sabedoria de Deus e decidiu continuar fazendo o trabalho que Deus tinha lhe chamado para fazer.

Se estivermos sobrecarregados com sofrimentos que Deus não deseja aliviar logo—sobretudo se for causado por circunstâncias que não podemos controlar—então, devemos seguir este conselho bíblico de Pedro: “Portanto, se vocês estiverem sofrendo segundo a vontade divina, continuem a fazer o que é direito e entreguem-se aos cuidados do Deus que criou vocês, pois Ele nunca faltará” (1 Pedro 4:19, Bíblia Viva).

Observe que tipo de sofrimento em particular Pedro tinha em mente: “Alegrem-se se vocês forem amaldiçoados e insultados por serem cristãos, pois quando isso acontecer o Espírito de Deus virá sobre vocês com grande glória. Não quero ouvir falar de vocês sofrerem por cometer assassinato, ou roubar, ou fazer desordem, ou por serem abelhudos e se intrometerem nos negócios dos outros. Mas não é vergonha nenhuma sofrer por ser cristão. Deem graças a Deus pelo privilégio de estarem na família de Cristo e serem chamados pelo Seu nome maravilhoso!” (1 Pedro 4:14-16, Bíblia Viva).

Se o sofrimento de cada pessoa pudesse ser ligado diretamente à sua transgressão de uma lei específica, então seria mais fácil entender e aceita-lo apenas como consequência. Mas raramente é tão simples assim.

Deus nos deu liberdade de escolha e também alvedrio para aceitar ou rejeitar a Sua orientação, escolhendo a rebelião ou a submissão e a tomar decisões insensatas ou sábias. Ao fazer isso, Ele deu a cada um de nós um futuro indefinido.

Somos livres para dirigir de forma irresponsável ou depois de beber muito, livres para lançar toxinas em nosso meio ambiente, livres para comer alimentos nocivos. Cada um de nós tem essa liberdade, assim como nossos vizinhos e todos ao nosso redor. Todas as nossas ações—e as dos outros—têm consequências. Às vezes, sofremos por causa de nossas próprias decisões—e outras vezes por causa das decisões dos outros. E também vice-versa. A liberdade de escolha é um dom maravilhoso, mas raramente temos feito bom uso dela, como está evidente em nosso mundo triste e cheio de sofrimento.

Isso nos ajuda a compreender porque inocentes, como criancinhas, às vezes, sofrem por causa das decisões errôneas dos outros. Esse momento é quando mais precisamos da ajuda reconfortante de um Deus amoroso e do apoio da família e dos amigos.

Nenhum de nós está imune às consequências das ações—nossas ou de terceiros. Tanto uma pessoa que desenvolve uma doença que não condiz com seu modo de vida quanto uma criança que nasce com um defeito congênito sofrem, embora não necessariamente por qualquer coisa que fizeram.

Quem é ferido ou morto em acidentes ou desastres naturais, muitas vezes, também é vítima inocente. Nem todo o sofrimento é resultado da desobediência pessoal ou de um comportamento irresponsável. Nos Dez Mandamentos, Deus nos lembra de que as consequências dos maus atos podem afetar a nossa descendência por várias gerações (Êxodo 20:5).

Muitas vezes, a causa específica de certo sofrimento não pode ser explicada—pelo menos nesta vida. Às vezes, o melhor que podemos fazer é aceitar a explicação da Bíblia, que chama isso de “tempo e sorte” (Eclesiastes 9:11). Todavia, Deus não causa acidentes nem governa meticulosamente a vida de cada ser humano para prevenir tudo. Paulo diz que nesta vida nos vemos através de “um espelho embaçado” (1 Coríntios 13:12, BLH). Nós nunca vamos compreender inteiramente algumas coisas durante esta vida, mas compreenderemos no mundo de amanhã.

Devemos entender que até mesmo o sofrimento resultante de tempo e de sorte não acontece sem causa. Se ele não puder ser associado a um comportamento específico, muitas vezes, é consequência de uma ou mais formas de conduta da raça humana desde a criação.

Ao pecar, Adão escolheu afastar-se de Deus. O resto da humanidade seguiu o mesmo caminho: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).

Uma das consequências da decisão da humanidade de viver contrariando a instrução de Deus é um mundo sujeito às extravagâncias e aos caprichos do “tempo e da sorte” e das ações dos outros. Este padrão continuará assim até Cristo regressar para estabelecer o Reino de Deus na Terra. Então, o mundo inteiro vai se encher do conhecimento de Deus e de Suas leis justas (Isaías 11:9). Finalmente, toda a humanidade vai prosperar em um mundo justo e leal.

Além destes pontos a considerar, este sermão aborda a questão duma pessoa fiel, fazendo o que Deus quer que faça, então, por que essa pessoa está sofrendo? Muitos perguntam, por quê? Por quê? Por quê? Essa é a questão abordada neste sermão.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Por que eu estou a sofrer com tantas dores, dificuldades e por tanto tempo? Agora? Por que? eu tenho sido leal a Deus, tenho obedecido as leis de Deus então por que este problema?

Algumas pessoas e membros da igreja estão passando por dores inimagináveis e por que? quando eu vou os ungir e me pedem oração me dói o coração e vejo as dores e os olhos dessas pessoas e quase nem conseguem falar e se vê nos olhos a pedirem misericórdia.

E aqui essa pergunta muito grande porque sei que os irmãos à volta do mundo estão sofrendo hoje com várias dores, doenças, testes e provações.

Em TG 5 vemos no v. 13: “está alguém entre vós sofrendo? Faça oração!”; e precisamos de orar uns pelos outros e estamos orando uns pelos outros? Estamos entrando em contato com eles e enviando mensagens a eles? Ou estamos a deixar essas pessoas e irmãos sem falar com eles?

Queridos irmãos precisamos de orar por eles e para isso precisamos de estar em contato com eles e perguntar a eles como estão? E as vezes um irmão está com dores mas outro irmão também está! E precisamos de perguntar uns aos outros.

E depois diz: “está alguém alegre? Cante louvores!

V. 14: “está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros, os ministros da igreja e estes façam oração sobre ele ungindo-o com óleo em nome do Senhor”.

Irmãos sabemos que o próprio Paulo dava lenços e aprendemos pelo exemplo de Paulo de enviar panos ungidos aqueles que pedem quando há uma necessidade.

E depois diz assim: “e oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o levantará e se houver cometido pecados ser-lhe-ão perdoados”.

Diz: o Senhor salvará o enfermo e o levantará! E o perdoará se houver pecados e depois no v. 16-18 diz: “confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, isto é, estejam a conversar uns com os outros como: olha eu tenho este problema e esta dificuldade”.

Não estou a dizer que devemos confessar diretamente os nossos pecados e que tenhamos feito errado mas é mais de confessar as nossas dificuldades e os nossos testes e as nossas provações pelos outros irmãos poderem orar!

“e assim orai uns pelos outros para sereis curados, isto é, falem uns com os outros que tenho esta dificuldade ou este problema”; e depois diz: “muito pode por sua eficácia a súplica do justo”.

E depois fala acerca de Elias que orou e não choveu e depois orou 3 nos depois e choveu.

Então por que vemos este sofrimento todo? Vemos em alguns casos que as pessoas são curadas imediatamente mas vemos em outros casos que as pessoas não o são!

Alguns estão à porta da morte e alguns faleceram!

E por isso me quebra o coração quando vejo pessoas a sofrerem e por que? por que estou a sofrer fico me perguntando? A tanto tempo?

E por isso irmãos eu quero hoje a estar a analisar esta pergunta numa perspectiva e as vezes como disse a dor pode ser tão profunda que possamos até a começar a pensar por que Deus decidiu não me curar?

Por que? se eu sou obediente a Deus? Eu sou um servo de Deus e parece um pouco injusto e isto pode passar pela nossa mente e alguns podem chegar até ao ponto de dizerem mentalmente esta pergunta.

Então, Deus existe de fato? Ou então vale tudo isto a pena? Isto está certo? Por que?

Por que que Deus permite a morte de uma criancinha, permite doenças terríveis a afligir os fiéis, permite dores que não acabam tão prolongadas que irmãos estão a passar, permite certos acidentes e pessoas ficarem feridas e muitas vezes não é um problema ou culpa deles?

Por que Deus permite tantos traumas que podem advir do tempo que éramos crianças, traumas de termos sido maltratados por um ou outra pessoa que causou ou está causando terrível e contínua depressão?

Por que a morte do marido, por ex., ou da mulher, mas do marido e os subsequentes problemas financeiros que vem depois? Por que a perda do emprego e esta terrível situação financeira que se desenrola depois?

Por que este problema no matrimônio prolongado? E continuas dificuldades em educar os filhos causando enorme dores aos pais? Por que este patrão que não é razoável no emprego ou por que este trabalho duro?  Ou por que esta profissão monótona?

Ou por que ser maltratado pelos colegas? Por que estas preocupações acerca do futuro? Que não vemos um futuro para nós por causa desses acontecimentos como perdemos o emprego ou tivemos um trauma ou tivemos um acidente e o nosso futuro nesta vida parece estar completamente destruída causando uma grande ansiedade pelo futuro?

Por que estes medos que uma pessoa tem? E que nos paralisam para não termos a coragem de fazer uma ou outra coisa?

Parece que esta vida para algumas pessoas não tem esperança nenhuma!

Certamente se Deus nos ama Ele pode miraculosamente remover este teste de dificuldade de mim ou de nós e resolver este problema imediatamente!

E por isso como disse a pouco estamos pensando que isso não é justo! Talvez não digamos isto mas talvez isso atravesse a nossa mente e vejamos aqui em SL 73 começando a ler do v. 3-7: “pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos, para eles não há preocupações seu corpo é sadio e nédio e não partilham da canseira dos mortais e nem são afligidos como os outros homens”.

Parece que corre tudo bem para esses pecadores!

“daí a soberba que os cingem como a um colar e a violência que os envolve no manto, os olhos lhes saltam da gordura e do coração brotam fantasias”; por que esta aparente injustiça por dias e dias e anos e anos?

Vejam no v. 12: “eis que são estes os ímpios e sempre tranquilos, aumentam as suas riquezas, com efeito inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos da inocência, pois, de contínuo sou afligido e de cada manhã castigado”.

Aqui se vê Davi a dizer eu estou a passar por estes problemas continuamente e por que? por que?

Vejam também no SL 13:1: “até quando Senhor esquecer-te-ás de mim sempre?” Deus me abandonaste?

A vida é uma contínua luta e um contínuo desafio com estes problemas de saúde de que tenho? Deus está a ouvir? Ele não está a ver o que está a acontecer?

Continuando a ler no v. 1: “até quando ocultarás de mim o rosto?”; e então Ele não está a me abençoar e por que? eu não posso continuar assim desta maneira!

v. 2: “até quando estarei eu relutando dentro da minha alma com tristeza no coração de dia?”

por que? por que até quando vou continuar a ter essa tristeza no meu coração? Por que tenho este problema de saúde? Por que tenho este problema emocional? Ou mental? Por que tenho estes sentimentos de desencorajamento e de ser que estou sozinho?

Continuando a ler no v. 2: “até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?”; até quando vou ter este inimigo, seja uma pessoa, seja uma doença ou seja o que for!

“Deus não prometeste que sou teu filho? Não me prometestes que Tu me curarás? Então, onde é que está a Tua misericórdia? “

Pedindo a rogar com os olhos Deus me dê misericórdia então as pessoas podem começar a ter dúvidas! Da palavra de Deus e por isso muitos dizem: não acredito que Deus existe por causa deste sofrimento todo.

V. 3: “atenta para mim, responde-me, Senhor, Deus meu? Ilumina-me os olhos e que eu não durma o sono da noite”; ilumina-me, deixa eu ver, olha para mim, Deus.

“responde-me cara a cara, ajuda-me!”; e por que esta provação? Os pensamentos de Jó também foram semelhantes e vejam comigo em JÓ 21 embora seja difícil entender o que está aqui por causa de traduções teológicas como uma paráfrase ou as vezes podemos entender um bocadinho melhor o que Jó está a dizer.

E por isso vou ler aqui agora numa tradução intitulada O LIVRO em JÓ 21:4 que diz: “estou a queixar-me de Deus e não de um homem, não admira, pois, que o meu espírito esteja tão perturbado”.

Está Jó aqui a dizer: acaso é de um homem que estou a me queixar? Ou em outras palavras não estou a queixar de um homem e estou a queixar de Deus!

“olhem para mim e pasmem!” estava aqui Jó com essas dificuldades todas e com estes problemas na pele e na carne dele e continua: “e ponham a mão na boca de espanto”.

Vejam no v. 6: “até olhando para mim próprio me horrorizo, fico estupefato e estremeço”.

V. 7: “a verdade é que os ímpios tem vidas longas, tornam-se respeitados e prestigiados”; semelhante ao que Davi estava a dizer: “vivem suficiente para vermos filhos crescerem e tornarem-se maduros, ficam rodeados de netos, seus lares, dos ímpios, estão livres de qualquer terror e Deus não os castiga”.

V. 10: “possuem gado que se multiplica”.

V. 13: “prósperos até ao fim da vida”.

V. 14: “tudo isto a despeito de terem posto Deus de lado e de não quererem saber nem Dele nem dos Seus caminhos para nada”.

V. 15: “quem é esse tal Deus Todo Poderoso”; isso é os ímpios a dizerem.

V. 16: “tudo aquilo que o ímpio toca se faz ouro”; as pessoas pecaminosas falam: olha eu faço de tudo e está a correr bem! Porque sabem fazer coisas de maneira incorreta e temporariamente as coisas estão para se tornar ouro.

Depois Jó diz: “mas o certo é que quanto a mim não estou disposto, se quer, a ter relações com gente dessa”; Jó está a dizer: eu não quero pensar dessa maneira e não quero ter nada a ver com isso e eu não sou dessas pessoas embora essas pessoas estejam aparentemente a ter sucesso Jó está a dizer: eu não quero ser desse modo.

“os maus conseguem seguir o seu caminho imperturbáveis todo o tempo, não sofrem com coisa nenhuma e Deus poupa-os quando distribui desgraças e dores”.

E depois os amigos de Jó acusaram-no a dizer: tu pecaste razão porque tens problemas porque pecastes; e como sabem a história de JÓ ele está continuamente a negar que pecou!

No nosso caso é como nós como cristãos podemos dizer: nós como cristãos estamos a tentar a nos esforçar, a fazer o melhor possível para sermos fiéis a Deus.

Certamente, sim, nós pecamos e podemos dizer isso talvez, por exemplo não tivemos tido a dieta correta e estamos a sofrer por coisas que fizemos no passado mas agora eu me arrependi, agora sou um cristão com menos coisas incorretas, estamos a ter uma boa dieta e por que continua a ter estes problemas?

Por que é que Deus não me cura? Por que?

Ora, voltando ao caso de Jó então quer discutir esta situação com Deus, quer argumentar, porque o ponto de Jó aqui é dizer que estou a sofrer e não mereço estar a sofrer porque não fiz nada errado!

Veja aqui em JÓ 23:2: “ah se eu soubesse como eu poderia Te achar, encontrar com Deus e ter essa conversa, então me chegaria ao Seu tribunal, e eu exporia ante Ele, Deus, a minha causa, encheria a minha boca de argumentos, eu estaria a defender o meu caso como advogado de defesa pela minha situação”.

V. 5: “e saberia que as palavras que Ele me respondesse e entenderia o que me dissesse”; sim, se Deus falasse comigo eu entenderia o que Deus está a dizer.

V. 6: “acaso a sua grandeza contenderia comigo? Não! Antes me atenderia!”; sim, porque Deus é justo Ele diria: então vou te ouvir o que Jó tem a dizer.

“ali um homem reto pleitearia com Ele”; o homem reto é ele a falar de si próprio.

“e eu me livraria para sempre do meu Juiz”; e por que?  porque eu não fiz nada errado é o que Jó está a dizer: eu me apresentaria diante do tribunal e defenderia o meu caso e sei que o juiz ia dizer que eu sou inocente”.

Vs. 8-9: “eis que se mediante se ali não está se torna para trás não o percebo, se opera a esquerda não vejo, esconde-se a direita e não a diviso”; não vejo a Deus e ter esta possibilidade de argumento para com Ele.

V. 10: “mas Ele sabe o meu caminho”; sim, Deus sabe muito bem porque Deus está em todos os lugares e Deus sabe muito bem que não fiz nada errado.

“e se Ele me provasse seria eu como o ouro”; se Deus me provasse aqui mesmo eu sei que eu não tenho pecado!

Vs. 11-12: “os meus pés seguiram as suas pisadas, guardei o seu caminho e não me desviarei dele”; eu segui os caminhos que Deus me diz para fazer, os caminhos de justiça.

“dos mandamentos dos seus lábios nunca me apartei, eu nunca desobedeci às leis de Deus, escondia no meu íntimo as palavras da sua boca”; eu tenho seguido as palavras de Deus.

E por isso ele está a dizer eu não vou pecar porque diz: eu não me desviarei Dele, não vou desviar, eu sei que este é o caminho e não vou me desviar porque escondi essas palavras e não vou pecar mesmo embora JÓ esteja a dizer bem preciso de conversar a respeito disso com Deus e eu não pequei.

E por isso vejemos JÓ basicamente está a dizer que Deus é injusto porque eu não mereço o que está a acontecer a mim diz Jó e bem concordo que nós como irmãos na igreja não estejamos a dizer isso mas podemos perguntar e os irmãos estão a perguntar: POR QUÊ DEUS?

Por que eu continuo a sofrer por tanto tempo? Por que que Deus não responde as minhas orações? Por que estou com tanta dor prolongada? Deus, por favor, me livra desta dificuldade.

Sim, voltando a situação de Jó que ele chega a uma conclusão que é uma questão de sabedoria e que ele precisa dessa sabedoria mas em JÓ 28:12: “mas onde se achará a sabedoria e onde está o lugar do entendimento?”; e sim, ele precisa de mais sabedoria de ver o que é que se passa aqui?

Veja no v. 28 diz: “e disse ao homem: eis que o temor do Senhor é a sabedoria e apartar-se do mal é sabedoria”; e eu sei que a sabedoria é obedecer a Deus e eu estou a obedecer a Deus mas há aqui algo adicional.

E por isso Jó está numa situação, digamos assim, onde se sente desesperado! Ele sabe e reconhece que ele não é nada e reconhece que praticamente está às portas da morte.

Vejam em JÓ 30:16: “agora dentro de mim se derrama a alma, os dias de aflição se apoderam de mim”; e Jó está a dizer que tem essas dificuldades, os problemas são tão grandes que a minha vida está completamente derramada”.

Continuando então a ler no v. 19: “Deus, tu me lançaste na lama e me tornei semelhante ao pó e a cinza”.

E veja no v. 23: “pois eu sei que me levarás à morte e à casa destinada a todo vivente”.

Então vejemos em JÓ 31:1-4: “fiz aliança com meus olhos como, pois, fixaria eu uma donzela? (moça virgem) (não olhar para uma moça virgem de maneira erada)”

“qual porção teria eu do Deus lá de cima e que herança do todo poderoso das alturas caso não há perdição para o iníquo e infortúnio para os que praticam a maldade?”

Ele está a dizer: eu não fiz nada errado!

“ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?”

Jó está aqui a dizer: ele fez a sua parte então Deus não vê isto que eu fiz? Que eu não pequei? E depois ele dá uma série de SES?

Se eu tivesse feito isto ou aquilo e se eu tivesse feito com o outro? Então Ele entenderia mas eu não fiz nada disso!  E assim que o capítulo 31 termina e depois foi o fim das palavras de Jó.

Por isso que Jó está aqui a dizer: eu fiz a minha parte até fiz um contrato com os meus olhos que não vou olhar para uma moça de maneira incorreta e eu obedeci às leis de Deus! E não vou desobedecer! Se eu tivesse feito coisas erradas eu entenderia mas não fiz! E largou o assunto!

Então, o outro quarto amigo, o Eliú então responde em JÓ 32 e cessaram aqueles outros 3 e depois ele respondeu a Jó no tocante ao se ter ele por justo aos seus próprios olhos, a auto justiça de Jó.

“então se acendeu a ira de Eliú filho de Baraquel o bezita porque este pretendia ser mais justo do que Deus”; a auto justiça de Jó e Jó não tinha pecado mas tinha esta auto justiça.

 Então vamos ler um bocadinho mais adiante em JÓ 33:12: “nisto não tens razão, Eliú a dizer a Jó, e me responde: por que Deus é maior do que o homem?”

Deus é maior que o homem e Jó, tu não estás a entender as razões de Deus, e Deus é maior que tu, os pensamentos de Deus são muito maiores que os teus pensamentos.

Vejamos em JÓ 35:14-16: Jó, ainda que dizes que não vês a tua causa está diante Dele e por isso espera Nele; Jó justiça haverá e tens que esperar por Deus”

“mas agora porque Deus na sua ira não está punindo, ainda não, nem fazendo muito caso das transgressões, que é o que parece, então abre a tua boca com palavras vãs amontoando frases de ignorante”.

Queridos irmãos Jó abriu a boca e disse coisas que não devia ter dito e aqui Eliú está a dizer a ele tens que esperar por Deus porque os pensamentos de Deus são mais altos que os teus.

Nós não entendemos tudo e não temos todas as respostas mas temos que ter confiança em Deus e esperar por ele e haverá justiça!

Vejam também em JÓ 37:14-15: “INCLINA Jó a ouvir isto: pare e considere as maravilhas de Deus porventura sabes tu como Deus as opera e como faz resplandecer o relâmpago da sua nuvem?”

Ele, Eliú, está a dizer: Jó sabes como é que Deus faz certas coisas e quando é que Deus faz certas coisas? Não entendes! Não sabes!

E por isso é que não sabes quando Deus vai trazer justiça à terra se hoje em dia com o testemunho de Jesus Cristo, o livro de AP e outras coisas já temos um melhor conhecimento destas coisas do futuro mas neste livro de Jó muitas coisas ainda não eram conhecidas.

E por isso Eliú e fez algumas perguntas diretas a Jó como:

Jó tu tens auto justiça e tu não entendes os grandes pensamentos de Deus e por isso como lemos no v. 14: considera as maravilhas de Deus porque tu não sabes como Ele opera! Como e quando ele opera!

Então no v. 38 vemos Deus então a responder a Jó no v. 2: “o Senhor do meio do redemoinho respondeu a Jó: quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento”

Quem és tu Jó? Que não entendes os meus planos, os meus desígnios e o que Eu tenho em mente? E estás a falar sem conhecimento!

“cinge, pois, os lombos como homem pois Eu te vou perguntar e tu me respondes”

Eu te vou perguntar umas coisas e então Deus começa a lhe perguntar:

Quem fez isto, e como isto acontece e onde está essa tua grande sabedoria?

E depois em JÓ 40:2: “acaso, disse o Senhor a Jó, quem usa de censuras contenderá com o Todo Poderoso? Quem assim argui a Deus que responda?”

Sim, tu estás a censurar a Deus? Tu estás a argumentar com Deus? Vais então ser capaz de ensinar a Deus coisas?

Então Jó no mesmo capítulo nos vs. 4-5 diz e reconheceu: “sou indigno, que te responderia eu? Põem a mão na minha boca uma vez falei e não replicarei aliás duas, porém, não prosseguirei”

Vemos aqui então que Jó reconheceu que há muitas coisas que ele não sabia e muitas coisas que ele não tem resposta e por isso não podemos estar a duvidar e perguntar a Deus pelo ao menos duvidar e perguntar: por quê? Não podemos de ter dúvidas de Deus.

Porque Deus é muito mais sábio do que nós; e a questão aqui é a sabedoria de Deus e Deus sabe melhor que nós! Nós temos que ter confiança em Deus que a sua grande sabedoria que Ele decide quando e como fazer certas coisas.

E por isso esta confiança em Deus é basicamente um ponto de fé!

Em HB 11:6: “de fato sem fé é impossível agradar a Deus porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus cria que Ele exista e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Temos que ter confiança em Deus! Que Ele vai exercer justiça! À sua hora e por isso não podemos duvidar que Deus existe e que Ele é Deus e sabe o que está a fazer.

Vejam ao fim de HB 11:35: “mulheres receberam por ressurreição os seus mortos”; sim, alguns tiveram grandes milagres na vida deles, certamente receber um morto é um grande milagre!

E essas pessoas que ressuscitaram continuaram a viver uma vida física, sim, e depois faleceram depois dessa vida física! Mas receberam mortos, como por ex. Lázaro!

“alguns foram torturados não aceitando o seu resgate mas por outro lado houve outros que não foram aliviados desse sofrimento até à morte e esperaram pela ressurreição!

Por que então que alguns recebem a resposta agora e outros só recebem a resposta mais tarde? É uma questão de ter confiança em Deus e ele sabe melhor e sim é duro enquanto estamos sofrendo por este tempo todo e quando vejo irmãos a sofrer.

Quebra o meu coração quando vejo os olhos deles a suplicar e pedir misericórdia, se vê os olhos!

Sim, nós oramos pela cura deles e Deus os curará! Mas não sabemos quando! Se é agora, se daqui uns dias, ou semanas ou se é na ressurreição mas Deus os curará e fará isto tudo direito!

Por isso estávamos inicialmente a ler em SL 13 e vamos então concluir essa seleção de salmos e vamos só ler o v. 5: “no tocante a mim confio na sua graça, regozija-se o meu coração na tua salvação”.

Davi nunca duvidou de Deus! Teve fé em Deus! E confiou na salvação de Deus que será na ressurreição! E não é uma confiança de que o problema vai ser resolvido hoje ou amanhã mas tem confiança se não for hoje ou amanhã vai ser resolvido na ressurreição!

Queridos irmãos precisamos de entender DE UMA VEZ POR TODAS o PLANO DE DEUS e em RM 8:18: “porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente”; não está a dizer que os sofrimentos passaram e não existem mais! São sofrimentos que continuam nesta era!

“não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

Queridos irmãos precisamos de ter confiança e esperança que Deus tem uma grande glória para nós! Reservada para nós! Glória!

Leia em RM 8:28: “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e aqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Tudo vai correr bem e temos que ter confiança nisso, temporariamente, estamos a sofrer e tem muitos a sofrer irmãos e muito.

V. 29: “porquanto, aos que de antemão conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem do seu filho a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos”.

Irmãos, Ele tem para nós um plano e predestinou esse plano que nós vamos ser conforme à imagem de Cristo e à glória de Cristo.

“e aos que predestinou também os chamou e aos que chamou também justificou e aos que justificou esses também glorificou”; é como se já tivesse acontecido e vamos ser glorificados na ressurreição e caso definido!

A não ser que você e eu desistamos mas se não desistirmos estará garantido! Ele nos vai glorificar!

Precisamos desta visão irmãos e precisamos de ver isto!

Vejam também em TG 1:2: “meus irmãos tende por motivo toda a alegria o passares por várias provações”; óh estes testes não são uma alegria e são muito sofríveis!

“mas sabendo que a provação da vossa fé, ou seja, a nossa confiança em Deus está a ser provada, uma vez confirmada produz perseverança e esta perseverança e paciência deve ter ação completa para que sejais perfeitos e íntegros em nada deficientes”.

V. 12: “bem aventurado o homem que suporta com perseverança a provação porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida, da vida eterna, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

Precisamos de ter esta visão e esta confiança que vamos ter a vida eterna glorificada à imagem de Jesus Cristo.

Veja também em 1 PE 1:6: “nisto exaltais, embora, no presente, por breve tempo, esta vida nossa é um tempo breve, se necessário sejais contristados por várias provações”; sim, alguns de nós e nem todos tem os seus testes diferentes.

“para que uma vez confirmado o valor da vossa fé, da vossa confiança em Deus, muito mais preciosa que o ouro perecível mesmo apurado por fogo”; apurado por doenças, por dores, por enfermidades e extremamente fortes como fogo!

“redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”; quando Jesus Cristo vier e retornar! O resultado vai ser grande louvor a você, grande glória para você e grande honra! E não é hoje é na ressurreição!

Vejam também em 1 PE 4:12-13: “amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós destinado a provarmos”; sim, estes sofrimentos e dores é realmente um fogo ardente e como quebra o meu coração quando vejo as pessoas a sofrerem por este fogo ardente como eu desejo que as pudesse tirar do fogo mas Deus permite.

Diz assim: “não achem isto estranho que isto aconteça entre nós que isto é destinado a nos provarmos como se isso fosse uma coisa extraordinária que vos estivesse acontecendo, pelo contrário, alegrai-vos na mesma medida pois sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo”.

Estamos a sofrer como Cristo sofreu e Cristo sofreu uma dor terrível e uma morte terrível e somos coparticipantes com Ele.

“para que também na revelação da sua glória, quando Cristo vier e nós vermos a glória Dele, vós vos alegreis exultando”; por que? porque vamos ter a mesma glória e está claro, inferior, mas a mesma glória.

Isso vai ser como diz: uma grande alegria quando recebermos essa glória.

Veja em 1 PE 5:10: “ora, o Deus de toda a graça que em Cristo vos chamou a sua eterna glória”; Deus de toda graça, Deus que nos dá tudo que é bom e gracioso e nos chamou a sua eterna glória.

E entendemos que Deus nos chamou a sua eterna glória?

Depois de termos sofrido por um pouco e isso pode ser por um pouco tempo ou um certo grau de quantidade de sofrimento.

“Ele vos há de aperfeiçoar”; e estas provações nos fazem melhores pessoas? Mais Perfeitas? Firmar? Isto é, nos fazer mais firmes, irremovíveis? Fixos?

Fortificar? Estas provações nos fazem mais fortes e fundamentar? Estas provações nos dão um fundamento sólido na verdade de que nunca vamos ser movidos por ventos e inundações ou seja o que for simbolicamente que dificuldades tenhamos nós. E vamos ser firmes!

Então, em HB 10:35-36 se lê: “não abandoneis, portanto, a vossa confiança, a vossa fé e ela tem grande galardão e com efeito tendes necessidade de perseverança para que havendo feito a vontade de Deus; qual é essa vontade? Perseverar através destas aflições e estes testes e estas doenças e destas dificuldades e desta depressão e vencendo isto; alcanceis a promessa da glória e da vida eterna”

E por que este sofrimento é tão longo irmãos? Porque Deus sabe melhor pois a sabedoria Dele é muito maior que a nossa e Ele vê o valor para nós deste sofrimento que é tão grande e tão contínuo para muitos de nós.

E que Deus lhe dê a você esta confiança e esperança de que Ele de fato nos vai dar esta glória e coroa da vida eterna e isso é um galardão e por isso que diz que precisamos de confiar que Ele existe e que Ele vai fazer isto e que Ele é o galardoador daqueles que O buscam.