Por que somos chamados agora? Por que as Primícias?

Você está aqui

Por que somos chamados agora?

Por que as Primícias?

Download (Baixar)
MP3 Audio (59.33 MB)

Download (Baixar)

Por que somos chamados agora? Por que as Primícias?

MP3 Audio (59.33 MB)
×

Qual é a razão de sermos chamados agora? Qual é a razão das Primícias? Há uma razão importante por que Deus tem as Suas Primícias. É mais do que a salvação pessoal. Está claro que a salvação é óbviamente uma razão, mas não é a única razão para as Primícias! Este sermão explica da Bíblia esta outra razão importante das Primícias.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Por que somos chamados agora? Por que as primícias?

Deus tem e períodos ou estações de festas, uma é a estação da festa do dia dos pães asmos, e depois é a estação da festa das primícias ou da sega e depois ao final do fim do ano das colheitas a festa das colheitas que é durante o período da festa dos tabernáculos.

Por isso tem estas 3 estações.

A estação do meio, a segunda estação, segundo festival do meio, é um festival de um só dia e esta estação tem um significado especial para nós hoje em dia pois afeta a nós e a igreja e afeta um significado e um propósito que é o porquê de estarmos a ser chamados agora.

Queridos irmãos afeta a maneira como Deus está criando esta nova criação que Ele está a criar criação de filhos e filhas Dele e estas primícias tem uma parte importante neste plano que são as primícias sem corrupção.

Vejamos por exemplo em EX a saída dos israelitas do Egito e em EX 12 vê-se quando a instrução da cerimônia da Páscoa e do Dia dos Pães Asmos inicialmente é dada a esta nação.

Depois mais adiante vê-se durante o período em que foram dados os 10 MANDAMENTOS que foi dado e EX 20 um pouco depois durante esse período vemos e EX 23 começando no v. 14 diz assim: “3 vezes no ano me celebrareis festa”; quer dizer há 3 estações e 3 períodos anuais de festivais de Deus e no v. 15 diz: “guardarás a Festa Dos Pães Asmos por 7 dias”; e isso eles já tinham acabado de celebrar e agora estavam um bocadinho mais adiante e diz assim no v. 16: “guardarás a Festa da Sega primeiros frutos do teu trabalho”; vê-se aqui que há trabalho; diz assim: “trabalho que houveres semeado no campo”; e vemos em MT 13 por ex. no v. 38 que o campo simboliza o mundo e por isso vemos que o festival da sega é um tipo diferente de colheita porque representa a preparação espiritual das primícias.

E depois mais adiante diz assim: “e a Festa da Colheita ao fim do ano”; isto é, ao fim do verão no hemisfério norte então essa festa da colheita tem um significado bem diferente e por isso também lemos no v. 17: “3 vezes no ano”; 3 estações anuais; “todo o homem aparecerá diante do Senhor Deus”; durante estes 3 períodos de festivais.

Queridos irmãos estes festivais tem a ver com o plano de salvação de Deus mas também tem haver como para nos demonstrar como Deus está criando filhos e filhas Dele.

Porque o ponto final disto como lemos em 2 PE 3:13 é que vai haver uma nova terra e novos céus onde habita a justiça.

Esse será o ponto final mas, entretanto, vemos aqui um período de festa no meio destas 2, temos a festa dos Pães Asmos por 7 dias e depois temos a Festa da Colheita que é a Festa dos Tabernáculos também por 7 dias e no OITAVO DIA tem um significado especial.

Mas no meio temos este festival e esta estação da festa que é só por um dia que é o Dia das Primícias que no NT é conhecida como o Dia de Pentecostes.

Vemos por ex. e AT 2 que se reuniram como era costume nesse dia mas os israelitas no AT da antiguidade não entendiam o significado deste dia.

O significado deste dia de uma maneira mais profunda é nos dada e revelada no NT e este significado é a representação do começo dos primeiros passos das primícias a quem a Nova Aliança será feita porque a Nova Aliança vai ser feita com todo o Israel, com todos os judeus e com todo o mundo!

Os israelitas são simplesmente aqueles por quem Deus está a trabalhar para abençoar o mundo inteiro e por isso vemos aqui que as primícias são os primeiros que são aquele quadro de pessoas e grupo de pessoas pequeno a quem vai ser dada esta Nova Aliança inicialmente durante o período desta sociedade desta era e debaixo destas dificuldades e pressões deste mundão de satanás.

Bem vimos então como Jesus Cristo demonstra aqui alguns princípios importantes e vejam por ex. em JO 4 começando no v. 31 até 38 depois de Jesus Cristo ter falado com a mulher de Samaria os discípulos então vieram e vê-se aqui: “e perguntaram a Ele: Mestre não comes? Come. Mas a comida que tenho para comer vocês não conhecem” e diziam os discípulos no v. 33: “e diziam uns aos outros teria alguém trazido comida para comer? Então disse-lhes Jesus: a minha comida consiste em fazer a vontade Daquele que Me enviou e realizar a sua obra”.

A comida de Jesus Cristo e que Lhe dava energia e que Lhe dava vontade e desejo era fazer a obra de Deus! Que Deus lhe tinha dado!

E queridos irmãos isto é uma grande responsabilidade que temos.

E Ele disse depois no v. 35: “não dizeis vós que há 4 meses até a ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vendo os campos pois já branqueiam pela ceifa”.

Os campos já branqueiam para a ceifa e aqui a ceifa tem a ver com pessoas e já existem pessoas prontas para serem ensinadas e treinadas.

Queridos irmãos aqui o que vemos é que o campo desta ceifa vemos aqui em MT 9:35-37: “percorria Jesus todas as cidades pregando e ensinado nas sinagogas O Grande Evangelho do Reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades e vendo as multidões Se compadeceu delas porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor e então dirigiu-se aos seus discípulos a seara na verdade é grande mas os trabalhadores poucos”.

A seara são as pessoas, a seara é grande e é o mundo inteiro mas são poucos os trabalhadores.

“rogai, pois, ao Senhor da seara”.

Lembrem-se irmãos que a seara é de Deus não é nossa e sim de Deus.

“E rogai, pois, ao Senhor que mande trabalhadores para a seara”.

Queridos irmãos os trabalhadores são poucos e os trabalhadores precisam ser treinados para serem trabalhadores a fazerem a obra da seara do Senhor.

E por isso é que diz: rogai ao Senhor que envie trabalhadores que precisam ser treinados e então vemos que o capítulo 9 é uma perfeita introdução a MT 10 onde Jesus começa a treinar os 12 apóstolos e os enviou numa missão de treino.

Então voltando ao ponto acerca desta estação do meio assim como eu disse há 3 estações, os festivais dos Pães Asmos, no meio o festival das Primícias que é só um dia e ao fim o festival dos Tabernáculos.

Vamos então ver mais acerca desta etapa do meio porque vemos inicialmente a Páscoa e os Pães Asmos representando o sacrifício de Jesus Cristo e o nosso compromisso de obedecer às leis de Deus e depois vemos a seara final a colheita que é a salvação do mundo! E representando pela festa dos Tabernáculos mas temos no meio esta etapa adicional e este passo e festival adicional das Primícias.

Por quê? É só para lhes dar salvação? Si, está claro salvação é óbvio mas a pergunta é: é só para salvação?

Há muito mais que simplesmente salvação e vemos aqui um ponto de semear e um ponto de colher, colheita, trabalhadores, e os trabalhadores na seara tem que ser treinados para fazer a obra da colheita e por isso vemos inicialmente o período dos Pães Asmos e a colheita final, a salvação do mundo, representando o Milênio mas, entretanto, neste período do meio há um período de treino daqueles que vão trabalhar na colheita final.

Por isso vemos aqui que Deus vai oferecer a salvação a alguns primeiro, as primícias primeiro, e o resto do mundo depois e por que?

Queridos irmãos a razão é porque há uma diferença no que Ele está oferecendo as primícias e não é apenas para oferecer a salvação pois as primícias vão receber algo adicional e então por que é que Deus dá uma vantagem a um grupo? Porque Deus não faz acepção de pessoas e então por que não é tudo ao mesmo tempo?

Queridos irmãos existe uma razão porque somos chamados agora.

Em MT 24:14 lemos diz assim: “e será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo para testemunho a todas as nações”, sim, Deus está pregando através dos seus ministros uma mensagem do Evangelho como testemunho.

O mundo hoje em dia está enganado pensando que não precisam da ÁRVORE DA VIDA e o mundo pensa que pode desenvolver o seu conhecimento necessário o conhecimento para dar a vida eterna mas isso só pode vir de Deus e por isso há muitos filósofos com teorias que escrevem livros, livros e livros e livros de filosofias.

Toneladas deles (rsss) dando ideias como se fossem ideias espirituais e são tentativas do homem para explicar por que que o homem está aqui? Mas falha completamente do alvo, completamente!

Vejam aqui e 1 CO 2: 6-7: “entretanto expomos sabedoria entre os experimentados”; entre as pessoas que são maduras; “não, porém a sabedoria deste mundo e deste século, desta era, não, nem a sabedoria dos poderosos desta época”, dos príncipes e governantes, dos presidentes e senhores doutores (rsss) porque a sabedoria destes se reduz a nada!

Mas falamos sobre a sabedoria de Deus em mistério outrora oculta e na verdade para o mundão está oculta ainda só aqueles que Deus está a chamar estão começando a entender isto pois aqueles que tem o Espirito Santo é que está a trabalhar com eles.

“à qual Deus pré ordenou para eternidade de nossa glória”; Deus planejou isto desde o princípio desta maneira para nos dar a glória como filhos e filhas Dele, sim, para todo o mundo serem filhos e filhas Dele mas tem este plano, um plano planejado, uma arquitetura, uma maneira de fazer isto para ter o máximo de sucesso.

Queridos irmãos este plano é o plano que Jesus Cristo teve que vir e se esvaziar da glória que era Deus que não era usurpação ser igual a Deus e da forma de Deus mas se esvaziou para ser da forma de homem e se humilhou até morrer na cruz.

Isto é a sabedoria de Deus porque Deus sabe que vai obter melhores resultados através de Jesus Cristo pois Deus vai obter o maior sucesso e sabe o que é melhor e isto foi assim que Ele planejou desde o início e diz assim: “pré ordenou” desde a eternidade e da criação do mundo.

Tudo será posto debaixo de Cristo  mas agora Deus através de Cristo está treinando as primícias.

V. 8: “a sabedoria é que esses poderosos desse século conheceram”; esses governantes, nenhum dos líderes, as pessoas importantes deste mundo entendem, não entendem.

“porque se tivessem entendido ou conhecido jamais teriam crucificado Jesus Cristo, o Senhor da glória”; sim, não teriam matado a Jesus Cristo mas mataram Jesus Cristo injustamente por que? Porque não sabiam que Ele era Cristo ou se eles soubessem diriam: óh não, não, não vamos matar a Ele.

Eles foram completamente opostos à razão, propósito porque Jesus Cristo veio e por isso o mataram Cristo.

V. 9: “mas como está escrito nem olhos viram e nem ouvidos ouviram jamais penetrou no coração humano que Deus tem preparado para aqueles que O amam”; o mundo não entende o plano de Deus.

“e para aqueles que O ama”; sim nós temos que amar a Deus, está em JO 14:15: “se me amais guardareis os meus mandamentos”; mas o mundo diz: não é preciso obedecer às leis de Deus, uma asneira.

Continuando no v. 10: “mas Deus nos revelou pelo Espírito porque o Espírito a todas as coisas prescruta até mesmo as profundezas de Deus”; o mundo não quer admitir nada fora da ciência pois o mundo só quer ver o que é físico que só possa ser provado fisicamente e por isso não entendem e nós precisamos do Espírito de Deus para entender isso porque é um assunto espiritual.

E por isso por ex. o livro de AP que é a revelação de Jesus Cristo que nos dá entendimentos de coisas do futuro que podemos começar a encaixar para entendermos o que está a passar e isto é o que João viu e ouviu e que devemos de acreditar.

Veja no v. 11: “por qual dos homens saiba as coisas do homem se não o seu próprio espírito que nele está”; sim, nós só sabemos as coisas humanas porque temos o espírito do homem e o espírito do homem no homem nos ajuda a entender as coisas do homem.

Eu dei um sermão a uns meses atrás sobre o espírito do homem e hoje é um bocadinho melhor para entender este tema.

“Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece se não o Espírito de Deus”; e por isso vemos por exemplo no dia de Pentecostes em AT 2 que Pedro no seu sermão no dia de Pentecostes com a ajuda do Espírito Santo de Deus começou a explicar coisas que as pessoas não entendiam nada anteriormente e explicou a eles que Jesus Cristo era o Messias e então eles pensaram: o que é que nós fizemos? Então eles entenderam o que tinham feito.

Continuando no v. 12: “ora nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus para que conheçamos o que por Deus foi dado gratuitamente”; esse é o Espírito que vem de Deus o que vem do Pai pois procede do Pai; “para conhecermos o que nos foi dado por Deus gratuitamente”.

Esta essência do Pai e capacidade do Pai entendimento e poder, entendimento e capacidade de entender as coisas espirituais como diz que as coisas de Deus só as conhecemos pelo Espírito de Deus.

É o que Paulo falou por ex. que era outro Consolador, parakletos, que o Pai vos dará e que Cristo nos enviou através do Pai pois o Pai nos envia através de Jesus Cristo em o nome de Jesus Cristo, em JO 14:16 e JO 14:26 mas esta sabedoria humana essas pessoas humanas não sabem nada disto, não saem quem é Deus, quem é Jesus Cristo, por que o homem, qual a razão que estamos aqui e na realidade para o homem as coisas de  Deus são inimigas pois o homem odeia as coisas de Deus e na realidade o homem quer seguir as coisas da carne.

É o que lemos em RM 8:7: “porque a indignação da carne é inimizade contra Deus pois não é sujeita a lei de Deus e nem em verdade o pode ser”.

Por isso irmãos agora, agora como as primícias e os primeiros a ser chamados precisamos desenvolver o caráter de Deus de mentalidade, maneira de ver e pensar esta mente de Cristo e precisamos desenvolver esta mesma mentalidade como lessem em FP 2:5: “tenham este mesmo sentimento”; desenvolver este mesmo sentimento e esta mesma mente e esta mesma mentalidade onde diz: sentimento e a Bíblia em inglês traduz isso ter esta mentalidade e na Bíblia portuguesa traduz como sentimento.

Mas esta maneira de ver e esta maneira de pensar este caráter de Deus e temos que ter enquanto somos humanos enquanto somos seres humanos temos que vencer as fraquezas da carne com a ajuda do Espírito Santo, isto é, através da santificação do Espírito para sermos semelhantes a Cristo e seguidores de Cristo e discípulos de Cristo.

Agora irmãos é a nossa chance pois se você é chamado como uma primícia nesta era esta é a sua chance e não há outra é esta.

Veja aqui e HB 2:10 e esta é a sua chance não a desperdice, e diz assim e HB 2:10: “porque convinha que Aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem conduzir muitos filhos a glória (isto é, o Pai)”; isto é, nós e está a nos conduzir como filhos e filhas Dele à glória!

É o que diz aqui irmãos na Bíblia e não sou eu a dizer e sim a Bíblia, a sua Bíblia, leia na sua própria Bíblia e Deus está a nos conduzir à glória se sofremos com Ele também seremos glorificados com Ele.

“Mas convinha que Aquele (o Pai) cuja causa e por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos à glória aperfeiçoasse por meios de sofrimentos o Autor da salvação”; e o Autor da salvação é Cristo pois Cristo foi aperfeiçoado como um ser humano.

Nós irmãos aprendemos a a obedecer pelas coisas que sofremos tal como Cristo como u ser humano aprendeu o que é sofrer e ser contra as dificuldades da carne.

Queridos irmãos você e eu não podemos entrar na glória até passarmos por este processo de perfeição e perfeição a tal ponto a que Ele que é o Pai está disposto a investir em nós a sua glória.

Está claro muito inferior a Ele mas deste gênero de seres do Reino de Deus e da forma de Deus e uma glória que será permanente e que é eterna e que será dada primeiro as primícias.

Continuando a ler e HB 2:11: “pois tanto O que santifica como os santificados todos vêm de um só”; todos somos um com Cristo e uma família nos mesmos sofrimentos e uma perfeição através de sofrimentos nesta era.

As pessoas na próxima era, no mundo do amanhã e no milênio não passarão por esses sofrimentos, em outras palavras, os seres físicos de carne e sangue que viverão no milênio não passarão por estes mesmos sofrimentos.

Muitos de nós não apreciamos ou não entendemos isto completamente.

Queridos irmãos temos que passar por isto e temos que passar estas provações e estes testes mas há uma razão e um objetivo e um grande propósito para isto para obtermos uma superior ressurreição como diz em HB 11:35.

Jesus Cristo teve que confiar completamente no Pai e aceitar a vontade do Pai e igualmente as primícias tem conquistar e confiar completamente em Jesus Cristo e implicitamente confiar em Jesus Cristo e aceitar a sua vontade e obedecer ao mundo que é contrário a Deus.

Obedecer a Deus num mundo que está a seguir o caminho oposto.

Jesus Cristo teve que rejeitar as tentações de satanás e vejam em HB 4:14 diz assim: “tendo pois a Jesus, filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus conservemos firmes a nossa confissão”.

Jesus foi primeiro e temos que fazer o mesmo e temos que vencer o pecado como Ele venceu.

Veja no v. 15: “porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas”; o nosso sumo sacerdote que é Jesus Cristo sabe compadecer-se das nossas fraquezas porque ele também foi tentado por todas, todas as coisas.

“foi Ele tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado”; sem pecado.

Continuando no v. 16: “acheguemo-nos, portanto, confiadamente junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para ajuda, para socorro em ocasião oportuna”.

Quando precisamos dessa ajuda nos vai ser dada e com misericórdia e temos que passar por isto quando precisamos e buscamos ajuda e isto temos que passar de uma maneira que os outros no milênio, os outros seres humanos, durante o Reino Milenial não vão precisar de passar pelas mesmas provações.

Nós somos chamados agora e temos que nos qualificar assim como Jesus Cristo foi qualificado e Ele o foi como um ser humano.

Jesus Cristo foi qualificado como um ser humano porque Jesus Cristo como um ser espiritual já estava aperfeiçoado mas Jesus Cristo se esvaziou da glória e veio a estar na carne e então teve que lidar com as tentações do diabo e vocês sabem que aqueles 40 dias ao início do Evangelho antes Dele começar a pregar e começar seu ministério foi provado ou testado pelo diabo por 40 dias e satanás falou com Ele.

Ele foi tentado por satanás e foi tentado por um ser muito poderoso e convincente e Jesus Cristo como um ser humano não aceitou as ideias, as exceções, os enganos de satanás.

Jesus Cristo estava comprometido que ia obedecer  a Deus e essa foi a decisão Dele e a decisão que Ele fez e assim Ele obedeceu como um ser humano até o fim e no Getsemani antes de ser traído Ele estava a orar e a tentação que ele teve como um ser humano e por isso que Ele orou vocês leiam  em MT 26:30: “ ele orou para o Pai se era possível passar de Mim este cálice todavia não seja como eu quero mas como Tu queres”; como um ser humano  esta tentação esteve Nele e foi tentado em tudo.

Ele teve que lidar com a tentação como um ser humano.

Queridos irmãos é preciso entender que Jesus Cristo veio na carne! JO 1:14: “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós e aquele que diz que Cristo não veio em carne é anti Cristo (2 JO 7)”; pois Jesus Cristo veio na carne e foi tentado na carne e sofreu na carne.

E Jesus Cristo sabia o que tinha que fazer e tomou essa decisão como ser humano e sofreu como ser humano na carne e através disso teve a atitude correta e o comportamento correto como um ser humano mesmo quando os seus discípulos puseram pressão Nele e o pressionaram Ele teve uma atitude correta pois Ele venceu tudo como ser humano.

Por isso eu quero fazer uma pergunta a vocês: você acha que Deus pode confiar em Jesus Cristo e dar-lhe o poder de Senhor dos Senhores e Rei dos Reis acima de tudo?

Está claro que pode porque Ele foi provado como um ser humano até a morte Ele foi fiel a Deus.

Agora outra pergunta: visto que nós seguimos o mesmo processo você acha que Jesus Cristo pode confiar em nós? Se formos fieis até o fim?

A resposta é óbvia: se de fato formos fieis até o fim Ele pode ter confiança em nós.

Esta é a grande diferença das primícias pois elas têm um motivo e propósito de estarem aqui para serem provadas como primícias agora!  E para nos qualificarmos para reinar com Cristo.

Então o desenvolvimento da nossa mente para pensarmos como uma pessoa como Cristo é e para termos a mente de Cristo termos o sentimento de Cristo e a maneira de ver como Cristo vê então este desenvolvimento do nosso coração e da nossa mente que tem que ser feito através da santificação do Espírito em nós nas primícias tem que acontecer enquanto vivemos nesta era.

Este desenvolvimento e ato de vencer tem que ser desenvolvido nesta era em que vivemos e não depois! Não há outra ocasião! Esta é a nossa hora!

Quando diz em 2 CO 6:2: “eis aqui o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”; está falando de nós e falando a nós! Este é o nosso dia! É a nossa hora de salvação! Não temos outra hora! Não temos outro dia!

Por causa do que está a ser oferecido a nós e não é o dia de salvação do mundão e sim o dia de salvação das primícias.

Aqueles que vão entender e receber Deus durante o milênio, durante o reino milenial, aqueles que são seres físicos de carne e sangue durante o reino milenial não vão ter que vencer o mundão! Ou em outras palavras queles que vão receber o conhecimento de Deus no milênio, isto é, durante o período desta terceira estação que é a Festa dos Tabernáculos, esses não serão as primícias está claro, sim, terão uma oportunidade justa de salvação, mas não vão vencer o mundão pois não vão sair do mundo como nós teremos que sair do mundo pois viverão no mundo mas num mundo belíssimo que é um paraíso.

Que é um mundo de construtores acerca do caminho de Deus um mundo que está a seguir o caminho de Deus e é um mundo que a verdade dele nos é ensinada pelos seus sacerdotes é o reino dos sacerdotes que serão os professores na próxima era no mundo do amanhã no reino milenial no milênio representado e simbolizado pela Festa dos Tabernáculos.

Então isto queridos irmãos dão a vocês uma boa ideia porque é que Deus está a nos chamar hoje! Vamos ser nós as primícias a igreja de Deus hoje vamos ser um povo de professores e sacerdotes, apoiando e ensinando a Palavra de Deus as pessoas que estão a viver no milênio e vamos fazer isso porque nós provamos e aprendemos pois estamos a ser preparados para esse papel  que vamos ter no futuro à vinda de Cristo no milênio e por isso estamos a ser aperfeiçoados agora como Jesus Cristo foi aperfeiçoado pelo sofrimento e queridos irmãos este é o quadro  aplicável a nós pois se nós  como um grupo e quadro de pessoas será o grupo de pessoas que Jesus Cristo terá confiança neles no milênio porque foram fieis até o fim.

Como diz os que estão com Cristo serão chamados e os que são escolhidos e são fieis são esses que vão estar com Cristo então Ele vai ter confiança neles e esses são as primícias.

Uma vez mais, as pessoas e seres humanos, seres físicos de carne e sangue viverem no milênio como seres físicos não terão que vencer as tentações do diabo porque o diabo vai estar na prisão!

Sim, terão que escolher e fazer uma escolha certa e terão que vencer as fraquezas da carne e lhes será dada a vida eterna baseado no conhecimento deles da Palavra de Deus e nas decisões que escolheram e fizeram.

E sim, sim, eles vão ter que desenvolver o caráter de Deus neles mas não vai ser debaixo das mesmas circunstâncias do que nós hoje em dia.

As primícias, nós, temos que nos qualificar debaixo de uma série diferente de circunstâncias, sim, temos que nos qualificar e para que? Sim é parte dessa qualificação ter a vida eterna, sim correto, e ao fim do cabo a vida eterna é um dom mas estamos a qualificar-nos para governar e ensinar o caminho de Deus debaixo do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores Jesus Cristo.

E por isso estamos a qualificar agora e demonstrar a nossa fidelidade e nossa lealdade a Jesus Cristo.

Sim, por isso é uma qualificação para sermos aperfeiçoados e provados que somos fieis e uma qualificação que não vamos ser governantes corruptos como os governantes deste mundo cheios de corrupção! E isso não vai ser o caso no mundo do amanhã porque estamos a ser treinados agora! Deus nos está a escolher agora! E nos chamou e está a escolher conforme de fato estejamos a fazer isso a ser fieis.

Temos que passar por estes testes tal como Jesus Cristo passou os testes quando era um ser humano então o eterno propósito de Deus antes de Deus oferecer ao resto da humanidade uma oportunidade de salvação este eterno propósito de Deus depende nas primícias, isto é, aqueles, as primícias são aqueles que vencem neste mundo do diabo e vencem e tem que passar por este processo hoje de vencer contra o mundo e contra o diabo e somos um grupo pequeno de seres humanos mas um grupo suficiente para o propósito de Deus para demonstrar o seu ponto e para o seu propósito e por isso este eterno propósito de Deus depende nas primícias neste grupo pequeno de pessoas que a Bíblia define como os 144 mil.

Que Deus pode salvar e que o propósito de Deus pode salvar o seu povo e o seu povo pode confiar em Deus completamente as primícias vão provar este ponto.

E Deus vai ser bem sucedido e trazer as primícias neste processo no mundo para as primícias depois da vinda de Cristo fazerem este trabalho e essa obra.

Muito nos é dado está e LC 12:48: “e a qualquer que muito foi dado muito se lhe pedirá e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá”; muito é dado a nós, as primícias, nós temos e vamos ter uma melhor ressurreição e melhor recompensa.

Em AP 2 e 3 está a falar as 7 igrejas que começaram estas eras das 7 igrejas que é um dos possíveis significados destes 2 capítulos de AP 2 e 3 e uma das 7 igrejas vê-se aí em AP 3 está a falar de uma destas 7 igrejas que estas igrejas vemos que começaram no dia de Pentecostes e continuarão até o dia em que as primícias serão completadas e quando receberão o galardão ao retorno de Jesus Cristo como lê-se em AP 18.

E vemos em AP 3:8 falando destas eras da igreja: “conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta”; a porta é que estão a pregar a Boa Nova do Reino de Deus até ao fim! Não param! Agora dizem olha o coronavírus aconteceu agora não precisamos de pregar mais a Boa Nova do Reino de Deus.

Não!! Temos que continuar a pregar a Boa Nova do Reino de Deus até ao fim! Temos uma porta aberta e isto não para! Sim, temos que nos preparar e estar preparados porque a missão da igreja é pregar o Evangelho e o povo é uma missão dupla.

Não é uma e depois outra pois são em paralelo as duas estão a continuar; “e por isso tem uma porta aberta a qual ninguém pode fechar”; sim, quando Deus a fechar será fechada.

“que tens pouca força”; sim, temos pouca força pois a igreja de Deus é uma entidade muito pequenina no mundão hoje em dia e com muita pouca força comparada com outras igrejas grandes e governos e sei lá que mais e somos muito pequenos mas temos uma responsabilidade de pregar o Evangelho como um testemunho!

“entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu Nome” e depois diz no v. 9: “eis que farei que alguns da sinagoga de satanás desses que a si mesmos se declaram judeus e não são mas mentem”; e quem são esses da sinagoga de satanás?

São esses que se declaram verdadeiros cristãos e não são! Mas estão a mentir!

Mas os verdadeiros judeus e os verdadeiros cristãos desta carta aqui de AP 3 são aqueles que tem um relacionamento especial e infalível e estes são as primícias e são parte da sua igreja.

E Jesus Cristo vai apoiar a sua igreja e vai cuidar da sua igreja e Ele vai dar a igreja o que ela necessita e isso é caracterizado quando diz aqui: “eis que os farei vir prostar-se a Teus pés e conhecer que Eu te amei”.

A sinagoga de satanás esses que se auto declararam que são cristãos mas que não são pois estão a mentir que estão dizendo que somos o povo de Deus mas não são e Jesus Cristo diz que não está a trabalhar com eles e que estão a fazer essa falsa declaração.

A verdadeira eklesia e igreja de Deus sabe quem é Deus, quem é Jesus Cristo e o que Jesus Cristo quer fazer e o que Jesus Cristo espera de nós.

A verdadeira igreja de Deus tem este verdadeiro contínuo relacionamento com Deus e por isso Deus não vai expulsar e Deus é paciente com eles e os ama, porque diz aí: Eu te amei.

Então esses verdadeiros cristãos que entendem quem é Deus também ama a Deus e por isso o mundo e as religiões do mundo um dia virão entender quem é que Deus realmente ama porque diz aqui: vão se prostar a Teus pés e conhecer que Eu te amei”.

Um dia vão saber que estavam errados.

Neste mundo queridos irmãos as primícias devem amar a Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com toda a sua força.

E queridos irmãos Deus nos fará ter sucesso pois Deus nos ama e nos dará o sucesso mas, entretanto, temos que ser provados na nossa vida e temos que ser provados nesta nossa vida na terra.

E por isso não seremos provados na hora da provação pois a hora da provação virá sobre o mundo e isso é diferente e por isso diz no v. 10: “porque guardaste a palavra da minha perseverança”; perseverar, sermos fieis até o fim e isto é o que temos que fazer.

E queridos irmãos isto é O TEMPO DO FIM e o povo de Deus está a ser provado agora e os testes no povo de Deus estão a ser agora desde quando receberam o Espírito Santo praticamente a 2 mil anos atrás os verdadeiros cristãos tem sido e estão a ser provados.

Todas as 7 eras da igreja estão ou são a ser provadas.

Quando chega a situação que todo o mundo vai ter que ser educado no caminho de Deus e isto vai ser o reino milenial então vão começar a entender o que é seguir o caminho de Deus então vão entender que estavam a seguir o caminho errado e por isso vão ter que se virar e se arrepender para com Deus.

Esse será o povo de Deus as primícias transformados mas que eram seres humanos e vão ser transformados para seres espirituais como lemos e 1 CO 15:50-51 que ajudarão Cristo como governantes, juízes e sacerdotes no mundo de amanhã!

Vão ajudar o povo físico que sobreviveu e continuam a viver uma vida física para lá da vinda de Cristo e vão ajudar esse povo do mundo do amanhã a entenderem o que eles nunca souberam.

E estas pessoas vão aprender que estas primícias que são os seus novos governantes são pessoas confiáveis e que podem crer neles porque foram fieis até ao fim e porque seguiram Deus fielmente numa era que certamente não era conveniente seguir a Deus que não era esta era ser conveniente seguir a Deus e é muito mais fácil seguir o caminho do mundão.

Mas para as pessoas no milênio vai ser mais conveniente o mundo para eles no mundo do amanhã na era seguinte durante o milênio vai ser muito mais conveniente e prático e simples obedecer a Deus.

Mas as primícias são aquelas os primeiros seres humanos que terão a oportunidade debaixo de Cristo para guiar essas pessoas.

E durante esse milênio vai haver muito sucesso e por isso que diz no v. 11: “venho sem demora conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa”; vai haver uma coroa e por isso que Paulo diz a Timóteo em 2 TM 4:7-8: “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé desde agora a coroa da justiça me está guardada”.

“A coroa da justiça me está guardada a qual o Senhor Justo juiz me dará naquele dia”; e não somente a

mim, mas a todos os que amarem a vinda de Cristo a sua vinda e que somos nós se Deus quiser.

Por isso há uma coroa a nossa espera a coroa da justiça e haverá uma recompensa para as primícias.

Em AP 3:12-13 continuando diz assim: “ao vencedor fá-lo-ei coluna do santuário do meu Deus e daí jamais sairá e colocarei sobre ele o Meu Nome, Deus, o nome da cidade do meu Deus, Nova Jerusalém que desce do céu vinda da parte do meu Deus e o meu novo nome, e quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”.

E o que é que o Espírito está a dizer as igrejas? Que temos um destino e Deus tem algo em sua mente claramente para as primícias! E hoje é isto que Ele tem para nós!

Deixe-me por isto de uma maneira muito clara irmãos: às primícias vão ser confiadas com a cidade governada por Deus.

É uma posição que terão para sempre eternamente.

O apóstolo Paulo chama isso o eterno propósito EF 3:11.

Deus tem um propósito e tem um golo e meta para a igreja.

Vejam então em EF 5:22: “mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor porque o marido é a cabeça da mulher como Cristo é o cabeça da igreja sendo Este mesmo o Salvador do corpo”.

De quem Paulo está a falar? Paulo está a falar da igreja! E usando o matrimônio como um exemplo e metáfora da igreja.

A igreja tem que reconhecer que Jesus Cristo é o Salvador! O Salvador do corpo.

V. 24-25: “assim como a igreja está sujeita a Cristo assim também as mulheres sejam em tudo submissas aos seus maridos, maridos amai a vossa mulher como Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela”.

Jesus Cristo deu de Si à igreja, deu a sua vida à igreja, deu a nós o que nós não merecíamos e isso é o compromisso que nós devemos ter nesta metáfora as nossas esposas.

O compromisso do amor de Deus para conosco e a fidelidade de nós que vamos ser a sua noiva para com Deus.

E por isso vamos ter este relacionamento de absoluta confiança e fidelidade de um ao outro.

Uma vez que esta fidelidade esteja estabelecida e as primícias estejam aí então Deus pode mover-se para a parte seguinte da Festa dos Tabernáculos na terceira estação do plano de salvação ao fim do ano que representa o mundo inteiro a salvação ao mundo inteiro.

Porque Jesus Cristo vai ter os seus professores, os seus governantes, vai ter os seus ministros fieis e esta é a razão das primícias e esta é a razão porque é que somos chamados agora para sermos as primícias.

Vocês leem e MT 25 a parábola dos talentos e mostra os servos de Cristo que são fieis e esses que querem ter este relacionamento com Ele e querem fazer a vontade do patrão ou mestre.

Mas a esse o servo que não fez e que não apreciou o que estava a ser dado a ele foi castigado pois muitos nos foi dado irmãos e LC 12:48 e muito será pedido de nós e temos uma grande responsabilidade.

E isto é tudo baseado em que Deus quer um relacionamento de confiança e de fé de um para com o outro de fé em fé.

Nunca te deixarei e nunca te desampararei disse Jesus Cristo a nós.

Continuando e EF 5:26: “para que a santificasse (a igreja) tendo purificado por meio de lavagem da água pela Palavra (pela Bíblia)”.

Por isso vemos aqui que os verdadeiros cristãos têm uma história e histórico de que vão fazer o que Jesus Cristo diz para fazerem porque através desta lavagem da água pela Palavra vão fazer o que Jesus Cristo diz para nós fazermos.

Este é o relacionamento que Deus quer que ouçamos e façamos que Jesus Cristo diz para fazermos!

V. 27: “para apascentar a igreja gloriosa e sem mácula ou ruga nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

E isto é feito enquanto estamos nessa vida pois a glória vem Dele e Ele é quem nos limpa.

V. 28: “assim os maridos devem amar a sua mulher como o próprio corpo por quem a si mesmo se ama porque jamais ninguém odiou a própria carne antes a alimenta e dela cuida como também Cristo faz com a igreja”.

Este é o relacionamento que Deus quer conosco e completa confiança em Jesus Cristo.

V. 30: “porque somos membros do seu corpo e da sua carne e dos seus ossos porque deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá a sua mulher e se tornarão os dois uma só carne”.

Vê-se aqui que o Pai entregou este processo ao Filho, Jesus Cristo, e Ele o fará.

V. 32: “grande é este mistério mas me refiro a Cristo e a igreja”.

Cristo vê-se aqui que este relacionamento entre Cristo e a mulher e a igreja um relacionamento para sempre.

V. 33: “não obstante vós cada um de per si ame a sua própria esposa como a si mesmo e a esposa respeite o marido”; precisamos de ter este exemplo na nossa vida matrimonial.

Vejam em EF 1:3: “bendito Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com todo a sorte de bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”.

Queridos irmãos o que está aqui a dizer é que isto está assegurado é um relacionamento eterno.

V. 4: e assim como nos escolheu Ele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em amor e nos predestinou para sermos filhos (sermos gerados filhos) por meio de Jesus Cristo segundo o bom prazer e beneplácito da sua vontade para o louvor da glória da sua graça que Ele nos concedeu gratuitamente e Jesus Cristo”; e isto não é uma adoção e sim filiação.

Queridos irmãos Jesus Cristo nos escolheu e o Pai nos escolheu e nos predestinou e isto é uma decisão de Deus e isto é uma oportunidade que nos é dada de termos esta redenção e isto é algo especial.

Em AP 20 vemos que vamos reinar com Cristo por 1.000 anos e isto é algo especial e por isso Ele vai ter confiança em nós e por isso que precisamos do Espírito Santo de Deus para vencer esta batalha neste mundo hoje.

E por isso que temos esta oportunidade e por isso que diz no v. 9 de EF 1: “desvendando-nos o mistério da sua vontade segundo o beneplácito que propusera em Cristo ou em si mesmo”; este é o mistério da sua vontade e o mundo não entende isto pois é um mistério.

Queridos irmãos esta oportunidade é nos dada o mistério da sua vontade e por isso que diz em LC 12:32: “a vosso Pai agradou dar-vos o Reino”; verbo importante, dar-vos, o Reino.

Os filhos de Deus vão receber o Reino não é só vão estar no Reino e sim vão receber o Reino e será dada a eles o Reino e por isso em AP 19 quando está a falar acerca da noiva.

Leiam comigo faz favor AP 19:6-7 diz assim: “então ouvi uma voz de numerosa multidão como de muitas águas e fortes trovões dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor Deus Todo Poderoso; alegremo-nos e exaltemos e demos glória porque são chegadas as bodas do cordeiro e cuja esposa a si mesma já se ataviou”.

A igreja e as primícias já estão prontas como se ataviou temos que ser fieis até o fim do caminho e temos de saber o que temos de fazer.

V. 8 “pois foi dado lhe vestir linho finíssimo, resplandecente e puro porque o linho finíssimo são atos de justiça dos santos”; temos que praticar a justiça de Deus e não a nossa justiça e sim a justiça de Deus e por isso diz: mesmo contra as dificuldades do mundão temos que estar qualificados nesta era.

V. 9: “então me falou o anjo: escreve: bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do cordeiro e acrescento: são estas as verdadeiras palavras de Deus”.

Queridos irmãos nós somos chamados não é somente para a salvação, sim, somos chamados para a salvação mas somos chamados para as bodas do cordeiro e somos chamados para ser a esposa do cordeiro!

A hora para esta chamada irmãos está quase completada e este período da chamada já está quase a acabar e esta janela de tempo já está quase a acabar e está quase fechado este tempo.

E depois não vai haver ais pessoas que vão ser adicionadas a esposa do cordeiro! A esposa do cordeiro são aqueles que Ele nutre e preza e que escolheu para si Mesmo e disse: Eu escolhi a você em AT 22:14 e este é o nosso destino como as primícias e não haverá outra esposa do cordeiro, a única esposa que seguirá o cordeiro e que servirá ao cordeiro e que tem que servir o cordeiro nesta era!

Queridos irmãos é importante entendermos isto e é importante entendermos o propósito das primícias.

A hora para esta esposa se ataviar está terminando e está quase em cima e o período desta chamada está quase completado e o nosso destino é para sermos esposa do cordeiro.

Continuando no v. 10: “prostrei-me ante aos seus pés para adorá-lo ele porém me disse: vê, não faças isso, sou conservo teu e dos teus irmãos que tem o testemunho de Jesus; adora a Deus pois o testemunho de Jesus é o Espírito de profecia”.

O que Ele diz será feito! E por isso irmãos não sejam levados por outras teorias e ideias de quem é a igreja e de que é a igreja, entendam que Deus é fiel à sua igreja pois Ele morreu pela sua igreja pois Jesus Cristo deu o seu sangue pela igreja e somos salvos por Jesus Cristo e fomos redimidos pelo que Jesus Cristo fez!

Deus tem um eterno propósito para a igreja e para as primícias e por isso temos um teste mais difícil e depois? Depois Ele alargará o seu plano de salvação para abranger toda a humanidade mas isso primeiro as primícias têm que ser postas no seu local de responsabilidade para ajudar a Cristo neste processo como seus sacerdotes, ministros, reis, governantes e juízes.

E por isso as primícias são uma parte vital deste plano e por isso essa estação e este período de 3 estações de festivais e deste festival do meio que é o festival das Primícias é um dia importante.

Deus tem um plano importante para você e por esta razão é que somos chamados agora!