Será necessário dizimar hoje?

Você está aqui

Será necessário dizimar hoje?

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.02 MB)

Download (Baixar)

Será necessário dizimar hoje?

MP3 Audio (44.02 MB)
×

O dízimo é uma parte vital da adoração a Deus na Igreja de Deus. O dízimo encoraja humildade para com Deus, confiança e fé em Deus, e nos ajuda a valiar adequadamente o uso de todos os nossos recursos físicos numa atitude e abordagem mais bem equilibrada e adequada. (25/11/2023; 7/Março/2020)

Transcrição

SERÁ NECESSÁRIO DIZIMAR HOJE?

DIA 07.03.2020

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O dízimo é obsoleto? Isto é, você não precisa mais dizimar mais? Muitos dizem que o dízimo era do AT e por isso agora no NT houve uma mudança da lei e não é preciso dizimar.

Minha pergunta hoje queridos irmãos: devo dizimar e qual é a base bíblica?

E ainda igualmente importante é em que espírito e atitude é que devemos de dizimar ou dar, bem vamos reiniciar o sermão:

Não precisamos mais dizimar porque a lei foi alterada e não precisamos da lei de Jesus Cristo? Qual é a base bíblica? Devemos ou não dizimar? E talvez igualmente importante: qual é que deve ser o nosso espírito e nossa atitude quando dizimamos ou quando damos ofertas?

Vejamos aqui um dos pontos que as pessoas principalmente usam e diz assim em HB 7:12: “pois quando se muda o sacerdócio necessariamente há mudança da lei”; sim, mudou-se para o sacerdócio de Jesus Cristo então há mudança de lei.

Devo dizimar então no NT debaixo de Jesus Cristo do sacerdócio de Jesus Cristo?

Queridos irmãos dizimar é uma forma de dar e vejam comigo se faz favor em LV 27 vejamos assim no v. 30: “também todas as dízimas da terra tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores são do Senhor, pertencem a Deus, santas são do Senhor”; e veja no v. 32: “no tocante aos dízimos do gado e do rebanho e de tudo o que se passar debaixo do bordão do pastor o dízimo será santo ao Senhor”.

Isto é uma forma de dar e por isso é uma lei mas também é uma forma de dar, é dar a Deus o que pertence a Ele, o que é do Senhor porque ao fim de contas é Ele que nos dá tudo!

Vejamos aqui em PV 3:9-10 diz assim: “honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias da tua renda e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares”.

Aqui está a dizer é uma forma quando estamos a adorar a Deus, é uma promessa que vamos ser abençoados através de nós darmos as primícias da nossa renda, o nosso dízimo de toda a renda que temos.

Queridos irmãos que gênero de adoração que temos? Por ex. umas pessoas dizem: eu dou a Deus o meu coração, eu dou a Deus o meu elogio a Ele, eu dou a Deus toda a gratidão mas não vou apoiar a obra de Deus financeiramente pelo dízimo.

Por isso a pergunta uma vez mais é: é necessário dizimar hoje? O que é que a Bíblia diz?

Como eu disse vamos ver uma base bíblica e vamos ver a atitude e o espírito.

Vejam aqui em MT 24:14 vê-se que a igreja tem uma missão e esta missão no tempo do fim e queridos irmãos vemos no tempo do fim é de pregar este evangelho do Reino por todo o mundo para testemunho de todas as nações.

Queridos irmãos isso requer dinheiro para esta pregação em amor, em aviso mas também com as Boas Novas porque o evangelho são as boas novas do reino de Deus, do governo de Deus e que vai trazer paz e esperança a este mundo inteiro porque queridos irmãos hoje em dia não há esperança pois o mundo da maneira que está, está a cair e andar cada vez pior, corrupção, doenças e sei lá o que mais, irmãos, mudança de tempo, quedas de temperaturas, altas e baixas e vice versa, chuva e não chuva, grandes torrenciais, tornados, por ex. esta semana na cidade de Nashville centenas de pessoas morreram e centenas de pessoas estão no hospital, várias dezenas morreram por um tornado que foi por uma distância enorme de 5 a 7 km que esteve no chão e fez estragos enormes.

Queridos irmãos isto não é normal e precisamos do reino de Cristo para trazer paz a esta terra.

Queridos irmãos estas doenças que existem agora que o mundo todo está a falar por ex. do coronavírus e outras são coisas terríveis, coisas que sim são preocupantes mas por outro lado temos que ter fé e temos que nos limpar e lavar e temos que ser higiênicos e o problema é que as pessoas comiam carnes impuras e estavam a fazer coisas que eram imundas e está claro queridos irmãos estamos a sofrer por causa dos nossos próprios pecados.

Queridos irmãos precisamos que Jesus Cristo venha para a terra para ser o governante mundial e para resolver estes problemas na terra para haver prosperidade, alegria e paz no mundo!

Esta é a Boa Nova do Reino irmãos e ninguém está a pregar isto e nós estamos a pregar e precisamos de APOIO FINANCEIRO e por isso Deus dá um apoio através do dízimo.

Vejamos então como vimos em LV 23 o dízimo é santo e é do Senhor e vejam também por ex. no SL 24:1 diz assim: “ao Senhor pertence a terra e tudo que nela se contém o mundo e o que neles habitam”; o mundo pertence a Deus pois é Deus que nos dá tudo e tudo pertence a Deus.

Mas é simplesmente o grau ou a maneira divinamente ordenada que Deus deseja que atribuamos a Ele para honrá-lo e reconhecer que é Ele que nos dá tudo! E Ele simplesmente está a pedir o dízimo, 10%, e Deus então usa o dízimo e não para Ele porque Deus não precisa mas usa o dízimo para dar a Boa Nova do Reino de Deus a todo o mundo.

Vejamos então em DT 8:17-19: “não digas pois no teu coração a minha força e o poder do meu braço adquiriram estas riquezas”; não penses que olha eu trabalhei muito e por isso tenho este dinheiro, sim, você trabalhou mas lembre-se diz no v. 18: antes lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é Ele que te dá forças para tu adquirires riqueza.

Ele que dá a energia, a saúde, a tua capacidade para trabalhares e é Ele que dá tudo isto.

Queridos irmãos é Deus que nos dá a cabeça para pensar, as mãos para podermos trabalhar, a força, a energia, é tudo Deus e por isso servimos a Deus com gratidão.

Vejam aqui em DT 28:47: “portanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade no coração não obstante a abundância de tudo”.

O povo israelita foi abençoado e protegido mas não serviram a Deus com gratidão, com alegria, com bondade de coração.

Ele diz: não servistes e por isso foram castigados e vocês sabem que foram castigados.

Nós estamos a servir a Deus, e dar gratidão simplesmente retornando 10%, 100% que Ele nos dá, simplesmente a darmos a Ele 10% de volta; estamos a fazer isso?

Temos esta gratidão? É isso o que nós fazemos?

Queridos irmãos e é essa uma das razões porque; o nosso país está a ser castigado?

Queridos irmãos você pense as dificuldades e problemas que existem no nosso país e por que?

Óh não há Deus, queridos irmãos temos que assumir a responsabilidade, nós fazemos e trazemos a nós próprios as dificuldades.

É por isso que o nosso país está com tantas dificuldades.

Queridos irmãos precisamos reconhecer o que nós temos são por causa de nós ou possivelmente a maioria deles, talvez todos, sim, satanás existe mas nós temos a responsabilidade de fazer ou não fazer e não é só nós, são pessoas a nossa volta que fazem coisas erradas e depois causam um acidente e depois somos afetados nesse acidente ou não comemos comida própria e da limpa e depois sofremos com nossa saúde.

Queridos irmãos vejam que o dízimo foi dado muito antes de Moisés e vejam aqui em GN 28 que é a história de Jacó e Jacó deu o dízimo seguindo o exemplo do seu avô, Abraão.

Veja aqui GN 28:22 e diz assim: “a pedra que tenho posto por coluna e de tudo o que me concederes certamente eu te darei o dízimo”; Jacó, o neto de Abraão, disse: eu certamente te darei o dízimo.

E queridos irmãos dizem que o dízimo é parte da antiga aliança e Jacó foi antes da antiga aliança foi só durante o período iniciado durante o período de Moisés, foi várias centenas de anos depois.

Sim, a prática do dízimo foi incorporada na antiga aliança e vejam por ex. em NM 18:23-24: “mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas de tudo perpétuo e por todas as gerações e não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel”; sim, os filhos de Israel tinham uma certa herança no terreno mas os levitas não.

V. 24: “porque os dízimos dos filhos de Israel que apresentam ao Senhor em oferta dei-os por herança aos levitas”; Deus decide a quem entregar os dízimos, sim, pertencem ao Senhor e Deus decide a quem os entregar, pois Deus não precisa mas é bom para nós aprendermos a dizimar pois aprendemos lições como vamos ver um bocadinho mais adiante e por isso Deus resolveu dar o dízimo durante o período da antiga aliança aos levitas.

E durante o período da nova aliança aos ministros de Jesus Cristo e vamos abordar isso um bocadinho mais adiante.

Por isso a prática do dízimo na antiga aliança e os levitas como servos de Deus no templo e como ministros de Deus e principalmente os sacerdotes, filhos de Arão foram dados dízimos ao invés de herança da terra.

Depois veja em NE 13 e aí vemos que a prática do dízimo foi grandemente negligenciada.

Os judeus e israelitas que nessa aliança sabiam muito bem o que tinham que fazer não praticaram o dízimo corretamente e por isso Neemias os teve que nesta situação que os relembrar disso.

Em NE 13:10: ”também soube que os quinhões dos levitas não se lhes davam de maneira que os levitas e cantores que faziam serviço tinham fugido cada um para o seu templo”, isto é, não estavam a receber o dízimo.

Então contendi com os magistrados: por que me desamparou a casa de Deus? Vocês não estão a fazer a obra de Deus, ter cuidado com a casa de Deus.

“ajunte os levitas e os cantores e os restituí a seus postos e então todo o Judá trouxe os seus dízimos dos cereais, do vinho e do azeite aos depósitos por tesoureiros dos depósitos Neemias e o sacerdote Jadoque.”

E assim vê-se que eles não estavam a guardar os dízimos e Neemias os teve que corrigir, teve que dizer: vocês não estão a fazer o que deviam ter feito.

Vejam um bocadinho atrás em NE 10:37 diz assim: “as primícias da terra, da nossa massa, das nossas ofertas, do fruto de toda a árvore, do vinho, do azeite trariam aos sacerdotes as câmaras do Senhor nosso Deus os dízimos da nossa terra aos levitas e a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura.

Deus decidiu dar aos levitas o dízimo e por isso coube a eles receber os dízimos na antiga aliança.

Na nova aliança a lei foi mudada, a lei do dízimo foi mudada para não ser dada aos levitas mas para ser dada ao ministério segundo a ordem de Melquisedeque, isto é, ministério de Jesus Cristo.

Queridos irmãos, dízimo é uma parte vital da adoração a Deus na igreja de Deus.

O dízimo encoraja a humildade perante Deus.

O dízimo encoraja uma pessoa a por a confiança em Deus.

O dízimo encoraja a nós a avaliarmos adequadamente o uso de todos os nossos recursos físicos e o dízimo garante que nós precisamos de ter uma atitude e uma abordagem diferente e mais equilibrada e adequada no nosso relacionamento com Deus, nos ensina isso.

Não darmos o dízimo tem o efeito negativo a nossa oração correta e bíblica de Deus com consequências de longo prazo para nós e para a igreja e por isso que vejam aqui em ML 3 como é que Deus considera, como é que Deus vê e como Deus sente a atitude, isto é, como Ele considera quando uma pessoa não dá o dízimo.

ML 3:8-10: “roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais e dizeis: em que te roubamos? Nós não estamos a roubar a Deus então Deus responde: estão a roubar nos dízimos e nas ofertas.”

Dízimos e ofertas que são duas coisas diferentes; dízimos, sim, damos o dízimo mas o dízimo é uma lei mas temos que dar, cumprir, obedecer, dar a Deus com essa lei mas é uma lei.

E as ofertas, o dízimo é uma percentagem fixa e as ofertas é o que você decide dar, é a percentagem ou a quantidade que você decide dar; e não é só dízimos, são ofertas.

Deus considera uma falta quando uma pessoa não dá o dízimo e por isso dar o dízimo é um assunto sério a Deus porque veja aqui no v. 9: “com maldição sois amaldiçoados porque a mim me roubais, vós a nação toda!”.

Sim, você pode dizer que ML foi escrito aos israelitas mas na realidade quando você estuda cuidadosamente as profecias de Malaquias são mais para os sacerdotes de hoje em dia e para a igreja de hoje em dia e muito aplicável para nós.

Quando fala particularmente dar o mensageiro e simbolicamente a representar João Batista mas também representa Jesus Cristo aponta para este nosso tempo e por isso as pessoas dizem ah mas eu não posso dar o dízimo porque eu não tenho dinheiro.

Se você tem um bocadinho de dinheiro, dízimo é uma percentagem irmão e diz assim: “trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa, provai-me nisto! Diz o Senhor dos Exércitos se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bençãos sem medida”.

Não está a dizer que a lei é 12% ou 13% ou 15%, não, não, a lei é 10% e se você quer dar mais é uma oferta; e por isso o dízimo pertence a Deus e Deus decide a quem dar esse dízimo.

No AT como já disse foi dado aos levitas mas a lei no NT mudou e que lei é que mudou?

Voltamos então a HB 7 e veja no v. 11 diz assim: “se, portanto, a perfeição houver mediante o sacerdócio levítico porque sob ele o povo recebeu a lei, sim, debaixo desse sacerdócio levítico, mas o sacerdócio levítico era imperfeito pelos próprios sacerdotes tinham que se lavar simbolicamente e fazer uma oferta pelos pecados deles antes da dar uma oferta pelos outros; tinham que se lavar e limpar.

Ora Jesus Cristo que deu o sacrifício por nós não precisou dar o sacrifício por ele próprio, deu simplesmente o sacrifício por nós porque Ele era perfeito e nunca pecou.

Vejamos aqui: “que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, que é Jesus Cristo nosso sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e que não fosse contado segundo a ordem de Arão”.

Sim, Jesus Cristo sacerdote não era da ordem de Arão, não é da família dos levitas, filho de Abraão, não, mas não é da tribo dos levitas e sim da tribo de Judá, filho de Abraão ou descendente de Abraão por Judá.

E no v. 2: “pois quando se muda o sacerdócio, mudou o sacerdócio da linha de Arão para Jesus Cristo de acordo com a ordem de Melquisedeque que era de Judá, e necessariamente há mudança da lei”; e qual lei?

Da lei que está aqui a falar nesta secção acerca da lei que afeta os sacerdotes.

Veja no v. 14: “pois é evidente que o Nosso Senhor procedeu de Judá”; Jesus Cristo procedeu de Judá; “tribo a qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes”; sacerdotes eram da tribo de Levi e não de Judá.

E vejam no v. 21: “mas este conjura mento por aquele que lhe disse: o Senhor jurou e não se arrepende tu és sacerdote para sempre ou eternamente segundo a ordem de Melquisedeque” como se lê na ACF e na ARC.

O Senhor jurou e não se vai arrepender, o Pai jurou e não se vai arrepender dizendo que Jesus Cristo, o filho, é sacerdote para sempre mas é sacerdote da ordem de Melquisedeque e não da ordem levítica.

Vejam o que está no v. 25: “por isso, Jesus Cristo também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus”; nós chegamos a Deus através de Jesus Cristo, Ele é o caminho e a porta; “vivendo sempre para interceder por eles e por efeito nos convinha um sumo sacerdote como este: santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus e que não tem necessidade como sacerdotes, da ordem levítica, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro por seus próprios pecados como ensinei.

Os sacerdotes levíticos tinham que primeiro oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo mas isso não é o caso de Jesus Cristo; “porque fez isto uma vez por todos quando a si mesmo se ofereceu”; sacrifício perfeito, completo, um sacrifício santo, inculpável e sem mácula, sem pecado.

E por isso é o melhor sacerdócio que temos com as melhores promessas, promessas da vida eterna e por isso a lei mudou, a lei ao invés de dar o dízimo aos levitas, para o sacerdote levítico, agora temos um novo sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque, que é Jesus Cristo, que é eterno e nós damos o dízimo a esta ordem e este ministério debaixo de Jesus Cristo segundo a ordem de Melquisedeque.

E os ministros de Jesus Cristo estão a fazer a obra para Deus sendo membros do corpo espiritual de Cristo da igreja de Deus.

Queridos irmãos o próprio Jesus Cristo disse que temos que dizimar, o próprio Jesus Cristo, nosso sumo sacerdote disse que devemos dizimar.

Vejam em MT 23:23: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, quer dizer de coisas pequeninas e são muito cuidadosos em dar o dízimo mas por outro lado tem negligenciado as coisas mais importantes que é como diz a justiça, fazer as coisas certas, ter misericórdia por outras pessoas e de ser fiéis”.

Ter fé, sim, continuando: “devíeis, porém, fazer estas coisas, isto é, deviam continuar a pagar o dízimo sem omitir as outras, isto é, sem omitir a justiça, a misericórdia e a fé”.

Porque os pontos mais importantes da lei, sim, é a justiça, a misericórdia e a fé mas Deus está a ver o nosso coração, está a esquadrinhar o nosso coração.

Por que o ministério de Jesus Cristo precisa dos dízimos?

Vejam aqui em 1 CO 9:13-14: “não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados no próprio templo se alimentam?”; sim, os sacerdotes e os levitas trabalhavam no templo suas várias responsabilidades, se alimentavam dos dízimos.

“e quem se serve do altar tira o seu sustento, podiam comer, assim também ordenou o Senhor aos que pregam o Evangelho”; nós temos uma missão na igreja de Deus como ministros de Jesus Cristo a pregar a Boa Nova do Reino de Deus.

Mas o Senhor ordenou aos que pregam o Evangelho que vivam do Evangelho, tal como Deus ordenou no AT isso para os levitas e no NT Deus ordenou para o dízimo irem para os ministros de Jesus Cristo e para que? Para pregarem o Evangelho.

Os membros da igreja de Deus Unida continuam a dizimar, sim, o sacerdócio de Levi terminou, a lei mudou e agora o sacerdócio é segundo a ordem de Melquisedeque, isto é, para o ministério de Jesus Cristo.

Tal como Abraão dizimava a Melquisedeque antes do sacerdócio de Levi, nós damos ao ministério segundo a ordem de Melquisedeque ao ministério de Jesus Cristo para a realização da missão da igreja para podermos fazer esta obra.

Vejam em 2 CO 11:7-9: “cometi eu, por ventura, algum pecado? Pelo fato de viver humildemente como se fossem vós exaltados visto que gratuitamente vos anunciei o Evangelho?”.

Queridos irmãos nós anunciamos o Evangelho gratuitamente e você não paga pela Boa Nova e pelos guias de estudo ou da obra que nós estamos a fazer e vocês estão a receber gratuitamente.

“visto que gratuitamente vos anunciei o Evangelho de Deus”, vocês não pagam.

“despojei outras igrejas”; o que é que ele está a dizer aqui? Recebendo o salário para os poder servir; Paulo diz que recebeu o dízimo de outras congregações para vos poder servir gratuitamente.

Sim, aqueles membros da igreja que querem dar o dízimo que lhes toca o coração e querem fazer e obedecer a Deus e dar o dízimo a igreja de Deus esse dinheiro é usado pela igreja de Deus Unida para pregar o Evangelho.

v. 9: “estando entre vós, isto é, Paulo estava entre eles, os coríntios, ao passar privações não fiz pesado a ninguém”.; não tive aí a pedir dinheiro a vocês.

Quando vou ao Brasil não estou a pedir dinheiro a vocês, não sou pesado a ninguém no Brasil ou quando vou a Angola ou a Portugal ou a outras áreas, não estou a pesar e a pedir dinheiro a vocês porque há outras congregações que estão a pagar por mim, particularmente as congregações dos Estados Unidos da América.

E por isso os irmãos quando vieram, pois, diz assim: “não me fiz pesado a ninguém pois irmãos quando vieram da Macedônia supriram o que me faltava”; quer dizer quando Paulo estava em Corinto estava a receber o dízimo de irmãos que tinham vindo da Macedônia mais particularmente da área dos filipenses.

Por isso ele não foi pesado aos outros porque recebeu o dízimo de outras congregações de outras igrejas.

Veja aqui em FP 4:14-18: “todavia fizeste bem associando-vos a minha tribulação e sabeis também vós óh filipenses que no início do Evangelho quando partir da Macedônia nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e a receber se não unicamente vós outros porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez mas duas o bastante para as minhas necessidades”.

Paulo recebeu dos filipenses não que eu procure donativo mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito, recebi tudo e tenho abundância, estou suprido desde que Epafrodito lançou as mãos o que me veio da parte como aroma suave como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.

O vosso pagamento do dízimo estava ele a dizer aos irmãos filipenses era um sacrifício que eles estavam a fazer.

Queridos irmãos quando você vive uma vida muito apertada financeiramente tudo é muito apertado mas você ainda paga o dízimo isso é como diz aqui é uma dádiva ou sacrifício aceitável e aprazível a Deus.

É um sacrifício que vocês estão a fazer, agradável e aprazível a Deus.

Queridos irmãos uma vez mais repito o que disse a pouco o dízimo é parte vital da adoração a Deus na igreja de Deus, encoraja a humildade perante Deus, encoraja a nós a por confiança em Deus quando as coisas são difíceis, encoraja a nós a desenvolver fé, confiança em Deus porque as coisas são difíceis.

Encoraja nós a avaliar adequadamente ou cuidadosamente como é que nós vamos usar os nossos recursos físicos porque são limitados e temos que ter muito cuidado e por isso ajuda a nós a desenvolver uma atitude e uma abordagem mais equilibrada e adequada acerca do nosso crescimento com Deus.

E por isso quando damos o dízimo tem que ser com uma atitude respeitosa mas que estamos a adorar a Deus e estamos a fazer isso de boa vontade.

Quando damos o dízimo estamos a alinhar a nossa atitude com a atitude de Deus, estamos a aprender a atitude de dar, sim, porque nós não queremos dar mas lembre-se que Deus é o grande doador, é aquele que tem tanta graça que dá tudo.

Você sabe andar, consegue andar? Consegue subir e descer escadas? Graças a Deus, Deus está a dar a você as pernas e joelhos para fazer isso; você sabe quando está mais idoso que os joelhos começam a ter dificuldades e você reconhece quando anda facilmente é uma dádiva de Deus, quando você consegue pensar claramente reconhece que é de Deus essa capacidade de pensar claramente.

Quando você consegue ver você reconhece que a visão vem de Deus porque quando você começa a ter problemas para ENXERGAR você talvez precise ir ao médico, ao oculista, a ter óculos ou coisa assim mas vê que é Deus que nos dá bons olhos.

E está claro quando ficamos mais idosos começamos a enxergar pior e pior mas vimos a reconhecer que vem de Deus.

E por isso precisamos de dar, aprender a dar como Deus nos dá e damos para que o Evangelho do reino seja pregado.

Precisamos de ser um bom exemplo de conduta e fé; o Evangelho, por exemplo, no Brasil é pregado pelos dízimos de irmãos em outros países, principalmente de um país, e espero que um dia venham e haja mais e mais dízimos no Brasil para que o Evangelho do Reino de Deus possa ser pregado no Brasil através das dádivas dos irmãos no Brasil que estão a aprender a passar o dom a outros.

E não é com uma atitude: OLHA EU TENHO QUE FAZER mas uma atitude de QUE QUERO FAZER sim, é uma lei de Deus, tem que dar 10%, não é 7 ou 8% e sim 10% e tem que dar não porque os ministros pedem mas porque eu quero dar e sinto-me alegre quando dou.

Vejam comigo se faz favor em AT 20:35: “tenho-vos mostrado em tudo trabalhando assim é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras de nosso senhor Jesus Cristo: mais aventurado é dar do que receber”.

É uma palavra de Jesus e é aqui o que está escrito em AT que é uma palavra de Jesus: é mais bem aventurado dar do que receber.

Queridos irmãos vamos ser abençoados quando damos e quando temos uma atitude de dar e as bençãos vem de muitas maneiras irmãos e irmãs, não é só financeiramente, pode ser simplesmente uma paz interna e mental que está tudo bem, embora vivamos com certas dificuldades mas estamos em paz e isso vem de Deus.

O amor que vem de Deus, uma bondade que vem de Deus e que nós temos que aprender a passar aos outros porque somos uma família espiritual, uma benção que vamos viver eternamente num corpo novo sem doenças ou fraquezas.

Queridos irmãos o dízimo é santo ao Senhor, é do Senhor como lemos em LV 27:30 no início do sermão, o dízimo é para ser dado ao Senhor, não é para o nosso uso, não é para eu decidir como vai ou não vai ser usado, o Senhor então passou essa responsabilidade ao ministério de acordo segundo a ordem de Melquisedeque do ministério de Jesus Cristo.

E o ministério de Jesus Cristo usa isso para a obra de Deus e não é sua responsabilidade e nem minha estar a criticar como Deus está a inspirar o ministério de Jesus Cristo a usar o dízimo.

Você já fez a sua parte e depois é responsabilidade do ministério de usarem o dízimo corretamente.

Esse é o primeiro dízimo que pertence a Deus, sim, que pertence a Deus mas a pergunta é: existe um outro dízimo além do primeiro dízimo? Para o nosso uso e para comermos no lugar que o Senhor escolher? Sim, existe, sabia que há um outro dízimo e nós o chamamos de segundo dízimo.

Vejam aqui em DT 12:4-7: “não fareis assim para com o Senhor vosso Deus mas buscareis o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos e por o seu nome e lá ireis e esse lugar fareis chegar os vossos holocaustos e sacrifícios e os vossos dízimos e ofertas das vossas mãos e emotivas”.

Aqui está a falar irmãos precisamos de ir ao lugar que o Senhor escolheu, o Senhor escolhe um local, um lugar, para observarmos as festas anuais de Deus, as festas de peregrinação.

E por isso é que diz: lá comereis perante o Senhor vosso Deus e vos alegreis em tudo que fizeres vós e vossas casas e que estiverem abençoado o Senhor vosso Deus”.

E como é que vão se alegrar com isso? Porque tem o dízimo para usar mas não é o primeiro dízimo que pertence a Deus para Deus dar ao ministério segundo a ordem de Melquisedeque do ministério de Jesus Cristo para fazerem e pregarem a Boa Nova do Reino de Deus.

Então estamos a falar do segundo dízimo que é para nós pouparmos para podermos usar durante a festa especificamente a festa dos tabernáculos que nós viajamos com outros irmãos e assim temos uma possibilidade de congregarmos com outros irmãos que vem de outras partes do mundo e por isso nós precisamos de fazer um compromisso e temos que fazer a nossa parte.

E aqueles que querem guardar a festa dos tabernáculos falem comigo porque vocês têm que fazer a vossa parte e tem que fazer um compromisso que estão a fazer a vossa parte.

Ora a sua parte é assim e a do outro pode ser mais elevada ou baixa, e então nós faremos isso e falem comigo para nós podermos falar com as pessoas a ver onde podemos dar uma assistência aonde é possível se a pessoa de facto a comprometer-se talvez não seja todos os anos mas talvez seja alguns anos possamos fazer, outros anos não possamos, mas vamos tentar ajudar conforme temos possibilidades.

Porque há outros irmãos que estão a dar a igreja para usar para os pobres.

Porque são OFERTAS, sim, porque o primeiro dízimo da igreja é para pregar o Evangelho mas há outros irmãos que além do primeiro dízimo dão ofertas e nós então tomamos dessas ofertas e tentamos ajudar os irmãos com necessidades.

Ora isso não quer dizer que podemos dar a todo o mundo, qualquer coisa: olha preciso de DINHEIRO, DINHEIRO, então não haveria dinheiro para nada e então tem que ser com cuidado mas diz aqui: que temos que ir ao lugar que o Senhor escolher para observar a festa dos tabernáculos e por que?

Porque aí é um programa de vocação, digamos assim, adulto onde aprendemos por um período de 08 dias, estudos todos os dias e aprendemos o caminho de Deus para termos temor de Deus!

Vejam aqui também ainda no cap. 12:17-19: “nas tuas cidades não poderás comer o dízimo do teu cereal”, como é que é que não podes comer o dízimo do teu cereal nas tuas casas?

Porque não é o primeiro dízimo pois esse pertence ao Senhor tem que ser o dízimo que pertence a ti que nós chamamos de segundo dízimo que é o dízimo para tu comeres e diz assim no v. 18: “mas o que comerás perante o Senhor nosso Deus no lugar que o Senhor teu Deus escolher tu, e teu filho, tua filha, teu servo e tua serva, e o levita que mora na cidade perante o Senhor teu Deus”.

Queridos irmãos, sim, o segundo dízimo é um sistema de poupança que nós usamos para nós próprios, para nós pouparmos nós próprios para nós usarmos durante as festas de Deus, as festas anuais, particularmente estas festas que acontecem durante 3 períodos do ano, períodos de peregrinação são o período das festas a volta dos pães asmos, de pentecostes e do período da volta da festa dos tabernáculos.

E por isso que diz em DT 16:16 diz assim: “três vezes ao ano todo o homem entre t aparecerá ao Senhor teu Deus no lugar que escolher na festa dos asmos, na festa das semanas que é pentecostes e na festa dos tabernáculos, porém não aparecerás de mãos vazias perante o Senhor”.

Sim, temos que aparecer! Temos que estar presentes! Nestas festas anuais!

Mas quando aparecem que não venham de mãos vazias, deem uma oferta e a quantidade é o que você pode e ninguém pode estar a dizer quanto você pode oferecer, seja o que for, é o que você pode.

Vejam em DT 14:22-27 que acabamos de ler a pouco que diz assim: “darás os dízimos de todas as sementes de ano a ano que recolher para fazer ali habitar o seu nome comerás os dízimos, do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e para que? Para que aprendas a temer o Senhor teu Deus todos os dias”.

Aprendes a respeitar o que Deus diz e quando observas a festa dos tabernáculos o lugar que Ele escolher porque a festa dos tabernáculos é uma festa que tens que sair de casa para estar numa residência temporária; “e quando o caminho for cumprido e longe, então converte isso em dinheiro, v. 25, vende o que tens e leva o dinheiro para esse lugar”.

“então esse dinheiro, v. 26, dá-lo-ás por tudo o que deseja a tua alma!”

Por que? porque é um décimo do rendimento do ano inteiro que vais usar por um período de 08 dias, um décimo da tua poupança, do teu rendimento, da poupança que fizestes do teu rendimento para usares durante o período de 08 dias e por isso vais ter possibilidade de viver de uma maneira melhor.

E por isso durante esse período vais observar a festa com alegria e júbilo! Por que? Primeiro que estas festas representam o plano de salvação de Deus, sim, as festas santas de Deus, representam o plano de salvação de Deus e se você não sabe peça esse nosso estudo bíblico, vá ao nosso site e encomende ou baixe diretamente do site porque as festas começam  com a Páscoa o sacrifício de Jesus Cristo, dos Pães Asmos que temos  que ter Cristo a viver em nós  e temos que nos comprometer a obedecer as leis de Deus  e tirar o pecado da nossa vida e ser um novo EU.

E depois a festa de Pentecostes onde reconhecemos que não podemos fazer isso sozinhos mas que precisamos do Espírito Santo para sermos as primícias de Deus.

Depois vem a festa das Trombetas que simboliza a vinda e o retorno de Jesus Cristo, depois o dia da Expiação que representa quando satanás vai ser aprisionado e depois a Festa dos Tabernáculos, sete dias que representam o reino milenial, o milênio, este reino que depois é completado pelo OITAVO DIA que representa o julgamento do trono branco.

Então esse período representa alegria e representa o vindouro reino de Deus, PAZ com paz, sem CORRUPÇÃO, numa era de abundância e por isso a festa dos Tabernáculos representa isso e por isso é importante na festa dos Tabernáculos você aprender durante o ano todo a temer Deus, a poupar isto para ter condições melhores na festa dos Tabernáculos e por que?

Para ser uma visão e para ajudar você ver que o MUNDO DO AMANHÃ vai ser muito melhor que este mundo de hoje.

Por isso queridos irmãos como cristão você precisa de observar os dias santos de Deus que Ele ordenou e por que? Porque eles retratam o seu plano de salvação para a humanidade através de Jesus Cristo.

Antes de você saber deles você podia dizer: olha eu não sabia durante mas agora que já aprendemos acerca deles não há mais desculpas e por isso nós os incentivamos a conhecer mais sobre o significado desses dias e como é que faz isso?

Praticando de ano a ano sempre pratica você vai aprendendo melhor o significado destes dias santos e assim que se cresce e que crescemos.

E por isso queridos irmãos também temos um guia de estudos bíblico que dá mais detalhes acerca da aplicação do dízimo e da Bíblia e pode baixar do seu site e pode encomendar.

Queridos irmãos deus nos dá instruções claras para darmos o dízimo e lembre-se que isto é uma lei e não é uma decisão sua de dar é uma lei que você tem que dar.

Mas não é a quantia que eu quero dar, é 10%, é o dízimo, é a quantia pedida por Deus.

A lei diz ou Deus diz o que temos que fazer e você precisa de ter uma atitude correta porque Deus está a esquadrinhar o seu coração.

Sim, nós não estamos constantemente na igreja de Deus a pedir dinheiro, não, não estamos, às vezes, sim, estamos a dar um sermão como este mas é simplesmente para nos educar acerca das leis de Deus e dos princípios de Deus.

Aplicando o que Deus quer que você obedeça às leis de Deus isso basta e semanalmente nos nossos cultos na igreja de Deus não estamos a passar bandejas ou pratinhos a pedir dinheiro, não, porque as pessoas sabem e enviam automaticamente os seus dízimos sem nós estarmos a pedir porque é entre essas pessoas e Deus.

Mas também há ofertas, vejam aqui em DT 16:16-17: “três vezes no ano todo varão aparecerá diante do Senhor, teu Deus, no lugar que escolher na festa dos pães asmos, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos, porém não aparecerá de mãos vazias, cada um oferecerá na proporção em que possa dar”; ‘por isso vai na festa e oferece na proporção que possa dar segundo a benção que o Senhor Deus lhe der concedido”.

Isto portanto não é o dízimo, é uma oferta.

Vocês sabem que no tempo do apóstolo Paulo em 1 CO 16 havia uma seca em Jerusalém eles então enviaram aos irmãos em Jerusalém e prepararam pacotes de comida, é claro que não era num sábado mas fizeram isso no dia seguinte, no domingo, para enviarem eles estes pacotes de comida e isso é um ato de dar e ensina um exemplo o princípio de dar generosamente e vejam aqui por ex. em 2 CO 9:1-2: “quando há assistência em favor dos santos é necessário escrevê-los bem reconheço a vossa presteza a qual me glorio junto aos macedônios dizendo que Acaia está preparada desde o ano passado e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos”; quer dizer vocês estão dispostos a dar para as necessidades que tem e são ofertas.

E vejam aqui nos v. 6-7: “isto afirmo aquele que semeia pouco, pouco ceifará, e o que semeia com fartura com abundância também ceifará, cada um contribua segundo o que tiver proposto no coração e não com tristeza ou por necessidade porque Deus ama a quem dá com alegria”.

Se você dá ofertas quando você dá o seu dízimo quando você dá com alegria, dá com uma atitude correta, dá o dízimo generosamente.

Queridos irmãos o primeiro dízimo é para você dar ao Senhor e é 10%, o segundo dízimo é para você poupara para você mesmo para você usar durante o período das festas, particularmente, a dos Tabernáculos e sim, também temos uma responsabilidade de cuidar daqueles que tem menos durante a festa ou assim cuidar do estrangeiro, do órfão, ou da viúva dentro das nossas regiões e além disso também há ofertas generosamente mas são ofertas de livre vontade de acordo com o que você pode.

Queridos irmãos Deus diz-nos para O provarmos e você está pronto a fazer o que Deus diz para você fazer??? E você tem fé que Deus o vai ajudar???

Qual é a sua atitude quando você dá o dízimo???

Queridos irmãos Deus está analisando a sua atitude e veja aqui em JR 17:10: “Eu o Senhor esquadrinho o coração e Eu provo os pensamentos e isto para dar a cada um segundo o seu proceder e segundo o fruto das suas ações”.

Lembra-te irmão e irmã que Deus está esquadrinhando o seu coração e os seus pensamentos.