Você está pronto para o seu encontro com Cristo ao Seu retorno? Eventos antes da última Trombeta de Deus

Você está aqui

Você está pronto para o seu encontro com Cristo ao Seu retorno?

Eventos antes da última Trombeta de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (48.53 MB)

Download (Baixar)

Você está pronto para o seu encontro com Cristo ao Seu retorno? Eventos antes da última Trombeta de Deus

MP3 Audio (48.53 MB)
×

Quando Cristo retornar precisamos de ser considerados dignos para estar em pé na presença de Jesus Cristo. Este sermão explica os eventos a acontecer a um nível de visão geral, para não sermos apanhados de surpresa, e depois o que Deus requer de nós.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Vocês estão prontos para o encontro com o seu Criador? Eu estou pronto, perguntando a mim mesmo?

Esse futuro encontro vai ser o maior evento da história do Universo quando os primeiros filhos de Deus, está claro, depois de Cristo vão ser membros da família de Deus.

O governo humano hoje em Dia, queridos irmãos, só trazem dores e sofrimentos e nós, está claro, oramos venha o Teu reino!

Mas a pergunta em questão que estou a fazer hoje é a seguinte, irmãos: você e eu estaremos lá quando o reino for estabelecido por Jesus Cristo, vamos estar em pé à frente do filho de Deus?

O mundo hoje em dia, queridos irmãos, é governado pelo deus deste século como lemos em 2 CO 4:4 que diz:

“que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos”

Todo mundo está cego! Para que não entendam a beleza da boa nova da glória de Cristo e de que quando Jesus Cristo vier não entendem o reino de Deus!

Queridos irmãos, mas vai haver um momento, digamos assim, pivô, em que isto vai mudar! E isso é descrito em AP 11:15 lemos:

“o sétimo anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vozes dizendo: o reino do mundo, governado pelo deus deste século, se tornou o reino de Nosso Senhor, o Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos”

Sim, o reino do mundo se tornou o reino de Deus e vai ser um momento a essa última trombeta, o sétimo anjo em que vai haver esta mudança e vai ser para sempre e daí em diante Deus através de Jesus Cristo e com Seus santos ressuscitados vão reinar o mundo para sempre.

Ora, este sétimo anjo que tocou a trombeta é parte das sete proféticas trombetas de Deus que são descritas em AP 8: 2 e lemos:

“quando o Cordeiro abriu o sétimo selo houve um silêncio no céu de cerca de meia hora e então vimos os sete anjos que se estão em pé diante de Deus e lhes foram dadas sete trombetas”

E são sete trombetas especiais e que são trombetas de Deus e foram dadas aos anjos para soarem em ocasiões especiais, estes sete passos e eventos vitais da mudança do mundo que é governado por satanás para o mundo que vai ser governado por Jesus Cristo debaixo da autoridade suprema do Pai.

Então, qual é o sinal de que isto vai acontecer? Isso lemos em JL 2:31-32 lemos:

“o sol se converterá em trevas e a lua em sangue antes que venha o grande e terrível dia do Senhor e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Aí se vê um sinal que quando houver estes prodígios no céu: sangue, fogo, fumaças e o sol se converterá em trevas e a lua em sangue então isso é o sinal que depois vem o grande e terrível dia do Senhor, dia de Deus.

Então, estes sinais celestes são nada mais nada menos os que são descritos em AP 6:12-17 lemos: este sexto selo que diz:

“houve um grande terremoto, o sol ficou negro como saco de crina, a lua toda como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra, o céu se recolheu e então os reis e grandes autoridades se esconderam nas cavernas, tudo isto é a IRA DO CORDEIRO”

“porque chegou o grande dia da ira Deles e quem pode suster-se?”

Quem é que pode se manter em pé? É uma boa pergunta e em LC 21:36 lemos:

“vigiai, pois, a todo o tempo, orando para que possas escapar destas coisas que têm que acontecer e estar em pé, suster-se, na presença do filho do homem”

Quem pode estar em pè:

“aquele que seja digno por Deus” como diz na ARC e estar em pé na vinda de Jesus Cristo.

Queridos irmãos, nós precisamos, é necessário, é importante, sim, para estarmos em pé perante a presença do filho do homem, para estarmos ressuscitados e presentes quando o filho do homem vier para reinar à Sua segunda vinda e por isso é importante entendermos esta sequência profética de acontecimentos até a última trombeta que representa ou simboliza a segunda vinda de Cristo.

Ora, porquê isto é importante? É importante para estarmos prontos e considerados dignos e possamos estar em pé para sermos coroados como filhos e filhas de Deus e sermos governados, e governar e julgar, e sermos professores e sacerdotes no reino de Deus, no governo de Deus, debaixo de Jesus Cristo porque Ele será o rei dos reis e senhor dos senhores, e claro, estará governando sobre a autoridade suprema do Pai.

E por isso vamos dar uma vista a esta sequência técnica de eventos do livro de AP como os sete selos e a descrição quando esses selos são abertos e começa em AP 6 vejamos no v. 1 e lemos:

“vi o Cordeiro e que abriu o primeiro selo, e depois um cavalo branco e mais adiante no v. 3 se vê o segundo selo, o cavalo vermelho, e depois o terceiro selo, um cavalo preto, e depois no v.7, o quarto selo que era um cavalo amarelo”

Ora, estes quatro selos simbolizam os 4 cavaleiros representando falsa ideologia ou falsa religião simbolizando: guerras, fome e a morte e a sepultura além de que devemos de estar a observar durante este período dos 4 cavaleiros tem existido e existem hoje em dia com religiões falsas, ensinos falsos, falsos líderes a dizerem que vão resolver todos os problemas do nosso país ou do mundo e com suas politiquices e ideologias e causando problemas, guerras, dificuldades, dores e causando fomes e morte, e doenças ou seja o que for!

E por isso temos visto a caída dos países israelitas, caída da moralidade neste mundo, assim como diversos problemas sociais e a formação da besta, e da marca e dos desenvolvimentos que por si próprios são outro tema que não vou abordar hoje

Mas o importante é que conforme estes acontecimentos e estes cavaleiros vão ficando piores nós temos que perseverar até o fim! E como lemos em MT 24> 13-14 lemos:

“aquele, porém, que perseverar até ao fim esse será salvo e será pregado este evangelho do reino por todo o mundo”

Esta boa nova do reino de Deus onde Jesus Cristo virá para governar e estabelecer paz na Terra vai ser pregada, e essa é a obra que a igreja de Deus Unida estamos a fazer hoje em dia: pregar esta boa nova e para que? Para testemunho a todas as nações, esse é o propósito da pregação do evangelho é para o mundo saber que quando isto vier a acontecer tem uma esperança!

Por isso é importante pregarmos este evangelho agora como testemunho e então virá o fim! Sim, o interessante é que muitos se arrependessem agora sem este grande problema que vai acontecer, esta grande tribulação que breve vai acontecer!

E quando a GT vier muitas pessoas irão se arrepender e a nossa responsabilidade de hoje em dia pregar o evangelho para darmos uma esperança a essas pessoas de se arrependerem e então lerem os nossos guias de estudos, nossos vídeos e sermões e ver e pensar:

AH DEVÍAMOS DE NOS TER ARREPENDIDO ANTES! MAS TEMOS QUE NOS ARREPENDER AGORA!

E quando esse fim vier é o período como lemos por ex. Em MT 24 começando no v. 36 e lemos:

“aquele dia e hora vem, ninguém sabe, nem os anjos dos céus e nem o filho senão o Pai, pois, assim como nos dias de Noé também será este período da vinda de Cristo, o filho do homem, por quanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam e não tomaram a devida atenção ao que Noé disse; casavam-se se davam em casamento até o dia em que Noé entrou na arca”

E depois foi tarde demais!

“e não perceberam se não quando veio o dilúvio e os levou a todos e assim também será na vinda do filho”

E entraram na arca a família de oito e esses foram protegidos e por isso ninguém sabia quando viria a chuva, mas aqueles que se arrependeram Noé e a sua família eles então se submeteram e entraram na arca.

Esse período então vai ser nos dias do fim como está descrito em MT 2415 lemos:

“quando vires o abominável da desolação como disse o profeta então os que estiverem lá fujam”

E no v. 21 lemos:

Porque nesse tempo haverá grande tribulação”

Um grande problema mundial, a GT, o quinto selo, como lemos em AP 6:9:

“quando Ele abriu o quinto selo viu então essas pessoas que sofreram e morreram debaixo dessa tribulação, e muitos mais serão mortos durante esse período

Por isso nesse quinto selo vai haver uma divisão entre os quatro cavaleiros e o quinto selo, é esta abominação desoladora como escrito no livro de DN e isso queridos irmãos é outro tema que preciso abordar em outro dia, mas neste momento vamos ver que vai haver um período em que certas pessoas vão ser protegidas tal como Noé foi protegido.

E então temos o período da tribulação e vemos em MT 24:29 vemos assim:

“logo em seguida a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão no firmamento e os poderes do céu serão abalados”

Então, voltamos ao ponto ensinado agora a pouco os sinais celestes que acontecerão depois da GT e também lemos aqui no v. 22:

“que se não tivessem aqueles dias terem sido abreviados, ou diminuídos em intensidade, ninguém seria salvo”

Sim, porque esta tribulação será tão intensa que ninguém se salvaria, mas:

“por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados”

O que isto quer dizer? Estes dias serão abreviados para eles serem protegidos para poderem sobreviver e serem salvos, os escolhidos.

E vejamos então em AP 6:12-14 se vê então o sexto selo que são os sinais celestes e que vimos em MT 24 que após a GT temos os sinais celestes, isto é, após o quinto selo.

E neste sexto selo acontecerão os sinais celestes que vão abreviar, digamos assim, a GT para várias pessoas serem salvas como vamos ver e por isso que diz a respeito do sexto selo aqui são os sinais celestes como lemos em JL 2:31-32 onde estes sinais são antes da vinda do Senhor.

Ou em outras palavras, os sinais celestes são quando Deus diz: basta, chega e então Ele vai começar a intervir nas condições mundiais, virá a ira de Deus no mundo, mas antes Dele começar a castigar o mundo temos AP 7 e se vê aí a proteção de 144 mil israelitas e um grande número de pessoas, uma grande multidão, de todas as nações, isto é, daqueles que não são israelitas, os gentios.

E estes saíram da GT, lemos no v. 14, e estes vão ser selados e serem protegidos e salvos como lemos em MT 24 porque esses se vão ter arrependido e vão se vestir das vestiduras brancas como lemos no v. 13 de AP 7

E depois disso então lemos em AP 8:

“então o Cordeiro abriu o sétimo selo e houve silêncio por cerca de meia hora e então e este sétimo selo que representa as sete trombetas que representam o Dia do Senhor que é este último ano destes 3 anos e meio da GT, o período de 3 anos e meio é reduzido e este último ano é o Dia do Senhor.

Então esta intensidade o último ano da GT é reduzida porque Deus está a proteger aqueles que se arrependeram e então vemos em AP 8:7-12 vemos estas primeiras quatro trombetas onde no v. 7 a primeira vemos afetando a terça parte da Terra, e no v. 8, a segunda trombeta afetando a terça parte do mar, e depois no v. 10 a terceira trombeta afetando a terça parte dos rios e as fontes d'água.

Isto é, a segunda afeta as águas salgadas e a terceira afeta as águas doces e depois se vê a quarta trombeta no v. 12 afetando parte do sol, da lua, das estrelas, quer dizer a volta do céu, mas não do céu onde Deus se encontra e sim o primeiro céu à volta do planeta terra.

E então depois diz assim no v.13:

“ai, ai, ai”

Então as 4 trombetas descritas vão afetar a terra, o mar, as águas doces e este céu à volta da terra. Depois destas quatro trombetas há mais três e essas são descritas como: ai, ai e ai, isto é, serão coisas terríveis a acontecer; então, esta quinta, primeiro dos três ais, começa em AP 9:1-12 e então se vê essa trombeta que representa esses gafanhotos que não vão causar dano à erva do campo, mas que vão afetar os homens, aqueles que não foram selados!

Pois, antes de Deus começar com os sete selos e as sete trombetas, os servos do Senhor, aqueles que se arrependeram durante os dois anos e meio iniciais da GT vão ser selados e agora se vê que vão ser protegidos!

Aí vemos a importância e a esperança de pregarmos o evangelho agora para todo o mundo como testemunho pois quando esta GT vier e o mundo estiver completamente num desastre as pessoas vão reconhecer o que tínhamos pregado; e não tenho prazer em dizer isto, irmãos, porque isto vai ser muito doloroso para muitas pessoas, familiares, parentes, muitos dos que amamos e hoje em dia não querem se arrepender.

E a coisa vai ser difícil, e sim, muitos vão morrer, mas muitos como diz: uma grande multidão vai se arrepender e isso vai ser o fruto nesse período da nossa obra hoje que é pregar o Evangelho do Reino de Deus!

Por isso, irmãos, há uma esperança de que essas pessoas se venham a arrepender e por isso que diz: o período foi abreviado, digamos assim, para que essas pessoas possam ser salvas e serem seladas durante o período da intervenção de Deus.

Queridos irmãos, estamos a ler aqui em AP 9 dos vs. 1-12 que é o primeiro AI que são estes gafanhotos e muito provavelmente vai ser o rei do norte ou, digamos assim, a besta que vai atacar o outro domínio do mundo do norte e oriente, onde o rei do norte, a besta, seriam nações europeias, o reino unido novo de dez reis na Europa, uma ditadura, pois haverá grandes mudanças para mudar a Europa de uma democracia para uma ditadura e serão muitas mudanças na Europa que vão acontecer.

E o outro ponto de força serão as nações do norte e oriente, isto é, nações como China, Coreia, Índia, Irã, Rússia e se vão unir e essas nações vão ser atacadas pela besta e então por cinco meses, talvez gases ou coisas desse gênero que vão causar grandes dores as pessoas, mas que não vai destruir a verdura nem as árvores e isso afetará as pessoas por um período de cinco meses.

E por isso estamos a falar que este DIA DO SENHOR, este período de sete trombetas por um período de um ano, onde um dia representa um ano em analogia em NM 34, em EZ 4, 5 e 6, um dia por um ano e vemos aqui que só nesta última trombeta, a quinta trombeta, que será por um período de cinco meses!

E depois desse período, esse AI passou e teremos a sexta trombeta que será o contra-ataque, digamos assim, dessa nação ou grupo de nações do norte e oriente contra as nações da besta, a Europa!

E esse contra-ataque vai causar como diz aqui: uma terça parte dos homens venham a ser mortos, isto é, está aqui em AP 9:15, e possivelmente com tipos de bombas atômicas ou algo desse gênero e vão se reunir e fazer um exército das nações do norte e oriente de duzentos milhões de pessoas, diz aqui: 20.000x10 milhares nesse exército e está claro, populações de nações como China, Rússia e a Coréia e a Índia para acumular esse número tão grande de pessoas.

E a terça parte dos homens vão morrer como se lê nos vs. 15, 18 e será um período terrível! Esse período da sexta trombeta desse AI só acaba em AP 11:14 se lê aí: passou o segundo AI e eis que sem demora vem o terceiro AI.

E, sim, há outros capítulos que inserem certos detalhes, mas um ponto interessante é que para o fim desse período se lê também aqui em AP 10:5-7:

“então o anjo que vi em pé sobre o mar e a terra e colocou sua mão direita para o céu e jurou por Aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu e a terra, o mar e tudo que neles existem jã não haverá demora”

Isto é, ao fim deste segundo AI então não vai haver mais demora e por quê?

Porque os dias do sétimo anjo, da sétima trombeta, quando estiver a tocar então se cumprirá o MISTÉRIO DE DEUS! Que segundo Ele anunciou aos seus servos, os profetas!

Este mistério é que na última trombeta os santos irão ressuscitar e se transformarem de seres humanos para seres espirituais, com a vida eterna e como filhos e filhas de Deus; esse grande mistério de Deus vai ser cumprido!

Vejam em RM 8:18 lemos:

“porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente deste mundo, desta era, não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”

Quando? No retorno de Cristo! Quando formos transformados para seres espirituais como lemos em 1 CO 15:52-53 então vemos esta ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.

Está a dizer que na vinda de Cristo, à última trombeta, vai haver a ressurreição e vai haver a revelação dos filhos de Deus, este mistério de Deus será revelado e manifestado e vai ser cumprido; e vejam também no v. 23:

“e não somente ela, a criação, mas também nós que temos as primícias do Espírito que é simbolizado pelo dia de Pentecostes, mas agora gememos no nosso íntimo e temos que vencer até ao fim! Aguardando a adoção, ou melhor, a filiação de filhos de Deus no reino de Deus com o nosso corpo redimido desta fraqueza da carne para sermos seres espirituais”

Por isso, aguardamos essa redenção, irmãos, na última trombeta e vamos ver agora em AP 11:15, onde no v. 14 vimos que acabou o segundo AI, isto é, a sexta trombeta e sem demora vem o terceiro AI, a sétima trombeta, a última trombeta que representa à vinda de Cristo, a primeira ressurreição; e lemos no v. 15:

E o sétimo anjo tocou a trombeta que é a última que são as sete trombetas proféticas de Deus e houve no céu grandes vozes dizendo: o reino do mundo se tornou do Nosso Senhor”

O deus deste século o deixou de ser e o reino deste mundo se tornou de Deus que O vai governar a partir deste período e depois vejam no v. 18 e está claro que as nações estarão furiosas:

“mas a ira de Deus no tempo determinado chegou “

Com três grandes acontecimentos:

1º “para serem julgados os mortos, isto é, alguns mortos vão ser julgados para ressuscitarem à vinda de Cristo e por isso vão estar na primeira ressurreição e os outros mortos vão ser julgados para continuarem a dormir por ao menos por mil anos! E depois diz no segundo evento:

“para se dar o galardão, a recompensa aos servos de Deus sejam profetas, ou santos ou aqueles que temem o Senhor Deus, o nome de Deus, sejam pequenos ou grandes, ou tenham sido pessoas importantes ou não”

E em terceiro grande evento:

é para Jesus Cristo destruir os que destroem a Terra”

E por isso esta última trombeta, a sétima trombeta, diz aqui claramente que representa a primeira ressurreição, representa o período do galardão e o período de destruir estas nações que destroem a Terra.

Queridos irmãos, está claro, isto tudo é uma descrição muito técnica e eu tentei abordar isso a um nível geral para dar a vocês este entendimento, sim, muitos detalhes não abordei, mas o que Deus quer de você e de mim. Sim, porque você e eu podemos ter todo o conhecimento técnico e rico, mas o que Deus quer de você e de mim? Então, vamos ler agora em MQ 6:8 lemos:

“Ele declarou o que o Senhor pede de ti”

O que o Senhor requer de você? O que Deus quer de nós?

“pratiques a justiça”

“ames a misericórdia”

Andes humildemente com o teu Deus”

Faças o que é certo, o correto, tenhas amor pela misericórdia, sejas uma pessoa que deseja perdoar e sejas fiel neste mandamento de humildade, nunca deixes essa humildade, precisas de ser fiel e continuar sempre ser humilde; não te tornes arrogante, isto é, andar com fé, com confiança, humildemente perante Deus!

Isso é o que Deus quer: JUSTIÇA, MISERICÓRDIA E FÉ, isto é, andar humildemente com fé.

Queridos irmãos, isto é muito semelhante a MT 23:23 lemos:

“Jesus Cristo disse aos escribas e fariseus: ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, coentro, cominho, etc., e diz depois: não é que não devíeis de ter feito isso, mas negligenciastes os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé”

O mesmo que lemos em MQ andar com a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com fé confiando em Deus; não sejas arrogante e não penses que vais resolver os problemas; tens que ser humilde e confiar em Deus!

Então, queridos irmãos, vejamos em MT 25:31 lemos:

“quando vier o filho do homem na Sua majestade e todos os anjos com Ele então se assentará no trono da Sua glória”

Queridos irmãos, então, Ele vai começar a julgar as nações e a pergunta é: você vai estar em pé na presença do filho do homem para julgar com Ele e debaixo Dele as nações?

Você está pronto para o encontro om o Seu criador? e qual é a nossa missão, irmãos? sim, a nossa missão é pregar o Evangelho a todo o mundo como testemunho, e dizes correto!

E sim, irmãos, isto é uma esperança como vimos, esperança de que parte da igreja vai ser protegida e aqueles que não se arrependeram vão ser selados depois de dois anos e meio da GT quando esse período vai ser diminuído e enfraquecido por causa do que vimos: os sinais celestes onde Deus intervém a partir desse momento.

E por isso existe uma esperança porque existe uma proteção, se somos fiéis, e vai haver arrependimento de pessoas durante a GT e isso vai ser o fruto da nossa obra, hoje.

Sim, depois disso, os outros não vão se arrepender e há uma esperança porque Jesus Cristo virá de certeza para salvar o mundo daqueles que estão a destruir a Terra!

Mas a resposta não é só pregar o evangelho, irmãos e temos outra pergunta que é o que Deus requer de ti e de mim? Ou em outras palavras é obra de Deus dentro de você, mudando o seu coração, a sua maneira de ser, do velho eu para o novo eu e que segue a justiça, a misericórdia e anda humildemente na fé! e vejam em 2 PE 3:11 lemos:

“visto que estas coisas todas hão de ser desfeitas”

Isso tudo vai passar então qual é o ponto importante da profecia?

A profecia é: eu sei isto, sei aquilo sei quem é a besta, e também a marca da besta e isto tudo e isto é que é importante na profecia! Não!! O importante é que isto nos conduz a um arrependimento para sermos como os que vivem em santo procedimento e piedade.

O importante é isto:

O trabalho de Deus em nós! Sim, precisamos de pregar o evangelho ao mundo como testemunho a este mundo para que quando a GT vier as pessoas vão se arrepender, mas existe uma obra de Deus em nós e que é igualmente importante que é mudarmos do velho EU para o novo EU, isto é, viver num santo procedimento e piedade! Esta é a parte importante da profecia que vai nos levar ao arrependimento!

E nos conduzir a sermos uma nova pessoa! E como diz em 2 PE 3:18: um crescimento em nós da graça de Deus para termos mais amor, caridade, carinho, misericórdia para com os outros para crescermos na graça! E entendermos qual é a meta do caráter de Deus de que precisamos de conhecer: quem é Cristo e para virmos a ser como Ele e imitá-lo.

Queridos irmãos, isto que é importante e então vemos em MT 25:34 lemos:

“se você vai se arrepender, mudar então dirá o rei aos que estiverem à Sua direita: VINDE, BENDITOS DO MEU PAI, ENTRAI DA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO”

Entrai no reino irmãos, e você está pronto? Para estar em pé diante do Seu criador?