This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
seconds Boa tarde, amigas irmãos, aqui aos campos! Estamos vivendo, em tempos, excecionalmente difíceis. Desde quando houveram aqueles ataques de terrorismo nos Estados Unidos, no dia 9 de setembro de, perdão, no 11 de setembro de 2001, a guerra contra o terrorismo só se intensificou.
Na Europa, por exemplo, vimos os ataques recentes na Europa, em Paris, contra aquela revista satírica de Charlie Hebdo e seus jornalistas. No mesmo período, vimos também um ataque contra um supermercado judaico.
Vimos várias demonstrações e prisioneiros, pessoas levadas para a prisão por causa desses ataques. Vimos também, queris irmãos, lutadoras pelo chamado Fundamentalismo Islâmico, a voltarem para os seus países de origem, e que, conforme várias policiais dizem, vão causar problemas nos seus próprios países. Na verdade, vemos uma grande crise na religião. Cristãos estão a ser assassinados na Nigéria aos milhares.
Por outro lado, vemos-se crise no Oriente Médio. Por exemplo, recentemente, em Israel, 12 pessoas foram esfaqueadas num ônibus em Tel Aviv. Vê-se pessoas atacaram com machado e com facas e esfaquearam pessoas no ataque numa sinagoga. Quatro pessoas morreram e seis foram magoadas. Cristianos, podemos continuar com estas histórias, coisas terrivas que existem no mundo hoje em dia. Depois, ve-se problemas na Europa, na Ucrânia, com a pressão russa. Vê-se os extremistas russos atacarem cidades como Donetsk e outras. Vê-se que também no Ucrânio, também os reservistas foram chamados até a dada 50 anos para servirem no exército. As coisas não se estão a olhar de uma maneira positiva, certamente, na Europa. Vê-se um grande probilhão económico com esta crise financeira que começou em 2008 e que ainda continua. Por outro lado, isto está a acalzar grupos extremistas da direita, como por exemplo, na Alemanha, um grupo que se chama A Pegida, um grupo muito extremista. Também na Itália, outro grupo, a Aurora Dourada, também está a aparecer aí, também extremista da direita. Na França se vê, na frente nacional, também aparecer. Dizendo palavras como as peças subhumanas que invadiram o nosso país, queris irmãos mas que insulto e aí so pessoas. E depois, além disso, vê-se os envolvimentos económicos e políticos, por exemplo, na China, na Coreia do Norte, que estão a pôr novas pressões na área asiática da Ásia e do Pacífico.
E depois vê-se a situação no Irão e no Iémane. E depois vê-se esta caída de preços do óleo, parcialmente parece que ser artificial, porque está a ser causada, talvez, por outros países.
E que é possível que venha a trazer certas companhias de óleo. A Falência, a Bangarrota.
Estamos à beira, talvez, numa UPA, ou IPA, inflação. Uma superinflação. Talvez uma crise financeira ainda pior, que aqui existe hoje. E há muitos outros problemas, assim, à nossa volta, que existem irmãos há centenas de problemas. Entretanto, o líder de uma nação, você sabe quem foi, não estou a dizer aqui para não estar a dizer mal dele, mas estou a dar um exemplo.
Diz-se neste momento, com uma economia em crescimento, déficit sem queda, uma indústria movimentada e uma produção de energia em expansão. Saímos da receção mais livres para escrever o nosso próprio futuro do qualquer outra nação na Terra. Cris irmãos, claramente, tomar uma posição desta não é haver a verdade completa, porque existem situações terríveis à nossa volta, como mencionei há pouco. Na melhor das hipóteses, ter uma atitude dessas é como uma abstruse porverbial com cabeça na areia. E, Cris irmãos, a Bíblia nos avisa deste que precisamos ter cuidado dessas atitudes. Vejam como isso faz favor em primeiro de Salunicenses, primeiro de Salunicenses, capítulo 5, começando no versículo 1 até 4. Diz-se, irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade que eu vos escreva.
Pois vós mesmos estáis inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão da noite. Quando andarem dizendo Paz e Segurança, Cris irmãos, quando ouvimos discursos de pessoas ou lidas nações a dizerem que as coisas estão todas a andar bem, quando se diz Paz e Segurança, eis, estes de repente, eis de repente, que lhe sobrevivirá, repentina destruição. Como veem as dores de parto, como veem as dores de parto, há que estar para dar à luz e, de nenhum modo, escaparão.
Cris irmãos, precisamos ter cuidado, precisamos ter cuidado com isto. Continuando então no versículo 4. Mas vós irmãos, não estáis em trevas, não estáis na escuridão, não estáis nesta mentira, em que não estão a ver a verdade. Para que este dia, como ladrão, vos apanha da surpresa. Cris irmãos, estamos a ver a verdade do que está à nossa volta?
Estamos a ver bem o que está à nossa volta? Vejam, por exemplo, em Lucas 21. Lucas 21.34 a 36 diz assim. Acalte lá, vos, por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vós Curação fique supercarregado com as consequências da orgia, da embriadez e das preocupações deste mundo. Sim, como cristãos, digamos não, não estamos em consequências da orgia. Como cristãos, não estamos embriagados, mas precisamos ter cuidado. Estamos envolvidos nas preocupações deste mundo.
E para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um aço. Pois há de sobreviver a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Sim, há de aparecer repentinamente nas pessoas que vivem neste mundo. E isso vai ser repentino. Versículo 36. Vigie-ai pois a todo o tempo orando para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do filho do homem. Queres irmãos, estamos a vigiar? Estamos a vigiar estes acontecimentos à nossa volta para não estarmos adormecidos, nós estarmos envolvidos nas preocupações deste mundo e não por isso não estamos até cuidados nos próprios.
Precisamos ter, ser vigilantes, queres irmãos, bem vigilantes, para sermos contados entre aqueles que possam escapar. Por quê? Porque uma das razões é que as pessoas não amaram a verdade. As pessoas não amaram a verdade. Estas coisas estão a acontecer, basta abrir os olhos para verem a verdade e não serem iludidos ou serem enganados por conversas e palestras de políticos a puxarem a sua própria, digamos assim, agenda.
Por exemplo, se ter cuidado, meus irmãos, porque até Cristo e Mateus 24, 24 disse que vão enganar e, se possível, enganariam os próprios eleitos. Isto quer dizer, queres irmãos, que até algumas pessoas que estão verdadeiramente convertidas serão enganadas, se não estão a vigiar. E, por isso, há várias áreas em que devemos estar a vigiar, a nós próprios. Mas há uma área que eu quero falar hoje, e esta área, uma área em que vai enganar o mundo inteiro.
Isto é a besta e o falso profeta. E, por isso, hoje quero ver, ou olhar, alguns sinais indificadores, ou identificadores, que identificam a besta e o falso profeta, para que nós não nos sejam-nos enganados.
Por isso, para entender quem é a besta do tempo do fim, precisamos começar com o sonho do nosso. Eu não vou focar em todos os detalhes históricos, pois eles existem, mas vou só focar na grande visão, para dar uma grande visão e andar para a frente e identificarmos quem é a besta.
Em Daniel 2, há-io uma estátua grande, que, digamos assim, é um esboço da história mundial, conforme afeta a nação de Israel.
E os judeus tinham sido feitos cativos. Pelo Império Caldeo, isto é, Cala Babilónia, há cerca dos anos 600 a.C.
Aí, durante esse período, Daniel estava no Cativeiro, teve um sonho acerca desta grande estátua. E esse sonho foi explicado a ele e ele explicou ao Impredor, ao rei da Babilónia, o Nebocado Názar. Explicou que representava quatro grandes impérios gentios, como vocês podem estudar isso com seu próprio tempo, entre Daniel 2 a partir dos versículos 36 até o fim do capítulo. E esses impérios continuariam até a 2ª Vinda de Cristo. O último Império continuaria até a 2ª Vinda de Cristo. Esses impérios foram o primeiro, foi o Império Caldeo, do próprio reino Nabucudonássar, que foi a cerca dos anos 625 a.C. Depois veio o Império Médo Persa, dos anos 555 até a volta de 330 a.C. E entre seu lugar veio o Império da Grécia, com Alexandre Magno, que conquistou a persa entre 333 a 330 a.C. Foi uma coisa muito rápida, mas ele só viveu um ano depois da sua conquista. E os seus quatro generais formaram quatro divisões e, por isso, dividiram o Império em quatro regiões. Depois, mais adiante, como podem ler na descrição de outras profecias de Daniel, do capítulo 7 até o capítulo 11, foram reduzidas a duas áreas, nomeadamente o Rei do Norte e o Rei do Sul. Mas foram absorvidas. Essas divisões foram absorvidas pelo que veio a ser conhecido como o Império Romano. O Império Romano, baseado, basicamente, na Europa. O Império Romano, que começou no ano 31 a.C., e que continuou até o ano 476 a.C. Daniel 7, como expliquei, dá mais detalhes acerca deste Império Romano, que era terrível e espantoso e muito forte.
Durante o período da vida de Cristo, na sua primeira vinda há dois mil anos atrás, e durante o período em que o livro da Apocalypse foi escrito, foi cerca do ano 95 a.C., nesta altura só existia este quarto Império. Os outros três já tinham acabado de existir e tinham sido absorvidos pelo último, pelo quarto, que era o Império Romano. Este Império Romano continuou a existir até ao fim de 476 a.C. Por isso, o livro da Apocalypse só toma em consideração esta última besta, que é o Império Romano, que é o único que existia para os outros já tinham acabado de existir e já não existia mais, que era o Império Romano. E, então, o livro da Apocalypse só fala acerca desta besta, que é o Império Romano, a qual, embora tenha sido, digamos assim, destruído no ano 476, teve sete ressoleições depois, ou teve até hoje seis, vai ter uma sétima, mas profeticamente está escrito que terá sete ressoleições. E, por isso, isso está escrito aqui na secção de Apocalypse, Capítulo 13. E, por isso, põe uma marca em Apocalypse, Capítulo 13, porque vamos entrar e sair deste capítulo. E a Apocalypse, Capítulo 13, fala acerca desta besta, que, como vimos, é o Império Romano.
E diz assim, vi emergir do mar uma besta que tinha dez cifres e sete cabeças e sobre os cifres, dez diademas e sobre os cabeças nomes da blasfémia. E, por isso, vejo-me isso aqui, que, seguindo a pista, digamos assim, de Daniel 2 e Daniel 7 e dessas escrituras, a besta é o Império Romano, que existiu entre 31 a.C., a 476 d.C., tal como é interpretado pela Bíblia. Podem estudar isso em Daniel 2 e Daniel 7. Por isso, para entendermos quem é a besta, temos que olhar esta pista profética de Daniel 2 e Daniel 7 e chegamos à conclusão que a besta é o Império Romano, que era baseado na Europa. Por isso, só podemos entender qual é o governante, qual é o homem que governa este Império, esta besta, quando seguimos a pista do Império.
Está da besta. E por isso, a besta não é a Rússia, porque a besta é o Império Romano. A besta não é os Estados Unidos, porque a besta era o Império Romano. A besta não é um país no Oriente Bédio, porque é o Império Romano, é baseada na Europa. E por isso, o líder da besta estará também na Europa, estará também baseado na Europa. Por isso, entendendo que o Império é baseado na Europa, que é basicamente o Império Romano e as suas resolversões, nós então podemos focar em quem é o seu líder.
Por isso, um líder da Europa não é, por exemplo, o Sr. Putin da Rússia, ou, por exemplo, não é o Sr. Obama dos Estados Unidos, nem é, por exemplo, um líder do Oriente Bédio.
Mas será um líder na Europa. E, como o Império é governado por um homem, o Império reflete esse homem, as características de liderança desse homem.
E, por isso, vamos ver, então, algumas outras sinais identificadores desta besta. Desta besta, particularmente ao tempo do fim. E, por isso, vemos aqui, em Pau Calipe XIII, versículo 1, que é um poder, que é um poder que é rei com xifres, com dedemas, com poder de renar. E diz que é um poder que vai emergir do mar, que é um líder que vai emergir do mar.
Ora, o mar representa as nações, o trubilhão das nações, que é um mar de gento, um mar de pessoas em revoltas, rebeliões e demonstrações, e, então, emerge, vai emergir um líder. Desses, desse trubilhão na Europa, dessas nações gentias.
Um líder que estará sobre a mesma área de governância pela qual governou o Império Romano. E também será com nomes de blasfémias, como, por exemplo, Vicarius Filio Idêe, que representa, que significa representante do Filho de Deus. E esse, esse suposto representante, vai dizer que tem a solução para os problemas mundiais.
E vemos hoje em dia, que, dizem-se-lhe, vários problemas na Europa.
E vê-se este trubilhão entre as pessoas desenvolver-se. E por isso, vai acontecer que uma pessoa vai emergir deste mar, deste trubilhão de pessoas.
Cris Irmãos, depois, continuando a ler no versículo 2, diz a besta que via a semelhante Aliopardo, com pés do urso e boca de lecóngelão. Tinha as características dos três primeiras bestas que o Império Romano absorveu.
A boca do leão, o esplendor da Babilónia, os pés do urso, a tropa militar deste urso, deste governo-médio persa, e semelhante a Aliopardo.
Isto é com a velocidade, astuto, com a crueldade de Alexandro Grande. E aí, tinha quatro cabeças, porque teve quatro divisões, e depois uma de cabeça paulião e outra para o urso, faz seis, e a cabeça do Império Romano faz sete.
Absolveu por isso os outros três animais, e isto era por isso essas sete cabeças. E por isso aí, então, apareceu, digamos assim, um Império Romano. O Império Romano, lá para o fim do Império Romano, acabou por ter duas divisões. Duas divisões, depois de 330 depois de Cristo. Uma divisão, que era no Ocidente, que era a Roma, e outra divisão, que era no Oriente, que era a Constantinopla. Duas divisões, uma occidental e outra oriental. E por isso hoje em dia, vês a Europa, com duas divisões, Occidental e Oriental. Tal como em Daniel 2, tinha duas pernas. Duas pernas, que saíram da parte aqui do meio, do ventre, desta estátua do Império Romano. Duas pernas.
Vê-se também aqui que a besta aparece à cena primeiro. A besta, o Império Romano apareceu antes da Falça Igreja Cristã. Apareceu primeiro. E depois, é que a Falça Igreja Cristã apareceu e estabeleceu com o Papado, e que então estabeleceu os vários reinos, que são conhecidos historicamente, como o Sacro Império Romano. E são as ressurreições desse Sacro Império. Vocês podem ver e aprender mais acerca disso num sermão que eu dei há uns meses atrás, que está na internet, acerca de quem é a besta. Tinha vários gráficos a explicar isso claramente. Quem é a besta? Esse sermão foi baseado ao olhar simplesmente do ponto dos impérios. Não estava a olhar, de quem eram os líderes desses impérios. E vemos que esta besta, como diz no capítulo 13, versículo 3, então viu uma de suas cabeças como golpeada da morte. Mas esta ferida mortal foi curada. Isto é o Império Romano. Digamos assim, morreu, foi destruído pelos bárbaros em 476, mas foi isso o fim do Império Romano? Não, porque teve uma resurreção através do que chamamos o Sacro Império Romano. E toda a Terra se maravilhou seguindo a besta. E houve estas várias resurreções do Sacro Império Romano. Vocês podem aprender mais acerca disso, estudando a Bíblia com a ajuda do nosso seguido estudo como entender a prevencia bíblica, que descreve esses pontos e, igualmente, também com o nosso outro querido estudo acerca de o livro da Apocalipse revelado, que vai por esses pontos, em grande detalha.
Aqui vence, queridos irmãos, que há muita história nisto. Há muita história, mas que a Mãe disse, eu estou simplesmente a focar na besta. Quem é a besta? A identificação de quem é a besta? Porque queremos ver quem é este líder da besta no tempo do fim.
E, por isso, vence aqui que a besta, uma das escabeças, foi golpeada na morte, mas essa ferida mortal foi curada e toda a Terra se maravilhou. Segundo a história, vemos que foi o Império, que foi destruído o Império de Roma em 476, mas depois teve ressoleções. E, por isso, esta golpeada de morte não é um homem que foi magoado, não é um homem que foi reciclado, mas o Império que foi reciclado, o Império Romano, que foi reciclado como um sacro Império Romano. E, por isso, a besta, no tempo do fim, representará a última ressurreição, a sétima ressurreição deste sacro Império Romano, o qual, como vimos pela estátua de Daniel 2, tem duas pernas, Oriente e Ocidente, com dez reis, porque têm os dez dedos de pé, dez dedos, cinco dedos numa perna, e outros cinco dedos na outra perna, Oriente e Ocidente, e esses dez dedos representam dez reis, que, provavelmente, serão representados dez orientais e dez ocidentais. E vemos, como se vocês terem uma vista de olhos, brevemente, a Apocalipse 17, versículo 12 e 13, diz assim, os dez chifres, que vistos são dez reis, os quais ele não receberam o reino, é no futuro, no futuro, era a última resolvação, na sétima resolvação, mas receberam autoridade como reis com a besta, como esta última resolvação, a besta, durante uma hora.
Tenham-se um só pensamento e oferecem a besta o poder e a autoridade que possuem. Dão autoridade aos seus países. Os países dão autoridade a este rei que emerge do mar. Que emerge do mar. Esse rei, como podem ver em Daniel 2, será-os nos pés, nesta última resolvação nos pés, que são feitos em parte de barro do aleiro e em parte de ferro. E por isso vai ser um reino, digamos assim, como uma certa fragilidade. Frágil. E que vai ser um rei sobre dez reis, como lese a Apocalypse 13, versículo 1, uma besta e que tem estes dez diademas, estes dez cabeças, dez chifres, perdão, dez chifres e sete cabeças, e estes dez chifres têm dez diademas nestes chifres.
São reis que vemos que são ressuscitados. Como ele disse, eu tenho uma descrição mais detalhada acerca disto, num sermão que dei com os gráficos que demonstrei nesta irmão demonstrando isto muito claramente. Continuando a ler no versículo 3 da Apocalypse 13, diz assim, e toda a terra se maravilhou seguindo a besta. Aqui vê-se que todos se maravilharam. Esta besta aparece de repente, porque aí, de repente, isto acontece, e também os outros também, em profecia em Daniel 7, 5, e Daniel 8, 5, diz, eija! Apareceu isto, eija! Apareceu isto, e diz, eija! Repete, repentinamente! Como vimos também em Decelunicentes, repentinamente isto acontece, e as pessoas seguem, de repentinamente, e este rei vai enganar o mundo.
Vai enganar o mundo, este líder vai enganar o mundo, e vejam então, no versículo 4, E adoraram o dragão porque deu a sua atividade a abesta. Também adoraram a abesta, dizer quem é semelhante à abesta, quem pode pelujar contra ela, quem pode lutar contra este grupo de nações, porque tem esta tropa, tem esta força e este líder que está a pôr este grupo junto. Vemos também no versículo 5. Diz assim, foi-lhe dado uma boca que preferia arrogâncias e para as fêmeas e autoridades para agir 42 meses. Isto é, seria um excelente orador talentoso que vai influenciar o público.
Vai dar-lhe esta boca para influenciar o público. Vai ser um bom orador com muito talento e vai enganar o mundo. E vai dizer que vai resolver estes problemas todos que existem. Estes pessoas vão acreditar nela e vai ter poder por pouco tempo, por 42 meses, que é 3 anos e meio. Isto tem paralelo, como é um período, em que a cidade santa será pisada, será, diz assim, qualquer um aos pés da cidade santa. Vão pisar a cidade santa por 3 anos e meio. Vai ser o mesmo período em que as duas testemunhas vão estar a pregar. Podem ler isso em Apocalipse 11 versículos 2 e 3.
Mesmo período em que a igreja foge. A igreja deus foge. Apocalipse 12 versículo 6. E como Deus diz, isto vai ser relativamente um tempo pequeno, um pouco tempo. Mateus 11, então, ele era no versículo 6 e abriu a boca com blasfémias contra Deus, para de difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber os que habito no céu. Os próprios anjos e os 12 anciões e os 24 anciões no céu vão ser blasfamiados e vai ser uma glândula de blasfémia que vão fazer. E por isso, vence aí, queris irmãos, que vai ver blasfémias feitas, vai abrir a boca e vai dizer mal a verdadeiro Deus, ao seu nome e até aos no céu.
Continuando então no versículo 7, foi-lhe dado também que a projasse contra os santos, que vai lutar contra a Igreja de Deus, aqueles que não foram protegidos e vai os vencer. E deu-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação. Continuando então a falar acerca de perseguir o povo de Deus, vai perseguir essa perseguição, continuará até a vinda de Cristo, como a lemos em outros locais, como em Daniel 7, versículo 9, 19 a 22, até a vinda de Cristo vai perseguir até completamente, destruir o poder do povo sagrado. Por isso, queris irmãos, temos tempo agora para fazer a obra de Deus.
Temos tempo agora para pregar o evangelho do rei de Deus. Mas este período vai parar e um dia não vamos poder pregar o evangelho do rei de Deus. Por isso, queris irmãos, ajudem-nos a dar este aviso ao mundo. Compartilhem este sermão com o aviso para as pessoas se acordarem, porque coisas muito tristes vão acontecer, que eu não tenho alegria nenhuma em vos dizer, mas simplesmente preciso-vos avisar, para que sejam a vigiar, para que sejam contados fiéis, para sobreviverem, para estarem em pé durante o fim do homem quando ele vier. Por isso, queris irmãos, precisamos de não ficar enganados, continuando então no versículo 8, e adorá-la a um todos os que habitam sobre a terra.
Todo mundo vai seguir esta besta e vai adorar esta besta. Isso vai ser com a ajuda deste líder religioso universal, que vamos falar-te aqui a pouco, que vai ajudar esta besta. Adorá-la a um todos que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida do cordeiro, o qual foi morto desde a fundação do mundo. A sua morte já tinha sido decidida que seria desde a fundação do mundo, porque ele fez isso para nos perdoar e poder justificar de graça pelo seu sangue, para nós podermos ser santificados pelo poder do Espírito Santo, para que possamos ser finalmente salvos.
Também tenho vários sermões acerca deste assunto, acerca da santificação recentemente que podem ver no site, no website. Faço uma busca, Igreja deus unida, santificação e encontrarão este sermão. Então, como estava a dizer, vão durar o mundo todo e, então, se alguém está ouvindo oiça, se alguém leva para o que tiver, o que tiver vai. Se alguém matar a espada, necessário é que seja morto da espada. É que, representando possivelmente que esta besta que vai matar a espada vai morrer da espada do filho de Deus quando ele vier para a terra.
Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos, que eles mantém fiéis, têm esperança nisto, porque isto nos dá ajuda para mantermos fiéis até ao fim. Então, identificamos por isso quem é esta primeira besta. Vamos agora identificar a outra besta que está aqui em Apocalypse capítulo 13. Começa no versículo 11. Via ainda outra besta. Emergir da terra. Esta besta não emerge do céu e não emerge, não está a emergir do mar, do povo. Está a emergir da terra. Simbolizando que já existia, quando vai emergir, já existia, sim, porque era a babilônia misteriosa religião da babilônia, já existia e que vai aparecer de novo. E por isso é um sistema que já existia por baixo há bastante tempo que existia na terra.
E, pois diz assim, parecendo o cordeiro, mas falava como dragão. Isto é que vai parecer uma coisa que não é a miacadora, não vai ameaçar as pessoas, não vai amedrontar as pessoas. Vai simplesmente parecer como um cordeiro, mas fala como um dragão. Aqui há um ponto muito específico que nós, na Igreja, somos avisados para vigiar. Que, dizem-me, irmãos, temos que vigiar, não só, por exemplo, guerras e fome, tempestades e coisas.
Temos que vigiar uma coisa muito específica. E isto é, segundo de Salunissensas. Segundo de Salunissensas, capítulo 2, do versículo 1 a versículo 3. Vejam aqui, irmãos, no que diz respeito à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele. Nós vos exhortamos, a que não vos demoveis da vossamente com facilidade. Não fiquem demovidos, não saem, teis lomentem-se filhos. Nem vos portubeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epista.
Como se procedesse nós, supondo que tenha chegado ao dia de Senhor. Ah, pronto, aqui é o dia de Senhor, é as quatro luas sangrentas, ou seja, o que for, com que históricos pessoas veem. Diz assim, ninguém de modo nenhum vos engana, porque a vinda de Cristo não acontecerá, sem que primeiro venha a apostasia.
E segundo, seja revelado o homem de iniquidade. Isso é importante, entender. Primeiro tem que virar a apostasia. Ora, a apostasia, agora as pessoas dizem bem, a apostasia podia ter sido ao fim do primeiro século, quando a igreja, depois do apóstolo, seguiu os caminhos errado. Outros pessoas podiam dizer bem, foi a cerca do terceiro século e quarto século, a cerca do Conselho de Nacia e desses períodos, em que ideias católicas foram inseridas na igreja cristã.
Outros pessoas dizem, ah não, não, foi a reformação protestante. Outros podem dizer que nos anos de 1900 e 90 e tal, houve uma grande apostasia na igreja de Deus. Talvez ainda possa ser que haja outra, quem sabe. Mas o ponto é que existe este pequeno chifre de Daniel 7, versículo 7, 22, que é esta igreja falsa que está, digamos assim, a reinar sobre, ou tem reinado sobre as reações do Império Romano, como o Papado, que tem reinado sobre o Império Romano, a igreja universal, isto é, a igreja católica, a palavra católica quer dizer universal, e então esse governo tem existido, digamos assim, há cerca de 1700 anos.
Por isso subiu da terra, porque já existia. Subiu da terra. Mas tem que haver, como diz assim, uma apostasia. Se esta apostasia já aconteceu ou não, é bem possível que já tenha acontecido, é bem possível que ainda haja mais apostasia. Mas a segunda parte aqui diz e que seja revelado o homem em iniquidade, o homem que é contra a lei de Deus, o homem que é contra a lei de Deus.
Pois continua assim no V.4. O qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou é objeto de culto, apondo de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Serão um homem que aparece depois da besta ter sido formada esta última ressurreição da besta, porque vimos que acontece depois, sai da terra para influenciar a besta e depois diz aqui que se levanta contra tudo que se chama Deus, isto é, uma grande blasfémia, assentar-se no santuário de Deus.
Vos seres de pessoas pensam bem, então vai ver um templo. Isso é uma possibilidade, mas há outra possibilidade. Outra possibilidade, além, isto como isto está escrito, na Almeida revista e corrigida, assim como na Almeida corrigida e fiel, que diz assim que vais assentar como Deus no templo de Deus, que se vais assentar como Deus se senta no templo de Deus. Isto é, vais assentar num templo pagão dizendo que este é o templo de Deus. Isto é outra possibilidade. E por isso, vocês se leem da Nial 11, 45, diz que vai estabelecer as suas tendas palaciais entre os maras contra o glorioso monte. Isto é entre o mar Mediterrâneo e o mar morto contra o glorioso monte.
Vai estabelecer aí nesse local, digamos assim, um templo pagão. Por isso, isso é outra possibilidade. E depois diz, ostentamos como se fosse o próprio Deus. Isto é querendo parecer a Deus. Conduzimos como se fosse o próprio Deus. Por isso, isto aqui não quer dizer necessariamente que haverá um outro templo. Conforme andamos para frente com o tempo, veremos exatamente o que isto significa. Mas precisamos ter estas possibilidades abertas, na mente, para vermos o de facto que vai acontecer.
Continuam a ler em Apocalypse capítulo 13, versículo 12, diz assim, exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Vai trabalhar com a primeira besta. Com este governo civil, o governante civil, vai trabalhar. Este falso profeta, vão trabalhar juntos, como dois. Como, digamos assim, duas testimonhas falsas. Há mesmo tempo que vai haver as duas testimonhas de Deus.
Um contra o outro. E as pessoas vão ser, olha, estas duas testimonhas falsas, estão a prometer paz, estão a prometer isto tudo, estão a prometer prosperidade. E estas outras duas testimonhas de Deus estão a dizer, olha, isto é falso, vai de castigos, vão... e então vão dizer para as pessoas vão seguir estas outras duas testimonhas falsas. Continuando, então, a ler aqui no versículo 13. Também opera grandes sinais. De maneira que até fogo do céu faz-te ser à terra, dentro dos homens, vai fazer grandes sinais, como vimos aqui na presença da besta, vai fazer grandes sinais como fogo.
Cris irmãos, se fosse possível até os próprios cristãos, convertidos verdadeiros cristãos, vão serem enganados. Vejam comigo brevemente aqui, em segundo do Salunicenses capítulo 2, segundo do Salunicenses capítulo 9 e 10. Diz assim, ora o aparecimento do Inico é a segunda eficácia de Satanás, o falso profeto, o Inico, com todo poder e sinais e prodígios da mentira, com todo engano de injustiça. Acho que parecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
Isto é possível que algumas pessoas vieram a saber a verdade, mas não acolheram o amor da verdade. Não estavam a vigiar, não estavam a acolher o amor da verdade e assim vão perder a oportunidade da salvação. Quer dizer, irmãos, como verdadeiros cristãos, precisamos ter cuidado, que não percam-nos o amor da verdade. Continuando, então, a ler no capítulo 13 da Apocalipse, versículo 14. Seduz, isto é, engana seduz, os que habitam sobre a terra por causa destes sinais, que ele foi dado a executar do orilhante da besta, que é que, à frente, ao lado da besta, na presença da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, aquela que, ferir a espada, sobreviveu.
Façam uma imagem à besta. Querias, irmãos, aqui está um ponto de idolatria, ou uma imagem à besta que se representa um sistema governante desta igreja, semelhante ao sistema governante, que é uma imagem do sistema governante da besta, ou imagens de idolatria, estátuas. Vejam, quando continuam aqui, por exemplo, em Deuteronómio capítulo 13.
Em Deuteronómio capítulo 13, por ciclo 1 a 3. Aqui um aviso muito importante, queris irmãos, porque simplesmente se existe um profeta, ou se existe alguma pessoa com um sonho a dizer isto vai acontecer e depois de facto acontece. Isto é um sinal que é de Deus. Se uma pessoa tem um sonho e diz-se, olha isto vai acontecer, se eu tiver este sonho, o espírio me tem existido neste sonho.
Cuidado, queris irmãos, com sonhos. Porque em Hebreus capítulo 1, versículo 1, disse em tempos prévios, Deus falou às pessoas dessas mulheres, mas agora fala por Jesus Cristo. Não fala mais por Jesus Cristo, porque as pessoas têm este sonho, este tenham cuidado. Hebreus 1, versículo 1, diz. Mas de qualquer maneira, quando o Senhor tem este sonho e diz que isto vai acontecer e depois isto acontece, isto é sinal que essas pessoas são de Deus? Não, porque os demônios podem causar sinais a acontecer, podem fazer milagros.
Porque eu diz aqui, glimos em desalunicenses, vai fazer estes milagros para enganar as pessoas. E por isso vejam aqui um Doutor Nômio 13. Quando profeta o sonhador se levantar no meio de ti e anunciar um sinal ou prodígio, e se ceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado. Sim, o que ele tinha dito que havia acontecido, aconteceu. Mas se essa pessoa disser, vamos após outros deles, seguir outras imagens, a imagem da besta ou idulateria, ou seja, o que for. Vamos após outros deles, que não coinciste e vamos servir estes deles. Se esta pessoa que faz milagros diz para você seguir ele. Versículo 3.
Não ouvirás as palavras deste, desse profeta, o sonhador. Por quê? Por quanto o Senhor vos Deus vos prova, para saber se amam. Vocês amam a verdade? Estamos a amar a verdade? Estamos a amar o Deus, o Senhor, o nosso Deus, com toda a nossa corção e toda a nossa alma? Feliz irmãos! Estou a dizer estas coisas porque este falso profeta e esta besta vão fazer milagros e vão enganar o mundo em todo para seguirem esta imagem falsa, idulateria. Cuidado! Diz aqui um outro nome entre eles. Não sigam. Não sigam estes deles falsos, porque Deus nos está a provar se de facto amamos a ele ou não.
É um teste do nosso coração. Continuando a ler em Apocalipse capítulo 13. E foi dado comunicar fólogo à imagem da besta. Esta imagem, esta idulateria. Como se for falar? Uma estátua, uma imagem, uma imagem da besta, seja o que for, começa a falar. Não só que a imagem falasse como ainda fizesse morrer, quando se não adorassem a imagem da besta. Querias irmãos, veja aqui uma estrutura paralela da igreja, paralela ao governo da besta, como uma imagem ou idulateria, e que tem vida.
Tem fólogo da vida, um elagro. Em versículo 16, Apocalipse 13, versículo 16, a todos os pequenos e os grandes, ricos e os pobres, livres e os graves, faz que seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte. A marca, marca da besta. Qual é o sinal de Deus? O sinal de Deus também está na mão direita e na fronte, que são os sábados. Vocês podem estudar isso na Bíblia. Isso é o sinal de Deus, que é voluntário. A marca da besta é forçada também na mão direita e na fronte, mas não é um sábado, é um dia de semana que vai ser forçado às pessoas a obtecerem.
Essa será a marca da besta. Não é um chip, ou coisa assim, como é que vão pôr um chip em 7 bilhões de pessoas na terra, neste período pequeno tempo. Que dizem, irmãos, e então esta crença que tem que observar ou guardar o domingo em vez do sábado. Por isso, uma pessoa que quer guardar um sábado não vai conseguir emprego, não vai conseguir poder ter um emprego e por isso não tem dinheiro para comprar coisas, para comprar ou para vender. E por isso vai estar numa situação muito difícil.
Se não aquele que tem a marca, o nome da besta, isto é, que adora esta religião, ou o número do seu nome. Os números 666, como explica no versículo 18. Pode ser Nero, pode ser César, pode ser o homem latino e reconheceremos isso quando isto de facto acontecer. Agora vejemos como isto tudo se encaixa, porque vimos quem é a besta, um império que vai ressuscitar na Europa uma resolvição europeia e vimos quem é o falso profeta, que é esse líder religioso que vai ter um controle sobre a besta.
Vejemos como estes dois estão bem encaixados e vejemos isso então no capítulo 17. Capítulo 17 da Apocalipse. Vamos começar a ler no versículo 1. Vem, pois um dos sete anjos que tenha sete taças e falou comigo dizendo, vem mostrar-te e aí o julgamento da grande metrícia. Desta falsa igreja, deste falso profeta, deste homem da iniquidade que se acha sentada sobre muitas águas. Isto é sobre muitos povos, sobre muitas nações, como vem no versículo 15, as águas representam povos nações. Continuando a ler no versículo 2. Com quem se prostituíram os reis da terra e convinho de sua devacidão foi que se embabedaram os que habitam na terra?
Houve este sincretismo, da politiquista sincretismo, de iludatria, de misturar estas crenças. E por isso houve muita iludatria, muita fornificação, desta igreja que tem muita iludatria. Versículo 3. Transportou-me o anjo em espírito a um deserto, um deserto, um local onde não há verdade, um deserto, não há verdade, e de uma mulher montada numa besta, este falso profeta, mulher, líder religioso, montado nesta besta, neste governo, a afetar e a induzir o que a besta deve fazer, controlar a besta.
Escarlate, uma besta, escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres, e vimos quem é isso. Versículo 4. A chava-se a mulher vestida de púrpula e escarlata, adornada ouro, peras preciosas e pérrulas, tendo na mão um cálice de ouro, transpordando abuminações e com emundícias da sua prostituição. Esse aqui é uma igreja que tem muito dinheiro, muito dinheiro, e depois continua na sua fronte a chava escrito o nome, mistério, babilônia a grande, a mãe das maratrisos e das abuminações da terra. Isto é a babilônia, que é um mistério da babilônia, crenças da babilônia, que foram agora restabelecidas numa igreja cristã com uma falsificação por fora com nomes de cristãos, acontecendo a certas crenças de babilônias, de mistério, de religião de babilônia, mas pondo essas crenças agora com nomes cristãos, como por exemplo, de Natal.
Crenças vinham da babilônia e outras. Babilônia, a grande maratriso, a mãe das maratrisos e das abuminações da terra, por século 6. Então vi a mulher embregada com o sangue dos santos e com o sangue das testimonhas de Jesus e quando a via de Mirem, com grande espanto, porque tinham muitos verdadeiros cristãos, sido assassinados e amatados por esta religião falsa. O anjo por M disse, porque te admiraste. Dertei o mistério da mulher e da besta, que têm sete cabezas e dez chivos que leva a mulher.
A besta que viste era e não é. E se está para emergir do abismo, a besta que viste era. Era o Império Romano, não é agora, mas está para emergir do abismo. Vai ser necessitado, como o Império Romano e como o Império Sacro-Romano.
E que a minha para-destruição vai ser destruída, ao fim. E aqueles que habitam sobre a terra, os nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, se admirarão vendo a besta que não era, perdão, que era e não é, mas aparecerá. A besta, o Império Romano, que era e não é, porque teve esta ferida mortal, mortal, mas que vai ser necessitada e vai aparecer de novo. Aqui está o sentido que tem sabedoria. As sete cabezas são sete montes, nos quais a mulher está assentada. São também sete reis. Vai haver sete ressurreições que a mulher vai montar. São sete, isto é, do Sacro-Imperio Romano, das quais caíram cinco.
Cinco já caíram. Um existe, que foi quando o ensinamento, o significado de isto foi entendido pela Igreja deus, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Vocês busquem, olhem para o meu sermão, a cerca de quem é a besta, escreve isso bem com vários gráficos. Por isso existia esta sexta ressurreição, existia quando isto foi entendido pela Igreja. E o outro ainda não chegou. A sétima ressurreição ainda não tem chegado quando a Igreja deus começou a entender isto. E quando chegar, tem de durar pouco tempo, vai durar pouco tempo. Esta sétima ressurreição, sobre a qual o falso profeta está a montar, que são as sete ressurreições.
E a besta, que era e não é, também é ele oitavo rei. Sim, porque era o Império Romano. Depois houve sete ressurreições. A sétima ressurreição também é oitava contando com o primeiro, que era o Império Romano, que caiu. O Império Romano, depois sete ressurreições, a sétima ressurreição faz oito. É oitavo rei, procedo a sétima ressurreição e caninha para a destruição. Os dez chifres, que visam são dez reis. São os dez reis que vão existir contemporaneamente, talvez no tempo que a última ressurreição e que vão dar o poder à besta, ao fim, e que os quais vão lutar contra Cristo, à vinda de Cristo.
Os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta durante uma hora, ao fim, um tempo pequeno. Tem estes um só pensamento e oferecem a besta o poder e autoridade que possuem. Plegerão estes, estes dez reis e a besta, contra o cordeiro, que se é contra Jesus Cristo. E o cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos Senhores e rei dos reis.
Vencerão também os chamados e leites e fieis que se acham com ele, porque transíduos recitados estão com Jesus Cristo e Jesus Cristo vai os destruir. Podem ler isso mais em Apocalipse XIX. Falou um versículo 15 ainda. As águas que vistos são onde a matriz está assentada. São povos, multidões, nações e líneas. Isto é a explicação para o versículo 1. Versículo 16. Os dez sifres que viste e abesta, esses odiarão a matriz. Ao tempo de fim, naquela última momento, odiarão a matriz e a farão, devastada e despojada, e lhe comorão as carnes e a consumirão no fogo.
Ao fim do tempo, mesmo no ponto final, quando o Cristo vem para atacar, eles vão dizer, vão saquear os recursos desta Igreja, vão roubar o dinheiro e as riquezas desta Igreja e vão usar essas riquezas para as suas lutas finais.
E vão odiar a Igreja, esta Igreja falta, e dizem porquê estamos a fazer o trabalho para esta Igreja. Vamos continuar e esta besta com o poder de Satanás vai andar assim para frente. Você disser, porque em seu coração, em que o tio Deus realiza o seu pensamento, o executa em alguma e dê em abesta o reino que persiga até que se cumpra nos palavras de Deus. A mulher que vista é a grande cidade que domina sobre os reis da terra. Esta mulher, esta matriz é a grande cidade, a grande cidade do Vaticano, que domina sobre os reis da terra. E depois vem o fim. E o fim diz aqui, no capítulo 18, dizem, depois destas coisas fizes cedo, o céu outro anjo, tinha grande autoridade e a terra se iluminou com sua glória.
Então, exclamou o competente voz dizendo, caiu, caiu, é grande o babilônia. Porque o babilônia tinha caído. Mas agora há o mistério da babilônia nesta igreja falsa que caiu de novo. E se tornou morada de mones, covido de todas as peças de espírito e mundos, escondrido de todo o gênero, da árvore e mundo, e de estável. Caras irmãos, o falso profeta e a besta vão então sofrer o castigo final, conjuntamente, no lago do fogo, como vem em Apocalypse 19, versículo 20, que diz assim, mas a besta foi aprisionada. E com ela o falso profeta, que, com os sinais feitos diante dela, seduziu os que receberam a marca da besta e eram os doro de sua imagem.
Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo, que arde com enxofra. Caras irmãos, vão ser castigadas ao fim. A razão, porque eu decidi fazer isto, é para entenderem que vivemos em tempos extraordinariamente difíceis. E precisámos de ver que coisas terríveis estão a acontecer à nossa volta. E não podemos estar enganados. Devemos estar à espera deste sinal importante, como vemos em 2º de Salunicensos capítulo 2.
Diz assim, irmãos, no que diz respeito à vinda de nossos senhores dos Cristi, à nossa reunião com ele, nós vos exhortamos a que não os demoveijos do avossamento com facilidade. Estejam fortes, estejam a vigiar e depois diz que primeiro tem que virar apostasia e tem que ser revelado a este homem de iniquidade. Estes são sinais importantes para não sermos enganados, muito importantes. E depois diz assim, no versículo 9, deste mesmo capítulo, ora o aparecimento do inico é a segunda eficácia de Satanás, deste mistério de iniquidade, deste falso profeta.
Com todo o poder e sinais e prodígios da mentira, com todo o engando e justiça, os reparecem porque não acolheram o amor da verdade como li anteriormente. Precisamos ter cuidado, Cristi irmãos, temos o amor da verdade? Ou temos este conhecimento técnico-acadêmico de lado, de quem é besta e de tudo?
O conhecimento é importante, mas Cristi irmãos não é tudo. Precisamos ter a graça, precisamos ter a santificação do Espírito, precisamos de nos arrepender, precisamos mudar a nossa vida, precisamos ser diferentes, precisamos de pôr o novo homem a nós, precisamos da mar a verdade. Por siglo XI é por este motivo, pois que Deus lhes manda a operação do erro para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos os quantos não deram crédito à verdade.
Precisamos dar crédito à verdade. Antes, pelo contrário, de leitar-se com injustiça. Com os cuidados deste mundo começam a se ficarem envolvidos nas coisas deste mundo, neste mundão, em vez de se manterem limpos. Cris irmãos, você reconhece estes problemas? Te vão acontecer? Reconhece quem é besta e quem é o falso profeta?
Cris irmãos, este assunto é muito sério. É muito sério. Coisas terristas vão acontecer na terra, cris irmãos, que não desejam ninguém de voz. Eu peço, eu imploro, eu rogo a vocês, por favor, por amor de Deus. Tenham cuidado, tenham cuidado, tenham cuidado que não sejam parte deste mundo, desta besta, destas falsas ideias religiosas. Não os pratiquem, por favor.
Amem a verdade. Amem a verdade. Acabem de pôr estas coisas que vocês veem que são pagantes, têm que pôr-te fora, porque são parte do mistério da babilônia. Versículo 13. Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por voz, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação. Deus vos escolheu a vocês desde o princípio para serem filhos e filhas de Deus.
Ele não decidiu que vá fazer, vai ter sucesso, mas Deus escolheu, escolheu e quer todos os homens, todos os mulheres que venham a ser, mas cedo ou mais tarde, filhos e filhas de Deus. Como? Pela santificação do Espírito. Eu dei um sermão há umas semanas atrás acerca da santificação do Espírito, queridos irmãos. Precisamos entender o que isto é. E fé, na verdade. Para o que também vos chamou, mediante o nosso evangelho, para alcançar-as a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Queridos irmãos, o nosso golo é para vocês sejam os senhores de santificados pelo Espírito Santo de Deus e que então possam vir a obter a glória de Jesus Cristo.
Para alcançar-se a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim pois irmãos, permaneceis firmes e guardai as tradições que vos estão a ser ensinadas pela Igreja de Deus. Seja por palavra, seja por epístola nossa, seja por estes sermões.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).