Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Em certas cidades grandes ou por ex. no transporte público ou se você estiver num supermercado e está muito ocupado e esteja cheio de pessoas são nestas situações que está cheia de pessoas e no transporte quase não há mais espaço para uma pessoa é como estejamos inundados como montes de pessoas a nossa volta e ao nosso redor.
E estão nos empurrando e puxando e estão pondo pressão e em situações como essas é como se estivéssemos sozinhos neste mundo de pessoas cada um puxando por sua própria prioridade com os seus próprios motivos e preocupações e suas próprias vidas.
E você poderia pensar como se estivesse sozinho com um montão de pessoas, mas parece que estás sozinho.
E no caso de nossas vidas é que estamos num monte d dificuldades e essas dificuldades podem ser financeiras, que vão daqui até acolá, ou podem ser problemas de saúde que nos puxam para baixo como se estivéssemos a bater em nós, dores, aflições e as vezes podem ser problemas matrimoniais enormes que nos desgastam e que fazem como se nós parecêssemos que estejamos sozinhos.
Podem ser problemas no trabalho ou profissão ou podem ser problemas com seus filhos e depois você pensa: ninguém me entende ou exigem muito de mim!!
Estou aqui numa solidão por mim mesmo, ninguém está interessado em mim, ninguém me envia uma mensagem todos os dias e estou sozinho em completo desespero.
Queridos irmãos, todos nós temos situações em que estamos desesperados, em situações que nos paralisam e que nos fazem pensar que estamos completamente sozinhos.
Sim, as circunstâncias da vida podem nos paralisar, o desespero que acompanha essas situações e essas circunstâncias podem derreter nossos corações.
Mas nesta vida de dificuldades você e eu podemos contribuir um bocadinho mesmo que seja só um pontinho e vamos ver hoje uma história de uma dama que na sua grande dificuldade contribuiu com um pontinho e um versículo na palavra de Deus.
E nós nem sabemos o nome dela, sim, podemos falar acerca de heróis da Bíblia como Jó, Abraão, Jacó, Davi, Paulo, Pedro, mas não estou a falar de um apóstolo e você no seu caso poderia dizer eu não sou um apóstolo e nem sou a Ana ou o Simão que estavam no templo.
Eu sou como uma dama sem nome e nesta história que estou a descrever a dama sem nome, esta senhora sem nome, estava se movendo, bocadinho a bocadinho, passo a passo, digamos assim, de bebê, mas estava se movendo para a frente no meio da multidão.
Porque estava olhando para o Salvador e para o Messias e vamos ver nesta história que Ele o Messias toca em nós e no caso desta dama contribuiu para o que ela fez de um versículo na Bíblia.
Aliás, os três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas e você está a contribuir um pontinho, um bocadinho na sua vida com Cristo, está?? Você que está sozinho nesta multidão do mundo ou nesta multidão de problemas está contribuindo com uma coisa com Cristo andando em passos de bebê para a frente e se aproximando mais e mais ao caráter de Cristo, está?
A história dela desta dama sem nome começa quando as notícias se estavam espalhando rapidamente em Cafarnaum no nordeste do mar da Galileia que o milagreiro de Nazaré tinha desembarcado e uma multidão grande de pessoas tinha se reunido para O ver chegar na praia.
Então essa multidão de pessoas perguntaram: o que é que ele vai fazer a seguir? Estavam todos animados com o que Ele iria fazer a seguir.
Então essas pessoas saíram da vila e foram a beira mar esperando o barco e vamos então ler esta seção em MC 5, mas também está descrito em MT 9 e LC 8
Mas vamos ler de MC 5 hoje e vamos começar no v. 21: “e passando Jesus outra vez num barco para o outro lado ajuntou-se a Ele uma grande multidão de pessoas e ele estava junto do mar”
Chegou o milagreiro de Nazaré e o mundo todo queria ver o Ele iria fazer a seguir.
“e eis que chegou um dos principais da sinagoga, um dos grandes, digamos assim, dos principais da sinagoga, por nome Jairo e vendo a Jesus Cristo talvez tivesse ido à beira da água e se ajoelhou não se importando de molhar a roupa e este Jairo prostrou-se aos pés de Jesus”
“fazendo uma declaração de honra e respeito e lhe rogava muito dizendo: minha filha está à morte, minha filha está a morrer, rogo-te, por favor, vem e lhe impões as mãos para que ela se sare e viva”
v.24: “e foi com ele e seguia-o uma grande multidão que o apertava”
montes de pessoas o estavam a puxar, imagina as vezes vemos na tv um grupo de pessoas e todos um em cima dos outros a apertá-lo e estavam a puxar ao pé de Cristo, é como se fosse uma parede de pessoas.
Há uma razão, irmãos, porque Deus permite estas coisas e aqui ele ia a caminho da casa de Jairo porque a filha estava a morte, estava muito doente.
O desejo nobre de Jairo vai criar esta condição para a dama sem nome porque está aqui a multidão e esta dama sem nome entra, digamos assim, no palco do evangelho para contribuir um pontinho, um versículo.
E vocês, queridos irmãos, nunca sabem o que Deus está fazendo antes do tempo preparar a Sua entrada na sua vida e a história não começa com a dama sem nome, a história começa com Jesus desembarcando e Jairo, um dos chefes da sinagoga, se aproxima dele e a história começa com uma multidão e um monte de pessoas empurrando e puxando.
E Jairo vai apelar a Jesus Cristo para ir a casa dele e a multidão vai com Ele e você sabe quando a multidão passa e deixa-nos para trás, mas esta dama sem nome está se movendo com a multidão e ela também está subindo no meio da multidão, mas está puxando passo a passo um bocadinho mais perto de Cristo.
Então vejamos aqui no v. 25: “e certa mulher que havia doze anos e tinha um fluxo de sangue”
Irmãos, isso era uma condição hemorrágica, não era uma condição menstrual, era uma hemorragia a doze anos sem parar.
“e que havia padecido muito com muitos médicos”
Foi a vários médicos.
“e despedindo tudo quanto tinha”
Quer dizer perdeu todo o dinheiro, deu o dinheiro todo que tinha, pagou uma fortuna nestes médicos.
“nada lhe aproveitando isso antes indo pior”
Gastou toa a sua poupança, foi a todos os médicos, todos os tratamentos e não melhorou, antes ficou pior como lemos ao fim do v.26
“então ela ouvindo falar de Jesus veio por trás, entre a multidão”
Imagine: começou a se mexer entre a multidão, andar mais um bocadinho para a frente, irmãos, imaginem a condição mental desta senhorinha, a vergonha dela e ela era cerimonialmente impura.
Veja em LEV 15:19 lemos: “mas a mulher quando tiver fluxo e o seu fluxo e o sangue estiver na sua carne estará sete dias na sua separação e qualquer um que a tocar será imundo e também sobre aquele que se deitar na sua separação será imundo e todo o que sobre a andar será imundo e qualquer um que tocar na sua cama lavará as suas vestes e se banhará com água e será imundo até tarde e qualquer um que tocar sobre uma coisa que ela tiver assentado lavará as suas vestes com água e será imundo até tarde e se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou aquilo que ela se assentou será imundo até a tarde e esse com efeito se qualquer homem se ditar com ela na sua imundice então será imundo por set dias também e toda a cama que se deitar será imunda”
Irmãos, o fluxo dela por doze anos e tinha separado a vida dela daquela cidade, da vida normal, a tinha separado da adoração de Deus, tinha separado ela da convivência com amigos e amigas, tudo que ela tocasse ou sentasse era considerado impuro, isto é, poluído e aquele que tocasse nela era considerado impuro.
Uma dama que, digamos assim, era intocável, reprimida e que não podia viver uma vida normal, não poderia ter uma comunicação normal com amigos e amigas, não podia se assentar no culto e tinha que ter cuidado com tudo o que tocava.
Mesmo para ir a fonte da água no meio da cidade as outras pessoas olhavam para ela e se afastavam, ela não tinha uma vida seja como fosse em nenhum lugar, basicamente ela estava paralisada por causa desta condição hemorrágica e o que ela poderia fazer?
Podia como Jairo ir a frente de todo o mundo pedira acura, não, por causa da situação dela não poderia fazer isso naquela sociedade e era, ela era uma dama sem nome, sim, não a conhecemos, não sabemos o nome dela e que estava e vivia numa situação cultural em que se separavam dela.
Mas a multidão estava se movendo, estavam apertados pela multidão, e ela também estava subindo com a multidão passo a passo dizendo continuamente como lemos no v.28: “se tão somente tocar nas suas vestes sararei”
Então ela movia entre a multidão que estava a olhar para JC e se movia dentro da multidão e passo a passo se aproximava de Jesus e o foco e a meta dela, o pensamento dela era como diz aqui: se tão somente tocar nas suas vestes, sararei.
Ela estava movendo a frente a passos em pé se aproximando de Cristo nesta multidão.
Imagine uma irmã na fé e dando estes passos de bebê e se eu tocar Nele, tocar como diz aqui: na sua veste, bem provavelmente queria tocar nas borlas Dele.
Ela não estava pensando na multidão, ela só estava pensando na meta de tocar nas borlas da esquina da veste de JC e tocou! Como vemos ao fim do v.27: “e tocou na Sua veste”
Então se lê no v.29: “e logo se secou a fonte do seu sangue e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal”
É como se de repente tivesse essa energia de volta, curada e cheia de força como uma dama normal.
E aqui a história vira para o outro lado no v.30: “e logo Jesus que de Si saíra poder voltou-se para a multidão e disse: quem tocou nas minhas vestes?”
E nos vs.31-32: “e os seus discípulos disseram: vês que a multidão te aperta e dizes: quem me tocou? “
Estão todos a puxar e empurrar e tocar e tudo e estás a dizer quem me tocou?
“e Jesus Cristo então olhava em redor para ver a quem isto fizera”
Mas Cristo sabia que alguém havia tocado Nele, e então Ele virou para ver quem o tocou, e imagine com o mundo todo puxando e JC reconheceu que algo importante Dele tinha saído, poder Dele tinha saído.
E no v. 33: “e a mulher, agora curada, que sabia o que lhe tinha acontecido TEMENDO e TREMENDO, aproximou-se de Jesus Cristo em frente Dele prostrou-se diante Dele e lhe contou toda a verdade”
Agora neste momento não importava quem ou quem não sabia quem ela era uma vez que isto aconteceu todo mundo olhou e ó olha aqui aquela mulher imunda a anos e agora está curada?
Ela dá o testemunho, quando os cidadãos como disse falaram desta dama eles sabiam muito bem quem ela era e quando ela foi curada todos sabiam que ela tinha sido curada e lembrem-se que Deus nunca desperdiça um milagre.
E não foi com esses falsos milagres de cura e que vemos aí na tv e palcos onde entra uma pessoa toda digamos assim doente e depois curada! Teatro!
Neste caso isto foi real como o caso do homem cego que Jesus Cristo pôs lama nos olhos dele e ele viu, e as pessoas sabiam que ele era cego desde nascença e não foi um caso que ele tinha ferido o olho.
Quando Pedro curou o homem coxo de nascença à porta do templo que era chamada formosa, todo mundo sabia que ele era coxo de nascença e Deus nunca desperdiça um milagre.
Quando Lázaro morreu e JC esperou até ao quarto dia, não até ao terceiro, até o quarto! Para as pessoas saberem que ele tinha morrido e estava morto! Todos sabiam que ele tinha morrido e por isso não foi uma coincidência e Deus faz um milagre para um propósito e Deus nunca desperdiça nenhum milagre.
Mas as vezes esses milagres são para nós contribuirmos um só pontinho, um pontinho, um versículo na história desta caminhada cristã e para nós dizermos a outros a nossa história de como Deus está trabalhando e notem irmãos que Jesus foi tocado duas vezes.
Sim, diz que foi tocado por trás na parte de trás, mas Ele também foi tocado no coração quando Jesus Cristo disse a dama sem nome: filha a tua fé te salvou, vai em paz e sê curada deste teu mal”
Filha é um termo de carinho, a tua fé te salvou e JC foi tocado duas vezes nas vestes por trás e foi tocado no coração e o que podemos aprender desta história, irmãos?
Eu quero mencionar três pontos: primeiro nunca estamos verdadeiramente perdidos de Deus no meio de uma multidão e vejam em SL 139:1: “Senhor, Tu me sondastes e me conheces, Tu sabes o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento”
Deus nunca está longe de nós, nunca! Deus sabe o que você está a pensar, você nunca está sozinho perante Deus e perante Cristo.
”cercas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos, não havendo palavra alguma que saia da minha língua eis que logo Senhor Tu já conheces”
Irmãos, nunca você está perdido de Deus, sim, vocês sabem que Deus conhece as estrelas de nome, as galáxias de nome, as mantém em ordem, as mantém alinhadas e vejam aqui por ex. em MT 10:29: “não se vendem dois passarinhos por um ás, isto é, não se vendem dois pardais por uma moedinha de cobre e nenhum deles cairá em terra sem a vontade do vosso Pai”
Deus conhece até os pardais, sim, ele conhece todos os cabelos na sua cabeça, e diz aqui: dois pardais por uma moedinha de cobre então veja aqui em LC 12:6-7 diz: “não se vendem cinco passarinhos por dois ases, por duas moedas de cobre, e nenhum deles está esquecido diante de Deus, até os cabelos das vossas cabeças estão todos contados, não tomais, pois, valeis mais vós do que muitos passarinhos”
Ora, dois passarinhos por uma moeda, mas cinco passarinhos por duas moedas, é uma questão de você ir comprar e dizer: olha estou a vender isto por dois passarinhos por uma moeda, mas se você me der duas moedas, eu não vou dar quatro e sim cinco passarinhos e isto é um grande negócio e você compre cinco passarinhos e recebe um de graça!
Esse passarinho adicional o homem nem queria, mas foi dado a ele de graça, irmãos, esse passarinho adicional sou eu e é você e o mundo despreza você e eu, não é contado como com olhar para baixo de uma maneira negativa e somos deploráveis pelo mundo ou pelo ao menos era o que éramos antes de Deus começar a trabalhar na nossa vida.
Deus sabe exatamente aonde você está no seu desenvolvimento cristão e você não está perdido e você não está sozinho com Deus desde que não vire as costas a Deus, desde que não diga: não me importa, eu vou fazer e vou o que quero, cuidado, irmãos.
Porque Deus sabe o que sai da nossa boca e o que sai da nossa boca sai da abundância do nosso coração e se estão a sair coisas erradas da nossa boca é porque temos coisas erradas no nosso coração e Deus sabe o que sai do seu e do meu coração e temos que mudar e nos arrepender, mas lembrem-se Deus está sempre com vocês.
Para Deus você nunca está verdadeiramente perdido no meio da multidão no meio dos seus problemas e dificuldades na sua vida.
Esta dama não estava perdida, Deus respondeu ao pedido dela naquela multidão.
Segundo ponto que podemos aprender é quando você esteja com dúvidas sempre caminhe na direção de Cristo, a aproximar-se de Cristo com fé e em passos de bebê , mas sempre andando para a frente.
Por isso em primeiro lugar como disse primeiro ponto podemos aprender é que nunca estamos verdadeiramente perdidos de Deus no meio da multidão dos problemas e em segundo lugar quando tem dúvidas caminhe sempre na direção de Cristo em fé.
E se for preciso e necessário esteja rastejar no chão para a direção de Cristo, , ora não estou a dizer que Cristo está a dizer a você que temos que rastejar, não, estou a dizer que na sua mente e coração você está completamente paralisado então você tem que se esforçar e até rastejar para Cristo com fé.
Um dos grandes apóstolos era o Pedro e aonde Jesus Cristo estivesse Pedro estava sempre esforçando-se para estar perto de Cristo, leia a história dos evangelhos e Pedro estará sempre perto de Cristo.
Até quando Jesus Cristo andava no mar Pedro dizia quero estar perto de Cristo e vou andar no mar, sim, ele andou um bocadinho e pelo ao menos tentou! Os outros ficaram no barco, mas ao menos Pedro tentou!
Depois de Jesus Cristo ter ressuscitado e estava na praia estava a fazer um assado de peixes você lê isso em LC 21:5-7 era algo para comer e Pedro saltou na água e nadou para ter com Cristo, ele sempre quis caminhar na direção de Cristo até na morte segundo a tradição ele foi crucificado de cabeça para baixo demonstrando a humildade dele.
Queria estar perto de Cristo, mas era muito inferior a Cristo e, irmãos, quando estamos pressionados na multidão por problemas e estamos lotados deles e isso está a criar milhões de emoções em nós sejam por causa de coisas que fizemos no passado ou seja o que for, seja porque estamos lotados de informações a volta de nós porque as influências de satanás estão a volta de nós continuamente para nos iludir e a nos enganar.
Sim, por ex. hoje em dia temos a tecnologia a bigtech que está alterando as mentes e a maneira de as pessoas pensarem neste mundo e de maneira que nem reconhecemos que as coisas estão a mudar e há uma multidão de pensamentos como ondas no ar.
Queridos irmãos quando esta multidão de ideias e coisas de pressões e emoções e dificuldades e então você está em dúvidas e caso isto aconteça lembre-se da dama sem nome que andou em fé passo a passo em passos de bebê e ela sabia e estava focada na meta de que se somente tocar nas suas vestes sararei.
E o ponto é que ela tocou mais que na ponta das suas vestes como vimos e ela tocou o coração de Cristo Nosso Salvador e hoje em dia conforme estou um pouco mais idoso eu faço as coisas mais vagarosamente e tenho que ter cuidado para não fazer erros e tenho que fazer um coisa por vez.
Mas o nosso Deus e Jesus Cristo é que podem fazer duas coisas ao mesmo tempo e pode ser três ou mil!
Queridos irmãos, a história que começa com Jairo não era só acerca de Jairo porque vemos aqui que a multidão se junta a caminho da casa de Jairo e a mulher entra em cena no meio desta multidão e então Deus sara a mulher, sim faz duas coisas: esta mulher tem assim um encontro privativo com Jesus Cristo, uma audiência privada e depois a noticia veio em MC 5:35: “estando ainda Jesus Cristo a falar e dizer: filha a tua fé te salvou, vai em paz e seja curada desse mal vemos aqui que Deus faz outra coisa porque duas coisas estão a acontecer aqui”
“ e chegaram alguns dos principais da sinagoga a quem disseram: a tua filha está morta, a tua filha morreu e não estejas a chatear o mestre, a tua filha já morreu, o mestre Jesus Cristo não precisa mais de vir ela morreu”
Essas pessoas tem a ver com o milagre grande de Jesus Cristo porque este é o Deus que adoramos que faz mais de uma coisa ao mesmo tempo e lembrem-se que a dama era impura e Jesus Cristo tocou na mulher e agora vai tocar numa pessoa que está morta e também é impura porque não se podia tocar em um corpo morto.
Vocês se lembram da história quando os israelitas estavam a sair do Egito? E vejam em EX 14:13: “moisés, porém, disse ao povo: não temeis e estejais quietos e vede o livramento que o Senhor hoje vos fará porque aos egípcios que hoje vistes nunca mais os tornareis a ver”
Quando está em dúvida diz aqui: acalma-te, está quieto, tem fé, realmente a tropa egípcia estava atrás e havia um monte de um lado e do outro lado e o mar a frente, calma.
“então disse o Senhor a Moisés: porque clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem, andem para a frente, passos de bebê, andem para a frente”
E em FP 4:7 lemos: “e a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”
Que Deus vos dê calma, não fiques irado, calma e que Deus te dê o entendimento para lá do entendimento humano, uma paz e Deus se une conosco através de JC num relacionamento especial e nunca estamos sozinhos porque temos Cristo conosco desde que nós estejamos a nos esforçar a seguir o caminho Dele.
Quando tem dúvidas peça a Deus que a paz Dele nos acalme e nos faça quietos em vez de nossa inquietude e nos acalme e nos sare, e nos nossos temores, e não estarmos paralisados, mas sim para andarmos para a frente em passos de bebê, passo a passo a caminho de Jesus Cristo sabendo que não estamos sozinhos.
E em terceiro ponto, irmãos, é que nós adoramos um deus que toca em nós e é tocado por nós e vejamos em HB 4:14-15: “visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, filho de Deus e que penetrou nos céus e tenhamos firmemente a nossa convicção porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas e que não possa ter sentimento por nós, porém, foi como um de nós sendo tentado, mas sem pecado”
Deus se compadece por nós, tem simpatia por nós e nunca estamos sozinhos, nunca estamos verdadeiramente perdidos de Deus no meio da multidão de problemas e precisamos estar sempre a caminho na direção de Cristo com fé, mas lembrem-se que Deus se compadece por você e é tocado por você no coração.
Sim, porque na versão do rei James ou Tiago, a antiga versão original em inglês ao em vez de dizer como diz aqui se compadecer diz: que não possa ser tocado.
Nós não temos que vir pela traseira, nós não precisamos de estar preocupados com o que as outras pessoas diem ou pensam, talvez nós tenhamos mais do que uma condição hemorrágica e talvez estejamos com uma hemorragia espiritual, talvez estejamos longe de Deus e paralisados, mas agora precisamos de nos arrepender e “rastejar” a caminho de Deus e Cristo.
E por isso, irmãos, estamos aqui a ver é uma expansão da história da dama sem nome e de que nós, você e eu, podemos tocar Deus porque ele tem compaixão por nós tal como essa dama tocou em Jesus.
O poder de Deus através de Jesus saiu de Jesus e ela ficou curada e ele parou e Jesus olhou a sua volta e esteve a ser tocado e sensibilizado e com compaixão com alguém e ela olhou e teve compaixão pela dama sem nome.
Porque ele reconheceu que havia uma pessoa ali que acreditava Nele e que Ele era o Messias.
Queridos irmãos, nós temos acesso ao mesmo poder, a mesma compaixão e carinho de Cristo e não estamos perdidos na multidão de problemas que temos e precisamos de andar a caminho em direção a Cristo em fé e precisamos de reconhecer que nós adoramos a um Deus que toca em nós e que é tocado por nós e temos o mesmo efeito quando temos arrependimento, humildade e fé.
Deus está a dar a você um convite aberto e nós temos a possibilidade de tocar na mesma pessoa, JC, espiritualmente, a mesma pessoa que a dama sem nome tocou.
E não é alguma coisa que você tenha feito porque ela não tinha feito nada e ela apenas tocou em JC e JC oferece a você liberdade e cura espiritual desde que você, está claro, se arrependa.
Em GL 2:20: “já estou crucificado com Cristo e vivo, nos aproximamos de Cristo, sofremos com Ele, caminhamos no caminho Dele, estamos sempre nessas dificuldades, estamos sempre a andar para a frente a passos de bebê, não é mais eu, mas porque Cristo vive em nós, Ele tocou e vive em nós”
“e a vida que agora vivo na carne e vivo pela fé no filho de Deus a qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”
Jesus Cristo oferece a você e a mim oportunidade e de escrever um pontinho, um versículo neste caminho de salvação na história dos cristãos que vão ser escritos provavelmente descritas no futuro.
Quem sabe, talvez capítulos adicionais ao livro de AT porque o livro de AT não acaba com amém, mas para nós este é o caminho da vida que temos que viver e praticar.
Queridos irmãos, andem neste caminho e não desistam e você não está sozinho e sim você está com Cristo na multidão.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas, Fort Worth (TX) and the Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).