Amor Ágape

Definido somente pela Bíblia e pelo Espírito de Deus

A verdadeira Igreja de Deus é santificada na Verdade que é a Palavra de Deus (João 17:17). A Verdade (coisas de Deus), só são entendidas pelo Espírito de Deus que é dado (1 Coríntios 2:11) aos que obedecem a Deus (Atos 5:32). Assim, só os que têm o Espírito de Deus entendem o "Novo Mandamento" de Jesus Cristo que é ter amor ágape uns com os outros (João 13:34-35). Amor ágape é definido somente pela Bíblia e pelo Espírito de Deus. Este sermão constroi a definição de ágape diretamente da Bíblia para você entender o que Deus deseja que desenvolva.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A verdadeira igreja de Deus é santificada pela verdade JO 17:17 quando Jesus orou Ele disse: “santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade”

A igreja de Deus é santificada pela verdade e deve ser conhecida por um aspecto de Deus que só Sua igreja através do Seu Espírito de Deus é que pode entender e desenvolver nas nossas vidas como verdadeiros cristãos.

Em JO 17:21-25: “Jesus Cristo orou para que todos nós sejamos um como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também eles, nós os cristãos, sejamos um em nós, no Pai e no Filho, para que o mundo creia que Tu me enviastes e eu tendo transmitido a glória que me tens dado para que sejam um como Nós os somos, Eu neles e Tu em Mim a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade”

Precisamos de estar unidos e trabalhando com amor na verdade  e leiam em EF 4:12-16 diz: “com vista ao aperfeiçoamento dos santos também na edificação do corpo de Cristo para que todos cheguemos à unidade, a união da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus e recebendo e imitando a Jesus Cristo, para chegarmos a perfeita varonilidade, o homem perfeito, a antiga estatura da plenitude de Cristo, mas não sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens e astúcia dos que induzem ao erro, mas seguindo a verdade em amor”

E depois JC disse em JO 13:34-35: “um novo mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros, ágape uns aos outros, e assim como Eu vos amei, também vos ameis uns aos outros, e tenham o amor ágape, nisto conhecerão todos os meus discípulos se tiveres ágape uns aos outros.”

Este significado de ágape foi mudado, ou digamos, no NT através do Espírito Santo de Deus e o mundo tanto cristão ou não, não entende o que é ágape e se fizermos uma busca usando IA não vão entender o que é ágape.

Ágape é pelo qual a igreja de Deus deve ser conhecida, é algo que deve ser ensinado, desenvolvido e vivido no reino milenar de JC na terra, é algo que nós devemos de desenvolver e aprender conscientemente e deliberadamente hoje em dia e agora; sendo um ponto importante que como irmãos na igreja de Deus temos que por em prática e aprender.

O mundo confunde e não entende o que é ágape, e confundem com amor emocional e a igreja de Deus não pode aceitar da maneira que outras igrejas cristãs do mundo definem o amor ágape ou como a música cristã define o amor ágape; e a pergunta que eu tenho hoje, irmãos, o que é o amor ágape?

O que a Bíblia diz acerca do amor ágape pois esta palavra é definida somente pela Bíblia e pelo Espírito Santo de Deus, o grego coiné é bastante expressivo e existem várias palavras gregas para diferenciar amor pois em português é basicamente uma só palavra.

Mas há cinco palavras gregas que são traduzidas como amor no idioma português, mas vejamos o que a palavra amor significa, ora, vamos começar e se você for fazer uma pesquisa nos vários dicionários você vai chegar a conclusão que é um sentimento forte de afeição ou de preocupação por outra pessoa decorrente de parentesco ou amizade íntima.

Também você verá que é um sentimento forte de uma atração e desejo sexual.

Você verá também ser um sentimento de devoção ou adoração a Deus ou a um Deus, um sentimento de bondade e preocupação de Deus ou de um Deus para com os seres humanos.

Ou você verá no dicionário ser um apego emocional intenso a algo como por ex. a um animal de estimação ou objeto valioso, mas então vamos ver essas cinco palavras gregas e distintas e começando primeira: storge, amor de família e o qual nunca é usada no NT.

E depois neste oposto que é assim: astorgos que significa: desprovido de atração natural indistinta, sem afeição para com parentes usado duas vezes em 2 TM 3: desprovido de amor insensível, sem afeição natural, depois temos a palavra filio que é o amor fraternal como amigos, colegas de trabalho e membros da igreja, um amor de irmandade como por ex. nós vos amamos que é um tipo comum de amor como: ó, eu te amo!

Frequentemente é o que pensamos em amor são palavras como estas, este significado e depois existe uma outra palavra grega, a quarta palavra que estou a mencionar agora que é: eros que é amor romântico entre um homem e uma mulher, é uma emoção, uma atração física intensa que não é usado, mas está presente e fundamental no casamento, mas não é usado na Bíblia no NT.

Ora, não há nada de errado com estas quatro palavras ou tipos de amor que são, digamos assim, faz o mundo girar e andar.

E algumas coisas que estes tipos de amor tem em comum, por ex., amor de família, amor fraternal entre irmãos, o amor romântico e todos são baseados e se alimentam de emoções e atrações, por ex., a emoção é uma coisa boa ou ótima e cada um destes amores se alimenta em emoções e atrações e várias pessoas no mundo com ou sem o Espírito de Deus podem experimentar e sentir esses tipos de amor.

Não é preciso ter o Espírito Santo de Deus para se apaixonar, ou ter amigos ou amar a sua família e isso faz parte de experiência humana, e embora todos possam ter atos exteriores de amor a base deste amor, storge, ou astorgos ou filio ou eros é o eu.

Se você se sente atraído então essas pessoas fazem parte de você, tem interesses e laços comuns, você se dá bem com eles e não há nada errado com isso e posso ver isso na palavra filio que se lê em JO 15:19 diz: “se vocês fosse do mundo o mundo amaria o que fosse seu, todavia, como não sois do mundo, pelo contrário, deles vos escolhi por isso o mundo vos odeia; se vocês fossem do mundo o mundo amaria o que é seu”

Isto é filio, se vê esse amor de irmandade do mundo, ora, todos estes tipos de amor podem acabar e ser rompidos, ou em outra palavra, não são necessariamente duradouros, por ex., eros, o amor romântico pode acabar ou diminuir com o tempo.

Storge que está a falar da família que, as vezes, podem chegar a um ponto de não falar uns com os outros e por isso essas amizades e laços familiares são rompidos e não são duradouros e no mundo de hoje geralmente esta ideia é comum onde você pensa diferente de mim não é mais meu amigo e assim estes tipos de amor podem acabar ou ser rompidos.

Por outro lado, estes tipos de amor podem ser assentados um com o outro, por ex., uma pessoa tem eros, amor à primeira vista, isso de uma maneira geral esse amor romântico vai diminuindo com o tempo, mas o filio, amor de irmandade é acrescentado a esse amor e então pode haver uma continuação desse amor que incialmente é eros, mas com o tempo torna-se mais o amor fraternidade.

E por isso eros como um amor pode queimar mais forte toda vida, mas apenas segundo os outros amores for acrescentado e por isso se vê que um desses tipos de amor pode acrescentar e dar valor a um outro e ser mais duradouro.

E por isso se vê que com o tempo, por ex., um homem e uma mulher ao período inicial romântico a esta atração física há mais o desenvolvimento do amor fraternal e então aprendem a apreciar, mas um outro além da atração física.

Outro ex., é filio, o amor de irmandade, pode levar ao amor de atração, pois, muitas amizades entre um jovem moço e uma moça podem ser simplesmente amizades, mas depois mais adiante pode se tornar um amor romântico sendo então uma boa base para um relacionamento mais duradouro.

E por ex. filio e storge podem ser combinados como um amigo é mais chegado a um irmão, as vezes, temos uma amizade maior com um certo amigo do que propriamente com um irmão físico e isso acontece.

E por ex. vejam em MT 12:48-50 diz: “olha tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te falar, porém, Ele respondeu: quem é minha mãe e meus irmãos? Estendendo a mão para os discípulos disse: eis minha mãe e os meus irmãos porque qualquer que fizer a vontade de Meu Pai Celeste é meu irmão, mãe e irmã”

Também em RM 12:10 vemos as palavra filio e storge sendo combinada numa palavra composta diz assim: “amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal”

 

Mas a palavra cordialmente é a palavra ilostorgos uma combinação de filio com astorgos e significa aperfeiçoado aos parentes naturais, isto é, terno com os irmãos cristãos e gentilmente afetuoso e por isso que diz: amai-vos cordialmente, isto é, afeiçoado aos parentes naturais e fraterno com os irmãos cristãos tendo esta grande amizade como irmãos na igreja se tornam membros da família.

E por isso na igreja os que tem o Espírito Santo de Deus e se devem amar cordialmente uns aos outros com amor fraternal, mas o ponto importante é que estes vários tipos de amor podem falhar e existe um amor que a Bíblia diz que nunca falha e esse amor é o novo mandamento para você e para mim na igreja no NT.

E esse amor é mencionado mais de 320 vezes no NT, mas 263 vezes é usada a palavra ágape de que vamos falar agora essa quinta palavra grega traduzida como amor ágape.

Vejamos por ex. em JO 21:15-17 onde a palavra filio e ágape são usadas ao mesmo tempo e diz assim: “Simão Pedro estava próximo a Jesus que lhe perguntou: Simão, filho de João, amas-me mais do que os outros? E Pedro responde: sim, Senhor tu o sabes eu te filio, eu te amo, amor de irmandade”

Se vê aqui que Cristo está a perguntar sobre ágape e Pedro responde com filio sem o Espírito Santo naquele momento Pedro não compreendia plenamente o significado de ágape e nenhum comentário, e você pode pesquisar na Bíblia ou em outras igrejas não compreendem verdadeiramente o que é ágape.

Pedro veio a entender assim como nós, mas só com o Espírito Santo de Deus podemos entender o significado de ágape e assim vemos que Pedro respondeu com filio e depois uma segunda vez vem assim no v. 16diz assim: “Simão, filho de João, tu me amas, ágape? E Pedro disse respondendo uma segunda vez: sim, Senhor, tu sabes que eu te amo, filio”

E na terceira vez na última pergunta então Jesus Cristo diz: “então, tu me amas, filio? E Pedro ficou triste porque pela terceira vez foi perguntado tu me amas?

Não entendeu a diferença entre ágape e filio porque JC estava a demonstrar aqui demonstrando que devemos ir além de filio para alcançar ágape.

O amor ágape é o objetivo do que Cristo estabelece para seus seguidores, para você e para mim e em 2 PE 1:5-7 diz assim: “por isso mesmo reunindo vós a vossa diligência associai com a vossa fé a virtude e com a virtude o conhecimento e com o conhecimento o domínio próprio e com domínio próprio a perseverança e com perseverança a piedade e com a piedade a fidelidade e com a fidelidade o amor”

O amor, ágape, é o resultado final e vemos aqui que Pedro mais tarde veio a entender que ágape é diferente do filio que é o amor de fraternidade; ágape é um objetivo para a nossa vida, é uma meta para nós que estamos trabalhando como cristãos a desenvolver o amor de Deus, ágape.

E ainda estamos muito longe de ter esse verdadeiro amor, ágape, mas precisamos de nos esforçar para o ter; é o objetivo para a nossa vida ou em outras palavras o objetivo não é eros ou filio porque essas formas de amor existem ao longo da vida.

É um amor mais alto, ágape e vejam também em TT 2:2 diz assim: “quanto aos homens idosos que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sábios na fé, no amor e na constância”

Os homens mais idosos devem estar a dar esse exemplo de amor ágape e notem que este tipo de amor ágape não é de estado dos homens mais jovens, é um amor que foi desenvolvido por estarem na igreja e usarem o Espírito Santo por vários anos e desenvolveram com o tempo esse amor ágape.

E vejam em FP 1:9-10 e diz assim: “e também faço esta oração que o vosso amor aumente mais e mais, que o vosso amor ágape, aumente mais e mais em pleno conhecimento para provares coisas excelentes e palpáveis para o dia de Cristo”

Aqui está falando que o amor ágape possa abundar que é parte de um progresso e desenvolvimento contínuo na nossa vida cristã e em MT 22:37-39 diz assim: “respondeu-lhe Jesus: amarás o Senhor teu Deus, ágape, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento, ágape, esse é o primeiro e grande mandamento e segundo a este amarás, ágape, o teu próximo como a ti mesmo e de todo o teu coração, de toda a tua energia e vida e todo o teu conhecimento”

Em 1 CO 2:9 diz assim: “mas como está escrito: nem olhos virão ou ouvidos ouviram, mas nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, ágape”

Uma necessidade absoluta de termos amor ágape para com Deus se quisermos ser como aqueles que pertencem a ele e então o que significa amor ágape? Que tipo de amor é este? como definir este amor que é tão necessário e no qual nós devemos crescer quando estamos na igreja de Deus, isto é, conforme somos batizados e crescemos na graça e do conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo através da ajuda do poder do Espírito Santo de Deus?

Que recebemos após o batismo e a imposição das mãos pelo verdadeiro ministro de JC que tem a autoridade de JC e pela autoridade de JC então que tipo de amor é este?

Ora, vejamos então as definições iniciais no dicionário diz falando o que diz a Bíblia:

O amor revelado em Jesus visto como espiritual e altruísta, o modelo para a humanidade, amor espiritual não sexual em sua natureza.

No comentário de Stroll diz: o amor fraternal, uma afeição, uma boa vontade, uma benevolência.

Irmãos, estas definições iniciais embora, digamos assim, sejam verdade são superficiais até mesmo na literatura grega não encontramos uma definição correta a palavra ágape porque o uso da palavra ágape no NT define o que Deus está a querer explicar-nos o que é o verdadeiro amor ágape de Deus.

Porque na Bíblia, no NT, tem um significado de muito mais alto e por isso precisamos de ir a Bíblia para encontramos uma definição correta do amor ágape, o amor que é absolutamente necessário para termos aqueles que pertencem a Deus e que demonstram serem seguidores de Deus.

E por isso então, irmãos, vamos desenvolver e construir a definição da palavra ágape diretamente da Bíblia e vamos usar a Bíblia para construir esta definição para entendermos o que Deus deseja desenvolvermos quando a Bíblia diz ágape uns aos outros.

Em primeiro lugar, quando construímos esta definição de ágape é algo que cresce em nós ao longo da nossa vida cristã e por isso é um objetivo e meta final e vejam em 1 JO 4:7-18 lemos: “amados, amemos uns aos outros porque o amor precede de Deus, ágape vem de Deus,  e todo aquele que ama e em ágape é regenerado de uma segunda vez e conhece a Deus; aquele que não tem ágape não pertence a Deus pois Deus é ágape, nisto se manifestou o ágape de Deus em nós”

É um amor diferente que é o nosso objetivo e “amor ágape de Deus foi enviar Seu filho unigênito ao mundo para vivermos por meio Dele, isto consiste o amor ágape não que nós tenhamos amado a Deus porque o nosso amor não era ágape, mas é que Ele nos amou com ágape e enviou Seu filho a nós como propiciação dos nossos pecados; amados se Deus de tal maneira nos amou ágape devemos nós amar ágape uns aos outros”

“ninguém jamais viu Deus se amarmos uns aos outros com ágape Deus permanece em nós porque temos este amor ágape e o Seu amor ágape é em nós aperfeiçoado, e nisto conhecemos que permanecemos Nele e Ele em nós que nos deu o Seu Espírito e nós testemunhamos que o Pai enviou Seu filho como Salvador do mundo”

“aquele que confessar que Jesus é filho de Deus permanece Nele e em Deus e nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós, ágape, porque Deus é ágape e aquele que permanece no ágape permanece em Deus e Deus nele”

E no v. 18: “não existe medo, no amor ágape não existe depressão nem ansiedade”

Ora, muitos de nós temos depressão e ansiedade e por que? Porque ainda não estamos bem crescidos e maduros em ágape porque o perfeito ágape lança fora o medo.

“ora, o medo produz tormento e logo aquele que teme não é aperfeiçoado no ágape e por isso devemos nos tornar como Ele é, ágape nos dá força, lança fora o medo e quem teme ainda não foi aperfeiçoado em ágape e por isso ágape é o amor de Deus e define Deus e de ser o nosso objetivo de ser como Deus é e ter o mesmo amor como Ele tem”

Então, nesta construção da definição ágape uma outra parte desta definição é que o amor ágape é algo que permanece e que dura se amarmos ágape permanecemos Nele e em JO 14:23 diz assim: “se alguém me ágape guardará a Minha palavra, permanece, e o Meu Pai o ágape e viremos para ele e faremos morada” e em JO 15:7-10 lemos: “se permaneceres em Mim e nas Minhas palavras permanecerei e vós e pedis o que quiseres e vos será feito nisto glorificar o Meu Pai e dês muitos frutos e assim sereis Meus discípulos como o Pai me ágape também Eu vos ágape e permanecei no Meu ágape; se guardares os Meus mandamentos permanecereis no Meu ágape assim como Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu ágape permaneço”

A segunda parte de definição de ágape é que permanece, primeiro objetivo, e segundo permanece, é duradouro, terceiro é algo que é aperfeiçoado em nós como já lemos a pouco em JO 17:23 e diz assim: “Eu neles e Tu em Mim a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade para que o mundo conheça que Tu Me enviastes e os amastes, ágape, como também ágape a Mim”

Ágape é aperfeiçoado em nós o que leva tempo e por estarmos na igreja ainda não somos aperfeiçoados no ágape, mas temos que nos manter fieis durante o tempo para sermos aperfeiçoados no ágape e em HB 2:10 diz assim: “porque convinha que Aquele por cuja casa por quem todas as coisas existem e conduzindo muitos filhos à glória aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor da salvação deles”

É um processo de aperfeiçoamento onde somos aperfeiçoados por sofrimentos e isto envolve ágape, sofrer, e vejam em HB 5:8-9 diz assim: “embora sendo filho aprendeu obediência pelas coisas que sofreu tendo sido aperfeiçoado tornou-se o autor da salvação interna de todos que o obedecem”

Houve um processo de aperfeiçoamento através de sofrimento e isso é parte de ágape, o amor que é sofredor e através disso somos aperfeiçoados e então vemos aqui na construção dessa definição do que é ágape como vimos é um amor que é o nosso objetivo e que é um amor que permanece, é um amor que é aperfeiçoado e é um amor de desinteresse do próprio, isto é, um altruísmo.

E vejam em JO 3:16 lemos: “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito”

Isto foi um amor sem um interesse próprio, mas um interesse para com os outros, um amor sacrificial em benefício dos outros e Cristo demonstrou o amor perfeito ao se sacrificar sem consideração por Si mesmo sabendo do tipo que nós somos Ele ainda se sacrificou por nós e isso é um desinteresse de se sacrificar por outros e quantos de nós somos capazes de sofrer pelos outros quando estes nos maltratam e ainda ter ágape para com eles.

Vocês sabem a parábola do bom samaritano em LC 10:25-36 e muito bem conhecida e exemplifica a atitude altruísta desse samaritano, é uma representação prática de ágape e ora o que podemos aprender desta parábola?

Que foi uma doação altruísta de alguém a alguém que tinha uma necessidade, não houve nenhum relacionamento prévio entre essas duas pessoas, não houve nenhuma atração ou emoção exceto compaixão e foi uma disposição do samaritano de dar do que tinha, tinha possibilidades de dar, para ajudar essa pessoa que tinha essas necessidades.

Sem esperar nada em troca, sem condições, sem motivação para ele próprio, não, simplesmente um altruísmo e em RM 5:5-8 diz assim: “ora a esperança não confunde porque o ágape de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi outorgado porque Cristo quando ainda éramos fracos morreu a seu tempo pelos ímpios quando ainda éramos pecadores e dificilmente alguém morreria por um justo pois poderá ser que pelo bom alguém se anima morrer, mas Deus prova o Seu próprio amor ágape para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós sendo nós ainda pecadores”

Deus nos amou quando éramos pecadores, nós fazemos o mesmo por aqueles que nos desrespeitam e rejeitam? Pense bem, se algum membro da igreja o rejeita você ainda tem ágape por esse irmão? Ou se algum membro da sua família, por ex., seu filho desrespeita a você; você ainda o ama?

Aí se vê que é um desinteresse do próprio, é um altruísmo ágape e quando estamos a construir esta definição de ágape bíblica primeiro vimos que é o nosso objetivo, vimos algo que permanece, vimos que é algo aperfeiçoado, vimos que é um desinteresse do próprio e vimos que é um altruísmo.

Então, vejamos aqui uma outra definição, uma outra parte na construção desta definição do que é ágape e que acabei de ler agora mesmo em RM 5:5: “ágape o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo de Deus”

E por isso ágape é parte do poder transformador de Deus que nos dá, é parte desse poder, parte do Espírito Santo que nos ajuda no processo de santificação para obediência.

Em AT 2:38 lemos: “o que devemos de fazer agora? E Pedro respondeu: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado pela autoridade de Jesus Cristo”

Isso não quer dizer de usar só as palavras e que a pessoa tenha a autoridade de o fazer; “e recebereis o dom do Espírito Santo”

Isto é, recebemos esse poder transformador de Deus, e ágape, vem pelo Espírito Santo e AT 5:32 diz: “o Espírito Santo que Deus outorgou aqueles que lhe obedecem”

E por isso que diz: arrependam-se, isto é, parem de desobedecer e obedeçam, pois, aqueles que obedecem é que Deus derrama o Espírito Santo!

Somente o Espírito Santo concede ágape e por isso que o mundo não entende ágape e como sabem ágape é a primeira característica do fruto do Espírito Santo de Deus como lemos em GL 5:22-23: o fruto do Espírito Santo nos dá amor ágape, alegria, paz, etc. e o primeiro é ágape.

Em 2 TM 1:7 diz: “não nos é dado o espírito de medo ou temor, mas é dado o espírito de poder e ágape e moderação, e somos informados que ágape é parte do Espírito Santo que é o espírito de poder, de amor ágape e de uma mente moderada e sã”

Como vemos irmãos quando estamos a definir o que é ágape vemos que este ágape é nosso objetivo e meta, é algo que permanece, é algo que nos aperfeiçoa, é um interesse que não é do próprio, é um desinteresse do próprio, um altruísmo e a parte do amor de Deus do Espírito Santo de Deus, o ágape.

E por isso vemos por ex. o Espírito Santo de Deus nos ajuda em entender quando Deus nos castiga, ponto importante, em HB 12:6 diz: “porque o Senhor corrige a quem ágape e açoita a todo filho a quem recebe”

O castigo de Deus vem quando Deus nos ágape porque Deus quer fazer de nós melhores pessoas porque Ele nos ama e vai corrigir para sermos melhores pessoas e para nos desenvolver de uma maneira que nós vamos a ser o que Ele quer que nós sejamos, ora no batismo nós nos comprometemos a seguir a Deus através de Jesus Cristo e nós confiamos que Ele nos tornará com a ajuda do Espírito Santo a quem Ele quer que venhamos a ser.

E por isso precisamos de aprender a sacrificar as nossas vidas, a dar as nossas vidas ou em outras palavras ágape é amor duro e então recapitulando:

Ágape nesta construção do significado de ágape é uma prova do nosso discipulado, é uma prova de preocupação totalmente altruísta e extrovertida com o próximo.

Não é motivada pela emoção ou pelo que recebemos em troca, mas é motivado pelo que é melhor para a outra pessoa.

Começa com ação é sua escolha fazê-lo e não depende de como os outros o tratam!

E por isso envolve auto sacrifício, envolve perdão, envolve sacrificarmos o nosso tempo aos outros sem respeito ou parcialidade â pessoas seja quem for.

E por isso sentimos o mesmo e faríamos o mesmo a qualquer pessoa e não apenas aquelas pessoas que conhecemos ou que nos importamos.

O amor ágape é diferente do amor do mundo, não é um sentimento ou emoção, mas é uma motivação para ação de que somos ou temos livre arbítrio para escolher ou rejeitar.

Ágape é um amor sacrificial que voluntariamente sofre inconveniência, sofre desconforto até à morte, em benefício do outro sem esperar nada em troca.

O amor ágape vem com resultado do arrependimento e do recebimento do Espírito Santo de Deus, é o amor de Deus em nós.

E com isso em mente, irmãos, vamos olhar para MT 5:43-46 diz assim: “ouviste o que foi dito: amarás o teu próximo, odiarás o teu inimigo; Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste porque Ele faz nascer o sol sobre os maus e bons e vir chuvas sobre os justos e injustos; porque se amares os que vos amam que recompensas tens? Não fazem os publicanos o mesmo?”

Então, vemos aqui que precisamos de amar os nossos inimigos então parte desta definição de ágape é o que temos de vir a ser pois Deus é ágape e o amor ágape transcende emoções como você se sente sobre a outra pessoa ou a outra pessoa está a fazer a você.

O amor ágape resiste ao tempo e perdura até ao fim porque não depende de emoção, mas é movido pelo caráter é o que nós devemos nos tornar pessoas de ágape, amar até ao inimigo pois Deus é ágape.

E isso só é possível com o Espirito Santo de Deus e somente depois de recebermos o Espírito Santo de Deus é que o ágape cresce é como você pode olhar para uma pessoa e então tomar uma ação de ágape com alguém que está odiando a você e como é isso possível? Só com o Espírito Santo de Deus, com a ajuda de Deus porque este ágape é o que Deus é, uma característica de Deus, não são emoções, mas o que devemos de ser.

É o que JC fez, é o que Estevão disse em AT 7 e é o que nós devemos de dizer: Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem, é com este amor que você vai conseguir perseverar nos relacionamentos em vez de desmoronar.

É o seu novo eu, profundo e altamente altruísta, que é desenvolvida á medida que você vive e anda com Deus, o ágape não substituiu eros ou storge, mas precisamos de adicionar ágape a esses tipos de amor e os tornar melhores como lemos em EF 5:25 diz: “maridos, amai a vossa mulher como também Cristo amou a igreja”

Nós precisamos de ter ágape com nossa esposa como Cristo teve ágape conosco; “e a si mesmo se entregou por ela”; Cristo morreu pela igreja e se sacrificou pela igreja e nós maridos temos que morrer dando tempo, dando a nossa vida e sacrificando pela nossa esposa e da nossa família e isso é ágape.

O verdadeiro homem cristão, o verdadeiro marido cristão deve ser motivado pelo amor ágape a agir em nome da sua esposa e Cristo fez isso para santificar a igreja purificando a igreja pela palavra apresentando a igreja sem mácula e assim também se lê no v.28: “os maridos devem amar ágape as suas mulheres como a seu próprio corpo e quem ama ágape a sua esposa a si mesmo se ama porque ninguém jamais odiou a sua própria carne antes a alimenta e cuida assim como Cristo também faz com a igreja”

Quando um conjugue escolhe falar e agir em relação ao companheiro com ágape isso vai criar um ambiente amoroso no qual eros e filio vão prosperar e por isso a ação e a escolha de praticar ágape tem o poder de se elevar acima da situação à nossa volta ao nosso ambiente e para tornar qualquer amizade ou paixão ainda mais forte.

Cristo teve esta advertência para a igreja em JO 13:35 diz assim: “nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiveres ágape uns aos outros, então o mundo reconhecerá a você”

Não é apenas amor fraternal é o ágape de Deus, é o novo mandamento, esse é o significado de ágape no NT que é bem diferente do que era entendido antes do NT; ágape, por isso, digamos assim, nesta última parte de definido o que é ágape que é uma escolha e decisão de livre arbítrio de dar em vez de receber e reconhecido por obras.

Fazer o que é melhor para os outros, uma escolha de dar em vez de receber e produzir resultados em vez de pensar o que há para mim, qual é o meu benefício.

Em TG 2:13-14 lemos: “que a misericórdia triunfa e triunfa quando há fé com obras”; ágape é uma decisão de ser misericordioso e demonstrar amor mesmo contra aqueles que estão contra nós e produzir obras.

Em AP 19:7 diz: “que a noiva vai estar ataviada e pronta”; então você e eu na igreja vamos estar prontos para a vinda de Cristo? Você está a se preparar agora, você está a desenvolver este amor ágape que é permanente, se aperfeiçoa, que é o objetivo, que é altruísta e está pronto a sofrer, sofredor e que é uma escolha de fazer obras e que nós devemos de obedecer e que vem pelo Espírito Santo de Deus.

Irmãos, há uma canção em inglês que se lê e diz em português: o que o mundo precisa agora é amor, doce amor; irmãos, o verdadeiro doce amor que o mundo precisa agora é o amor ágape de Deus.

O amor ágape como lemos em 1 CO 13 é descrito amplamente e sugiro a vocês que estudem de novo porque o amor ágape não é sabedoria ou saber todas as profecias ou é profetizar ou ter ciência ou distribuir tudo aos pobres.

O amor ágape é paciente, é benigno, não é ciumento, não se ensoberbe, não tem vanglória, não se conduz de uma maneira que não é conveniente, não busca os seus próprios interesses, não fica irritado, não pensa mal do outro, não se alegra com injustiça, mas regozijasse na verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor ágape jamais acaba.

Assim ao fim desse capítulo diz: agora permanece em fé, esperança e ágape, mas o maior destes dons do Espírito Santo é ágape.

E por isso em EF 5:1-2 diz: “sede, pois, imitadores de Deus como filhos amados e andai em ágape como também Cristo o fez e se entregou a Si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave”

Imitem a Cristo, o amor ágape resiste ao tempo, o ágape não se confunde com o que o mundo ensina que as igrejas deste mundo ensinam, e somente através do poder do dom do Espírito Santo de Deus é que podemos entender o que é o verdadeiro ágape.

Mantenha isso em mente por favor, trabalhe no ágape, ore para que você tenha mais ágape, pratique ágape hoje e pratique ágape dia a dia para o resto da sua vida.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).