Alegria: O Rei do Reis e Senhor dos Senhores começa a reinar.
This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Que boa tarde, Cris Irmãos. Hoje vou continuar com o estudo bíblico sobre o Livro da Apocalypse. Este já é o nosso 28º estudo do Livro da Apocalypse. E abordamos as mensagens de Jesus Cristo à Igreja de Deus durante este período, antes de Sua segunda-vinda. Também estudamos os eventos profetizados até a Sua segunda-vinda. Depois vimos como Satanás tem estado e continuar a atacar a Igreja de Deus e, principalmente, os irmãos na fé. Depois também vimos como a Grande Blonnia, estamos a Seu Râmo religioso e civil, será destruída esta Grande Blonnia.
E hoje, para concluir essa destruição da Grande Blonnia, vamos ver hoje o resto dos eventos até a destruição dos líderes e, claro, do exército desse grande sistema. Então, começamos a repetir brevemente a chamada da Apocalipse 18, versículo 19 e 20, e ver se aqui que lançaram sobre a cabeça e chorando, planteando, a ver se aí, ó, este desastre da cidade, mas depois ver-se, exaltar, no recículo 20, exaltar, aos céus e vós, santos, apóstos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa casa.
E por isso foi uma exalta exultação que Deus julgou a Grande Blonnia por causa dos anjos fiéis e por nossa casa. Isto é dos santos, dos apóstolos e dos profetas. Então, vamos começar a ler apocalipse capítulos da nova versículo 1 e então ver-se esta exalta exultação, esta grande alegria e diz depois dessas coisas ouvir no céu, como que uma grande voz de uma grande multidão que dizia, Aleluia, salvação e glória e honra e poder pertence ao Senhor nosso Deus. Então, a ver-se aqui esta alegria, a expressão da alegria e por isso ver-se aqui a mudança de tom no livro apocalipse, porque até aqui o tom, a atitude ou a apresentação aqui no livro apocalipse tem sido de desastres, principalmente nos últimos capítulos que temos estado ali, a ler, da ira do Senhor e agora está a mudar o tom que representa o período em que a escuridão do mundo se vai parar, então vamos ver a luz.
A luz isto é o reino de Jesus Cristo a dar alegria e luz a este mundo, porque hoje em dia, irmãos, vemos em dias de grande escuridão, de grande tristeza e vamos ver então a partir desta secção, há uns dias uma era de grande alegria e paz na terra, mudança em que vemos que há dias de ira para dias de pensões.
Outro ponto aqui é que dias no Recicle 1 ouvi, ouvi no céu como que uma grande voz de numerosa multidão, grande voz de uma grande voz de numerosa multidão. Agora o apóstolo ouviu, não viu, ouviu. E aí a palavra multidão, que é a palavra grega óculosse, quer ser um grande número de seres.
Muitos pessoas pensam, olha, são seres humanos, é possível que seja, não estou a dizer que não são, mas nós na igreja não queremos, porque aqui não tem venido os géneros de seres e por isso não queremos, porque nós vamos ressuscitar e aí está a demonstrar talvez uma cena neste período, talvez antes de termos os ressuscitados, tem que demonstrar que seres no céu estão a da alegria e vê-se aí uma grande multidão de seres que não é enumerado quem são e quanto são.
No Corte de Honoura, então, a lê-lo no B. II diz assim, porque verdadeiros e justos são os seus juízos, o julgou a grande prostituta que havia corrompido a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. É por isso que vê-se aqui o período agora que chegou, que é o julgamento da babilônia e especificamente do sistema religioso, a grande prostituta. E por isso este julgamento de Deus, julgando a babilônia, é declarado aqui como um julgamento justo e verdadeiro. Continuando, então, no B. III e diz assim, segunda vez disseram Alaluia, ou outra vez disseram Alaluia, e a fumaça dela sobe para todo o sempre.
E por isso está a dizer Alaluia, é uma expressão de alegria, de júbilo. Finalmente, finalmente, Deus está a intervir, vai completamente castigar esta grande prostituta, este sistema religioso, esta babilônia, não só o sistema religioso, mas o civil, vamos ver aqui a pouco, que os dois lidas vão ser completamente destruídos também.
Mas aqui estão os pontos que eu quero sublinhar aqui neste versículo 3, que diz assim, e a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos. Isto é na almeida revista e atualizada. Na almeida corujida e fiel, diz a fumaça sobre para todo o sempre, mas para a almeida revista, que é atualizada, diz pelos séculos dos séculos, e escrevia aqui, entre parênteses, os números das palavras gregas, que são usadas aqui.
Então quero analisar brevemente estas palavras gregas, porque é importante. A palavra grega 1579, que é ice, é uma proposição que indica para dentro de várias vezes que é traduzida às vezes em, por exemplo, em. Aqui é traduzida pelos, mas é uma proposição que indica uma direção, uma direção para um ponto alcançado ou entrado.
É uma direção, quer dizer, para dentro de ou para um ponto alcançado ou para um ponto entrado, quer dizer, é uma proposição que indica um movimento para dentro ou de um período ou de um ponto ou de uma entidade ou coisas desse jeito.
Ora, a outra palavra grega aqui, a palavra grega 165 é o ion, que pode ser traduzido para sempre, também pode ser traduzido para o mundo ou para o universo. Por exemplo, este mundo, esta sociedade, mas também o universo, as estrelas, os sols, estrelas e tudo. Mas também tem um terceiro significado, que é para um período de tempo, uma era, um período de tempo, para esta era ou para uma era.
E por isso é durante este período, nesta era.
Ora, vemos aqui então que diz assim, para um ponto alcaçado, para o ponto entrado, pelos IS, do período de tempo, dos períodos de tempo.
E por isso temos que entender o contexto, porque o contexto de filme, qual é a tradução aplicável. Ora, por exemplo, há uma situação em que diz que só domem Gomorra, que dizem em Judas, que dizem só domem Gomorra. Deixe-me ler aqui em Judas, para não estar a usar palavras incorretas.
Tenho a certeza aqui que estou a citar no versículo 7, Judas, versículo 7. Como só domem Gomorra e a cidade circulam vizinhas, que havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após atracar, estão postas, isto é, só domem Gomorra, para exemplo, de fogo interno.
Ora, aí vê-se que o fogo em só domem Gomorra não está lá hoje, não está lá hoje.
Por isso, temos que ver o contexto, por um período de tempo. Enquanto, quer dizer, que neste significado aqui em Judas 7, é que não seria extinguido, porque esse fogo continuaria, continuaria a queimar, até o seu combustível terminar, e depois terminaria, e terminou, porque hoje em dia se formos à área onde só domem Gomorra estavam, não há fogo lá, simplesmente há o resto desse fogo.
E por isso, ver-se aqui também, em Apocalypse 19, por exemplo, em 5.3, e a fumaça dela sobe para todo sempre, pelos séculos dos séculos, é por esse período, até o fim desse período, dessa era.
É importante entendermos isto, porque às vezes estas palavras podem causar um pedido de confusão, e temos que ver isto dentro do contexto.
Agora, continuando, então, a ler agora no Biciclo 4.
E os 24 anciãos e os quatro irmãs prostraram, se adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo, amém, ala Lua.
Então, vemos aqui estes líderes angélicos, a volta do trono de Deus, até eles também, dando esta alegria, dizendo, ala Lua, grande alegria. E continuando, então, a ler no Biciclo 5. E 6. E saiu uma voz, uma vez mais uma voz.
Não dá a dizer que foi a voz do Pai, ou coisa assim, às vezes há outras situações que, por exemplo, vence quando Jesus Cristo foi baxado e diz, uma voz do céu, diz, este é o meu filho, que estou bem, deu-me o bom angrado com ele, mas diz uma voz.
Não foi necessariamente a voz do Pai, mas foi uma voz que recebeu essa instrução de dizer isso em nome ou pela autoridade do Pai. Seguia, então, um ser angélico que tinha dado essa voz, porque aí não diz que foi a voz do Pai, foi uma voz. E sabemos que ninguém ouviu o Pai, a voz do Pai, a voz própria. Por isso, é importante ver esses detalhes, porque é caso, às vezes, confusões em certas pessoas. E por isso, é uma voz do Trono que dizia, lo vai, o nosso Deus, e voz todos os seus servos, todos os seus servos, não só do período durante dois, de fim, mas todos os seus servos, todos os seus heros. E voz, o que o tomaste tantos pequenos como grandes. E eu vi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trogões, dizia, Alaluia, pois já o Senhor deu-se, Deus estou, Senhor Deus estou o reino. E por isso, vê-se que é novo esta, vê-se aqui uma voz, e voz de multidões, e de vários seres, como dizemos, como tem dito, que acreditamos na Igreja de Deus que seriam seres angélicos, a dizer Alaluia, pois já o Senhor Deus estou o reino.
Então, lê-lo no versículo 7. Alegremos, isoltemos e demos glória, porque vindas são as portas do cordeiro, e já a sua esposa se aprontou, ou se ataviou. Ora, vemos aqui alguns pontos interessantes.
Primeiro lugar, este texto aqui, especificamente, não identifica onde as bordas são realizadas. Sim, podemos especular, podemos chegar a certas conclusões, tudo bem, mas aqui o texto não identifica exatamente onde as bordas são organizadas.
Sim, há várias especulações, mas o que é importante, irmãos e os avóis ensinaram mais daqui a pouco, é que o importante é nós estarmos ataviados, aprontados, estarmos lá, estarmos lá, porque se tivermos ataviados, se tivermos aprontados, Deus nos levará lá, seja onde for. E por isso isso é que é o ponto importante. A outra palavra que quero mencionar aqui é a palavra as bodas do Cordeiro. A palavra bodas é um casamento, ou festa de casamento. A palavra em grego é gamons, bodas, não é cordeiro, pois ali um símbolo GR 1062 devia de sim ter, pois, de imediatamente, após a palavra bodas. Vindos são as bodas, grego 1062 do Cordeiro, e já a sua esposa, Sérgio, aprontou. Por isso gamons, que é um casamento, ou festa de casamento, ou um banquete de casamento, ou vestival de matrimónio. E por isso representa, possivelmente, poderia ser, não é uma coisa instantânea, e num minuto, as bodas, um casamento, um banquete de casamento, demora tempo, um certo tempo. E por isso, vês aí que chegou, estamos alegres, porque chegou o momento.
Nessa cerimônia do casamento, vai ser realizada, e a sua esposa se aprontou. Esse é um ponto importante, a sua esposa se aprontou. Ora, vigemos, por exemplo, Mateus 25, que é a parábola das 10 vírgens.
Mateus 25, versículos 1, a 13. Mateus 25, e aí vemos que Mateus 25 é imediatamente após das profecias de Mateus 24, a cerca do princípio das dores, da grande tabulação, e desses acontecimentos, e da vinda do Senhor, depois vês, dá umas parábolas à seca da figueira, que precisamos estar prontos, depois dá a palavra do bom e do mal-servo, que não estamos a pensar, não devemos estar a pensar, olha, vinda de Cristo de moro, e por isso posso começar a fazer coisas erradas, porque o virá no momento em que não estamos à espera.
Imediatamente depois disso dá outra parábola, e vence esta sequência, que é lógica, em capítulo 25 de Mateus, que é a parábola das três vírgias, e que eram cinco que eram prudentes, e cinco, digamos assim, que não eram prudentes, e todos, como sabemos, vemos esta parábola, que todas adroneceram, que não estavam bem alertas, mas tiveram que acordar, mas algumas que começaram a fazer, olha, a vinda de Cristo está perto, e tinham azeite com elas, não só na lâmpada, mas tinham uma vasilha, com azeite adicional, simbólico do Espírito de Santo Deus, quer dizer, nós precisamos ter, ter, ter suficiente quantidade do Espírito de Santo Deus com nós, e isto é, precisamos estar perto de Deus, precisamos estar a orar regularmente, precisamos estar a fazer as coisas que são aguardáveis a Deus, porque Deus dá ao Seu Espírito aqui aos que lhe obedecem, Atos 5, 32, parece, não é? Correctamente, ou talvez 35, e por isso Deus dá ao Seu Espírito aqui aos que lhe obedecem.
E por isso precisamos ter o Espírito, e então essas que, as vírgias que são prudentes, têm o Seu Espírito. E então o noivo veio, e essas que tinham o Espírito estavam prontas, estavam ataviadas, estavam prontas, e vence essa parábola, e depois conclui no versículo 3. Precisamos estar a vigiar sempre, constantemente, porque não sabemos o dia nem a hora.
Sim, nós sabemos que a vida de Cristo é simbolizado pelo dia das trobertas, e sabemos esse dia, nós não está claro, nós sabemos do ano, do ano, mas sabemos esse dia, mas é que diz que nós sabemos o dia e a hora, e por isso é que nós temos cuidado a dizer que o dia das trobertas simboliza a vida de Cristo.
É bem possível, seja nesse dia correto, mas o ponto aqui é que ninguém sabe o dia nem a hora. Uma ou outra interpretação pode ser que sabemos o dia, talvez a hora, quando certos acontecimentos começarem a acontecer, ao início da grande tribulação, porque aí diz, em Daniel 12, diz há tantos dias até isto, 1.235 dias, segundo o Demos, corretamente, depois 1.290, depois 1.260, depois temos assim uma ideia de contagem, até a vindo de Cristo, os dias de contagem.
Então, nessa altura, é possível que, nessa altura, já saibamos o dia, mas antes disso, o período em que a igreja vai ser, ou parte da igreja, vai ser protegida ao início, ou antes do início, da grande tribulação.
E, por isso, pode ser que esta secção esteja a referir, aqui, em Mateus 25, no ciclo 1, a 13. É possível que esta secção esteja a referir, àquele período em que a igreja vai ser protegida. E, se não tivermos a vigiar, pode ser que seja-nos dentro daquelas que não estamos prontas, não estamos atavinhados, por ser protegidos durante esse grupo ou do pessoal.
Mas, de qualquer maneira, precisamos de nos estar prontos e não pensar que sabemos quando é que a vinda de Cristo é, ou quando é que estas coisas vão acontecer por crise irmãos, da maneira que estamos a ver a situação no mundo hoje em dia.
As coisas estão muito máximas, irmãos e irmãs.
Estão muito mais. E eu vejo muitos irmãos e irmãs a sofrer grandemente, com grandes dificuldades financeiras, problemas.
E, por isso, precisamos estar a orar por esses, porque os problemas são grandes, as dificuldades são grandes e, infelizmente, irmãos, sabemos que isto é só o início das dois.
É só o início das dois. Sim, é o início das dois. Estamos agora neste tempo de fim. Por isso é que lemos aquela parábola ao fim de Mateus 24, dizer aquilo bom e o mau-servo, dizer, olha, Cristo vai demorar mais crise irmãos.
A minha opinião, sincera, vou falar de especulação, mas a minha opinião, sincera, é que faltam muito pouco tempo para a vinda de Cristo.
Faltam muito tempo. É possível que seja só mais alguns anos.
Mesmo não estou a falar em dezenas de anos, estou a falar em anos como, possivelmente, o número de dedos na nossa mão ou nas nossas mãos.
E por isso, uma vez mais, irmãos, não estou a dar uma data, porque ninguém sabe, de dia a hora, mas só estou a precisamente dizer que precisamos estar prontos, porque isto vem subitamente e rapidamente, e podemos estar mais perto de muitas pessoas que pensam.
Por isso, irmãos, tenham muito cuidado. Estamos perto de vinda de Cristo.
Não há dúvidas.
Não há dúvidas.
Continuando, então, eu quero ver um ponto acerca do casamento de Deus com Israel.
Ora, vejam aqui em Esos.
Vou agora abordar um bocadinho aqui em Esos.
Agora, em Esos capítulo 20, foi quando Deus deu a lei, aos Israelitas em grupo.
Não estou a dizer que não sabiam anteriormente, porque sabiam, porque vemos que a Braal já aguardava os mandamentos e os mandamentos de Deus, vemos isso em Gênesas.
Mas agora, em um grupo como uma nação inteira, os judeus mandamentos foram, digamos assim, dados em grupo no monte de Sinai aos Israelitas.
E depois vemos que, a partir do capítulo 21, até ao capítulo 24 de Esos, capítulo 21 ao capítulo 24 de Esos, vemos basicamente a aliança formalizada.
A aliança formalizada.
E depois, no capítulo 24 de Esos, diz assim, diz também Deus a Moisés no veículo 1, sobre ao Senhor Tuarão, nadável e abiúo, e extenta dos anciões de Israel e a Duraido longe. O Moisés chegará ao Senhor e depois, ver se aqui, Moisés referiu ao povo, todos os palavras do Senhor e todos os tritutos, então o povo respondeu a uma voz.
Tudo o que o Senhor falou, veremos.
E depois, versão de VIII e IV, desde aqui, Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, escreveu tudo.
E desavantado pela manhã de madrugada, dirigiu ao altar, ao pé do monte, e 12 clunes, as segundo, as 12 tribos de Israel, e enviou-os, cinco jovens, dos filhos de Israel, os quais ofereceram ao Senhor holocaustos e sacrifícios pacíficos no vírus, e Deus tomou metade do sangue, e pôs em vacias, e outra metade, as porjivas sobre o altar.
E, no século VII, tomou o livro da Aliança.
Isto é, de Exodus 20, basicamente, 24, temos a descrição deste livro da Aliança, o estado deste livro da Aliança. Eleu apoi, eles disseram, tudo o que falou o Senhor, faremos e obtendremos. Irmãos, isto aqui é uma cerimónia de casamento.
Porque, quando noivo se casa com a moça e a noiva se casa com o jovem, vais fazer isto e diz-se, sim, eu farei, fazem esta promessa de casamento, este voto, esta Aliança de Casamento. Aqui, é praticamente em sentido espiritual a mesma coisa. O livro da Aliança foi lido e eles disseram, sim, vamos fazer cumprir esta. Então, tu moves, ciclo oito, moisés aquele sangue e os presícios sobre o povo e diz-se, eija que o sangue da Aliança está contrato, é a maneira de assinar este contrato, esta Aliança que o Senhor fez com vosco a respeito de todas estas palavras. A cerimória do casamento entre Deus, que neste caso foi o verbo, foi consumada, foi completada.
Ora, vemos, por exemplo, em Azeas, vemos que Azeas foi dito para se casar com uma prostituta e ter filhos e é ver-se aí na história de Azeas.
Vamos ver, então, Azeas, para o sabor. Azeas, capítulo 2, Azeas capítulo 2, Azeas, Vê-se aqui no capítulo 1, que um dos filhos foi dado o nome desfaversido, o outro de Nó Meu Povo. Vê-se aí esta, o outro é Jesus Real, que será castigado, desfaversido no Nó Meu Povo. E, depois, em capítulo 2, versículo 2, diz, repreendei a Ereia, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu brilho. Para que ela afaste suas prostituições da sua presença e os seus adultérios dentro dos seus seios. Vê-se aqui, digamos assim, a separação neste sítio aqui profética, a separação por causa dos pecados de Israel, a separação entre Israel e Deus. E, por isso, então, Israel foi dispersa e centitao anos, centivinto ou centidrita anos depois, ajuda também foi dispersa. Vê-se aí, então, em infidelidade de Israel, fez como Deus se separasse de Israel. E, por isso, lemos em Isaías, capítulo 50. Isaías, capítulo 50. Versiclon, diz assim, assim, diz o Senhor, onde está a carta de divórcio da Vossa Mãe pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu Creador, a quem eu vos tenho vendido? É aí que, por causa das vossas iniquidades, é que vos estes vendidos e, por causa das vossas transversões, Vossa Mãe foi repudiada. Aí, vê-se, basicamente, o certificado de divórcio entre Deus e Israel. Este houve um divórcio entre Deus e Israel. Ora, sabemos que aquele que se casou com Israel, aquele que falou com Israel, aquele que interagiu com Israel, foi o verbo o que se fez karma. Ora, lemos a João, capítulo 1, versiclon, João, capítulo 1, versiclon, que era, no princípio o verbo abrindo a linha, João, capítulo 1, versiclon, para ver corretamente João, capítulo 1, versiclon, no princípio era o verbo e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Deixe-me ver se eu me lembro corretamente. Deixe-me fazer aqui. No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. E por isso, vês-se que que o verbo estava com o pai com Deus. E o verbo era do mesmo gênero, era Deus. E, pois, vês-se no princípio 3, que todas as coisas foram feitas por o intermédio dele, do verbo. Isso é ele nada do que foi feito, se fez, incluindo, açaindo do Egito, incluindo este matrimónio entre Deus, porque o verbo era Deus, era do gênero de Deus. E, por isso, o vesto matrimônio entre Deus, o verbo, qual dos seres do gênero de Deus que era, foi o pai, ou foi os discristos que se casou com Israel? Foi os discristos, foi o verbo. Isso tudo foi feito por o intermédio dele, foi ele. E, pois, lê-se no versículo 14, e o verbo se fez carne. Isto se encarnou, se fez carne. Ora, por isso, o verbo, quando se fez carne, quer dizer que o verbo foi suscristo. Quer dizer que foi suscristo que se casou com Israel. Foi Israel que demonstrou a sua infidelidade a Deus, para os os cristos, era do gênero de Deus, era Deus, dizesse o verbo, estava com Deus, e era Deus, era desse gênero dele, e por isso, o vesti-divórcio.
Depois, lemos em Romanos capítulo 7. Vigemos, então, Romanos capítulo 7, versículo 2 e 3. Romanos capítulo 7, versículo 2, diz, Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive. Embora o vesti-divórcio Jesus Cristo não se uniu com outra mulher, digamos assim, como o verbo, até morrer, porque diz assim, para a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive, mas se o mesmo morrer desobrigada ficará da lei conjugal. E, por isso, o verbo, o verbo, desobrigado, para jogar. Então, vemos aqui que, em Romanos 7, versículo 2 e 3, o marido faleceu. Neste caso, Jesus Cristo morreu. Sem carnovo, e morreu. Esteve morto, mesmo esteve morto. De sorte, será considerado a adulta, se vivendo ainda o marido, unir-se-lo com outro homem, porém, se contrair novas nupecias. Então, ve-se aqui, que Jesus Cristo, o marido morreu. E, por isso, Jesus Cristo, o marido, pode casar de novo. Pode casar de novo.
E, por isso, vemos aqui, continuando, que, em Hebreus, capítulo 9, Hebreus, capítulo 9, versículo 15, a 18, aqui é uma secção com um significado duplo. Claro, que vocês vejam este significado duplo. Hebreus, capítulo 9, versículo 15, a 18. Vamos ler primeiro, aqui, por isso mesmo, ele, este é Jesus Cristo, é o mediador da nova aliança, deste novo contrato. Afim de que, intervindo a morte de Jesus Cristo, para a remissão das transnoções que havia sobre a primeira aliança, receberam a promessa da eternidade a que eles têm sido chamados. Veis aqui um significado duplo. Um dos significados é que normalmente o leemos aqui, mas o outro significado aqui adicional é que esta antiga aliança, a primeira aliança, primeiro casamento matrimônio foi cancelado, porque ele morreu. Porque ele morreu. Este aqui é significado duplo. Por isso, essa antiga aliança, este primeiro matrimônio é que, como vocês sabem, matrimônio é que estão casados até a morte de vos separar. E assim, Jesus Cristo tinha morrido. A morte nos separou. Este é um significado adicional aqui comparando com o matrimônio. No versículo 16, por que onde há aqui a palavra que devia ser aliança, que é diateca, este aí no versículo 16 está falando de um mediador da nova aliança. E por isso, no versículo 15 diz um mediador da nova aliança, no versículo 16 usa a mesma palavra, porque onde há aliança é necessário que intervenha a morte do distador. E isso, por isso, estamos a ver aqui um significado duplo. Pois, esta aliança só é confirmado no caso de mortos. Visto que maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o distador. Por isso está aqui um significado duplo. Porque também representa a morte Cristo, pelos nossos pecados para nos redimir e para nos consagrar, consagrar com o seu santo. Mas tem este significado duplo aqui. Por isso, queria mostrar a vocês este significado duplo aqui de Jesus Cristo. O verbo que se casou com Israel faleceu, morreu, e por isso estava, digamos assim, livre de acordo com a lei, porque Jesus Cristo cumpriu a lei toda e por isso estava livre de acordo com a lei para se poder casar de novo com a noiva que podemos aqui em apocalipse 9, versículo 7, que a sua explosão se aprontou. Isto é a nova que se aprontou. Ora, vejam também em 2 Coríntios, capítulo 11, versículo 2. 2 Coríntios, capítulo 11, versículo 2. E assim, porque zelo por vós com zelo de Deus, visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo que é Cristo. Por isso, vemos aqui que Cristo está livre para se casar porque morreu. Sim, o verbo se esvaziou, era Deus se esvaziou, ou é que o homem morreu, estava mesmo morto. E por isso estava livre dessa matrimona.
E agora nós estamos aqui a sede preparados, como diz no versículo 2, estamos a ser preparados para nos apresentarmos como virgens, porém, de um só esposo que é Cristo. Isto é, a esposa se aprontou, se ataviou, se preparou. E por isso está a pergunta. Estamos nós a prepararmos, estamos nós a fazer a nossa parte para estarmos prontos e preparados. Então, continuando a ler aqui no versículo 8, de apocalipse 19. E depois e foi-lhe dado que se vestisse de linho, fino, puro e resplacente. Quer dizer, um linho fino e cheio de brilhesa, brilho, porque um linho, linho, fino são a justiça dos santos. Vemos aqui claramente que o significado do linho, é bem claro. É bem claro, porque diz por colinho, fino, são a justiça dos santos. Hóbras de justiça. E notem que é plural. Não é no singular. As justiças. Não é a justiça. As justiças. E por isso vemos claramente que não está a falar da justificação pela fé, sim, porque somos estricados pela fé, mas está a falar dos atos de justiça durante a vida para vencermos as nossas fraquezas. Agora vejam, por exemplo, em Infésios, capítulo 5, versículo 26 e 27. Infésios, capítulo 5, é uma secção aqui falando acerca do imógnio, mas Infésios, capítulo 5, é um bairro de Bíblio, versículo 26 e 27. Diz assim, para que... está a falar acerca de como Cristo amou a igreja, e se entregou por ela, versículo 26, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio de lavagem de água pela palata. Porque para nós ficarmos santos, pela santificação, para ficarmos limpos, ficarmos puros, pela lavagem da água, da palavra, da Bíblia. Nós estamos a estudar a Bíblia, a ler a Bíblia, e isto nos ajuda a ser pessoas santas, pessoas diferentes, pela lavagem da palavra, mas não é só a palavra, é através do poder do Espírito Santo deus. Porque a Bíblia é a palavra de Deus do Espírito que trabalha com nós, com nós no nosso mente, com o nosso coração, e que nos ajuda a mudar, a ser santos.
Versículo 27 Para apresentar, assim mesmo, a Igreja Lloriosa, sem macra, sem gruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. E por isso Jesus Cristo deu a sua vida por nós e porém deu-se o sangue. E através disso nós temos que agora responder a essa chamada, a sacrifício dela. Temos que responder para ficarmos a ser santos. A santificação de Cristo, por meio de lavagem, de água, de uma palavra de Deus, que é a Bíblia, a palavra de Deus que trabalha com nós, que é através do Espírito Santo. E por isso estamos a falar que acerta de um processo de políticação do Espírito para sermos obdientes a Deus. Vejam 1 Pedro 1, 1 Pedro 1, 1 Barcicord 2, diz assim, e leitos. Segunda presciência de Deus-Pai em santificação do Espírito para a obdiência. E a expressão do San Jesus Cristo, Graça e Paz, nos seja multiplicados. Por isso, o Espírito Santo nos ajuda nos dá esta ajuda este conselheiro, esta ajuda, este ajudante de que a nós ficarmos santos através do que? Na obdiência. Por exemplo, estar a obtecer. E por isso estamos a falar aqui obras de justiça. Obras plural. São obras através de nós usarmos o Espírito Deus para nos mudarmos e crescermos.
Em 2 Pedro, 2 Pedro, também no capítulo 1, 2 Pedro, no livro a seguir, no capítulo 1, no versículo 3, está uma secção muito interessante, que também já dêi vários sermões acerca disso, que é que deste pelo seu divino poder, que é o poder do Espírito Santo Deus, do poder de Deus, que nos dá todas as coisas para que? Para mudarmos, para crescermos co-participantes da natureza divina. Isto é para mudá-nos da natureza humana, para virmos a ser membros ou co-participantes da natureza divina. Isto é um processo de santificação através do Espírito Santo Deus. E por isso é que diz, em vez de associar a vossa fé, com virtude, conhecimento, com a humaniprópole, com segurança, tendo-a-dá-de e amor. Então é isso. Se vocês tiverem isto, nunca tropeçareis diz isso no recicletés. Nunca tropeçareis em tempo algum. Isto quer dizer que se fizermos isto, nunca vamos deixar a Igreja de Deus, para os espirituales de Cristo. Porque estamos a trabalhar nas estas coisas.
Por isso, irmãos, é uma coisa muito triste. Quando certos irmãos na fé começam a relaxar estes pontos, começam a relaxar o que sabem. E, em vez de estarem a trabalhar ilegentemente, porque diz no recicletés 5, por isso mesmo, a voz reunindo toda a voz de dirigência, isto é, esforçando, dirigendo-me para, usando o Espírito de Santo de Deus, a pôr estas obras de justiça. Por isso, é que diz, se fizeres isso, não tropeçareis. Não perdireis a oportunidade de estar no rei de Deus.
E, então, conclui esta secção pequena e, no recicletés 11, a dizer pois, desta maneira, é que será amplamente suprida a entrada no reino interno, isto é, no rei de Deus. Através disto é que vamos entrar no rei de Deus.
E, por isso, é que diz, nesta mesma epístora, ao fim desta epístora, no capítulo 3, recicle 17 e 18, diz CREACIÃO na Graça e no conhecimento do Senhor e Salvador dos Cristo. Isto é, ter cuidado, recicle 17, diz assim, pervenidos como estáis da Antemão, acalto lavos, tenham cuidado para não serem arrastados pelos erros deste mundão, destes insubordinados para a própria destruição. Por isso temos que crescer na Graça e no conhecimento de quem do nosso Senhor e Salvador dos Cristo. Precisamos de ser mais como Ele é. Precisamos de ser mais como Ele é. Ora, continuando então a ler no versículo 9 da Pocalipse 19, então me falou o anjo escreve bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das podas do cordeiro e a que sentou são estas as verdadeiras palavras de Deus. E aqui ve-se um ponto interessante que é uma distinção de pilórea muito específica àqueles digamos assim fieios membros que vão ser parte da noiva. Isso é uma chamada muito, muito, muito importante sermos partas da noiva.
Por aqui uma luzinha, por aqui, um cara escura aqui.
Por isso, aqui a galera, há uma distinção, uma glória muito importante que é dada a nós se formos parte desta noiva. Sim, vai haver outras pessoas. Mas isto é um digamos assim, uma boda que são um certo número de cristãos fieis que são eleitos a ser parte desse grupo muito especial.
É uma coisa que às vezes não entendemos bem e precisamos de entender que somos chamados e leitos e temos que ser fieis até ao fim esses que vão ser aqueles que vão estar com Cristo à vinda dele. É o que lemos aqui, também, em Apocalipse. As caveiras, onde é que é? Esqueiros que vão estar com ele são as caveiras que consigo encontrar aqui aqui no capítulo 17, versículo 14. Viz assim, aqueles que vão estar com Cristo são os chamados e leitos e fieis. Esses são esses que vão estar com Cristo neste momento que são a esposa que se ataviou.
Por isso há aqui uma distinção de glória muito específica, que é um ponto importante de entendermos isso. Continuando, então, a ler no versículo 10 e lancei seus pés para o adorar, mas ele disse, olha, não faças tal, pois sou teu conservo e dos teus irmãos, quer dizer, este anjo disse, não, não estáis a adorar porque eu sou simplesmente um anjo.
Sou teu conservo e dos teus irmãos que têm o disto munho Jesus. Por isso adora a Deus, porque o disto munho Jesus é o Espírito da Provesia. Toda a Provesia, irmãos, aponta a Cristo, ao Seu disto munho, à Sua vida, às Suas ações, à Sua morte, à Sua segunda vinda. Tudo isto aponta a Jesus Cristo, a Provesia toda, é a volta das ações, dos actos do que Jesus Cristo está a fazer por nós. E particularmente o que se vai seguir. E, por isso diz assim no versículo a... Ok, já acabei de ler isso. Vamos a... É o Salmos 2, que eu queria demonstrar aqui, é o Salmos 2, que o Pai põe toda a criação e o Pai que o Pai põe toda a criação sob o controle de Jesus Cristo. Vejam aqui o Salmos 2. Salmos 2 Salmos 2 Salmos 2 O Salmos muito interessante, não vou ler todo o Salmos, mas seria bom vocês lerem isso depois.
Mas é Salmos 2, que é o Salmos 2, porque sem fraceram os gentios e os povos imaginam coisas mais. Os reis da terra se levantam e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu urgido, que é a Sua Cristo, dizendo, rompamos seus lastros e se pudemos as suas algemas, brise aquela que habita nos céus, o Senhor, o Zomber de Deus. A sua ira, em seu tempo, irá te falar que nos seus floros concundirá. Eu porém constituí o meu rei, o Senhor Cristo, sobre o meu santo Mónio Siel. E pro clamarei, o decreto do Senhor, do Pai, dizem, Ele me disse, para quem me disse, é Sua Cristo a falar, tu erges meu filho e eu hoje te gerei.
Pede-me, e eu te darei as nações, por lidar-se, e as extremidades da Terra, por sua possessão. Convara-te de ferro as religiadas, com o centro da ácido, com a certa força de disciplino, e as despedacidades com o ácido ou lei. E, porém, o Senhor, os reis da Terra estão a ser vir ao Senhor, estão a ser vir ao Senhor, é o Senhor, é o Filho, é o Suos Cristo, está a renar na Terra, e por isso os reis têm que respeitar os reis dos reis, e ligar-os a Deus como que mora. Beijai o Filho, e nos vemos na próxima. E ligar-os a Deus como que mora. Beijai o Filho, para que não se irrita, e não preciseis no caminho, porque dentro, em pouco, se ele inflamará a ira, bem-venterados todos os que a Deus se refugia. E, por isso, veja aqui o Pai, que põe toda a criação sobre o controlo dos os Cristo, e aqui veja esta responsabilidade. Aqui. Tudo bem, então vamos agora ler aqui, no Ciclos 11 a 13.
Vi o céu aberto, e eijo um cavalo branco, e o seu cavaleiro, e o que estava sentado sobre ele, chama-se Fiala Crédideira, e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo, e sobre sua cabeça havia muitos dias de embras, e tinha um nome escrito, que ninguém sabia se não ele mesmo. E estava vestido de uma veste só picada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. É o verbo. É o verbo de Deus. Isto é, Jesus Cristo. Por isso, vença aqui, uma representação aqui a ver Cristo, a esta vinda de Cristo, para reinar na terra. É um evento que foi profetizado antecipadamente. Vejam em Zacarias, capítulo 14. Zacarias, capítulo 14.
Zacarias, capítulo 14.
Zacarias, capítulo 14. Vamos ver, então, o reciclete 3 e 4. Então, sairá o Senhor, Jesus Cristo. E há o Aco-Nímenos aqui, em Igreja e por gerar contra estas mansões. Comprejou um dia da batalha. Aquel dia estarão seus pés sobre o Monte Oliveiras, estado a fronte de Jeruzem, para o Oriente. O Monte Oliveiras será ofendido pelo meio para o Oriente e para o Ocidente. E haverá um vale muito grande. Um estado do Monte separado para o norte e outro de Ocete para o sol. Um estudo atrás, um estudo atrás, eu expliquei este de motos e, com este, entrei de uma explicação desta secção de também. E, por isso, este foi um evento profetizado. Vejam também a Isaías 64. Isaías 64, século 1 e 2. Isaías 64, século 1 e 2. Ó, se fendeces os céus e docesas, se os montes tramencem na tua presença, quando como quando for em flama os pravetos, como quando faz ferver as águas para fazer os notórios, o teu nome, aos teus adversários, do sorte que as nações tramencem na tua presença. Quando fez estas coisas terríveis. E, por isso, vê-se esta profecia que está cumprida, está sem cumprida, estas profecias, que Jesus Cristo veio do céu para reinar na Terra e o mundo os montes, as nações dos simbólicos, os sambações, o mundo das sambações estão a tramer perante a presença de Deus, Jesus Cristo. São profecias que estão aqui a ser cumpridas. E, por isso, aqui continuando no Reciple 14, Reciple 16, diz assim, e seguiram-nos os exércitos no céu em cavalos brancos e vestidos do linho, no branco de puro, e da sua boca saiu uma água caguda à espada para ferir com elas nações, e elas resgitaram com vara de ferro. E ele mesmo é o que pisa o lugar do vinho do furore e da ira de Deus todo o poderoso e no manto, santo e na sua coxa tem escrito este nome, rei dos reis e senhor dos senhores. E isto uma vez mais, estás aqui a cumprir. Perdão, profecias? Nomeadamente, Isaías 63. O ciclo 1 é 6. A gente vê-me aí então. Isaías 63. O ciclo 1 é 6.
Quem este que vem de idó e de basilar converte de vivas cores que é glorioso em substitura que marcham na polimotudas e forçam. Sou eu que falo em justiça poderoso para salvar, porque estava a meio-o trás e as suas vestes como as daqueles que pisam uvas no lagar. O lagar é o pisei sozinho e os povos em um homem se achava comigo. Pisei as uvas na minha ida, no meu foror as magei e o seu sangue me saltecou as vestes e me manchou o trajo todo. Porque o dia da vingança me estava no coração e o ano dos meus redimidos é chegado. Olhei e não havia quem me ajudasse e admirava. Não havia quem me subsistisse, se estivesse, perdão, pelo que o meu próprio braço trouxe a salvação e o meu foror me sustei. A minha ida pisei os povos e o meu foror me brilhava a queios ramando o seu sangue. Neste aqui, esta profecia. Então, vamos continuar a ler aqui no versículo 17 a 19 da Apocalipse 19.
Por isso estamos a ler aqui Jesus Cristo vir e ver-se aqui. E vi um anjo que estava no sol e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu, vim e ajuntá-vos à seia do grande Deus e a que com mais a carne dos reis, a carne dos tribunos, a carne dos cortes, a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam e a carne de todos os homens, livres e sermos, pequenos e grandes, e via besta e as reis da terra e os seus exércitos reunidos para fazer em guerra aquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. Por isso, vence aqui Jesus Cristo vir os anjos e o seu exército com ele Vence aqui também que as aves são chamadas porque vai haver muitas pessoas como a mulher físicas neste exército que está a batalhar contra Jesus Cristo e diz e abesta e os reis da terra e os seus exércitos reunidos para lutar em contra Cristo. Ora, em Apocalipse 16 versículo 12 a 16 quando estávamos a falar acerca do 6º flagello Vem-nos que durante este período o período do 7º Últimas Pragas durante este pequeno período houve então este 6º flagello em que estes exércitos, estes tropas se reuniram a vez aqui no versículo 14 para a pleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Então, estes tropas, estes exércitos se reuniram eu diz aqui, os seus exércitos reunidos reunidos para fazer a guerra. E onde eles se reuniram? Reuniram primeiro, era Magadón e depois daí marcharam para Jerusalém para lutar contra Cristo. Como vemos aqui esta foi luta contra Cristo em Jerusalém.
Então, vigemos aqui no versículo 20 de Apocalipse 19 no versículo 20 e a besta foi foi presa e com ela o falso profeta, que diante dela fizeram os sinais com quem anou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no Lago de Fogo que arde com o Enchofe. E assim a besta, este lido da besta e este lido religioso falso profeta serão lançados vivos no Lago do Pogo, que é Apocalipse 19 no versículo 20.
E depois lemos 21 e os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o pavalo e todas as aves se afartaram de suas caras. Então vence este exército, os demais, por isso vemos que no lido da besta e o falso profeta foram atirados no Lago de Fogo. E o exército, aqueles que estavam com eles, o exército, nas tropas, é completamente destruído, diz aqui que com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o pavalo com a espada que saía da boca pela palavra dele. Agora vejam então em Zacarias, capítulo 14. Zacarias, capítulo 14. Versículo 9 diz assim e o Senhor será rei sobre toda a terra. Naquele dia um só Senhor, um só será o Senhor, e um só será o Seu nome. No veículo 12, este será a praga com que o Senhor farirá todos os povos que guerriarem contra o Jerusalem. A Sua carne Seu poder será estando Elas de pé. A poder-se, diz-se, há um, os olhos nas Suas hóricas e diz-se, a poder-se será a língua na boca. Também, naquele dia, também haverá da parte do Senhor grande pânico, grande confusão. Entre Elas, não agarrará a mão do Seu próximo, e cada um levantará a mão contra o Seu próximo. Então, vai ver a confusão, vamos começar a lutar entre os próprios. E o versículo 14 também ajuda, ele gerará em Jerusalem. E diz-se, que ajuda vai ser a primeira nação mundial que vai reconhecer nesse momento. Vai revisar que os Cristo ameciais. Então, se juntarão a um de Círus, aos os Cristo para lutar, ajuda pelo Jerás de Jerusalem. E se juntarão as riquezas de todas as nações e cromvisinhas, ou o Prato e Vestos em grande abundância. Então, vê-se que esta destruição completa deste e dizer-se aqui. Então, vemos aqui em conclusão, irmãos, a graça e a justiça de Deus. Vimos aqui em Apocalipse, capítulo 19. Depois do que Apocalipse 17 e 18, que é a destruição da Igreja, a destruição deste Governo Civil, vai ser completamente destruído quando os unidas destas duas entidades, civil e religiosa, vão ser destruídas no lago do fogo. E quando o exército vai ser destruído rapidamente, repentinamente, e nos tão em pé e os olhos vão de roteça, assim, quer dizer, vai ser completamente destruído. E por isso vemos aqui que quando os escritos veem, isto acontece. Então, chegou um momento que os escritos estão a reinar e estes inimigos foram destruídos. Por isso vemos aqui que, em João 3, versículo 16, ver se a palavra Deus deixa bem claro. Vemos aqui, em João 3, versículo 16, João 3, versículo 16, porque Deus amou ao mundo, de tal maneira, que Deus seu filho unigênico para que toda canela crê, e irmãos, crê, atrás da palavra crê, mais um centro obtecer. E toda aquela canela crê, aparece, mas tem a vida interna. E, por isso, ver se a palavra Deus deixa bem claro, que Deus amou ao mundo inteiro, de tal maneira, que Deus seu filho pela humanidade. Que bem! Mas, para o outro lado, vejam em Atos 24, quando Paulo estava a falar à frente de Félix, Atos 24.
Atos 24. No ciclo 24-25 estava a frente do rei Agripa e de Félix, e disse que no o ciclo estava a frente de Félix e de Ursula, não era com o rei Agripa neste momento. Nem mesmo não. No ciclo 24-25 passaram os dias vindo Félix com Ursula sua mulher, que era a judia. Mandou chamar Paulo e passou a ouvir-lo a respeito da fé entre os seus uns.
Dissertando ele Paulo, a cerca da justiça, do milho próprio e do juízo vindo, ficou Félix amdrontado.
Ficou Félix amdrontado. E isso faz, então, vamos falar mais acerca deste assunto, que é falar agora. E, por isso, estamos a ver aqui em João 3.16, que Deus fez bem claro, que deu o mundo todo, a graça dele, o amor dele, para nós podermos ser salvos. Mas, da mesma palavra de Deus, também lhes, que aqueles que rejeitam esta misericórdia de Deus, receberão os frutos de suas ações, o julgamento de Deus nos ricordo.
Ali está um ponto importante. Se Deus nos vai darmos ricordo, mas também, o vai executar justiça. Temos aqui justiça, por isso temos que ter de mim de próprio, por isso vai haver um juízo vindo ouro.
Por isso vai haver um juízo, por isso temos que ter justiça. Ora, leiam comigo, se faz favor, em Tiago capítulo 2, versículo 13. O que diz, porque o juízo será sem misericórdia, sobre aquele que não fez ou não executou ou não foi misericordioso. Aquilo que não fez misericórdia. E a misericórdia triunfa sobre o juízo. A misericórdia triunfa sobre o juízo. Por isso, se temos misericórdia, Deus vai nos dar misericórdia também.
Isso é muito importante, entendemos. Mas, isso não é uma desculpa para não estarmos a esforçar a fazer o que Deus quer para o façamos. Perdão. Então, este mundo cristão é muito todo. Por isso, podemos fazer essa pergunta. A gente tem que fazer isso, porque a gente tem que fazer isso. É muito todo. Por isso, podemos fazer essa pergunta. Quão tolo é o cristianismo deste mundo? Querer corretamente na graça de Deus, e não misericórdia de Deus. Isso é correto. Mas, ao mesmo tempo, rejeitam partes da Bíblia, opções de palavra de Deus, que falam, acerta, tratam, acerta do julgamento justo de Deus. E, por isso, irmãos, precisamos estar prontos. E, por isso, a pergunta aqui. Vamos estar prontos? Vamos estar a esforçar-nos para vencer as nossas fraquezas até ao fim confiando totalmente na ajuda de Deus através do Seu Espírito Santo? Vamos estar prontos? Ora, vemos aqui nesses capítulos, últimos capítulos que gravámos lê-las durante as últimas sessões do livro da Apocalipse. Que vai haver no juízo. Este da bilônia vai cair, cair e jamais vai existir. Vai haver no juízo justo. E, queridos irmãos, esta é uma grande expressa para nós. Provivemos no mundo muito difícil, com muitas dificuldades. Muitos irmãos estão a sofrer muito. Por isso, irmãos, precisamos nos dar uns pelos outros. Mas, para o nosso lado, precisamos de nos ataviar, de nos aprontar, para estarmos prontos, para sermos considerados tímidos de ser arte da noiva. Muito obrigado, irmãos. Então, até o próximo estudo do livro da Apocalipse.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).