This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia e boa tarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos, falando-vos de Cincinnati.
Só neste ano, por si só, vimos uma devastação incrível no mundo. Por exemplo, olhe para a primeira semana de janeiro deste ano. Tivemos, no dia 1 de janeiro, um terremoto na Argentina, na escala de Richter de 6.9. No dia seguinte, tivemos um terremoto de magnitude 7,1 no Chile. Também tivemos mais de mil aves mortas que caíram dos céus no território de Arcanças, e ao mesmo tempo, houve uma série de peixes que morreram na mesma área em Arcanças, que abrangiam uma área de cerca de 20 km do rio.
No dia 3 de janeiro, em Uganda, houve febre amarela que matou cerca de 40 pessoas. Depois houve um terremoto, no mesmo dia na Argentina, este ano de 3 de janeiro, de magnitude 7,0. Depois, centenas de pássaros melvos morreram em Louisiana, e cerca de 10 mil aves foram encontradas mortas em Manitoba.
Também milhares de pássaros caíram do céu na América do Sul. E houve uma grande inundação de chuvas em Rockhampton, na Austrália. Isto tudo foi no dia 3 de janeiro. Depois, no dia 4 de janeiro, cerca de 100 toneladas de peixes morreram nas praias no Brasil. Centenas de aves mortas, no dia 5, foram encontradas no leste do Texas. Também houve árvores mortas na Suécia, milhões de peixes mortos, em Maryland, também no Brasil e na Nova Zelândia. E no dia 6 de janeiro, cerca de 40 mil caranguejos foram encontrados mortos nas praias da Inglaterra.
E no dia 6 de janeiro houve inundações pesadas, que pelo menos mataram 35 pessoas no Brasil. Querido irmãos, isto foi simplesmente, na alguns dias, em menos de uma semana, em janeiro. Por isso não podemos estar a descrever todas as coisas que têm acontecido, mas vamos olhar as coisas maiores ou de maior intensidade.
Por exemplo, no dia 11 de março houve um terremoto de magnitude 9,0 no Japão, como todos nos lembramos, e um tsunami devastador no Japão. Depois houve tornados que mataram várias pessoas, cerca de 47 pessoas, na Carolina do Norte e na Vrecinha, no dia 16 de abril. Depois houve uma frente de tempestade maciça, que causou 137 tornados e matou cerca de 180 pessoas, em várias secções de Alabama, como em Tascaluza, Bergman, Birmingham e Huntsville. Olhem, por exemplo, para Maio. Houve tornados mortais que caíram em Minneapolis e Missouri, no 22 de maio, e depois mais tornados mortais em Oklahoma City, dois dias depois. E depois, cinco dias depois, 800 tornadas de peixes mortos flutuaram em várias fazendas de peixes nas Filipinas.
E, pelo menos, 10 mil tornadas de peixes morreram em Bolinal e em Águas em Andá e Panganizáno. E depois, em junho, houve um vulcão que... uma erupção de um vulcão no Shield, que foi a primeira vez, em 50 anos, nem 6 de junho. Depois, houve grandes incêndios no Arizona, no estado da Arizona, na América, que causou mais de 30 casas a serem destruídas, dia 8 de junho.
E depois, em Kansas, em Nebraska e em Kansas, no 21 de junho, houve 40 tornados, 40 tornados que rasgaram através dessas áreas. Houve uma tornada de peixes que morreram no Rio Segura, no dia 9 de agosto. E não estamos aí nem a falar das secas. Por exemplo, tenho uma vida, umas secas tão grandes, na área principal, onde cresce ou plantam a maioria da comida, na América, que um cientista do serviço geológico de Estados Unidos diz que talvez pode ter sido a pior seca em 500 anos, no Rio Colorado, na bacia do Rio Colorado.
E este cientista do serviço geológico de Estados Unidos, o Sr. Robert Webb, disse que agora estou totalmente convencido. E ele disse que os níveis de fluxo da água estão em cerca de metade dos da seca dos anos 1930, que tiveram, por isso, tão menos de metade que foi nessa altura. E por isso estamos a ver, podemos continuar, o mundo está em crise, de uma crise a outra, pois vemos a crise financeira que, correntemente, existe à volta do mundo e muitas outras crises que continuam a existir.
Mas uma outra crise muito importante é os tumultos, que se foram, ou que estão a ser, conduzidos, ou conduzidos, pela juventude. E leem comigo, aqui, se faz favor, em Auséias capítulo 5. Vamos, então, ver Auséias capítulo 5 versículos 4 a 7. Diz assim, o seu proceder não despreme de voltar para o seu Deus, porque um espírito de prostituição está no meio deles e não conhecem ao Senhor. A soberba de Israel abertamente o acusa. Israel e o reframe quererão por causa da sua iniquidade e ajuda que irá juntamente com eles.
Eles irão com seus rebanhos e seu gado à procura do Senhor, porém não o acharão. Ele se retirou deles. A lei, vosamente, se houveram contra o Senhor porque geraram filhos bastardos.
Cris irmãos, vejam o que está a acontecer. A juventude, este ano, em vários países do Norte-áfrica e, mais recentemente, na Inglaterra, têm visto na televisão, juventude a se levantar. Por que? Porque não foram educados nas casas, nas famílias, vendem famílias estragadas, em que pais e mães estão separados, não são educados, não são corrigidos, não são treinados na família, vão para as escolas e são repeltos nas escolas, falam mal aos professores, não são corrigidos nas escolas. E depois, quando vão para a sociedade, vê-se o que estão a fazer. Estão a roubar, a destruir, a queimar, a estragar. É uma coisa terrível, como têm visto na televisão. Então, queridos irmãos, Deus diz aqui, geraram filhos bastardos, geraram filhos que são pagãos, que são, digamos assim, sem educação correta. Mas, queridos irmãos, Deus não vai permitir esta destruição do planeta a continuar, seja por causas naturais, seja por causas que parecem naturais, mas que são causadas por várias coisas do homem, causas políticas, causas financeiras, e vamos ver, no futuro breve, muitas outras causas terríveis, por causa de guerras e de fome e situações e tumultos à volta do mundo. E, por isso, vemos que as pessoas estão a destruir o mundo, mas Deus não vai permitir que esta destruição do mundo continue. Deus não vai permitir que venham a destruir o planeta. Deus não vai permitir que chegamos ao fim do mundo. Ele vai intervenir, ele, então, vai, digamos assim, recriar um paraíso na Terra. E como é que esta mudança mundial vai acontecer? Como é que a Terra vai ser reestablecida como um verdadeiro jardim de Eden? Como é que o reino de Deus, que são seres espirituais, será organizado para governar a Terra? O que é que acontecerá às nações, à volta da Palestina e às nações, à volta do mundo? Como é que a reconstrução e a educação mundial vai ser espalhada à volta do mundo? Estas perguntas. Vamos cobrir hoje, no tema 2, e veremos o que será a boa nova do reino de Deus, a reinar na Terra. Vejam comigo se faz favor em Atos 3, a versículo 19 a 21. Arrependá-vos, pois, e convortei-vos para serem cancelados os vossos pecados. A fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério e que enviam-lhe o Cristo, o que já vos foi designado Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até os tempos da restoração de todas as coisas.
Vai haver um tempo de restaurar todas as coisas. A Terra vai ser restaurada a uma linda beleza. Não haverá mais destruição. Não haverá mais tristeza. Vejam comigo se faz favor em Isaiah 11, ou seja, 11 versículo 6 a 9. Inicialmente, 11, 6 a 9. Diz assim, o lobo habitará com o cordeiro. E o leopardo se deitará junto ao cabrito. O bezerro, o leão novo e o animal, sevado, andarão juntos. E um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas. E as suas crias juntas se deitarão.
O leão comerá palha como o boé. A criança de peito brincará sobre a toca da ásped. E o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum, em todo o meu santo-mundo. Porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Vai haver uma beleza na terra, uma paz na terra, uma mudança da natureza dos animais. E está claro, da natureza dos homens. Vai haver uma mudança. Vai ser um mundo maravilhoso. Vai ser um paraíso na terra. Continuando, então, a ler no versículo 10. Naquele dia, recorrerão as nações às raízes, às raízes de Jé Cé, que está aposta por o estandarte dos povos. E a glória, ele será amorada.
Vai haver uma nova ordem mundial, debaixo do Governo de Jesus Cristo. Isto é a raiz de Jé Cé, que está aposta por estandarte dos povos, das nações todas. Continuando no versículo 11. Naquele dia, o Senhor tornará a extender a mão para resgatar o restante do Seu povo, que for deixado da Síria, do Egito, da Patrós, da Etiópia, da Ilão, da Xinar, da Amate, e das Terras do Mar. Isto é, de todas as esquinas do mundo, de tipos de nações, em que o Seu povo foi, digamos assim, imprisionado. Levantará, versículo 12, um estandarte. Para as nações, ajunterá os testerrados de Israel e os dispersos de Judá. Notem, é de Israel e de Judá. Não é só os judeus, mas é os israelitas, que não são judeus. Isto é pessoas de na solididade israelita, que hoje em dia são pessoas como, por exemplo, ingleses americanos, noruega, dinamarca, australia, frança. Há muitos israelitas, à volta do mundo. E diz assim, ajunterá os testerrados de Israel e os dispersos de Judá. O disperso de Judá recolherá desde os quatro confins da terra. Isto quer dizer que vai haver um êxodos de novo, um segundo êxodos, para trazer os povos de Judá e de Israel, que estarão imprisinados em várias nações, à volta do mundo. Então, como é que Deus mudará o mundo do que se vê hoje? Como é que Deus mudará o mundo deste terrível caos de desastres, acidentes, tumultos, guerras, fome, crises financeiras? Como é que mudará este mundo para um novo paraíso na terra?
Como é que chegará a vir a ser um paraíso? Como é que a vinda de Jesus Cristo e o governo do reino de Deus sobre a terra fará isto mudar? Bem, queridos irmãos, quando lemos nas profecias, vemos que há sete selos no livro da Apocalipse, de que vão ser, ou foram abertos por Jesus Cristo, foram revelados por Jesus Cristo para nós entendermos as profecias. Os primeiros quatro selos são quatro cavaleiros que estão a acontecer e têm-tá-la a acontecer no mundo, mas que estão a cavalgar, digamos assim, de dia a dia, com uma intensidade maior. Mas vejam comigo, se faz favor, em segundo de Salunicensas, segundo de Salunicensas, vejamos, então, aqui, segundo de Salunicensas, capítulo 2, versículo 1 a 3. Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele, se, no que diz respeito à vinda de Cristo, à retorno de Cristo, ao estabelecimento do reino de Deus a renar na terra, nós vos exhortamos a que não vos dermovais da vossa mente, com facilidade, se não sejam ouvidos facilmente, nem vos portubeis, quer para o Espírito, quer para a palavra, quer para o epístolo, como se producesse de nós, suponho, tenha chegado o Tido Senhor. Não sejam perturbados, não sejam ouvidos por histórias, a dizer, Jesus Cristo já voltou, o Mocia já voltou, não. Porque diz aqui, ninguém, de modo nenhum, de nenhum modo, vos engana, se não sejam enganados, está a dizer ele aqui. O Paulo, na segunda epístola de Auste Salunicenses, no capítulo 2, versículo 3, ninguém de nenhum modo vos engana, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia. Um grande desvio da verdade.
E vê-se isto, quer dizer, irmãos, já aconteceu, já aconteceu. Mas o segundo ponto aqui ainda não aconteceu, que diz, e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da predição. Este ainda não aconteceu. E, por isso, esta, digamos assim, é o primeiro importante, digamos assim, crítico, marcação de acontecimentos que temos de estar à espera. Para ver, continuando no versículo 4, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou é objeto de culto, aponta a sentar-se no santuário de Deus. Por isso, é outra coisa que temos de ver, tem que haver um santuário.
Os tentamos como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que ainda, com vos, eu costumava dizer-vos estas coisas?
E agora, sabéis que o que o detém, o que o detém, isto é, Deus detém está a assegurar as coisas para isto não acontecer ainda. Mas quando Deus disser, pronto, vamos agora. Mas agora, quando Deus diz, pronto, isto pode acontecer, então, ele será revelado em ocasião própria. Está nas mãos de Deus, no control da Deus, a permitir quando isto aconteça e quando isto não aconteça. É Deus que está em control disso. Só Deus, Pai, é que sabe agora que estas coisas vão acontecer. Mas quando isto acontecer, sabremos, então, que o dia do Senhor vem. Porque isto tem que acontecer antes do dia do Senhor, como lemos no versículo 2 e 3. Diz assim, no versículo 2 supondo que tenha chegado o dia do Senhor, no versículo 3. Ninguém, de modo nenhum, vos engano, porque não acontecerá. O dia do Senhor não virá, até que venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade. Mas Deus detém isto de acontecer até quando for necessário. Quando for a hora errada, a hora correta, então Deus permitirá isto acontecer. Por isso, continuando, em versículo 7, diz assim, com efeito, o mistério da iniquidade já opera. Sim, o mistério da iniquidade, a falsidade, o engano da religião, o engano do cristianismo olhando para um cristianismo falso, já opera. Mas aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém. Aguarda somente que Deus se afaste e permita que isto aconteça. Então, será de facto revelado o inico. E isso, então, acontecerá. Mas esta, digamos assim, a revelação do homem da iniquidade, vai ser, digamos assim, o primeiro marcação de que o dia do Senhor se aproxima. Depois, como lemos no livro da Apocalipse, então temos o quinto selo, que é aberto, que é a tribulação. Mas antes da tribulação, lemos em Mateus que Jesus Cristo disse, quando vives a abominação de desolação, foge da área de Jerusalem, porque depois disso vem a grande tribulação. Por isso, a abominação de desolação vai ser a segunda marcação de que estamos a entrar neste período de crise final. Sugiro que faça um estudo bíblico disto e usem conjuntamente com os nossos livros proféticos que temos na Igreja para fazer um estudo bíblico acerca destas escrituras. Temos os livros intitulados, estamos a viver no tempo do fim, assim como o livro intitulado Você pode entender a profecia bíblica. E temos outros livros também acerca da profecia que hoje já publicamos ou estamos a publicar brevemente. Por isso, queris irmãos, sugiro que estudem acerca destas profecias nestes livros para começarem a entender melhor as profecias bíblicas, como estão na Bíblia. Depois, a terceira marcação, a primeira marcação, como disse, foi o Homem da Iniquidade. A segunda é a Abominação de Desolação. E a terceira é, durante o período da grande tribulação, que então será o Sexto Celo, que é os sinais nos céus. Os sinais nos céus são uma outra grande marcação a dizer que Deus vai começar a intervir no mundo. Porque a tribulação que foi iniciada depois da Abominação de Desolação, a tribulação, a grande tribulação, é a ira de Satanás. Mas agora, no Sexto Celo, quando Deus dá ao põe os sinais nos céus, então é a ira de Deus. É a hora em que Deus começa a intervir na situação da Terra. É a hora em que Deus diz, já chega e pasta. Vejam comigo se faz favor na Apocalipse capítulo 6. Apocalipse capítulo 6, versículo 12. Diz assim, vi quando o coronel abriu o Sexto Celo, e sobrevivei o grande terremoto, o sol se tornou negro, como saco de crina, a Lua toda, como sangue. As estrelas do céu caíram pela Terra, como a figueira. Quando a bala provem de forte, deixa caírem os seus figos verdes. E o céu recolhesse como um pregaminho, quando se enrola. Estamos a ver aqui sinais nos céus. É como se fosse, digamos assim, um terremoto nos céus. Claro, um terremoto é na Terra, não é? Mas é um grande movimento celestial. E depois diz, então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Então, vai haver grandes terremotos na Terra. Coisas enormes, ao mesmo tempo. São os sinais enormes.
E depois, no versículo 17, diz assim, porque chegou o grande dia da ida deles. Isto é a ida de Deus-Pai e a ida do Cordeiro. A quem é que pode suster-se? A ida de Deus, o dia da ida de Deus. Então, continuando no capítulo 7, vemos que após estes sinais celestiais, então Deus vai selar. 144.000 de Israel, assim como vai selar, uma grande multidão. E como lemos, no versículo 14, diz assim, quando o João pergunta, quem são estes? Então diz assim, no versículo 14, respondia-lhe, meu Senhor, Tu sabes, então o homem disse, são estes, os que vêm da grande tribulação, que saíram da grande tribulação, lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Isto é, são aqueles que se arrependeram através do período da grande tribulação e que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro. Isto é, arrependeram-se, mudaram-se a sua maneira de viver. Ficaram convertidos. Então depois disso, depois desses sinais celestes e de Deus, então, celar aqueles que o seguem, então Deus pode mandar as terríveis condições que vão afetar o mundo, que Deus vai mandar durante o período das sete trombetas. Vejam Apocalipse capítulo 8, no versículo 1, quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu, cerca de uma e hora, então, viu os sete anjos que se acham em pé diante Deus, e lhe foram dadas sete trombetas. Vê-se aqui o sétimo selo, é aberto por Jesus Cristo, e quando o sétimo selo é aberto, uma situação muito séria, e então vão ser tocadas as sete trombetas. O realmo angélico fica calado por cerca de meia hora, e então as sete trombetas são tocadas, que é a ira de Deus. O tempo em que Deus começa a julgar a terra, começa a intervenir na situação da terra, intervenir na situação de terra, e então Deus vai começar a tomar control da situação da terra, e a primeira coisa é que vai dar, digamos assim, uma tarea, vai dar um castigo à população mundial, mas antes de fazer isso, protege aqueles que foram selados, como vimos, a pouco. E por isso temos que uma porção da igreja, que foi protegida antes da grande tribulação, e depois vemos os novos serventes de Deus, que vêm da grande tribulação, que são selados. Para não serem afetados pela ida de Deus. E por isso então agora, a ida de Deus pode ser derramada na terra, e assim Deus vai castigar a terra com os seus habitantes, para os humilhar, para os fazer mais submissos durante o período das trombetas e das últimas grandes pragas. Então as trombetas soam, até que chegamos a um ponto em que a última trombeta vai soar. A última dessas trombetas, ao fim de se castigo na terra, a sétima trombeta está escrita em Apocalipse capítulo 11, versículo 15, que diz assim, o sétimo anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vades dizendo, o reino do mundo se tornou de nosso Senhor e de seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.
Finalmente, o reino do mundo se torna o reino de nosso Senhor e de seu Cristo. Torna-se o reino de Deus. Isto é, o reino de Deus vem para a terra para reinar na terra. E vejam, então, no versículo 18, na verdade as nações se enforceram. Chegou porém a Teu ira, a ira e o tempo determinado para serem julgados os mortos. Os mortos vão ser julgados, e, então, destes que são julgados, os que, de facto, foram em cristãos serão ressuscitados na primeira ressurreição. Isto é o dom da vida eterna, como podem ler em 1 Coríntios 15, 51 a 52, ou, em 1 Salunicenses 4, 16 a 18. Foram ser julgados mortos, e aquelas que são de Cristo, que têm o Espírito de Deus, que foram julgados como verdadeiros cristãos, serão ressuscitados e serão dadas-lhes o dom da vida eterna. Mas, além de serem esse julgamento, vão receber o galardão. Para sedar o galardão, vão receber um galardão. O galardão que vai ser dependente com as obras deles.
Aos-se-se, continuando a ler no versículo 8, para serem julgados mortos, isto é, vão ser ressuscitados os de Cristo, que foram julgados, foram de Cristo, e, por isso, serão-lhes dadas-lhes a vida eterna, o dom da vida eterna. Além disso, vamos receber o galardão. Aos-teus servos e os profetas e aos santos e aos que têm o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, estapalos importantes como aos não importantes. E, em terceiro lugar, vai ser o tempo determinado para destruí-lhes os que destruem a terra, não estas três coisas. O tempo determinado para julgar os mortos, isto é, para darem os que são verdadeiros cristãos, o dom da vida eterna. Segundo, para dar-lhes o galardão, isto é, a recompensa de acordo com as obras deles. E, em terceiro, para destruir os que destruem a terra. Como disse, a primeira parte, para receberem o dom da vida eterna, podem lerem 1 Coríntios 15 e 1 de Salas Unicenses, Capítulo 4, 16 e 18. A segunda parte, que é o galardão, aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome. Vejam comigo, se faz favor, na Apocalipse 19, apocalipse 19, percícule 6 a 8. Que diz assim, então, havia uma voz, uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trevões, dizendo, Alaluia, pois reina o Senhor, nosso Deus Todo-Poderoso. Alegremos-nos, exaltémonos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do cordeiro, cuja esposa assim mesmo se atreviou. As bodas do cordeiro. O cordeiro vai se casar. Porque a sua esposa assim mesmo se atreviou. Isto é a Igreja de Deus, os verdadeiros cristãos. Se prepararam, estão preparados e, pois, foi-lhes dado vestir-se de linho finíssimo, linho finíssimo. Quem é que foi dado a capacidade de vestirem com esta roupa de linho finíssimo e puro e resplandecente?
Isto é aos santos, porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. São as obras da justiça dos santos, que é a justiça de Deus. É a prática, é que viveram, comportaram-se de acordo com a justiça de Deus. Não é a justiça própria de nós próprios, que somos mais justos que isto aquilo, mas é a justiça de Deus. E diz assim, então me falou o anjo-escreve, bem-aventurados aqueles que são chamados, a seia das bodas do Cordeiro. E acrescentou, são estas as verdadeiras palavras de Deus, sim, porque estes foram chamados, mas além disso, foram os que responderam, isto é, foram os colhidos, e são também aqueles que são fiéis, que se manteram fiéis até ao fim. E por isso, essas estarão, ou serão, os que têm os atos de justiça dos santos, porque se mantiveram fiéis até ao fim. E, então, vão receber, vão ter a possibilidade de se vestir de linho finíssimo, resplandescente e puro. Ninguém mais, só estes, é que vão ter esta capacidade de vestir-se de linho finíssimo, resplandescente e puro. E, então, durante essas bodas, uns terão posições mais altas que outros. Uns vão receber recompensas mais altas que outros, como Lenque Cristo disse, eu vou preparar um lugar para você, de acordo com os seus atos de justiça dos santos. Isto é o galardão. Vão ser recompensados com posições da autoridade, durante essa, digamos assim, coroação, um casamento e coroação dos santos. E acrescentou. Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Mas como estávamos a ler o tempo determinado para serem ressuscitados, para o julgamento dos mortos, o tempo determinado para o galardão e também o tempo determinado para destruir aqueles que destruem a terra. E por isso vejam, então, no versículo 11 a 16. Vi o céu aberto e eij um cavalo branco. E o seu cavaleiro se chama fiel e verdadeiro e julga e peleja com justiça. Isto é Jesus Cristo. Os seus olhos são chama de fogo na sua cabeça há muitos dias demas. Tenha um nome escrito que ninguém conhece, não é o mesmo. Está vestido com o manto tinto de sangue. E o seu nome se chama Verbo de Deus.
Isto é Jesus Cristo, o verbo de Deus. O verbo de Deus que se esvaziou e que veio para a terra. Foi o único gerado por Deus e que depois de viver foi o primeiro a ser nascido do Espírito de Deus.
Pelo Espírito de Deus, para um ser espiritual que veio do homem.
E ele se chama o verbo de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo.
Branco e puro, resplantecente e puro. A quem foi dado de vestir-se de linho finíssimo? Acabamos de ler no versículo 8, a quem foi dado. E por isso, seguiram-no. Atrás de Cristo, os santos veem. E diz assim no versículo 5, sai da sua boca uma espada afiada.
Para com ela ferir as nações, e ele mesmo regirá com setor de ferro. E pessoalmente, pisa o lagar do vinho, do furor, da ira de Deus todo poderoso. E tem no seu manto e na sua coxa um nome transcrito, rei dos reis e senhor dos senhores.
E por isso, vai ser desta maneira, quando Cristo vier, com os santos que se casaram com Cristo, e coruados, vai então renar na terra, como rei dos reis e senhor dos senhores.
Vejam mais detalhes acerca disto em Zacarias 14.
Zacarias 14, versículos 1 a 5.
Eis que vem o dia do Senhor, em que os teus dispósios se repartirão no meio de Ti, porque hoje endurei todas as nações, pela parapleja contra Jerusalem, e a cidade será atumada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas. Metade da cidade será a pouca tiveiro, mas o restante o povo não será expulso da cidade. Então sairá o Senhor e projará contra estas nações, como por o Jô, no dia da batalha. Naquele dia estarem os seus pés sobre o monte das oliveiras, que está de fronte de Jerusalem para o oriente, o monte das oliveiras será afendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande, metade do monte se apartará para o norte e outra metade para o sul, fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Jerusal, se fugireis, como fugiste do remoto nos dias dos Isiás, rei de Judas, então virá o Senhor, meu Deus, quem é o Senhor que vem para a terra? É Jesus Cristo! É Jesus Cristo! Virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos com Ele!
Jesus Cristo virá! Diz aqui, meu Deus, e todos os santos com Ele!
E então, continuando no versículo 12, diz assim, esta será a praga com que o Senhor ferirá todos os povos que guerriarem contra Jerusal. A Sua carne se apodercerá, estando-o eles de pé, apodercerão-os os olhos nas Suas órbitas, e lhes apodercerá a língua na boca. Naquele dia também haverá da parte do Senhor grande confusão entre eles, cada um agarrará a mão do Seu próximo, cada um levantará a mão contra o Seu próximo. Também ajuda, pelajará em Jerusal, notem, a primeira nação que se converterá, e que suportará o M. Jesus Cristo, vai ser ajuda.
E se juntarão as riquezas de todas as nações circunvinhas, ouro prata vestes em grande mudança, e comece como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos, dos jumentos, e todos os animais que estiveram naqueles reais.
Assim, Deus criará um novo paraíso na Terra. Então vejam comigo, que então Satanás será imprisionado, e a trombeta do jubiléu pode ser tocada. Vejam comigo em Levíticos 25.
Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta vibrante, no dia da expiação, porque Satanás será imprisionado, e farás passar a trombeta por toda a Vossa Terra. Santificareis o ano quincogésimo. No ano quincogésimo, provavelmente, certamente, será o ano em que Cristo virá. E proclamarás liberdade na Terra a todos os seus moradores. O ano de jubiléuvo será, e tornarás cada um à sua posição e cada um à sua família.
Vai haver o jubiléu, a liberdade na Terra. Proclamarás liberdade na Terra. Vejam comigo, se faz favor, em Isaías 61. Isaías 61. Vejam isto. Isaías 61. Isaías 61, versículo 1 a 2. Foi o que Jesus leu em Nazaré ao princípio da sua mensagem durante três anos e meio, antes de morrer. Foi o que Ele leu em Isaías 61, versículo 1 e 2, que diz assim. O Espírito do Senhor, Deus está sobre mim, porque o Senhor o menomgiu para pregar boas novas às quebrantados. Enviar-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar a libertação aos cativos e por em liberdados aos mados. A pregoar o ano aceitável do Senhor. E foi aí que Jesus Cristo parou e fechou o livro. E por isso todos olharam para Ele. Porque isso foi o que Ele cumpriu na sua primeira vinda. Mas, daqui adiante, agora, é a segunda vinda. A segunda vinda de Cristo, o retorno de Cristo, que é o dia da vingança do nosso Deus a consular todos os que choram. E a pôr sobre os que, em sião, estão de luto, uma coroa, em vez de cinzas. Sim, os que estão em a igreja de Deus, que estão tristes, vão que vai coroá-los, como reis e sacerdotes no reino de Deus. Óleo de alegria, em vez de pranto. Veste de louvor, sim, linho finíssimo, como lemos, em vez de espírito angustiado. A fim de que se chamem cavalhos, carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a Sua glória. Vão ser carvalhos, vão ser árvores fortes de justiça. Por que? Porque eles têm os atos da justiça de Deus. E lhe ficarão os lugares antigamente assolados. Gostarão-os de antes destruídos. Renovarão-os as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração. Então, restaurar, renovar o planeta Terra. Estranhos se apresentarão e apacentarão os vossos robanhos. Estrangeiros serão os vossos labradores e os vossos vinheteiros. Mas vós serem chamados sacerdotes do Senhor. Porque Jesus Cristo vai ser rei dos reis e Senhor dos Senhores. E vos chamarão ministros do nosso Deus. Comereis as riquezas das nações e na sua glória vos colheri a reis. Em lugar da vossa vergonha, terei-se dupla honra. Em lugar de afronta, exultarei-se na vossa herança. Por isso, na vossa terra possuirei-se o dobro e terei-se perpétua alegria. Como seres espirituais no reino de Deus a reinar na terra. Porque eu o Senhor amo o juízo e odeio a aniquidad do robo. Dar-lhe geife aumenta a sua recompensa. E com eles farei a aliança eterna. A sua prosperidade será conhecida entre as nações e os seus descendentes, no meio dos pobres. Todos quando os vires recundirão como família bendita do Senhor.
Cris irmãos, vá ser assim. Que a família de Deus vá reinar na terra. Como reis e sacerdotes debaixo do rei dos reis e Senhor dos senhores. Então, vemos que Deus agora poderá trazer os judeus e os Israelitas, que estão espalhados pelo mundo inteiro. Pode trazê-los de volta para Jerusalem. Vejam aqui também, então, em Isaías capítulo 27. Isaías 27. Isaías 27. 12 a 13. Naquele dia em que o Senhor debulhará o seu serial desde o Efrates.
Até o Ribeiro do Egito. E vos, ou filhos de Israel, sereis colhidos um a um. Naquele dia se tocarão uma grande trombeta do jubileu, da liberdade. E os que andavam perdidos pela terra da Asíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito, tornarão a vir e adoram ao Senhor no Monte Santo, em Jerusalem. Isto vai ser em que o dia em que os realitas voltarão. Sejam eles, de onde que País é que tenham estado? Voltarão. De maneira que continuam, então, em Germias capítulo 23, versículo 5 a 8. Germias capítulo 23, versículo 5 a 8, que diz assim. As que veem o dia, diz o Senhor, em que se levantarei a David um renove justo. E rei que é, renará. Quem é a David o renove justo é Jesus Cristo. Renará. E agirá sabiamente. E executará o juízo e a justiça na terra. Vai renar sobre a terra, Jesus Cristo. Versículo 6. Nos seus dias, nos dias em que Jesus Cristo voltará para renar na terra, Juda será a salvo. E Israel habitará seguro. Não é só o Juda, não é só o Judeus, mas são os Israelitas também, os outros que não são os judeus, mas que são Israelitas.
Será este o seu nome, com o que será chamado Senhor Justiça Nossa? Vai ser assim, que Jesus Cristo vai ser chamado Senhor Justiça Nossa. Portanto, veis que vem em dias, diz o Senhor, em que nunca mais dirão, dirão, tão certo como vive o Senhor que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito, isto é, no êxido. Mas dirão em vez disso, tão certo como vive o Senhor que fez subir os que trouxe da descendência da casa de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha arrojado e habitarão em sua terra. Isto é, farão então a cerca do segundo êxodo.
Mas, quando estas pessoas todas vêm para a terra de Israel, de todos os países do mundo, pessoas que eram americanos, ou que eram ingleses, ou que eram holandeses, ou que eram belgios, que eram noruegueses, que eram franceses, que eram canadianos, que eram australianos, que eram sul-africanos. Ou não, elas que tenham, venham, que Deus os chamará um a um, destas terras e os terará das terras do Norte e das terras, de todas as terras para onde os tinha arrojado. E vá trazer-los para a sua terra, em Israel. Vai ver implicações, implicações de casas, implicações de acomodação, implicações de água, implicações de comida, implicações de empregos, implicações de escolas. E como é que isto vai acontecer, então, irmãos? Vai ver, porque haverá, lembrem-se, dois tipos de seres na terra. Vai ver seres humanos, que sobreviveram a crise humana, que ainda têm a natureza humana, que voltarão através do segundo êxodo para a terra de Israel, e também haverá outros na terra, que vão estar opostos a estes novos imigrantes, a estas novas pessoas, a tomarem posições e posições nessa terra e que se vão sopor. Por isso, como estou a dizer, vai haver seres físicos na terra, mas também vai haver seres espirituais, que são os reis e os sacerdotes da Paz do Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores, que estarão no reino de Deus a governar, que vai ser o novo governo mundial, a nova ordem mundial. Satanás se terá impulsionado, e então Deus vai ter que trabalhar com estas pessoas humanas físicas que estão na terra, e, então, vai ter que os treinar, vai ter que os educar. E, cara, vai haver, então, dois grupos de pessoas, um serão físicos e outro são espirituais. Entre os espirituais, vejam comigo se faz chavor, aqui uma coisa que Deus revelou, ou, digamos, Jesus Cristo, o filho de Deus, revelou quando estava na terra, em Mateus 16, Mateus 16, versículo 28.
Diz assim, em verdade vos digo que alguns há, dos que daqui se encontram, que nemanando nenhuma se passarão pela morte até que vejam o filho do homem no seu reino. Isto é, há aqui alguns dentre vós, os apóstolos, que vão ver uma visão do filho do homem, isto Jesus Cristo, no reino de Deus, a reinar no reino de Deus. E isto, então, é a transfiguração, a visão que viram no seguinte capítulo, começando, então, a ler no versículo 1, que diz assim, Seis dias depois, tomou Jesus, consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João, e os levou, em particular, a um alto monte.
Então foi transfigurado dentro deles. Estes viram esta visão do filho do homem no seu reino. Viram o filho do homem no seu reino, como ele disse, no versículo 28, o capítulo anterior, continuando a ler no versículo 2, Mateus 17. E foi transfigurado diante deles, o seu rosto os plantecia como o sol, e os seus vestes tornaram-se brancas como luz, e as que lhes apareceram, Moisés e Elias, falando com ele.
O que vemos aqui, as os crítios está a revelar, que debaixo dele, vai haver, digamos assim, duas secções. Uma, a secção do Estado. Isto é Moisés, representando os reis. E outra, a secção, digamos assim, de educação, da igreja, educacional, que será debaixo de Elias, e por isso vai haver, digamos assim, duas secções debaixo de Jesus Cristo. Vai haver os reis e os senhores. Os reis debaixo de Moisés e os senhores debaixo de Elias. E vejam, então, no versículo 9, diz assim, e do sendo eles do monte, ordem-nolho de Jesus, ninguém conteis a visão, até que o filho homem o resolvite dentro dos mortos.
Não tinham outras pessoas, o que acabaram de ver. Foi uma visão. Foi uma visão. Mas esta visão nos dá uma entendimento importante, acerca do reino de Deus, acerca dos seres espirituais que estão a governar a Terra, que vai haver dois grupos debaixo de Cristo, duas secções.
Um, que vai ser um grupo de seres espirituais debaixo de Moisés, que vai ser o governo das nações, diz real, e das nações. Outro vai ser debaixo de Ilias, que vai ser a liderar a região, a igreja e a educação, que vai ser os sacerdotes.
E, por isso, vai haver uma organização espiritual do Estado e da igreja. Um vai ser os reis e outro vai ser os sacerdotes, que vão desenvolver a indústria, a tecnologia, a ciência, a agricultura, o comércio, a ordem social.
Tudo debaixo primeiro do Pai. Deus-Pai vai ser primeiro. Depois, debaixo de Deus-Pai, vai ser o filho de Deus, o rei dos reis e o Senhor dos Senhores Jesus Cristo. Depois, debaixo de Deus-Pai, vai ser uma secção para governar de governo, de reis, de Paixos de Moisés e uma secção debaixo de Elias. E debaixo de Moisés-Pai veremos o ressuscitado de vida, como podem ler em Germias capítulo 30, versículo 9. Germias 30, versículo 9.
Diz assim. Germias 30, versículo 9. Diz assim. Que recebirá ao Senhor Seu Deus, como também é Davi, do Seu rei, que lhe levantarei. Isto é, Davi, que vai ser ressuscitado e vai ser o rei. Vai ser o rei, vai ser ressuscitado. E depois, debaixo de Davi, olhem em Mateus capítulo 19, versículo 28. Mateus 19, versículo 28. Jesus lhes respondeu, em verdade, vos diga que vos, isto é, os apostes, os que me seguisteis, quando na regeneração, quando o Filho do homem se sentar no trono da Sua glória, isto é, no reino de Deus, quando o Filho do homem Jesus Cristo sentar nesse trono.
Também vos acentareis em 12 tronos para julgar as 12 tribos de Israel. Isto é, os 12 apóstolos vão governar sobre as 12 tribos de Israel. E, então, os seres espirituais ressuscitados. Alguns vão governar sobre uma cidade, outros vão governar sobre cinco cidades, como podem ler nas parábolas, parábolas que Jesus Cristo escreveu, em Mateus 25 e em Lucas 19, que vão ser galuardados, vão ser recompensados de acordo com as Suas obras, para várias posições, ou sobre uma cidade, ou sobre cinco cidades, ou sobre dez cidades, de acordo com as Suas capacidades, de acordo com as Suas obras.
E, então, em Ezekiel, do Paixo desse governo, vemos, então, em Ezekiel 34, Ezekiel 34, versículo 24 é 26, Ezekiel 34, versículo 24 é 26, 24 é 26, 34, 24 é 26, diz assim, eu o Senhor, lhe serei por Deus, e o meu servo David será príncipe no meio delas, e eu o Senhor o disse, eu, eu o Senhor, lhe serei por Deus, Jesus Cristo vai reinar, e o meu servo David será o príncipe no meio delas, eu o Senhor o disse, farei com elas a aliança de paz, e cabrei com as bestas feras da terra, seguras, habitarão no deserto e dormirão nos bosques, Deus vai mudar, Jesus Cristo vai mudar, a natureza dos animais selvagens, e vão habitar na terra, seguras, habitarão no deserto e dormirão nos bosques, elas e dos lugares ao redor do seu outeiro, eu farei benção, farei de ser a chuva a seu tempo.
Quer dizer, irmãos, não é como isso, perdão, não é como hoje em dia. As chuvas são chuvadas fora da tempo, quando o tempo devia a um tempo correto para ver chuvas, e há um tempo incorreto para ver chuvas.
Quando as chuvadas vêm ao tempo irrado, não podemos fazer as plantações corretas, nas suas próprias estações, e então as chuvas não são uma benção, mas aqui está a dizer, farei chover a chuva a seu tempo. E serão chuvas de benção. As árvores do campo darão seu fruto, e a terra dará sua novidade. Esterão seguras na sua terra, e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar das mãos dos que escrevi, as escravivas avam.
Já não servirão de rapina aos jeatios, e as feras da terra nunca mais as comerão, habiturão seguramente, e ninguém haverá que a se espanto. Cristo, irmão, estamos a falar aqui de um período em que Jesus Cristo vai reinar, vai governar, a natureza dos animais vai ser mudada, a natureza dos homens vai ser mudada, vai ser uma educação, vai haver uma educação religiosa, uma educação, isto é, os senhores vão educar, vão estabelecer a nova aliança de paz, vai trazer benções de chuva na própria estação, e, então, isto vai haver uma nova terra, que vai ser um paraíso.
Por isso, a igreja, como vem em Jeramias 31, 31 a 34, vai ser uma nova aliança, em que o Israel físico e o Juda físico vão ser abençoados, vão entender a verdade, e vai haver uma benção, e isto vai se espalhar pela toda terra. De baixo de Ilias, vai haver uma benção na terra. Vejam aqui, por exemplo, em Micaías, vejamos, então, em Micaías, capítulo 4, versículo 1 a 3, diz assim, mas nos últimos dias, acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido nos címenos montes e se levantará sobre os auteiros, e para ele afluirão os povos.
Irão muitas nações e irão vindo, e subamos a monte do Senhor, a casa de Deus de Jacob, para que nos ensinem os seus caminhos. Isto são os Senhoros, os sacerdotes vão ensinar os seus caminhos, para que andemos pela Suas varedes, porque de sião por sedará a lei, isto é um ensino e a palavra do Senhor de Jerusalem, e ele jogará entre muitos povos, corrigirá as nações poderosas e longínquas, estes converterão as suas espadas em reias derados e as suas lances em pudadeiras.
Uma nação não levantará, espada contra uma transnação, nem aprenderão mais a guerra, mas a sentença a sentar-se a cada um debaixo da sua fideira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, e a boca do Senhor dos Exércitos o disse. Vão aprender a verdade? As nações vão voltar? Para a Palestina, como disse, vai haver paz e isto vai começar através de ajuda primeiro, como vem em Zacarias capítulo 12. Zacarias capítulo 12.
Zacarias capítulo 12. Versículo 7 a 9. O Senhor saldará primeiramente as tendas de ajuda para que a glória da casa da vida e a glória dos habitantes de Jerusalem não sejam exaltadas acima de ajuda, primeiro ajuda. Mas naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalem e o mais fraco dentro deles. Naquele dia será como da vida e a casa do Senhor será como Deus, como o anjo do Senhor diante de Deus. Naquele dia procurarei destruir todas as nações que verem contra o Jerusalem.
Versículo 10. E sobre a casa da vida e sobre os habitantes de Jerusalem ramarei o Espírito a Graça e de súplicas. Olharão para mim aquele a quem te os passaram, como está na versão revista e corrigida. Olharão para mim aquele a quem te os passaram. Olharão para Jesus Cristo. Prante a Aluão como quem pranteia por um eningénido e jurarão por ele como se chora amargamente pelo primo-génido. Vão, Jesus Deus e cristãos vão ser um. Vão todos olhar a um Jesus Cristo naquele dia será grande o pranto em Jerusalem.
Vão haver um grande arrependimento como o pranto de Hada Ramon no Val de Megiddo. O Egito e Turquia e todas as nações vão se voltar e vão haver paz. Todas as nações, a volta, vão se espalhar de Jerusalem primeiro, mas depois para todas as nações, como podem ver em Jeramias 46, através de Jeramias 51, vai haver como Deus, vai castigar as nações à volta da Palestina e vai então reconstruir.
Vai haver uma reconstrução, uma reeducação. Os povos vão ter uma mente sã, vão aprender como viver, vão aprender a estatuta de Jesus Cristo. Comércio e indústria vão ser reestruturados, de uma maneira diferente, não vai ser baseado em competição, em desonestidade e em mesma representação, mas vai haver um governo que vai trazer paz à Terra.
As nações vão ser saradas, vai haver água, que haverá, que uma água que sairá do templo e esta água, então, vai, então, serar a Terra e o mundo. E, então, vai haver o ponto em que Israel será a nação que vai dar um exemplo às outras todas as nações. Leiam comigo, se faz favor, em Romanos capítulo 10.
Romanos 11 Romanos 11 V. 11 e 12 Diz assim, Pergunte-pôs, porventura, tropeçaram para que caíssem de modo nenhum, mas pela sua transversão, veem salvação aos gentios, para polos em ciúmes, ora-se transversão deles, rodundou enriqueza para o mundo, e o seu batimento enriqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude.
Então, durante o reino de Deus, a governar na terra vai ser uma plenitude de Israel e de Judah, e então esta plenitude vai ser em que, vai haver uma grande paz, uma grande beleza na terra. A terra vai ser um paraíso, vai se tornar um paraíso, e por isso, é que Jesus Cristo disse ao ladrão na cruz, porque quando ele for ressuscitado, quando houver este paríso na terra, então Jesus Cristo, as palavras dele serão cumpridas, em que disse certamente, certamente, de digo a ti hoje, que vai estar comigo no paríso, porque a terra vai ficar um paraíso, para depois estas pessoas poderem ser ressuscitadas, para viverem neste paríso, que vai ser a terra.
E então, debaixo da direção, de Jesus Cristo, debaixo da direção de Deus Pai, Jesus Cristo debaixo de Deus Pai, e debaixo da direção, então, dos ressuscitados santos, que governarão como reis e sacerdotes, debaixo do rei dos reis, e sacerdote Senhor dos Senhores. O reino de Deus reinará na terra, começando de Siam e de Jerusalém. E por isso, a grande pergunta que tenho para vós, queridos irmãos, a grande pergunta é a seguinte.
Tu e eu estaremos lá? Queridos irmãos, temos que vencer, temos que continuar a andar para frente, porque hoje precisamos de remanter-nos fiéis até o fim.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).