Sinais celestes e a ira de Deus chegou. Muitos se arrependerão durante a Grande Tribulação e serão selados para não sofrerem durante as sete Trombetas.
This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Agradeço a Oração, meu irmão, e hoje então vamos continuar com o estudo do livro da Apocalipse. E como é costume, eu gosto de rever alguns dos pontos que abordamos. E então, neste momento, quero relembrar que cobrimos os primeiro quatro celos, que são os quatro cavaleiros, em Apocalipse 6.
Depois falámos a certa de que necessitamos de observar várias condições à volta do mundo, sejam essas políticas, por exemplo, de várias nações, ou seja, da igreja, a igreja de Deus e a igreja católica, especificamente, e também de situações sociais. Um dos pontos que eu mencinei à certa de situações sociais foi a queda da imoralidade.
Vigemos aqui brevemente alguns pontos interessantes que são importantes de ver de novo. É Isaías 1, Isaías 4 a 7. Aida esta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de milígnos, filhos corretores, crisirmãos quando olhamos para as sociedades à nossa volta hoje em dia, isso é o que vemos. É o que vemos o mundo cheio de iniquidade, cheia de pessoas com intenções malignas, pessoas com corrupção nos governos e nas empresas e tudo, e depois continuam aqui a abandonar ao Senhor, que as fomaram do Santo de Israel, voltaram para trás.
Porque, a vez de ainda ser feridos, visto de continuais anos de pau-diérito, toda a cabeça está doente e todo o coração enferma, desde a planta do pé até a cabeça não há nele, coisa sã. O mundo hoje em dia, os governos estão de terra a exprobar, está tudo, tudo, corrupto. Se não feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não esprevidas, nem atadas, nem amolicidas com óleo. A vossa terra está acelada, as vossas cidades consumidas pelo fogo, a vossa lavoura, os estranhos deporam em vossa presença e a terra se acha devastada como numa subversão dos estranhos.
Queis irmãos, ainda não estamos na condição que está aqui, em que a vossa terra está acelada, mas estamos a caminho disso. Muitos problemas da sociedade hoje em dia e, como lê-se também em capítulo 5, no siglo XX, está tudo pernas para o ar. Vejam aqui, capítulo 5, no siglo XX, dizem, há anos que, ao mal, se chamam bem e ao bem, se chamam mal, que fazem da escuridade luz e da luz escuridada.
Põe um amargo por doce e o doce por amargo. Queis irmãos, hoje em dia, quando vemos as coisas nas notícias, nem sabemos o que realmente é verdade. E, como está tudo de pernas para o ar, as pessoas estão a dizer, olha, precisamos de justiça, mas, quando estão a aplicar a justiça, estão a aplicar uma justiça social, que é, quando há proibição ao bem, ou há pessoas que dizem que estão a fazer bem, e há esta cultura de cancelar pessoas, e estamos a ver aqui, nos Estados Unidos, precisamos, isto a crescer.
Não é só uma pessoa. Eu vi uma pessoa que é um músico, hoje no manhã, que estava na televisão a chorar, a dizer porque foi a um local e então disseram porque ele foi aquele local, foi acusado de fazer uma coisa, e depois tiraram o programa dela, tiraram a música dele, cancelaram a música, e ouvi outras pessoas que cancelaram as contas do banco deles, e isso tudo foi tudo cancelado.
E, Cris e irmãos, isto é só o início. Eu vi o presidente do Twitter dizer, isto é só o começo, que vão fazer ainda muita mais pessoas. E, por isso, estamos a ver aqui uma simplação muito perigosa, Cris e irmãos. Muito perigosa a acontecer nas nações e, por isso, estamos a ver esta perda da liberdade por causa desta queda de moralidade.
Na realidade, Cris e irmãos, quando eu escrevi há bastantes anos, quando ensinamos na igreja, há muitos anos, que era uma queda de moralidade, não pensavam os detalhes que estão a acontecer hoje em dia, e que são muito assustadores, há muitas pessoas com hipertensão e muitas pessoas que estão com grande depressão, por causa destes problemas que estão a acontecer à volta de nós, e vão ficar ainda piores, e vão ficar ainda piores.
Entretanto, vamos ver a besta, eu faço profeta aparecer, isso lemos em segundo de São I.C. 2, vejam-me aí brevemente, da novo, o segundo de São I.C. 2, segundo de São I.C. 2, não vou ler a secção inteira, mas só o início aqui da secção, que diz que no versículo 3, diz assim, ninguém, nenhum modo, vuxa, engana, porque isto não acorde, será, sempre primeiro, vague a apostosia e seja regulado o homem da indigipidade.
Que dizem-me, nós estamos a ver muito engano, pensávamos, talvez, antigamente, que se apostosia seria simplesmente a verdade, mas estamos a ver que a verdade está a ser afetada em tudo, em todas as coisas, além da verdade doutrinal, a verdade em tudo. E por isso, vejam-se que está, as coisas estão a piorar muito. Por isso, vamos ver que isto vai causar a besta e o falso profeta aparecerem. Depois, também, lemos em estudos prévios, que isso, então, causará a lubinação de solução a acontecer. Lemos também em Mateus 24-15. Mateus 24-15.
Diz assim, quando, pois, vira o agominável da insolução, que falou o profeta Daniel, no lugar santo, e, pois, vemos que vimos também que vai haver uma proteção da igreja. Por exemplo, Apocalipse 3, versículo 10. Estou a ler estes pontos rapidamente, porque isto é, em modo de revisão, do que cobrimos anteriormente. Apocalipse 3, versículo 10, e assim, por guardar esta palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora de provação que há de vir sobre o mundo inteiro para experimentar os que habitam sobre a terra.
Vai haver uma hora de provação pelo mundo, no mundo inteiro. Quer dizer, não é só no mundo israelíto, mas é no mundo inteiro, em todas as nações. E, mas diz aqui que te guardarei da hora de provação. Parte da igreja vai ser protegida. Também vemos o apocalipse capítulo 12, versículo 13 a 16. Vê-se aí que quando o dragão foi atirado para a terra, conseguiu a igreja e foram adadas à mulher à igreja a capacidade de fugir até ao deserto, ao seu lugar, por três anos e meio, por um tempo, tempo de um tempo, fora da vista de um momento. E, por isso, disse que essa parte da igreja foi protegida. Vê-se no versículo 17 que houve outra parte da igreja que não foi protegida. Por isso, digamos assim, a sequência de eventos, vemos estas falta de liberdade, vemos a besta aparecer, vemos depois a abuminação de zuladora e depois, ve-se a seguir as nações israelitas a serem derrotadas ou invadidas. Vejam em salmos 83, salmos 83, versículo 2 a 8. Salmos 83, versículo 2 a 8. E sim, os teus inimigos só alvoroçam e os que te odeiam levantam a cabeça, tramam-se astutamente contra o teu povo e conspiram contra os teus protegidos, dizem, vindo risquemos-los de outras nações e não haja mais memória do nome de Israel. Pois tramam concordamente e firmam a aliança contra ti. Ao fim de conta, há uma guerra contra Deus, há uma guerra contra Deus. E por isso estão aqui a querer destruir Israel. E depois ve-se aí, firmam a aliança e a fazem esta aliança que é as nações de idórios, malíquitas, em Moab e Igbal, e são as nações árabes e nações turcas, as palestinos. E depois vem assim também no século oito e também a Síria, que sabemos que representa a Alemanha, se alia com eles e se constitui em braço forte aos filhos de Ló. E ve-se aqui que vai haver esta aliança para destruírem as nações, não só de fala inglesa, mas também os próprios judeus, a Nação Vílgea e Israel, como se chama hoje em dia. E por isso vai haver essa destruição.
E então isso representa o começo da grande tribulação, a ida de Satanás por três anos e meio. Ora, isto é material que já abordamos em lições anteriores. Agora, continuando, do que revemos, mas talvez olhando um bocadinho mais detalhe, mas ainda em ponto de revisão, todo o povo, não só o verdadeiro cristal, será forçado a seguir as diretrizes da besta. Vejam a Apocalipse capítulo 13, apocalipse capítulo 13, versículo 7 e 8, diz assim, falando aqui acerca desta besta que vai no giro do mar, que está em apocalipse 13, começando no capítulo 1 até o capítulo 10, mas, citando capítulo 7 e 8, diz, foi lidado também que pujaça contra o Santos e o Vencesa. Por isso, esta besta vai lutar contra os verdadeiros cristãos e diz assim, deu-se ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação. E por isso vai influir todo o povo, toda a tribo, toda a língua, toda a nação. E diz assim, do versículo 8, e a Duraluão, todos os que habitam sobre a Terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida.
Da vida do Cordeiro, que foi morto desde a Fundação do Mundo, quer dizer, que Cristo estava condenado desde a Fundação do Mundo, porque isto era parte do plano de Deus, de que o homem tinha livre arbítrio e por isso o plano de Deus sabia que o homem ia tocar e por isso necessitava o sacrifício de Jesus Cristo e por isso ele foi condenado, foi morto desde a Fundação do Mundo. Ora, por isso vai ver esta besta, que é uma besta civil do governo, que vai ser baseada na Europa, e depois vai ver outra besta que lemos no mesmo capítulo da época de Ipsetreuse, começando no versículo 11, adiante até ao fim desse capítulo, vê-se que vai haver outra besta que é a Igreja Católica, que vai ser liderada pelo homem da Iniquidade, que é o falso profeta. E essa besta, essa outra besta, vai causar uma imagem e vai causar a marca da besta aparecer e esse nome da besta e o número do seu nome.
Ora, um ponto interessante que acerca da marca da besta é comparar isso com o sinal de Deus, porque a marca da besta, a besta aqui, que vai estar sobre a mão direita e sobre a front da pessoa. Mas vejam o sinal de Deus. Vejam que em ex-2 capítulo 13, que é a primeira vez que é mencionado, ex-2 capítulo 13, versículo 6 a 9, é mencionado esse sinal de Deus no contexto dos dias dos paisásmos, dos dias santos dos paisásmos. Diz assim, no versículo 6, seis dias que morar as paisásmos e ao sétimo dia haverá solididade ao Senhor. Sete dias secundar os paisásmos e o levadado não se encontrará contigo, nem ainda fragmento, será encontrado em todo o perintório. Naquele mesmo dia que encontrarás até o filho dizendo, é isto pelo que o Senhor me fez quando saí pelo Egito, do Egito.
E será como sinal na tua mão e por memorial entre os três olhos, para que a lei do Senhor esteja na tua boca. Para que a lei do Senhor esteja na tua boca, pois com a um forte o Senhor tirou do Egito. E, por isso, vê-se aqui o sinal de Deus que está na mão e entre os olhos, que é a lei de Deus. Veja também o Doutor Nóvio, capítulo 31, perdão, é-se dos capítulos 31, é-se dos capítulos 31, versículo 13, aqui está no contexto a falar do sábado semanal. E diz assim, que o pois falarás aos filhos de Israel e lhes dirás certamente guardareis os meus sábados, pois é sinal entre mim e voz das vossas gerações, para que sabéis que eu sou o Senhor e o satifique. Portanto, guardareis o sábado. E, me criei mais adiante, no versículo 17, diz, entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre. E, por isso, vê-se que o sinal de Deus é em audiência as leis de Deus, que, claro, inclui os sábados e os dias santos. Vejam-me também, no Dê-te o nome, capítulo 6, no Dê-te o nome, capítulo 6, versículo 5. Amarás, pois o Senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma e de toda a tua força. Essas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentada em tua casa e andando pelo caminho e alveitar-te e alvantar-te. Também as alterás como sinal na tua mão e serão por frontal entre os teus olhos. Por isso, as leis de Deus, as palavras de Deus, as instruções de Deus, os ensinos de Deus, é sinal de que somos de Deus.
Vejam também, no Dê-te o nome, capítulo 11, versículo 18.
Por depois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, ataias por sinal na vossa mão para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinaias as vossas filhos. Comparem isso com a marca da besta. Também, na mão direita, e na frente, quer dizer, entre os olhos. E a diferença é que o sinal de Deus é obtecer às leis de Deus. A marca da besta, em primeiro lugar, é uma marca. Uma marca forçada. O sinal é voluntário. Mas a marca da besta, que é a marca do diabo, que é a marca de desobre de ser, às leis, às palavras, aos ensinos, aos sábados, aos dias santos, a tudo que é de Deus, é odiar a Deus. E isso é o que lemos há pouco em Salmos, que estão a odiar a Deus. Salmos 83.
Estão a odiar a Deus. E também lemos a Apocalipse 14, V. 9, a cerca da besta e a sua imagem.
Ora, Apocalipse 14, V. 9.
A testa e a sua imagem.
Diz assim, seguiu aí estes outros anos, outro sei dizendo em grande voz, se alguém adora a besta e a sua imagem, e receba sua marca na frente, pô na mão. Dizem a marca, desobdiência a Deus, desobdiência as palavras de Deus, a lei de Deus, que vai ser forçado e vai afetar o mundo todo, todo o povo.
E nós também a imagem. A imagem desta besta, que vai ser esta forma de governo, de autoridade, digamos assim, um papão em cima e uma autoridade em cima para baixo de um homem, de uma ditadura.
Isto vai afetar o mundo todo. Isto vai afetar o mundo todo.
E por isso, durante este período de grande tribulação, o que nós estamos a ensinar agora, vocês podem baixar pela internet, podem copiar, e eu recomendo que façam isso.
Porque o dia virá através desta atitude, do cancelamento, desta cultura do cancelamento, que vão fechar na internet a capacidade de nós podermos comunicar com vocês, vão fechar as contas bancárias, vão fechar isto tudo para não podermos fazer a obra de Deus.
E por isso, é que parte da igreja que tem esta capacidade de fazer uma obra com uma equipe, vai parar de poder fazer isto por causa desta besta e desta marca, de forçar as pessoas a desopter para poderem a Deus. E por isso, o que foi assinado pela igreja agora para uma obra às escondidas, entre portas fechadas, atrás de portas fechadas, vejam em Amos capítulo 8, versículo 11.
Amos capítulo 8, versículo 11. Amos capítulo 8, versículo 11. Eis que vem em dias, diz o Senhor Deus, em que virei fome sobre a terra. Mas não vai ser fome do pão, o que está a falar aqui, e cedo, mas nem cedo da água, mas de ouvir as palavras do Senhor.
Sim, as pessoas às escondidas podem ter a Bíblia e a Penderas, mas de ouvir esta mensagem na igreja de Deus vai ser parada. E assim, com a destruição da organização da igreja, para fazermos uma obra com uma equipe, torna-se necessário do aparecimento das duas testimonhas. Porque não vão parar as suas testimonhas. Vão tentar parar as suas testimonhas, mas como bem, vamos ler no outro dia, no outro lição, quando as suas testimonhas vem, vão tentar parar-as, mas não vão conseguir. Não vão conseguir. Até, digamos assim, três dias e meio antes da Víblia de Cristo. Eles vão ser avisados pelos dois testimonhas. E os dois testimonhas vão estar a contradizer o líder da besta civil e o líder da besta religiosa. Destas duas bestas. O líder da besta civil, seja ele, seja quem for essa pessoa, e o líder da besta religiosa, que se chama o Homem da Iniquidade ou o Falso Profeta. Isto é o que vemos acontecer durante o período da grande tribulação. Ora, este quadro que vejo aqui é o que já mostrei várias vezes, mas é só para vermos estas coisas a observar, a decadência da moralidade a acontecer. O Homem do Pecado, o Falso Profeta, vai aparecer e a besta, vai então haver a abuminação desladoura. E depois vai haver este período da grande tribulação. E como eu disse anteriormente, uma vez que os céus estão abertos, ou se desculpe, uma vez que os céus estão abertos, continua abertos. Por isso, esta região falsa continua, guerras continuam, fome continua, peste, doenças continuam, e vai haver esta dificuldade mundial da grande tribulação. Mas, entretanto, vai haver estas duas testimonhas também. Parte da igreja está a ser protegida, e isto vai continuar por estes três anos e meio. Mas, diz-te também que este período vai ser diminuído, vai ser reduzido, como pelos senhores celestes, que é Deus que vai intervir. Mas vamos olhar um bocadinho mais acerca de um ou outro assunto importante que está a acontecer aqui, aqui, durante o período da grande tribulação. A besta, que é o rei do norte, ou que é a norte de Israel, quer dizer, é na Europa, debaixo da influência da igreja, com milagres inspirados por Satanás, vai convencer o mundo todo. E, durante este período da grande tribulação, o rei do Sul vai resistir. E isso é o que lemos em Daniel 11, versículo 40. Vejam aqui Daniel 11, versículo 40. Daniel 11, versículo 40. Se vocês lerem Daniel 11, é um livro bom, uma secção muito interessante, que é descrita em muito detalhe neste guia de estudo bíblico, o Oriente Médio, na profecia bíblica, que está no nosso site, pode baixar. É uma secção que descreve esta parte de Daniel 11, em muito detalhe, que está a falar aqui acerca dos quatro impérios das profecias de Daniel. Podem buscar isso no nosso site, baixar, mas descrevem em grande detalhe esta secção. Vê-se no versículo 31, que é a munição isoladora, e depois vence o tempo passar um pouco, e pondo isto junto com o apocalipse. Estamos agora assim, no período da grande tribulação, e vemos no versículo 40, diz assim, do tempo do fim, o rei do Sul lutará contra ele, está contra o rei do Norte, e o rei do Norte arrebetará contra ele com carros, cabaleiros e camunhos de miús, e entrará nas suas terras e as indombará e passará. E entrará também na Terra Gloriosa, em muitos segundos, mas o seu poder é destaparão, etc. E por isso vai haver, digamos assim, esta luta entre o rei do Norte e o rei do Sul.
Podem ler um bocadinho mais acerca disto, como é disse no nosso seguinte estudo, Oriento Bíblico da Provisia Píblica, e particularmente no capítulo A Chegada do Islandismo, falando aí acerca de como este rei do Sul é, provavelmente, os sunítas do rei do Sul, a Sul do Israel.
Ora, quando chegamos ao período desta grande revolução, vai haver um tempo em que Deus diz, chega para, vai reduzir o poder da besta. E então esse é o sexto-selo. Isto é o sinais celestes, significando o início do grande julgamento de Deus. O grande dia da ira de Deus chegou. Vejam o Apocalipse 6, Apocalipse 6, Versículo 12, 17. Apocalipse 6, Versículo 12, 17, está aí a descrever o sexto-selo, que é o sinais celestes. E ao fim do versículo 16 e 17, diz assim, disseram aos montes e aos roxedos, caem sobre nós e escondem-nos da face daqueles que sessenta no crono e da ira do cordeiro, porque chegou o grande dia da ira de Deus. Chegou, chegou agora, quando vemos ali o sinais celestes. E por isso é a intervenção de Deus, em que o poder da besta é reduzido. Por isso é que lemos em Mateus 24, 22. Mateus 24, 22. Diz assim, não tivesse aqui os dias sido abreviados, ninguém seria salvo, mas por causas os colhidos tais dias serão abreviados. E abordei esse empate na semana passada no estudo anterior. Agora, a ira de Deus vai agora ser derramada do dia do Senhor, que é o sétimo-cêlor, que consiste de sete trobecas. Mas antes da ira de Deus ser derramada, pessoas que se arrependeram durante a grande tribulação vão ser produtidas. Antes da ira de Deus ser derramada, pessoas que se arrependeram durante a grande tribulação vão ser produtidas.
Então, vamos ver um querido mais acerca deste sinal Celestes e da ira de Deus.
Ora, o sinal Celeste significa o que a ira do Cordeiro chegou, ou menos aqui, no capítulo 6 da Apocalipse.
A ira do Cordeiro é o dia do Senhor. Vejam em Joel, capítulo 2, versículo 31.
Joel, capítulo 2, versículo 31. O sol se converterá em trevas e alua em sangue, antes que venha o grande e perrível dia do Senhor. Nós temos os sinais Celestes, que acontecem antes e depois é o dia do Senhor, que é o sete museu, ou dizemos assim, as sete. Pró-métras! Um dia por um ano, e se lemos em números 14, 34. Vejemos aí brevemente, números 14, 34. Diz assim, segundo o número dos dias em que expiaste a Terra, 40 dias cada dia, representando um ano, levaréis sobre vossas iniquidades 40 anos e terá a experiência do meu desagrado. Fizeram, foram expionar a Terra por 40 dias, por isso foram castigados por 40 anos, um dia por um ano. E também em Ezekiel 4.
Ezekiel 4, versículo 4, a sete.
Deite também sobre o teu lado esquerdo e ponha a iniquidade à casa de Israel sobre ele, conforme o número dos dias que deitar sobre ele, levará-se sobre ti a iniquidade dela, porque eu te dei os anos de sua iniquidade, segundo o número dos dias, 300 e 90 dias, levará-se sobre ti a iniquidade à casa de Israel. Quando tiveres cumprido estes dias, deitar em arrear-se sobre o teu lado direito e levará-se sobre ti a iniquidade à casa de Judá. 40 dias te dei cada dia por um ano, voltarás pois por rosto para o certo de Jerusal, com o teu braço descoberto e profetizarás contra ela. Por isso, vê-se aqui o simbolismo de um dia por um ano. O dia do Senhor que representa, então, um ano.
Então, o poder da besta era reduzido neste último ano, como lembramos em Mateus 24-22. O dia do Senhor, como sabendo, os era apresentado ou simbolizado pelo sétimo selo. E este sétimo selo é como se fosse um leque que abre em sete trobetas, que é neste dia do Senhor. A última trobeta revela a sete última pragas. E essas pragas que consomem ou completam a ira de Deus, vejam aqui Apocalipse capítulo 15, versículo 1.
Víblos é o outro sinal grande e admirable, sete anjos tendo os sete últimos flageiros, este é o sétimo dos pragas, pois com este se consumou a cólera de Deus.
Ora, esta palavra consumou, consumir, vem do grego 5055, que é leó, que significa elevar a um fechamento, completar preenches e concluir. Quase, vai consumir, vai completar, vai acabar a ira de Deus, vai ser este ponto final da ira de Deus.
Ora, o que vai acontecer é que houve pessoas que se arrependeram durante a grande tribulação.
Ora, se se arrependeram e Deus vai castigar o mundo, certamente não vai castigar a que eles se arrependeram.
É como nós, pais, não castigamos os bons filhos, vamos castigar os filhos que estão a comportar mal, mas não vamos castigar os filhos que estão a comportar bem.
E por isso, embora ao mundo, todos se serem enganados, haverá muitas pessoas que tinham sido chamadas, ou que estão a ser chamadas, e que entenderão que a obra de Deus era verdade.
De baixo desta grande tribulação, há um de se arrepender.
E por isso estamos aqui a ver que, embora o mundo está enganado, haverá pessoas que foram chamadas.
Por exemplo, nós sabemos que muitas pessoas são chamadas, mas poucos são escolhidos.
Vejam o contexto desta parábola. Ora, o contexto desta parábola é que é acerca das bogas.
O ponto interessante.
Quer dizer que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos neste contexto.
Para as bogas.
Será isso realmente para a possibilidade, irmãos?
Mas vamos continuar a ver isto.
Nós hoje em dia pregamos a Boa Nova, ao mundo, como um testemunho antes da grande tribulação. Muitos estão a ser chamados, poucos respondem a ser escolhidos e preparados para estarem, digamos assim, prontos, maduros, para se casarem com a noiva, para serem parte da noiva, para se casarem com os os Cristo, quando os os Cristo vier para a Terra.
Mas quer dizer que outros que não se arrependeram, eles não estão a usar a oportunidade de desenvolverem, de serem maduros, mas que se arrependerem durante a grande tribulação, sim, porque ouviram esta obra que nós estamos a pregar hoje em dia, e de vermos, então, dizer, a, de vermos ter arrependido, antes, quando ouvimos isto pela primeira vez, mas agora estão a ver, olha, de vermos ter arrependido, mas vamos arrepender agora.
E eles vão ver estas coisas a conhecer, então vão se arrepender, vão ter uma esperança de vindo de Cristo, mas não tiveram tempo suficiente, alguns, talvez a maioria deles, esses, não vão ter tempo suficiente, alguns, talvez alguns têm tempo suficiente, mas alguns não vão ter tempo suficiente para desenvolver o caráter, para serem transformados a vindo de Cristo.
Será isso possível?
Vejam aqui, estes que se arrependem por isso, neste período, são o fruto da obra que hoje estamos a fazer.
Sim, estamos a pregar, a bornova ao mundo como testimony.
Quando houver a grande tribulação, vão dizer, olha, devemos ter arrependido, mas Deus é um incurrioso que podem se arrepender.
Mas não vão ter tempo para desenvolver o caráter, para serem seres espirituais, no reino de Deus, à vindo de Cristo, tal menos inicialmente.
Vejam que vai haver pessoas que se vão arrepender e que vão voltar como pessoas físicas para a terra de Israel.
Porque vemos, por exemplo, de Levitims 26, Levitims 26 é o capítulo acerca destes castigos, das maldições. Vejam aqui, Levitims 26, diz que se obedecer esses serão abençoados, mas se desobedecer, vão ter vários castigos.
Então, que lemos aqui em Levitims 26, e digamos assim, há várias ondas destes castigos de desobediência.
Temos a primeira onda, no recíclo 16, Ferroni, a segunda onda, no recíclo 18, que é quebrar a soberba.
A terceira onda, que vai ser pragas, que é possivelmente o que estamos a passar hoje em dia.
A quarta onda, que é no recíclo 23, que começa a representar a espada vingindora, possivelmente, guerra civil, luta dentro das pessoas, porque a nação está um contra o outro.
E depois, no recíclo 27, que é a quinta onda, que é a grande tribulação.
Mas, se continuarmos a ler no recíclo 40, diz assim, mas, quer dizer, estão na grande tribulação. E diz assim no recíclo 40, mas, se conversarem a sua iniquidade, e a iniquidade de seus pais, da infidelidade como ter um contra mim, como também conversaram, que andaram contra o arameiro, contra o convívio, porque também foi contra-o em eles, e os fiz entrar na terra dos seus inimigos. Quer dizer, os fiz entrar na grande tribulação. Se o seu coração se humilhar, se o seu coração incitocir, se humilhar, a seu nome se elisem, seu nome, podia pedir a você se juntar no mundo, para expor no mundo os fatibores, para nos ouvir da sua voz. O homem que já tem seu nome, se elisem das cidades. Continuando, irmãos. Estava a dizer, que eles surpendem o fruto da obra que a igreja faz hoje em dia. E estávamos a ler no versículo 41. Diz assim, Se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem-os por bem o castigo da sua iniquidade, quer dizer, se humilharem, quer dizer que estão a passar a grande tributação, estão no meio da grande tributação, estão a sofrer, mas arrepêndem-se durante este período de grandes dificuldades. Arrepêndem-se. Então diz, no versículo 42, então lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaac, e também da minha aliança com Abraão, e da Terra me lembrarei, e por isso Deus vai perdoar. Veja no versículo 44. Mesmo assim, estando-os na Terra dos seus inimigos, não o rejetarei. Nem me aburrisserei Deus para consumi-los e validar a minha aliança com eles, porque eu sou o Senhor do Senhor, não vou consumi-los. Por isso, durante a ira do Senhor, não vou consumir essas pessoas que se arrependam. Antes, por amor deles, me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da Terra do Instituto, a Vista das Nações, para descer por Deus, eu sou o Senhor. E por isso vemos aqui claramente que durante o período da grande tribulação vai haver pessoas que se vão arrepender e Deus vai, ou dizem assim, não os vai rejeitar, vai provar-vos.
Ora, enquanto isto está a acontecer em paralelo, vemos que as duas destulunhas estão a confrontar a Besta e o falso se profeta e elas, estando as escondidas, estão assim escondidos em casa, estão a ver estas coisas a acontecer e ficam encorajados, estes escondidos ficam encorajados a ver o que está a ver, porque sabem que falta pouco tempo, durante a grande tribulação.
Mas antes de Deus castigar o mundo com a sua ira, Ele faz os sinais celestos, então vão saber que falta um ano e então Deus vai proteger aqueles que são Seus que se arrependeram durante a grande tribulação.
Vejam aqui a Apocalipse Capítulo 7, versículo 1 a 3. Apocalipse Capítulo 7, versículo 1 a 3.
Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro canos da Terra, conservando os quatro ventos da Terra.
Norte Sul e esta oércio, mas poderia ser também os ventos das trombetas que vão assoprar estas trombetas.
Vai dizer, não sopram, ainda não as trombetas.
Para vir um vento soprar sobre a Terra, nem sobre o mar, nem sobre a Árvore-Algoma, porque as primeiras trombetas são exatamente sobre a Terra, sobre o mar e tudo. Vi outro anjo que subia do nascimento sol, tendo o Celo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles quais foram lá, fazendo dano à Terra e ao mar, estando através das trombetas, dizendo, não danifiqueis nem a Terra nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.
Estes servos de Deus vão ser selados. Ele vai proteger esses e aqueles que são esses, vejam no versículo 13 e 14. Diz assim, nos acionais dizem, quem são esses que são os vestidores brancas, quem são e onde vieram? E no versículo 14 diz, respondirem ao Senhor, tu sabes, então ele disse, são estes os que vêm da grande tribulação. São aqueles que estão na grande tribulação, estão ao ver, estão a passar vivos na grande tribulação e lavaram as suas vestiduras e salvajaram no sangue do cordeiro.
E por isso aqui, eles vão ter que ser selados, porque? Para não serem afetados, para não serem magoados pela ira de Deus, para os proteger. Da ira de Deus. Isto é, os seus filhos de Deus, aqueles que estão a arreprender agora durante a grande tribulação, aqueles que estão a ser chamados, mas possivelmente não vão estar ou não vão ser parte das botas do cordeiro, mas que serão, e é-mos assim, os pioneiros físicos, que vão entrar como seres físicos no mundo da manhã.
E aí, vemos dois grupos de pessoas.
Como sabemos, a Píblia diz, ao Jedeu primeiro e depois ao grego. E por isso, vemos dois grupos, o Judeu representando os Israelitas, o grego representando os Gentios, e vemos aí dois grupos.
Israelitas, 144 mil, na Apocalipse 7, Reciclo 4, das tribos de Israel, e uma grande multidão do Reciclo 9, de todas as outras nações, de todas as nações, e certo e gentios. E por isso, vemos estes dois grupos a serem protegidos, porque primeiro, o Judeu e o Jeteu. Deus vai proteger, sim, as profecias no antigo justamente, está a dizer coisas acerca dos Israelitas. Mas, durante este período, como sabemos, vai ser o período de provação de todos na Terra. Não é só dos Judeus ou Israelitas, vai ser todos. E Deus vai proteger todos, sejam os Israelitas ou sejam os gentios, que eles que se arrependam, que têm ouvido a obra da Bornova, que estão a ler a Bornova, estão a ver, e que não estão a reagir, estão a ser chamados, mas não estão a responder.
Vão responder durante este período. O fruto da nossa obra hoje vai ser neste período. Nós estamos a plantar a sementa nova, e vai ser neste período que a sementa vai brutar, vai dar fruto.
Aí vemos, por exemplo, entre os grupos de Israelitas, os 12 tribos, mas vemos José, mencionada José e Manassez, que José está claro em Clui e Fahim, mas da não é incluído, não é representada, é entre os 144 mil, mas Manassez, como parte de Israel, é mencionado em vez disso.
Simplesmente, em um ponto de interesse, a razão, há várias especulações, mas seja qual for, Deus sabe melhor. E depois deste aqui, esses são os que se lavaram e branquearam no sangue do Cordeiro.
Vejam aqui no versículo 13, 14 e 15, ver se diversas investidoras brancas, e vejam aqui no versículo 14, lavaram os seus vestidores, e as novejaram, estes branquearam no sangue do Cordeiro.
E versículo 15, por essa razão, se acha um diante do trono de Deus, e o servem. Algumas pessoas, olhando aí, dizem, olha, tem que ser certos espirituais para estar no trono de Deus.
Agora estou a fazer uma pergunta.
Tem que ser certos espirituais para estarem espiritualmente no trono de Deus, para se apresentar no trono de Deus.
Ora, vejamos aqui uma escritura interessante que é em Sufonias capítulo 3, versículo 12.
Sufonias capítulo 3, versículo 12.
Você pode ler esta secção, por exemplo, começando no versículo 8, esperar para mim, porque a minha resolução é juntar as noções, conglicar os rangos. Mas veja aqui, e depois vai haver lábios puros, no versículo 9, um monte de interessante aqui também, e diz assim, naquela dia, no versículo 11, não tem vergonharás de nenhuma das duas obras, tirarei do meio de ti os que exaltam a sua soberba, quer dizer, os soberbos são tirados, porque, durante o triunho da era Deus, os soberbos vão ser tirados dentro deles, vão morrer, mas diz assim, mas deixerei, no versículo 12, mas deixerei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia no nome do Senhor, pessoas durante o período da grande tribunação, quando reconecerem que deviam ter ouvido, quando virem muitas, muitas milhares, bilhares, bilhões de pessoas a morreram à volta deles, muitos vão se arrepender, não sei quantos, mas acho que vai ser muitos, antes que se vão se arrepender, vão então ser um povo modesto e humilde, um povo modesto e humilde, que confia no nome do Senhor, esse é o povo que irá para a terra prometida, esse é o povo que é conhecido na Bíblia, ou pelo menos na Igreja de Deus, que damos um nome, o segundo êxodo, vai ser um povo modesto e humilde, um povo vai ser protegido durante o período do Sétimo Celo, durante o período da Ira de Deus, não vai ser destruído, e esse povo vai constituir o que a Bíblia chama o segundo êxodo.
Uma vez mais, notem que no Tito Estamento, está a profetizar o segundo êxodo, nomeando especificamente nações e realíticas, mas Deus não está a discriminar os gentios, também vai fazer o mesmo aos gentios, às nações.
Vejam aqui, em apocalí- vamos ver isto um querido, um maior detalhe, estou aqui a andar um querido em frente, mas vamos ver isto tudo com cuidado.
A minha pergunta era, estes seres têm que ser espirituais para estarem à frente do Trono de Deus, e vamos ver, por exemplo, em 1 Pedro capítulo 1, 1 Pedro capítulo 1 versículo 17, 1 Pedro capítulo 11 versículo 17, diz assim, é bom se virar para o Pedro, ao mesmo tempo, virar para o outro, e para o outro em Pisto 1, o Pedro capítulo 1, versículo 17.
Ora, sim, vocais comparem aquilo que sai, a sessão do pessoal julga, segundo as obras que adão, por pavos contra o humor, durante o tempo que se faz, e por pavos contra o humor, durante o tempo da vossa preliminação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que foram suscetados, no vosso futeo e o procedimento, que vossos pais vos ligaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro, sem defeito e sem macro, o sangue de Cristo.
Ora, nós fomos suscetados hoje, pelo sangue de Cristo. Tudo bem? Agora, vamos ver um bocadinho mais. Vão-te interessantes aqui. Veja em Hebreus 10, versículo 14. Hebreus 10, versículo 14.
Diz assim, porque com uma única oferta, isto é o sacrifício de Jesus Cristo, a profeçoou para sempre quanto estão sendo santificados.
Cristo nos aprofeçoou para sempre.
Uma frase muito forte aqui, de ouvirmos isto, é o que diz aqui. Como uma única oferta a vida de Cristo, o sangue dele, uma origem avesse, é suficiente para nos aprofeçoar para sempre.
Quer dizer que nos põem limpos para sempre. Embora ainda estájamos a ser santificados.
Ainda estamos a ser, mas temos direito para um novo e vivo caminho. Hoje em dia temos acesso ao santo dos santos. É o que lemos em Hebreus, capítulo 19, versículo 22. Tendo pois irmãos, entrepindês para entrar nos santos dos santos. Você e eu, hoje, porque somos aperfeiçoados, somos regatados, que temos, digamos assim, lavados.
O sangue de Cristo nos perdou e nos põe nesta condição, diz assim, para entrar nos santos dos santos. Isto é o próprio trono de Deus, hoje, hoje na nossa vida física, nós. Bom, pelo sangue de Cristo, pelo novo e vivo caminho, pelo antigustamento, só o sábio sacerdotec podia entrar uma vez por ano, no dia de expiação. Mas agora, podemos entrar, com entrepindês nos santos dos santos, pelo sangue de Cristo, por um novo caminho que ele nos consagrou pelo véu. Sabeem que o véu tinha sido rasgado quando o Cristo morreu? É que o véu que é pela sua carne, pelo seu corpo. E tendo grandes sacerdotes sobre a casa de Deus, aproximémonos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo coração por ficado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Que de mãos, nós hoje em dia, desde que a nossa intenção esteja sincera, seja honesta, seja humilde, estamos arrependidos, sim, estamos a ser santificados, estamos aperfeiçoados e temos acesso ao santo dos santos nas nossas horas, quando você ora, quando é o oro, estamos a orar e as nossas orações têm acesso ao Pai.
Continuando, então. E por isso, estes, em Apocalipse 7, no siglo XIII, são seres físicos. Como nós somos seres físicos e temos acesso ao Trônero de Deus hoje em dia. E por isso precisam de ser selados, protegidos para não sofrerem os castigos da ida de Deus. Jesus Cristo os guiará futuro, guiará para as fontes da água da vida. Os guiará, os ensinará, vão crescer, vão desenvolver caráter, vão continuar a ser, a andar no processo de santificação.
Veja aqui, Apocalipse 7, Apocalipse 7, Apocalipse 7, no siglo XVI, e 17. Apocalipse 7, no siglo XVI, e 17. Diz assim, jamais terão fome, nunca mais terão cedo, não queirá sobre elas.
O sol nem ardoura algum. Pessoas pensam, não queirá sobre eles, só o calor ardoura algum, porque são seres espirituais. Não necessariamente. Vamos ver isso, um querinho mais detalhadamente no próximo minuto ou dois. Vamos ver isso. Pois acordeiro que se encontra no meio do trono, os apacenterá futuro, e os guiará futuro para as fontes da água, da vida, da vida, da vida. E por isso está aqui a dizer que vão ser guiadas, vão ser apacentados, porque? Porque não são seres físicos. Não são seres físicos. Ora, esta de século 16, que dizem mãos, e 17, é citado que dizem mãos. Este de século 16, 17, é citado de Isaías 49, versículo 10. Vejam, vejam aí uma marcação em Apocalipse 7, para ver como é praticamente idêntico a Isaías 49, versículo 10. Isaías 49, versículo 10. Isaías 49, versículo 10. Diz assim, não transforme nem cedo. A calma nem o sol nos afrigirá. Porque o que Deus se compadesse os guiará, e os condiz... os condiz... os condiz... os condiz... os guiará, e os conduzirá aos manaciais das águas.
Que os irmãos, isto é o que é citado em Apocalipse 7, 16 e 17. Agora, qual é o contexto deste reciclo? Para o contexto, podem ver do reciclo 8, do reciclo 13, por exemplo. Diz assim, diz ainda o Senhor, do tempo aceitável, eu te ouvi e te sucuri no dia da saltação. Guardar-te-ei, e entre-ferei no dia-do-dor da Aliança do Povo para restaurar-as a terra e interpartir as herdades assomadas. Para dizer-se aos presos, sai, e aos questiones trevas, apareça-e, eles pastorão nos creminhos e em todos os altos desdudos terão seu pasto. Por quê? Porque a trobeta do jubilê o toca, simboliza o de suspensão, quando os Cristo põe sapanagem na prisão, estabelece o reino dele, porque o rei deste mundo é postulado, e então, os Cristo começa a governar, e depois diz que não terão fome nem sede, a calma nem o sol os atingirá, porque os deus que se compadésseus girarão. Depois diz assim, no s. 11, transformarei todos os seus montos em caminhos, e as suas vereiras serão auto-alteadas. O s. 12, éis que estes virão de longe, e éis que aqueles do norte, do ocidente, e de aqueles outros, na terra de Sinim, representam, por exemplo, da Europa e das ilhas britânicas. E outros da terra de Sinim, representam países de um esferho de sul, como, por exemplo, possivelmente Brasil, possivelmente África, possivelmente a Austrália, países do sul. Cantai aos céus, alegre de o Terra, e vos montos rompem em cânticos, porque o Senhor conselou seu povo, e os seus filhos, e os seus aflitos se compadrem. Vê-se aqui que está a falar, neste contexto, contexto acerca do segundo êxodo, e que são pessoas físicas.
Há outros palavras, a instalação de Israel, mas não vai ser só a instalação de Israel, mas a instalação de outros povos, povos ou transnações, porque Deus é igual ao Judeu e para o grego, para o Israelite e para o Gentile.
Por isso, o contexto é o segundo êxodo. Vemos algumas escrituras, e há muitas, não estou aqui a mencionar todas, só estou a mencionar algumas. O contexto é o segundo êxodo. Vejam, por exemplo, em Jermias, capítulo 31.
Jermias, capítulo 31.
Vs 6-10.
Jermias 31. Vs 6-10.
Porque haverá um dia em que gritarão os atalaios na região montanhosa de Efrem levantáveis, e subamos a cião ao Senhor nosso Deus. Porque assim diz o Senhor, cantai com alegria a Jacob, e soltaia por causa da cabeça das nações. Proclamai, cantei, louvores e dizem Salva-se-nhor, e teu povo o restante de Israel, aqueles que sobreviveram a grande tribulação. Eis que os trarei da terra do Norte, e os congregarei das extremidades da terra, e entre eles também os cegos e alejados as mulheres grávidas e as de parto, e grande congregação voltarão para aqui.
E virão com choro e com súplicas, os ludarei, e alusei aos rimeiros da Águas por caminho reto, em que não tropeçaram, porque sou pai para Israel e Ibrahim, é o meu primo-gênir. Ouvi a Palavra do Senhor, ou nações, e anunciar nas e dizer, é que Ele te espalhou a Israel no Congregará e o guardará como pastor ao Senhor do bem. E, irmãos, estamos aqui a ver o período do segundo êxito, e não vão ser poucas pessoas. Estas pessoas vão ser protegidas durante o período da ira do Senhor. Não vão ser castigadas por Deus, por quê? Porque Ele os vai trazer e volta a Israel. Veja Isaías 11, Isaías 11, V. 11. Como vocês que estão na igreja há muito tempo, devem de conhecer que Isaías 11 é um capítulo muito bonito, mas veja o novo V. 11. Diz assim, naquele dia o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do Seu povo, que for deixado da Asíria, do Egito, de patros, de etiópia, de idão, de cidade, de amado, de estavos do mar, etc. O segundo é veja também em Isaías 43, Isaías 43, com S. N. V. 5.
Não temas, pois, porque sou contigo. Trarei a tua descendência desde o oriente e ajunterei desde o ocidente. Direi ao norte entrega e ao sul não retanhas. Trazei meus filhos de longe e as filhas de as eliminadas da terra a todos que são chamados pelo meu nome e os criei para a minha glória e que formei e fiz. Traz o povo.
Traz o povo. Diz irmãos, este povo, depois de passar por esta grande preocupação, vai ter muitos problemas emocionais e dificuldades e depressões, ansiedade e vão precisar de muito crime. Muitos problemas de crime muito crime e nós vamos ter que estar ali para os ajudar.
Vejam em Jeramias capítulo 16. Jeramias capítulo 16.
Em 14 e 15.
Portanto, é isso que vem em dias, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá tão certo como o Vivo Senhor que fez subir os filhos de Israel do Egito, mas tão certo como o Vivo Senhor que fez subir os filhos de Israel da Terra do Norte e de todas as terras por onde os tinha tirado. Pois eu os faria voltar para a sua terra que dêem a seus pais.
Quer dizer que o primeiro êxodo vai ser uma coisa tão insignificante que não vão falar mais acerca do primeiro êxodo. Porque o segundo êxodo vai ser tão maior não só em proporção mundial, mas provavelmente em um repressor.
E essas pessoas vão ser prodigidas. Por isso é que falam de uma grande multidão de pessoas. Vão ser prodigidas.
Vejo também em Ozeias, que é pelo que o Piquilóon se vê por cicloose. Vejo também em Ozeias, pelo que o Piquilóon se vê por cicloose.
Trumendo, virão como passarinhos.
Imagino, virão como passarinhos. Do Egito, como pombas de a terra da sire. E os farei evitar em suas próprias casas. Fiz o simples. Mas que beleza. Feliz irmão, é por isso que temos que pregar a nova, nova para dar a mundo esperança para essas pessoas terem uma coisa para se agarrar durante a grande tribulação. Veja aqui, em Izecarias, capítulo 10.
Izecarias, capítulo 10.
No ciclo 8, eu lhes assubirei e os juntarei. Eu venho para cá, venho para cá. Porque os tenho ramido. Multiplicar-se-ão como antes tinha multiplicado.
Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembram de mim em lugares romontos. Vão se atender e vão se lembrar de Deus, em um lugar por quê? Como? Por que nós estamos a fazer agora? Por causa das boas novas e dos dias esturos que estamos a publicar e a mandar aí? Precisam disso? Por quê? Para ter uma esperança, quando os dias vieram. Para ter uma esperança.
Por cílio 10, porque os farei voltar da Terra do Egito e os conglirei na Asíria, tralosei a Terra do Ieliado e do Líbano e não se achará lugar para eles. Passarão ao mar da Gusta. As ondas do mar serão feridas e todas as profundezas do mil se secarão. Então se terá de revar a subérbada síria do Cétreo de Egito se retirar. Eu os fortalecerei no Senhor e andará no seu nome, diz o Senhor.
Fiz irmãos, o que vence? Que estas pessoas estão a ser chamadas? Sim.
Estão a ser chamadas para serem pioneiros no mundo da manhã. Com pessoas físicas. Protegidas para viverem no mundo da manhã com pessoas físicas.
Alguns deles é possível que tenham passado o desenvolvimento que sejam também, que estejam nas bordas do Senhor. Não estou a dizer que não. Deus sabe. Na grande maioria deles vão ser pessoas que depois da vinda do Cristo vão continuar com pessoas físicas para viver no mundo da manhã.
E então, por isso é que vemos que são chamados mas não são escolhidos para as bordas do Corbeta.
Recordo com aquela parábola que me ensinamos antes acerca de muitos sonhos chamados, mas poucos escolhidos para as bordas.
Por isso vemos que uma vez que essas pessoas são prodigidas antes do século set, antes dos cetrométricos vão ser seladas. Uma vez que sejam seladas e prodigidas como não sabemos? Para Deus, Deus pode protegê-las ao rondo que é que está junto. As praias, as coisas que vão acontecer não vão afetar a elas.
Agora, em vez que estão seladas a ira de Deus que são estas setrombetas que vai ser consumada no último trombete durante a sete última praias essa ira de Deus pode ser ramada no mundo.
Agora, quando olhamos para as escrituras a partir deste ponto ver se continuamente isto aconteceu e aquilo aconteceu e o outro aconteceu e as pessoas não se arrependeram. Sim, porque se arrependeram arrependeram durante este período de dois anos e meio da grande inclusão. Depois dos sinais celestes Deus os selou e os que não se arrependeram não se arrependeram e vão passar pelo castigo e por isso é que diz daí é diante, no livro da Apoglípsia que as pessoas do mundo não se arrependeram as pessoas do mundo não se arrependeram porque não se arrependeram.
No próximo estudo bíblico então, irmãos, vamos continuar então com o sétimo selo com o sangue e as trombetas.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).