As ciladas do diabo

O diabo odeia o plano de Deus para a humanidade e por isso odeia a nós, principalmente aqueles que estão a tentar agradar a Deus. Este sermão descreve 4 ciladas do diabo, entre muitas outras que ele tem.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

...

Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos. Aqui é Jorge Cammes, falando de vos, da Cincinnati. Nas notícias locais aqui na cidade onde vivemos, esteve na televisão umas notícias de uma senhora que tinha os filhos a brincar na estrada aí, na estradazinho no barro delas, onde viviam, com um patinete à frente da casa. E ela estava a olhar os filhos e a tomar conta deles. Eles estavam ali a brincar. Brincaram ali por uma hora ou duas. E depois foram para casa. E pouco depois, a polícia bateu à porta da casa dela e levaram na pá prisão, porque tinha de acordo com uma acusação que recebeu, que a polícia tinha recebido.

Ela tinha deixado as crianças brincar na rua sem supervisão. O que se vê aqui, Cris e irmãos, foi um caso de um vizinho, ou vizinha desta senhora, que veio-se depois na televisão, que as duas famílias, as duas senhores tinham tido assim um desacordo qualquer. E por causa disso, esta vizinha, em tipo de vingança, parece que fez uma falsa acusação e, por isso, chamou a polícia e esta senhora, então, acabou por ir para a prisão e passou na prisão para uma noite.

Está claro, a história continua, porque agora vai à tribunal e sei lá como mais. Mas, não um ponto importante aqui, que eu quero que olhem, na Apocalipse 10, perdão, Capítulo 12, versículo 10, em que diz assim, apocalipse 12, versículo 10, diz assim, então, ouvi grande voz do céu, proclamando, agora vai à salvação o poder, o reino de nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, adiante do nosso Deus. Cris irmãos, nós temos um inimigo, temos um inimigo, um inimigo pessoal, contra você e contra mim, contra nós, e ele faz acusações de nós, perante Deus.

Algumas são falsas, às vezes algumas são verdadeiras, porque é porque nós somos pecadores e ele tem muitas oportunidades quando pecamos para nos acusar, por entre Deus e Jesus Cristo. Na verdade, ele tem muitas técnicas e táticas para nos atacar, se nós baixarmos a guarda e fizermos coisas que não devemos fazer, porque ele, ao fim de conta, é o que se doce do toro do mundo, é o que engano o mundo, como vem no versículo anterior, apocalipse 12, versículo 9, ele é o setor do mundo, aquele que engano o mundo todo, e, por isso, ele fabrica estas acusações.

Algumas, como disse verdadeiras, algumas podem ser falsas, pois, ao fim de contas, ele é o pai das mentiras, como Jesus Cristo disse em João 8,44. Ele é o pai das mentiras, e, por isso, ele tem muitas oportunidades para acusações e não precisa que nós estejamos a dar a ele mais oportunidades, porque somos pecadores, ele tem bastantes oportunidades. Mas, queridos irmãos, precisamos de ter cuidado e de não ignorarmos as táticas dele, asciladas do diabo. Vejam, por exemplo, em 2 Coríntios capítulo 2, versículo 11.

Esta secção aqui foi escrita depois de os Coríntios terem sido pedidos por Paulo para resolver um problema que tinha na Igreja. O problema tinha na Igreja, podem lê-lo em 1 Coríntios capítulo 5, tinha um problema muito grande na Igreja, em que um homem estava a ter certas relações e morais, sexuais e morais, com a mulher do pai dele. E, por isso, Paulo disse aos membros da Igreja de Coríntio para deixarem essa pessoa sair da Igreja, para expulsar essa pessoa da Igreja.

O que aconteceu depois é que essa pessoa se arrependeu e pediu perdão. E, então, veis aqui em 2 Coríntios que Paulo os encorajou aos irmãos em Coríntios para aceitarem o arrependimento desta pessoa e darem perdão, perdoarem. E, então, diz aqui no capítulo 2, de 2 Coríntios, versículo 11, diz assim, vocês perdoem e depois que diz assim, para que Satanás não alcance vantagem sobre vós, pois não lhe ignoramos os designos. Não estamos ignorantes dos truques que Satanás tem na manga dele, vários truques, para nos causar problemas.

E, por isso, um deles, é se nós não perdoarmos as outras pessoas, ele, então, tem uma vantagem em nós, porque usa isso contra nós. Mas a pergunta é a seguinte, por que é que ele nos odeia tanto? Por que é que ele nos vê como o inimigo dele? Você podia dizer, eu não fiz nada contra ele, por que é que ele tem alguma coisa contra mim? Não fiz nada contra ele.

Por que é que ele odeia você e odeia a mim tanto? A razão é a seguinte, Satanás odeia o plano de Deus, o plano de salvação de Deus, de salvação dos homens. Ele odeia que ele vai ser postulado e os homens vão ter posições, a humanidade, uma vez os suscitados no rei Deus, vão ter posições mais altas que ele hoje tem.

A humanidade vai ter posições mais altas e por isso ele odeia a humanidade, porque é uma posição que ele cria, que ele desejava e que nós vamos ter em vez dele. E por isso ele tem ciúmes, é ciumento e por isso está zangado e ficou muito zangado com o plano de Deus e por isso odeia a Deus, odeia o plano de Deus e odeia o que nós possamos vir a ser.

Se está claro, nos arrependermos, vivemos da maneira correta e viemos a ser filhos e filhas de Deus quando aceitamos o sacrifício de Jesus Cristo e vivemos de acordo com esse compromisso que fazemos ao Batismo. Vocês leem, por exemplo, em Génesis 3, versículo 1 a 5, em que ele, Satanás, sendo muito sagaz, muito esperto, muito inteligente, enganou a Eva e fez perguntas a ela. E não, vocês têm aqui duas árvores, como desta árvore, como a fruta esta árvore.

E a Eva sabia muito bem, disse, não, não podemos comer a fruta esta árvore, porque Deus disse que se comer-se o fruta esta árvore, vais morrer. E ele disse, não, não, não vais morrer. Primeiramente irá. Primeiramente irá. Não, não vais morrer. O que vai acontecer é que vais ter conhecimento como Deus tem. O que é um bocadinho de verdade? Porque Deus nos está a fazer filhos e filhas dele e por isso vamos ter um conhecimento como Deus tem.

Mas é aquela parte que ele não gostava e por isso misturou-se um bocado com verdade e com mentira, assim, para dar um golpezinho. Queridos irmãos, precisamos de entender que Satanás está numa luta connosco. Nós estamos numa luta, mas não é numa luta física. Não é como outra pessoa física. Estamos numa luta espiritual. Uma luta que não é contra sangue e carne. Precisamos por isso ter cuidado de não estarmos ignorantes dos seus desígnios, dos seus planos, dos seus truques.

Por isso, hoje, queridos irmãos, quero dar a vocês 4, simplesmente 4. Há muitos, está claro, há muitos mais, mas quero dar a vocês, explicar a vocês, 4 dos truques de Satanás, das táticas dele, dos desígnios dele. E também dar uma ajuda de como se podem defender destas táticas. Para quê? Para que possam estar mais bem preparados a vencer estes ataques de Satanás com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

Por isso, como ele disse, ele odeia o plano que Deus tem para nós, para virmos a ser filhos e filhos de Deus. Por quê? Porque ele viu como é que Deus ia fazer destes homens que são feitos do pó, da areia, do pó da terra.

Como é que vai fazer a ele seres maiores que eu, Satanás? Eu sou tão esperto, eu sou tão inteligente, eu sou tão lindo, eu sou tão belo. Como é que Deus vai fazer isso destes coisas no pó? Eu é que mereço isso, não essas pessoas. E por isso ficou zangado e ficou, digamos assim, o adversário contra o plano de Deus e por isso, tornando-se um adversário, ele rebelou, tornou-se um rebelde contra Deus.

E está claro, nos olhos de Deus, nos olhos de Satanás, da maneira que Satanás fez coisas, ele estava completamente justo em se rebeldar contra Deus. Da maneira que ele via, tem toda a razão de estar contra Deus, porque como é que Deus pode fazer essa coisa?

Está aqui uns seres que não são nada são pó, que Deus vai fazer e vai pô-los mais altos que eu, enquanto eu já existo há tantos anos, já sou vivente há tantos anos, tem esta inteligência e toda, são tão belo, como é que Deus vai fazer isso? Isso não é justo. E por isso, nos olhos de Ele, Ele justificou-se a se rebeldar, viu uma justificação a se rebeldar. E por isso, o primeiro desenho e o primeiro truque de Satanás, a primeira atitude que vem de Satanás, é o Espírito de Rebellião, um Espírito que seja oposto da oposição, um Espírito zangado, um Espírito de Rebellião.

Vejam, por exemplo, como é que Ele imite esse Espírito a nós. Vejam, por exemplo, em Efezios capítulo 2, versículo 2. Efezios capítulo 2, versículo 2, diz assim, falando acerca de que Deus nos deu vida, diz assim, nos quais os pecados dos quais andaste outra, segundo o curso deste mundo. Sim, Deus nos deu vida, perdoando os pecados, estes pecados que andávamos no passado, de acordo com a maneira que este mundo anda, segundo o príncipe da potestade do ar, de acordo com o príncipe do poder da autoridade do ar, do príncipe que agora atua nos filhos da desobediência.

O que é o príncipe do poder do ar? De potestade do ar? Vou dar um exemplo. Hoje em dia, vocês podem ter no rádio uma televisão e podem ligar e apanhar uma certa frequência e ouvir uma transmissão de música ou de notícias pela rádio ou pela televisão, que ao fim de quando está no ar. E vocês apanham com o rádio ou com a televisão esta frequência que está no ar, estas ondas de transmissão vocês recebem no receptor e apanham estas ondas de transmissão e então o rádio converte estas ondas que estão aqui no ar, à nossa volta, vocês, à volta de nós, têm estas coisas que podem pôr no rádio e qualquer ligar e apanham logo, está aqui e apanham várias estações, várias estações de transmissão de notícias.

Não sei se vocês já viviram num país em que a rádio ou a televisão seja controlada pelo Estado. Se vocês vivem ou tiveram a oportunidade de ver ou viver num país em que todas as estações de rádio e televisão sejam controladas pelo Governo, vocês podem ligar para esta estação, para aquela estação, para outra estação ou aonde quer que se sejam, podem procurar várias estações e sintonizar várias estações, seja qual for. Todas elas dão o mesmo tipo de propaganda, porque são controladas pelo Governo.

Todas dizem, ao fim de contas, a mesma coisa e mesmo estejam a mentir. Vocês sabem o ditado que diz, vocês digam uma mentira, suficientemente, repetam, repetam essa mentira tantas vezes que ao fim de contas vocês vão acreditar a mentira como se fosse fredado. É a técnica que o Hitler usou, continuamente, dizer uma mentira que as pessoas depois acreditavam a mentira como se fosse fredado.

E por isso, quando temos várias estações de rádio, todas a dizer a mesma coisa, as pessoas começam a acreditar estas mentiras como se fosse fredado. E é algo que se passa no ar de que as nossas mentes estão automaticamente sintonizadas, ou para estas ondas, ou para aquela onda, ou nesta frequência, ou outra frequência, são todas controladas pela potestade do ar, que é Satanás.

E por isso, esta potestade do ar transmite estas frequências com certas atitudes, com certas vibrações, com certos sentimentos que as pessoas sentem e começam a absorver e a viver e a sentir. Se deixam, se deixam. E uma dessas transmissões é de um espírito de rebelião, de austeridade e de estar zanhado, estar furioso, estar mesmo descontente. E, por exemplo, leiam aqui em Galatas capítulo 5, Galatas capítulo 5, versículo 14 e 15.

Diz assim, porque toda lei se compra em um só preceito a saber, amarás o teu próximo como a ti mesmo. E aqui está o antídoto, como vencer este espírito rebelião, amarás o teu próprio, amar o próximo. Se aqueles dois vizinhos, os dois vizinhos que eu mencinei há pouco, se estivessem amar um ou outro, não tinham esta confrontação que chegou a um chamar a polícia e o outro acabou por ir para a prisão, para solar uma noite.

E está claro, isso não resolveu nada, porque só vai este conflito entre estas duas famílias ainda ficar maior. Mas está aqui a lei de Deus, que é a solução para estes problemas. Diz amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vocês porém, diz no versículo 15, vos mordeis e devorais uns aos outros. Vocês estão a morder um ao outro e devorar um ao outro. Porque é porque tem este espírito de tarem hostilidade, de zangados um com os outros. Vê que não sejeis muito amante destruídos. Cuidado, porque vou acabar de ser de destruir um ou outro.

Vou acabar de ser de destruir um ou outro. E é um grande problema, queridos irmãos, que Satanás cria entre pessoas, mesmo na igreja. Esta atitude de rebelião, a atitude que estou zangado, porque é porque não fui tratado bem. Perdão. E por causa disso, estás zangado. E cria esta má informação, cria esta divisão e cria esta atitude de zanga entre irmãos e entre pessoas.

E é um espírito que Satanás quer imanar, quer influenciar nas pessoas. Vejam, por exemplo, no mesmo capítulo, no versículo 19 e 20. Diz assim, ora as obras da carne são conhecidas e são por instituição, impureza, lascivia, idolatria, feitissarias. Várias obras aqui, mas olha agora este grupo de atitudes que agora descreve depois de feitissarias. Inimizados. Inimizados. Este conflito, uma pessoa ou outra. Inimizada. Depois diz assim, porfias. Porfias. Isto é brigas. É uma trimosia nesta minha posição, contra tu posição e tem estas brigas, tem estas torfias. A brigar, a questionar uma coisa obstinadamente. Que causa uma divisão entre pessoas, que causa uma divisão.

Depois diz assim, siomes. Sim, como eu disse. Satanás está se aumento. Na humanidade. Pelo oportunidade que os homens e as mulheres têm. E por isso tem estes siomes. Estes siomes que faz, ou digamos, estas imulações, estas atitudes que dividem, que causam divisão entre pessoas. Pois continua. Iras. Iras. Zangas. Estão irados. Zangados. Descórdias. Vejam descórdias, um contra outro. Zangas, descórdias, irias. Continua. Dissemções. Dissemções. Por isso tem estas descórdias, estas pelejas, estas ambições egoístas. E depois tem estas dissemções que são coisas para causar problema.

Insurrações e lutas de um para o outro. Desacordos. E depois continua. Fáxões. Isto é divisões. Fáxões. Invéjas. E como diz na Almeida Revista Ecorurgida, homicídios. Até chegam a matar um outro, a destruir um outro, homicídios. Depois continua, como me disse, lutonarias e coisas semelhantes a essas. Vemos que, cris irmãos, que a Satanás está muito ativo a proclamar, a emitir ondas de transmissão pelo ar, de informação incorreta, má informação, falsa informação, mentindo, acusando, sendo crítico, criticando, dividindo.

E, por isso, Satanás diz mal, diz mal de pessoas. Dá estes ataques de dizer mal. E, ao fim de contagiação, o negócio dele. Sim, esse é, digamos, o negócio dele. Dizer mal, a má língua, dizer mal das outras pessoas, fofoques, informações incorretas para causarem divisão.

E, isto é, o negócio dele. Isto é o que ele está, passa o tempo todo a criar estas coisas. É o negócio dele. É o que ele está, é o comércio dele. Vejam comigo, se faz favor, em Ezekiel 28. Ezekiel 28. Versículo 15, 16. Ezekiel 28, 15 e 16. Prefeito eras nos teus caminhos a falar de Satanás. Desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Prefeito eras até que um dia ficaste-se aumento, veste a ter conhecimento do plano de Deus do que ele ia fazer com a humanidade. E então, esta iniquidade cresceu. Por que?

Porque diz assim, na multiplicação do teu comércio. Na multiplicação do teu comércio, qual era o comércio de Satanás? Estas fofocas. Estas atitudes de dizer mal de outras pessoas. E por isso, ele criou este comércio. E por isso se encheu o seu interior de violência. E pecou. E depois diz assim também, no versículo 17. Ele levou-se o teu coração por causa da teofromesura.

Ele era lindo, era bonito, era esperto, era inteligente. Corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor. Ficou-se aumento porque ele queria ser, digamos assim, o líder, o chefe. Aquele que está a controlar o patrão. Ele queria ser o patrão, o supremo patrão. E por isso, no versículo 18, pela multidão das tuas iniquidades. Pela injustiça do teu comércio. E o comércio dele é o negócio dele. O que ele se ocupava era estar a desimentir-as, a refabricar mentiras, acusações, ser crítico, a dividir através destas porfias, através destas seumentas, destas descórdias, destas pelejas, destas ambições egoísticas, destas dissenções, destas facções e erasias. Queres irmãos, vemos isto hoje em dia no mundo?

Vemos isto hoje em dia no mundo? Basta simplesmente ver estas campanhas políticas. Estas campanhas políticas são o negócio destes políticos. O que é o negócio destes políticos é causar estas confusões e divisões e eu sou melhor que aquele e isto e tudo. E queres irmãos, estamos a ser afetados. Precisamos ter cuidado, precisamos ter cuidado, que isto não nos afeta, afeta, afetar, que não nos seja, não sejam infetados por isto e afetados por isto. Por exemplo, em Judas 19. Judas 19, isto é o livro antes do Apocalipse.

Judas 19, veja o que diz aqui, em Judas 19, diz assim. São estes os que promovem divisões sensuais que não têm o Espírito, está claro, o Espírito de Deus. Se as pessoas estão a causar divisões, se as sermes pessoas estão a causar divisões, seja onde for, não tem o Espírito de Deus. Entendem? Entendem? Pessoas que causam divisões, esta atitude de rebelião, esta atitude de hostilidade, esta atitude que causa divisões, de competição, de facções, é uma atitude de pessoas que não têm o Espírito de Deus. Muito importante, que, dizir-me, irmãos, entendermos isto. E, por isso, como é que lutamos contra isto?

Lutamos contra isto? Vejam em Galatas 5, 13. Diz assim. Porque vos, irmãos, fostes amados à liberdade. Porém não useis da liberdade para dar a ocusião a carne, ser antes servos uns dos outros pelo amor. É o amor. E o amor faz-me ser serventes. E quando servimos as outras pessoas, não temos este Espírito divisivo. Não temos esta atitude de rebelião, porque estamos a servir a eles.

É impossível. É o oposto. Vejam também em Tiago 5, versículo 7 a 11. Diz assim. Sede pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Exque o Labrador a guarda com paciência e precioso fruto da terra para receber as primeiras e as últimas chuvas.

Oito. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Nove. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros para não seres julgados. Não façam queixas de uns dos outros. Não estejam a reclamar de uns dos outros.

Não estejam a dizer mal de uns dos outros para não serem julgados. Exque o juiz. Está às portas. Cuidado. Cuidado. Estamos a dizer mal de outros. Estamos a julgar os outros. Estamos a dizer, oh, este grupo é assim, a sala é frita, grilhada, e o outro grupo, mas nós somos melhores, isto. Pris irmãos, tenham cuidado. Tenham cuidado. Não estejam a queixar de uns dos outros, porque isso é um espírito de divisão, para que não sejam julgados. Irmãos, versículo 10. Irmãos, tomem-me por modelo, no sufrimento e na paciência, os profetas.

Os quais falaram em nome do Senhor. Sim, olhem para os profetas, que eram o modelo. Eles sofreram. Foram mal tartados, mas sofreram. E tiveram paciência. Versículo 11. Eis que temos por felizes, os que perseveraram, firmes. Precisamos de perseverar firmes no amor, perseverar firmes a servir, perseverar firmes a não queixar uns dos outros, a evitar esta atitude de rebelião. Temos ouvido na paciência de Jó e viste que, fim, o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de terna, misericórdia e compassivo.

Mas quando somos divisivos, quando queremos causar divisão, quando temos uma atitude rebelião, queridos irmãos, não gostamos de ter uma atitude misericórdia. Isso não é uma atitude misericórdia e compassão. Vejam também Romanos capítulo 12. Romanos capítulo 12.

Romanos 12. Versículo 17 a 21. Não torneis a ninguém mal pro mal. Fazem mal a vocês, não façam mal de volta. É o que está a dizer. Os chursávios por fazer o bem, perante todos os homens. Fazem mal a vocês, então façam bem a eles. Isso aqui, os dois vizinhos, que eu me ensino, em vez de terem fazer mal um ou outro, um ou outro, que deu até um ponto de escalar uma oposição, que terem de chamar a polícia, se não tivessem tornado a ninguém mal por mal, a coisa seria muito diferente. Se possível, versículo 18. Quando depender de vós, tende paz com todos os homens. Tanto quando possível, tanto quando dependem de ti. Têm paz com as outras pessoas.

Versículo 19. Não vos vingueis a vós mesmo, os amados, mas dá a alugar a ira, porque está escrito. A mim me pertence à vingança. Eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer. Se tiver sed, sed, dá-lhe de beber. Porque fazendo isto, amontou-a às brasas vivas sobre a sua cabeça.

Precisamos de pensar nisto. Amontou-amos brasas vivas sobre a sua cabeça.

Quando fazemos bem, quando nos fazem mal. Não te deixes vencer do mal, mas venço o mal com o bem.

Queridos irmãos, este é como podemos vencer esta atitude de rebelião, esta atitude de zanga, esta atitude de hostilidade, esta atitude de divisão. Que Satanás tenta nos afetar com ela. Em segundo lugar, ele, por causa de que não tem o que cria, ele tem uma atitude que não está satisfeita. Uma atitude de descontente. E por isso sente este desencrojamento. Está desencrojado e tem esta atitude, este espírito de satisfação, completa de satisfação.

E por isso, ele sabe e os demógnios sabem que vão ter um castigo, que vão ser castigados. E por isso, tem esta atitude desencrojado. Estão a lutar, estão zangados, não estão satisfeitos, estão desencrojados. E por isso, ele quer desencrojar a você. E quer que você fique desencrojado. Quer que você fique aborrecido. Quer que você não esteja satisfeito. E não esteja feliz, com o pouco que tem. E por isso, você tem algumas atitudes que dizem oh, coitado de mim, ninguém ama a mim. Cuidado, cuidado! Se você tem estas atitudes que dizem oh, todo mundo está contra mim, cuidado! Porque pode ser que Satanás esteja a transmitir esta frequência de atitudes espirituais e que você está a absorver esta atitude. Se você tem esta atitude, oh, eu não tenho valor nenhum, sou completamente desvalorizado, não preste para nada. Cuidado! Às vezes, vocês podem dizer eu acordo de manhã e levantam-me como se tivesse esta nuvem à minha volta de negativismo. É tudo negativo. Cuidado! Cuidado! Porque estas verem vibrações, estas atitudes, esta frequência de espiritual, digamos assim, de frequência de rádio, do poder do ar, está à nossa volta. Às vezes, estamos sintonizados nesta frequência automaticamente. Acordamos de manhã e já estamos automaticamente sintonizados nesta frequência. O que temos que ter é que desligarem este rádio e o setor do nosso Espírito e por isto de fora. E não dar a Satanás uma oportunidade de injetar estes pensamentos dentro de você. Vejam, por exemplo, primeiro de Salunicens. Primeiro de Salunicens.

Capítulo 3, versículo 1, diz assim, pelo que não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu bem ficar sozinhos em antenas. Enviámos o nosso irmão Timótio, o Ministro de Deus, no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exhortar-vos. Isto é para vos encorajar, para vos estabelecer, para vos fortalecer, para vos encorajar. Ele mandou o Timótio para encorajar. As pessoas. A fim de que ninguém se inquiete com estas dificuldades, com estas tribulações, não fiquem desencorajados. Porque vos mesmo sabéis que estamos designados para isto. Sim, estamos designados a ter sofrimentos. É parte deste treino que temos, vamos ter sofrimentos. Por isso não teijam desencorajados, porque têm sofrimentos, porque têm dificuldades, porque têm aflições. É parte da vida do treino que Deus tem para você, ser um filho e uma filha de Deus, não brinhe Deus.

Pois, quando ainda estávamos com vos, que perdissemos, que íamos ser afligidos. O que de facto aconteceu e era o vosso conhecimento. Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, que é tremendo que o tentador, que Satanás, vos provasse e se tornasse inútil o nosso labor. Por isso, mandei-te imótio a vocês, para vocês serem encorajados, em caso de Satanás vos desencorajar, de tal maneira, que vocês acabavam de sair do caminho da verdade. E por isso, queridos irmãos, dou estes sormões. Dou estas sormões quase que semanalmente. Tendo de fazer todas as semanas, para vocês serem encorajados e terem conhecimento destes ataques de Satanás. E por isso precisamos de estar encorajados para não sermos atacados por esta atitude de Satanás, que é uma atitude de um pessoa não estar satisfeita, uma atitude de desencorajamento, uma atitude de que eu não presto para nada, eu não valo nada, eu não tenho valor nenhum, todo mundo está contra mim, ninguém me ama, cuidado! Precisamos de ser cuidado, porque isso é o que Satanás quer, que nós caíamos nesta atitude para nos destruir. Vejam, por exemplo, em Salmos 34, Salmos 34, ah, versículo 15, Salmos 34, versículo 15, diz assim, 15 a 19, e os olhos de Senhor reposam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto de Senhor está contra os peritíquos ao mal, para lhes extirpar da terra a memória. Clamam os justos e o Senhor os escuta e os livra, por isso lutejam-nos encorajados, porque clamam e o Senhor os escuta e os livra, de todas as suas tribulações. 18, perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, o quebração humilde, quebrantado, e salva-os de espírito, contrito ou primido. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. O Senhor de todos o livra. Então, no versículo 21, o infortúno, o material ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor rasgasta a alma dos seus servos, dos que não confiam, nenhum será condenado. Vocês têm que ter esperança, têm que ter esta confiança, que Deus não mente, e que Ele vos salvará deste sementenho no caminho certo. Por isso, não estejam desencrujados. Recebam este encrujamento.

Então, outra atitude Satanás, é uma atitude que Ele é arrogante. Ele é altruísta. Pensa que é uma pessoa muito importante. E por isso é que ficou zangado, porque viu que o plano de Ele o desejo de Ele não seria cumprido. Vejam, por exemplo, em Isaías 14, Isaías 14, aqui falando acerca de Satanás. Isaías 14, versículo 13 a 15. Diz assim, Tu dizias no teu coração, Eu subirei ao céu. Satanás disse, eu vou subir ao céu. Eu vou para o céu. Acima das trelas, Deus. Eu vou acima de todos os anjos, Eu vou ser acima de todos. E salterei o meu trono. Meu trono é muito importante. A minha posição é a mais importante. Eu salterei o meu trono. E no monte da congregação, Eu acentrei nas extremidades do norte. Eu vou ser no monte, no cima. Eu subirei acima das mais altas nuvens. E serei, semelhante, ao altíssimo. Serei como Deus-Pai.

Veis que Ele era arrogante. E Deus odeia a pessoa que receba esta mesma atitude de arrogância. Vejam aqui, em Tiago, Capítulo 4, Tiago, Capítulo 4, Capítulo 4, versículo 6 a 7. Diz assim, Antes Ele dá a maior graça pelo que diz, Deus resiste aos soberbos, aos arrogantes, mas dá a graça aos humildes. Sujeitáveis, portanto, a Deus mas resisti ao diabo e Ele fugirá de vós. Precisamos de resistir a esta atitude superba. Precisamos de ser humildes. E, então, Ele os deixará. O diabo fugirá de vós. Porque Deus os protegerá. Quando são humildes. Vejam também o que esta humildade faz. Vejam, em Filipenses, Capítulo 2, que demonstra a atitude de Cristo, a mente de Cristo. Leam, em versículo 5 a 8, tem de vós o mesmo sentimento, a mesma atitude, a mesma mentalidade que houve também em Cristo Jesus. Pois, Ele, subsistindo em forma de Deus, não jogou como as urpação ser igual a Deus, antes, assim mesmo, se esvaziou, assumindo a forma de servo. Esvaziou-se da posição que tinha para ficar um servente, para ficar um ser. Para ficar um servente, para ficar igual aos homens. E recondocido em figura humana. Versículo 8, assim mesmo se humilhou. Jesus Cristo, demonstra aqui a atitude de Deus, se humilhou, tornando-se obdiente até a morte e morte de cruz. Por quê? Por quê? Esta humildade, que é o oposto da soberba, esta humildade, que é a mente de Cristo, Ele fez isto para morrer por nós. Para quê? Para pagar com a sua vida, com o seu sangue, a nossa vida. Para nos comprar de volta com o seu sangue. Para o seu sangue, pelo seu sangue somos perdoados. Comprou-nos de volta, com a sua vida. Deu a sua vida por nós. O que é que isso quer dizer? Quer dizer que nos perdoa. Quer dizer que Ele nos perdoa. E por isso, o ato de perdoar tem inicialmente uma atitude de ser humilde. Deus, na forma de Deus, que era Jesus Cristo, se esvaziou dessa forma, veio a ser um homem e morreu para nós e doce desta maneira. Por que? Para nos perdoar. Para nos perdoar.

Ele morreu para perdoar. Por isso, quando uma pessoa tem esta subberba, atitude subberba, esta atitude arrogante, então uma pessoa não está disposta a perdoar. Esta é uma atitude de Satanás. Subberba, arrogante e que não está disposta a perdoar. Enquanto que Deus querem nós uma atitude humildade, uma atitude que estejamos prontos a perdoar.

Como leram, o exemplo em dois coríntios, que este irmão tinha pecado e depois arrependeu-se, então Paulo disse aos irmãos vocês perdoem ele, perdoem e dêem-ne conforto. Podem ler isso em 2 Coríntios capítulo 2, versículo 6 ao 11. Vocês têm conforto a esse irmão, porque? Para reafirmar o amor a eles, para perdoar a este homem, porque? Porque se não não estamos a ter cuidado dos ataques de Satanás e, por isso, precisamos ter conhecimento dos designos, não somos ignorantes dos designos e quando temos esta atitude, que é uma atitude de falta de humildade, de falta de perdoar, estamos a nos abrir para os ataques de Satanás.

Querido irmãos, sempre que pensamos e revisamos e pensamos de novo e de novo, a cerca dos pecados e das falhas de outras pessoas, das fraquezas de outras pessoas e começamos a resgmeria, pensaria e arruminar e a dizer mal de novo destas coisas que as pessoas fizeram há muitos anos, estamos a abrir a nossa mente aos ataques de Satanás. Por outro lado, cada vez que perdoas e te sejas humilde pronto a perdoar de baixos para da soberba para aceitar-os e perdoar-os a pessoa, saíres dessa soberba e te humilhares, perdoares. Então desvias o ataque de Satanás. O ataque de Satanás, naturalmente, desvias com esta humildade e com esta atitude de perdoar a outra pessoa.

Por outro lado, como disse, se continuas a repetir o pecado a outra pessoa estás a abrir, atualmente, a Satanás. Que Deus odeia um espírito que não seja um espírito que perdoa. Lembrem-se, a história não vou ler, mas de leis-vos, por exemplo, vejam em Mateus 18. Em Mateus 18 tem a história deste servente que foi perdoado. Foi perdoado versículos 21 a 35.

Era o Creador que foi perdoado uma grande dívida, e depois ele não perdoou as outras pessoas. Não perdoou os outros, mas ele tinha sido perdoado esta grande dívida. Então, ele disse Jesus Cristo diz, então, traz esse homem de volta, eu tive perdão por ti, agora tu não tens perdão aos outros. É a mesma missão que Jesus Cristo nos dá, e ele nos perdoa. Temos que perdoar aos outros. Mesmo irmãos, se não perdoamos aos outros, abrimos a nossa mente a um ataque confrontal de Satanás. Uma confrontação direta de Satanás. Ataca-nos a nossa mente. Por que? Porque nós estamos a perdoar. Vejam em Salmos 103, Salmos 103, Salmos 103, versículo 8 a 13. Salmos 103, 8 a 13.

Diz assim.

E o Senhor se compadeste de seus filhos, assim o Senhor se compadeste dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe como somos pau. Somos pau. E por isso, Ele nos perdoa. Deus está cheio de misericórdia para nós. E nós, queridos irmãos, temos de mostrar essa mesma misericórdia para os outros. E o quarto ponto que eu tenho que deixar com vosco, é que Satanás vem fora da lei. É uma pessoa que quebra a lei continuamente. E por isso, Ele quer que nós fássamos concessões com o pecado. Quer que nós fássamos concessões com o pecado. Fássamos certas transigências, certas desvios para pecarmos. Como é que Ele nos destrói? Vocês leem, por exemplo, em Génacias 3, versículo 6, como a Eva viu que a fruta foi boa para a comida, para comer, para a carne. Isto é a comacobicência da carne, como leem 1 João 2, 16. Depois diz que a fruta foi agradável para os olhos. Era uma concobicência para os olhos, como diz também 1 João 2, 16. Em terceiro lugar, a fruta desta árvore que a Eva tomou em Génacias 3, versículo 6, era uma coisa que fosse desejável para fazer uma pessoa inteligente. Isto é esta luxúria, digamos assim, da vida, de ser uma pessoa importante. Vê-se como Ele nos ataca. São a volta destas três áreas. E, por isso, em Ifésios 4, versículo 22, a 27, diz o seguinte, Ifésios 4, Ifésios 4, 22 a 27, diz o seguinte, Ifésios 4, 22 a 27, diz o seguinte, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe, segundo as concupiscências do engano. Eu discrevia estas três concupiscências do engano, que Satanás usou com a Eva, e que são as coisas do mundo, como primeiro João 2, 16, descreve, da carne, dos olhos e da vida. São estas concupiscências de engano. E ele, por isso, precisamos de despojar esse velho homem, precisamos de tirar os velhos pecados, precisamos de parar de fazer isso, completamente.

E depois, precisamos de pôr uma nova mentalidade, uma nova mente, por nos ataques de Satanás somentais, só através da mente, para afetar em nosso coração, através da mente.

Rono vais, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento. Precisamos de entender as coisas corretas, o caminho correto, a doutrina correta de Deus. Então, crescemos na verdade. Precisamos de ter cuidado dos os ensinamentos incorretos de Satanás, das doutrinas incorretas de Satanás. E vos revistais do novo homem, criado, segundo Deus, em justiça e retidão, procedentes da verdade. Temos que, então, pôr a viver na nossa vida o novo homem, sermos uma pessoa nova. Viver de uma maneira nova, de acordo com o exemplo de Cristo, com o padrão de Cristo. Por isso, versículo 25, deixando a mentira. Temos que parar de mentir, porque Satanás é o pai das mentiras. É uma das pontes principais, que estão a ver, através do engano. Mentiras, os políticos estão cheios de mentiras e coisas assim, o mundo está cheio disso. Fale cada um a verdade. Como é que evita a mentira? Falando a verdade. Com o seu próximo, porque somos membros, uns dos outros.

Dizer a verdade, mesmo quando nos magoua. Dizer a verdade. Irá-vos e não pequeis. Não se ponham só sobre vossa ira. Isto é, tenho uma ira, sim, mas é uma ira que é orientada na maneira que Deus tem ira. Qual é a ira de Deus? Não é contra o pecador, mas é contra o pecado. Irá-vos contra o pecado. Não é contra a pessoa que peca, mas é contra o pecado, com o resultado e os frutos do pecado.

Continuado assim. Nem dez lugares ao diálogo. Por que? Porque se temos esta ira, temos esta atitude satanás de estarmos zangados, rebelião e zanga, é uma atitude satanás. Estamos a abrir de novo, a sintonizar a nossa mente para as ondas transmissoras de satanás de ira, de zanga, de rebelião.

Aquele que fortava, não forte mais. Então se uma pessoa fortava, como é que para de fortar? Não é só parar de fortar. Não é só parar de roubar. Uma pessoa que roubava não rouba mais. Não é só parar de roubar.

Crizes e irmãos, é triste que às vezes se vê entre irmãos, as pessoas roubam. É triste, quando eu ouço reportagens de que entre irmãos, na igreja, houve certos roubos. É triste saber isso? É triste. Porque diz assim, aquele que roubava não rouba mais.

Então, o que é o oposto? Qual é a maneira de evitar esta atitude de roubar o que é? Trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha concordir a necessidade. O oposto de roubar é trabalhar para poder ajudar ou dar aos que têm necessidade. O oposto de roubar é dar, trabalhar para poder dar.

Versículo 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, únicamente, a que for boa para a edificação, conforme a necessidade e assim transmita graça aos que houve. Sim, não sejam a dizer mal de outras pessoas, não sejam com fofocas, com má informação, e informação que não tem autorização, que esteja de rugatória, que seja a dizer mal de outra pessoa, que corte e magosa as pessoas, em vez disso, usem conversa, palavras que sejam edificadoras, que constroem, que constroem, que sejam encorujadores, que edifiquem, conforme a necessidade e assim transmita graça aos que houve.

E não entresteis o Espírito de Deus, não aborreçam o Espírito de Deus. Como é que aborrece o Espírito de Deus? Porque as pessoas, no Antigo Israel, se opuseram constantemente aos ensinamentos de Deus, e por causa disso, por causa disso aborreceram, entresteceram o Espírito de Deus. Podem ler isso em Atos 7 de 51, ou em Isaías 63, versículo 10, porque eles foram rebeldes contra Deus, e então isso entende-se o Espírito de Deus. E nós precisamos ter cuidado. Precisamos ter cuidado, não entrestecer o Espírito de Deus, não nos seremos rebeldes, não resistirem o Espírito de Santo, não seremos opostos à verdade, e opte-se de Deus. E então, não entrestecemos o Espírito de Santo. 31, versículo 31, Lós de vós, toda a margura e cobra, e ira, e gritaria, e blasfémias, assim como toda a malícia. São as coisas que temos que evitar. Como? Como? Sendo pessoas, como diz no versículo 32, uns para com os outros, benignos, com passivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Cristo os perdoou. E explica aqui, ver se nestas, explica aqui, como parar a mentira, explica aqui, comparar, derrobar, explica aqui, comparar dizer mal, explica aqui, como parar a amargura, e ira, e a cobra e tudo. Dá instruções específicas para vocês poderem estudar, e levar um cá tempo para estudar com cuidado, para aprenderem estes princípios, e porém em prática, na vossa vida, para vencerem as siladas do diabo. Queres irmãos, então o que é que estamos a lutar? Não estamos a lutar com sangue e com carne. Estamos a lutar com espíritos, com influências de poder, em posições poderosas. Estamos a lutar numa batalha espiritual, e não numa batalha com outras pessoas e com outros homens. Estamos a lutar contra o espírito rebelde, o espírito zangado, o espírito hostil. Estamos a lutar contra o espírito de satisfação, de desencorojamento, o espírito mesmo ácido zangado, abrocido. Estamos a lutar contra um espírito que seja subérbolo, que seja arrogante e que não perdou. Estamos a lutar contra um espírito que quer fazer concessões com pecado. Queres irmãos, lembrem-se, estas atitudes estão à nossa volta. Estão a ser transmitidas à nossa volta no mundo hoje em dia. E por isso nós irmãos precisamos de ter cuidado para não sermos apanhados, sentarmos preparados, porque isto nos vai atacar. E se não estamos com o guarda sempre a vigiar, vamos ser atacados quando menos esperamos. Por isso, queres irmãos, mantenham-se fiéis e sempre mantenham-se alertos às siladas do diabo.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).