A sociedade de satanás

As notícias mundias têm sido muito tristes, com muito sofrimento e muitas dores. Por exemplo: Como é que pessoas podem justificar que vão para o céu e estar com virgens quando matam outros e matam-se a si mesmo? Como? Quando a Lei diz não matarás e Jesus disse, nem tenhas ira para com outros? É isto tudo resultado duma mente sã? Duma sociedade de Deus? Ou duma sociedade satânica? Este sermão analisa como satanás veio a ter o controle na sociedade que tem, e que pontos de controle é que ele usa. Nós temos um Deus Todo-Poderoso. O que devemos de fazer para estarmos armados com a armadura de Deus?

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

O que одна da Suprap compressoranya do trump se consuming no Comforme nós observamos as notícias, seja no lerno-jornal ou na televisão, ou ouvir no rádio, é muito doloroso ver o sofrimento e as dores que estão a acontecer hoje em dia no mundo, seja por demonstrações, seja por rebelões, seja por desastres, basta olhar, por exemplo, o que está a acontecer na Síria.

A tristeza do que está a acontecer no Iraque, no Paquistão, na Ucrânia. Pessoas a sofrer tanto, até aqui nos Estados Unidos, têm vivido quase que, uma vez por semana, mortes de estudantes a matarem outros estudantes nas escolas. E depois vence as histórias, o caso destes homens que são bombas suicidas, e faça uma pergunta. Como é que pessoas podem odiar a outras pessoas assim tanto, que se vão matar assim próprios?

Simplesmente isto não é uma mente-sá. Não é uma mente-sá no mundo hoje em dia. Como sabemos, um dos mandamentos diz, não matarás, mas o Cristo disse, disse no sermão do monte, ou visto que foi dito aos antigos não matarás. E quem matar estará sujeito a julgamento. Mas depois ele disse, levantou o padrão ainda mais alto e disse, mas eu vos digo, que todo aquele que sem motivo se irá. Não é matar, é irá. Contra o seu irmão, estará sujeito a julgamento. E quem proferir um insulto a seu irmão, estará sujeito a julgamento tribunal.

E quem se chamar dolo, louco, estará sujeito ao inferno de fogo. Queis irmãos, esta sociedade hoje em dia está cheia de coisas terríveis. E nós, como indivíduos, às vezes ficamos irados, ou podemos dizer coisas que não devíamos dizer e, por exemplo, precisamos ter cuidado de não cairmos debaixo deste julgamento de Cristo. Mas vemos aqui que o mundo hoje em dia, com as crises e problemas que vemos em nações e pessoas a lutar e a destruir em cidades e populações milhões de pessoas a fugirem uns dos outros. Como é que as pessoas podem justificar atitudes destas de matar tantas pessoas?

Como é que podem justificar isso? Isso não é uma amêndoça. Não é uma amêndoça. E por isso hoje, queridos irmãos, eu quero fazer uma análise aqui bíblica, digamos assim, um estudo bíblico, para vermos como é que Satanás veio a ter o poder que tem nesta sociedade, na qual nós vivemos. E por isso vamos ver a história do princípio para vermos como Satanás veio a ter ou veio a estar na posição em que está e o poder que ele tem agora na sociedade. E por isso vamos começar no início. E o início é em João capítulo 1 versículo 1.

João capítulo 1 versículo 1. Porque João capítulo 1 versículo 1 é antes de gênesas capítulo 1 versículo 1. E em João 1 1, diz assim, no princípio era o verbo. O verbo que veio a ser, se tornou carne, que veio a ser Jesus Cristo, no princípio era o verbo e o verbo estava com o Deus, com o Pai. O princípio era o verbo e o verbo estava com o Pai. E o verbo era Deus, era da forma de Deus.

Ele estava no princípio com o Deus, com o Pai, com o que veio a ser o Pai. Todas as coisas foram feitas por intermedio de Ele. Isto é do verbo, aquele que veio a ser Jesus Cristo. Tudo foi feito por meio de Ele. E sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz os plandesse nas trevas e as trevas não prevalecem contra ela. Cris irmãos, no início estavam estes dois. O Deus, que veio a ser o Pai, e o Logos, ou o verbo, a palavra, veio a ser Jesus Cristo Filho.

E eles então planearam, planejaram a criação. Planejaram que queriam ter filhos e família, queriam ter um relacionamento com outros seres que seriam parte da família deles, parte da mesma forma de seres, forma de Deus. E por isso planejaram este plano de criação, o plano para que a humanidade, os homens e as mulheres, pudessem vir a ser filhos e filhas de Deus.

E por isso planejaram este plano de salvação. Para serem como ele, como da forma de eles, tinham que saber e discernir o bem e o mal e tinham que ter essa capacidade neles. E por isso recunheceram que às vezes podiam cometer erros.

E por isso precisavam de ter um plano de salvação para que quando as pessoas cometecem erros e se arrependessem, pudessem ser perdoadas e salvos. E por isso é que se leem Apocalypse capítulo 13 versículo 8. Apocalypse capítulo 13 versículo 8 diz assim. Ao fim deste versículo diz assim os nomes que estão escritos no livro da vida, da vida do Cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo. Quando eles decidiram o Deus e o verbo decidiram criar filhos e filhas deles, da mesma forma deles que eram da forma de Deus. Então quando eles decidiram fazer isso, imediatamente o Cordeiro foi morto desde essa fundação, desde esse pensamento, desde essa decisão.

Por que reconheciam que a humanidade poderia falhar? Falhar não ir ao alvo, isto é precar. E por isso a humanidade seria física para poder ser mudada e arrependida e haveria então um plano de redenção, de compra de volta.

E por isso era a necessidade que aquele que criou morresse. Para ele pagar pela vida dos outros todos, pois a vida dele do Criador seria maior que a vida dos outros. E por isso foi decidido nesse momento que o Jesus Cristo, o que veio a ser Jesus Cristo, o verbo, o Criador, morresse. E como vemos assim, em Colossenses 1, versículo 16 e 17, diz assim, pois meu, estes deus Cristo, foram criadas todas as coisas.

Nos céus e a terra as visíveis e as invisíveis. Sejam tronos, sejam sobrenias, querem principados, querem protestados, tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, nele tudo subsiste. O Criador criou todas as coisas físicas e espirituais, todas as coisas que se vêm e que não se vêm. Criou-as. Criou-as as coisas físicas e as coisas, os seres espirituais, os poderes, os tronos, as sobrenias, os principados, as autoridades espirituais, que você e eu nem começamos a entender, porque somos físicos.

E parte, por isso, parte dessa criação, desse plano de criação para criar filhos e filhas dele, teria que os criar físicos para ver um plano de rodensão, por isso tinha que criar um mundo físico e por isso tinha que também decidir ter esses para esses filhos, ter, digamos assim, servos para os servirem, para enserem servos dos filhos e das filhas de Deus. E esses servos foram criados também e por isso ele parte dessa criação, primeiro criou esses servos, servos espirituais. Vejam comigo se faz favor em Hebreus capítulo 1, Hebreus capítulo 1, versículo 5.

Pois a qual dos anjos disse jamais, Tu és meu filho, és meu filho, eu hoje te gerei. Nenhum dos anjos virá a ser filho gerado. Sim, são filhos de Deus, mas filhos criados. Não são filhos gerados. Nós vamos ser filhos gerados de Deus, por Deus, pelo poder do Espírito Santo. Por isso, isso não foi dado essa oportunidade aos anjos. Os anjos foram simplesmente seres criados. E vejam um bocadinho mais adiante, no mesmo capítulo, no versículo 13 e 14.

Dizem, ora, a qual dos anjos jamais disse? Hebreus 1, 13 e 14. Ora, a qual dos anjos jamais disse? Acenta-te à minha direita até que eu ponha-te aos teus inimigos postrado dos teus pés. Não são todos eles, estes são os anjos, espíritos, ministradores enviados para serviço a favor dos criam-de herdar a salvação. Os anjos foram feitos com o propósito para servir a favor daqueles que vão herdar a salvação.

Isto é, nós seres humanos. Os anjos foram criados para servir os filhos e as filhas de Deus, que ainda estão para nascer. E por isso, os anjos foram criados primeiro para poderem servir os filhos e filhas de Deus, a humanidade. E por isso Deus criou o mundo espiritual e o domínio espiritual primeiro. Esse domínio espiritual foi um domínio organizado, organizado debaixo do governo de Deus. Isto é do reino de Deus, o reino de Deus nos céus. E então ele criou vários anjos, criou ser afins, aqueles com seis asas, como podem ler em Isaías 6, 2 e também criou carubins, aqueles com quatro asas, como podem ler em Ziquiel 1, 5 e 6, assim como no versículo 10, os carubins.

E comparando isso, vem que tem quatro roscos, quatro caras e que tem quatro asas.

Vem isso em Ziquiel 10, versículos 14 e 15. Comparando Ziquiel 1 com Ziquiel 10, vemos quais são as caras e isso tudo. E depois esses anjos vê-se que podem aparecer como seres humanos. Convimos durante a história do Abraão e de Ló e do tempo de Sodoma e Gomorra, em Génacias 18 e Génacias 19, vemos que eles apareceram anjos e o Senhor, que veio a ser Jesus Cristo, e dois anjos apareceram ao Abraão. Por isso podem aparecer como seres humanos, quando Deus dá essa autorização para eles aparecerem. Mas o mundo espiritual foi criado primeiro.

Depois de Deus ter criado o mundo espiritual, Deus criou o mundo físico. Vejam comigo, então, em Génacias capítulo 1, versículo 1. Então, depois de Deus ter criado os anjos e os anjos já existirem, é que Deus criou o mundo físico. Diz assim, no princípio criou Deus, os céus e a terra.

No princípio do mundo físico.

E podem ver mais acerca disso, em Hebreus 11, versículo 3. Hebreus 11, versículo 3.

Hebreus 11, versículo 3.

Diz assim, pela fé, temos que foi o universo, o mundo físico, o universo, formado pela palavra Deus, pelo verbo. Palavra Deus, o verbo, que ele deve ser Jesus Cristo, mas ele falou e foi criado também. Da maneira que o visível, isto é o mundo físico, o visível, vai existir das coisas que não aparecem, das coisas espirituais. Depois Deus usou as coisas espirituais para criar as coisas físicas visíveis. Por isso estas coisas físicas, fiquís, coisas físicas que podemos tocar, foram criadas do espiritual, do que não se vê.

É o que a Bíblia diz. Por isso, em Sumário, o que temos até aqui, então, é que o Deus, o Pai, que vai ser o Pai, Jesus Cristo planejaram, criam ter filhos, para isso resolveram primeiro criar os anjos, o mundo espiritual, e depois criaram, então, o mundo físico.

Quando criaram o mundo físico, os anjos saltaram e rejuvilaram da alegria quando viram o mundo físico. Vejam aqui em Jó 38. Em Jó 38.

Jó 38, versículo 4, diz assim, onde estávais tu, ou Jó, quando eu lançava os fundamentos da Terra?

Diz-me-se, tens entendimento. E depois, no continuando, no versículo 6 e 7, sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra angular.

Sim, quem depois as medidas, quem fez isto? Foi Deus, Deus que fez isto, com o poder de Ele, pela palavra de Ele.

E quando Ele fez isso, quando as estrelas da Alva juntas alegamente cantavam e rejuvilavam todos os filhos de Deus. Os teus filhos que tinham sido criados, que eram os anjos, eles todos, as estrelas da Alva, todos eles, rejuvilavam e cantavam, ficaram tão alegos quando viram o mundo físico.

E por isso que, os irmãos, vemos que os anjos já existiam quando o universo foi criado. E as coisas físicas foram criadas depois, após uma semelhança ou acerto de acordo com o tipo das coisas espirituais. Vejam comigo em Romanos capítulo 1, versículo 20. Romanos capítulo 1, versículo 20.

Diz assim, porque os atributos invisíveis de Deus, assim como o ser, terem o poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.

Criis irmãos, põe-me disto de outra maneira. Como está escrito na Almeida Revista e Corrigida, diz assim, porque as coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, estão as coisas invisíveis, desde a criação do mundo.

Se entenda e se vê como?

pelas coisas que estão criadas.

Por que? Porque as coisas que foram criadas, foram criadas na imagem das coisas invisíveis.

Foram criadas na imagem das coisas invisíveis, para nós podermos entender as coisas invisíveis.

Por senão, não entendíamos as coisas invisíveis.

Por isso foi uma réplica, uma imagem, uma sombra de realidade que é o espiritual.

Vejam, por exemplo, em Exodus, capítulo 25.

Exodus, capítulo 25.

Está repetindo. Primeiro, Deus criou o espiritual. E depois, criou o físico, numa imagem do espiritual. Vejamos aqui um exemplo, em Exodus, capítulo 25, versículo 17 até 22. Também farás um propiciatório de Ouro Puro.

De dois covas de e-mail será o seu comprimento e a largura de um cova de e-mail. Farás dois carubins do Ouro, representando aqueles anjos de carubins do Ouro. Batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Isto é do trono, que representava o trono de Deus. Um carubim, na extremidade de uma parte e o outro na extremidade da outra. Isto é, estava o propiciatório, que representava o trono de Deus. E tinham um carubim com as suas asas, do um lado e outro carubim do outro lado. De uma só peça, com o propiciatório, farás os carubins, nas suas extremidades dele. Os carubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório. Estarão eles de faços voltadas uma para outra, olhando para o propiciatório. Estão a olhar para o trono de Deus, estão a olhar para o propiciatório, que representa o trono de Deus, que era uma representação física, numa imagem das coisas invisíveis, das coisas espirituais. Por aso propiciatório, em cima da arca e dentro dela, traz o testimonho que eu te darei. Ali, virei a ti.

E, de cima do propiciatório, de um meio dos dois carubins que estão sobre a arca e do testimonho, falarei contigo. Deus fala como és. De cima do propiciatório, que representa o trono de Deus.

Falarei contigo acerca de tudo e o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

E, por isso, o trono de Deus estava assim protegido, digamos assim, coberto com dois carubins, simbólico de coisas espirituais.

Ora, imagine o trono de Deus. Havia umas de dois carubins no trono de Deus, e aquele, o Deus, que veio a ser o Pai, e o verbo, que era o Logos, que veio a ser Jesus Cristo. Compartilharam os seus planos e falaram acerca desses planos e decidiram quem seria, digamos assim, o dos carubins que teriam a responsabilidade de cuidar de servir a humanidade. Como, digamos assim, o carubim que teria a luz que os guiaria a humanidade. E esse tinha uma responsabilidade de ajudar a humanidade a se tornar como filhos e filhas de Deus. Então, compartilharam esses planos, antes de criarem o homem e a mulher, tinham criado o universo e eles tinham rejuvilado, e agora disseram, agora é que vamos fazer o seguinte. E este carubim começou a pensar como um grande anjo, muito grande, muito inteligente, muito belo, muito lindo. Começou a pensar que Deus ia fazer do pó seres. Esses seres seriam humanos, fracos da carne. E que esses seres depois iam ser e se tornar gerados do Pai.

E isso seria de maior importância do que esse próprio carubim inteligente e cheio de beleza. E começou a pensar e disse, não, isso não é justo. Isso não é justo. E por isso ficou envejoso. E como a ambição egoísta para ele próprio. E pensando, eu devo estar acima dessas pessoas que vão ser criadas do pó. E não, eu fui criado espírito. Eles são criados do pó. E por isso começou a pensar que este plano de salvação de Deus era ridículo. Por que que não eu? Eu sou tão inteligente, estou tão lindo. Por que que não eu? Como é que eu posso tirar ou tomar um acento traseiro? Como é que eu posso ter uma posição secundária? Então começou a ter estes pensamentos irrados. Vejam comigo se faz favor em Tiago capítulo 3. Tiago capítulo 3. Tiago capítulo 3. Desses em versículo 14 a 16. Se pelo contrário, temos em vossa coração inveja amargurada. Ele ficou invejoso. Tinha esta inveja amargurada, como a marmagura estava invejado. E sentimento facioso.

Na palavra grega, que aí seria um desejo de pôr-se próprio à frente. Ou, como essa palavra é traduzida na nova versão internacional, é ambição egoísta. Ambição egoísta. Ou sentimento facioso. E por isso este ser, este querubim, começou a ter um pensamento invejosos, com inveja. E começou a ter esta ambição egoísta. É o que diz aqui. Se pelo contrário, vocês, em vossa coração, têm inveja amargura, ou têm uma ambição egoísta, um sentimento facioso. Nem vos gloriais disto, nem mentes contra a verdade. Porque esta não é a sabedoria que desce lado alto, antes é terreno, animal e da mônica. Esta é a atitude deste querubim, que se rebelou e que veio a se tornar o diabo. Pois já anda onde há inveja, versículo 16, e sentimento facioso, isto é, e ambição egoísta. Aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins.

Por isso, este querubim, quando começou a ver este plano, que Deus estava a pôr em ordem, e estava a discutir com os anjos, e com esta criação física, o que ia fazer e não ia fazer, como ia fazer as coisas, e se tudo, e eles, entanto, tinham uma responsabilidade, começaram a ver a responsabilidade e estude, e começou a ensinar a eles como fazer estas coisas, e os treinar e coisas assim, começaram a ter despensamentos invigosos e egoístas. Mas este querubim começou o primeiro. Vejam aqui, então, a história deste querubim. Ezeirus 28, perdão, Ezequiel 28, 12.

Filho do homem, levantam uma lamentação contra o rei de tiro. Isto é uma força invisível, espiritual, atrás do trono dos reios reinos terrenos. Porque lembrem-se que hoje em dia, Satanás tem um governo, digamos assim, duplico, com reis e governantes espirituais, sobre todas as nações. Está muito bem organizadinho, ele está. E, então, estava a falar aqui sobre a lamentação. Assim diz o Senhor Deus. Tu és o cinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Está a falar aqui de Satanás. Estavas no Édán, jardim de Deus. Está claro que não era o rei físico tiro, que não estava no Édán. Era um ser espiritual. De todas as pedras preciosas de cobrias. O sárvio, do Pásio, do Yamante, o Brilho, o Onix, o Jaspe, de Safira, o Carubúnculo e a Esmeralda de Ouro, se fizeram os engastes e os ornamentos, no dia em que fosse criado, foram eles preparados. Este ser, quando foi criado, este Carubín, foi criado para esta posição. Era lindo, era muito esperto, era muito inteligente, é super inteligente e super lindo.

Versículo 14. Tu eras Carubín da guarda ungida, ungido, para proteger. Carubín da guarda, para proteger. E promancias no Monde Santo de Deus, este é no Reino de Deus, no Governo de Deus, no Brilho das Pedras Andáveis. Perfeito era os Teus Caminhos, desde o dia em que foste criado. Foi criado perfeito, foi criado um ser perfeito. Deus criou perfeito este Carubín, até que se achou iniquidade em Ti, até que um dia começou a ficar envejoso e com ambição ingüista.

Na multiplicação do Teu Comércio, começou a ficar envejoso, como você dizia bem, eu quero, não concordo com isto, e começou a negociar a Sua posição. É como um negociante, um vendedor que vende com palavras, negociando, negociando a Sua posição para vender algo. Por isso multiplica na multiplicação do Seu Comércio, se encheu o Teu interior de violência.

Começou a ser violento e pecou.

Pelo que lançarei para o fano, fora do monte de Deus, fora do Governo de Deus, e de farceio para ser o carabinagarta, guarda, em meio ao brilho das pedras. E levou-se o Teu coração. Teve uma soberba, o coração ficou, o soberba ficou cheio de arrogante.

Por causa da Tu Firmessura, corrompeeste a Tu Sabedoria, por causa do Teu resplendor.

Crescim irmãos, veis aqui que temos aqui um ser, que era inteligente, que era lindo, que tinha muitas capacidades e ficou arrogante.

Lancei-te por terra, diante os reis, depois para que te contemplem. Crescim irmãos, Jesus Cristo disse, que viu Satanás cair para a terra. E está em Lucas 10, versículo 18. Lucas 10, versículo 18.

Lucas 10, versículo 18. Diz assim. Mas eu lhes disse, eu via Satanás, caindo do céu, como um relâmpago.

Quando isso aconteceu, houve uma destruição na terra, porque houve uma guerra e houve uma destruição.

O que é que fez com que ele caísse? É porque ficou arrogante, ficou soberbo. Vejam em Isaías capítulo 14. Isaías capítulo 14.

Isaías capítulo 14, versículos 12 a 14.

Como caísse do céu, a estrela da manhã? Deve trazer luz, como a estrela da manhã, ao mundo, mas caiu. Filho da alva, como fosse lançado por terra, tu que debilitavas as nações, tu dizias no teu coração. Eu subirei ao céu acima das trelas de Deus, e saltarei o meu trono e no trono da congação me assenterei, nas extremidades do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Mas que soberba! Eu subirei ao céu e saltarei o meu trono, me assenterei, subirei acima e serei semelhante ao Altíssimo.

Vê-se aqui, queridos irmãos, que esta arrogância, esta soberba fez com que ele fosse envejoso e tivesse uma ambição equista. E por causa disso, a Terra se tornou num caos. Vejam em Génacias 1,2.

A Terra porém estava, ou veio a ser, sem forma e vazia. Havia trebas sobre o face do abismo e o Espírito de Deus parava sobre as águas. Quando Deus criou, estava lindo. Os anjos rejubilaram, na alegria. Mas agora chegou uma situação em que estava sem forma e vazia. E Deus não a criou, assim vazia, não criou essa sem forma e vazia. Por isso, houve esta rebelião de Satanás, daquele que era o carabin da alva. E ele que se tornou o adversário de Deus, Satanás, por causa da sua soberba. Então vejam em p. 104. Em vez do teu Espírito, eles são criados e assim renovas a face da Terra. Deus renovou a face da Terra. Satanás tinha sido prometido uma posição e subiu-lhe à cabeça. E, embora foi castigado, a sua posição continuou, mas os seus poderes foram restritos.

Como veem, por exemplo, no caso de Jó, vê-se que Satanás ainda vai ao céu falar com Deus. E diz, ó, Jó, é assim porque tu estás a protegê-lo. Satanás, por isso, continuou com as suas ideias. Criou um governo competidor contra o governo de Deus.

Esse governo lele dos seus demónios. Existe na Terra hoje em dia. Ele continuou a odiar o plano de salvação de Deus. Querendo frustrar esse plano. Isso é, fazer com que esse plano não tenha sucesso. Ele quer que, quantas pessoas, tantas, quanto possíveis, não possam chegar a essa meta.

Mas, como vemos, Deus criou. Criou o mundo.

Renovou a face da Terra. E depois criou os animais, como lém em Génese 1, 21 e 24, cada um de acordo com sua espécie. E, como vimos, em Romanos 1, 20, o físico é em semelhança ao espeditual.

E depois criou o homem e a mulher, de acordo com a imagem de Deus. Em Génese 1, 27, como lemos. Vê-se aí que, nesse momento, podem ler ao fim do primeiro capítulo de Génese, que quando Deus criou isso, era tudo muito bom. Muito bom. A criação física, o homem e a mulher, eram muito bons. Mas tinham arbítrio livre, tal como os anjos têm arbítrio livre, porque Deus não quer forçar ninguém. Não quer que as pessoas sejam máquinas automáticas, mas quer que sejam seres com arbítrio livre.

E assim criou o Deus, o Adão e a Eva, com arbítrio livre, mas eram perfeitos. E esse arbítrio livre foi criado na carne. A carne está claro, tem as suas fraquezas. Tem as suas fraquezas da carne. Mas Deus quer que nós o obdéssemos voluntariamente, e por isso temos que vencer esta fraqueza da carne. Porque Deus quer um relacionamento conosco, que seja um relacionamento de absoluta confiança. Isto, digamos, é de fé, um para com outro, baseado em fé. Mas desde o início Satanás foi um mentiroso e um assassino, como Jesus Cristo disse em João 8.44. Ele é um mentiroso desde o início. E por isso Satanás apareceu a Odão e a Eva em Génacias 3. E disse assim, vocês não vão morrer. Vocês não morrerão. Vocês têm uma alma imortal em Génacias 3, versículo 4. Por isso ele mentiu. Ele foi um mentiroso. E a Eva foi enganada. A Eva acreditou.

A Adão não acreditou. A Adão simplesmente ouviu e fez o que a mulher disse. Não tomou a liderança como dever ter tomado, como o homem deve ter tomado. Simplesmente seguiu os sentimentos da mulher. E por isso, dessa maneira, Satanás enganou o mundo. É o grande enganador. E assim é o que se passa com a humanidade hoje em dia. Como é que a humanidade hoje em dia pode estar tão enganada, que certas pessoas dizem que vão obter a vida interna para viver com 72 virgens se matarem outra pessoa e se morrerem por isso? Cris irmãos, isso não é a mente de Sam. Isso não é a mente de Deus. A mente de amor e carinho para com os outros. Como é que as pessoas podem estar assim tão enganadas? Cris irmãos, hoje em dia o diabo e os seus demônios, os demônios que são um terço daqueles anjos que ele negociou e convenceu a seguirem no. Estão mais ativos que jamais estiveram. E por isso, hoje, vence a televisão e nas notícias, coisas de pessoas que não têm uma mente Sam. A estratégica de Satanagem é a seguinte. É de matar você. Causar divisão, separá-lo uns dos outros e depois atacar para o matar. Vejam em Hebreus cap. 2, versículo 14.

Diz assim ao fim deste reciclo. Aquele que tem o poder da morte a saber o diabo. O diabo tem o poder de nos matar. É o que ele quer fazer. Ele quer destruir você e a mim. Ele odeia tudo que seja de Deus. Os israelitas, ele odeia principalmente a Igreja de Deus. Ele odeia aqueles que estão no caminho para serem salvos. Porque ele quer destruir-nos. Ele quer frustrar o plano de salvação de Deus. Porque ele não quer que os seres estejam acima dele.

E por isso é que em 1 Pedro 5, versículo 89, diz assim, sede sóbrios e vigilantes. O diabo, o vosso adversário anda em derrador, como leão que rusca o corano alguém para depurar. Resiste-lhe firmes. Firmes, mantenham-se firmes em pé. Firma. Na fé. Certos de sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Os vossos sofrimentos que vocês, e eu e nós, estamos a lutar contra as lutas, as dificuldades. Outros irmãos na Igreja de Deus também estão a encontrar essas dificuldades também ao volta do mundo. Mas mantenham-se firmes. Resistam ao diabo firmamente na fé.

Crescirmãos, Satanás está em estado no seu trono, no seu, na sua obra de enganar o mundo, do grande enganador, porque ele odeia a você e quer ver você morto e morto eternamente.

E porque nós não vemos Satanás, ele tem uma vantagem. Além disso, ele tem poder muito mais forte que nós. Graças a Deus, o poder de ele é restrito. Mas no mundo de hoje em dia, coisas de Satanás tornaram, tornam-se mais sofisticadas.

E por isso, é mais difícil de reconhecer que o new mundo da antiguidade. O mundo da antiguidade era ter uns ídolos as pessoas estavam a fazer hoje em dia. As pessoas seguem demónios de outra maneira. Tem ídolos. Por exemplo, o futebol pode ser um ídolo. Ou seja, o que for. Pode ser um ídolo. As coisas tornam-se mais sofisticadas. E por isso, as pessoas simplesmente passam por estes problemas de demónios em pessoas e dizem, ah, é uma doença mental. Ou, ah, é o ambiente, é causa do ambiente.

Ou quando há estes crimes e as pessoas matam uns aos outros, dizem, olha, devíamos ter visto qual foi a situação que estava a desenvolver nesta pessoa, podíamos ter apanhado isso antes. Mas, queridos irmãos, não as pessoas não vêem a raiz do problema. A raiz do problema é Satanás a entrar, a afetar as decisões e as mentes das pessoas. Por que que é estes problemas todos, então, irmãos, nas nações? Vocês podem ler em Salmos capítulo 2, mas sendo no versículo 1 e 2 de Enri, a porquês nações estão contra tudo que seja de Deus. Satanás é o Deus deste século, deste mundo. Vejam em segundo Coríntios capítulo 4. Segundo Coríntios capítulo 4. Versículo 3 e 4 diz assim, mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o Deus deste século, que é Satanás, segou em entendimento daqueles que nós estão a acreditar, para que não lhes reprandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Cariça e irmãos, Satanás é o Deus desta era em que vivemos. Satanás está a ter o seu dia de governar. Ele está a governar agora, é o príncipe do poder do ar, do poder do ar. Vejam aqui em Efezius capítulo 2, Efezius capítulo 2, versículo 1 a 3, diz assim, ele vos deu vida para vos mortos nos vossos trilhidos e pecados, nos quais andaste só outra hora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, segundo este rei, este príncipe, este Deus do século deste mundo, que é Satanás, o príncipe da potestade do ar. É com você, Rui, que vocês, por exemplo, têm um rádio. E vocês ligam o rádio em uma estação, apanhe uma estação ou outra estação. Onde é que o rádio apanhe a estação? É porque a estação está no ar. Você não vê, mas está no ar. Ou você, o telamóvel, apanhe a telefona pelo telamóvel. Como é que consegue isso? É porque vai pelo ar. Você não vê, mas vai pelo ar. Satanás é o príncipe do poder do ar.

Do espírito que atua nos filhos de audiência. Este espírito, esta maneira de pensar, que está a afetar as pessoas deste mundo, é a raiz do problema. E por isso as pessoas neste mundo, com as suas coisas, estão a adorar e a significar ademónios. Vejam primeiro Coríntios 10, versículo 20. Primeiro Coríntios 10, versículo 20. Diz-se-me antes de que coisas que eles sacrificam é ademónios. Que eles sacrificam e não há Deus. Eu não quero que vocês tronais associados a demónios. As pessoas, a sociedade, hoje em dia, as coisas que fazem estão a sacrificar, a fazer coisas, a demónios. O Satanás quer controlar a sociedade em vários pontos de vista. A sociedade é controlada como? Pelo governo, pela economia, pela mídia, por várias instituições sociais, como as escolas, a educação, a religião e a família. E Satanás quer controlar a sociedade, fazendo com que o governo seja corrupto, que a economia seja um problema que nos faça escravos. A mídia, nos notícias, vê-se mais e mais as coisas mais. Por que? Porque querem ganhar dinheiro e querem trazer guerra já. E essas coisas mentiras e mais coisas. Por que? Para serem mais notícias, para terem mais anúncios, para que fazer ganhar mais dinheiro. A educação está corrupta. Pensam em falar, em ensinam, em acerca da evolução. A religião está enganada. Está enganada. E tentam destruir a família, com casamentos de homens com homens, mulheres com mulheres. E, por exemplo, adultério e famílias que estão quebradas. O pai e a mãe não se mantém juntos e tudo. Quer dizer, irmão Satanás está a vencer. Ganhando os líderes de seu lado. Ganhando a economia de uma posição para destruir a nós. A mídia que há uns pensamentos que controlam os pensamentos que estão na nossa vida. A mídia que há uns pensamentos que controlam os pensamentos, maneira negativa. A escola e a educação, na maneira errada. Quer dizer, irmãos, isto tudo está a afetar o mundo de tal maneira que até afetar a sociedade que nos está a afetar a nós.

É assim, queris irmãos, como Satanás obteve este poder que ele tem na sociedade. Vimos a história de como veio acontecer e vimos o perigo de nós sermos parte dessa semente que não é boa.

Vocês lerem a parábola de Jesus Cristo em Mateus 13, em que, a partir do versículo 24, em que fala que plantou o bocemento e após apareceu o joio com o bom trigo. E depois perguntaram, mas onde é que esse joio veio? Ele diz, o inimigo plantou. O inimigo, o inimigo que é o príncipe do poder do ar, está a infiltrar as mentes de pessoas e fazerem pessoas se tornarem em joio, em vez de ser bom trigo. Através da sociedade, da mídia, da educação, da religião, as pessoas estão a se tornar joio, em vez de bom trigo.

Satanás odeia a você, quer destruir a família. Por quê? Porque a família é um núcleo que protege uns aos outros. E depois, estes grandes sabedores, com os seus grandes conhecimentos, estas grandes sabedorias, os grandes doutoras, os grandes intelectuais, que se posem como se fossem aqueles que nos vão dar a luz, que nos vão iluminar o caminho, esses são como Satanás, que é um anjo que se disfarça como se fosse um anjo da luz, mas trazem o caminho errado, como lemos em Coríntios 2, Coríntios 11, 14, 15.

Cris irmãos, Satanás quer que você caia numa trincheira ou numa vala, ou cai para este lado ou para aquela. Você pode que ir para este lado pensando que, oh, eu sou maior, eu sou importante, eu sei estudo, sou uma pessoa importante, estou em uma vala. Ou outra vala é, oh, pobre mim, estou muito culpado, estou muito culpado, estou muito deprimido, é outra vala, é o que Satanás quer, destruir a você, sendo muito arrogante ou sendo deprimido e sentindo-se culpado.

Por isso, cris irmãos, o que é que temos que fazer?

O que temos que fazer, cris irmãos, é tomar nota e estudar o que Paulo disse a Efésios capítulo 6, conversando do versículo 10. Efésios capítulo 6, conversando no versículo 10, que diz assim, Quanto aos mais sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder? Revestivos de Tua armadura até Deus para poder ficar firmes contra as siladas do diabo. Sejam elas pelo governo, pela economia, pela mídia, pelas instituições sociais, pela educação, pela religião, seja o que for.

Porque a nossa luta não é contra o sangue a caro, não estamos a lutar contra as pessoas.

E sim contra os principados e potestados, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espetuais do mal, nas regiões celestes.

Querias irmãos, essa é nossa luta. É contra demônios e estes poste-estados do ar, este príncipe do ar, que não estão estas vibrações, estas vibes, estas sentimentos. Como pessoa acorda e se sente-se mal disposto, por quê? Por razão nenhuma às vezes.

Mas esta onda de transmissão negativa que temos, recebemos pela mídia, pela rádio, pela televisão, pela religião, tudo à nossa volta, para destruir, destruir.

Versículo 13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e depois de ter vencido tudo permanecer inabaláveis. Isto é firmes, firmes na fé, firmes, manter-se em pé, firmes.

Isto é, pois, firmes, sigindo-vos com a verdade.

Crizes e irmãos, precisamos de ler e ver a verdade da Bíblia. A verdade nos libertará.

Vestindo-nos da cultura da justiça.

A corácia da justiça, isto é, perdão da corácia, isto é, de pôr-nos a justiça na nossa vida, praticarmos o que é justo para outros.

Calçai os pés com a preparação do Evangelho da Paz.

O Evangelho da Boa Nova do Reino Deus vai trazer paz à Terra.

Isto é o que precisamos de andar nesse caminho, dessa prática, da maneira de ser uma pessoa que faz paz, pratica paz.

Embressando sempre o escudo da fé, o escudo da fé contra estas ataques que recebemos de dúvidas e perguntas e questões, para podermos apagar todos dardos inflamados do maligno, estas dúvidas, estas perguntas que temos para lutar contra elas.

Tomar também o capacete da salvação. Precisamos de pôr o capacete na cabeça, que é a esperança da salvação e olhar para este golo, para esta meta, para andarmos sempre à frente.

E a espada do Espírito, é o Espírito Deus que precisamos ter para vencer nestas lutas que temos.

Que é a palavra de Deus.

Com toda a oração e suplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isso vigiando, com toda a perseverança e suplica por todos os santos.

Queres irmãos, isto é o que nós precisamos fazer. Precisamos de vigiar, precisamos de perseverar até o fim e precisamos de pôr esta armadura de Deus à nossa volta. Com a verdade, com a justiça, com o evangelho da paz, com a fé, com a esperança da salvação e com o Espírito Deus.

Queres irmãos, a nossa única esperança é Deus.

Satanás é forte demais para contra você e contra mim individualmente. Nós temos que virar para Deus, obtecer a Ele e pedir o poder do Espírito Santo Deus para vencer, porque este mundo está cada vez ficar pior até a vinda de Jesus Cristo. Pois já o virá, por si não viesse, nenhuma carne se saldaria.

E por isso devemos orar.

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).