This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O que é que é que é? O que é que é? O que é que é? Bom, deobotar-te, queres irmãos, aqui aos campos. Foi a criação da terra. Há mais, muito mais, de seis mil anos atrás. Isto é, é a terra antiga? Ou foi a criação da terra e do universo simplesmente seis mil anos atrás? O que chamam uma terra jovem. Criancionistas alegam que a terra tem bilhões de anos. Isto é, que a terra é antiga. Enquanto que muitos criancionistas creem que tem aproximadamente seis mil anos. Isto é o que chamam? A terra é jovem. A igreja de Deus tem sempre querido que o universo é muito mais antigo, de seis mil anos. Ora, visto que nós na igreja de Deus certamente acreditamos na criação por Deus, por que é que nós somos então diferentes que muitos criancionistas, a cerca da idade da terra? Nós na igreja de Deus não queremos num Bing-Bang, nem na teoria da evolução. Aliás, temos um guiço do bíblico que descreve em detalhe o nosso entendimento estudando a Bíblica, a Bíblia, acerca da criação e claramente destruindo a teoria da evolução. Recomendo que façam essa encomenda pelo nosso site deste Guia de Estudo Bíblico. Mas o ponto principal aqui é que nós na igreja de Deus olhamos para a palavra de Deus, como a primeira e a mais alta autoridade no assunto da criação. Nós aceitamos as descrições bíblicas, literalmente. Por isso, o ponto crucial do argumento da terra, jovem, versus ou comparando com a terra antiga, é basicamente acerca dos primeiros capítulos do livro de Génessas. E por isso hoje, queridos irmãos, vamos falar acerca da idade da terra, e está claro do universo, como parte do grande plano de Deus. Então vamos começar em Génessas 1, versículo 1. Diz assim, no princípio criou Deus, os céus e a terra. No princípio criou Palavra e Braica a Bará, que, interessante, queridos irmãos, só é usada de novo, uma segunda vez, no versículo 21, onde diz criou, que é no quinto dia, em que está a falar da criação dos animais merinhos e das avas, e também no versículo 27, onde diz que Deus criou o homem, a sua imagem, a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. Por isso, a semana da criação, é basicamente a semana em que o homem e a mulher foram criados. Mas aqui, no capítulo 1, o versículo 1, diz que no princípio criou Deus, os céus e a terra. Ora, o princípio não é limitado a seis mil anos, e vê-se aqui que ambos, os céus e a terra, foram criados no princípio. Os céus, a palavra hebreica, chama him, é a mesma palavra que é usada no versículo 14, no versículo 14, onde diz no firmamento dos céus, que representa, como vemos aqui, é o que é visto no céu, o espaço, e está claro, o sol, a lua e as estrelas. Por isso, considerando a seção do versículo 3 até ao versículo 31, até ao fim do capítulo, se essa seção do versículo 3 até ao fim do capítulo, representa a criação dos céus e da terra, então, em que dia, nessa seção de dia 3 até ao fim do capítulo, é que a terra foi criada? Em que dia é que a terra foi criada?
Ora, se vocês leerem isto de cuidadosa esta seção, cuidadosamente, diz aqui, no versículo 3, haja luz, e ao tarde e amanhã, e depois haja firmamento no meio das águas, expressão entre as águas das águas, então, como é que a terra foi criada? E como é que as águas foram criadas?
Então, a terra foi criada antes do sol? Por isso vemos aqui, no dia 1, no primeiro dia, no versículo 3, versículo 5, veste que a terra já era existente.
Voltando, então, ao versículo 1, diz, no princípio, criou Deus, os céus e a terra. Quando é esse princípio? Não diz quando. Também continuando a ler aqui no versículo 2, a terra porém estava. A palavra estava, ou era, não tem um significado em hebreu, que é estático. Isto é, não é um significado que... estava, mas um significado que veio a ser. Isto é, estava porque veio a ser. Quer dizer que não é um ponto estático, mas que representa um período de tempo em que veio a ser. Por exemplo, vejam em Génacias 3, versículo 20. Génacias 3, versículo 20, diz assim e deu o homem o nome da Eva, a sua mulher, porque, por ser, o mesmo verbo em hebraico, que é raiá, mesmo verbo que é verbo ser, verbo estávar, estar, verbo ser, mesmo verbo em hebraico, a mãe de todos os seres humanos. Não é um ponto estático que, quando ela nasceu já era a mãe de todos os humanos, mas que veio a ser, conforme o tempo, veio a ser a mãe de todos os seres humanos.
Por isso, continuando a ler no versículo 2, Génacias 1, versículo 2, a terra porém estava, raiá em hebraico, este verbo ser ou estar estava, é que veio a ser, foi de um período de tempo, veio a ser ou se tornou, sem forma e vazia.
Sem forma da palavra hebraica, tou you, e vazia da palavra hebraica, bou you. Tou you, que claramente representa sem forma, isto é, no estado de confusão, no estado de terreno baldiú, de um lugar de caos. Estava vazia em confusão, em caos, perdão, sem forma, em confusão, sem caos. E vazia, que é bou, que significa vazio, vazia ou numa ruína indistinguível. E por isso a terra estava, sem forma, isto é, sem confusão, numa situação de caos, e vazia, isto é, numa ruína indistinguível. Agora mantenham aí esta secção Mercada e Géncias, capítulo 1, mas vamos brevemente olhar para Isaías, capítulo 34, versículo 11. Isaías, 34, versículo 11. E na almeida revista é utilizada, diz, em versículo 34, diz aí, as versículo 11, diz assim, acerca do Plicano e o Oriço, possuirão o bufo e o corvo habitarão nela, estendam-se-á sobre ela o cordel de destruição e o pruno de ruína. Destruição é tou-hu, em hebraico, e ruína é bou. Está aqui uma situação em que veio a ser destruição e ruína. tou-hu é bou e em Géncias, capítulo 1, versículo 2, é traduzido sem forma e vazia. A terra veio a ser, como vimos, ou se tornou, por isso é que estava, porque se veio a ser, porque se tornou, por isso é que estava sem forma. Isto era numa confusão, num lugar de caos e vazia. Isto era numa ruína instinguível. Por isso a terra, como lemos, voltando a Géncias, capítulo 1, versículo 1, no princípio, Deus criou os céus e a terra. E, durante um período de tempo, que não é mencionado aqui, diz que a terra se tornou, estava, numa condição de confusão. Isto é sem forma. Isto é num lugar de caos, numa situação de caos e vazia. Isto é ruína instinguível. Ora, em 1º Corinthians, capítulo 14, versículo 33, 1º Corinthians, capítulo 14, versículo 33, lemos claramente que Deus não é o autor de confusão. Diz assim, porque Deus não é de confusão, mas sim de paz, como em todas as Igrejas dos Santos. Deus não é um Deus, não é um Criador, não é o autor de confusão. E, por isso, quando Deus criou a terra, os céus e a terra não estavam, no momento da criação, num estado de confusão e ruína, e completamente destruída, destruição. Então, o que é que fez que a terra ficasse assim? Vejam também aqui Isaías, capítulo 45. Isaías, capítulo 45. Que diz, também? Isaías 45, versículo 18. Isaías 45, versículo 18. 18, 10, 8. 18.
Diz assim, porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra. Criou os céus e formou a terra, que a feze estabeleceu, que não a criou para ser taú. Mas para ser habitada. Não a criou numa condição taú, mas numa condição para ser habitada. Eu sou o Senhor e não há outro.
Vê-se que Deus não criou a terra taú, vazia, mas formou para que fosse habitada. A terra era, como lemos em Jénacos 1, versículo 2, era. Isso já existia. Então, quando é que foi criada? E as águas também já existiam. Quando é que as águas foram criadas? Querias irmãos, este globo, lindo globo que vemos conforme pessoas de várias nações, tiram-se, mandam satélite, sei lá que mais, para fora da terra e tiram fotos da terra até da lua.
E, querias irmãos, não é uma falsificação da NASA, porque os chineses e os europeus e os russes e outras nações estão a tirar fotos. Não é um engano? É verdade, a terra é um lindo, uma beleza, um globo lindo. A terra não é plana, como alguns dizem, não? Porque, então, por que que haveria, por exemplo, zonas de horas? Por exemplo, no Brasil é uma hora, enquanto, por exemplo, em Portugal é uma hora diferente.
Porque, se a terra fosse plana, a hora seria a mesma volta do mundo inteiro. Porque é que os países muito nórdicos, por exemplo, ou ilhas muito nórdicas perto do Paulo Norte, no verão, praticamente têm o dia inteiro, o sol quase que nem se põe, enquanto que, à mesma altura, no sul, perto da Antártica, é praticamente o dia inteiro, noite.
Por que se a terra fosse plana? Cris irmãos, essa ideia de que a terra é plana é uma falsificação. E não é suportada pela Bíblia, embora algumas pessoas usam algumas escrituras e já dizerem, olha, por causa disto, a terra é plana. Cris irmãos, isso é falta de bom senso. Cris irmãos, a terra é um globo lindo. Por isso é que há estações, por isso é que há verão no norte, por exemplo, o inverno no sul e vice-versa. E é tudo por causa da maneira que a terra foi criada e formada e existe. Mas, este globo da terra, num período não identificado na Bíblia, foi convulsionado, este globo, a terra foi convulsionado e estragado e quebrado e tornou-se um desperdício escuro e aguado até que, deste estado caótico, depois Deus remodelou a terra.
No período, na altura da semana da criação do homem. Por isso, ve-se, por exemplo, voltando a Genesis, capítulo 3, Genesis capítulo 3, versículo 1 a 5, ve-se aí que a serpente mais sagaz, isto é, Satanás, se aproximou à mulher e começou a iludir a mulher. Ora, vemos que aqui, como se lê em Genesis capítulo 3, no início de Genesis capítulo 3, ve-se que Satanás já existia, estava presente no jardim do Adam. Fato bíblico. E isso foi pouco tempo depois da criação do homem e da mulher.
Fato. Isto é, o homem e a mulher ainda não tinham comido do fruto da árvore da vida. Mas vejam aqui que estes anjos criados, anjos criados, existiam quando os céus e a terra foram criados. Vejam aqui em Jó capítulo 38. Diz assim, no versículo 4 a 7. Então, se é onde estávais tu, quando eu, isto é Deus, lançávamos fundamentos da terra, quando eu criei, basicamente, os planetas, isto é, quando fiz isto, isto quer dizer, que os irmãos não quer dizer que a terra tem fundamentos e fundações, não, mas que a terra tem estes fundamentos que Deus formou e que, desde posas-medidas, se é que o sabes.
E depois diz no versículo 7. Quando as estrelas da alva juntas, os teus anjos, as estrelas da alva juntas, alegamente cantavam e rejubilavam todos os filhos de Deus. Isto é todos os anjos. Todos os anjos, nessa altura, estavam nidos, em paz, já tinham sido criados e rejubilaram.
Não está aqui a dizer que havia um Satanás nessa altura. Todos os anjos, todos os filhos de Deus cantaram, em alegria. Isto é os bons hoje em dia e os que hoje em dia são conhecidos como demônios. Aqueles que ainda não se tinham rebelados, que ainda não eram rebeldas. Então, quando é que houve esta rebelião do filho da alva, da estrela da manhã, que algumas edições da Bíblia do Reio Tiago, do Reio James, chama como Lúsaphar, ou traduz como Lúsaphar, veja em Isaías capítulo 14.
Isaías capítulo 14 versículo 12. Isaías capítulo 14 versículo 12.
Diz assim, como caíste do céu? A estrela da manhã, filho da alva. Que, como disse, nas Bíblias do Reio James, escreve o Lúsaphar. A estrela da manhã, filho da alva, ou Lúsaphar, filho da alva. Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações. Como foste lançado por terra. Jesus Cristo, em Lucas capítulo 10 versículo 18. Jesus Cristo, em Lucas 10 versículo 18. Lembram-se que Jesus Cristo era o verbo, como lembramos em João capítulo 1 versículo 1. E que era de Deus e que estava com o Pai. Diz assim, no versículo 18. Diz, mas Ele, lhes disse, esteja Jesus Cristo. Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Jesus Cristo, antes de ser Jesus Cristo como um homem, era o verbo, já existia. E Ele viu Satanás cair dos céus como um relâmpago. Caiu.
Vejamos, então, continuando a ler em Isaías capítulo 14, onde estávamos há pouco. Isaías capítulo 14 versículo 12. Diz assim, como caíste do céu? Jesus Cristo viu isso. Claro, muitos anos antes, Ele vira-se ser, se tornar a carne. Como lemos em João 1 versículo 14, que Ele se apresentou, foi feito na carne. Por isso, Jesus Cristo viu e diz assim, como caíste do céu? O estrele da manhã. Isto é o Satanás. Como fos lançado, lançado para a terra? Nós vimos que ele foi lançado, foi atirado para a terra. Foi cortado, como diz na Almeida Corrugida e Fial. Foi cortado, foi lançado para a terra. E continuando a ler no versículo 13. Tu dizias no teu coração. Este, este estrele da manhã. Como disse na Bíblia do Reijames, este Lúcifer, filho da Alva. Disse no seu coração. Eu subirei ao céu. Ah, subirei ao céu. Acima das estrelas de Deus, dos anjos, dos outros anjos de Deus. Eu vou estar, ser maior, ser mais importante, que os outros anjos de Deus. Exaltarei o meu trono. Vemos aqui primeiro que ele não era ou não estava no céu. Mas que ia subir ao céu, em posição da autoridade. Ia para lá, para uma autoridade. Acima das estrelas de Deus, acima dos outros anjos de Deus. Exaltarei o meu trono. Ele tinha um trono. Ele tinha uma administração governamental e que não era no céu. Que não era no céu. Essa administração governamental não era no céu.
Exaltarei o meu trono e no modo da congregação me assentarei. Nas extremidades do Norte. Quer dizer, de onde ele estava, governando neste trono. Olhava para o céu que era no Norte.
O Norte de onde o trono dele estava. E, como temos aqui, diz que... e tinha que subir. Eu subirei. Tinha que subir. Parei para o céu. Lúcifer, este estrela da manhã, que vai ser chamado o Diabo Satanás, tinha um domínio na terra. Vejam, então, aqui, em Zichel, capítulo 28, versículo 13. E Zichel, 28, capítulo 13.
Estavas no Adam, jardim de Deus. De todas as pedras preciosas de cobrias. Crescim irmãos, a terra, quando foi criada por Deus, era uma beleza. E por isso é que eles cantaram de alegria. Os anjos cantaram de alegria. Isto era um jardim de Deus, era um Adam, a terra inteira. Deus criou uma beleza.
Estavas na terra. O sárvio, o topásio, o diamante, o brilho, o ônix, o jaspa, a safira, o carbúnculo e a esmeralda de ouro que fizeram os engates e os ornamentos no dia em que foste criado, foram eles preparados. Isto é, quando aquele que hoje rendia Satanás, mas nesse período não era Satanás, porque não tinha revelado, ainda não se tinha revelado, não se tinha virado contra Deus, esse que é chamado aqui como o filho da Alva, estrela da manhã o Lúcifer, ele estava no jardim de Deus, na terra, tinha um domínio, na terra, tinha um drono. E vejam no versículo 14. Tu eras o carubim da guarda ungida e destabre-se, permanecias, no monte Santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Ele tinha um domínio na terra, mas também tinha acesso e também tinha uma responsabilidade de ser o carubim da guarda ungida. Ele tinha uma grande responsabilidade dupla e por isso era um carubim da guarda ungido para essa responsabilidade também. Era um carubim santo, obdiante, justo. Serviu por um tempo, num papel, de liderança sobre outros anjos. Tinha uma posição no monte Santo de Deus. Diz assim no versículo 15. Eras perfeito, perfeito eras nos Teus caminhos. Desde o dia que foste criado. Deus criou este carubim perfeito. Perfeito! Cresciram-nos, nós temos um Guiadistudo Bíblico acerca dos anjos e descreve em mais detalhe este princípio e vocês podem comendar este Guiadistudo Bíblico do nosso site.
No dia que foste criado, até que se achou iniquidade, que chegou a um período, talvez de milhares de anos, ninguém sabe. Chegou a um ponto, começou a se desviar um bocadinho. E depois um bocadinho mais se desviou mais. E um bocadinho mais a brecha ficou maior e maior e maior. Queris irmãos, estando na Igreja de Deus há muitos anos, eu vi e tenho visto que quando certas pessoas se desviam da verdade, depois de saberem a verdade, não aconteceu de um momento para o outro. Não foi assim, de um momento para o outro. Mas foi uma coisa que aconteceu devagarinho. Um bocadinho aqui, um pequeno desvio.
A maioria das pessoas não repara, depois desvio que começam a ser um bocadinho maior. E depois começa a ser um bocadinho maior e depois começa a ser um bocadinho maior e depois torna-se uma atitude assim diferente. E depois aquilo vai crescendo como um raiz da margura.
Que nós temos que tirar, temos que pedir a Deus para abrir nossa mente e ver se temos isso, para tirar isso de nós, porque irmãos, isso cresce, cresce, cresce. E depois de um certo tempo. Não é um minuto, não é num dia. Às vezes pode morar anos. Depois fazem divisão na igreja. Queridos irmãos, isto me preocupa muito, porque já vi, nos meus muitos anos que tenho estado na igreja, que pessoas muito boas, a servir por muitos anos.
Um dia qualquer coisa, uma coisa pequena, os faz sentir uma margura, uma diferença, uma dureza, seja o que for. E, queridos irmãos, eu rogo, eu peço por amor de Deus. Se você está a ver, que você está a ser parte disto, peça a Deus, de joeus, em junho, para se arrepender e para mudar. Por amor de Deus. Infelizmente, quando isto acontece, não nos vemos a nós próprios, porque o nosso coração é enganador. E, por isso, precisamos de pedir e ouvir. Quando todas as pessoas nos dizem, olha, tem cuidado, estás a ficar isto, estás a ficar com uma amargura, toma cuidado.
Mesmo que não vejas isso em ti próprio, vá-te o alho, exporante o trono de Deus. E pede que o Espírito de Deus te guie para abrir os teus olhos, para te arrepender, para ser zoomilde, para ser carinhoso e amoroso, para que Deus te ajude a ver este engano, esta ilusão que Satanás nos puxa para esta ilusão. Por favor, irmãos, eu rogo por amor de Deus. Não deixem vocês cair nesta situação.
Porque ao fim de contas foi exatamente o que aconteceu com Satanás. Não foi no minuto, não foi no dia, provavelmente foi durante anos e anos e anos, que aquilo cresceu. E então se achou iniquidade em Satanás. E na multiplicação, na multiplicação do teu comércio, como é? É como um vendedor, começa a falar, começa a convencer, começa a... É como um vendedor, como é que o vendedor, comerciante, vende pela boca.
Para convencer esta ideia ou aquela ideia que este produto ou esta coisa é melhor que o outro. Isso é o comércio. É esta maneira de convencer às vezes como se fosse um estudo inocente. Mas cuidado, irmãos, porque na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de quê? De violência e pecaste. Violência. Você tem estas, de vez em quando, estes ataques de violência, de zângade, levantar a voz. Cuidado, irmãos!
Abram os olhos, examinem-se a vocês próprios e peçam a ajuda de Deus para Ele, Deus abrir a Sua mente e o Seu coração para você se arrepender. Por amor de Deus. Peço isso. Foi o que aconteceu a Satanás. E depois, diz assim, pelo que te lancei profanado fora do Monde de Deus, fora dessa convivência perto com Deus. E te farei parecer, e te farei parecer ao querubim da guarda, da guarda, perdão, em meio ao brilho das pedras. E levou-se o teu coração por causa da tua formidura, por causa da tua inteligência. Querias irmãos, quantas vezes que eu tenho visto até ministros na Igreja que são extremamente bons palestradores, extremamente poderosos, fortes, que Deus estava a usar por eles.
Mas essa sabedoria, este conhecimento, esta força grande de capacidade, convencente, torna-se corrompida. Por isso assim corrompeste a tua sabedoria. Sabedoria por causa de teu resplendor, por causa porque sabias tão bem, que tenhas um bom conhecimento. Por isso é que diz na Bíblia, precisão de crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Não é só crescer no conhecimento, mas é crescer na graça, na maneira que aplicamos. O conhecimento de uma maneira simpática, gentil, bondosa, de acordo com as características do fruto do Espírito Santo. Em amor, em domínio próprio, em bondade, em humildade, em mansidão, etc. Cariz irmãos, mas Satanás corrompeu a sabedoria por causa de seu resplendor, porque ela era tão inteligente, tão esperta, tão bonita, tão grande, tão poderoso. Caiu. E diz assim, lancei-te, lancei-te por terra, para a terra, diando dos reis de pouso para que te contemplem.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários. Eu pois fiz sair do meio de ti um fogo. Cariz irmãos, quando nós nos desviamos desta maneira, não estou a dizer que é você ou aquela pessoa ou aquela outra pessoa, não estou a dar-te uma situação, não estou a dizer que preciso ter cuidado. Eu não estou a julgar a você, que é de ontem, se investigar, assim próprio.
Mas, diz assim, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu. Cariz irmãos, esta pessoa, gentre eles, vão estar no largo do fogo e que os vai consumir. E nos vai reduzir as cinzas sobre a terra. Por isso, irmãos, isto é muito perigoso, mas aqui vemos que isto, o caminho do desvio, é um processo que leva tempo. Originalmente, Lúcifer era um carubim santo-obdiente, que servia numa posição, num papel de liderança. Mas depois, foi corroído com ganância, com egoísmo, com vaidade, com violência, com uma insatisfação, estando insatisfeito, com seu domínio e com seu domicílio.
Deixou-as de sua habitação o seu domicílio e rebelou. E assim foi banido para a terra, causando a terra ficar sem forma e vazia. E então, toda a forma de vida que existia na terra, por causa da rebelião dele, como por exemplo, dinossauros que existiam há milhares de anos, há mais de seis mil anos, como é a prova geológica, foram destruídos. E por isso, quando Deus remunilou a terra, Satanás já estava lá. Quando Deus criou o Adão em a Eva, naquela semana da criação do homem e da mulher, Satanás já estava na terra.
Ora, este evento em que Satanás foi atirado para a terra, não é o evento que quando ele vai ser atirado para a terra uma segunda vez. Vejam comigo em Apocalipse capítulo 12. Apocalipse capítulo 12. Apocalipse capítulo 12.
No versículo 7, diz assim, Houve peleja no céu, Miguel e os seus anjos plejaram com Satanás. E também plejaram o dragão e os seus anjos, até os seus domores. Até também plejou Satanás e seus domores. Todavia não prevaleceram, nem mais se achou no céu o lugar deles e foi expulso o grande dragão, Antiga Surpreendente, que se chamou de Abus Satanás, o sedutor de todo o mundo e sim foi atirado para a terra.
E com ele os seus anjos. Queridos irmãos, isto é a segunda vez que ele vai ser atirado para a terra. Por que?
Porque esta expulsão do versículo 7 a 9 é um evento do tempo do fim, que foi depois da primeira caída. Vejam no versículo 4. Na primeira parte do versículo 4 diz a sua causa, a sua calda, que restava a terça parte dos estrelos do céu. E isto foi a primeira caída dele, quando sua calda, que ele, através desta negociata, desta maneira de falar e convencer os outros anjos, enganou uma terça parte dos anjos. Um terço dos anjos, e esses tornaram domónios, os quais lançou para a terra. Essa foi a primeira vez que caiu, antes da terra ser remodelada por Deus, antes da criação do adão e da eva. Porque depois disso, e depois disso, o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz a fim de devorar o filho quando nascesse. Isto é, essa caída de... Capítulo 12, versículo 4, da primeira parte. Foi antes de Jesus Cristo vir para a terra.
No versículo 5, no ano de Seu Depois, um filho varão, que há de reger sobras nações. Sim, foi quando Jesus Cristo veio para a terra. Por isso essa primeira caída foi muito antes, porque Jesus Cristo até disse que eu ouvi Satanás caírem. Depois disso, vê-se aqui no versículo 6, a mulher, isto é, a igreja fugiu para o deserto por 1.260 dias, um dia por 1.260 anos, durante o período em que a igreja católica perseguiu a igreja de Deus, até ao período da reforma protestante, quando essa perseguição terminou. Então, a igreja de Deus pôde sair deste deserto escondido. Por isso, isto tudo aconteceu antes, isto é, no passado já aconteceu. E por isso, no versículo 7, quando fala que houve a peleja no céu, é depois deste período, é do tempo do fim. E como vemos no versículo 10, é quando o reino do nosso Deus é atridado, Senhor Cristo, é que Ele vai reinar na terra. Por isso, vai ser no tempo do fim, pouco antes da vinda de Cristo, da segunda vinda de Cristo.
Por isso vemos, queridos irmãos, que houve um terço dos anjos, sobre a liderança de Satanás, que foram rebeldes, se viraram contra Deus, e foram atirados para a terra, antes do período, em que a terra foi remodelada, nesses seis dias, da criação do homem.
E por isso, a terra ficou sem forma e vazia por causa desta rebelião de Satanás. Vejam, em segundo Pedro, capítulo 2, segundo Pedro, capítulo 2, versículo 4 a 5. Segundo Pedro, capítulo 2, versículo 4 a 5. Ora, se Deus não popou anjos, quando pecaram? Sim, quando pecaram. Antes, precipitando-os no inferno, isto é, no Tartarú, no local de restrição, a tirou-os para a terra, no local de restrição, na terra. Os entregou a abismos de trevas reservando-os para o juízo. Vai haver um juízo no tempo do fim. Estão à espera desse juízo. E por isso os anjos pecaram, antes da criação da Dão e Eva, e foram encarcerados. Isto é, os seus poderes foram limitados, antes do dilúvio do tempo do Noé, porque vemos, no versículo 5, dizem não, popou o mundo antigo, mas preservou o Noé. Isto é, depois disso, houve o período do Noé, e também não popou esse mundo, porque antigo, mas preservou o Noé, pregador da justiça e mais sete pessoas. Quando fez o dilúvio, e por isso vemos aqui que os anjos pecaram bem antes do dilúvio do Noé, e vimos que Satanás já existia, quando a Dão e Eva foram criados. E por isso essa rebelião, esse pecado foi antes da criação da Dão e Eva, e como vimos, isso demorou tempo, demorou provavelmente muitos anos, e ele opteia a esta atitude pecaminosa e de convencer outros anjos, um texto dos anjos.
Vejam em Judas versículo 6. Judas versículo 6. Judas versículo 6. E os anjos, e a anjos, os que não guardaram o seu estado original. Isto é que pecaram, mas abandonaram o seu próprio domicílio. Abandonaram a responsabilidade que Deus tinha dado a eles de controlar e emblesar o seu estado de origem, de controlar e emblesar a terra. A linda terra que era um jardim do Adam.
Esses anjos, que não guardaram esse estado original e que abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sobre trevas, em algemas internas, esperando até o juízo do grande dia. Vai haver um dia de juízo.
Queres irmãos, esses anjos abandonaram de tomar cuidado do domínio que tinham. Abandonaram a responsabilidade de manterem do misílio em boas condições. E por isso, como vimos na Apocalipse 12, na primeira parte do V.4, Satanás, então, convenceu um terço dos anjos para o seguirem. Isso, como vimos, demorou tempo. Então, continuando a ler em Génacias Capítulo 1, V.2. A Terra porém estava sem forma e vazia.
Isto é, tornou-se, por causa da rebelião de Satanás e dos seus anjos, num terço desses anjos, os demónios, tornou-se, told you and bow you, sem forma e vazia. E havia trevas sobre face do abismo, e o Espírito de Deus parava sobre as águas. Porque já havia águas na Terra. Causou uma grande destruição, e por isso essas águas que estavam a cobrir a Terra inteira, digamos assim, foi o primeiro dilúvio antes da criação do homem e da mulher. E há evidências geológicas da morte por dois dilúvios.
E depois de um tempo não definido na Bíblia, provavelmente, quem sabe, milhões de anos, houve uma renovação do planeta Terra. Essa renovação é descrita do versículo 3, adiante do capítulo 1 de Génacias. Como se fosse vista por uma pessoa na Terra. Então Deus remodelou a Terra. Sim, os céus e a Terra já existiam, como lemos em Génacias capítulo 1, versículo 1. No princípio, criou Deus, os céus e a Terra. Mas a Terra foi, digamos assim, destruída por causa dessa rebelião. E por isso a Terra existia, a Terra girava à volta do seu eixo, mas a luz do sol não era penetravel.
Como se fosse um inverno nuclear, muito severo e prolongado, cobrindo o planeta, bloqueando a luz solar, de maneira que essa luz solar não podia alcançar a superfície da Terra. E por isso, a que diz no versículo 3, disse Deus, há-se luz. E houve luz. Isto é Deus, começou a limpar este manto de poluição, que bloqueava a luz solar de entrar na Terra, começou a bloquear e, então, houve a primeira tarde e a primeira manhã. Isto é a rotação da Terra à volta de seu eixo e a existência do sol.
Por isso, houve tarde e manhã, como lemos no versículo 5, o primeiro dia. Um significado espiritual aqui, irmãos, é que Deus é luz e Satanás é a escuridão. E nós devemos andar na luz, como lemos em 1 João 1, versículo 5 a 10. Depois, temos o segundo dia, em que Deus disse, haja firmamento no meio das águas e separação entre as águas e águas. Quer dizer que houve uma separação das águas atmosféricas com as águas que estavam direcamente sobre a Terra.
Não diz que Deus criou, diz que simplesmente houve uma separação entre as águas e águas. E a separação entre as águas do Pásite do Firumente e as águas entre o Firumente, e assim se fez. Quer dizer, as nuvens e a Terra, as águas na Terra houve esta separação de águas. Mas porque ainda estava cheio de nuvas, embora a luz entrasse para ser dia e noite, ainda não se via o sol e a lua. Mas, entretanto, assim foi o segundo dia. Tarde e manhã, a Terra rodava ou girava a volta do seu eixo e mais um dia passou.
No versículo 9, a 17, vê-se, perdão, no versículo 9 a 13, vê-se então Deus dizer para a Terra produzir relva e produzir sermentes e árvores, e assim vê-se o terreno, as plantas, as árvores, produzem fruta e vê-se Deus causar estes sementes, a crescer e plantações e tudo. Então, esse tarde e manhã, mas outro dia passou, outros 24 horas, o terceiro dia.
Então, no versículo 14, o versículo 19, vê-se, haja luseiros, tal como disse no versículo 3, haja luz, palavra praticamente idêntica, haja luseiros. Quer dizer que ele limpou ainda mais o céu e as nuvens para tirar, digamos assim, este nublado, esta névoa, névoa densa, que sim, embora deixava passar um bocado de luz, de dia e noite, mas que agora abriu para se poder ver o Sol, a Lua e as estrelas.
Para poder ao ser observado. E isso aconteceu no quarto dia, no meio da semana. Os sinais, para sinais, para estações, para dar estações, porque o Sol entrando e a rotação da Terra à volta do Sol, durante 300 e tal dias, dá estações. E por isso, há estas estações, sinais, o Sol e a Lua nos dá para sinais e estrelas, e para desenvolver dias e anos, até desenvolver o calendário. E depois, no versículo 20 e 21, até 23, vence quando Deus criou de novo, criou, no versículo 21, criou, pois Deus, os seres viventes.
Aqui, vence a palavra ser viventes, na fecha, que algumas píblas é traduzido como alma, e por isso, vence que este seres com vida, uma alma quer ser um ser com vida. E aqui, vence que estes seres viventes, estes seres que tinham uma alma, que eram, digamos assim, seres marinhos e árvores, que foram criados neste quinto dia. E depois, no sexto dia, começando no versículo 24, adiante, vence que Deus criou seres viventes na terra, em imagens domésticos, répticos, salváticos, etc.
E que Deus criou o homem, como vemos no versículo 27, criou Deus, pois o homem, a sua imagem, a imagem de Deus, o criou homem e mulher. Os criou a criação do homem, na semana da criação. Plural, aqui, Deus é Halloween. Halloween, quer dizer. O Pai criou, através do verbo, que veio a ser o Filho. Tudo foi criado pelo Filho, como lemos em outras escrituras. E depois se vê no capítulo 2, que Deus, então, abençoou o sétimo dia e o santificou.
Abençoou o sábado, depois da criação do homem. Criou o sábado, depois da criação do homem. E, pois, vemos, mais adiante, que o homem tinha o direito de escolher, da árvore da vida, ou da árvore do conhecimento bem e normal. Estou a árvore de morte. E, um pouco mais depois, está claro, e vê-se que o homem tem arbítrio livre e, depois, Deus deu uma atrimônio.
Diz-se que, sim, no versículo 24 do capítulo 2, por isso, deixa o homem pai, o homem pai e mãe e se une, a sua mulher, tornando os dois, uma só carne. Uma. Errado. Uma. Tal como Deus é um. Uma carne. O homem e a mulher são uma carne. E, assim, este significado de um, que é unidos.
Unidos. Cares Irmãos, vemos também que o sábado continua hoje em dia, em Hebreus 4. No versículo 1 a 9, vemos aí que existe ainda um repouso sabático para o homem. Cares Irmãos, depois da segunda vinda de Cristo, Jesus Cristo vai restaurar a terra de novo a um Adam. E, depois disso, vai ver a segunda resurreção para um julgamento final, para um periose de julgamento. Depois disso, vai ver a destruição da terra, como lemos em 2 Pedro 3, versículo 7 a 13.
Vai ver a destruição da terra. E, Cares Irmãos, depois disso, vai ver uma remudelação da terra de novo, porque vai ver um novo, uma nova terra e um novo céu, como lemos em Apocalipse capítulo 21. Apocalipse capítulo 21. Vejam aí Apocalipse capítulo 21.
Apocalipse capítulo 21. Vi novo céu e nova terra. Vai ver uma renovação depois de Jesus Cristo entregar tudo ao Pai, em que Nova Jerusalem vem para a terra e vai haver paz para sempre na terra. Vai haver sempre uma paz na terra. Como se lê, por exemplo, no capítulo 22, diz aí as, em que diz que não haverá noite, nem no versículo 5, nem precisem-os da luz de Candeia, nem da luz de Sol, porque o Senhor Deus abrilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
Queres irmãos, graças a Deus, a criação do mundo é tudo de acordo com o plano de Deus. Esse plano de Deus é descrito pelas festas santas de Deus. As festas santas de Deus descrevem o plano de Deus para a humanidade, a única esperança para nós. Peçam este guia de estudo bíblico no nosso site também. Queres irmãos, a criação do universo foi muito antes de 100 mil anos atrás. Deus tem um plano fantástico. Para nós, virmos a ser realmente filhos e filhas de Ele. Por que? Para a glória de Deus, e para a honra de Deus, e para a nossa felicidade interna no reino de Deus. Graças a Deus, pela Sua bondade e amor que Ele tem para conosco. Amém.
Foi a criação do universo cerca de 6.000 anos atrás OU foi muito antes disso?
Evolucionistas alegam que a Terra tem bilhões de anos (Antiga), enquanto muitos criacionistas creem que tem aproximadamente 6.000 anos (Jóvem).
A Igreja de Deus tem sempre crido que o universo é muito mais antigo que 6.000 anos. Visto que certamente acreditamos na criação por Deus, porque somos diferentes que muitos criacionistas acerca da idade da Terra?
Nós não cremos num ‘big bang’ acidental nem na teoria da evolução. Nós olhamos para a Palavra de Deus como a primeira e mais alta autoridade no assunto da criação. E nós aceitamos as descrições bíblicas literalmente.
Este sermão aborda o tema da idade da Terra e do Universo como parte do grande Plano de Deus.
Gen 1:1 – "criou" (hebraico: ba-rá) – este verbo (criar) só usado de novo no V21 – 5º dia – e V27 – 6º dia.
Gen 1:2 – "era" (ha-ya) – tem um significado de vir a ser - tornou-se como por exemplo em Gen 3:20 – a mulher "era" – isto é, veio a ser a mãe de todos os viventes.
A Terra estava (veio a ser / tornou-se) sem forma (do hebraico "tohu" que significa sem forma, confusão, terreno baldio, lugar do caos) e vazia (do hebraico bohu que significa vazio, ruína indistinguível). Mas Deus não criou a Terra vazia (tohu), mas a formou para que fosse habitada (Is 45:18 – ARC, ACF).
Gen 1:2 - Note também que a Terra era – isto é já existia – então quando foi criada? E as águas – quando foram criadas? Quando não foi criada não foi identificado, exceto que foi no princípio. Depois de ser criada se tornou um desperdício escuro e aguado - e depois desse estado caótico a Terra foi remodelada. Também se vê em Gen 3:1-5 que Satanás já existia e estava presente no jardim do Éden, pouco tempo depois da criação do homem e mulher, pois ainda não tinham comido da fruto da árvore da vida.
Quando os anjos (todos) viram a criação do Universo (Céus e Terra) no princípio, eles ficaram cheios de alegria (Jó 38:4-7).
Depois houve a rebelião de Satanás - ver Isaías 14:12-13. Ele (i) estava algures que não era no céu – tinha uma ambição (luxúria); (ii) Tinha um trono – uma administração governamental, um domínio (que não era no céu, mas na Terra); (iii) havia uma direção desse trono para o norte; (iv) e do local desse trono ele teve a ambição de ‘subir’ (elevar o seu trono) para o céu.
Ezeq 28:13-16 - Lúcifer (antes de ser satanás) era perfeito, pois foi assim criado por Deus. Originalmente era um querubim santo (obediente – justo); Serviu por um tempo num papel de liderança sobre outros anjos; Tinha uma responsibilidade “no monte santo de Deus” além de sua responsibilidade de domínio (de governar). Era perfeito (V15) – estava na Terra (que era um Éden - um paraíso) e tinha uma posição oficial no céu. Pela multidão do seu comércio (V16) foi corruído com a ganância, egoísmo, vaidade, violência; estava insatisfeito com o seu domíno e domicílio; deixou sua habitação e rebelou – e foi banido para a Terra; causando a Terra ficar sem forma e vazia.
– Assim Satanás já estava na Terra quando Adão e Eva foram criados
2 Pedro 2:4-5 – Anjos pecaram pecaram, estão encarcerados com poderes limitados – antes do dilúvio do tempo de Noé
Judas 6 – Pararam de tomar cuidado do domínio que tinham; abandonaram a responsibilidade de manterem o domicílio em boas condições.
Apoc 12:4a – Satanás convenceu 1/3 dos anjos a segui-lo – o que demorou tempo.
Continuando Gen 1:2 – 1o dilúvio... – evidência geological de morte por dois dilúvios.
Depois de tempo não definido – provávelmente milhões de anos? Houve uma re-novação do planeta Terra. Essa renovação é descrita como vista por uma pessoa na Terra.
Gen 1:3-5 – Haja luz – Limpando este manto de poluição que bloqueava a luz solar. 1o dia) tarde e manhã – rotação da Terra e existência do Sol.
Gen 1:6-8 – 2o dia) o ar para respirarmos – separação das águas (névoa densa) atmosfera.
Gen 1:9-13 – 3o dia) Terreno, mares, plantas, árvores – Produza a Terra fruto...
Gen 1:14-19 – 4o dia) haja – para poder ser observado: Sol, lua e estrelas
Gen 1:20-23 – 5o dia) O verbo “criou” é usado para seres viventes: marinhos e aves, segundo suas espécies!
Gen 1:24-25 – 6o dia) animais terrestres – SERES VIVENTES (Nephesh) à suas espécies! Gatos serão gatos e não serão
V26-27 – CRIOU homem e mulher – Segundo a imagem e semelhança de Deus
Gen 2:1-3 – O Sábado abençoado DEPOIS da criação do homem – para o homem
Heb 4:9 – O Sábado continua: aponta para a semana da criação física do HOMEM assim como para a criação espiritual declarada pelos dias Santos de Deus.
A criação do universo foi muito antes de 6.000 anos atrás.
Deus tem um Plano fantástico para nós virmos a ser – realmente – Seus Filhos (ver sermão que descreve este assunto).
Para a Sua glória e honra e para nossa felicidade eterna no Reino de Deus.
Graças a Deus pela Sua bondade e amor para conosco.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).