Como o Antigo Testamento foi canonizado

A Bíblia está completa. Este sermão descreve como o Antigo Testamento foi estabelecido e canonizado.

Transcript

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Música Bom, debo-te a tarde, queres irmãos, aqui, aos campos. Foi a palavra de Deus, montada, isto é, canonizada, a parte de Deus, isto é, foi canonizada pela Igreja Católica Romana, ou foi inspirada por Deus? E digamos assim, respirada, inspirada por Ele. Vejam comigo se faz favor em 2º Timótio 3, versículo 16 a 17. 2º Timótio 3, versículo 16 e 17. Diz assim, 2º Timótio 3, versículo 16 e 17. Diz assim, toda a Escritura, não é só uma parte, ou um bocadinho da Escritura, toda a Escritura, é inspirada por Deus. É respirada e inspirada por Deus. E é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação, na justiça. A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Por isso, que, irmãos, realmente queremos que a palavra de Deus é inspirada por Deus? Quem é que Deus usou para montar ou por, em conjunto, os vários livros da Bíblia? Isto é para canonizar a Bíblia. Devemos acreditar nos historiadores do mundo, e no que eles pensam? Ou devemos buscar as Escrituras, para elas nos dizerem? Quem é que tinha a responsabilidade dada por Deus, para canonizar a Bíblia?

Ou, noutros palavras, a Bíblia contém toda a revelação inspirada por Deus para o homem? Ou temos que procurar livros escondidos? Livros perdidos, para termos a palavra de Deus completa. E quantos livros deviam-nos ser parte da Bíblia? 49, 66, 73 ou centenas, como alguns dizem.

Para quem é que Deus dê esta responsabilidade de selecionar esses livros? Para serem parte do canon bíblico.

Quando é que essa seleção aconteceu?

E a Bíblia indica isso?

Ou temos que buscar em historiadores seculares. Neste primeiro sermão desta série, eu vou cobrir alguns dos pontos básicos da canonização do antigo estamento. Isto é quais livros são parte do antigo estamento, quando e por quem é que foram canonizados de acordo com a vontade de Deus? Claro que, irmãos, isto é um assunto muito grande, muito amplo e muito técnico, e poderia envolver muitas e muitas horas de estudo provando e pesquisando. Mas eu desejo manter isto de uma maneira simples. Para aqueles que confiam em Deus, e para aqueles que estão dispostos a seguir as simples instruções e ensinos bíblicos. Nós veremos, então, neste sermão, que Deus usou o Seu povo para fazer a canonização, os Seus servos, e nós podemos ter a confiança de que nós temos a completa palavra de Deus inspirada por Deus. E, como disse neste primeiro sermão, vou concentrar simplesmente no antigo estamento. Vejam, uma vez mais, no versículo 17, onde acabamos de ler, de segundo Timóteo 3, diz assim, toda a Escritura inspirada por Deus, a fim, como diz no versículo 17, que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda obra.

Deus preservou a palavra de Deus completa para nós podermos ser bem equipados, bem habilitados para toda obra. Vejam, por exemplo, um capítulo antes, ainda em Timóteo, segundo Timóteo, mas vejam no capítulo 2, versículo 14 e 15. Diz assim, recomenda estas coisas, dates de Mônio Solena a todos, para Deus para evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. Procure apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro, que não tem que se envergonhar, que maneija bem a palavra verdade, e a palavra verdade, a sua palavra é verdade. Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, inúteis e profanos, pelos quais, pois, os que deles usam, passarão a impiedade, a impiedade, ainda maior, e, por vejam, queriam ir mais adiante, no versículo 23, e repel as questões insensatas e absurdas, absurdas. Há coisas, ideias, que pessoas, hoje em dia, têm, que são absolutamente absurdas. E, por isso, repela essas questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando. Para com todos. Isto é gentil, brando. Apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão, os que se opõem. Na expectativa de que Deus desconseja não só o arrependimento, para conhecer a plenimenta verdade, mas também o retorno a sensatez. Liberando-se, elas, dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, pelo diabo, para cumprir a vontade do diabo. Por isso, precisamos de ver, entender, que não devemos estar envolvidos nestas questões insensatas, mas que Deus nos torne a, como diz aqui, a sensatez.

Porque Satanás enganou o mundo inteiro e que grande decepção tem ele quando as pessoas começam a quebrar, a ter falta de confiança na própria palavra de Deus. Queridos irmãos, a Bíblia merece confiança. A Bíblia merece confiança. Neste dia de estudo bíblico, abordamos muitas razões, porque a Bíblia merece confiança. Mas hoje estamos a falar de que a Bíblia está completa. Quando as pessoas começam a destruir a verdade, porque a sua palavra é a verdade, João 17-17, quando começam a destruir a verdade, estão a destruir a sua fé. Vejam como se faz favor em Lucas 24. 24. Começando no versículo 45. Lucas 24. Lucas 24, versículo 44 e 45. Lucas 24, 44 e 45. E aqui, veja se os Cristo, após a sua ressurreição, autorizando esta divisão de três partes do antigo justamento. A seguir os justos disso, são essas as palavras que eu vos falei, estão ainda com vos, importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito. Na lei de Moisés, se é a primeira parte, a primeira grande divisão do antigo justamento, os profetas, a segunda grande divisão do antigo justamento, e a terceira grande divisão que é, começa com o livro dos salmos, e o dos salmos. E então, lhes abriu o entendimento, para compreenderem as escrituras, as escrituras, de acordo com a lei de Moisés, os profetas e as escrituras que começam com os salmos, essas três divisões. Talvez seja importante, neste momento, me ensinarem que o sete ojinto não está dividido em três secções, mas em quatro. Por isso, vemos aqui três secções grandes da Bíblia, do antigo justamento, do antigo justamento, que são ensinadas, que são referidas, por Jesus Cristo aqui. A lei são cinco livros, como sabem o Pentateuco. Depois, os profetas, que são seis livros, de acordo com a Bíblia hebraica, seis livros, temos os anteriores, são dois livros, que são o Josué e os juízes, e os reinos, que são os dois livros de Samuel e os dois livros de Reis. Por isso, temos dois livros anteriores, Josué e Jesus, e os Reis, que incluem Samuel e os Reis. São os dois anteriores. Depois, aos posteriores. Os posteriores há os maiores, que são Isaías, Jermias e Ezekiel, são três, e os menores profetas, que são os, que chamam os doze deoseias, a Malakias, que são, era um livro, que era os doze, o livro dos doze. E, por isso, vê-se aí, seis livros nos profetas.

Dois anteriores, Josué e os reinos, e depois, os grandes profetas, que são Isaías, Jermias e Ezekiel, por isso faz cinco, e depois, os menores, que são os chamam os doze, que faz o sexto, o grande livro. Percebimos cinco livros da lei, seis livros dos profetas, e depois temos os escritos, que são onze livros, que são os três, digamos assim, anteriores poéticos, que são os salmos, provernos e jo, depois são os cinco rolos do Megilote, que são canções das canções, root, lamentações, eclesiastes e aster, e os três livros da restauração, que são Daniel, Æsdras, Namias e os livros de crónicas. Por isso, eles fazem onze livros, três poéticos, cinco do Megilote, faz nove, a prédama faz oito, e mais três, que são os da restauração, faz onze. Percebimos que a lei tem cinco, os profetas são seis, e as outras escritas que começam com os salmos, são onze. Um total, cinco mais seis, mais onze, de vinte e dois. Vinte e dois livros no antigo testamento. Notem que, nesta sequência, como se vê aqui, que é de acordo com o Jesus Cristo menciona, nesta sequência, o livro das crónicas é o último livro do antigo testamento, nessa ordem inspirada. Vê-se também que há três grandes divisões do antigo testamento, mas que há, digamos assim, sete partes. Nesses partes é o a lei, os anteriores profetas, os maiores profetas, os menores profetas, os três poéticos, os megilote e os da restauração, um total de sete. Vê-se que são três divisões, que é completo, e sete, que é uma profeição completa. A Bíblia tem muito acerca de números, por exemplo, há três patriarcas, que são o Abrão e Sáquia Jacó, há três postros principais, que são o Pedro, Tiago e João, que disseminaram a transfiguração. Por exemplo, Jesus Cristo foi curiosificado à terceira hora, mas morreu a 9h, que é 3x3, é esta 9h. Muitas pontos interessantes de números que têm significados interessantes. Mas voltando aos livros do antigestamento, são 22. 22 livros, algumas pessoas dizem que são 24, isso adicionam ou separam o Samuel e o Reis e separam o Josué e os juízes. Mas ao fim de contas, são os mesmos, exatamente os mesmos livros que temos no antigestamento nas nossas Bíblias. Embora as nossas Bíblias estejam divididos de outra maneira, por exemplo, o livro dos Reis, que é Samuel dos Renados, que é de Samuel e Reis, tem primeiro Samuel, segundo Samuel, primeiro Reis e segundo Reis, mas no Canón Ibraico, isso é só um livro. Por isso, dividiram em outros livros, na maneira que temos na Bíblia hoje em dia. E por isso, esses 22 livros, no Canón Ibraico, é por aí de onde vem o nome da Tora e da... o nome de Tanáque, que representa os três, a lei, os profetas e os escritos. Vejam uma vez mais, aqui, em Mateus 23. Mateus 23, versículo 34 a 35. Mateus 23, 34 a 35. Diz sim.

Diz sim. Por isso, éis que vos envio profetas, sábios e escribias, a uns matareis e crucificareis, a outros assotareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade a cidade, para que sobre vós recaia todo o sangue justo, derramado sobre a terra, desde o sangue do justo a bel, até o sangue de Zacarias, filho de Barakias, a queimataste entre o santuário e o altar. E por isso, vese que o sangue do justo a bel, que é do primeiro livro, desta ordem de pôr os livros do Canón e Braco, é a bel, o primeiro livro. E o último livro que é Chronicas e vese Zacarias, que foi matado entre o santuário e o altar. Algumas pessoas dizem, ah, mas é um Zacarias diferente, porque é filho de outra pessoa, mas muitas vezes se vê que pessoas são chamadas de dois nomes diferentes. Por exemplo, vese, por exemplo, o Simão, que é Pedro, vese Mateus, que é Levi, e por isso há várias vezes que, entre os judeus, pessoas têm mais de um nome. Quando ir lá, então, a ler, no outro ponto, aqui, em Mateus 26, porque vimos em Mateus 23, que Jesus Cristo concordou ou reconheceu esta ordem dos livros, que é a ordem inspirada de Gênesis a Chronicas. Mas vejam aqui também, em Mateus 26, versículo 54. Composte que cumpriram as criaturas, segundo as quais, assim, deve suceder. Vejam, em 56. Tudo isto, porém, aconteceu, para que se cumprissem as criaturas dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-os, fugiram. Veste aqui que Cristo sabia que os judeus tinham as criaturas corretas, não faltavam as criaturas. Tudo isto aconteceu para que se cumprissem as criaturas. Tudo aconteceu, de acordo com as criaturas, que eles tinham as criaturas corretas, não tinham livros que estavam a faltar.

Vejam também, em Atos capítulo 17. A versículo 2. Paulo II, seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrasou com eles acerca das escrituras.

Não esteva a dizer quais eram os livros das escrituras que estavam corretas ou não. Todos sabiam quais eram as escrituras. Não havia dúvida. Vejam também, no versículo 11. Ora, estes de Breia eram mais nobres que os de Salónica, pois receberam a palavra com toda a vida, examinando as escrituras. Sabiam muito bem quais eram as escrituras que deviam examinar. Todos os dias, para ver se as coisas eram de facto assim. Por isso, as escrituras eram circuladas nas sinagogas. As escrituras do templo, que eram cópias ou réplicas perfeitas das escrituras do templo. Vejam como isso faz favor em II Timótio capítulo 3. II Timótio capítulo 3. Versículo 15, II Timótio capítulo 3.

Versículo 15.

Diz assim, e que desde a infância sabes as sagradas letras, as sagradas escrituras, que podem tornar-se sábio para a salvação pela fé que há em Cristo, Jesus.

As sagradas letras, as sagradas escrituras.

Sagradas significam que, representam, vinham do local santo, que assim eram no templo de Jerusalém, que eram sagradas. Isto eram as escrituras do templo.

E, por isso, daí, todas as sinagogas tinham cópias das escrituras, tinham um canón oficial. E todas as sinagogas, através do mundo romano, tinham réplicas exatas dessas escrituras. Não havia dúvida. Hoje em dia, nós, crisermãos, temos os mesmos livros. Sim, as nossas Bíblias estão divididos em 39 livros, mas são os mesmos 22 livros que estão na Bíblia Ibraica. Por isso, crisermãos, vemos que não há livros diferentes, não há livros que faltam. Sim, a divisão dos livros é um bocado diferente, e a ordem é um bocado diferente. Da ordem original, que foi inspirada por Deus, esta subdivisão de livros e a ordem dos livros do antigo testamento foi influenciada pela Igreja Católica Romana. Mas o conteúdo é o mesmo. O que está lá, está lá, é o mesmo. E esses 22 livros do antigo testamento, de acordo com a ordem na Bíblia Ibraica, que são os mesmos livros que estão nas nossas Bíblias, é suportado pela visão das pessoas da antiguidade. Isto quer dizer, o que estou a dizer é que entendiam que esses eram todos os livros do antigo testamento e que não havia mais livros. Que esses 22 livros da Bíblia Ibraica são os mesmos 39 livros que temos no antigo testamento na nossa Bíblia hoje em dia. Por exemplo, José Fogue, no seu livro número 1, secção 8, do seu famoso trabalho chamado As Antiguidades dos Judeus, reconheceu que só haviam 22 livros. Por exemplo, ao fim do quarto século, depois de Cristo, Joroma disse que tal como então, há agora só 22 caráteres alimentares pelos quais nós escrevemos em Ibraico. Isto é, só há 22 letras no alfabeto Ibraico. E depois continua. E, por isso, nós entendemos que os 22 livros representam assim como o alfabeto da doutrina de Deus, pelo qual o homem justo é instruído. Os irmãos, as pessoas da Antiguidade, os gregos da Antiguidade, os sírios, os germanianos e até católicos todos admitem que eram 22 livros no antigo justamente, quer dizer que não havia livros adicionais nem livros perdidos. Ainda hoje em dia, nas traduções Ibracas, têm 22 livros no antigo justamente.

Os livros e a ordem desses livros nunca foi perdida. Se não se for quer ver, a ordem paudolero é na mesma ordem, pois, se estão, essa ordem é descrita nas Bíblias Ibracas, por exemplo, na Tanaca. Então, por que 22? Porque, queris irmãos, números têm significados importantes para Deus. Por exemplo, 22, como Gerard mencionou, é o alfabeto hebraico completo e, usando o número 22, ou letras do alfabeto, faço o que chamam um acróstico. É a primeira letra da frase, a primeira letra do alfabeto. A segunda letra do alfabeto, isto é a LEF, a segunda é, por exemplo, a PET e, depois, do sera gamial, ABC, digamos assim. Por exemplo, um parágrafo começa com A, o outro parágrafo começa com B, o outro parágrafo começa com C. Isto é o que chama-se um acóstico alfabético. Isso vê-se, por exemplo, em Salmo 119. Vejam que um comigo se faça-se-vô brevemente. Salmo 119. Salmo 119. O maior salmo da Bíblia, Salmo 119. Vejam começando aqui no versículo 1. A sua Bíblia talvez tenha alguns bíblios, outros não têm. Mas, ao início, no Salmo 119, antes do versículo 1, tem a letra que diz alef, que quer dizer, estes primeiros 8 versículos, de um a oito, todos eles começam em hebraico, com a letra A. Depois do versículo 9. 16, em hebraico, todos estes versículos em hebraico, de 9. 16, começam com a letra B, o Beth. E, por exemplo, do versículo 17, da 24, todas as letras, todas as versículos, aqui começam com a letra C, o Gimel. E, assim, continua, até ao último versículo do Salmo 119, que é o versículo 176. Correto, 176. Ora, 176 é 22 vezes 8, porque cada 8 versículos começam com uma letra do alfabeto. A, depois os outros 8 começam com B, e depois os outros 8 começam com C, e assim, até a última letra hebraica. Por exemplo, o livro das lamentações. Vamos cá ver o livro das...

O livro das lamentações. Desgermias. O livro das lamentações. O primeiro capítulo tem, exatamente, 22 versículos. Por quê? Porque tem uma crótica completa de versículo 1 ao versículo 22, a do A, das letras do alfabeto. O segundo capítulo também tem 22 versículos, de lamentações. O terceiro capítulo também tem 22. Vamos cá ver o terceiro capítulo. O terceiro capítulo tem... 66, o terceiro capítulo tem 3 acrósticas completas. Depois, o quarto capítulo tem 22. O quinto capítulo tem 22. O que temos aqui? Temos aqui cinco capítulos. 5 representam graça, mas temos sete acrósticas completas.

Por isso é a completa graça de Deus. Por exemplo, se vocês vejam aqui, por exemplo, em provérbios 31. Provérbios 31, do versículo 10, a 31. Provérbios 31, do versículo 10, a 31. São exatamente 22 versículos. Este é o louvor da mulher virtuosa, que também é uma acróstica. Aqui, completa. Por exemplo, os salmos 9 e 10 são uma acróstica toda misturada, que representa as condições caóticas da Terra durante essa secção que está descrita nos salmos 9 e 10.

Mas, por exemplo, salmos 111 e 112 são acrósticas completas, que demonstram a vontade de Deus para completamente e permanentemente redimir o seu povo. Por exemplo, a dão e Israel são 22 gerações. Por exemplo, no primeiro capítulo de Génacias, há 22 coisas ou seres mencionadas, começando com o dia e a noite e acabando com o homem, macho e fêmeo. Queres irmãos, 22 livros no Antigo Testamento mais 27 livros.

No novo testamento, agora 27 é 3, 23 é 9 e 23 é 27. No novo testamento, faz um total de 49. 22 mais 27 faz um total de 49. 49 é 7 vezes 7. Uma completa absoluta da Bíblia. Em Cris Irmãos, estes são simplesmente alguns pontos interessantes que simplesmente estão a arranhar a superfície do assunto. Para mostrar simplesmente a vocês que o Antigo Testamento está completo.

Não faltam livros, está completo. Mas agora é bom ensinar um bocadinho acerca da versão septuaginta. De acordo com a Enciglipédia Britânica, a septuaginta é dividida em quatro secções. A lei, a história, a poesia e os profetas, que é basicamente a maneira que está dividido o novo testamento nas nossas Bíblias hoje em dia. E por isso vê-se esta influência da Igreja Católica, que influenciou a maneira como os nossos livros estão, no antigo testamento, estão distribuídos. Mas não influenciou, Deus proibiu, não permitiu influenciar o conteúdo. Embora tentaram, tentaram, porque nas Bíblias Católicas têm os livros adicionais que chamam apócrifos, quer dizer, escondidos, coisas escondidas, ou que a Igreja Católica chama deltorono-canonicais, ou segundo canón.

Por isso vemos, queridos irmãos, que Deus não permitiu isso ser dado a nós. Deus nos protegeu disso. Por exemplo, outra pessoa de interesse, mencionar aqui acerca da versão septuaginta, é uma pessoa chamada Origen Adamantius, que era um estudioso, um escolar elanístico de ideias gregas, em outras palavras, elanístico e ascético. Ascético era uma forma de gnosticismo. Eu dei uns sermões acerca do gnosticismo, que talvez vocês queiram rever. E esse ensino ascético, ele, então, usando esse ensino origen, ao início do terceiro século, pois ele trabalhava no Egito, na cidade de Alexandria, e entendem que ele não era o que nós chamamos hoje em dia um verdadeiro cristão, mas de acordo com uma investigação feita por um estudioso chamado F.

B. Bruce, no livro The Canon of Scripture, isto é o Canon da Escritura, na página 73, ele menciona que o origen compilou o que eles chamavam o Hexapla, quer dizer, as seis partes ou colunas. E isto era uma edição do andigdistamento que tinha, lado a lado, em seis colunas, as anisclores verticais, o texto hebraico, o texto transcrito em palavras gregas, e depois tinha quatro versões gregas, a versão grega de Aquila, a versão grega de Simancos, o Septuaginto e a versão grega de Pheodóthian.

Depois, o origen reparou que havia várias versões dos Septuagintos, e ele atribuiu isto, que era a falta de cuidado de alguns desses cribas, ou que fizeram, tinham feito corações assim, à pressa, sem serem com cuidado. E, por isso, então, o origen é responsável para nos dar, para corrigir essas variantes do Septuaginto, para a versão do Septuaginto que temos hoje em dia.

É ligado que ele usou o novo testamento e corrigiu oitenta e oito citações no Septuaginto. E, por isso, é que essas citações do Septuaginto estão exatamente como está no novo testamento. O Septuaginto também incluía estes livros apócrifos, que estes livros apócrifos foram livros que foram basicamente escritos, no período entre os dois testamentos. Isto é entre o antigo testamento e o novo testamento. Estes livros apócrifos ensinam algumas coisas que são verdade e corretas.

Sim, mas também ensinam muitas coisas que não são verdade e não são historicamente corretas. Por exemplo, exemplos que os livros dos apócrifos dizem é para orar pelos mortos, ou pedir aos santos no céu para as orações deles, ou a duração de anjos, ou dar almas. Isto é, pernitência, como uma maneira de redimir os nossos pecados. Por isso vemos que essas coisas não estão corretas, e vemos também que esses livros dos apócrifos não eram parte dos 22 livros das Escrituras Sagradas.

Isto é, das Escrituras do Templo, como mencionamos, estudando segundo Timótipo 3, versículo 15, há pouco atrás. E essas Escrituras do Templo, como mencionamos, foram replicadas, replicadas, copiadas perfeitamente pelas sinagogas todas à volta do mundo. Por isso, irmãos, agora que provamos quais são os livros que deviam estar no antintestamento, e que, por isso, que provamos que temos o jogo completo, digamos assim, de todos os livros, isto é, de todo o conteúdo que devia estar no antintestamento, vamos então analisar brevemente como é que estes livros foram canonizados, isto é, como foram compostos. Durante o período do antintestamento, houve cinco canonizações, como vamos ver.

E, por isso, vigemos aqui em Romanos capítulo 3, versículo 1 a 4. Romanos capítulo 3, versículo 1 a 4. Qual é, pois, a vantagem dos deus, ou qual a utilidade da circunstição? Muita, sobretudo, de todos os espetos, principalmente, por causa de Deus que foram confiados os oráculos de Deus. Isto é, claramente, o antintestamento, porque, nessa altura, estavam a referir-se às escrituras que existiam do antintestamento, os oráculos de Deus, e esses oráculos de Deus diziam que devemos guardar o sábado, e, por isso, os deus tinham que saber quando é o sábado, quando é o dia que era o sábado.

Também dizia que para guardar os dias santos, e, por isso, eles tinham que saber como declarar, ou proclamar, os dias santos de Deus. E, por isso, como diz assim, por causa de Deus foram confiados os oráculos de Deus, os oráculos foram confiados a eles, e, também, para nos declarar quando são esses dias santos, para nós podermos observar, quando é que é o sábado. Como é que sabemos quando é o sábado? Porque os deuses os têm guardado, esses dias, todos, os deuses, todos.

Como é que sabemos quais são os dias santos de Deus? Porque os deuses têm guardado, para nós. Em calendário e para I. E daí, para o siglo III, se alguns não quererem, a incredibilidade deles vai desfazer a fidelidade a Deus. Sim, sovam alguns deus que não fizeram as coisas corretas, que falharam, que fizeram...

Vamos desfazer a fidelidade a Deus? Deus é fiel e Deus nos dá! A Bíblia, que está completa, para o nosso crescimento, para estarmos completamente bem habilitados, como lemos há pouco. Neném nenhuma! Seja Deus verdadeiro e mentiroso. Todo homem segundo está escrito, para que sejas vicaros nas tuas palavras e venhas a vencer quando for julgado.

Cri-se-me, irmãos, os judeus, os sacerdotes, os profetas, os reis escolhidos por Deus, foram dada a responsabilidade dos oráculos e foram dada a responsabilidade de proclamar a nós quando são os dias santos, sejam-se semanais ou anuais. Vejam, por exemplo, aqui, em Esos capítulos 17. Esos capítulos 17.

Versículo 14. Então, diz o Senhor Amor Zés, escreve isto para a memória num livro e repete o ajo-so-é, porque eu hei de riscar totalmente a memória da maleque do debaixo do céu. Móis Zés foi instruído a escrever as leis, a tora. E, por isso, vês que a primeira canonização foi feita por Móis Zés. Vejam, por exemplo, em Deutronome 28. Deutronome 28. Versículo 58.

Diz-se sim. Se não tivesse cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro para temer-se este nome glorioso e terrível, o Senhor Teu Deus, escritas neste livro, Móis Zés foi dada a responsabilidade de escrever no livro. Vejam, por exemplo, em Deutronome 31. Versículo 9. A 13. 31. Versículo 9. A 13. Diz-se sim. Diz-se sim. Esta lei escrevia Móis Zés e a...

escreveu a Móis Zés e a deu-os-se a surtoz, Físio de Levine, que levaram a Arca da Aliança do Senhor a todos os anções de Israel. Ordinou-lhes, Móis Zés, dizendo a fim de cada sete anos, precisamente, no Andarremissão, na festa dos tabernáculos. Quando todo o Israel vier a comparecer perante a Deus Teu Senhor, no lugar que Ele escolher, darás esta lei diante de todo o Israel. Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, meninos, etc. Vemos aqui que foi escrito a lei, para que as pessoas possam aprender e temer o Senhor, e ver o ciclo de trase para que os seus filhos, que não a souberam, souberam, oiçam e aprendam a temer o nosso Deus todos os dias que viveres sobre a terra, a qual dê-lhe, ir-te passando o Israel, passar a peçoir. Teve que ser escrito para ser propagado e ser ensinado.

Durante esse período de Moisés, como sabemos, não havia grande oposição, por exemplo, dos Samaritanos, mas vemos que as canonizações que se seguiram, que se seguiram do antigo estamento, são ensinadas no livro das crônicas, foi o último livro compilado por Ezra, e tomaram o lugar em Jerusalem, essas canonizações do antigo estamento. Cada canonização do antigo estamento acontece durante um período, quando o serviço nos templos estava a ser revitalizado. E por isso, então, houve a segunda canonização, foi pelo rei David e o rei Salmão. Vejamos aqui em 1ª Chronicles 25.

No versículo 1, David, juntamente com os chefes do serviço, separou para o Ministério os filhos da Zaf, de Hema, de Judutom, para profetizarem com arpas, alaúdios e símbolos, o rol dos encargados deste mistério foi. Veja aqui que o rei David organizou várias coisas, organizava várias coisas, porque para o serviço no templo, para a liturgias, para as canções, porque o templo ia ser construído e foi construído, e então tinha que ter essas coisas todas preparadas para as várias funções do templo. Vejam, por exemplo, também em Ecclesiastes.

Capítulo 12, Ecclesiastes capítulo 12, versículo 89, diz assim, vadar vadar diz o pregador, tudo é vadar. O pregador, além da sábio, ainda ensinou ao povo o conhecimento, e atentando e esquadrinhando, compôs muitos proverbes. Vê-se aqui que, pois, tudo em ordem. Esquadrinhou, pois as coisas em ordem, pois esses proverbes em ordem. Estudou e arranjou isto com muito cuidado, com muita atenção.

E por isso, esse foi feito durante o tempo de David e Salomão, e Salomão, essa segunda canonização. Depois, houve uma terceira canonização, durante o período de Ezequias, e dizia-as o profeta, porque Israel estava iminentemente a ser atacada por a Síria, e havia uma necessidade de emergência que Deus inspirou para canonizar vários livros, e para pôr as coisas na sua própria sequência.

Em caso dos assuntos religiosos e os serviços religiosos, se fossem suspendidos por causa de uma possível iminente evasão da Síria. E, por isso, Ezequias restabe-seu a verdadeira duração a Deus. Vejam aqui, em segundo reis. Segundo reis, capítulo 18. Segundo reis, capítulo 18, versículo 5. Diz-se, confiou-no Senhor, Deus de Israel, da maneira que depois de Ele não houve-se o semelhante entre todos os reis de Israel, nem entre os que foram antes de Ele. Deus pôs, Ezequias, o reino diz, o rei dele como um dos reis mais justos, mais do que o próprio David. Vejam em segundo crónicas, segundo crónicas, capítulo 31, versículo 2.

Estabeleceu, Ezequias, os turnos dos sacerdotes, dos levitas, turno após turno, segundo o seu míster, os sacerdotes e levitas para o holocóste, para as alfertes específicas, para ministrarem, encantarem, portas adentro nos reis do Senhor. Vejam também no versículo 20 e 21, do mesmo capítulo 31. Assim fez Ezequias em tudo, em todo o Judá. Fez o que era bom, reto e verdadeiro, perante o Senhor, Senhor Deus. Em toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a Senhor Deus, de todo o coração o fez e prosperou. Veja se que Ele estudou a lei cuidadosamente. E, por isso, teve esta responsabilidade, teve a capacidade de canonizar o antigo testamento. Veja-se, por exemplo, nos salmos 120 a 134, onde estão os salmos de pregrinação, quando viajando durante esses dias para a festa dos tabernáculos, esses 15 salmos de pregrinação, esses 15 dias a caminho da festa dos tabernáculos. Ezequias adicionou 10 salmos, e adicionou 5 salmos do rei da vida. Também, veja-se, por exemplo, em provérbios 25. Provérbios 25, vejam comigo, provérbios 25, versículo 1. Provérbios 25, versículo 1. Diz, são também estes provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá. Os homens e Ezequias adicionaram provérbios do capítulo 25, até o capítulo 31. Ele depois assinou todos os livros do antigestamento, com a marca ao fim dos livros, com a marca HZK, que os fez isso a todos os livros, exceto os livros do Megilló. E então assim, significava que esses livros estavam confirmados, ao autenticado, é como se assina, por exemplo, ao fim de um contrato, assina, autenticado, é autentico, foi autentificado, autenticado, como escritura sagrada. Depois houve a quarta canonização pelo rei José Ias e o profeta Jeremias. Vejam em segundo crónicas, capítulo 34. Segundo crónicas, capítulo 34.

Crónicas, capítulo 34.

Versículo 14. Sim, quando se tirava o dinheiro que se havia trazido à casa do Senhor, e ele, queias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor, dada por intermédio de Moisés. E então ele levou esse livro ao rei, ao rei de José Ias, e em vez aqui, então, que... versículo 19, versículo 27 e versículo 28. Vejam aqui. Versículo 27 e 28. Porquanto o teu coração se entreneceu, e te humilhaste para Deus, quando vistas suas ameaças contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste para mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste para mim, de meio a teu vida, diz o Senhor, pelo que eu te reunirei a teus pais, e tu serás recolhida em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que é trazer sobre este lugar e sobre os seus moradores. Então, levaram-los ao rei esta resposta. Veja que aqui haveria paz na nação, enquanto Júzias viveria.

E por isso os geramias, teve-os saber, que tinha que completar esta canonização, esta quarta canonização, antes de Júzias morrer, porque foi um período em que a nação de Judia, Judá, foi, diga-lhe assim, ameaçada a ser atacada pela Babilônia, e por isso tinham que pôr estas coisas todas em ordem, antes de serem atacados para a Babilônia. Vejam, por exemplo, em segundo crônicas, 35, versículo 25. Assim, geramias compôs uma lamentação sobre Júzias. Isto está à cerca de Júzias, e todos os cantores e cantores, nas suas lamentações, têm referido as Júzias até ao dia 2, porque as deram por práticas real, estão escritas no livro das lamentações. Vê-se que, então, ele, isto é o profeta aqui, geramias fez esta canonização e incluiu, por exemplo, o livro das lamentações. Está claro, o livro de geramias e outros profetas menores, que foram incluídos. Depois, houve a nação foi para o cativeiro. Então, Daniel foi posto numa posição de responsabilidade, de guardar os livros... e essa responsabilidade foi dada a ele por Deus, para guardar os livros. Vejam aqui em Daniel capítulo 1, versículo 4. Daniel capítulo 1, versículo 4.

Jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria de outros em ciência versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio e do rei. E eles ensinassem a cultura e a língua dos caldeus. Aqui está uma implicação que Daniel, com os seus amigos e seus companheiros, tinham responsabilidades no palácio e do rei, particularmente na biblioteca. E, por isso, ele tinha esta possibilidade de trazer a lei para a biblioteca, para aí parecer guardada na babilônia. Vê-se também, por exemplo, em Daniel 9. Por isso, por essa razão, Daniel tinha acesso à lei e ao livro de Jeremias. Vejam aqui Daniel 9, versículo 2, no primeiro ano do seu reinado. Eu, Daniel, entendia pelos livros que o número de anos que se falaram ao Senhor, ao profeto de Jeremias, que haviam doutorado as asulações de Jeremias, e os livros de Jeremias, e ao livro da lei. Veja, por exemplo, no versículo 11. Daniel 9, versículo 11, diz assim, assim, todo Israel transgrediu a tua lei, desviando-os para não obter a tua voz. Por isso, a maldição e as implicações que estão escritas no lei de Moisés serve de Deus. Se arrumaram sobre nós. Porque temos, por exemplo, um rei de Jeremias, que as implicações estão escritas no lei de Moisés. Serve de Deus. Se arrumaram sobre nós. Porque temos pecado contra ti. Ele tinha a capacidade de estudar a lei aí mesmo, e de entender por que? Porque Deus tinha dado a ele a responsabilidade de guardar esses livros durante o cativeiro na Babilônia.

Por isso, ele preservou a palavra de Deus durante esse cativeiro. Depois temos a quinta e final canonização do antigo testamento por Ezra. Vejam aqui o profeta e sacerdote, E Namias.

Vejamos, então, Ezra capítulo 7.

Ezra capítulo 7.

Ezra capítulo 7.

Ezra capítulo 7. Está a chegar aí. Está aqui. Ezra capítulo 7. Veja aqui no versículo 8 a 10.

E Ezra chegou a Jerusalem no quinto mês, no sétimo ano deste rei, pois no primeiro dia do primeiro mês partiu da Babilônia, e no primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalem, segundo a bom mal do seu Deus sobre ele. Porque Ezra tinha posto o coração para buscar a lei do Senhor, e para cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízes. Por isso ele levou esta informação, era um profeta e um sacerdote. Ele levou isto depois dos 70 anos do que tiver na Babilônia, depois do tempo ser vinte e sete anos, e levou isto no meio do quinto século, antes de Cristo. Neste período, quando ele foi para lá, havia então os samaritanos, nesta área, no norte de Jerusalem, pessoas que tinham sido, digamos assim, postas nesta área, pelos assírios. E esses samaritanos, que eles eram, os escritos inspirados. E eles então começaram a escrever os seus próprios livros adicionais, e começaram a dizer que eram inspirados por Deus. Isto são estes livros que apareceram entre o período dos testamentos, digamos assim. Ezra, então, foi Ezra que teve a responsabilidade de ele, foi inspirado por Deus, para canonizar a canonização final do antigo testamento. Ele dividiu o antigo testamento em três divisões, como mencionamos anteriormente, há leias, profetas e os salmos, as secções que se seguiram dos salmos, iniciada pelo livro dos salmos. Ele adicionou também os livros de restaração, aos escritos, tais como o livro de Daniel, o livro de Ezra, e Namias, e Crónicas. E, então, ele também iniciou a leitura anual dos cinco rolos, que chamam o Megilote, e também a leitura trianual da lei e dos profetas. E todos de três anos, ele foi inspirado por Deus, da lei e dos profetas. E todos de três em três anos, a lei e os profetas eram lidos nas sinagocas. E se ver, por exemplo, em Atos capítulo 13. Atos capítulo 13. Atos capítulo 13. Versículo 14 a 15. Mas eles, atravessando da perga para a Antioca da Peside, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se, e depois da leitura da lei e dos profetas. Vê-se que, nos sinagógicos, tinham esta leitura de lei e dos profetas. Ezra iniciou esta leitura, a ritual, da lei e os profetas, que cobriam toda a lei e todos os profetas de três em três anos. Depois da leitura de lei e dos profetas, os chefes das sinagogas mandaram-lhes irrimãos, se tens alguma palavra de exortação para o povo de Iséia.

E, por isso, vê-se que, isso ainda, essa tradição, esse costume de ler a lei e os profetas, completamente, três em três anos, nas sinagogas, ainda era feito durante o período dos apóstolos e, no período de Jesus Cristo. Vejam, por exemplo, em Mateus 5, versículo 18, há outras secções que também mencionem isso, por exemplo, em Lucas 4, versículo 16 a 17, mas vejemos, então, aqui para concluir, Mateus 5, versículo 18. Mateus 5, versículo 18.

Mateus 5, versículo 18.

Mateus 5, versículo 18, diz assim. Porque, em verdade, vos digo, até que o céu e a terra passem, nenhum tíl, jamais passará da lei, até que tudo se compra. Isto era uma comprovação de Jesus Cristo, acerca da maneira como a Sagrada Escritura estava a ser escrita, que hoje em dia é o estilo de escrever, da escrita, do mesmo estilo que, por exemplo, os hebreus usam hoje em dia, e que é o mesmo estilo que está no texto masurético. E, por isso, veja aqui, que Jesus Cristo confirmou que as palavras tinham sido fialmente preservadas, porque diz aqui, porque, em verdade, vos digo, que o céu e a terra passem, e nenhum tíl jamais passará da lei, até que tudo se compra. Quer dizer que está preservado exatamente correto. Estava correto. Vejam também, aqui, em segundo pedro, capítulo 1. Segundo pedro, capítulo 1, versículo 21. Segundo pedro, capítulo 1, versículo 21.

Porque nunca jamais qualquer profissia foi dada por vontade humana. Qualquer parte das escrituras, dos ensinos, foi dada por vontade humana. Entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. A palavra de Deus foi inspirada pelo Espírito Santo. Há um antigo testamento e um novo testamento, foram inspirados pelo Espírito Santo. Isto é Deus, Deus as escrituras sagradas aos homens. Foram inspiradas por Deus. E, por isso, neste sermão, como disse, nós provamos que os livros do antigo testamento temos todos. Não falta nada. Nós temos o jogo completo de livros do antigo testamento. Não há livros que estejam perdidos. Nós também vimos que Deus usou o seu povo para fazer a canonização no antigo testamento. E nós, por causa disso, podemos ter a confiança que temos o completo antigo testamento, tal como Deus inspirou. No próximo sermão, nesta série, o próximo sermão nesta série, vou analisar o mesmo, mas por um novo testamento.

Estudo sobre a canonização do Antigo Testamento

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas, Fort Worth (TX) and the Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).