This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O que é o sermão terá a duração de aproximadamente 1.000 horas? O sermão terá a duração de aproximadamente 1.000 horas. O sermão terá a duração de aproximadamente 1.000 horas. Boteu a boa tarde, queridos irmãos, aqui em Jorge Campos. Na semana passada, eu dei um sermão acerca do Governo de Deus na Terra, a nossa única esperança. E nesse sermão, expliquei que a obra de Deus é uma de pregar a boa nova como destemunho ao mundo inteiro, e de preparar os que estão se chamados para reinarem no mundo da manhã. Se não ouviram esse sermão, por favor, oiçam para entender melhor esta obra de Deus. Sim, queridos irmãos, precisamos de pregar a boa nova como destemunho, e precisamos de preparar os chamados para reinarem no mundo da manhã, porque temos uma chamada para reiná-mos com Cristo, porque a intenção de Deus é que todos venham a ser filhos e filhas dela no futuro. Mas alguns chamam primeiro para reinar no milênio, e depois os outros virão depois. A grande questão da vida que eu mencinei também, é porque Deus nos criou com um propósito. Esse propósito é que Ele nos criou para sermos filhos e filhas espirituais de Deus. Essa é a razão, essa é o propósito, porque é que vivemos? E também dissemos que é que Ele que vencer, vencer nesta luta, vencer e guardar até ao fim as obras de Deus, Deus lhe dará poder sobre as nações. Limos isso da Apocalipse 2, por siglo XXVI. Mas então, quem estará no rei de Deus? Porque ouvindo isto, as pessoas, depois de Pedro dar a apresentação de que eles tinham matados os Cristo, depois de receberem o Espírito Santo no dia de Pentecostas, perguntaram, porque os corações tinham sido cados, estavam convictos do que tinham feito, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos que faremos varões irmãos, que vamos fazer, e sem atos 2,37. Então, como é que eu e você nos podemos preparar para reinar com Deus no mundo da manhã? Existe um proverbo muito interessante, que é proverbo 16, versículo 32, que diz, melhora ou não ganho-me, isto é a pessoa que se tarda a ficar zangado e irado. Melhora ou não ganho-me do que o velhente, e melhora é o que governa o seu Espírito, do que o toma uma cidade. Ele está a uma chave, um princípio importante. É melhor a pessoa que consegue ter o domínio próprio sobre as suas coisas humanas, de suas paixões, sobre o seu Espírito, sobre os seus vontades, melhor aquele que sabe governar-se-se próprio, do que aquele que governa uma cidade. Porque você não pode ser um governante, de uma cidade, de uma nação, de uma província, se você é corrupto, se você não sabe governar o seu próprio corpo, o seu próprio Espírito, as suas próprias intenções, se você não sabe governar o seu Espírito, o Espírito homem ou homem. Se você não consegue ter alto domínio, como é que você pode ter domínio sobre outras pessoas se não sabe dominar-se próprio?
E por isso temos a pergunta que devemos fazer, irmãos, que devemos fazer. Porque, ao fim de contas, todos nós temos um problema. E o problema é que todos nós temos pecados. E por isso o problema é que todos nós pecamos. E o problema é que todos nós, de uma maneira natural, não temos alto domínio. Sim! Você e eu possam ser uma pessoa que pensa. Como é que essas pessoas podem fazer isso aqui e no outro? Mas que coisas terríveis, pessoas terríveis! Você, sim, pode ser alto ao justificado, que você nem vê isso em seus próprios olhos. E se por si próprio é um pecado? E se por si próprio é um pecado? Mas precisamos enfrentar o problema. E o problema é que todos nós somos pecadores. Todos nós dissemos ou dizemos coisas erratas. Querias irmãos, temos que reconhecer que temos um problema. Vocês devem conhecer a organização de alcohol anónimos. Nessa organização, uma das primeiras coisas que eles dizem para você vencer a fraqueza do alcohol, é reconhecer que você tem um problema. É você reconhecer, admitir que é alcoólico. Isso é o primeiro passo. Por que? Porque Deus não quer que você fique do jeito que você é. Deus quer que você mude, que seja uma melhor pessoa, que controla o seu espírito. Porque lemos em Proverbos 16 que a melhor é aquele que controla o seu espírito do que aquele que toma uma cidade. Deus não quer que você fique do jeito que você é. Deus quer que você se arrependa e se converte. Está a entender? E por isso é importante que você tenha que reconhecer, que você tem que admitir e tem que confessar que é um pecador. Não é a mim? Conhecer a Deus e conversar a si próprio. Recondecer a si próprio. Conhecer a você mesmo e conversar a Deus. Não é dizer, olha, eu sou uma pessoa, aqueles outros, aqueles outros naquela ideia, ou são terríveis, mas eu sou uma boa pessoa. Se você diz isso de alguém, você tem um problema. Se você está a dizer isso de alguém, alguma ideia, algum grupo de pessoas, note bem, você tem um problema. Se você tem um problema, é melhor arrepender-se e reconhecer que tenha problema. Porque senão reconhece, Deus vai causar situações na sua vida para abrir os seus olhos. Infelizmente, não vai ser bonito. Infelizmente, não vai ser bonito. Por isso, reconheça que você tem um problema. Quer dizer, irmãos, todos nós temos um problema. Por que somos seres humanos? Somos fracos, somos pecadores, precisamos da ajuda de Deus. Temos um problema. Temos que reconhecer, admitir e conversar que temos um problema. E temos que virar, temos que nos arrepender e converter para sermos imitadores de Deus. Como filhos amados. Porque esse é o nosso destino para sermos filhos de Deus. Como lemos em Fésios capítulo 5, versículo 1. Essa é a razão por que que nascemos? Esse é o destino que Deus determinou para vocês. Agora, a decisão é sua, porque você tem arbítrio livre. Ou você muda ou não muda? Ou você se arrepende ou não se arrepende? E essa é a decisão sua, porque você tem arbítrio livre.
Uma vez você confronta essa dificuldade. Porque você é um ser humano, pecador, precisar ajuda de Deus. Então você tem que buscar tudo nas escrituras, do exercínio e do exemplo de Jesus Cristo, para você ser um imitador de Deus. Você tem que buscar os ensinos de Jesus Cristo, para você imitar, copiar e aprender a ser um verdadeiro cristão. Então, aí temos uma pergunta. Como é que você pode crescer, então, neste entendimento, neste conhecimento de Jesus Cristo? Como é que você pode crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo? Como? Cristo e irmãos, não é crescer no conhecimento de informática, não é conhecer no conhecimento de matemática, não é conhecer no conhecimento de ciências, é conhecer no conhecimento de Jesus Cristo. Isto é permitindo que Jesus Cristo vivem você, através da ajuda do Espírito Santo, para você vir a ser imitador de Jesus Cristo. Isto é imitador de Deus, porque Jesus Cristo é na imagem do Pai. E, por isso, nós fizemos de crescer na graça e nesse conhecimento, nessa bondade, nesse carinho, nesse amor, e de vivermos como Ele é, sermos uma pessoa como Ele é. Ora, conhecimento, o que é conhecimento? Conhecimento é um começo, um conhecimento, depois aprendemos coisas, aprendemos a ser sábios, e então estamos no caminho de ser sábios. E a Biblioteca diz que o tumor de Deus é o começo da sabedoria. E, por isso, começa no tumor de Deus. Nós precisamos ter respeito a Deus, um respeito grande, profundo a Deus. Não, não é terror, mas é respeito, é um tumor. Uma vez que tenhamos esse respeito, através desse respeito, vimos a conhecer e crescer através da Bíblia, através da palavra Deus. Vimos a conhecer e a crescer, na verdade.
Depois, conforme estudamos a Bíblia, vimos a conhecer que temos que agreditar em Jesus Cristo, temos que ter fé nele, fé no que Ele fez para nós, precisamos de fé. E com essa fé precisamos de reconhecer que temos que mudar, porque pela fé de Cristo somos reconciliados. É pela fé de Cristo que somos reconciliados. Eu não disse pela fé em Cristo, eu disse pela fé de Cristo. Isso é importante. E depois, temos um arrepinimento, arrependemos para com Deus. E conforme temos mais deste humor, estudamos mais a Bíblia, acreditamos mais Jesus Cristo, arrependemos mais. Então estamos neste processo de crescimento espiritual até chegarmos ao ponto, que fazemos um compromisso com Deus. Isto assinamos um pacto, um contrato através do Batismo, que é a nova aliança. Que é o contrato, o pacto individual entre mim e Deus, entre você e Deus, entre um compromisso individual entre uma pessoa e Deus individualmente. E isso é possível pelo sangue de Jesus Cristo, pela morte de Jesus Cristo que morreu, que deu a sua vida por nós, que deu a sua vida por nós. E depois, após o Batismo, através da oração que o Ministro fará sobre você, o verdadeiro Ministro de Deus, para limpar-se, que orará para você e vai impor as mãos em você, você então receba a promessa do Espírito Santo de Deus, como lemos em Atos 2.38. Depois, o que temos que fazer é cumprir a nossa parte do contrato. É como se você, por exemplo, decide comprar um carro, você tem que assinar um contrato e pagar umas certas parcelas por um certo número de anos. Por isso, se não morou, você precisa entender o que é o compromisso que está a fazer. Você não entende o compromisso? Você acha que o pessoal vai dar o carro? Não. Igualmente, você precisa entender o que é o compromisso que você está a fazer com Deus. Você não entende o que é o compromisso? Você não entende o que está a comprometer-se durante o Batismo? Você acha que Deus vai fazer a parte dela? Não, porque você não entende o que tem que fazer. Você tem que fazer o que Deus quer que você faça, que é um verdadeiro arrepinimento, verdadeiramente, obtecer às leis de Deus, incluindo os dias santos. E não andar com desculpas a dizer, oh, não, neste país é impossível, porque no Brasil não pode fazer isso, porque no Brasil nós não é possível. Crizinemãos conhece pessoas no Brasil que guardam sábado, e conhece pessoas no Brasil que guardam os dias santos. Por isso não me dêem essa desculpa.
Não me dêem essa desculpa. Ou têm que obtecer a Deus ou não. Obtecem ou não? Eu não me dêem desculpas. Não dêem a Deus desculpas. É difícil, ninguém disse que não é. Mas temos que descomprometer. Quando nos comprometemos, fazemos a promessa, recebemos o Espírito de Santo Deus, que Deus dá àqueles que lhe obtecem, atos 532. Deus dá ao seu Espírito àqueles que lhe obtecem. E por isso agora temos que praticar e viver fielmente na bondade e na graça de corcoz leis de Deus. E então dá-se outro passo para a frente, que é conhecer um bocadinho mais acerca da palavra Deus, porque estamos a praticar. E conforme praticamos, quanto more de Deus, nós entendemos um bocadinho melhor e conforme entendemos um bocadinho melhor, acreditamos mais no que Jesus Cristo faz para nós, entendemos que nós precisamos de arrepender ainda mais e então fazemos, pedimos perdão e comprometemos de novo, privadamente e, atualmente, durante o período da páscoa, recomprovotemos e então Deus nos vai ajudar com um bocadinho mais de uma porção do Espírito de Santo para nos ajudar a continuar a crescer na Graça e no Conhecimento de Jesus Cristo. Sim, crescer na Graça e no Conhecimento de Jesus Cristo. Então praticamos. Então é como se tivéssemos neste círculo virtuoso, mas não é um círculo, é uma espiral, porque vamos subindo do piso zero para o piso um, e depois, conforme praticamos, vamos subir para o piso dois e conforme praticamos mais e mais outro ano passa, vamos para o terceiro ano, no piso três, e então mais para o quarto piso e vamos subindo esta espiral, este círculo virtuoso.
Mas aí está o problema, que muitas pessoas não entendem o que é o arrependimento, temos que nos arrependerem. Muitas pessoas são batizadas, mas não entendem o compromisso que estão a fazer, e que os irmãos então tornam-se, simplesmente, de tomar outro banho. Que os irmãos, por exemplo, são batizados e comprometermos a fazer o que Deus quer, que nós façamos. Por isso, tem que ser um compromisso, entendendo o que Deus diz para nós fazermos. E então, ele, porque estamos a obtecer a ele, vai nos dar o dom do seu espírito, porque ele dá o espírito àqueles que lhe obtecem, a Atos 532. Por isso, cris irmãos, nós temos um íadestudo bíblico, entitulado, transformando a sua vida, o converso, o processo, o processo da conversão. Cris irmãos, estamos a falar aqui de uma conversão, não só do arrependimento, mas sermos convertidos. Isto é um processo, leva tempo, temos que praticar e arrepender, e conhecer mais, e ter mais fé, e arrepender mais, e então praticar mais, e estamos a subir, a subir, a subir, neste conhecimento, nesta vida cristal. Isto é um processo de conversão. E como disse, se praticamos, se obtecemos, Deus nos dá ao seu espírito, o que é o seu espírito? É nada mais, nada menos, que o poder de Deus para nos ajudar a crescer. É o poder de Deus para nos ajudar a crescer. A maneira que Deus pensa, a maneira que Deus vê, este entendimento espiritual e mental da nossa cabeça, que entra na nossa cabeça, este espírito, que nos ajuda, que nos dá a força para vencer. E nós não podemos apagar essa ajuda, nós não devemos pôr-se de parte, nós temos que usar isso para vencer e para crescer.
Mas por outro lado, se você não obedece, Deus tira essa porção do espírito. Repito, se você não obedece, Deus tira essa porção do espírito. Por isso, você observa, guarda, vença. Isto é, anda para a frente e sobra para o piso seguinte e está a crescer, nem graça em conhecimentos dos Cristo. Andando primeiro para o segundo, para o terceiro, para o quarto, para o quinto, para o sexto. Piso em analogia, em conhecimento, em nenemente, crescendo, nem graça em conhecimentos dos Cristo. Ou você anda para trás, porque não está a praticar. E por isso, então, você perde esta parte adicional do Espírito Santo e você não está a cumprir a sua promessa. Você, de facto, não se arrependeu. Você, de facto, não acredita em Jesus Cristo, não acredita, não tem fé de que Ele vai ajudá-lo através do seu espírito. Então, você tem receio e diz, olha, não posso fazer isto no Brasil. Ou não posso fazer isto em Portugal. Então, você está a andar para trás. Depois, veja, oh, mas não tenho que fazer isto. Não tenho que acreditar nisto. Ou tenho que fazer isto. Mas, depois, quando chegar à hora de ter que fazer, não faz. Fuf, cai para trás outra vez. Pois, oh, não tenho que fazer, tenho que fazer. E quando chegar à hora de fazer, cai para trás. Então, encontre, agora você, a patinar. A patinar e não andar para a frente. Está a patinar. E, quanto está a patinar? Na verdade, está a andar para trás. Porque você não vem nisto, mas cedo ou mais tarde, vai perder mais e mais do Espírito de Deus. Ao fim de contas, cris irmãos, isto não é nada diferente da decisão que a Dão e Eva tiveram. Isto não é nada diferente da decisão que o Adão e Eva tiveram. Eles tinham a decisão de escolher a ar de vida. Isto é de praticarem o que é certo, que é o caminho da vida. Ou praticarem ao conhecerem, ao conhecimento, conhecerem um cadinho de bem e um cadinho de mal. Uma méscula, uma mistura. E isso é o caminho da morte. E, por isso, a Dão e Eva tinham uma escolha entre a ar de vida e a ar de morte. Não é nada diferente de que você e eu temos hoje em dia. Temos que escolher a ar de vida ou a ar de morte. O que é que você escolhe? Deus nos diz, de Dó hoje, escolhe. De Dó hoje a vida e a morte. Escolhe a vida. Não é uma méscula da vida, de bom e do mal, mas é simplesmente o bom. O que Deus nos diz é o bom. Você e eu temos os mesmos duas ares à nossa frente, a mesma coisa que Dó e Eva tinha. E, por isso, não dizem que é culpa da Dão e da Eva, porque é culpa nossa. Porque nós não estamos a ouvir a palavra de Deus. E não estamos a pôr em prática a própria escolha. Porque temos arbítrio livre e da paz. E nós temos a paz. A própria escolha. Porque temos arbítrio livre e depende de nós se obtencemos ou não obtencemos. A decisão é nossa, a decisão é sua. E não dê desculpas a dizer, ah, não, é muito difícil em um país. Não há desculpas. Você, ou tem que aprender, tem que acreditar, tem que praticar a doutrina sã ou não. E por isso, uma vez que enfrentamos, que temos um problema, temos que buscar um entendimento mais profundo ensinos de Cristo, estede a doutrina sã, e praticá-la. E praticá-la. Nós entendemos que não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos da ajuda do Espírito de s. Deus. Precisamos da ajuda do Espírito de s. Deus. Precisamos de seguir essa ajuda.
Por fim de contas, como lemos em Romanos 8, Verso 14, todos os que são guiados pelo Espírito de s. Deus, esses são os filhos de Deus. Esses são os filhos de Deus. Então, o Espírito de s. Deus, como dizem em segundo Pedro, capítulo 1, Verso 3 e 4, este é o seu divino poder, o poder de Deus, nos são dadas todas as coisas que conduzem à vida. Está claro, a vida eterna. É a piedade, que é a piedade. É ser como Deus é, ser imitador de Deus. Por isso, pelo seu divino poder, este é pelo Espírito s. Deus, Deus nos dá todas as coisas, todas as ferramentas espirituais que precisamos, todos em a vida eterna e a uma vida para sermos imitadores de Deus. Sim, através destas coisas, através dos Espíritos de Deus, através do Escovidecimento, através destas coisas todas, nos foram dadas as belas, belíssimas e muito preciosas e grandes promessas, para que nós possamos ser o quê? Com participantes da natureza divina. Para que nós possamos ser deuses como Deus é? Isto é que com participar da natureza divina. Cris irmãos, uma vez mais, o que devemos fazer para você e aos estávamos preparados para reinar com Cristo, no rei de Deus. Precisamos enfrentar o problema que somos pecadores. Precisamos de buscar um ensino de Jesus Cristo. E, então, com a ajuda do Espírito Santo, precisamos de andar para a frente e fazer as escolhas corretas.
Por isso, é que depois de João Bartista foi entregar prisão, veio Jesus Cristo para a Galileia pregando a boa nova do rei de Deus, dizendo o tempo está cumprido, o rei de Deus está próximo. Arrepende a Eivus e crede. Isto é, praticem. O que a boa nova está a dizer a vocês. Tem que se arrepender e estar convertidos. Isto é praticar. Porque, ao fim de contas, quando queremos, praticamos. Quando acreditamos em uma coisa, vamos fazer o que essa coisa diz para fazermos. Porque acreditamos nela. João Bartista disse a mesma coisa. Diz aos fariseus e às pessoas que estavam no deserto de Ajudéia, dizendo arrepende a Eivus, porque é chegado o rei dos céus. E muitos deles quiserem ser patizados. E disse, não vou batizá-los. Raça de víboras. Quem vos ensinou a fugir da ir à futura? Produzei, produzi, pois, primeiro, frutos de arrependimento.
Por isso, antes de ser batizado, ministros da Igreja de Deus têm muito cuidado, ou devem ter muito cuidado. De ver que as pessoas tejam a produzir frutos de arrependimento, como se lém a Atos 3, versículo 1 a 2 e versetá 8. Frutos de arrependimento. Examine-vos a vós mesmos. Vocês examinem-se, vocês próprios, e vejam-se, de facto, estão a permanecer na fé, estão a permanecer nesta crença, estão, de facto, a praticar o que nos foi ensinado. Façam a prova de vocês mesmos, para ver se estão a passar ou estão a reprovados.
Ou não sabes, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós, Jesus Cristo está a viver em vós, Jesus Cristo está a viver em nós, temos que estar a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Senão, é que estão reprovados. Não passaram o teste. O teste às duas árvores, porque não estão a praticar. Como lembramos em 2o Corinthians 13, versículo 5, temos que mudar e praticar. O problema, que eles irmãos, era no nosso coração.
Nós pensamos que somos boas pessoas, nós pensamos que o problema dos outros, não é meu? Não. Temos sempre a apontar o dedo, é culpa dele, é culpa dele, é culpa dele. Mas esquecemos quando apontamos o dedo, temos um a apontar para a pessoa, temos o outro, 3 a apontar para nós, a fim de contas a culpa é nossa, temos 3 a apontar para nós e temos um a acusar a Deus. Cuidado! Não apontem, acusem outros. Porque o problema é nosso. O problema é que o nosso coração é enganoso e perverso. E por isso, aclemos quando Paulo disse, Ninguém, de sua maneira natural, quer seguir a Deus. Não há ninguém justo, nenhum sequer.
Não há ninguém que busque Deus. Todos estraviaram, incluindo eu e você. Não há quem faça o bem. Não há nenhum só. E não conheceram o caminho de paz. Não há tomor de Deus diante os seus olhos. Romanos 3, 10 de 18. O início da sabedoria é o tomor de Deus. E por isso, Cris e irmãos, para você se preparar, para reinar com Jesus Cristo, o que chave, já que você precisa de ter. Que chaves é que você precisa de ter. Chaves do rei de Deus. Que chaves é que você precisa de ter.
Primeiro, como lembramos em Atos 3, 19, temos que nos arrepender e converter. Para que sejam produados os nossos pecados. Cris e irmãos, lembra-se que converter é diferente arrepender. Não é arrepender e arrepender. Arrepender e converter. Duas coisas diferentes. Arrepender é quando você muda a maneira de pensar, a maneira de ver as coisas e converter é quando você muda de direção e pratica um novo caminho. Há uma mudança sincera no seu coração. Por isso é que, quando há arpendimento o mundo, por isso é que quando as pessoas dizem que é pena, se é arrependo.
E amanhã fazem a mesma coisa. E depois da manhã fazem a mesma coisa. E no ano seguinte fazem a mesma coisa. Querias irmãos, isso não é verdadeiro arrependimento, isto é a tristeza do mundo. E esse tipo de tristeza do mundo, arrependimento falso, é a árvore da morte. Porque é arrependimento verdadeiro. O arrependimento segundo que Deus quer. Que, de facto, dá um verdadeiro arrependimento. Que, de facto, dá uma mudança da maneira de pensar e numa mudança da maneira de viver. E isso conduz à salvação.
A vida eterna, a árvore da vida. Da qual ninguém se arrepende. Mais ou menos mais. Temos a vitria livre. Temos a escolha. Uma árvore da vida. Uma árvore da morte. Por isso deixo ímpio. Converta-se o ímpio. Deixe o ímpio. E o homem maligno nos seus pensamentos. Deixe arrependa-se.
E se converta ao Senhor, que se conquistará a Deus e torne para o nosso Deus por grandioso, ao Seu predoar, como lemos, a Esquema de 5, 7. Temos que deixar o caminho caminoso e mudar os nossos passamentos. Pensamentos malignos do nosso coração, maligno, por problema no coração. O problema está aqui dentro e nós nem o vemos. Isso é um grande problema, quando nós não o vemos. Pensamos que é culpa dos outros.
Não estamos a ver nós próprios, não estamos a enfrentar o nosso próprio problema, que é o coração maligno. E por isso precisamos damar e mudar a nossa maneira de ver e ser com todo o coração. Com todo o nosso entendimento, o coração e a mente. Com toda a nossa vida, a alma e a vida, a nossa capacidade de vida. Com toda a nossa força. Só que como devemos obter a Deus, é a maneira que devemos nos arrepender e nos converter.
Então, quando fazemos isso, não estamos longe do reino de Deus. Não estamos longe do reino de Deus. Por isso, Cris e irmãos, como lemos em Romanos 12, versículo 2, Deus não quer sacrifícios de bodos e cordeiros e toros e coisas assim. Deus quer um sacrifício vivo na nossa vida, para nós não conformarmos com este mundo, mas mudarmos, transformarmos, renovarmos o nosso entendimento, o nosso coração, para que nós estejamos a experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Isso é o que Deus quer em nós.
Isso é o que Deus quer em nós. E por isso, se você tem Cristo em você, se você está a crescer na Graça e no conhecimento de Deus, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura, sou um novo eu.
Não é o velho eu? É um novo eu, um eu convertido. Por as coisas velhas, o velho homem já passaram e tudo se faz novo, mas só podemos fazer isso com a ajuda do Guia do Espírito de Deus.
E depois, aquele que vencer e guardar até ao fim as obras de Deus, então Deus lhe dará poder sobre as nações. Você vai ter poder sobre as nações, se você vencer, vencer as fraquezas da carne, vencer e controlar o Espírito do homem no homem, aprender a não ser cruto aqui dentro, por se você, como lembramos em Proverbos 16, 32, ao início deste sermão, se nós sabemos controlar o nosso Espírito, é melhor controlar uma cidade. E por isso, para controlarmos uma cidade, temos que controlar o nosso Espírito primeiro. É assim, dessa maneira, que estamos a preparar-nos para governar-nos com Cristo, controlando o nosso Espírito primeiro, com a ajuda do Espírito de Santo Deus. Então, podemos governar outras nações, porque não há corrupção em nós. E por isso, a mensagem aos ministros da Igreja de Deus, é para nós quelamarmos em voz alta, e não te determos, levantarmos a voz como a trombeta, que eu estou a fazer aqui neste sermão, estou a levantar a voz como a trombeta e dizer a vocês, se arrependem, arrependam na vossa transgressão, e os vossos pecados, e mudem, e mudem. E, felizmente, muitos de vocês vão dizer, ó, mas o sermão está lindo, mas que coisa tão bonita, e pois continuam a viver da mesma maneira que eram. Continuam a viver da mesma maneira que eram. Isso é terrível, não é? É triste, não é? Como eu desejo, espero que você, de facto, se arrependa, e mude, que não tenha uma tristeza segundo o mundo, mas tenha uma tristeza segundo Deus. Por isso, quem tem ouvidos, ou isso é o que o Espírito diz às igrejas. Porque o Espírito diz às igrejas duas coisas. E, por isso, quero perguntar qual destas você é. O Espírito diz várias coisas aqui às igrejas, em Apocalipse 2 e 3, mas, basicamente, dois princípios básicos que eu estou a sublinhar aqui. A fim de contas, são dois árvores, não é? Um deles diz, eu saíste dos obras, acho que, diante tipos, uma porta aberta e ninguém a pode fechar. Tendo pouca força, sim, não és uma pessoa forte, mas guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Estás a viver da maneira correta, e é isso que me agrada. Você é um desses que está a fazer decisões, a guardar, a praticar, a seguir a árvore da vida? Ou você é um daqueles que a Bíblia diz, tu nem és frio, nem quente? Como eu desejo que eu fosse frio ou quente? Qual destes é você? Qual destes é você? Eu sei que tens nome que vives e estás morto, porque não cheias tuas obras perfeitas diante de Deus, porque tens um bocadinho do bem e do mal, porque está a seguir a árvore do conhecimento do bem e do mal. E Deus não quer isso. Ou quer que você ou tenha árvore do bem, da vida, e não uma mistura do bem e do mal, a árvore da morte. Qual deles é você? Qual destes é você? Lembre-te do que tens recebido e ouvido e guarda-o e arrepende-te. Muda a tua maneira de viver. E se não vigiaras, a quem é ti mesmo, como tu estás a mudar o teu espírito do homem no homem, se não vigiaras, virei sobre ti como um latrão, e não sabrás que hora sobre ti tirei. Não sabrás. Vai ser uma surpresa. E queres irmãos, o ponto é como um exemplo do homem que fez uma grande seia e convidou a muitos a sua seia. O homem fez este seia. Por exemplo, as bodas de Cristo. As bodas da noiva de Cristo. E convidou a muitos as bodas de Cristo. Lucas 14-16. E todos a uma começaram a dar desculpas. Começaram a escusar-se. Olha, eu não posso ir. Não posso ir porque não tenho dinheiro. Eu não posso ir porque comprei isto. Tudo das culpas.
Você está comprometido ou não? Está comprometido ou não? Queres irmãos? Está comprometido a quê? Conto o Mor de Deus Conhecer pela Palavra com a ajuda da Palavra de Deus a acreditar em Jesus Cristo, a arrependere-se fazer um compromisso continuamente. Deus então dá mais a seu Espírito e você observa com o Espírito de Deus e com o tumor de Deus você entende melhor e acredita mais em Jesus Cristo e então está a crescer na Graça e no Conhecimento Jesus Cristo. Por quê? Porque quando chega a estes pontos de decisão de praticar, observar, vencer ou não, você pratica a Arvore da Vida. Por você aprende, acredite e pratica a Doutrina Sá. É isso o seu caso? Ou é o caso da pessoa que não pratica e anda para trás? Se continuar dessa maneira, vai perder tudo. Vai perder tudo. Então, você está comprometido à Doutrina Sá. Jesus Cristo como dizem segundo o Timótipo, 4, versículo 1 a 4? Ou você está envolvido em perguntas e argumentos falatórios e questões de genealogias e será que mais? Com desculpas? O quê? Está comprometido? Ou não? Ou tem uma desculpa? A decisão é sua, irmão. A decisão é sua. Você é que tem que se comprometer. Para poder crescer, para poder estar pronto, preparado para reinar com Cristo, você tem que fazer a sua parte e vencer o seu Espírito agora com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Cris irmãos, o tempo é pouco. Se você não faz mais nada, pelo menos leve esta esperança. A esperança de boa nova de Rua em Deus para dar a outros, para outros poderem sobreviver quando a grana aflição vier. Mas, se você quer preparar-se, para fazer parte do Governo de Deus que vai governar a Terra no milenium, você precisa aproveitar bem todas as oportunidades que você tem. Isto é, você precisa redimir o tempo a partir de hoje, como lemos em Efésio 5, 16. Você precisa redimir o tempo e praticar. E usar as oportunidades que existem hoje e vencer. E andar para a frente e decidir comer o fruto da árvore da vida que simboliza o Espírito de Santo Deus. Decide seguir a guia do Espírito de Santo e praticar isso. Por isso o que deve fazer para estar preparado, para se enfrentar o problema que você tem e para se praticar. Para se enfrentar o problema que você tem. Aprender-se e de converter-se. Aprender-se mentalmente e converter-se praticamente. Buscar continuamente um entendimento melhor dos mais profundos ensinos dos Cristo da prática, da maneira que ele viveu, para nós imitarmos a Deus. E continuamente seguir a guia dos Espíritos de Santo Deus. Isto é, seguir o fruto da ar da vida. Não é da méscula do bom e do mal, mas a ar do bom. E agir, atuar, comprometer e andar para a frente. Crizes irmãos, o governo de Deus na Terra é a única esperança para a humanidade. E eu deixo a você este pedido. Se você não fizer nada, pelo menos leve esta esperança. Mas, por favor, se você está a entender o que estou a dizer, por favor, prepare-se agora e mude agora para ser um ser de acordo para ter a mentalidade de Cristo. Poder a atitude dele, para crescer na Graça e no Conhecimento dos Cristo, para estar a preparado, para vencer até ao fim, para ser fiel até ao fim, as suas fraquezas do Espírito-Home para você poder estar preparado para reinar com Cristo no mundo da manhã.
Como pode crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo?
Por que você nasceu?
Foi predestinado?
O que é conversão?
Chaves do processo de conversão.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).