This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
INTRO Bom, deobotar-te, queridos irmãos. Jesus Cristo, em Mateus 25, começou a ler no versículo 31. Dá-nos aqui, ou descreva aqui uma, digamos assim, uma história que diz assim, Quando vier o filho do homem na sua margistade, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono de sua glória, e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos, as alveias.
E depois continuar no versículo 33. E por a asa, o alias à sua direita nos cabritos à esquerda. Então dirá ao rei, aos que estiveram à sua direita, vindo benditos de meu pai. Entra na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Se vocês estiverem a ler em outras versões, lerão que diz, possui por irança. Isto é entra-ai na posse do reino, mas possuam o reino por irança. O reino de Deus vai ser uma irança. E depois ele descreve aqui que dirá a eles, olha, eu tive fome, eu dereste de comer, tive cedo, dereste de beber. E eles vão dizer, mas quando é que tu me tiveses aqui a pedir fome, a pedir de comer? Porque nunca devemos essa situação. E depois ele diz, em verdade, vos afirme que sempre que fizeres no versículo 40. Um desses meus pequenos irmãos a mim o fizeste. E depois diz aos outros, que estavam à sua esquerda, apartáveis de mim, para o fogo eterno, para o castigo eterno, como diz no versículo 46. Estes irão para o castigo eterno. Ou queiram castigo eterno. Ou vão morrer eternamente, enquanto os outros vão viver eternamente. Queridos irmãos, o que é necessário para possuirmos posse do reino de Deus? Ou outras palavras? Ou outras palavras? O que é o dia do julgamento? Nós estamos a ser julgados agora. O que é esse julgamento agora? O que é o julgamento?
Queridos irmãos, esse é o meu tema hoje. Quero falar com vos, com a voz do julgamento. Mas como vemos aqui, está a falar de possuírem o reino de Deus. Então, o que é o reino de Deus? O mundo hoje em dia, perdão as igrejas, não concordam no que é o reino de Deus. Alguns pensam que o reino de Deus é uma coisa na coração. Outros pensam que é a igreja. O que é o reino de Deus? E simplesmente, como sabemos, Satanás enganam-me um todo. Para as pessoas não saberem o que é o reino de Deus e por isso, para não se ter em conhecimento da boa nova do reino de Deus, e assim, não podem buscar. Não podem buscar. Por isso, uma pessoa não sabe o que é que devemos buscar. Como é que o podem buscar? Como dei um sermão recentemente, tive a descrever que um dos grandes enganos que Satanás dá ao mundo é o engano acerca do que é ir para o céu, ou o engano do que é o inferno. E também descrevi, e hoje quero que vocês olhem também, aqui a seção é em 1 Coríntios 15. Porque aqui, em 1 Coríntios 15, é uma seção que as pessoas leem, mas depois não leem completamente. Por isso assim, começando no versículo 1, irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebesse e na qual ainda perceberás. Por ele também sou os salvos, se você tivesse a palavra tal como o Volapeira e a Gay, a menos que tenhais querido em vão. Antes de tudo vos entregay, o que também recebi, que Cristo morreu pelos vossos mercados, segundo as escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou a terceira-dia segundo as escrituras. Muitas pessoas param aí, não leem o resto, mas é importante ler o resto, porque depois diz que Jesus Cristo ressuscitou, ressuscitou.
E ressuscitar dos mortos. Por que? Se as pessoas não estão mortas, porque elas ressuscitarem, já estão no céu, porque elas ressuscitaram. Isso descrevi no sermão acerca do céu e do inferno. Mas continua-lhe a ler então no versículo 20 diz assim, mas de facto Cristo ressuscitou dentro dos mortos, sendo-lhe a primícia dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, Adão e Eva, também por um homem veio a ressurreição dos mortos, Jesus Cristo.
Porque assim como é Adão, todos morrem, assim também todos serão uificados, mas cada um porém por sua própria ordem. Cristo, a primícia, foi primeiro, depois de que são de Cristo na segunda vida, está aqui a falar deste julgamento, porque um serão escolhidos e outros não. Então continua-lhe a ler na segunda vida, no versículo 24. E então virá ao fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando o vete destruir todo o Principado, bem como toda a Podestade e o Poder, porém convém que ele reime até que haja pôs todos os inimigos debaixo dos pés. E o último inimigo a ser destruído é a morte.
Por isso estamos aqui a ver um princípio que vai haver um julgamento, que Deus, Jesus Cristo, vai ranar na Terra e que vai pôr debaixo todos os inimigos. Vai haver um julgamento, um período de julgamento. E depois escreve um bocadinho mais acerca disso. Vejam aqui no versículo 50 a 53. Isto afirma, irmãos, que a carne e sangue não podem herdar. Está aqui a falar de novo herdar. Como lemos anteriormente, era persui por herança. Isto está aqui a falar de herdar o reino de Deus.
Nem a corrupção, herdar em corrupção. Não podem, dizem que vou ler de novo, isto afirma, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção, herdar em corrupção. É isto que vos diga um mistério. Bem, nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos. Isto é, nem todos vamos morrer, porque se estivermos ainda a viver, quando os Cristo vier, essas pessoas estão a viver, quando os Cristo vem, a sessão de Cristo serão transformados. 52. No momento, não abrir e fechar do olhos ao ressoar da última trombeta. Quando? Quando for da última trombeta. A trobeta sua há, os mortos ressuscitarão incorruptivas e nós seremos transformados.
Uma vez mais, está a falar aqui de quando vamos ser vivificados à vinda de Cristo, na sua vinda. Continuando, então, no versículo 53. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptabilidade e que o corpo mortal se revista da imortanidade. E aqui, por isso, estamos a falar que há um julgamento, uma decisão que certas pessoas, durante a vinda de Cristo, terão recebido o resultado de um julgamento e, por isso, receberão a vida eterna nesse momento. Isto é o que a Bíblia chama a primeira ressurreição.
E, por isso, erdam ou entram o reino de Deus. E só podem entrar no reino de Deus através de uma ressurreição. E quando isso acontece? Acontece quando as nações vão estar zangadas, vão estar a lutar contra Jesus Cristo, e vai haver essa luta e os que são chamados, os que são escolhidos e os que são fiéis até ao fim estarão com Cristo durante essa guerra, durante essa luta, durante esse período, porque estarão vivificados ou ressuscitados nesse momento.
Mas a pergunta é, o que é que precisamos de fazer hoje em dia? O que é que precisamos de fazer hoje em dia? Para sermos interesses de Cristo. Ora, a muita pessoas vão dizer, não, não precisamos fazer nada, porque somos salvos de graça. Querias irmãos, somos justificados de graça. Mas agora, depois dessa justificação, precisamos de nos arrepender, estar arrependidos e a viver uma vida nova. Se não estamos a viver uma vida nova, vamos desprezidizar, deitar fora essa justificação de graça.
Vejam comigo, se faça o voo, nem Romanos capítulo 8. Romanos capítulo 8, versículo 4. Diz assim, a fim de que o preceito da lei de Deus, ou da lei, se comprissem nós, que não andámos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Está aqui a falar que o preceito, a justiça de Deus, tem que ser cumprida em nós. E por isso, há algo que temos que fazer, porque não andamos na carne, não andamos de acordo com as paixões da carne, mas andamos segundo a guia do Espírito Santo.
E por isso, este preceito da lei, esta justiça da lei, é algo que é necessário, mas não nos justifica. Estamos aqui a falar da lei de Deus, da lei eterna. Deixe-me dar um exemplo disto. Se uma pessoa diz a você, olha, você está a perguntar a pessoa, quais são as direções para ir à casa desta pessoa?
Ou, por exemplo, para ir a este hotel? Olha, as direções, olha, segue aqui, vira aqui à esquerda, vira ali à direita e vais lá. O que você vai fazer? Você vai fazer o que esta pessoa diz para ir lá. O que isso quer dizer? Quer dizer que você acreditou nessa pessoa e seguiu as suas direções. Acreditar quer dizer seguir. Continuamos, então, a ler no versículo 5. Porquê os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne. Se nós temos esta inclinação para a carne, se nós estamos a pensar das coisas da carne, se não estamos a controlar os nossos passamentos, não estamos a seguir a guia do Espírito Santo, diz assim, por si inclinam para a carne cogitam as coisas da carne.
Mas os que se inclinam para o Espírito, as coisas do Espírito, os que estão inclinados a ouvir a guia do Espírito, acreditam o que Jesus nos diz, acreditamos no que a Bíblia diz, aqui é a nossa Bíblia, acreditamos o que diz e seguimos essas direções, seguimos essa guia, a guia do Espírito. Ora, quando seguimos essa guia, estamos a inclinados para o Espírito.
Continuando, então, a ler no versículo 6. Porquê o pendor da carne dá para a morte, mas do Espírito para a vida e paz. A inclinação para a carne é a morte. A inclinação para o Espírito seguir o que o Espírito nos guia, as direções que nos dá, não nos força, mas nos dá direções, nos guia.
Isso nos dá a vida e a paz eterna. Isso é o que precisamos ter para termos a vida e a paz eterna. Por isso, continuando no versículo 7, o pendor da carne é animizado contra Deus. A inclinação para a carne, a inclinação para as paixões da carne, a inclinação para a corruta natureza humana, é animizado contra Deus. Pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus, não podem agradar a Deus.
Nós precisamos fazer as coisas que são agradáveis a Deus. Se nós estamos a seguir as inclinações da carne, as paixões corrutas da carne, nós estamos a agradar a Deus. Pois porém, versículo 9, vos porém, não estás na carne, mas no espírito se, de fato, o Espírito de Deus apita em nós, ou em vós. E depois diz aqui um versículo muito importante.
Se alguém não tem o Espírito Cristo, este é o Espírito de Deus, o Espírito de Cristo, este tal não é Têla, não é um verdadeiro cristão. Se porém Cristo está em nós, ou em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado. Isto é, nós paramos de pecar, paramos de fazer os desejos das nossas paixões, e por isso é como se que os desejos da carne estejam mortos, o corpo está morto. Morte, mas o Espírito é a vida por causa da justiça. E nós, através da guia do Espírito, estamos a seguir o Espírito de Santo Deus, e isso é a justiça de Deus, em nós.
A justiça de Deus. A sua justiça que nós temos a seguir para entrarmos no reino de Deus. Se habita em vós o Espírito, que é o Espírito de Deus, daquele que crucificou Jesus, que é o Pai, o Espírito de Deus, dentro dos mortos, esse mesmo crucificou Cristo Jesus dentro dos mortos mortos, vivi e cará também o vosso corpo mortal por meio do seu Espírito, em que vos habita. Crescindos irmãos, estamos a viver no Espírito, temos uma garantia, temos uma garantia, se estamos de facto a viver no Espírito.
E o Espírito habita em nós, e nós estamos a seguir a guia do Espírito, fazendo as coisas que são agradáveis a Deus. Praticamos por isso a justiça de Deus. Então diz assim, seremos vivificados, seremos julgados como justos, e por isso teremos a vida interna. E isso é parte da nossa vida hoje em dia, é parte da nossa vida, que é o desenvolvimento do caráter.
Não é simplesmente um remórcio, não é simplesmente um desejo de, por exemplo, na cama da morte dizer, ok, eu rependo, não, não. É um prolongado período de vencimento, de vencer as paixões da carne, vencer as atrações do mundo, vencer os enganos de Satanás, destes que ele nos dá através de várias maneiras que ele nos dá, enganos, várias siladas dele, e se deve vencer esta carne através da guia do Espírito Santo, mesmo quando nós não tenhamos a vontade de o fazer, fazemos. E por isso é um período prolongado, digamos assim, um período de prova, de provação.
Nesse período de provação, de prova, de teste, é um período de julgamento. É um período em que devemos começar a pôr em prática uma atitude de amor e carinho para com outros e para com Deus, uma atitude de dar a outros, mesmo que sejam pequeninos, como os Cristo disse em Mateus 25, aqueles que deram de comer e beber, aqueles que são pequeninos, como é? Comer e beber. Não é só coisa física, é espiritual, não é emocional, como nós cuidámos e tivemos cuidado para com as outras pessoas.
E por isso, durante este período de provação, depois de recebermos o Espírito Santo, depois de nos termos arrependidos, este período de vencer as fraquezas da carne, esse é o nosso julgamento. E durante este período, estamos a ter uma mudança, que é uma mudança do nosso velho eu para o novo eu. E estamos a pôr um homem diferente em nós, e depois continuam a ler em Romanos 8, que diz assim, que estamos a ser guiados pelo Espírito de Deus, somos então filhos de Deus, e então conclui essa secção no versículo 18, 17 e 18, que vamos ser glorificados com ele, e porque diz assim, porque para mim, entende por certo que os sufrimentos do tempo presente estão no versículo 18.
Não podem ser comparados com a glória a ser relada em nós. Vamos ter a glória de Cristo em nós. Está claro, muito menor que Cristo, mas desse tipo de glória, desse gênero de glória, vai ser revelado em nós.
Queres irmãos, como vemos, não somos salvos simplesmente pela graça.
Sim, precisamos da graça a Deus, sem a graça a Deus, nenhum de nós tem esperança alguma. Mas temos que praticar a justiça de Deus. Vejam como Mateus 7, Mateus 7, 21 a 23 descreve isso. Mateus 7, 21 a 23 descreve isso.
Entou-lo, como disse, Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus. Isto não é no reino de Deus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus. Precisamos de optecer às leis de Deus do Pai.
E depois dizem, desde assim, no versículo 22, vão dizer, Senhor, Senhor, nós não profetizámos entre o nome de Jesus Cristo, nós pregámos em nome de Jesus Cristo. E entre o nome não explimos demónios, e entre o nome não fizemos muitos milagres, então Jesus Cristo nos diz explicitamente, nunca vos conheci, apartávos de mim, os que praticais a iniquidade. Praticais a iniquidade. Isto é, não fazem vontade do meu Pai, não obedecem às leis de Deus. E por isso, precisamos de optecer a Deus.
Queres irmãos, isto envolve arrependimento, envolve uma mudança, envolve receber o Espírito de Santo Deus, e depois envolve desenvolver o caráter de Deus, e manter-nos fiéis até ao fim. Isto é o que Pedro se refere em primeiro Pedro, capítulo 4, viria primeiro Pedro, capítulo 4, primeiro Pedro, capítulo 4, vejamos versículo 17. Diz assim, porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada. Queres irmãos, agora o juízo está a ser feito na Igreja de Deus. E na Igreja de Deus são aqueles que foram batizados para dentro do corpo espiritual de Cristo.
Queres irmãos, se você está a seguir, se foi batizado para dentro do corpo espiritual de Cristo, se você tem o Espírito Santo, você tem que estar a desenvolver o caráter de Deus agora, na sua vida, o caráter justo, a plenitude de Jesus Cristo na sua vida agora, porque se não está a ser julgado agora, o seu juízo é agora. Não há segunda chance. É agora. Ora, se primeiro vem para nós o julgamento, nós que estamos na Igreja de Deus, qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus?
Queres irmãos, o que é esse julgamento então? Agora está a ser julgado a uns outros. O que acontece? O que vai acontecer?
É que quando Jesus Cristo vier, nós somos recitados, recebemos o resultado desse julgamento, depois Satanás é imprisionado, Jesus Cristo impõe Satanás na prisão, e o que acontece depois? Depois começa o reino de Deus a governar na terra.
Nós vamos reinar com Ele. Vamos reinar por mil anos. Vejam em Apocalipse capítulo 20. Apocalipse capítulo 20.
Diz assim, começando no versículo 1, fala acerca e 2, fala acerca do Dragão antiga, o dragão antiga, se repente, que foi prendida por mil anos, foi posto na prisão por mil anos, e depois no versículo 4 diz assim, verão tronos, e as pessoas vão ser ressuscitadas, como disse, e viveram, ao fim do versículo 4 diz, viveram e renarram com Cristo durante mil anos. Ao fim do versículo 5 diz, esta é a primeira ressurreição. Os outros, como diz no versículo 5, não viveram até ao fim dos mil anos.
Os de Cristo são ressuscitados, no que a Bíblia chama a primeira ressurreição, à vinda de Cristo, e aqui que eles fazem? Vejam, então, em Apocalipse capítulo 5, versículo 9 e 10. Apocalipse capítulo 5, versículo 9 e 10.
Diz assim, diga-me, é-se tomar o livre e abrir-vos os olhos, e abrir-lhe os olhos, porque foste morto, e que o teu sangue compraste para Deus, os que precedem de toda a tribulina ou povi-nação. Jesus Cristo comprou nós, de toda a tribulina, versículo 10, e para o nosso Deus os constituísse, reino e sacerdotes. Vamos ser reis e sacerdotes. Vamos ser reis e vamos ser senhores, professores, instrutores, pessoas que vão ensinar, pessoas que vão governar e pessoas que vão ensinar os ensinamentos de Deus, e reinarão sobre a Terra. Essa vai ser a nossa responsabilidade. Não é reinar no céu, é reinar na Terra.
Então, o que se passa durante esse período? Quem é que vai estar na Terra? Que eles vão reinar. As pessoas que não morreram, que estão ainda vivos, os nossos filhos e netos e bisnetos que ainda estão vivos. Vamos reinar sobre esses. Sim, porque não é o fim do mundo, irmãos, é simplesmente a vida de Cristo para estabelecer o Governo de Deus, o Governo Mundial de Deus a governar na Terra, em vez de termos o Governo Brasileiro, o Governo Português, o Governo Espanhol, o Governo Italiano e o Governo Chinês, vamos ter o Governo de Deus a governar na Terra. Isso é o reino de Deus.
Vejam o que o Mico se faz favor em Isaías capítulo 2. Isaías capítulo 2. Isaías capítulo 2.
Isaías capítulo 2 versículo 1 a 4.
Palavra que é a visão, veias a Ias Filho da Mosra a respeito de Judá e Jerusalem. Nos últimos dias, a conto será que o monte da casa do Senhor, isto é o reino de Deus, o monte da casa do Senhor, será estabelecido no cime dos outros mundos. O reino de Deus será estabelecido ao cime de todas as outras nações, de todos os outros países. E se levará sobre os hotérios, até será mais alto que até as nações pequeninas.
E para ela, fluirão todos os povos.
Todas as nações irão, se aproximarão, perguntarão ao rei dos reis, ao governo de Deus, como viver. Irão muitas nações de versículo 3, irão vindos e subamos ao monte do Senhor. Subemos então ao rei de Deus, ao governo de Deus, e à casa de Deus de Jacó, onde está subscrito como rei dos reis, para que nos ensinem os seus caminhos e andemos pelas suas varetas, porque de Siam será a lei. De Siam, dessa área, onde vai estar estabelecido o rei de Deus, mas que espiritualmente também representa o que é hoje a Igreja de Deus, que serão ser nós casados, então nesse momento, casados, como a noiva que se casou, com Jesus Cristo. Porque de Siam será a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá a muitas nações. Lembra-se o que lemos em Mateus 25, uns para a esquerda e uns para a direita? É o que ele está a fazer. Ele julgará uns para a esquerda e uns para a direita, durante o milênio. As pessoas estão a ser julgadas. Vai ver este período de julgamento. Como nós, na Igreja de Deus, estamos ser julgados hoje, os que estão a viver na terra vão ser julgados durante o milênio. As nações. Estas nações converterão as suas espadas, as suas metralhadoras, os seus tanques, as suas bombas, enrelhas de gerados e as suas lances empudadeiras. Uma nação não levantará a espada, a metralhadora, ou bombas, ou tanques de guerra contra outra nação. Nem aprenderão mais guerra, não haverá mais academias militares. E isto acontece durante os milênios. Durante o milênio. Jesus Cristo vai estar a julgar, separar os cordeiros dos quebritos.
Vejam um pedinho mais adiante em Isaías 35. Isaías 35. 1.1.7 Está aqui a descrever a beleza da Terra durante este período. O deserto e a Terra se alegrarão. O hermo exaltará e flucerá como o navecisso. Flucerá abonantemente. Jubilará a alegria e exaltará. Vejam no versículo 3. Fortalecei as mãos, frouxas e frimais, joelhos vacilantes, desejos, desalentados, com o quebrido, e as asas. Vejam no versículo 3. Fortalecei as mãos, frouxas e frimais, joelhos vacilantes, desejos, desalentados, com o quebrido, joelhos vacilantes, desejos, desalentados, com o quebrido, joelhos vacilantes, desejos, desalentados, com o quebrido, joelhos vacilantes, joelhos vacilantes, desejos, desalentados, de coração. Sete fortes, não tenham medo. Vejam o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus. Os coxos dos séculos vão entender a verdade de Deus, e se desempendiram os ouvidos dos surdos, aqueles que não querem ouvir a verdade de Deus, vão ouvir, vão entender a verdade. Os coxos soltarão como servos? Sim. Estou-me de estar a falar aqui de pessoas com problemas físicos, mas também tem uma dualidade que simboliza coisas espirituais. Os coxos soltarão como servos, e isto é, as pessoas que estão confusas, não entendem a verdade, estão todas misturadas, vão entender as coisas corretamente. E ali um dos mundos que cantará, vão, que não sabiam, entendiam, não conseguiam descrever a verdade, vão agora dizer, olha, mas que beleza, hein! E cantar, cantar os inos as canções de Deus. Pois, águas arrebenterão do deserto e ribeiros no ermo. A areia esbraseada se transformará em láguas e a terra se dente em mananciais de águas, onde a outra vivia um chacais que será a erva, com canas e juncos. Vamos ver aqui um período que vai ver grandes benções físicas, pensões físicas e as pessoas virão das suas terras, das suas áreas diferentes para aprender a verdade. Para aprender a verdade. Isso aí, no versículo 8, e haverá um caminho, caminho que se chamará o caminho santo. E irão a esse caminho. E vejam no versículo 10, os regatados do Senhor voltarão e virão a sião com cânticos de júbilo. Alegria eterna corura a sua cabeça. Gose, alegria, candarão. E Deus fugirá a tristeza e o gemido. Crescirbãos, vocês vivem em situações muito terríveis. Vocês olham a sua volta, já veem tristeza e gemido. O que está a dizer é ser fortes. Não tenham medo. Porque o dia virá que Jesus Cristo voltará e vai ser transformado esta tristeza numa alegria eterna.
Vai haver transformado numa alegria eterna. Vai haver um mundo feliz, um mundo muito feliz. Há várias escrituras que descreve-se. Várias escrituras que descreve-se.
Então, vou entender a verdade. Vou receber o Espírito de Santo Deus e vão crescer.
E isso será o período do milenio. Um período em que a paz, a alegria e a felicidade se espalhará pela Terra inteira. Há para paz e descanso. Isto é o que a Bíblia chama o Shabbatón. O verdadeiro reino milenial. O verdadeiro descanso.
Vejam onde estávamos a ler a pouco, na Apocalipse Capítulo 20, versículo 6. Apocalipse Capítulo 20, versículo 6.
Apocalipse Capítulo 20, versículo 6. Dizem-se-se-se que os restantes do mortos não reviveram a Terra se completasse aos milanes. Ao fim dos Milanos essas pessoas vão ser os Shake Dadas.
Vão ser os Shake Dadas. Vão ser os Shake Dadas.
Deül. Vão ser os Shake Dadas. Запad TigreAgmail, Ítissingen Lisboa, Pat600. タルifeis, Retикview, E vão ter uma vida física. Vocês podem ler em Ezekiel 37. Vigemos em Ezekiel 37. Ezekiel 37. Vou começar a ler do versículo 1. Ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez andar ao redor deles. Eram muito numerosos no superfície do vale e estavam sequísimos. Então estavam vale. Muitas pessoas mortas só estavam ossos. E depois disse assim, profetiza esses ossos e disse, versículo 4, ossos secos houve a palavra de Deus. Então, diz o Senhor Deus a estes ossos, eis que farei entrar o Espírito em voz e viveréis. Farei entrar em voz, o Espírito do homem no homem. E vocês vão viver. Isto é o fólogo de vida, isto é o Espírito do homem, isto é a respiração. Versículo 6. E porém tem dois sobrevós. Farei crescer carne sobrevós. Carna. Sobrevós estenderei pele. Crescer irmãos, isto é uma vida física. E porém em voz o Espírito. Isto é o Espírito do homem, isto é o fólogo da vida. E viveréis. E sabréis que sou o Senhor. Imagina as pessoas que estavam mortas. Tínham morrido. Sem esperança. Por quê? Porque durante a vida estavam cegas. Não sabiam a verdade. Milhares e milhões de pessoas não sabiam a verdade. Então morreram sem saber quem eram os cristãos. Estavam cegos. Milhões de pessoas. Até israelitas. E até muitos cristãos que não entenderão a verdade. Estão cegos. Cegos. Mantenham o dedo aí, em Zíquio 37, para vos voltar a ir daqui a pouco. Ponham uma marcação, ou coisa assim. Por exemplo, em Romanos capítulo 11. Romanos capítulo 11. Vamos ler no versículo 7. Romanos 11 versículo 7. Romanos 11 é um capítulo muito lindo e interessante. Mas veja que no versículo 7, o que teremos pois. O que israel busca não conseguiu, mas eleção o alcançou. E os mais foram endorcidos. Isto é, estamos a falar dos israelitas, quanto mais do resto das outras nações, dos israelitas buscaram, mas não conseguiram receber esta herança do rei de Deus durante esta vida. Mas a eleção o alcançou. Aqueles que foram eleitos, que foram chamados, que foram escolhidos e que se manterem viajes até ao fim, alcançaram a herança do rei de Deus, a primeira recepção. Mas esses outros não alcançaram. A grande maioria dos israelitas, e está claro, ainda mais das outras nações, foram endorcidos. Foram endorcidos. Como está escrito, versículo 8, Deus lhes deu espírito em turpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir até o dia 2. Estão cegos, estão surdos espiritualmente. Por isso é que dizem, os cegos vão ver, os surdos vão ouvir, porque Deus lhes deu um espírito em turpecimento, mas nessa altura vão ser reciclados, vão ser carne de novo, porque estavam cegos, tinham um espírito em turpecimento, estavam endorcidos. Vejam no versículo 25. Por não quer irmãos que ignoreis este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos, veio endorcimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito. Virado-se a um libertador e ele apartará de Jacob as empiadadas. Queres irmãos, os Israelitas estavam cegos, morreram cegos. Quanto mais os não-israelitas, os gentios das outras renações todas, morreram cegos. Depois eram este soco ossos recequidos que lemos em Ezekiel 37. E podem voltar a Ezekiel 37, quando disse que íamos voltar. Podem voltar a virar a ir de volta. Ezekiel 37. E como disse, ele profetizou, vejam no versículo 10, como ele mordonara, e o espírito do homem entrou neles, e viveram, e se posaram em pé, isto é, foram ressuscitados um exército sobre modo numeroso. Sobre modo numeroso.
Talvez entre 50 a 100 bilhões de pessoas.
Os irmãos não são só as realitas. Para vocês lémem a Mateus 11 e 12, que os Cristo disse que os de tiro, os de sedomo, os de sodoma, os de ninava, a rainha do Sul, vão estar no juízo ao mesmo tempo com os outros, vão ser ressuscitados ao mesmo tempo. E isto está aqui a falar do período de juízo. E esses que ressuscitaram, esse aqui no versículo 11, estão me disse, filho do homem, esses ossos são todos a casa de Israel. E, como disse, não há discriminação em Deus. Está aqui a escrever a casa de Israel, mas é aplicável aos gentios, como descrevia-os de tiro, sedom, espanha, Portugal, Brasil, etc. vão estar todos lá ao mesmo tempo. E eles estão a dizer, os nossos ossos se secaram e percebem a nossa esperança. Estamos de todo extreminados. Vão ser ressuscitados e veem isto e dizem-nos, Uuh! Estamos em problema. Estamos em problema. Para eles é como se estivessem dormidos, é como se estarem a dormir, acordaram como se fosse imediatamente depois de morrerem. Foi como se fosse imediatamente depois. Para eles o tempo passou, porque estavam a dormir, mas só no profundo. O Brasil 12 diz assim, O Senhor Deus, Esque abrirei a vossa sumpultura e vos farei sair dela, ao povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabrez que eu sou Senhor quando eu abrir a vossa sumpultura e vos fizer sair dela, ao povo meu. Como é que vão saber? Porque vão ser ensinados, vão ser treinados, os olhos vão abrir, os ouvidos vão ser abertos, vão ver e vão ouvir e vão aprender a verdade de Deus.
Então diz assim, quando aprenderem essa verdade, quando virem a saber, o que acontece? Nada diferente que nós. Vão ter que se arrepender, vão ter que ter fé, vão ter que ser batizados, vão ter que receber o Espírito Santo de Deus. Diz assim, no século XIV, porém em vós o meu Espírito, esteu Espírito Deus. Como? Depois do arrependimento, depois do batismo, depois da imposição das mãos por um ministro de Deus, vão receber o Espírito. E então sabrez que eu sou Senhor. Diz isto e o Fiz diz o Senhor.
Querias irmãos, esse será o julgamento dessas pessoas que foram necessitadas depois do milênio, que é a segunda ressurreição.
Aucleemos em Apocalipse 20, aqueles depois do milênio serão recitados depois. E foi o que acabamos de ler agora, para viverem durante este período de provação, este período de vigilância, este período de vida de testes. Por quanto tempo? Quanto tempo? Vejam comigo, Isaías 65, versículo 20. Isaías 65, versículo 20.
Querias irmãos, não estamos a falar de uma segunda chance. Estamos a falar da primeira chance, porque nunca tiveram, porque os ouvintes estavam fechados, estavam endorcidos, estavam cegos. Isaías 65, versículo 20.
Diz assim, não haverá mais nele, criança, para viver poucos dias, porque essas crianças que vieram poucos dias, vão ser os citadas. Nem velho que não comprou os seus, porque nunca soube a verdade, nunca comprei os seus, nunca teve a sua oportunidade, porque morrer aos 100 anos, é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos 100 anos, será amaldiçoado. Está a entender que será um período de provação, de vigilância, de vencimento, de desenvolvimento de caráter para essas pessoas, por um período de 100 anos. Por exemplo, essa pessoa foi um terrorista, foi um assassino de bombas, e matou as outras pessoas.
E aquelas que ele morreu, ou matou, vão estar necessitadas ao lado dele.
E ele vai ter que pedir perdão, e os outros vão ter que perdoar.
E que dizem-nos, isso demora tempo. Vão ter que reconciliar. Reconciliar não é simplesmente perdoar?
Reconciliar é dizer, olha, vamos ser amigos, e vamos comer e jantar, e vamos brincar, e vamos dizer andotas, e vamos conviver os conjuntos. Reconcilham, reconciliados.
Acham que isso vai ser em 5 minutos? Não. A Bíblia diz que provavelmente será para um período de 100 anos.
Vão as pessoas a arreprender-se? Vão as pessoas perdoar? Vão viver em harmonia? Sim ou não?
Tem um período para vencer.
Ao fim desses 100 anos, terão então de facto tido a oportunidade, a chance que nunca tiveram, de desenvolver o caráter de Deus.
E depois o que segue-se? O que segue-se é que, o que segue-se é que, vai haver então um lago de fogo. E aqueles que não se arrependeram, vão ser queimados no lago de fogo. Toda a terra se vai queimar. Entretanto, os que, por exemplo, nesta vida, hoje em dia, que souberam a verdade, e que rejeitaram a verdade, e que se rebelaram, que também vão ser ressuscitados para o lado de fogo. Ao mesmo tempo, ao fim desse período de 100 anos, também serão ressuscitados para ser deitados para dentro do lago de fogo. Vejam comigo em Apocalipse Capítulo 20.
Apocalipse Capítulo 20.
Está aqui a falar do julgamento do Trono Branco.
A primeira parte, no versículo 11 e 12, é a segunda recebeção, que os dois são os que, é a segunda recebeção, que eu descrevie de Ezekiel 37. São postos em pé, os mortos, grandes e pequenos, são postos em pé, como lemos em Ezekiel 37, vão viver, vão conhecer a verdade, então abrirão os livros, estes livros da Bíblia, e outro livro que é o livro da vida. É como em Mateus 25, vão ser, por ir o julgamento, de separar as ovelhas dos cabritos.
E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, e vão ter que se arrepender, e vão ter que fazer obras, vão ter que vencer, de acordo com o que estava escrito, nos livros, na Bíblia. E por isso, alguns vão para a vida, vida eterna, porque vão para o livro da vida, e os outros não. Essa é a segunda resolução. Mas, como disse, ao fim desse período de 100 anos, aqueles que não se arrependeram, e por isso não vão para a vida eterna, porque não têm o nome escrito no livro da vida, esses outros vão para o Lago de Fogo.
É o que descreve aqui, no versículo 13, a 15. Deu mar os mortes que neles estavam, a morte, e o além, isto é, o em grego Reides, adas, e entregaram os mortes que neles haviam, e foram julgados um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do Lago de Fogo.
A morte e aqueles que estavam na sepultura, que não se tinham arrependido, porque tinham rejeitado a verdade, foram ressuscitados, esta é o que nós chamamos a Terceira Resurreição, depois dos 100 anos, e então foram julgados durante este período breve, houve um julgamento, e então são lançados para dentro do Lago de Fogo, esta é a segunda morte, o Lago de Fogo. E se alguém não for inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do Lago de Fogo.
Queres Irmãos, como vemos, esse é o julgamento. Esse é o julgamento. Isso é o que Pedro descreve em segundo Pedro, segundo Pedro, capítulo 3. Segundo Pedro, capítulo 3. Esse período, ao fim, diz-se tudo. Vem, segundo Pedro, capítulo 3.
Versículo 3 a 10, diz assim, tem nem conta antes de tudo, que nos últimos dias serão escarnos-dors, de seus escarnos, e depois diz, que vai haver os dias de juízo. Sim, como eu te escrevi, a um juízo. E... E depois diz, que...
diz, no versículo 8. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis que a ser, que para o Senhor um dia, com mil anos e mil anos como dia, não retarda o Senhor, no versículo 9, a sua promessa, como alguns, a julgam de morada, não ganham, para convosco, não creem, que nenhum parece, mas todo chega um arpenamento. Porém, versículo 10. Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor, esta parte final do dia do Senhor, ao fim destes 100 anos, que eu me ensinei, no qual os céus passarão como estrepitosos estrondos, e os elementos se desfararão, abrazados. Também a terra e as obras, que nele existem, serão fingidas. Viste todas as coisas onde assim ser desfeitas.
Queris irmãos, é que vai ver este Lago de Fogo destruirá a terra e também os céus.
E por isso então, qual é a nossa responsabilidade hoje? Queris irmãos, a nossa responsabilidade hoje é discernir entre o bem e o mal e o bem. É desenvolver o caráter de Deus até ao fim. É de vencer até ao fim. É o que esses que vão ser recitados na segunda resolução vão ter que fazer o mesmo durante esses 100 anos. É mesmo que as pessoas que estão a viver no milênio por mil anos vão ter que fazer discernir fazer o bem. Desrenir o bem no mal e fazer o bem. Escolher a árvore da vida.
Depois disso tudo depois disso tudo chegamos a Apocalipse 21 Apocalipse 21 Depois de Terra e do céu ter se destruído os que não estão no livro da vida vão ser destruídos internamente os que estão no livro da vida vão viver internamente A Terra e o céu vão ser destruídos mas depois disso lê-se aqui no Apocalipse 21 Vi novo céu e nova Terra pois o primeiro céu e a primeira Terra passaram e o mar já não existe.
Depois desse julgamento, depois disso tudo Deus entrega o reino ao Pai e o Pai vem para a Terra Diz assim, então vi também a cidade santa a nova Jerusalem que descia do céu da parte de Deus ataviada como noiva adornada para seu esposo então vi grande voz vinda do trono dizendo, ejuta a bronáculo de Deus com os homens Deus habitará com os homens eles serão pobres de Deus e Deus mesmo estará com eles e é o que se passa Deus vem para a Terra a nova Jerusalem vem para a Terra então o reino Deus continua a Terra vai ser, digamos assim o ponto central do Governo universal das galáxias e disso tudo Cris irmãos, esta é a boa nova do reino de Deus mas ao mesmo tempo é o ensinamento é a doutrina do julgamento vai haver um julgamento por isso vocês e eu hoje em dia precisamos ter cuidado porque nós estamos a ser julgados hoje os que estão cegos vão ser julgados mais tarde mas nós estamos a ser julgados hoje. Por isso precisamos desenvolver a justiça de Deus que é desenvolver o caráter de Deus que é ter a imagem, a predetor de Cristo em nós na nossa vida hoje em dia por favor irmãos busquem o reino de Deus e a sua justiça e a sua justiça e a sua justiça e a sua justiça
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).