Glossário

Glossário

Apóstolo: Um cargo eclesiástico exclusivo historicamente ocupado por poucos; literalmente “aquele enviado”, mas para um propósito particular: levar uma mensagem. No Novo Testamento se refere a um enviado especial ou mensageiro do evangelho; um mensageiro especial de Deus (Lucas 11:49; Apocalipse 18:20); mais especificamente os 12 originais (Pedro, João, André, etc.) como também Paulo, Barnabé e alguns outros. Jesus Cristo foi chamado o Apóstolo (Hebreus 3:1).

Evangelho: As boas novas do Reino eterno de Deus que será estabelecido na terra depois do retorno de Cristo e como poderemos fazer parte deste Reino. Esta mensagem era o foco dos ensinamentos de Jesus Cristo e dos Apóstolos. O termo é usado cerca de 100 vezes no Novo Testamento.

Conhecimento: A imensa quantidade de informação obtida por uma pessoa: um atributo de Deus (Romanos 11:33); o que precisamos saber sobre Deus (Oséias 4:6).

Últimos Profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel; chamados “últimos” para distinguir estes três e seus livros respectivos dos livros dos profetas “anteriores”: Samuel e Reis.

Maiores Profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel; chamados “maiores” para distinguir estes três e seus livros respectivos dos 12 profetas “menores”. Maiores é usado no sentido de livros longos e menores no sentido de livros curtos.

Pentateuco: Um termo Grego para os cinco primeiro livros da Bíblia, os cinco livros de Moisés (penta significa “cinco”). Este termo veio a ser usado quando a Bíblia Hebraica (ou Antigo Testamento) começou a ser traduzida para o Grego cerca de 300 a.C.

Cronista (registrador ou chanceler): Um enumerador, secretário ou arquivista; o secretário oficial do rei (2 Samuel 8:16). No mundo antigo o cronista era membro de uma classe profissional de homens literários que eram treinados para serviço oficial na administração real.

Revelação: A manifestação da Palavra de Deus e plano para o ser humano. Na Bíblia refere-se a tornar coisas obscuras claras; trazendo matérias ocultas à luz; causando especialmente nos indivíduos chamados para ver, ouvir, perceber, saber, e entender as coisas de Deus; o desvendamento dos mistérios bíblicos (Romanos 16:25).

Escriba: O copista dos manuscritos oficiais (notavelmente na Bíblia Hebraica); um arquivista ou protetor de registros; um membro de uma classe profissional de secretários que transcrevia documentos legais e que eram peritos no estudo de lei (ou Torá). Esdras era um escriba habilidoso (Esdras 7:6). Jesus comentou sobre esta profissão (Mateus 13:52), mas freqüentemente fez objeções à maneira como os escribas usavam seus cargos e influências, freqüentemente mal interpretando as Escrituras.

Torá: A expressão do Hebreu que se refere especificamente “à lei”, significando os cinco livros de Moisés. Num sentido mais amplo significando instruções espirituais ou ensinamento.

Entendimento: A qualidade de ter bom discernimento ou bom julgamento num sentido geral; um poder de discernir pensamentos abstratos; a habilidade de seguir logicamente instruções ou uma linha de pensamento.

Sabedoria: Ter experiência, conhecimento e entendimento junto com o poder de aplicá-los com prudência, prática, discrição e bom senso; a base da moral adequada e julgamento compreensivo; uma característica que Deus dá para Seu povo (Mateus 12:42) a medida que estudam Sua Palavra; personificado no livro de Provérbios.