O Fundamento dos Valores Verdadeiros

Você está aqui

O Fundamento dos Valores Verdadeiros

A Palavra de Deus é a pedra fundamental do conhecimento. Ela providencia a informação indispensável que não poderíamos achar em nenhuma outra fonte. Ela fornece a base estrutural do conhecimento ao redor da qual podemos aplicar outros conhecimentos. Deus, em Sua Palavra, ensina a humanidade como se deve viver. Ele nos ordena a viver em harmonia com Seu caminho de vida revelado em Sua Palavra. As leis de Deus definem os verdadeiros valores e Ele espera que esses valores e rejeitemos qualquer outra alternativa.

Do começo ao fim, a Bíblia é um livro de instrução espiritual. Seus principais enfoques estão na lei espiritual de Deus, a qual está incorporada e resumida nos Dez Mandamentos. Estes são um reflexo da mente e do caráter de Deus. Todas as leis bíblicas são amplificações, casos práticos e exemplos detalhados de como devemos amar a Deus e ao próximo.

Como Jesus Cristo enxergava a lei de Deus?

"E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: 'Mestre, qual é o grande mandamento da lei?' E Jesus disse-lhe: 'Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento'. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:35-40; comparar com Marcos 12:28-31).

A lei de Deus é espiritual (Romanos 7:14) e baseia-se no amor. "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos;" escreveu João. "E os seus mandamentos não são pesados" (1 João 5:3, versão Almeida Corrigida e Fiel, ACF). A lei de Deus define o amor e nos mostra como amar a Deus e ao próximo. Essa grande lei espiritual de Deus pode ser comparada ao leito de um rioque fornece a estrutura básica para a vida diária, como um canal por onde flui o amor de Deus.

Os dois grandes mandamentos citados por Cristo vieram da Bíblica Hebraica, o Antigo Testamento. O "primeiro e grande mandamento" é encontrado em Deuteronômio 6:5, e o segundo em Levítico 19:18. Esses são dois dos cinco livros de Moisés. Como Jesus Cristo disse, os ensinamentos da lei e dos profetas vêm destes dois grandes princípios. Esses mandamentos resumem a intenção e o propósito da Escritura.

Qual é o objetivo final da lei do amor?

"E o escriba lhe [Jesus] disse: 'Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus e que não há outro além dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.' E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: 'Não estás longe do Reino de Deus'" (Marcos 12:32-34).

O propósito da lei de Deus é nos ensinar a viver em Seu caminho de vida. Quando Deus souber que estamos determinados a viver nesse caminho, então, Ele irá, no tempo certo, nos conceder a vida eterna em Seu Reino, que é nosso objetivo final.

Jesus Cristo via esta grande lei de amor como um objetivo para um final glorioso?

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o [Jesus] e dizendo: 'Mestre, que farei para herdar a vida eterna?' E ele lhe disse: 'Que está escrito na lei? Como lês?' E, respondendo ele, disse: 'Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.' E [Jesus] disse-lhe: 'Respondeste bem; faze isso e viverás'" (Lucas 10:25-28).

A vida eterna no Reino de Deus é o resultado final do cumprimento dessas duas expressões de amor para aqueles que se reconciliaram com Deus através de Jesus Cristo.

Como tudo isto se relaciona com os Dez Mandamentos?

"E eis que, aproximando-se dele [Jesus] um jovem, disse-lhe: 'Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?' E ele disse-lhe: ' . . . Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.' Disse-lhe ele: 'Quais?' E Jesus disse: 'Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo'" (Mateus 19:16-19).

Ao responder a pergunta desse jovem, Jesus citou cinco dos últimos seis mandamentos e fez uma recapitulação, citando também o mandamento do amor ao próximo. A conclusão óbvia é que amar ao próximo é um resumo de seis dos Dez Mandamentos. Consequentemente, os quatro primeiros mandamentos nos dizem como amar a Deus. Essa lei é a perfeita expressão dos valores espirituais eternos de Deus.

O apóstolo Paulo seguiu o exemplo de Cristo em seu ensinamento?

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: 'Não adulterarás', 'não matarás', 'não furtarás', 'não darás falso testemunho', 'não cobiçarás', e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.' O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13:8-10).

Paulo disse às pessoas que o imitassem como ele imitou a Cristo (1 Coríntios 11:1). Portanto, ele citou cinco dos últimos seis mandamentos e finalizou sintetizando o mandamento de amar o próximo como a si mesmo. Paulo escreveu que o amor é o cumprimento da lei espiritual de Deus.

Esse amor se expressa em adoração e temor correto a Deus e no interesse genuíno pelo bem-estar de nosso próximo. Esta é a "lei real" e de "liberdade" (uma libertação do pecado e da morte), como disse o apóstolo Tiago (Tiago 2:8, 12). Novamente, essa lei é a base dos valores justos e do relacionamento divino. Ela define a amabilidade e a conduta que devemos ter uns para com os outros como seres humanos.

Mas, como e onde obter esse tipo de amor?

"E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:5).

Somente o Espírito de Deus pode compartilhar o Seu amor conosco e através de nós. Outras passagens bíblicas mostram que primeiro devemos nos arrepender de quebrantar [quebrar, violar] a lei de Deus e, depois, somos perdoados, através do sangue de Cristo, e recebemos o Espírito Santo (Atos 2:37-39). Para saber mais sobre essa fascinante história, leia o nosso livro "O Caminho para a Vida Eterna".