O Rei Davi e Seus Escribas

Você está aqui

O Rei Davi e Seus Escribas

Davi foi um líder notável e grande administrador. Observem, em 1 Crônicas, como ele administrou o seu governo. Sob o seu governo, cronistas e escribas profissionais foram contratados e educados na corte real. Estes homens eram muito respeitados e seus sucessores, em reinados posteriores, registraram as histórias da corte dos reis de Israel e Judá. Um dos registros, por exemplo, era "das crônicas do rei Davi" (1 Crônicas 27:24). Semaías foi um dos escribas na corte real de Davi cujo nome está registrado especificamente (1 Crônicas 24:6).

Uma passagem anterior, em 2 Samuel, recapitula a administração real de Davi. "Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi julgava e fazia justiça a todo o seu povo. E Joabe, filho de Zeruia, era sobre o exército; e Josafá, filho de Ailude, era cronista. E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías, escrivão" (2 Samuel 8:15-17). Esta crônica menciona mais além, que Jônatas, tio de Davi, era "homem sábio e também escriba" (1 Crônicas 27:32). Esse educadíssimo parente de Davi era, aparentemente, um conselheiro real de confiança.

A Bíblia indica que, para o rei Davi, o registro por escrito dos assuntos do reino eram funções governamentais importantes, principalmente quando se referiam aos deveres sacerdotais e militares. É razoável deduzir que Salomão, seu filho e sucessor, cresceu numa atmosfera em que se nutria os seus talentos de escritor, os quais eram incentivados por seu pai e outros membros da corte real. Entre as palavras finais do rei a seu jovem filho Salomão, estavam estas: "Tudo isso . . . por escrito me deram a entender por mandado do Senhor, a saber, todas as obras deste risco [desenho]" para o templo que Salomão havia de edificar (1 Crônicas 28:19).