Outro Autor Importante

Outro Autor Importante

Qual escritor profissional Deus usou para completar as Escrituras do Antigo Testamento?

"Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na Lei de Moisés . . . " (Esdras 7:6).

"Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos" (versículo 10).

A tradição judaica diz que Esdras compilou e codificou os dois livros (1 e 2) de Crônicas, os últimos livros do Antigo Testamento segundo a ordem hebraica das Escrituras. A maioria dos eruditos conservadores concorda que as evidências na própria Bíblia apóiam essa conclusão. Note a grande similaridade entre o final de 2 Crônicas (2 Crônicas 36:22-23), e o começo de Esdras (1:1-3). Sinsai e Zadoque foram também escribas nessa fase crítica da história hebraica (Esdras 4:8, Neemias 13:13), e podem ter dado assistência a Esdras.

É muito provável que Esdras usou uma compilação da parte essencial da história dos registros nacionais, para produzir uma análise contemporânea inspirada das venturas dos reinos de Judá e Israel até ao tempo que Ciro autorizou os Judeus a reconstruir e restaurar o templo de Deus em Jerusalém. Lembre-se que Esdras era um homem com uma atitude correta perante a lei de Deus.