O Papel de Satanás no Sofrimento Humano

Você está aqui

O Papel de Satanás no Sofrimento Humano

Satanás é uma das principais razões do sofrimento humano. A Bíblia diz que “a antiga serpente, é o Diabo e Satanás” (Apocalipse 20:2). Ele governa os seres humanos como “o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência” (Efésios 2:2). Como o “deus deste século” (2 Coríntios 4:4), Satanás é o instigador das inúmeras misérias da humanidade.

Pedro alertou aos cristãos que “o vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8). Jesus falou, na parábola do semeador, que assim que muitas pessoas ouvem a explicação da Palavra de Deus, “Satanás tira a palavra que neles foi semeada” (Marcos 4:15).

O apóstolo Paulo pediu a Timóteo para instruir e encorajar “os que resistem” para que eles se livrem “dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade” (2 Timóteo 2:25-26). Jesus enviou Paulo aos gentios “para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus” (Atos 26:18).

Podemos ver nessas passagens que Satanás exerce um tremendo poder sobre o ser humano. Qual o tamanho dessa influência? A Bíblia nos diz que “o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João 5:19).

Um pouco antes do retorno de Cristo, Satanás e seus demônios vão instigar um tempo de angústia que provará ser a mais terrível tragédia que o ser humano já experimentou (Mateus 24:21-22). Será um tempo de um sofrimento assombroso e inimaginável.

Neste tempo, Satanás enganará a humanidade através de um “iníquo”, que terá a influência e “a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano” (2 Tessalonicenses 2:9-10).

A influência de Satanás é a maior causa de divisões e inimizades entre as nações, raças, religiões e indivíduos. A Bíblia o chama de “tentador” (Mateus 4:3; 1 Tessalonicenses 3:5).

Ele age em nossas fraquezas para nos tentar e seduzir a pecar e a entrar em conflito uns com os outros (1 Coríntios 7:5). Isto significa que ele instiga atitudes e comportamentos nas pessoas que as levarão ao conflito, ao sofrimento, à angústia e à morte.

Porém, Deus pôs limites no poder e na influência que Satanás exerce sobre a humanidade (Jó 1:12; 2:6). Deus não deixará Satanás estragar Seu plano mestre para a salvação da humanidade. Deus nunca deixará ou abrirá mão do controle absoluto sobre os assuntos humanos.