Deus Quer se Relacionar Conosco

Você está aqui

Deus Quer se Relacionar Conosco

Todos nós conhecemos esse dilema de causalidade: "Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?" Este dilema poderia ser aplicado ao nosso relacionamento com Deus, desse modo: "O que veio primeiro, a necessidade do homem de ter um relacionamento com Deus ou o desejo de Deus em ter um relacionamento com o homem?" Aqui está a resposta:

"Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro", explicou o apóstolo João (1 João 4:19, grifo do autor). "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas que Ele nos amou a nós, e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (versículo 10). Está muito claro que o desejo e plano de Deus era estabelecer um relacionamento entre Si e o ser humano.

Devemos ter em mente o propósito de Deus de nos criar. As lições anteriores deste estudo bíblico têm abarcado o assunto sobre Seu propósito e plano a favor da humanidade. Aprendemos que Deus desenhou os seres humanos para refletirem o Seu caráter justo—ser como Ele. "No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou" (Gênesis 5:1-2). "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (Gênesis 1:27).

Precisamos meditar em alguns princípios básicos acerca do relacionamento antes de entrarmos nos detalhes do compromisso de Deus e Suas expectativas do Seu relaçionamento conosco.

Primeiramente, devemos perguntar: O que é um relacionamento? Dicionário da Universidade Novo Mundo de Webster (Webster’s New World College Dictonary) define como "a qualidade ou estado de estar relacionado; uma continua ligação ou associação entre pessoas".

Deus instituiu um relacionamento com a antiga Israel, quando disse: "Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo" (Levítico 26:12, ARA).

Estas poucas palavras resumem o que Deus quer no Seu relacionamento com o povo. Vejamos dois aspectos dessa simples declaração de Deus.

Primeiro, Ele expressa o Seu desejo de ser reconhecido e aceito como Ser Supremo. Portanto, Ele expressa o desejo de associar—ter um relacionamento—com aqueles que o aceitam como Seu Deus.

Quando entendemos que Deus deseja ter um relacionamento conosco, então precisamos reconhecer que, na verdade, nós é que precisamos d’Ele. O apóstolo Paulo nos lembra: "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus" (2 Coríntios 3:5, NVI).

O apóstolo João resume a natureza de relacionamento que temos de ter com Deus, desta maneira: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro" (1 João 3:1-3).

Aqui vemos o propósito da criação da humanidade: Deus está formando uma família—Sua própria família. Ele nos criou para que possamos ter um relacionamento especial, de Pai com filhos, com Ele. Deus planeja nos dar a Sua imortalidade. Como Paulo explica: "É necessário que isto que é incorruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade" (1 Coríntios 15:53). Deus quer ter um relacionamento eterno conosco, como Seus filhos.

Paulo nos diz que "Deus nosso Senhor . . . deseja que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:3 4). Deus elaborou uma maneira de tornar esse relacionamento disponível a cada ser humano de acordo com o Seu horário. Como disse Pedro: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; porém, é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9).

Observe que Pedro diz que o arrependimento tem um papel integral em formar o relacionamento entre Deus e o homem. Deus está pronto e disposto a firmar esse relacionamento. Mas condiciona isso à nossa vontade de reconhecer, confessar e de nos arrepender dos nossos antigos caminhos e estar determinados a segui-Lo. Somente assim Ele pode nos redimir da pena da morte, que merecemos, por causa de nossos pecados. (Para mais detalhes leia "Por que precisamos de um Redentor".)