Você está sendo chamado?

Você está aqui

Você está sendo chamado?

Antes de tudo, você deve se perguntar se alguma coisa está mudando sua perspectiva em relação à vida, especialmente na maneira como você pensa. O apóstolo Paulo explicou que "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). É por isso que Jesus disse que ninguém pode vir a Ele a menos que seja trazido pelo Pai (João 6:44).

Em outras palavras, Deus deve agir primeiro, através do poder do Seu Espírito, para abrir sua mente para que você possa começar a ver a sabedoria de Seus caminhos e os erros em sua própria maneira de viver. Então, a partir daí, você vai conseguir iniciar o verdadeiro processo de arrependimento.

Por que Deus tem que primeiro abrir nossas mentes para nos dar entendimento? Porque Ele disse: "Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9).

Jesus nos dá um exemplo que ilustra por que Deus deve abrir primeiro a sua mente para que compreenda a necessidade de render-se a Ele e permitir que Ele o ajude a mudar sua vida.

"E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" (Mateus 13:10-11). "Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis" (versículos 13-14).

Um exemplo semelhante está na parábola do fariseu e o publicano. "Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo" (Lucas 18:10-12).

O homem conhecia as Escrituras. Ele conseguia aplicá-las a outras pessoas e ver suas deficiências. Mas ele tinha pouco ou nenhum entendimento para praticar esse conhecimento para mudar sua vida.

Esse é o objetivo da parábola. Jesus dirigiu-se àqueles que "confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros" (versículo 9).

Por outro lado, observe como o coletor de impostos respondeu. "O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado" (versículos 13-14).

O coletor de imposto entendeu corretamente que Deus, através das palavras inspiradas das Escrituras, estava lhe explicando como ele poderia mudar sua própria vida. Ele conseguiu compreender esse objetivo. Deus estava agindo nele para que ele pudesse compreender corretamente as Escrituras.

O primeiro despertar dessa necessidade de mudança pessoal, muitas vezes, ocorre ao se descobrir a verdade das Escrituras. Como Paulo explicou aos seus convertidos: "Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 2:13-14).

Se você entender o que está aprendendo neste curso bíblico e vai percebendo a necessidade de mudar sua vida e começar a obedecer sinceramente os mandamentos de Deus, então Deus está trabalhando com você. Ele está atraindo-o para Ele. Esse incentivo para entregar sua vida a Deus é uma dádiva que você deve agradecer muitíssimo. Ore por força e sabedoria para "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18).

A próxima lição deste Curso Bíblico vai explicar detalhadamente o arrependimento e a conversão. Não deixe de estudá-la inteiramente.