A NOSSA CONSCIÊNCIA É IMPORTANTE?

Você está aqui

A NOSSA CONSCIÊNCIA É IMPORTANTE?

Devemos nos esforçar para manter uma consciência limpa depois do batismo?

"O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera" (1 Timóteo 1:5, NVI).

"Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos [às autoridades governamentais], não somente pelo castigo, mas também pela consciência"  (Romanos 13:5).

"Porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente" (1 Pedro 2:19).

Será que Deus vai nos perdoar se pecarmos depois do batismo?

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 João 2:1-2, NVI; comparar 1 João 1:7-9).

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

Devemos nos esforçar diligentemente para não pecar, sobretudo depois do batismo. Mas nós ainda não somos seres perfeitos. Como Paulo disse: "Não sou ainda tudo quanto deveria ser" (Filipenses 3:13, Bíblia Viva). Portanto, quando realmente nos arrependemos dos pecados cometidos após o batismo, Deus nos perdoa assim como Ele fez no momento do batismo.

A chave está no cerne de nossa atitude de arrependimento. Depois de ter repreendido os membros da igreja de Corinto sobre certas atitudes ímpias (1 Coríntios 3:1-4), Paulo os elogiou por terem se arrependido. "Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo; agora, folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para o arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma".

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. Porque quanto cuidado não produziu isso mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio" (2 Coríntios 7:8-11).

A misericórdia e o perdão de Deus seriam incomensuráveis?

"Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" (Isaías 1:18).

"Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam" (Salmos 86:5).

Assim orou o rei Davi: "Não te lembres dos pecados da minha mocidade nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor" (Salmos 25:7). Em outros salmos, ele louvou a Deus por lhe demonstrar Sua bondade e misericórdia. A partir dessas palavras de Davi, nós também podemos aprender a apreciar o amor, a misericórdia e o perdão abundantes de Deus.

Davi escreveu: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades . . . Quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia" (Salmos 103:2-4).

"Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade . . . Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades. Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" (versículos 8-12).

Davi continua: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que O temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó . . . Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que O temem . . . sobre aqueles que guardam o seu concerto, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprirem" (versículos 13-18).

A misericórdia de Deus é tão grande que inspira Davi a dizer: "Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade é para sempre" (Salmos 118:1).