COMO SOMOS TENTADOS

COMO SOMOS TENTADOS

Além dos impulsos da carne, o que mais nos leva a pecar?

"Disse, então, Pedro: 'Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo . . . ?'" (Atos 5:3).

"E os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles" (Marcos 4:15).

"Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás" (1 Timóteo 5:15).

Às vezes, as Escrituras se referem a Satanás como o "tentador" (Mateus 4:3). Ele é um mestre da tentação, que nos faz ceder às nossas fraquezas e desejos egoístas (Efésios 2:1-3).

Paulo advertiu aos cristãos, que foram resgatados da influência de Satanás, para não se renderem novamente a ele. Ele sabia que esse perigo era real (2 Coríntios 11:3). Ele escreveu: "Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil" (1 Tessalonicenses 3:5).

Qual é uma das principais maneiras de Satanás de seduzir as pessoas ao pecado?

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:13-15).

Poucas pessoas conhecem a extensão da influência de Satanás sobre as instituições e práticas religiosas do mundo.

Satanás tem conseguido oferecer as pessoas todo tipo religiosidade que elas puderam imaginar. O resultado é a confusão religiosa. Apenas pela leitura cuidadosa e obediência às Escrituras (2 Timóteo 3:13-17) é que podemos escapar desse pandemônio obscuro e enganoso da religião mundana. (Não deixe de ler "O Papel do Diabo na Religião", página 15.)

Devido a este engano religioso generalizado, é importante orarmos e pedirmos a ajuda de Deus para entender corretamente a Sua Palavra e nos arrepender de nossas transgressões. Quando desejamos mudar nossas vidas e, de coração, entregar nosso desejo a Deus, Ele tem prometido nos ouvir e responder. "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?" (Mateus 7:7-9). "E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista" (1 João 3:22).

Deus utilizou o profeta Natã para repreender ao rei Davi por ele ter cometido adultério com Bate-Seba e ter arranjado uma maneira de mandar matar o seu marido em batalha (2 Samuel 12:7-9). Davi, humildemente, reconheceu os seus pecados e arrependeu-se diante de Deus em oração. Não deixe de ler e meditar sobre a oração sincera de arrependimento de Davi em Salmos 51:1-3. Deus preservou a oração de arrependimento de Davi como exemplo de uma atitude que deveríamos seguir quando pedimos perdão a Ele.