O Papel do Diabo na Religião

Você está aqui

O Papel do Diabo na Religião

As Escrituras revelam que, como "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4), o diabo montou uma multidão de assistentes humanos. A maioria deles são meros seguidores. Mas muitos desses seguidores também são religiosos enganados.

Paulo explica essa conexão entre eles e o diabo: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:13-15).

Cegos por causa de doutrinas e tradições falsas, mas populares, que passaram de uma geração para outra, esses religiosos iludidos figuram entre as ferramentas mais influentes do engano de Satanás. Astutamente, ele usa essas pessoas para disfarçar os seus caminhos como os caminhos de Deus e fazer as pessoas se desviarem.

Obviamente, alguns desses líderes e suas instituições se baseiam em conceitos antibíblicos. Em outras palavras, suas crenças são seculares ou de origem pagã. Essas instituições não têm qualquer pretensão de seguir as Escrituras Sagradas.

Mas muitas outras instituições são falsificações da Igreja estabelecida por Jesus. O próprio Jesus predisse que falsos mestres se levantariam e "enganarão a muitos" (Mateus 24:5, 11, 24). Esse falso cristianismo começou durante a vida dos apóstolos de Cristo (Gálatas 1:6-7). Pedro advertiu aos cristãos fiéis: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade" (2 Pedro 2:1-2).

O diabo tem um papel marcante nas religiões da humanidade. Somente aqueles que pedem a ajuda de Deus e estudam diligentemente a Bíblia, comparando as suas crenças com o que ela ensina, podem ter esperança de escapar desses enganos, que são predominantes nas organizações religiosas da atualidade.