Introdução: Curso de Estudo Bíblico Lição 9—O Poder Transformador do Espírito de Deus

Você está aqui

Introdução

Curso de Estudo Bíblico Lição 9—O Poder Transformador do Espírito de Deus

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." —Apóstolo Paulo (Romanos 12:2, NVI)

Poucas criaturas podem competir com a variedade da borboleta monarca. Suas cores, excepcionalmente belas, laranja e preta, é um vislumbre para os olhos.

Mas a borboleta monarca não começa assim. Antes de alcançar a maturidade ela tem de passar por uma série de transformações extraordinárias. Começando num ovo de meio milímetro, a borboleta tem de crescer dentro desse ovo durante vários dias, antes de alcançar o estágio de larva, quando começa com uma brilhante listra de cor verde-amarela. Neste estágio, ela muda várias vezes de cor, desprendendo a pele velha, e assim com a nova cor pode continuar a crescer. Então, ela está pronta para o estágio seguinte de sua vida como uma crisálida ou casulo.

Neste estágio a lagarta pendura-se de cabeça para baixo, geralmente em um broto ou galho, cobrindo-se com um casulo de proteção. Daí, em cerca de dez a quatorze dias, ela ainda passa por outra transformação espantosa. No final desse estágio esta proteção se tornará uma concha transparente e surgirá uma majestosa borboleta monarca adulta.

Ao completar sua metamorfose, então a borboleta começa uma nova vida. A nova criatura é muito diferente daquela que vimos antes. Quando amadurecida e transformada de muitas formas. Ela se transforma numa criatura muito diferente. O resultado final é completamente diferente do seu estado inicial.

As Escrituras nos declaram que cada um de nós também precisa passar por uma transformação—uma mudança, com a ajuda de Deus, do "velho homem" para um "novo homem", um ser humano "renovado em verdadeiro conhecimento" e "segundo a imagem daquele que nos criou, em verdadeira justiça e bondade" (Colossenses 3:9-10; Efésios 4:22­24).

Vamos discutir nesta lição esta impressionante mudança, que se torna possível através do poder transformador do Espírito Santo de Deus.