Amar, Honrar E Respeitar

Amar, Honrar E Respeitar

As Escrituras resumem a maneira como devemos interagir com as pessoas?

"Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei. Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau" (1 Pedro 2:17-18).

"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1 João 4:8; comparar 1 João 2:9-11).

João disse que Deus é amor. O amor resume o caráter de Deus, Sua motivação e como Ele vive e lida conosco. Ele deseja que mostremos amor em todo o nosso proceder com os outros.

Como devemos tratar aqueles que estão em uma posição de autoridade acima de nós?

"Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens" (Tito 3:1-2; comparar Efésios 6:5-7).

"Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso. Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade" (1 Timóteo 2:1-4, BLH).

"Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados. Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão" (Romanos 13: 1-3, BLH).

Como maridos e esposas devem proceder uns com os outros?

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).

"Maridos, amai a vossa mulher e não vos irriteis contra ela" (Colossenses 3:19).

“Marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco [fisicamente] e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês. Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros" (1 Pedro 3:7-8, BLH).

"Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa" (1 Pedro 3:1-2, BLH).

As Escrituras revelam que os filhos demonstrar respeito e também serem respeitados?

“‘Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento com promessa – para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor" (Efésios 6:2-4, NVI).

"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo" (Colossenses 3:20-21).

"... porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos" (2 Coríntios 12:14).

É igualmente importante que os pais sejam encorajadores, atenciosos, carinhosos, gentis para com seus filhos, tal como os filhos precisam aprender respeitar, honrar e amar os seus pais. O amor e o respeito mútuo geram um bom caráter nos filhos e constroem laços duradouros entre eles e seus pais.

O respeito aprendido em casa é levado à vida adulta. Uma das causas do ódio e da violência na sociedade é o grave declino do verdadeiro respeito aos familiares — especialmente em relação aos sentimentos e sucessos dos filhos.

Deus espera que tratemos a todo mundo com amabilidade e gentileza?

"E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos..." (2 Timóteo 2:24).

"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor" (Efésios 4:2, NVI; comparar 1 Tessalonicenses 4:6-8).

O caminho de vida divino começa com nossas atitudes em relação aos outros. Em cada área da vida devemos tratar aos outros com bondade, amor e respeito.

Seria de extrema importância demonstrar amor e respeito sincero a Deus Pai e a Seu Filho?

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento" (Mateus 22:37-38; comparar Malaquias 1:6).

"Agora... o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, Teu Deus, e que andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao SENHOR, Teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma" (Deuteronômio 10:12). "A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade" (Efésios 6:24; comparar João 5:22-23).

Respeitar, honrar e amar a Deus Pai e Seu Filho, Jesus, o Messias, é um aspecto essencial de nosso viver no caminho de vida que Deus deseja para nós.

Todo relacionamento bem sucedido requer um grau de respeito e honra para as partes envolvidas. Adicione o apreço — o começo do amor — de um para com o outro e isso pode ser o início de um relacionamento pessoal estreito e duradouro. Porém, se faltar qualquer um desses importantes fundamentos, a relação começa a enfraquecer. E deixar todos de lado vai fazer com que essa relação entre em colapso.

O casamento, por exemplo, só pode dar certo se houver reciprocidade no amor, respeito e honra entre o casal. É impossível imaginar um casamento verdadeiramente feliz quando um parceiro ignora habitualmente os sentimentos e desejos do outro.

Contudo muitos cristãos professos tentam conduzir o seu relacionamento com Deus exatamente dessa maneira. Eles esperam que Deus responda com amor e respeito aos seus sentimentos e necessidades. Mas não veem necessidade de responder a Deus com a mesma honra e respeito. Eles não dão atenção à Sua Palavra, rejeitam Seus ensinamentos e ignoram Seus mandamentos. Eles não conseguem compreender as obrigações mútuas que devem existir em um relacionamento com Deus e com a família espiritual convertida que Ele está formando.

Como Deus vê o Seu relacionamento com aqueles que são verdadeiramente convertidos?

"'Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (2 Coríntios 6:18).

"Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho" (Apocalipse 21:7).

"Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome" (João 1:12; comparar Romanos 8:14-17).

Como era o relacionamento de Deus com a antiga Israel?

"E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós Me sereis por povo" (Levítico 26:12).

"Recompensais, assim, ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é Ele Teu Pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?” (Deuteronômio 32:6).

"... você [Israel] me chamará, 'Meu marido'... Eu [Deus] Me casarei com você para sempre; Eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu Me casarei com você com fidelidade..." (Oséias 2:16, 19-20, NVI).

Que tipo de relacionamento com Deus Cristo tornou disponível para nós através de Seu sacrifício?

“‘Estão chegando os dias’, declara o SENHOR, ‘quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a Minha aliança, apesar de Eu ser o SENHOR deles’, diz o SENHOR. ‘Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias’, declara o SENHOR: ‘Porei a Minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o Meu povo’” (Jeremias 31:31-33, NVI).

"... tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no Meu sangue" (1 Coríntios 11:25).

Tal como um homem e uma mulher fazem uma aliança de casamento (Malaquias 2:14) na qual prometem estimar um ao outro como marido e esposa, Deus também promete fazer uma aliança com aqueles que se submeterem completamente a Ele com todos os seus corações e mentes.

No termo Nova Aliança, a palavra nova, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, implica um relacionamento pactual atualizado ou renovado. Isso não significa um relacionamento numa aliança que seja totalmente diferente.

A Nova Aliança é uma restauração, uma renovação, do pacto ­original de Deus. Poderíamos comparar isto à Constituição do Brasil, onde emendas são acrescentadas ao documento original, explicando como o documento original deve ser interpretado nas condições específicas. As emendas modificam o documento original, mas não o revoga.

De igual maneira, as Escrituras ratificam que há um novo — no sentido de atualizado — relacionamento pactual para todos aqueles que se arrependam e se batizem para serem transformados pelo Espírito de Deus (Hebreus 8:6, 10; Efésios 2:11‑13). Esse novo relacionamento não anula ou elimina o documento original sobre o qual foi estabelecido o antigo relacionamento.

No entanto, alguns aspectos desse documento original — as Escrituras do Antigo Testamento — devem ser interpretadas e aplicadas de acordo com o espírito da lei, como revelado por Cristo, em vez de a estrita letra da lei (2 Coríntios 3:6). Por exemplo, um adúltero arrependido é perdoado em vez de ser apedrejado até à morte. Onde há arrependimento o antigo "ministério da condenação" dá lugar ao "ministério da justificação", que é muito mais glorioso e pelo qual os pecados passados podem ser perdoados e esquecidos (2 Coríntios 3:9, NVI).

As Escrituras do Novo Testamento revelam, claramente, a diretriz para se aplicar as Escrituras do Antigo Testamento no relacionamento com Deus dentro dessa aliança renovada. Nenhum texto do antigo é suprimido para introduzir o novo (Mateus 5:17). Mas algumas emendas feitas ao antigo estão especificadas no novo.

As alterações de maior destaque são: a inclusão de pessoas de todas as nações; a adição de melhores promessas, inclusive a promessa da vida eterna; e o trabalho ativo do Espírito de Deus naqueles que tenham entrado num relacionamento com Deus nos termos da Nova Aliança. Estas e outras modificações similares melhoram dramaticamente a relação pactual que existe entre Deus e Seu povo.

Como as Escrituras descrevem o futuro relacionamento entre Cristo e Sua igreja?

"O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu [Paulo] os [a Igreja] prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a Ele como uma virgem pura" (2 Coríntios 11:2, NVI; comparar Efésios 5:25-32).

"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa [a Igreja] se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus" (Apocalipse 19:7-9).

Quando Jesus retornar à Terra, como o Rei dos reis, Seu relacionamento com os Seus santos ressuscitados será como o de um marido para com sua esposa. Isso significa que o atual relacionamento entre Cristo e os membros de Sua Igreja é simplesmente o começo de um relacionamento eterno de confiança, fidelidade e amor.

Nosso relacionamento com Deus pode ser comparado a um relacionamento familiar maduro e sempre crescendo entre um pai e seus filhos ou um relacionamento amoroso entre um marido e sua esposa. O sustento correto desse relacionamento especial envolve amor, respeito, honra, atenção e empenho. Como qualquer relacionamento, o sucesso dele também requer um grande investimento de tempo.