Será que Deus Define Algumas Condições Para Se Receber Seu Dom da Vida Eterna?

Você está aqui

Será que Deus Define Algumas Condições Para Se Receber Seu Dom da Vida Eterna?

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.55 MB)

Download (Baixar)

Será que Deus Define Algumas Condições Para Se Receber Seu Dom da Vida Eterna?

MP3 Audio (7.55 MB)
×

Em Efésios 2:8-9, Paulo explica que "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie".

A vida eterna é o resultado da graça de Deus. Ela é o Seu dom gratuito e imerecido para nós. Ninguém nunca vai ser capaz de se vangloriar de que ganhou ou mereceu o dom da vida eterna.

Mas podemos fazer alguma coisa — ou não fazer coisa alguma — que irá nos desqualificar para receber esse dom maravilhoso?

Se há uma autoridade em receber a vida eterna, esta tem que ser Jesus Cristo. Afinal de contas, Ele é o único por quem a podemos receber.

Em Hebreus 5:8-9, Jesus é chamado o autor de nossa salvação: "Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem" (ARA).

Já que a salvação é um dom de Deus, o que esta passagem quer dizer quando fala de "salvação eterna para todos os que Lhe obedecem"? Se tivermos que fazer algo para receber o dom da salvação de Deus, como ela pode ser um dom?

Dons sob condições?

O fato é que a Bíblia mostra que Deus exige certas condições para se receber a salvação. Algumas condições nos permite receber esse dom e outras nos desqualificam para recebê-la.

Usando uma analogia, se alguém se oferecesse para enviar-lhe uma nota de cem reais [ou euros] se você pudesse lhe enviar um envelope endereçado e selado, essa pessoa estaria oferecendo-lhe um presente. Somente crer que ela pode lhe enviar o dinheiro realmente não faria você recebê-lo. E se você não enviar o envelope, também não iria recebê-lo. Você pode até reclamar, mesmo assim não receberia o presente, porque você não preencheu as condições. Por outro lado, se você enviou o envelope solicitado e recebeu a nota de cem reais [ou euros], você não ganhou o presente. Você simplesmente reuniu as condições necessárias para obtê-lo. O fato de existir condições atreladas não quer dizer que não seja um presente.

E como Jesus é o autor da nossa salvação, vamos examinar algumas de Suas afirmações que nos dizem o que devemos fazer para receber esse presente ou dom.

O que devemos fazer?

Em Mateus 7:21, Jesus diz: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". Ele deixou claro que simplesmente reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Mestre — dizendo: "Senhor, Senhor" — não é suficiente. Para herdar o Reino, temos que fazer alguma coisa. Nós devemos fazer a vontade do Pai, como Ele disse claramente.

Jesus quer que entendamos que existe algo mais para se receber a vida eterna do que apenas aceitá-Lo intelectualmente. Nossa convicção de que Ele é o nosso Salvador deve ser mais do que apenas um pensamento caloroso, reconfortante ou um conceito intelectual. Jesus adverte que simplesmente invocando Seu nome ou reconhecendo-O como "Senhor" não é o suficiente.

Em certa ocasião, um jovem rico perguntou a Jesus como poderia alcançar a vida eterna. "Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?" perguntou o homem (Mateus 19:16). A resposta de Cristo, no versículo 17, pode chocar alguns que pensam ser desnecessária a obediência à lei de Deus. Jesus respondeu: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos".

Jesus não respondeu que é apenas necessário acreditar em Deus ou nEle. Ele disse ao jovem que ele deve obedecer aos mandamentos de Deus para receber o dom da vida eterna.

Como o apóstolo Tiago assinala, a crença é inútil a menos que seja seguida da ação e da obediência: "Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem" (Tiago 2:19).

Ele passa a explicar que a fé — crer e confiar em Deus — e obediência caminham lado a lado: "Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada?" (versículos 20-22).

Assim Tiago explicou que as obras de obediência é o resultado de nossa fé, que mantém a nossa relação com Deus e que leva a termos mais fé e obediência, como Deus requer.

O batismo e a imposição de mãos

Jesus deu outra condição para se receber o presente divino da vida eterna em Marcos 16:16: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". O batismo na água — por imersão total — é um ato simbólico que representa a morte do nosso velho eu e o início de uma nova vida de serviço a Deus e de esforço para se evitar o pecado (Romanos 6:1-23).

O batismo também é seguido pela imposição de mãos, o que nos permite receber o Espírito Santo de Deus e realmente passar a pertencê-Lo (Atos 8:17; Romanos 8:9). A menos que entreguemos nossas vidas a Deus através do batismo e da imposição de mãos para receber o Seu Espírito, como instruídos, deixamos de atender — consciente ou inconscientemente — Seus pré-requisitos para receber o Seu dom da salvação. Para aqueles que deixam de lado essas e outras simples instruções bíblicas, Jesus responde: "E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Lucas 6:46).

Em Mateus 10:22 Jesus cita outra condição necessária para se receber o dom da salvação de Deus: "Aquele que perseverar até ao fim será salvo". Nós podemos perder a salvação se não conseguirmos resistir até o fim. Uma vez que nos comprometemos a obedecer e nos entregar a Deus, temos de nos manter no rumo até o fim e não olhar para trás (Lucas 9:62; 1 Coríntios 9:27).

Gratuito, mas não barato

Você já deve ter ouvido a expressão: "A salvação é de graça, mas não é barata". O presente de Deus da vida para nós custou à própria vida de Jesus Cristo. Ele, o Filho de Deus, voluntariamente entregou Sua vida para que possamos receber o maravilhoso dom divino da vida eterna.

Mas Ele espera que entreguemos as nossas vidas em troca. "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26-27, NVI).

Nosso amor e compromisso com Jesus Cristo e com Deus Pai deve ser mais importante para nós do que qualquer outro relacionamento. Cada um de nós deve estar disposto a suportar sua própria "cruz", para seguir fielmente a Jesus, mesmo tendo que enfrentar os desafios mais difíceis da vida.

Os versículos 28-33 transmitem esse pensamento, alertando-nos a considerar cuidadosamente que aceitar o dom da vida eterna vem com um custo maior que imaginamos. "Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo" (versículo 33, NVI).

Assim como Jesus deu a Sua vida por nós, devemos estar dispostos a dar nossa vida para segui-Lo. Para entender melhor este compromisso e as recompensas maravilhosas advindas por isso, solicite ou baixe o nosso livro gratuito Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão.