Podia Jesus fazer milagres?
![audio/mpeg](/modules/file/icons/audio-x-generic.png)
Download (Baixar)
Podia Jesus fazer milagres?
![audio/mpeg](/modules/file/icons/audio-x-generic.png)
![E para Deus, o Criador onipotente que projetou as leis da natureza, não é nada intervir sobrenaturalmente na criação para realizar o que consideramos impossível. Um céu noturno cheio de estrelas.](https://portugues.ucg.org/files/styles/full_grid9_breakpoints_theme_top_hat_mobile_1x/public/image/article/2011/01/26/vincentiu-solomon-4602.jpg?timestamp=1631316559)
Uma das maiores objecções sobre milagres é de que eles violam a lei natural. A lei natural é imutável, por conseguinte a lei natural não pode ser violada, argumentam os críticos.
Se não houvesse Deus, isso, então, poderia ser verdade. Mas de onde vêm as leis naturais da física, da energia e da matéria? Como apareceram? Estas leis de tão espantosa precisão criaram-se a si mesmas? Os que negam um criador não têm resposta.
Mas se Deus é real, devemos esperar que milagres — da forma exacta como são registados nos Evangelhos — devam ser uma parte razoável da vida dAquele que desejou provar a Sua identidade divina aos que O rodeavam.
Estritamente falando, Jesus por Si mesmo não fez milagres, pois Ele renunciou esse poder divino (Filipenses 2:6-8). Ele claramente disse que não tinha a capacidade de fazer obras sobrenaturais por Si mesmo ao dizer: “o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma” (João 5:19) e “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma” (versículo 30). Obviamente então, Jesus confiou em Deus Pai para realizar os muitos milagres que caracterizaram o seu ministério (João 14:10).
E quanto a Deus, o omnipotente Criador que definiu as leis naturais, não é nada intervir sobrenaturalmente na criação para levar a efeito o que nos possa parecer impossível. Jesus disse: “a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26). Na verdade, milagres acontecem. No caso de Cristo, o Pai satisfez-Lhe todas as Suas preces e apoiou todas as Suas ordens, para que, como os discípulos de Cristo reconheceram em Mateus 8:27, até mesmo o vento e o mar Lhe obedeceram.