Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Profetizado: O Ano Exacto do aparecimento do Messias

Você está aqui

Profetizado: O Ano Exacto do aparecimento do Messias

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.41 MB)

Download (Baixar)

Profetizado: O Ano Exacto do aparecimento do Messias

MP3 Audio (3.41 MB)
×

Uma espantosa profecia em Daniel 9:25 Daniel 9:25Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
Almeida Atualizada×
dá-nos o ano específico em que o Messias apareceria. O anjo Gabriel revelou esta informação a Daniel aproximadamente 580 anos antes do seu acontecimento. Examinemos esta notável profecia e como foi cumprida.

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas ...”

A palavra aqui traduzida por “semanas” significa literalmente “setes”. Conquanto possa significar semanas de sete dias, não é, evidentemente, o caso aqui. Daniel, anteriormente no capítulo, tinha estado a orar especificamente sobre um período profético de 70 anos. Na resposta a esta sua prece, ele é informado de um período de 70 setes — claramente significando setenta setes de anos neste contexto, i.e. 70 períodos de sete anos.

Juntando 7 a 62 teremos 69 destes períodos de 7 anos — isto é, um total de 483 anos — a partir do decreto para reconstruir as muralhas de Jerusalém dá-nos o ano em que o Messias aparecerá em cena.

Depois da destruição de Jerusalém pela Babilónia, em 586 a.C., o império Babilónico foi sucedido pelo império Medo-Persa. Os reis deste império emitiram diversos desses decretos que foram registados na Bíblia (por Ciro, em 538 a.C., encontra-se em Esdras 1:1-2 Esdras 1:1-2 [1] No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: [2] Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá.
Almeida Atualizada×
, e por Dario, em 520 a.C., descrito em Esdras 6:8 Esdras 6:8Além disso, por mim se decreta o que haveis de fazer para com esses anciãos dos judeus, para a edificação desta casa de Deus, a saber, que da fazenda do rei, dos tributos da província dalém do Rio, se pague prontamente a estes homens toda a despesa.
Almeida Atualizada×
).

Mas o que foi emitido por Artaxerxes Longimanus, em 457 a.C. (Esdras 7:11-26 Esdras 7:11-26 [11] Esta é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu a Esdras, o sacerdote, o escriba instruído nas palavras dos mandamentos do Senhor e dos seus estatutos para Israel: [12] Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu: Saudações. [13] Por mim se decreta que no meu reino todo aquele do povo de Israel, e dos seus sacerdotes e levitas, que quiser ir a Jerusalém, vá contigo. [14] Porquanto és enviado da parte do rei e dos seus sete conselheiros para indagares a respeito de Judá e de Jerusalém, conforme a lei do teu Deus, a qual está na tua mão; [15] e para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel cuja habitação está em Jerusalém, [16] com toda a prata e o ouro que achares em toda a província de Babilônia, e com as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes, que voluntariamente as oferecerem para a casa do seu Deus, que está em Jerusalem; [17] portanto com toda a diligência comprarás com este dinheiro novilhos, carneiros, e cordeiros, com as suas ofertas de cereais e as suas ofertas de libações, e os oferecerás sobre o altar da casa do vosso Deus, que está em Jerusalém. [18] Também o que a ti e a teus irmãos parecer bem fazerdes do resto da prata e do ouro, o fareis conforme a vontade do vosso Deus. [19] Os vasos que te foram dados para o serviço da casa do teu Deus, entrega-os todos perante ele, o Deus de Jerusalém. [20] E tudo o mais que for necessário para a casa do teu Deus, e que te convenha dar, o darás da casa dos tesouros do rei. [21] E eu, o rei Artaxerxes, decreto a todos os tesoureiros que estão na província dalém do Rio, que tudo quanto vos exigir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, prontamente se lhe conceda, [22] até cem talentos de prata cem coros de trigo, cem batos de vinho, cem batos de azeite, e sal � vontade. [23] Tudo quanto for ordenado pelo Deus do céu, isso precisamente se faça para a casa do Deus do céu; pois, por que haveria ira sobre o reino do rei e de seus filhos? [24] Também vos notificamos acerca de todos os sacerdotes e levitas, cantores, porteiros, netinins, e outros servos desta casa de Deus, que não será lícito exigir-lhes nem tributo, nem imposto, nem pedágio. [25] E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possuis, constitui magistrados e juízes, que julguem todo o povo que está na província dalém do Rio, isto é, todos os que conhecem as leis do teu Deus; e ensina-as ao que não as conhece. [26] E todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, com zelo se lhe execute a justiça: quer seja morte, quer desterro, quer confiscação de bens, quer prisão.
Almeida Atualizada×
), aponta-nos especificamente para o ministério de Cristo. Contando 483 anos a partir 457 a.C., data deste decreto, traz-nos ao ano 27 E.C. [Era Comum] (tenha em conta que não há ano “0” [zero] pelo que se tem de juntar um ano ao cálculo, i.e. 483-457+1=27).

O ano 27 da era Cristã foi um ano significativo. Jesus foi baptizado nesse ano e começou o Seu ministério público.

Os Judeus do tempo de Cristo estavam certamente familiarizados com a profecia de Daniel. E, sem importar que decreto se possa escolher como ponto de partida dos 483 anos, o tempo para o Messias aparecer tinha decorrido durante os dias de Jesus. O fervor messiânico era enorme devido a que o cumprimento desta profecia estava próximo (comparar João 1:41 João 1:41Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).
Almeida Atualizada×
; 4:25).

Se o Messias estava para vir, Ele teria de aparecer em cena exactamente quando Jesus apareceu — no ano exacto!