Profetizado: O Ano Exacto do aparecimento do Messias

Você está aqui

Profetizado: O Ano Exacto do aparecimento do Messias

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.41 MB)

Download (Baixar)

Profetizado: O Ano Exacto do aparecimento do Messias

MP3 Audio (3.41 MB)
×

Uma espantosa profecia em Daniel 9:25 dá-nos o ano específico em que o Messias apareceria. O anjo Gabriel revelou esta informação a Daniel aproximadamente 580 anos antes do seu acontecimento. Examinemos esta notável profecia e como foi cumprida.

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas ...”

A palavra aqui traduzida por “semanas” significa literalmente “setes”. Conquanto possa significar semanas de sete dias, não é, evidentemente, o caso aqui. Daniel, anteriormente no capítulo, tinha estado a orar especificamente sobre um período profético de 70 anos. Na resposta a esta sua prece, ele é informado de um período de 70 setes — claramente significando setenta setes de anos neste contexto, i.e. 70 períodos de sete anos.

Juntando 7 a 62 teremos 69 destes períodos de 7 anos — isto é, um total de 483 anos — a partir do decreto para reconstruir as muralhas de Jerusalém dá-nos o ano em que o Messias aparecerá em cena.

Depois da destruição de Jerusalém pela Babilónia, em 586 a.C., o império Babilónico foi sucedido pelo império Medo-Persa. Os reis deste império emitiram diversos desses decretos que foram registados na Bíblia (por Ciro, em 538 a.C., encontra-se em Esdras 1:1-2, e por Dario, em 520 a.C., descrito em Esdras 6:8).

Mas o que foi emitido por Artaxerxes Longimanus, em 457 a.C. (Esdras 7:11-26), aponta-nos especificamente para o ministério de Cristo. Contando 483 anos a partir 457 a.C., data deste decreto, traz-nos ao ano 27 E.C. [Era Comum] (tenha em conta que não há ano “0” [zero] pelo que se tem de juntar um ano ao cálculo, i.e. 483-457+1=27).

O ano 27 da era Cristã foi um ano significativo. Jesus foi baptizado nesse ano e começou o Seu ministério público.

Os Judeus do tempo de Cristo estavam certamente familiarizados com a profecia de Daniel. E, sem importar que decreto se possa escolher como ponto de partida dos 483 anos, o tempo para o Messias aparecer tinha decorrido durante os dias de Jesus. O fervor messiânico era enorme devido a que o cumprimento desta profecia estava próximo (comparar João 1:41; 4:25).

Se o Messias estava para vir, Ele teria de aparecer em cena exactamente quando Jesus apareceu — no ano exacto!