Quando foi Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado?

Você está aqui

Quando foi Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado?

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.36 MB)

Download (Baixar)

Quando foi Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado?

MP3 Audio (7.36 MB)
×

[Download tabela detalhada de "A Cronologia da Crucifixão e da Ressurreição"]

Mas como podemos encaixar “três dias e três noites” entre a crucificação, numa sexta-feira à tarde, e a ressurreição no domingo seguinte de manhã? Este ponto de vista tradicional permite a Jesus estar no túmulo apenas um dia e meio.

Alguns creem que a declaração de Jesus acerca de “três dias e três noites” não diz respeito, necessariamente, a um espaço de tempo literal de 72 horas, argumentando que parte de um dia pode ser contada como um dia inteiro. Assim, posto que Jesus morreu à tarde, eles ponderam que o restante da sexta-feira constitui o primeiro dia, o sábado, o segundo dia, e parte do domingo configura o terceiro. Contudo, eles ignoram que apenas duas noites—a de sexta-feira e a de sábado—são consideradas nesta explicação. Alguma coisa está, obviamente, errada com essa ideia tradicional sobre o tempo em que Jesus esteve no túmulo.

Em Jonas 1:17, escritura a qual Cristo se referiu, se declara especificamente que “Jonas esteve três dias e três noites nas entranhas do peixe”. Não existe base bíblica para arrazoar que Jesus queria dizer duas noites e um dia e parte de dois dias. Se Jesus esteve no túmulo somente de sexta-feira à tarde até ao domingo de manhã cedo, então o Seu sinal de que Ele era o Messias profetizado não foi cumprido.

Examinemos cuidadosamente os detalhes nos Evangelhos. Ao fazer isso, vamos descobrir a verdadeira história de como as palavras de Jesus foram cumpridas com exatidão.

Dois Sábados

Vamos observar cuidadosamente a sequência de acontecimentos descrita em Lucas 23. O momento da morte de Jesus, bem como Seu sepultamento às pressas, por causa do Sábado que começaria naquele pôr-do-sol, é narrado nos versículos 46 a 53. O versículo 54 declara: “Era o dia da preparação, e ia começar o sábado”.

Muitos pensam que aqui se refere a um dia sábado semanal, e, portanto, Jesus foi crucificado numa sexta-feira. Mas João 19:31 mostra que este não é o caso. João diz o seguinte sobre esse sábado que se aproximava: “visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado...)”. Esta Escritura não está se referindo ao sábado semanal, (do pôr-do-sol de sexta-feira ao pôr-do-sol de sábado), mas ao primeiro dia dos Pães Asmos, que é um dos sete Dias Santos que Deus ordena que seja celebrado anualmente (Êxodo 12:16-17; Levítico 23:6-7). Esses Dias Santos anuais podem ocorrer, e normalmente acontece, em dias da semana e não apenas no sábado semanal.

Esse ‘grande dia de Sábado’, ocorreu durante a noite de Quarta-feira e todo o dia da quinta-feira, pois Lucas informa que as mulheres, depois de terem visto o corpo de Cristo ser guardado no túmulo, antes mesmo do pôr-do-sol, voltaram e “prepararam especiarias e unguentos” para embalsamar o corpo.

Esse tipo de trabalho não seria realizado num dia de sábado porque seria considerado uma violação da lei. E Isto é corroborado pelo relato de Marcos, que declara: “passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas [porque não poderiam comprar nesse grande dia de Sábado] para irem ungi-Lo” (Marcos 16:1).

As mulheres teriam de esperar até que esse Sábado anual [na quinta-feira daquele ano] tivesse passado para poderem comprar e preparar os aromas no dia seguinte, na sexta-feira, os quais seriam usados na unção do corpo de Jesus. Então, depois de comprar os aromas e os óleos, “. . . no sábado, repousaram, conforme o mandamento” (Lucas 23:56). Esse segundo sábado, mencionado nos relatos dos Evangelhos, é o sábado regular de cada semana, observado do entardecer de sexta-feira até ao entardecer do sábado.

Ao compararmos os detalhes em ambos os Evangelhos—onde Marcos nos diz que as mulheres compraram aromas depois do sábado e Lucas menciona que elas prepararam os aromas antes de repousar no sábado—podemos ver claramente que aqui são mencionados dois sábados diferentes. O primeiro, como diz em João 19:31, foi um “grande dia de Sábado”—o primeiro dia da Festa dos Pães Asmos—que, no ano 31 E.C. [Era Comum] ocorreu em uma quinta-feira. O segundo ocorreu no sábado, o sétimo dia da semana.

O Sinal do Messias

Depois do sábado de descanso, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, no primeiro dia da semana, no domingo, “de madrugada, sendo ainda escuro” (João 20:1), e descobriram que Ele já tinha ressuscitado (Mateus 28:1-6; Marcos 16:2-6; Lucas 24:1-3).

Quando analisamos os detalhes em todos os quatro Evangelhos o quadro torna-se claro. Jesus foi crucificado e sepultado no fim da tarde de uma quarta-feira, antes mesmo do pôr do sol daquele grande sábado. Contudo, esse era um grande dia de Sábado (um Dia Santo anual de Deus), que começou ao pôr-do-sol daquela quarta-feira e terminou ao pôr-do-sol de quinta-feira, ou seja, aquele dia não era um sábado semanal.

Jesus esteve no túmulo desde o pôr-do-sol da quarta-feira até ao pôr-do-sol do sábado, quando ressuscitou dentre os mortos. Certamente, ninguém estava lá para testemunhar a Sua ressurreição (a qual aconteceu dentro de um sepulcro selado), mas ela tinha de acontecer próximo ao pôr do sol daquele sábado para que se conformar três dias e três noites depois de Seu sepultamento. Portanto, isso não podia ter acontecido no domingo de manhã, porque quando Maria Madalena foi ao túmulo, na manhã daquele domingo, antes do nascer do sol, “de madrugada, sendo ainda escuro” (João 20:1), ela encontrou a pedra removida e o túmulo vazio.

Certamente, o tempo que Jesus disse que estaria no túmulo, como prova de Sua Messianidade, foi cumprido exatamente como Ele predisse. Jesus ressuscitou precisamente três dias e três noites depois de ser sepultado.

Devido a que a maioria das pessoas não entende as festas bíblicas, que Jesus e os Seus seguidores guardaram, também não entende os detalhes cronológicos, que foram minuciosamente preservados para nós nos Evangelhos. (Para saber mais detalhes, você pode solicitar ou baixar o nosso guia de estudo bíblico "Feriados Religiosos ou Dias Santos: Será Que Importa Quais Dias Observamos?")