Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Vivo Novamente, Hoje e para Sempre

Você está aqui

Vivo Novamente, Hoje e para Sempre

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.13 MB)

Download (Baixar)

Vivo Novamente, Hoje e para Sempre

MP3 Audio (5.13 MB)
×

Num acto de sacrifício supremo, Jesus de Nazaré deu a Sua vida pela humanidade. Não obstante a sepultura não poderia retê-Lo; Ele foi ressuscitado à vida eterna. Como é Ele hoje?

O apóstolo João recebeu uma visão do Jesus Cristo ressuscitado e glorioso em Apocalipse 1:12-18 Apocalipse 1:12-18 [12] E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, [13] e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido � altura do peito com um cinto de ouro; [14] e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; [15] e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. [16] Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. [17] Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, [18] e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.
Almeida Atualizada×
: “E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro.

“E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinados numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amem!”

Jesus agora vive para sempre como um ser espiritual eterno, imortal. João também nos diz que os Seus fiéis seguidores, na ressurreição serão como Ele— “e qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1 João 3:2-3 1 João 3:2-3 [2] Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. [3] E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
Almeida Atualizada×
).

Jesus agora assenta-se à direita de Deus Pai “havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências” (1 Pedro 3:22 1 Pedro 3:22que está � destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.
Almeida Atualizada×
). Ele é a Cabeça activa da Igreja (Colossenses 1:18 Colossenses 1:18também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
), e “o primogénito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29 Romanos 8:29Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes � imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Almeida Atualizada×
). Continuamente, Ele ajuda a trazer muitos outros para a salvação na família de Deus.

Como serve Ele os seus irmãos e as suas irmãs na terra? Lembremo-nos que Cristo é o Mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5 1 Timóteo 2:5Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Almeida Atualizada×
). Um dos temas principais da epístola aos Hebreus é mostrar como Cristo executa a Sua sagrada função de Sumo-sacerdote (para mais informação, veja “A Rotura do Véu do Templo”).

O pecado danificou gravemente a humanidade. “O pecado é iniquidade”, (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
). O pecado separa-nos de Deus (Isaías 59:1-2 Isaías 59:1-2 [1] Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; [2] mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Almeida Atualizada×
) e ameaça a nossa recompensa eterna. É o inimigo implacável de todo o ser humano e tem de ser vencido. Isto não é fácil nem nunca o foi.

Mas Cristo sabe o que é ter a natureza humana, o ser tentado pelo pecado, ser tentado a transgredir a lei espiritual de Deus. “Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hebreus 2:18 Hebreus 2:18Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Almeida Atualizada×
).

Cristo fez tudo o que foi necessário para resistir às atracções da carne e tentações de pecar. Ele nunca as subestimou. Orou e jejuou, mas acima de tudo confiou continuamente no Pai e procurou a Sua ajuda.

Por jamais transgredir, nem uma só vez, a lei de Deus, Ele “condenou o pecado na carne” (Romanos 8:3 Romanos 8:3Porquanto o que era impossível � lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
Almeida Atualizada×
). Pelo contrário, o pecado manchou-nos e um dos nossos maiores objectivos, como Cristãos, é aprender a ultrapassar os seus embaraços. Contudo não o podemos fazer sem a ajuda do nosso Salvador que nos disse: “. . . sem mim nada podereis fazer” (João 15:5 João 15:5Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Almeida Atualizada×
).

Veja-se Hebreus 4:14-16 Hebreus 4:14-16 [14] Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. [15] Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. [16] Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
Almeida Atualizada×
: “Visto que temos um grande sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

Cristo é o autor e capitão da nossa salvação. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder [perante o Pai] por eles” (Hebreus 7:25 Hebreus 7:25Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.
Almeida Atualizada×
). Cristo está sentado à direita de Deus Pai “para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus” (Hebreus 9:24 Hebreus 9:24Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Almeida Atualizada×
).

Paulo diz que Jesus vive outra vez, em sentido figurativo, pelo habitar do espírito de Deus nos Cristãos convertidos (Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
), dando-nos poder para vivermos uma nova e devota vida de acordo com o modelo da Sua. Pelo seu sacrifício e por viver de novo em nós, nós podemos ser remidos “de toda iniquidade” e ser purificados para Ele como “um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:14 Tito 2:14que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
Almeida Atualizada×
).