Vivo Novamente, Hoje e para Sempre

Você está aqui

Vivo Novamente, Hoje e para Sempre

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.13 MB)

Download (Baixar)

Vivo Novamente, Hoje e para Sempre

MP3 Audio (5.13 MB)
×

Num acto de sacrifício supremo, Jesus de Nazaré deu a Sua vida pela humanidade. Não obstante a sepultura não poderia retê-Lo; Ele foi ressuscitado à vida eterna. Como é Ele hoje?

O apóstolo João recebeu uma visão do Jesus Cristo ressuscitado e glorioso em Apocalipse 1:12-18: “E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro.

“E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinados numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amem!”

Jesus agora vive para sempre como um ser espiritual eterno, imortal. João também nos diz que os Seus fiéis seguidores, na ressurreição serão como Ele— “e qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1 João 3:2-3).

Jesus agora assenta-se à direita de Deus Pai “havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências” (1 Pedro 3:22). Ele é a Cabeça activa da Igreja (Colossenses 1:18), e “o primogénito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29). Continuamente, Ele ajuda a trazer muitos outros para a salvação na família de Deus.

Como serve Ele os seus irmãos e as suas irmãs na terra? Lembremo-nos que Cristo é o Mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5). Um dos temas principais da epístola aos Hebreus é mostrar como Cristo executa a Sua sagrada função de Sumo-sacerdote (para mais informação, veja “A Rotura do Véu do Templo”).

O pecado danificou gravemente a humanidade. “O pecado é iniquidade”, (1 João 3:4). O pecado separa-nos de Deus (Isaías 59:1-2) e ameaça a nossa recompensa eterna. É o inimigo implacável de todo o ser humano e tem de ser vencido. Isto não é fácil nem nunca o foi.

Mas Cristo sabe o que é ter a natureza humana, o ser tentado pelo pecado, ser tentado a transgredir a lei espiritual de Deus. “Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hebreus 2:18).

Cristo fez tudo o que foi necessário para resistir às atracções da carne e tentações de pecar. Ele nunca as subestimou. Orou e jejuou, mas acima de tudo confiou continuamente no Pai e procurou a Sua ajuda.

Por jamais transgredir, nem uma só vez, a lei de Deus, Ele “condenou o pecado na carne” (Romanos 8:3). Pelo contrário, o pecado manchou-nos e um dos nossos maiores objectivos, como Cristãos, é aprender a ultrapassar os seus embaraços. Contudo não o podemos fazer sem a ajuda do nosso Salvador que nos disse: “. . . sem mim nada podereis fazer” (João 15:5).

Veja-se Hebreus 4:14-16: “Visto que temos um grande sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

Cristo é o autor e capitão da nossa salvação. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder [perante o Pai] por eles” (Hebreus 7:25). Cristo está sentado à direita de Deus Pai “para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus” (Hebreus 9:24).

Paulo diz que Jesus vive outra vez, em sentido figurativo, pelo habitar do espírito de Deus nos Cristãos convertidos (Gálatas 2:20), dando-nos poder para vivermos uma nova e devota vida de acordo com o modelo da Sua. Pelo seu sacrifício e por viver de novo em nós, nós podemos ser remidos “de toda iniquidade” e ser purificados para Ele como “um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:14).