Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

Transferência

Transferência

A Palavra de Deus

×

O Antigo e o Novo Testamento são unidos na revelação do plano de salvação de Deus e no desenvolvimento desse plano na história da humanidade. A Bíblia inteira revela os atos da intervenção misericordiosa de Deus para salvar a humanidade oferecendo-lhe a vida eterna dentro da Sua família. Ao escrever os vários livros da Bíblia, as personalidades, os estilos e os vocabulários dos autores reflectiram-se nos seus escritos. No entanto, quando escreveram, fizeram-no conforme foram movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21 2 Pedro 1:21Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
). Assim, Deus influenciou e orientou as mentes dos Seus servos, deixando ao mesmo tempo que se expressassem livremente, à medida que escreviam os livros conhecidos como a Palavra de Deus (a Bíblia).

As Escrituras Sagradas são as fontes do conhecimento e da verdade que Jesus e seus apóstolos usaram como o texto básico para ensinar o caminho de Deus para a salvação. Acima de tudo, Jesus Cristo deu-nos o exemplo de seguir as Escrituras como único texto de autoridade suprema na vida cristã. Combatendo com sucesso as tentações de Satanás, Cristo declarou, “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
, Lucas 4:4 Lucas 4:4Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem.
Almeida Atualizada×
; Deuteronómio 8:3). Cristo citou outras escrituras durante a Sua batalha contra o diabo (Mateus 4:7 Mateus 4:7Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Almeida Atualizada×
, 10).

Cristo começou o Seu ministério na terra lendo as Escrituras e declarando, “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lucas 4:16-21 Lucas 4:16-21 16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. 20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.
Almeida Atualizada×
). Em João 10:35 João 10:35Se a lei chamou deuses �queles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
Almeida Atualizada×
, Cristo exclamou que a “Escritura não pode ser anulada”. Ele referiu-se às Escrituras como uma fonte ativa e de autoridade na Sua vida (João 7:38 João 7:38Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
Almeida Atualizada×
,42). Cristo não deixou que nada o distraísse de se focalizar nas Escrituras—nem a traição ou Sua crucificação (João13:18; 17:12; 19:28; Mateus 27:46 Mateus 27:46Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Almeida Atualizada×
; Salmos 22:1 Salmos 22:1Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?
Almeida Atualizada×
; Lucas 23:46 Lucas 23:46Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.
Almeida Atualizada×
; Salmos 31:5 Salmos 31:5Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.
Almeida Atualizada×
).

Os apóstolos seguiram o exemplo de Cristo. O núcleo da fé cristã, doutrina e comportamento, são continuamente definidos através das Escrituras. Após a Sua ressurreição, Jesus Cristo resumiu as Suas instruções pessoais aos Seus discípulos, pois Ele “abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lucas 24:32 Lucas 24:32E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Almeida Atualizada×
, 44-45). Foi através das Escrituras que surgiram discípulos em todas as nações, como o exemplo do etíope eunuco (Actos 8:26-35).

Paulo, o apóstolo escolhido para levar o nome de Cristo para ambos aos gentios (não-israelitas) e israelitas (Atos 9:15 Atos 9:15Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;
Almeida Atualizada×
), apelou pela a autoridade das Escrituras questionando: “Pois, que diz a Escritura?” (Romanos 4:3 Romanos 4:3Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Almeida Atualizada×
, 11:2; Gálatas 4:30 Gálatas 4:30Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
Almeida Atualizada×
). Noutras ocasiões, Paulo confirmou a sua posição declarando, “Porque a Escritura diz …” ou por declarações semelhantes (Romanos 10:11 Romanos 10:11Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 3:8 Gálatas 3:8Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.
Almeida Atualizada×
, 22; 1 Timóteo 5:18 1 Timóteo 5:18Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.
Almeida Atualizada×
). Escritos de Paulo mostram que ele repetidamente citou ou referiu a passagens do Antigo Testamento para suportar os seus ensinamentos. O Antigo e o Novo Testamento foram claramente escritos para cristãos, ambos Judeus e gentios.

Existe uma continuidade entre o Antigo e o Novo Testamento (Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 3:15-16 2 Timóteo 3:15-16 15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
Almeida Atualizada×
). O Novo Testamento acrescenta e amplia o Antigo Testamento (Mateus 5-7). A história mostra que as únicas Escrituras que existiam durante o ministério de Cristo e as primeiras décadas dos apóstolos eram as do Antigo Testamento.

Ler, ouvir e agir conforme a Palavra de Deus são características chaves do povo de Deus (Lucas 8:21 Lucas 8:21Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam.
Almeida Atualizada×
; 11:28). A Palavra de Deus produz fé na vida de uma pessoa (Romanos 10:17 Romanos 10:17Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 3:16 Colossenses 3:16A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
Almeida Atualizada×
). Deus espera que o Seu povo estude a Sua Palavra, diligentemente e regularmente, para obter compreensão, para sua edificação pessoal, e também para se guardar duma sociedade ateia (Atos 17:11 Atos 17:11Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
Almeida Atualizada×
; Efésios 6:17 Efésios 6:17Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Almeida Atualizada×
; 1 João 2:14 1 João 2:14Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.
Almeida Atualizada×
; Salmos 119:9 Salmos 119:9Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.
Almeida Atualizada×
). Uma pessoa aprende a defender a sua fé ao assimilar o entendimento da Palavra de Deus (1 Pedro 3:15 1 Pedro 3:15antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;
Almeida Atualizada×
). As Escrituras Sagradas são capazes de nos tornar “sábios para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”  (2 Timóteo 3:15 2 Timóteo 3:15e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
).

A Bíblia está repleta de aplicações práticas para a nossa vida quotidiana (Hebreus 4:12 Hebreus 4:12Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Almeida Atualizada×
). Paulo, enquanto estava na prisão, lembrou a Timóteo que embora o homem possa ser restringido, o mesmo não ocorre com a Palavra de Deus (2 Timóteo 2:8-9 2 Timóteo 2:8-9 8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, 9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
Almeida Atualizada×
).

A Igreja de Deus obedece à ordem bíblica de confiar na Palavra de Deus na sua busca da verdade. Como está escrito em 2 Timóteo 3:16 2 Timóteo 3:16Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
Almeida Atualizada×
, a Palavra inspirada de Deus estabelece doutrinas (ensinamentos), refuta erros, administra correção e dá instrução na maneira correta de viver. O versículo seguinte diz que é “para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (versículo 17).

A verdade da Bíblia não somente ensina e guia o Seu povo como também os santifica ou separa (João 17:17 João 17:17Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
Almeida Atualizada×
). A Bíblia é uma ferramenta essencial no relacionamento de Jesus Cristo com a Seu povo santificado, a Sua Igreja, “para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Efésios 5:26 Efésios 5:26a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra,
Almeida Atualizada×
).

A Escritura é destinada a trazer-nos a uma relação com Aquele que inspirou o que está escrito nela—o próprio Verbo de Deus que se fez carne, Jesus Cristo, por conta de Deus Pai (João 1:1-3 João 1:1-3 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
, 14). (Veja o capítulo intitulado “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo”, começando na página 4.) Cristo disse claramente às pessoas do seu dia: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40 João 5:39-40 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; 40 mas não quereis vir a mim para terdes vida!
Almeida Atualizada×
).

Quando se trata da Bíblia, não é suficiente só ler e estudar—ou só tentar seguir muitas das suas directivas. Temos que ser levados a conhecer, servir e confiar no Deus revelado nas suas páginas—o Pai através do Seu Filho, Jesus Cristo, o Verbo.