Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Serviço Militar e Guerra

O Serviço Militar e Guerra

Transferência

Transferência

O Serviço Militar e Guerra

×

O caminho de Deus é o caminho do amor, do sacrifício, e de compartilha (Romanos 12:1 Romanos 12:1Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Almeida Atualizada×
, 10). O ensinamento de Deus para um indivíduo a respeito de tirar uma vida humana está resumido no Sexto Mandamento, o qual diz, “Não matarás” (Êxodo 20:13 Êxodo 20:13Não matarás.
Almeida Atualizada×
). Cristo repetiu um grande princípio quando Ele disse, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39 Mateus 22:39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
). E o apóstolo Paulo disse, “O amor não faz mal ao próximo” (Romanos 13:10 Romanos 13:10O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Almeida Atualizada×
). (Veja o capítulo intitulado “A Lei de Deus e o Pecado”, com início na página 18).

Jesus declarou, “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos…” (João 18:36 João 18:36Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.
Almeida Atualizada×
). No período do Antigo Testamento, Israel era um reino deste mundo, mas um em que Deus era o Rei. Israel exercia autoridade civil sob o comando de Deus— incluindo o poder da guerra terrestre. Esse periodo foi encerrado e essa situação já não existe hoje em dia.

Hoje, a Igreja de Deus é uma nação espiritual—o Israel espiritual. (Consulte o capítulo intitulado “A Igreja”, começando na página 56). Como cristãos, saímos das trevas, do poder de Satanás para o poder do Reino de Deus (Atos 26:18 Atos 26:18para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas � luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 1:11-13 Colossenses 1:11-13 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
Almeida Atualizada×
).

Esse Reino não se encontra em nenhum dos governos nacionais de hoje. Em vez disso, temos a nossa cidadania no céu (Filipenses 3:20 Filipenses 3:20Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Almeida Atualizada×
), sendo embaixadores de um reino que virá ainda a ser estabelecido em toda a terra. Por isso, nós não lutamos em guerras terrestres.

Considere que, se os cristãos tivessem uma responsabilidade de pegar em armas pelos seus respectivos países, então uma guerra entre esses países teria cristãos lutando outros cristãos—uma circunstância, obviamente insustentável, visto que os discípulos de Cristo devem ser caracterizados pelo seu amor dum pelo outro (João 13:34-35 João 13:34-35 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
Almeida Atualizada×
).  E que, como já mencionado, o amor significa não fazer mal ao próximo (Romanos 13:10 Romanos 13:10O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Almeida Atualizada×
).

Devemos imitar as ações de Jesus (1 Pedro 4:1 1 Pedro 4:1Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
Almeida Atualizada×
, 13-16). Ele não devolveu nenhum insulto quando foi insultado, e Ele não ameaçou quando sofria. Aliás, Ele sofreu por fazer o bem e suportou esse sofrimento com paciência porque desejava agradar a Deus (1 Pedro 2:19-24 1 Pedro 2:19-24 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus. 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se �quele que julga justamente; 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
Almeida Atualizada×
). Ele ensinou que, ter raiva do seu irmão pode resultar em pecado (Mateus 5:21-22 Mateus 5:21-22 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Almeida Atualizada×
). Devemos amar os nossos inimigos e fazer o bem àqueles que nos odeiam (versículos 43-44). Não devemos vingar-nos; a vingança pertence a Deus (Romanos 12:19 Romanos 12:19Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar � ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Nossa guerra, como cristãos, está na arena espiritual (Efésios 6:10-20 Efésios 6:10-20 10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, 19 e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.
Almeida Atualizada×
). Nós não guerreamos contra a carne (2 Coríntios 10:3 2 Coríntios 10:3Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne,
Almeida Atualizada×
), mas “contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12 Efésios 6:12pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Almeida Atualizada×
). Devemos ser fiéis soldados espirituais de Jesus Cristo (2 Timóteo 2:3-4 2 Timóteo 2:3-4 3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar �quele que o alistou para a guerra.
Almeida Atualizada×
). Esta é a nossa vocação [ou chamada] na vida. Como tal, o cristão tem às vezes que encarar um conflito entre as leis do homem e as leis de Deus Todo-Poderoso. Quando isso acontece, o cristão tem que obedecer às leis de Deus, que sempre têm precedência (Atos 5:29 Atos 5:29Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.
Almeida Atualizada×
, 1 Pedro 2:13-14 1 Pedro 2:13-14 13 Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, 14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
Almeida Atualizada×
).

De fato, devemos tentar evitar conflitos, se pudermos (Romanos 12:18 Romanos 12:18Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Almeida Atualizada×
), e ingressar nas Forças Armadas não contribui a essa finalidade. Na maioria dos países, os militares têm as suas próprias regras e regulamentos. Uma pessoa no serviço militar não está em liberdade de decidir o que ele ou ela poderá fazer, mas está sob a autoridade dos superiores e deve fazer o que eles dizem ou estará em risco de graves conseqüências.

O mais sensato a fazer é abster-se de se colocar em tal posição, já que uma pessoa no serviço militar está sujeito à autoridade militar e pode ser chamado para tomar vidas humanas ou violar outras áreas ou princípios da lei de Deus. O apóstolo Paulo disse que não devemos vir a ser escravos dos homens (1 Coríntios 7:23 1 Coríntios 7:23Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens.
Almeida Atualizada×
).

Por essa razão, a Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional , apóia a objecção de consciência dos seus membros ao serviço militar  e guerra.