Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Natal e a Bíblia

O Natal e a Bíblia

Será que foram três os sábios que viajaram para ver Jesus? A Bíblia não diz quantos eram. Pode ter sido mais. Ela apenas nos diz que eles deram a Jesus três tipos de presentes: “Ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:1 Mateus 2:1Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
Almeida Atualizada×
, 11). Será que todo mundo trocava presentes quando Cristo nasceu? Os presentes foram oferecidos a Jesus porque Ele nasceu como o “Rei dos Judeus” (versículos 2, 11). Este era o costume quando se comparecia diante de um rei, assim, os sábios trouxeram presentes digno de um rei: Ouro e especiarias valiosas. Jesus foi o único a receber presentes; os outros não trocaram presentes entre si.

Será que os sábios, como retratado frequentemente nos presépios, ao chegarem, encontraram Jesus numa manjedoura de estábulo, já que “não havia lugar para eles na estalagem”? (Lucas 2:7 Lucas 2:7e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Almeida Atualizada×
). Claro que não . Quando os sábios chegaram, aparentemente, algum tempo depois do nascimento de Cristo, a família de José já estava morando numa casa (Mateus 2:11 Mateus 2:11E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.
Almeida Atualizada×
).

Será que os escritores dos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) consideraram o nascimento de Jesus um dos eventos mais significativos para que os cristãos o reconhecessem ou comemorassem? Marcos e João nem sequer mencionam esse evento. Embora Mateus e Lucas o façam, eles não dão nenhuma data. Nenhum dos escritores bíblicos diz nada sobre comemorar o nascimento de Cristo.

Será que Jesus Cristo nos diz para celebrar o Seu nascimento? Não. Ele deixou instruções explícitas a Seus seguidores para que comemorassem a Sua morte (1 Coríntios 11:23-26 1 Coríntios 11:23-26 [23] Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; [24] e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. [25] Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. [26] Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
Almeida Atualizada×
), mas absolutamente nada sobre o Seu nascimento.