O Natal e a Bíblia

O Natal e a Bíblia

Será que foram três os sábios que viajaram para ver Jesus? A Bíblia não diz quantos eram. Pode ter sido mais. Ela apenas nos diz que eles deram a Jesus três tipos de presentes: “Ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:1, 11). Será que todo mundo trocava presentes quando Cristo nasceu? Os presentes foram oferecidos a Jesus porque Ele nasceu como o “Rei dos Judeus” (versículos 2, 11). Este era o costume quando se comparecia diante de um rei, assim, os sábios trouxeram presentes digno de um rei: Ouro e especiarias valiosas. Jesus foi o único a receber presentes; os outros não trocaram presentes entre si.

Será que os sábios, como retratado frequentemente nos presépios, ao chegarem, encontraram Jesus numa manjedoura de estábulo, já que “não havia lugar para eles na estalagem”? (Lucas 2:7). Claro que não . Quando os sábios chegaram, aparentemente, algum tempo depois do nascimento de Cristo, a família de José já estava morando numa casa (Mateus 2:11).

Será que os escritores dos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) consideraram o nascimento de Jesus um dos eventos mais significativos para que os cristãos o reconhecessem ou comemorassem? Marcos e João nem sequer mencionam esse evento. Embora Mateus e Lucas o façam, eles não dão nenhuma data. Nenhum dos escritores bíblicos diz nada sobre comemorar o nascimento de Cristo.

Será que Jesus Cristo nos diz para celebrar o Seu nascimento? Não. Ele deixou instruções explícitas a Seus seguidores para que comemorassem a Sua morte (1 Coríntios 11:23-26), mas absolutamente nada sobre o Seu nascimento.